quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Você conhece os meios de transportes no Brasil?

Posted: 16 Aug 2016 03:17 PM PDT

Na Geografia, quando falamos dos meios de transporte, não é levado em conta, os meios de tração animal, por isso, falarei apenas dos meios movidos por motores, independente da fonte energética utilizada por eles. Vamos lá!

Inicialmente, temos que lembrar que o Brasil investe ERRADO em seu sistema de transportes. O país é muito grande, então, deveria investir em meios mais baratos, que consumissem menos e transportassem mais. Mas até hoje tem feito o contrário.

geo

– RODOVIÁRIO

O Brasil tem uma das maiores malhas viárias do mundo, porém, de péssima qualidade. O maciço investimento em rodovias, começou com Juscelino Kubitschek na tentativa de atrair as indústrias automotivas. Não seria problema, se as estradas fossem mais utilizadas pelos automóveis, mas o grande problema é que de toda a carga transportada no Brasil, mais de 90% escoa pelo sistema rodoviário. Esse sistema é muito caro e a capacidade de carga é pequena. Além disso, as condições das nossas rodovias são precárias.

– FERROVIÁRIO

Dominou o transporte no Brasil até o final do século XIX. Mas, de uma forma quase que exclusiva para cargas. Assim, as estradas de ferro saíam do interior em direção ao litoral, já que, o destino das produções era quase sempre a exportação. Com o passar do tempo, as ferrovias foram abandonadas e sucateadas. Hoje, quase todas as ferrovias se encontram neste estado: nem 20% das estradas de ferro no Brasil estão em funcionamento e são dominadas pelo setor privado. Apesar de ter um custo elevado de construção, há pouco custo de manutenção e consumo, com um poder de carga 10 vezes mais do que o rodoviário.

– HIDROVIÁRIO

Podemos dividir em dois tipos:

Marítimo: basicamente utilizado para importação e exportação. Sendo pouquíssimo utilizado para o transporte de pessoas. Poderia ser melhor utilizado aqui no Brasil pelo tamanho do litoral do país. Uma possibilidade seria o sistema de cabotagem, percorrendo de porto em porto, por exemplo. Dentre os principais portos, temos o de Santos, Paranaguá, Itajaí, São Francisco do Sul e de Tubarão.

Fluvial: pouco utilizado, porque as áreas de maior potencialidade, produzem pouco ou são pouco habitadas. No Amazonas, a utilização é por conta da Zona Franca de Manaus e o transporte de pessoas, pois as condições das estradas são péssimas ou nem existem, então, o rio é o caminho que pode ser utilizado.

– AEROVIÁRIO

O transporte aéreo no Brasil ainda é bastante caro. Nos últimos anos, o valor tem caído por conta da entrada de empresas que reduziram os custos para poder baixar o valor das passagens. A maior parte desse transporte é utilizado por passageiros, pela pouca capacidade de carga e o alto custo. Além disso, os nossos aeroportos são pouquíssimo preparados.

E aí, ficou com alguma dúvida nos meios de transportes no Brasil? Então, assiste a videoaula e depois faça os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de uma articulada rede de transporte que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:

a) rodoviário

b) ferroviário

c) hidroviário

d) aeroviário

e) marítimo

2 – (UFMG) Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e inter-regional de passageiros.

b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.

c) as rodovias, principal modalidade de transporte do país, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.

d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do país onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.

3 – (ENEM-2012) A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.

b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.

c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.

d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

GABARITO

1 – A

2 – D

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post Você conhece os meios de transportes no Brasil? apareceu primeiro em Blog do Enem.

Inglês Enem: Como especular sobre o passado?

Posted: 16 Aug 2016 08:48 AM PDT

Muitas vezes especulamos sobre situações passadas baseadas em fatos que temos. O verbo modal que escolheremos depende no nosso grau de certeza sobre essa especulação. Veja o exemplo abaixo:

1

Neste caso, não sabemos o que realmente ocorreu, mas por meio de estudos e provas cientificas, pode-se estimar com quase certeza que ocorreu um tsunami.

O grau de certeza e o verbo a ser usado com ele é demonstrado na tabela abaixo:

2

I may have forgoten the keys in the car. (Eu devo ter esquecido as chaves no carro).

You might not have forgoten the keys in the car. (Você não deve ter esquecido as chaves no carro).

She could have forgoten the keys in the car. (Ela pôde ter esquecido as chaves no carro).

He can't have forgoten the keys in the car. (É impossível ele ter esquecido as chaves no carro).

We must not have forgoten the keys in the car. (Com certeza, nós não esquecemos as chaves no carro).

Dica 1: Inglês Enem anda emperrado? Então confira mais aulas dessa disciplina no blog do Enem. É fácil, basta clicar aqui e você terá disponível mais de 100 conteúdos gratuitos.

Vamos então entender esse grau de certeza e os verbos modais correspondentes:

  1. MUST HAVE:

Quando você tem quase certeza de que tal situação poderia ter acontecido.

The phone rang but I dint hear it. I must have been asleep.(O telefone tocou mas eu não escutei. Eu tenho quase certeza que estava adormecido).

  1. CAN'T HAVE DONE:

Quando você tem certeza que tal situação era impossível de ter acontecido.

Mary passed me without speaking. She can't have seen me. (Mary passou por mim sem me cumprimentar. É impossível ela ter me visto).

  1. MAY HAVE ou MIGHT HAVE:

Usados para quando você não tiver tanta certeza assim sobre algo que pode ter acontecido no passado.

My bag is not here. I may have left it in the shop. (Minha mala não está aqui. Eu devo ter deixado na loja).

  1. COULD HAVE:

COULD HAVE é usado para expressar situações que poderiam ter acontecido mas que não aconteceram.

The situation was bad but it could have been worse. (A situação era ruim mas poderia ter sido pior).

Se o conteúdo não ficou totalmente claro, assista ao vídeo abaixo. A aula do professor Daniel Bonatti vai ajudar você mandar bem no Inglês Enem.

Agora, que tal resolver alguns exercícios e arrasar no Inglês Enem. Use um dicionário inglês-português-inglês e boa sorte!

QUESTÃO 1–  MACKENZIE 1997

Indicate the alternative that best completes the following sentence:

“He might have done it.” So, __________.

a) he was permitted to do it.

b) we don’t know whether he did it or not.

c) he didn’t do it.

d) he did it.

e) he wasn’t able to do it.

QUESTÃO 2

Your government check may not arrive, your insurance policies may have expired.

In the sentence above, “may have expired” has the meaning of:

a) permission.

b) real deduction.

c) unreal future.

d) uncertainty.

e) logical conclusion.

QUESTÃO 3 (UFRRJ 2004)

In the sentence, “the casualties were fewer than might have occurred”, the underlined word implies:

a) possibility.

b) permission.

c) necessity.

d) assumption.

e) capacity

QUESTÃO 4  (MACKENZIE 1998)

Look how wet the ground is. It __________ last night.

a) might be sunny

b) must have rained

c) should have been warm

d) may be snowing

e) ought to dry

GABARITO:

QUESTÃO 1 –B

QUESTÃO 2 – D

QUESTÃO 3- A

QUESTÃO 4 – B

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

O post Inglês Enem: Como especular sobre o passado? apareceu primeiro em Blog do Enem.

Aprenda a utilizar a tecnologia a seu favor durante a preparação para a prova do Enem

Posted: 16 Aug 2016 08:22 AM PDT

Você sabia que pode encontrar formas diferentes de estudar e de aprender para fazer a diferença nas provas do Enem e dos Vestibulares? – Sim, e muita coisa você pode fazer online. Confira as dicas da professora Ana Célia Bohn.

Primeiro vamos refletir um pouco…

É muito bom ficar nas redes, on-line, concorda? Que tal o WhatsApp? E quando ele sai do ar (aqui no Brasil até isso acontece), há outras opções… E, que tal, navegar um pouco no Facebook, postar as fotos do "findi", curtir, comentar, compartilhar…

Mas é melhor o Instagram… ou "siga-me". Também dá para twittar, enviar snapchat, ver o novo "youTuber" do momento, assistir a um filme no Netflix, do próprio celular e por aí vai… Com tantas opções maravilhosas que a tecnologia proporcionou para você, como parar este mundo tecnológico normal e viver no "mundo paralelo do estudante para prova do Enem e dos vestibulares?

Mas estudar para a prova do Enem é um momento diferente da vida

Pense que é um período que vai passar. Tem tempo certo para acabar desde que você se esforce muito nessa "empreitada".  Eu costumo dizer aos meus alunos que, quando eles se cansarem de estudar é porque precisam estudar mais um pouco e depois, estudar novamente. Aí, o aprendizado acontece.

Só em pensar já dói, não é? Faz parte. Mas é uma questão de aceite, depois de planejamento, organização do tempo e "HPC" (horas/paciência/cadeira) para determinar o que é "IPC" (importante pra caramba), ou seja, entrar no curso desejado em nível superior.

prova do enem

Use a tecnologia também para se adequar ao seu "jeito de aprender", confira as dicas para mandar bem na prova do Enem:

– Se você é mais auditivo, baixe o aplicativo em seu celular que permita ouvir aulas, principalmente de história e geografia (há sites como o veduca.com que contém aulas de todas as áreas do conhecimento).

– Se você é mais visual, baixe livros pelos Apps e estude gramática e literatura.

– Caso tenha dificuldade nas exatas, assista as aulas dos conteúdos específicos pelos tutoriais do Youtube e pratique os cálculos por meio de provas dos concursos anteriores. Eles estão disponíveis nos sites das universidades de seu interesse ou, no INEP (no caso do Enem).

Aproveite a tecnologia a seu favor. No trânsito, no intervalo, a qualquer hora, leia, ouça, faça. Aproveite seu tempo. Ele é seu bem mais precioso, principalmente nesta fase de preparação para a prova do Enem e vestibulares.

Planejamento e comprometimento fazem a diferença

Quando estiver estudando no movimento "horas/cadeira/paciência", no recôncavo de seu quarto, tenha uma escrivaninha ou mesa adequada para isso. Se estiver no cursinho preparatório, concentre-se. Não permita que as redes te distraiam. Você manda nelas, não o contrário. Seja você o dono de seu tempo.

A cada hora ou hora e meia de estudos, dê uma parada para um descanso de dez minutos. Levante, caminhe um pouco, tome água (hidratar-se é fundamental), coma frutas e "dê uma passadinha" rápida nas redes.

Gente, não há receita mágica, nem fórmula secreta, nem reza milagrosa que fará você ser aprovado na Universidade mais renomada, no curso mais concorrido… depende de você, só de você! Determinação, esforço, e confiança em si mesmo farão a diferença para o êxito de sua prova!

Agora que você já pegou essas dicas para utilizar a tecnologia de forma positiva em sua preparação para a prova do Enem. Clique aqui e leia o post da professora Ana Célia Bohn sobre orientação profissional.

O post Aprenda a utilizar a tecnologia a seu favor durante a preparação para a prova do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!