sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Conheça o continente americano – Geografia Enem

Posted: 18 Aug 2016 04:22 PM PDT

Você já percebeu que os locais quando são muito grandes, a melhor coisa a se fazer, é dividir para melhor administrar e estudar. Pois bem, isso acontece com os continentes também. E na aula de hoje, falarei sobre a regionalização da América. Vamos lá se preparar para a prova de Geografia do Enem?

A América é um continente de grande extensão latitudinal. Isso significa que o continente é muito extenso de norte a sul.  No entanto, ele quase chega no Polo Sul e no Polo Norte. Confira na figura abaixo!

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A sua dimensão somada ao contexto histórico do continente, como a questão da colonização, fez com que ele apresentasse características bastante distintas. Assim, houve a necessidade de regionalizar o continente. Mas há apenas uma forma de dividir o continente? Claro que não! A divisão depende da referência e da intenção do autor do mapa.

Dessa forma, surgiram várias maneiras de dividir a América, mas apenas duas são as mais utilizadas.

GEOGRÁFICA

Divide a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais é que "mandaram" nessa divisão.

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CULTURAL

Também chamada de divisão sócio-econômica, divide a América em duas partes apenas: a América Anglo-Saxônica e a América Latina.

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Essa divisão, leva em conta a língua falada e condição econômica dos países. Para entender um pouquinho melhor, segue um breve conceito de cada região:

  • América Anglo-Saxônica: formada pelo Canadá e os Estados Unidos, é a região que predomina o maior desenvolvimento econômico e social das Américas. A colonização foi de povoamento em que as metrópoles pouco exploraram dessa área. A língua predominante é o inglês, porém, há um grande grupo dentro do Canadá que tem o Francês como língua oficial.

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Dica 1: Não lembra quase nada sobre colonização? Clique aqui e revisa na aula de história. Não guarde suas dúvidas para a prova de geografia do Enem.
  • América Latina: formada pelos países que estão mais ao sul dos Estados Unidos. É um grupo bastante heterogêneo quando se trata de economia, pois há países emergentes, como o Brasil, Argentina, Chile e México, mas há também países que apresentam um grau econômico de muita miséria, como o caso do Haiti. A língua predominante é o castelhano, porém, há países que falam português, francês, holandês e inglês. Quando é feito um comparativo entre as duas regionalizações (Anglo-Saxônica e Latina) tudo que é de positivo, bom e desenvolvido tecnológica e economicamente é Anglo-Saxão. O que é de ruim, pobre, pouco desenvolvido, é considerado Latino.

Analisando a situação colonial da América Latina, é facilmente explicada a situação atual dos países. Foram colônias de exploração, que conseguiram suas independências já com dívidas externas e com problemas sociais enormes.

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Dica 2: Para saber como aconteceu as independências dessas colônia, confira esta aula de história. Revise sempre e mande muito bem na prova de Geografia do Enem

Então, assunto tranquilo, né? Restou alguma dúvida, assiste a videoaula e depois corre pra fazer os exercícios, ok? Força na preparação para a prova de geografia do Enem!

Videoaula

Exercícios

1 – (UFRN/2013) Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.

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Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no

a) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.

b) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.

c) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.

d) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.

2 – Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:

a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.

c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.

d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.

e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.

3 – O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois:

a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.

b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.

c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserindo-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.

d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.

GABARITO

1 – D

2 – C

3 – A

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Past Perfect – Revisão de Inglês para o Enem

Posted: 18 Aug 2016 08:46 AM PDT

Nesta aula, veja as principais diferenças entre os tempos verbais Past Perfect e Simple Past e tire suas dúvidas para a prova de Inglês do Enem.

1. Usamos o PAST PERFECT para mostrar que uma ação aconteceu antes de um determinado tempo no PASSADO.

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Este exemplo demonstra uma situação que aconteceu no passado. O menino chegou atrasado na estação de trem (PASSADO). O trem já tinha partido quando ele chegou (PASSADO DO PASSADO).

2. A estrutura do PAST PERFECT é a mesma para todas as pessoas:

Auxiliar HAD + verbo PARTICÍPIO PASSADO.

By the time I arrived at the cinema, the film had already started. (Quando eu cheguei no cinema, o filme já tinha começado).

Na negativa, será: HAD + NOT (HADN'T) + verbo PARTICÍPIO PASSADO.

I didn't go to the party because I hadn't been invited. (Eu não fui à festa porque eu não tinha sido convidada).

Interrogativa, colocamos o HAD na frente do sujeito.

Had she already left? (Ela já tinha saído?)

3. O PAST PERFECT é usado para dizer que uma ação aconteceu antes de uma outra no passado.

When I got home, I  found that somenone had broken into my house and had stolen my jewerly. (Quando cheguei em casa descobri que alguém tinha arrombado a casa e roubado as minhas joias).

Mary didn't go to the cinema because she had seen the movie before. (Mary não foi ao cinema porque ela já tinha visto o filme antes).

4. O SIMPLE PAST é usado numa ordem cronológica. O PAST PERFECT é usado para contar uma historia numa ordem diferente.

SIMPLE PAST:

Jane met Peter at universtiy. They got married and had a baby last year. (Jane conheceu Peter na universidade. Eles se casaram e tiveram um bebê ano passado).

PAST PERFECT:

Jane and Peter had a baby last year. They had met at universtiy and had gotten married. (PAST PERFECT). (Jane e Peter tiveram um bebê ano passado. Eles tinham se conhecido na universidade e tinham se casado).

5. Observe a diferença entre essas duas situações:

When I got home, Mark cooked the dinner. (Quando cheguei em casa Mark fez o jantar, ou seja, primeiro eu cheguei em casa e então Mark fez o jantar).

When I got home, Mark had cooked the dinner. (Quando eu cheguei em casa, Mark já tinha feito o jantar).

6. ALREADY, YET, EVER e NEVER são frequentemente usados com o PAST PERFECT para enfatizar o evento que ocorreu primeiro.

Jane had already been to Paris when they went to France last year. (Jane já tinha ido a Paris quando eles foram à França ano passado).

I listened to Beatles this morning. I had never listened to them before. (Eu escutei Beatles esta manhã. Eu nunca tinha escutado eles antes).

Para fixar ainda mais o assunto, que tal assistir a essa aula do professor Sydney sobre Past Perfect? Aproveite para ficar craque no assunto e mandar muito bem na prova de Inglês do Enem.

Agora, resolva alguns exercícios para melhor fixar o Past Perfect e arrasar na prova do Enem? Use um dicionário inglês-português-inglês e boa sorte!

QUESTÃO 1-  (PUCPR 2000) Choose the option to complete the text correctly:

CLAUDE MONET __________ in Paris on 14 November 1840 and __________ on 6 December 1926. He __________ a leading member of the French Impressionist painters, especially concerned with the effect of outdoor light and shade. He __________ especially noted for his quick, spontaneous style, developed to catch the fleeting moment. Although now acclaimed as a great French painter, Monet

himself, like most artists, never __________ that he had achieved the perfect conclusion of the ideas that were in his mind.

(Adapted from the book “The life and the works of Monet”,

by Edmund Swinglehurst

a) was born – died – was – is – felt

b) borns – dies – is – is – fells

c) borned – died – was – was – felled

d) had born – had died – had been – had been – had felt

e) is born – died – was – was – fell

QUESTÃO 2 – Preencha os espaços em branco com a forma verbal correta:

When she __________ I __________ to do my work.

a) has arrived – had tried

b) arrived – was trying

c) arrives – was trying

d) has arrived – has tried

e) arrived – try

QUESTÃO 3 –  (UECE 2008):

The sentences “Plato acknowledged the power of poetry”,

“This is simply the accepted mode of referential writing”,

“Traditionally, literary texts have been easy to identify” and

“In the 20th century, much attention has been given to the

language of literature” are respectively in the:

a) simple past, present perfect, present perfect and present perfect.

b) simple past, simple present, present perfect and present perfect.

c) simple past, simple present, past perfect and present perfect continuous.

d) past perfect, simple present, present perfect and present perfect continuous.

QUESTÃO 4  – (UFRS 2005) Complete the gap in the sentence below with the best alternative:

In the past, English cavaliers __________ swords while __________ on the left.

a) drew – riding

b) draw – would ride

c) were drawing – riding

d) drew – have ridden

e) had drawn – rode

GABARITO:

QUESTÃO 1 – A

QUESTÃO 2 – B

QUESTÃO 3 – B

QUESTÃO 4 – A

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Fusos Horários – Aula de revisão Geografia Enem

Posted: 18 Aug 2016 06:00 AM PDT

Fusos Horários

Para entender o que são fusos horários, é importante, antes, conhecer e compreender as coordenadas geográficas, uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo – e cuja finalidade é permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

Fuso Horário

O paralelo máximo é a linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Sobre cada um desses hemisférios, podemos traçar infinitas linhas paralelas ao Equador. Essas linhas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0o a 90o, tanto para norte quanto para sul.

Já os meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois polos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a oeste) e hemisfério oriental (a leste). Contudo, como meridiano de referência (0o), convencionou-se adotar, internacionalmente, o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres (Inglaterra).

Assim, os demais meridianos podem ser identificados por sua distância, medida também em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0o a 180o, tanto para leste quanto para oeste.

Como o meridiano de Greenwich é considerado o referencial das longitudes, ele também passou a ser considerado o da determinação de um horário-base no planeta.

Para a localização de um ponto qualquer na superfície do planeta é preciso, então, cruzar um paralelo com um meridiano, ou seja, é necessário conhecermos a sua latitude e a sua longitude.

Fusos horários e suas implicações

Devido ao seu movimento de rotação (movimento da Terra ao redor de um eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro, no sentido do Oeste para o Leste), a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários.

A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que "cruzam" o planeta passem, num determinado momento, frente ao Sol.

Dica 1 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! 

Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora – e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.

No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres (hoje, dentro da cidade), foi considerado o meridiano zero.

A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média").

É importante entender que essa padronização facilita as relações internacionais. No interior de um mesmo país, entretanto, esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o.

Mudanças nos fusos horários brasileiros

No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília.

Os atuais três fusos horários passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008.

Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília – antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas.

A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, no mapa, as mudanças ocorridas:

Geografia Enem

Vale lembrar que o antigo sistema de quatro fusos horários, estabelecido para todo o território nacional, foi instituído por meio da Lei nº 2.784, de 18 de junho de 1913, assinada pelo então presidente da República, Hermes da Fonseca, vigorando no território brasileiro por longos anos.

Simulado Enem sobre Fusos Horários

Então, é hora de conferir se você já está mandando bem em Fusos Horários para o próximo Enem. Teste agora seus conhecimentos com um Simulado Online Gratuito co m 10 questões.  fusos horários simulado Enem

Dica 2 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. 

Tudo isso demonstra a arbitrariedade da nossa forma de medir o tempo, ou seja, o fato de essas medidas serem produto de uma convenção social. Reforça ainda mais essa verdade o chamado horário de verão, medida que se adota em alguns países, com o intuito de economizar energia elétrica.

Pelo horário de verão, adianta-se o relógio em uma hora para se aproveitar um período de tempo em que amanhece mais cedo e anoitece mais tarde, potencializando-se a utilização da luz natural. No Brasil, o horário de verão é adotado desde 1985, entre outubro e fevereiro de cada ano.

Saiba mais sobre o Fuso Horário nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios sobre Fusos Horários

Questão 01

(UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro). ELIAN ALABI LUCCI et al. Adaptado de Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2005. Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando.

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Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2008.

Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente:

a) 10 – sábado – 21
b) 11 – sábado – 21
c) 10 – domingo – 22
d) 11 – domingo – 22

Dica 3 – Acompanhe este segunda aula sobre Problemas Ambientais (aula 2) e fique preparado para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente, o Enem está quase chegando!

Questão 02

(UTFPR/PR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Por possuir uma grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil abrange três fusos horários, sendo que o horário de Brasília é adotado como a hora legal do país. A esse respeito, analise as afirmações abaixo:

I) A hora de Brasília encontra-se 3 horas defasada em relação à hora de Greenwich, sendo que durante o horário de verão, no Brasil, essa diferença diminui para 2 horas.

II) Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do Equador porque, nos locais mais ao norte do país, a variação do fotoperíodo (parte do dia iluminado pela luz solar) é pequena entre as estações.

III) Durante a vigência do horário de verão de 2006/2007, os relógios dos Estados do Centro-Sul foram adiantados em 1 hora. Logo, se os relógios em Brasília marcassem 14 horas, nessa situação, no Acre seriam 15 horas e, nos estados da região nordeste, mais ao leste, seriam 12 horas.

IV) O horário de verão apresenta muitos benefícios em relação à economia no consumo de energia, e por isso é adotado também em muitos países da Europa e América do Norte, que encontram-se em latitudes mais elevadas que o Brasil.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II e IV.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I e II.

Questão 03

(UEA/AM – Universidade do Estado do Amazonas). De acordo com o mapa, na Copa de 2014, a realizar-se no Brasil, uma partida iniciada às 16 horas em Manaus poderá ser assistida ao vivo em Londres, em transmissão pela TV, a partir das

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a) 18 horas.
b) 19 horas.
c) 20 horas.
d) 21 horas.
e) 22 horas.

Questão 04

(ISEAF/PI – Instituto Superior de Educação Antonino Freire). A partir do mapa apresentado, é possível identificar as mudanças ocorridas nos fusos horários no Brasil após junho de 2008, com a lei 11.664/08.

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Assim:

a) O estado do Mato Grosso do Sul e a porção oeste do Estado do Pará foram incorporados ao 2º fuso horário.
b) Os estados de Goiás e Acre foram incorporados ao 3º fuso horário.
c) O estado do Amazonas e a porção oeste do Pará foram incorporados ao 2º fuso horário.
d) O estado do Acre e a porção oeste do Amazonas foram incorporados ao 3º fuso horário, e o oeste do estado do Pará foi incorporado ao 2º fuso horário.
e) O estado do Acre deixou de pertencer ao 3º fuso horário, e passou a pertencer ao 4º fuso horário.

Questão 05

Suponha que, na Copa do Mundo de futebol de 2014, o jogo final seja entre Brasil e França no estádio do Maracanã/RJ. O jogo terá início às 20h (3 fusos a oeste de Greenwich). A que horas os moradores de Los Angeles (8 fusos a oeste de Greenwich) e Paris (1 fuso a leste de Greenwich) assistirão, respectivamente, ao início do jogo, em suas cidades?

a) 15h e 24h
b) 11h e 23h
c) 12h e 01h
d) 14h e 22h
e) 13h e 21h

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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