sábado, 6 de agosto de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Vegetação brasileira – Geografia Enem

Posted: 05 Aug 2016 07:53 AM PDT

Olá, tudo certinho? Partiu ficar ligado(a) na vegetação predominante no Brasil? Então, você sabe que para a formação vegetativa de um determinado local, alguns fatores são influentes, como o clima e o relevo e no Brasil, esse fato não foge à regra, no entanto, algumas vegetações tem em sua nomenclatura o tipo climático predominante na região.

1

O mapa acima, indica a localização da vegetação original, ou seja, o que existia, pois a maioria dessas vegetações sofreram muito com o desmatamento, é importante que você fique ligado nisso.

Floresta Latifoliada Equatorial ou Floresta Amazônica

É a maior área de ocupação que temos no país. Latifoliada quer dizer, folhas grandes e largas. Dentro do Brasil, é chamada de Amazônia Legal, que é a área de responsabilidade do país. Apresenta-se em três tipos diferentes:

  • Mata de Igapó – estão bem nas margens dos rios, por isso estão sempre alagadas, são de menor porte, mas podem ser bem grandes.
  • Mata de Várzea – estão em área que são alagadas periodicamente, já são vegetações mais altas.
  • Mata de Terra Firme – se encontram em áreas praticamente livres de alagamento e apresentam as maiores árvores.

2

A Amazônia vem perdendo espaço para o agronegócio e pecuária, principalmente nas "bordas" da formação original, já que é uma vegetação densa.

Floresta Latifoliada Tropical ou Mata Atlântica

Ela percorre a parte litorânea do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, em São Paulo, chegando mais ao interior. Foi a primeira vegetação a ser desmatada, tanto que hoje, são mais de 93% desmatada. É claro, que a chegada do portugueses e a retirada do pau-brasil contribuíram para o desmatamento, mas temos que lembrar que nesta área é que temos a maior concentração populacional do país.

Cerrado

É chamado de "savana brasileira". Vegetação heterogênea, apresentando 5 tipos de matas: Campo Limpo, Campo Sujo, Campo Cerrado, Cerrado Senso Estrito e Cerradão. Simplificando, vai das gramíneas (Campo Limpo) até as árvores (Cerradão). As árvores apresentam galhos tortos, retorcidos e com casca grossa. Não são muito resistentes, por isso são facilmente desmatados. Hoje, o cerrado é a vegetação mais ameaçada pela agricultura, principalmente a soja produzida no centro do país.

Caatinga

Vegetação do Sertão Nordestino, de pequeno porte e adaptada a pouca água. Mesmo sendo de pequeno porte, suas raízes são muito profundas, pois são elas que vão atrás de água dos lençóis freáticos.

Floresta Aciculifoliada Subtropical ou Mata das Araucárias

Vegetação típica do planalto sul do país. Aciculifoliada significa que as árvores apresentam folhas finas e pontiagudas. É uma vegetação espaçada, na qual, foi quase totalmente desmatada, pois a sua madeira macia é boa para a produção de papel, papelão e celulose. Hoje há projetos que intensificam a ideia de reflorestamento, mas temos que lembrar que não são os mesmos pinheiros do pinus e do eucalipto. Outro ponto a relembrar é que o pinhão é a semente da araucária e não um fruto.

Campos ou Pampas

Característica do Rio Grande do Sul, mas presente em pequenas proporções pelo país inteiro, os campos são vegetações de gramíneas que indicam, muitas vezes, que o solo é pobre. Nos últimos anos, o processo de desertificação vem invadindo as áreas de campos, fazendo com que os proprietários abandonem totalmente suas fazendas, pois o pisoteio dos animais e a utilização de máquinas, foram matando essa vegetação.

Vegetação Litorânea

Ocorre bem no litoral mesmo, praticamente nas faixas de praias, sendo três tipos diferentes:

  • Restinga – formação logo após a faixa de areia da praia, rasteira e arbustiva.
  • Vegetação de dunas – ocorrem nas dunas fixas, na qual, elas conseguem "fincar" suas raízes.
  • Mangue – Os mangues ocorrem do Amapá até Santa Catarina, mais especificamente, Laguna. Apresenta raízes aéreas por ser uma área alagadiça. Os mangues, por não terem um bom cheiro, acabam sendo depósito de lixo de grandes cidades litorâneas. Isso é um grande erro, pois os mangues são os "berçários" marinhos. Sem eles, a vida marinha costeira fica gravemente ameaçada.

Pantanal

O Pantanal é algo mágico, pois encontramos praticamente todos os tipos vegetativos do país (exceto o litorâneo). Situado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerado uma vegetação de transição. Durante o verão, é totalmente alagada pelos rios da região.

Mata dos Cocais

Situada no Maranhão e Piauí, ela NÃO é uma vegetação original. Ela se desenvolveu posteriormente. Principais expoentes dessa vegetação são o babaçu e a carnaúba, que são aproveitadas economicamente 100% de sua estrutura.

Então, manjando tudo de vegetação? Caso tenha alguma dúvida, clica no link abaixo e vê essa videoaula. Mas não esquece de voltar para fazer os exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1- O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.

3

2- (PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

"De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos".

a) Floresta tropical

b) Caatinga

c) Formação do Pantanal

d) Mata semiúmida

e) Cerrado

3– (UPE) O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar, sobretudo por sua constituição em mosaicos de formações vegetais. Observe os mapas a seguir e assinale aquele que exibe delimitação espacial mais aproximada desse bioma.

4

GABARITO

1 – 5-4-7-6-2-3-1

2 – E

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Vegetação brasileira – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Urbanização Mundial – Geografia Enem

Posted: 05 Aug 2016 06:37 AM PDT

Primeiramente, começaremos com o conceito de Urbanização, que é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

Mas, o que é uma cidade? É a concentração de um grande número de pessoas em uma determinada porção do espaço geográfico, onde nela se estabelecem relações sociais, econômicas e de prestação de serviços.

As cidades podem apresentar funções, podendo ser político-administrativas, turísticas, portuárias, estudantis, comerciais, entre várias outras.

Em termos territoriais, o espaço urbano é menor do que o espaço rural, já que as atividades rurais exigem uma área maior para a produção, enquanto nas áreas urbanas, o espaço pode ser concentrado e verticalizados.

Já em termos populacionais, o espaço urbano supera em muito o número de habitantes circulados por seus espaços, pois a exigência de mão de obra acaba sendo bem maior do que no campo.

Fatores que atraem as pessoas para as cidades são a tentativa de uma vida melhor do que no campo (fato que pode ser apenas uma ilusão), a maior oferta de emprego (mas sem qualificação fica bem difícil, pois os postos de trabalho que mais pagam são ocupados pelas pessoas mais qualificadas).

Já os fatores que expulsão as pessoas do campo são a mecanização do trabalho rural, poucos recursos para investir na produção, poucas condições de desenvolvimento pessoal e econômico.

Esse gráfico mostra quando a população urbana passou a ser maior que a população rural:

11

Se formos analisar o fator histórico, o maior motivador da urbanização foi a industrialização, por isso eu falo, industrialização e urbanização caminharam juntas por muito tempo, sendo que hoje, as indústrias estão fugindo dos grandes centros urbanos pelos problemas como trânsito e elevados custos de mão de obra e impostos, fora a especulação imobiliária.

A urbanização iniciou primeiro nos países mais ricos, apesar que no princípio foi desordenada, mas os governantes foram adequando as políticas públicas. Nas últimas duas décadas é que os países mais pobres iniciaram esse processo, por isso que só em 2008 a população urbana passou a ser maior que a rural.

E não temos como falar de urbanização e deixar de fora a hierarquia urbana. Esse processo passou por mudança, graças, principalmente, aos meios de comunicação, que facilitaram e ampliaram todo o sistema.

22

Como você pode perceber, o esquema clássico seguia uma linha de "dependência", então, para chegar as informações, produtos e serviços da metrópole nacional para a vila, demorava muito. Já no esquema atual, arrisco a dizer que as vilas também estão conectadas, circulando mais facilmente as informações, produtos e serviços.

E aí, tudo compreendido? Não? Acompanha a videoaula a seguir e depois não esquece de voltar e fazer os exercícios para você captar melhor as informações, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1- Observe a letra da canção abaixo:

Nas grandes cidades do pequeno dia-a-dia

O medo nos leva a tudo, sobretudo a fantasia

Então erguemos muros que nos dão a garantia

De que morreremos cheios de uma vida tão vazia

Nas grandes cidades de um país tão violento

Os muros e as grades nos protegem de quase tudo

Mas o quase tudo quase sempre é quase nada

E nada nos protege de uma vida sem sentido

(Engenheiros do Hawaii – "Muros e Grades")

Nos versos acima, há alguns apontamentos referentes a alguns problemas urbanos, dentre os quais podemos mencionar:

a) a crescente desorganização e descentralização das cidades

b) a violência familiar e o aumento de sequestros em domicílios

c) a onda de protestos que marcou o Brasil a partir de maio de 2013.

d) a violência urbana e o baixo padrão de vida sociocultural contemporâneo.

e) a banalização da cultura televisiva especialmente exibida para a população das cidades.

2- (FGV-RJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011 http://www.estadao.com.br

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:

a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.

b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.

c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.

d) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.

e) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.

3- Níveis de urbanização baixos não significam pequena população urbana. A China, que tem "apenas" 40% de sua população nas cidades, é o país com a maior população urbana do planeta: cerca de 525 milhões de pessoas! As cidades da Índia, um país com menos de 30% da população no meio urbano, abrigam 330 milhões de habitantes.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.403.

Com a leitura do texto, podemos perceber que o melhor conceito de urbanização é:

a) crescimento das cidades de um país em relação ao crescimento das demais cidades do mundo.

b) aumento do espaço físico das cidades.

c) crescimento da população das zonas urbanas em relação às zonas rurais.

d) aumento do número absoluto da população que vive nas cidades.

e) crescimento do número de pessoas de um país.

GABARITO

1 – D

2 – A

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Urbanização Mundial – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!