sábado, 3 de setembro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Grau dos adjetivos em Inglês

Posted: 02 Sep 2016 04:35 PM PDT

E aí, pessoal? Ainda lembram das diferenças entre o grau dos adjetivos em Inglês? Nesta aula vamos estudar as formas comparativas das orações. Confira abaixo!

Estudar as formas comparativas em inglês é essencial para entendermos as relações entre dois ou mais elementos numa oração no texto. Essas relações de comparação podem ser de igualdade, de comparação ou de superioridade.  Vamos estudar cada uma delas.

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1. Relação de igualdade (as….as):

a) AS seguido por adjetivo seguido pelo segundo AS (as + adjetivo + as) significa TÃO + ADJETIVO + QUANTO.

I study as hard as you. (Eu estudo bastante tanto quanto você).

Tom Cruise is as handsome as Leonardo DiCaprio. (Tom Cruise é tão bonito quanto Leonardo DiCaprio).

b) Quando comparamos quantidades usamos AS MANY AS / AS MUCH AS. Temos que lembrar que MANY é usado para substantivos contáveis (aqueles que têm forma no plural) e MUCH é usado para substantivos incontáveis (aqueles que não existem na forma do plural).

I've got as many books as you. (Tenho tantos livros quanto você).

This classroom has got as much space as the other. (Esta sala de aula tem tanto espaço quanto a outra).

c) Quanto não queremos igualar, usamos NOT antes do AS:

Flight attendants don't earn as much as pilots. (Comissários de bordo não ganham tanto quanto pilotos).

I haven't got as many cousins as you. (Eu não tenho tantos primos quanto você).

2. Comparação: than / more

Quando comparamos duas ou mais pessoas, objetos, animais, etc., e dizemos que um é mais do que outro usamos a estrutura MORE THAN ou então adicionamos ER no final do adjetivo.

Veja o exemplo:

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Quando o adjetivo for uma palavra pequena, adicionamos o –ER no final da palavra e acrescentamos THAN (do que):

Paris is older than Rio de Janeiro. (Paris é mais antiga do que o Rio de Janeiro).

Grau dos adjetivos: atenção para a ortografia dessas palavras:

i) Quando o adjetivo terminar em vogal + consoante, dobramos a consonante final:

Big – bigger

ii) Quando terminarm em –y precedido de consoante (consoante + y), tiramos o Y, substituímos pelo I e adicionamos –ER:

Heavy (pesado)  – heavier

3. Quando o adjetivo for uma palavra longa (mais de duas sílabas) não colocamos –ER, e sim a palavra MORE antes do adjetivo:

The bite of an Egyptian Cobra is more poisonous than the bite of an Indian Cobra. (A picada de uma Egyptia Cobra é mais venenosa do que de uma Indian Cobra).

Grau dos adjetivos: comparativos irregulares

Comparativos irregulares são aqueles que não acrescentamos –ER no final da palavra.

a) GOOD – BETTER

He is better in English than his sister. (Ele é melhor em inglês do que sua irmã)

b) BAD – WORSE

The weather today is worse than yesterday.  (O tempo hoje está pior do que ontem).

c) FAR (longe) – FARTHER ou FURTHER

This athlete threw the ball further than the other. (Este atleta jogou a bola mais longe do que o outro).

4. Superioridade: the –est/ the most

a) Quando queremos expressar o adjetivo num grau muito elevado ou em grau máximos usamos THE MOST ou então acrescentamos –EST no final do adjetivo.

Observe:

Most expersts say that the Anaconda is the biggest snake in the world. (A maioria dos especialistas afirma que a Anaconda é a maior cobra do mundo).

This is the oldest building in town. (Este é o prédio mais antigo da cidade).

b) Quando o adjetivo for uma palavra pequena, adicionamos THE antes do adjetivo e –EST no final da palavra:

Grau dos adjetivos: atenção para a ortografia dessas palavras:
Quando o adjetivo terminar em vogal + consoante, dobramos a consonante final:

big – the biggest

i) Quando terminarem em –y precedido de consoante (consoante + y), tiramos o Y, substiumos pelo I e adicionamos –EST:

heavy – the heaviest

ii) Quando o adjetivo for uma palavra grande (mais de duas sílabas) colocamos o THE antes do adjetivo seguido por MOST:

Money isn't  the most important thing in life. (Dinheiro não é o item mais importante da vida).

Grau dos adjetivos: atenção com os superlativos irregulares: : 

GOOD (bom)  – THE BEST ( o/a melhor)

This is the best bakery shop in town. (Esta é a melhor padaria da cidade).

BAD – THE WORST (o/a pior)

This is the worst film I have ever seen. (Este é o pior filme que eu já assisiti).

FAR – THE FARTHEST/ THE FURSTHEST (o/a mais longe/distante)

Pluto is the farthest planet from the Earth. (Plutão é o planeta mais distante da Terra).

Para uma revisão desta aula, nada como assistir um vídeo:

Agora, que tal resolver alguns exercícios sobre o grau dos adjetivos e arrasar na prova do Enem? Use um dicionário inglês-português-inglês e boa sorte!

QUESTÃO 1 (UNITAU 1995):

Assinale a alternativa que corresponde à tradução mais adequada da forma adjetiva destacada a seguir:

Literally thousands of parts are used to make up even THE SMALLEST family saloon.

a) o menor

b) o maior

c) o pequeno

d) o grande

e) o amplo

QUESTÃO 2 (UNITAU 1995):

Assinale a alternativa que corresponde à tradução mais adequada da expressão, em destaque, a seguir:

Você é a pessoa MAIS INTERESSANTE que já conheci.

a) the more interesting

b) the interestinger

c) the most interesting

d) the much interesting

e) the best interesting

QUESTÃO 3 (CESGRANRIO 1994):

“The new generation of MT programs is less ambitious” is an  example of comparative form. Mark the item which also contains a comparative form:

a) Of the four translations, I like this one best.

b) That young boy behaves the most carelessly of all.

c) This is the worst ice cream I’ve had in a long time.

d) This is the least expensive computer that we have.

e) The airport is farther than the university.

QUESTÃO 4  (FUVEST 1978):

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença:

Of all the movies I have seen lately, the one I saw yesterday was __________.

a) worse.

b) worst.

c) the worse.

d) the worst.

e) the most worse.

QUESTÃO 5

Indicate the alternative that best completes the following sentences:

Which city is the __________ from São Paulo?

My __________ brother works at Mackenzie.

III. Do you need any __________ data on that matter?

Which is the __________ building in São Paulo?

Ribeirão Preto is the city that has the __________ problems with pollution in Brazil.

a) I. furthest; II. elder; III. more; IV. farthest; V. oldest

b) I. further; II. older; III. farther; IV. eldest; V. less

c) I. nearer; II. oldest; III. farthest; IV. longest; V. least

d) I. nearest; II. elder; III. furthest; IV. eldest; V. biggest

e) I. farthest; II. eldest; III. further; IV. oldest; V. fewest

GABARITO:

QUESTÃO 1 – A

QUESTÃO 2 – C

QUESTÃO 3 – E

QUESTÃO 4 – D

QUESTÃO 5 – E

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Idade Média: Renascimento Cultural

Posted: 02 Sep 2016 12:23 PM PDT

Vamos revisar a América Pré-Colombiana para deixar você vestibulando afiado para o Enem. Neste post falaremos sobre a América Pré-Colombiana e as principais características dos povos e tradições culturais dos primeiros habitantes das Américas.

 O território americano é marcado por grande diversidade quanto a organização social e política, com características próprias e culturas bastante ricas, posteriormente destruídas sistematicamente pelo contato com os invasores e conquistadores europeus.

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Fonte: http://www.resumoescolar.com.br/historia/america-pre-colombiana-incas/

Inicialmente é preciso frisar que uma história centrada na América pré-colombiana representa analisar e considerar o processo histórico de centenas e povos e milhões de indígenas que por aqui viviam antes da chegada dos conquistadores europeus. Isso significa dizer que seria necessário um esforço enorme para compreender as mais diversas formas de organização política e social, em diferentes níveis de evolução, centenas de idiomas e afins.

Só para se ter uma ideia, no Brasil a diversidade encontrada apresenta mais de 20 povos indígenas falando até 180 idiomas diferentes e praticando tradições culturais distintas.

No entanto, nos atuais livros didáticos encontramos poucas informações, muitas delas já influenciadas pelo contato catastrófico que representou a conquista e destruição desses povos ao longo dos últimos cinco séculos. Ou seja, os mais diversos processos de desenvolvimento econômico e socais foram brutalmente interrompidos e o que se seguiu foi o extermínio de milhões de pessoas, o saque cultural e a assimilação cultural.

Todavia, centenas de povos ainda hoje buscam resgatar elementos primordiais de sua cultura, resistindo da melhor forma que encontram as agressões do tempo, espaço e mentalidades.

Classificação dos povos da América pré-colombiana

Uma classificação dos diferentes níveis de desenvolvimento dos povos pré-colombianos é extremamente difícil, haja vista a enorme variedade de povos, línguas e afins. Assim, convencionou-se situar essas centenas de tradições culturais em três formas:

Sociedades Caçadoras e Coletoras: geralmente nômades em uma grande faixa territorial e dependentes dos recursos naturais que encontrassem. Como exemplo podemos citar povos indígenas dos grupos Jê que viviam no sul do Brasil.

Sociedades de Subsistência: compostas por grupos, no geral, semi-nômades, que praticavam um sistema agrícola primitivo. Um bom exemplo são os grupos Tupi-Guarani.

Sociedades com produção agrícola excedente. Sedentários, praticavam agricultura mais avançada, dominando técnicas diversas. Como exemplo podemos indicar as grandes civilizações pré-colombianas incas, maias e astecas.

Incas, maias e astecas 

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Fonte: https://www.emaze.com/@AWLTFLC/Povos-pr%C3%A9-colombianos

Os Astecas, por exemplo, viveram um processo histórico centenário conquistando povos menores e assimilando elementos culturais diversos. As tropas de Cortez encontraram uma população de milhões de habitantes com hábitos diversos.

Praticavam uma religião politeísta que dominava suas tradições culturais, responsável pela construção de grandes templos e praticantes de sacrifícios humanos em honra a esses deuses, o que chocou os conquistadores de tradição cristã católica. Eram governados por um imperador, praticavam a escrita, elemento não tão usual nos povos menores ou menos "desenvolvidos" economicamente.

Os Incas, por sua vez, impressionaram os europeus pela agricultura avançada desenvolvida em ambientes inóspitos, montanhosos e irregulares onde plantavam batata, feijão, tomate, abóbora, pimenta, mandioca, cacau, algodão, amendoim e milho. Quanto a este último, podemos dizer que implementaram técnicas de melhoramento genético centenas de anos antes de que este assunto fosse discutido. Assim como os Astecas, trabalhavam o metal, o que significa que dominavam a metalurgia.

Já os Maias destacaram-se pelo avançado conhecimento astronômico que os tornou capazes de elaborar complexos calendários solares, bem como prever eclipses e outros acontecimentos ligados ao movimento dos astros, planetas e afins. Nestas três civilizações encontramos cidades, religiões e outras organizações extremamente complexas.

Todavia, todo o continente americano, conforme dito anteriormente era uma grande colcha de retalhos formada pelas mais diversas culturas, triste e violentamente agredidas ou completamente destruídas ao longo do processo colonial.

E aí, entendeu como viviam os povos da América Pré-colombiana? Abaixo temos uma trilogia de aulas para você fixar melhor o assunto. Não esqueça de voltar depois dos vídeos para resolver os exercícios!



Exercícios:

1- Os astecas e os incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido

a) ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.

b) a eles terem se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.

c) à existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.

d) à existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.

e) aos tratados com os criollos, que regulamentavam as formas de convivência.

Resposta: C

2- (Fuvest-SP) “As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (…), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços”.

Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, Economia da sociedade colonial, apresenta as condições de trabalho compulsório

a) dos diversos grupos indígenas das áreas colonizadas por espanhóis e portugueses.

b) dos grupos indígenas das áreas espanholas submetidos à instituição da “mita”.

c) dos grupos indígenas das áreas portuguesas submetidas às regras da “guerra justa”.

d) dos grupos indígenas das áreas agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de “encomienda”.

e) dos grupos indígenas das áreas portuguesas e espanholas originários da “missões” dos jesuítas.

Resposta: D

3- (UFSCar-SP) A mandioca, a batata-doce, a araruta, o milho, o feijão, o amaranto e o amendoim são utilizados como alimentos atualmente, porque foram:

a) cultivados como fontes alimentares das primeiras civilizações agrícolas que se fixaram nos vales dos rios Nilo e Eufrates, há 5 mil anos.

b) cultivados inicialmente na África por volta de 3 mil anos atrás e difundidas nos séculos XV e XVI pelos europeus.

c) alimentos básicos das primeiras comunidades agrícolas que se tornaram sedentárias há 7 mil anos no Oriente Próximo.

d) domesticados por populações que desenvolveram a agricultura na América, há pelo menos 6 mil anos.

e) modificados geneticamente por comunidades agrícolas da Europa mediterrânea nos últimos 2 mil anos.

Resposta: D

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.

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Comércio exterior brasileiro

Posted: 01 Sep 2016 04:33 PM PDT

Olá, tudo certinho? Você acha que o Brasil vive em seu "casulo" e não se relaciona com ninguém? Muito engana-se meu pequeno ser! O Brasil tem uma relação comercial externa bastante interessante. Para saber um pouco mais sobre o comércio exterior brasileiro, acompanhe o post. Vamos lá?

Até, mais ou menos, a década de 1960, o Brasil era um país que exportava, basicamente, produtos do setor primário como açúcar, carne, fumo, café, feijão, algodão, cacau, madeiras, minérios (ferro e manganês principalmente), chegando a ser responsável por mais de 70% do que era exportado pelo país.

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Com o capitalismo numa fase mais avançada do neoliberalismo, países subdesenvolvidos industrializados, passaram a ganhar importância na produção industrial. Assim, o Brasil passou a exportar produtos industrializados e processados (os semimanufaturados) como suco de laranja, calçados, produtos químicos, veículos, peças para aviões e até aviões completos, tornando a economia brasileira mais diversificada e complexa.

Dica 1: Você sabia que os meios de transportes são fundamentais para escoação das mercadorias. Quer revisar o sistema de transporte brasileiro? Então, clique aqui.

Só para você ter uma ideia, esses últimos produtos que te mostrei, na década de 1960, não passavam de 5% das exportações brasileiras. Hoje, esse tipo de produção representa mais de 60% das exportações do nosso país. Você percebeu que houve uma mudança significativa na economia brasileira? O Brasil passou a ganhar um novo mercado consumidor em novas áreas.

Mas tudo que é produzido de industrializado aqui no Brasil, é de tecnologia brasileira? Pois é, essa é a grande questão. Não, na maior parte, o Brasil é o local onde as empresas encontraram uma forma de economizar com mão de obra, impostos, propriedades, entre outros custos importantes para uma indústria. A tecnologia, na maioria, vem de fora, mas a produção é brasileira.

Comércio exterior brasileiro e o setor primário 

Nessas últimas décadas, entrou na pauta de exportação do setor primário, a soja. Esse produto tem grande influência no comércio exterior brasileiro. Dá para afirmar, que é o produto mais exportado pelo Brasil em quantidade, porém, seu valor agregado ainda é muito baixo.

Esse é outro problema brasileiro, o baixo valor agregado dos produtos do setor primário. Se o Brasil investisse mais na transformação desses produtos, ou seja, agregasse valor a ele, com certeza, aumentaria o valor exportado.

Comércio exterior brasileiro: quem são os maiores parceiros? 

Dentre os principais parceiros comercias do Brasil temos os Estados Unidos, a União Europeia (principalmente Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda) Argentina, Uruguai, Arábia Saudita, China, Hong Kong, Coreia do Sul, Chile, México, Japão, Kuwait, Nigéria e Venezuela.

Além disso, temos que lembrar que o Brasil compra muito produto de outros países. Na verdade, há uma relação de via dupla, pois os mesmos que são importadores, exportam para nós.

Dica 2: E já que estamos falando sobre comércio exterior brasileiro, que tal relembrar a industrialização no país? Clique aqui e não guarde essa dúvida para o dia da prova.

Nas últimas duas décadas, o Brasil passou a apresentar uma balança comercial positiva, ou seja, apresentou superávit, pois até então, a balança era negativa, que facilmente era explicada. Produtos primários tem valor agregado baixo, então o que o Brasil comprava era muito mais caro. Hoje, esse processo é diferente.

E aí, ficou com dúvida em alguma parte sobre o comércio exterior brasileiro? Acompanhe a videoaula e depois faça os exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1- (UNIFENAS) Sobre o comércio exterior brasileiro seria errado afirmar que:

a) Houve grande aumento das exportações de manufaturados e semi-industrializados superando exportações de produtos primários.

b) Menor dependência em relação ao mercado norte-americano.

c) Grande diversificação quanto aos tipos de produtos exportados e quanto aos parceiros comerciais.

d) Apresenta diminuição gradativa do volume de mercadorias exportadas e do valor de exportações.

e) A balança comercial apresenta um superávit, desde 82, apesar de não poder ser considerado como lucro.

2- (UFMG) Com a abertura das fronteiras brasileiras aos produtos manufaturados estrangeiros, evidenciou-se a fraca competitividade da maioria dos setores industriais do país. Sobre esse aspecto da nossa indústria, todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) A competitividade da indústria está comprometida pelas recentes e generalizadas restrições à entrada de tecnologia estrangeira a à penetração de bens de capital.

b) A falta de competitividade da indústria brasileira resulta da fraca produtividade de determinados setores e da baixa qualidade dos produtos colocados no mercado.

c) A indústria brasileira adotou, até bem recentemente, a estratégia de aumentar receitas por meio de aplicações financeiras em detrimento de investimentos produtivos na modernização do setor.

d) A maior parte dos setores dessa atividade é voltada apenas para o mercado interno que, embora se situe entre os maiores do mundo, é pouco exigente e não estimula a competitividade.

3- (UFPE) Todas as afirmativas apresentam características do comércio externo brasileiro, EXCETO
a) A safra agrícola apresentou crescimento significativo em alguns dos últimos anos, mas, nem por isso, os produtos agrícolas superaram os industrializados em valor de exportação.

b) As crises sucessivas que atingiram a economia do país afetaram, de certa forma, o comércio externo sem, contudo, eliminar os superávits da balança comercial.

c) O café tem uma participação relativamente pequena no valor das exportações do país, mas o Brasil é ainda um dos principais fornecedores do produto para o mercado mundial.

d) O petróleo continua tendo um peso grande no valor das importações do Brasil, mesmo com o aumento da produção ocorrida nos últimos anos.

e) Os países do MERCOSUL são os principais compradores dos produtos brasileiros, mas as relações comerciais com essas nações são deficitárias para o Brasil.

GABARITO

1 – D

2 – A

3 – E

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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América do Sul – Geografia Enem

Posted: 01 Sep 2016 08:02 AM PDT

Olá, tudo bem? Que tal darmos uma olhadinha com mais carinho na América do Sul? É um assunto que de vez em quando se faz lembrar. Então, nada melhor do que estar fresquinho na sua cabeça e mandar bem no Enem.

Bem, a América do Sul é uma subdivisão da América, onde o Brasil está presente. Esse subcontinente é formado por 13 países (mas algumas bibliografias trazem a informação de ser formado por 12, porque a Guiana Francesa é um território francês). O maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano.

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Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas do subcontinente se assemelham com as dele, mas temos algumas diferenças bem característica.

Aspectos físicos da América do Sul

Relevo – o relevo é dividido em três grandes faixas. Os planaltos localizados no Leste, de formações mais antigas e com grande desgaste, formado pelo Planalto do Brasileiro. a parte central, as áreas de planícies, com destaque para a Planície da Amazônia e a do Chaco. No Oeste, a formação de dobramentos modernos, com a Cordilheira dos Andes, única estrutura que não tem participação do território brasileiro.

Hidrografia – os maiores rios estão em território brasileiro, são poucos e pequenos os rios que correm para o Oceano Pacífico.

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Clima – A parte da América do Sul fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Ela tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas), entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano. Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco, e na Patagônia, no extremo-sul, faz muito frio, formando um deserto atípico. Outro importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama, localizado no Chile.

Vegetação – Na área tropical, apresentam florestas densas e de grande porte, além de áreas com misto de vegetação arbórea, arbustiva e de pastagens. Região do Sertão Nordestino brasileiro com vegetação xerófita, e no alto das montanhas, a vegetação característica do clima Frio de Montanha. Mais ao sul, as florestas temperada e subtropical.

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Dica 1: Quer aproveitar o assunto e revisar a vegetação brasileira? Clique aqui e saiba qual o tipo de florestas existem por aqui.

Aspectos humanos

População formada por grande miscigenação de povos, principalmente por hispânicos, porém, o maior "liquidificar étnico" é o Brasil. No Uruguai, Argentina e Chile podemos notar uma forte presença de europeus, mas nos outros países, a influência indígena predominou na formação populacional.

As condições de vida não são das melhores, não apresentam destaques no IDH, mas alguns países estão na faixa mediana, como Chile, Argentina e Brasil.

Aspectos humanos da América do Sul

A exploração do setor primário da economia sempre foi o "carro chefe". Porém, nos últimos anos, os países com maiores condições econômicas passaram a apresentar um aumento no parque industrial, como é o caso do Brasil.

As crises "atacam" mais facilmente os países da América do Sul por terem economias instáveis. Então, quando os investidores fazem grandes retiradas de capital, os países logo sentem.

Na produção, o destaque para o setor agrícola com a banana, soja, tabaco, laranja, feijão, arroz, café e açúcar. Os minérios também têm forte influência, como o ferro, manganês, petróleo, cobre e estanho.

Dica 2: Você sabe quantas pessoas vivem no Brasil? Não? Então, clique aqui e saiba mais sobre a população brasileira.

Blocos econômicos também estão presentes na América do Sul, como o Pacto Andino e, principalmente, o Mercosul. A América do Sul ainda pode ser dividido em: América Platina, América Andina, Guianas e Brasil.

Então, ficou com alguma dúvida sobre as características da América do Sul? Assista a videoaula a seguir e faça os exercícios. Bons estudos!

Exercícios

1- Qual desses países não integra a América do Sul:

a) Equador, Venezuela, Suriname.

b) Uruguai, Brasil, Peru.

c) Guiana, Argentina, Paraguai.

d) Brasil, Chile, Honduras.

e) Guiana, Equador, Suriname.

2- Sobre a América do Sul é correto afirmar, exceto:

a) Grande parte do continente apresenta clima tropical quente e chuvoso. Ao longo da costa Oeste, as condições são muito mais secas, com clima semi-árido e desértico quente em alguns lugares.
b) Embora a economia de alguns países dependa de atividades primárias, outros, como Brasil, Argentina e Venezuela, também desenvolveram uma série de atividades manufatureiras e de alta tecnologia.
c) A produção de alimentos para exportação é uma importante fonte de renda para muitos países sul-americanos.
d) Apesar de o clima ser tropical, existem poucas florestas tropicais no continente, cuja população é majoritariamente rural.
e) A população da América do Sul está distribuída desigualmente. Existem altas densidades ao longo das costas, enquanto grande parte do interior é desocupada ou escassamente povoada.
Um dos países de forte ascendência europeia é o Brasil.

3- Os países de forte ascendência europeia são a Argentina, o Uruguai, o Chile, e o Brasil. Os dois primeiros países tem sua população derivada de imigrantes espanhóis e italianos e, no caso do Sul e sudeste meridional do Brasil (principalmente São Paulo), derivada de imigrantes portugueses, italianos, alemães e espanhóis. Com base nessa informação, concluímos que:

a) Um dos países de forte ascendência europeia é o Brasil.
b) Países como a Bolívia e o Peru tem forte ascendência europeia, 30,56% da população peruana é descendente de espanhóis e 20,52% da população boliviana é descendente de italianos.
c) O Chile e a Venezuela tem sua população derivada de imigrantes espanhóis e italianos.
d) Não podemos afirmar que a Argentina tem forte ascendência europeia.
e) Toda a América do Sul tem uma forte ascendência europeia.

GABARITO

1 – D

2 – D

3 – A

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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América Central – Geografia Enem

Posted: 01 Sep 2016 07:33 AM PDT

Como estamos, tudo bem? Pois é, nessa postagem falarei sobre a América Central, subcontinente que muitos consideram desnecessário ser comentado.

Porém, há características nele, que vez ou outra, acaba aparecendo na prova do Enem, principalmente quando se fala de países mais pobres, como é o Caso do Haiti. Vem comigo para não passar aperto, caso o Enem pergunte sobre a América Central.

 A América Central é a menor parte da América, mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, sendo a maioria em ilhas.

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Relevo da América Central

O relevo é caracteristicamente montanhoso, sendo a região com maior número de vulcões ativos. Há uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico que foi feita para facilitar o comércio entre os continentes: o Canal do Panamá.

A hidrografia é pouco representativa com pequenos rios e a formação de três lagos. O mais deles é o Nicarágua.

Clima da América Central

Apesar de estar situada totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas, por causa da altitude do relevo: as "terras quentes" até 910 metros, "terras temperadas" de 915 até 1830 metros e as "terras frias" até os 3050 metros de altitude.

Vegetação da América Central

A vegetação é uma mistura entra a América do Sul e América do Norte, pois nas terras mais baixas, a floresta é tropical, semelhante à América do Sul e nas terras mais altas, assemelha-se com a vegetação da América do Norte.

População da América Central

A formação populacional é mestiça, com fortes características indígenas em alguns países e forte presença de africanos em outros. O que menos se vê é a característica europeia predominando, a não ser na exploração da colonização e nas línguas utilizadas nos países.

A predominância linguística é a do castelhano, mas podemos encontrar o inglês e o francês também.

Economia da América Central

A economia é baseada no setor primário, ou seja, muita produção agrícola, principalmente nos sistemas de plantations, com numerosa mão de obra, produtos tropicais com destino para exportação.

Haiti

O Haiti é considerado um dos piores países no mundo no contexto econômico e nível social. A situação do país já era bastante complicada, mas piorou muito após o terremoto que aconteceu em 2010. Foram milhares de pessoas mortas e ainda hoje, 2016, o país não conseguiu se recuperar.

Como faltou alimentos e água, a onda de saques foram inevitáveis. Com isso, o Brasil com seu exército faz parte, desde então, da força-tarefa para tentar amenizar a violência no país.

Em contrapartida, o Panamá é o país que mais cresce economicamente na região, pois o Canal do Panamá passou a ser controlado pelo próprio país. Anteriormente, eram os Estados Unidos os responsáveis pelo Canal.

Cuba

Cuba é o país que ainda tenta levar o socialismo como sistema econômico, mas com o tempo, vem perdendo espaço para o capitalismo. Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou em Cuba!

Então, alguma dúvida sobre a América Central? Caso tenha ficado, assista a videoaula e depois faça os exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1– Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

b) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

c) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

d) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

e) A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

2- Sobre os aspectos físicos da América Central, marque a alternativa incorreta.

a) A América Central Continental corresponde ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul.

b) A América Central possui relevo montanhoso e vários vulcões ativos, além de frequentes terremotos.

c) Na América Central o clima predominante é o tropical úmido.

d) A Costa Rica é o país responsável por proporcionar acesso terrestre entre a América Central e a América do Sul.

e) Localizada ao norte da linha do Equador, a América Central pertence ao Hemisfério setentrional.

3- Leia:

I. As pequenas Antilhas abrangem várias ilhas de pequena dimensão, entre elas Anguilla, Antígua e Barbuda, Guadalupe.

II. Na América Central Continental, todas as unidades políticas são independentes.

III. Na América Central Insular, além de países independentes, existem territórios (ilhas ou arquipélagos) pertencentes ao reino Unido, França, aos países baixos e aos Estados Unidos, que são, na verdade, lembranças do colonialismo dos séculos anteriores.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta

b) apenas a I e a II estão corretas

c) apenas a II e a III estão corretas

d) todas estão corretas

e) nenhuma está correta

GABARITO

1 – F-V-V-F-V

2 – D

3 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Prepositions – Simulado Enem Online de Inglês – Veja!

Posted: 31 Aug 2016 12:27 PM PDT

Simulado de Inglês

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Notas de Corte do Enem

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notas de corte enem

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Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
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O Barroco no Brasil – Simulado Enem Online de Literatura

Posted: 31 Aug 2016 07:53 AM PDT

Simulado de Matemática

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Barroco no Brasil - notas de corte enem

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Prasal verb: você conhece o seu significado?

Posted: 31 Aug 2016 07:42 AM PDT

Olá estudantes, tudo bem? O prasal verb muitas vezes é um calo no sapato de alguns de vocês, não é mesmo? Mas calma, vem com a gente que vamos entender esse assunto de uma vez por todas!

ingles

O prasal verb são verbos seguidos pelas seguintes palavras:

1

Essas palavras são chamadas de PARTÍCULAS. Elas são parte da PHRASAL VERB e frequentemente mudam o significado do verbo.

Os significados individuais das partes das prasal verb, ou seja, o significado do verbo e da partícula nem sempre nos ajudam a adivinhar o significado da palavra. Observe:

He looked up at the sky.

Nesta oração, LOOK UP não é um prasal verb. LOOK significa olhar e UP para cima, então nesse caso, look up  é o significado literal da frase, olhar para cima.

Agora no exemplo abaixo, LOOK UP é um PHRASAL VERB e significa PROCURAR:

He looked up the work on the Internet.

As PARTÍCULAS, que tanto podem ser preposições como advérbios (on, off, away, etc) dão um significado especial ao verbo:

I ran into Mary at the supermaket. (Eu encontrei com a Mary por acaso no supermercado).

As palavras on/off/out são frequentemente usadas com verbos de movimento:

GET ON:

The bus was full. We couldn't get on. (O ônibus estava cheio. Não conseguimos entrar).

CALL OFF: cancelar

They called off the meeting. (Eles cancelaram a reunião).

  • A maioria das phrasal verbs são verbos transitivos. São também Inseparáveis. Isso signfica que ambos substantivo e objeto seguem logo após a partícula. Não podemos separar o verbo dessa particula: Veja os exemplos:

She ran into her friend at the library. (Ela encontrou com sua amiga na biblioteca).

She ran her friend into at the library. O exemplo está incorreto porque não podemos separar run de into.

  • Algumas phrasal verbs são usadas combinadas com certas preposições. Essas combinações são geralmente inseparáveis.

BREAK DOWN: quebrar, parar de funcionar.

The car broke down in the middle of the street.

GO AFTER: (perseguir, seguir):

Are you planning to go after Jim's job when he leaves? (Você pretende pegar o trabalho do Jim quando ele for embora?)

COME OFF : se soltar

One of the legs has come off the table. (Uma das pernas se soltou da mesa).

COME UP with something: She came up with a brilliant idea. (ela teve uma idéia brilhante).

  • Existem também aquelas phrasal verbs que são transitivas, ou seja, são seguidas de um obejto direto que são separáveis. Isso significa que o objeto direto pode vir:
  1. depois da partícula:

Turn on the lights. (Acenda as luzes).

  1. Entre o verbo e a particula, ou seja, o verbo fica separado da particula que o acompaha:

Turn the lights on. (Acenda as luzes).

Atenção: quando o objeto direto for um PRONOME, ele tem que ir entre o VERBO  e a PARTÍCULA.

Turn the lights on.

Turn them on. (them = lights).

  • Para um pequeno grupo de phrasal verbs, o verbo e a partícula tem que estar separados.

Keep something on = manter, não tirar

Keep your hat on = Não tire o chápeu.

E aí, tirou suas dúvidas sobre prasal verb? Agora vamos resolver algumas questões de vestibulares para ver se está tudo entendido. Você encontra o gabarito no final da página. Bons estudos!

QUESTÃO 1 (UDESC 1996) Find the correct alternative:

a) to put on – to remove

b) to put out – to increase

c) to put off – to dress

d) to put on weight – to grow fat

e) to put together – to keep

QUESTÃO 2 (UNESP 1990) He took __________ his hat.

a) off

b) out

c) in

d) into

e) on

QUESTÃO 3 (UECE 1997) SPLIT UP in "After getting stores and various other commodities together in Mamfe, John and I decided to split up" means that:

a) they decided to separate.

b) they decided to end their relationship.

c) they decided to stay together.

d) they decided to talk over their plans.

e) they decided to sleep together.

QUESTÃO 4 (CESGRANRIO 1998) The verb to go may be followed by many adverbial particles and prepositions that add different meanings to it. Match the two columns and then mark the correct alternative:

I – go up

II – go on

III – go away

IV – go by

 

R. continue

S. leave

T. rise

U. move

V. pass

 

– Mark the correct match.

a) I – T; II – U; III – S; IV – R

b) I – T; II – R; III – S; IV – V

c) I – T; II – V; III – U; IV – R

d) I – U; II – R; III – S; IV – V

e) I – U; II – V; III – S; IV – R

GABARITO:

QUESTÃO 1 – D

QUESTÃO 2 – B

QUESTÃO 3 – A

QUESTÃO 4 – B

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Teletrabalho: você sabia que já é possível trabalhar de casa?

Posted: 31 Aug 2016 06:28 AM PDT

Você já ouviu falar do teletrabalho? É o trabalho que efetuamos remotamente de qualquer lugar para a empresa ou instituição na qual estamos vinculados. Que bacana, certo? É uma grande tendência para todas as profissões.

teletrabalho

Até meados da primeira década dos anos 2000 o teletrabalho não era possível. Mas, agora é. E você está inserido neste novo contexto de trabalho. Acabou a necessidade de estrutura, escritório, telefone fixo, computador ou laptop, mesa de reunião, caixinha de sugestão. Isso tudo é coisa do passado. Do meu passado, que ficou bem distante.

Você poderá trabalhar, na profissão que escolher, de forma virtual. A parte boa disso é que você já detém o conhecimento tácito para operar as redes, fazer web conferências, gravar áudios, enviar snapchats, twittar. Só irá ampliar seus horizontes com extensão ao seu ofício.

O teletrabalho e os avanços do mundo corporativo

Cirurgias já são feitas por meio de videoconferência, trabalhar nos órgãos públicos (tribunais e ministérios públicos) já podem ser via intranet, de sua casa, sem precisar comparecer ao posto de trabalho físico.

Imagine-se fechando um negócio de grande montante, em uma reunião virtual: show! A tecnologia nos libertou. Permitiu-nos escolhas e opção pela qualidade de vida no trabalho.

No Brasil já possuímos a regulamentação desta modalidade de trabalho pela lei ordinária de número 12.551/2011. Saiba mais, clicando aqui.

Teletrabalho e EaD: similaridades

Até para estudar ficou melhor. Temos a opção do curso presencial ou educação a distância, com o uso da internet, com aulas gravadas, chat on-line, interações, comunicação síncrona e assíncrona. Você precisa comparecer à estrutura apenas para prestar as provas.

Para ser excelente na profissão e nos estudos é preciso ser "híbrido"

Não importa a profissão que você escolha, tenha a certeza de que, terá de se esforçar para ser um profissional "híbrido", ou seja, ora na estrutura, ora no fluxo. Ora trabalhador, hora teletrabalhador. Inclusive nos estudos, aproveite a internet para estudar, há cursos on-line gratuitos para serem feitos que podem te ajudar a evoluir na sua profissão. Acompanhe o site da FGV e verifique

É isso meus queridos internautas, um forte abraço a todos.

orientacao profissionalEste post foi escrito para você pela professora Ana Célia Bohn. Ela é formada em Administração, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e tem Mestrado em Administração. Ana dá aulas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, e na Faculdade SENAC na cidade de Jaraguá do Sul. Ela foi premiada em 2015 com o melhor artigo científico brasileiro com o tema "Educação à Distância", no XXV ENANGRAD, e também atua como orientadora educacional para graduação e pós-graduação.

Contato: ana.bohn@catolicasc.org.br

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Plano de Estudos para as questões de História no Enem: veja como se preparar!

Posted: 31 Aug 2016 04:28 AM PDT

Sem decoreba! Para arrasar na prova de História no Enem é preciso focar na interpretação de dados e imagens. Confira as dicas do Plano de Estudos de História elaborado pelo professor Pérsio Santiago, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.

Com base na análise das questões de História no Enem dos últimos quatro anos, é possível perceber algumas tendências. Por exemplo, das 72 questões dedicadas à disciplina, 61% falam sobre a história do Brasil, enquanto 39% abordam a história geral. Percebeu a força de estudar a história do Brasil. Mas, não dá para relegar a história geral.

plano-de-estudos

Na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio a distribuição das questões de História  no Enem pode ser mapeada em cinco grandes áreas: 1 – Direitos humanos, minorias, índios e negros; 2 – Autoritarismo e Democracia; 3 – Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, Imigração, etc.); 4 – Patrimônio Cultural;  5 – Economia.

Veja a seguir aulas especiais para cada um dos temas de História no Enem apontados pelo professor Pérsio Santiago:

1- Direitos humanos, minorias, índios e negros (39%)

Povoamento do interior no Período Colonial (Séc. XVII) – História Enem

História Enem – videoaulas e apostilas sobre o Brasil Colônia

2- Autoritarismo e democracia (24%)

Primeiro Reinado no Brasil Império – Aula de revisão para História no Enem. Confira.

A República Velha – Aula de História Enem

Golpe Militar de 1964 – Aula de História Enem e Vestibular

Ditadura Militar – Revisão de História: Enem e Vestibular

Política e democracia no Brasil – Aula de Sociologia Enem

3- Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, imigração, etc.) (24%)

Primeiro Reinado no Brasil Império – Aula de revisão para História no Enem. Confira.

Migrações Internas e Externas: revise esse fenômeno populacional!

Absolutismo: veja como os reis tornaram-se tão poderosos. História no Enem.

A 2ª Guerra Mundial – O maior conflito armado da história. Revisão Vestibular e Enem.

4- Patrimônio cultural ou cultura (8%)

Pré-História da América – História Enem

Roma Antiga: Cultura e Legado – História Enem

Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem

Revisão Enem – Mineração: Transformações Políticas e Culturais

O Renascimento Cultural e a Europa Absolutista – História, Artes, e política.

5- Economia (5%)

Economia açucareira – Revisão História Enem

Economia Agroexportadora Brasileira – Geografia vestibular e Enem.

Industrialização brasileira – Geografia Enem

Também é possível encontrar nessas questões de História no Enem informações de outras ciências humanas (Política, Geografia, etc.), o que lhes dá um caráter interdisciplinar.

Não se esqueça de que a abordagem da prova também mudou muito nos últimos anos. Hoje, o que se espera não é mais que o aluno tenha as datas na ponta da língua, mas sim que seja capaz de compreender contextos e interpretar imagens e textos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a estrutura e os temas mais frequentes, confira mais algumas dicas do professor:

Interpretação:

Uma das habilidades mais importantes neste tipo de prova é a interpretação. Para enfrentar questões com imagens, textos e documentos de época, é fundamental que você analise os detalhes e compreenda o contexto em que aquele material foi produzido.

Imagens: Quando encontrar uma imagem, procure observar detalhes que remetam ao período em que ela foi criada. Compreender as referências já contribui com, pelo menos, 40% da questão. Por exemplo, na prova de 2013 aparecem caricaturas de Dom Pedro II em dois momentos de sua vida: juventude e velhice. A resposta estava nas informações adicionais, que possibilitavam a compreensão do período em que foram produzidas.

Textos: Já quando o teste vier acompanhado por um texto, leia primeiro o enunciado da questão, pois, muitas vezes, a resolução independe do texto. Se mesmo assim você precisar ler, já saberá exatamente o que procura.

Documentos de época: Assim como na interpretação das imagens, o mais importante na análise de um documento é compreender o cenário em que ele foi criado. O que estava acontecendo naquele momento?

Respostas Diretas:

No período avaliado pelo Professor Pérsio, apenas oito questões de História no Enem possibilitavam respostas diretas, ou seja, que não precisam de interpretação de textos, imagens ou documentos. Há uma tendência de que este tipo de questão se torne cada vez menos frequente, no entanto, é importante estar preparado.

Por fim, lembre-se de estar sempre atento ao relógio. Ter controle do tempo vai te dar mais tranquilidade para realizar uma boa prova.

Pérsio Santiago: Formado pela USP, trabalha há 15 anos no Colégio Bandeirantes, onde é professor de História Geral das terceiras séries de Biológicas, Exatas e Humanas. Contato: colband@maquinacohnwolfe.com

colégio bandeirantes logo

Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes: http://colband.net.br/

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