quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Processo de Independência do Brasil – História vestibular e Enem

Posted: 06 Sep 2016 05:38 PM PDT

Revisão Enem sobre o Processo de Independência do Brasil. Confira para mandar bem nas questões de história no vestibular e no Enem.

Para compreender o processo de Independência do Brasil consagrado no dia 7 de setembro de 1822 é preciso analisar com atenção desde a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808. A chegada da Corte de Portugal no Brasil influenciou uma série de transformações na América Portuguesa.

1808 - A família real de Portugal no Brasil

É importante pensar que a vinda de mais de 15 mil pessoas para o Brasil, entre nobres e altos funcionários do Estado Português, afetou muito a rotina dos brasileiros.

D. João VI, decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808. Uma estratégia para fugir do Bloqueio Continental, imposto pela França. Para o Brasil, esta atitude dava fim ao monopólio comercial imposto pela metrópole por três séculos.   Outras atitudes de D. João VI, como a criação de ministérios, tribunais, secretarias, cartórios e principalmente o Banco do Brasil, ainda em 1808, foram marcos presentes ainda hoje na estrutura de governo no País.

Este conjunto de ações fez com que o Brasil começasse a adquirir um novo status de Reino Unido de Portugal, e não mais de colônia. Grandes transformações urbanas e culturais aconteceram no período de estada da família real no Brasil, como a criação de bibliotecas, jardins botânicos, e mesmo o avanço da imprensa.

Viu só que papo furado esse que ‘os portugueses eram trouxas’?

Se você leu com atenção logo percebeu que a vinda de Dom João VI e sua Corte Imperial para o Brasil foi, na verdade, um golpe de mestre que os portugueses aplicaram em Napoleão Bonaparte. Portugal foi um dos países líderes do ciclo das Grandes Navegações e Descobertas Marítimas.  Eles foram um dos reis dos mares. Veja aqui uma aula completa sobre As Grandes Navegações: as grandes navegações

Nasce um  novo Brasil a partir de 1808

Uma nova fase de desenvolvimento acontecia no Brasil, e após a volta de D. João VI e sua corte a Portugal, em 1821, o Brasil não aceitaria mais o retorno às condições de colônia. Tudo isto iria se refletir nas décadas seguintes para chegar à  Independência do Brasil.

 Em 1820, eclodiu em Portugal, a Revolução do Porto, causada pelos conflitos oriundos do Congresso de Viena e as consequências do fim da Era Napoleônica. Os portugueses exigiram a volta de D. João a Portugal. Neste momento, as tensões políticas no Brasil aumentavam, e dois grandes partidos tomavam forma: o Partido Português e o Partido Brasileiro. O partido de origem portuguesa lutava pela volta do Brasil à condição de colônia.

Já o Partido Brasileiro foi uma das importantes frentes na luta pela independência do Brasil. Destaca-se, neste partido, a figura de José Bonifácio, comerciante importante e grande articulador da independência brasileira.

Antes de sua partida, D. João deixou o seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. Porém, as pressões para a volta de D. Pedro a Portugal eram imensas, uma vez que até mesmo o Partido Português desejava seu retorno. D. Pedro recebeu uma ordem expressa para que voltasse imediatamente, porém o Partido Brasileiro mobilizou-se em um abaixo-assinado, que reuniu milhares de assinaturas, pedindo para que o príncipe ficasse em nosso país. Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro comprometeu-se a ficar no Brasil. Esta data é conhecida como o "Dia do Fico".

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"Dia do Fico" de Jean-Baptiste Debret, em 1834-1839. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dia_do_Fico.jpg. Acesso em julho de 2012.

A partir do "Dia do Fico", as tensões políticas aumentaram no Brasil. Os partidos estavam em grande conflito. É importante perceber que o Brasil encontrava-se independente antes mesmo do grito do Ipiranga, o que demonstra documento elaborado em agosto de 1822, por José Bonifácio.

Este documento afirmava que o Brasil era um país politicamente independente, mas que continuava ligado a Portugal por laços tradicionais e pela família de D. Pedro. Porém, tal documento não obteve o efeito desejado de acalmar as tensões. Foi necessário então, no dia 7 de setembro de 1822, que D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, declarasse formalmente a separação entre Brasil e Portugal.

A independência foi declarada, porém, optou-se pelo sistema monárquico, a fim de que a aristocracia rural continuasse com os seus antigos privilégios. A participação popular foi muito pequena, se comparada aos demais movimentos de independência da América Latina. Além disso, a Inglaterra continuou exercendo grande influência econômica e política no Brasil.

História Enem

Quadro Independência ou Morte mais conhecido como "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela – 1888)

Dica 1 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – http://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/

Dica 2 – De general militar a Imperador de praticamente toda a Europa. Estude a história de Napoleão Bonaparte nesta aula sobre a Era Napoleônica de História Enem – http://blogdoenem.com.br/era-napoleonica-historia-enem/

Saiba mais sobre o Processo de Independência do Brasil nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar as soluções

Questão 01

Como era chamado o dia em que D. Pedro decidiu permanecer no Brasil, apesar das pressões políticas para o seu retorno a Portugal?

a) Dia da Permanência.

b) Dia do Porto.

c) Dia do Não.

d) Dia do Fico.

e) Dia do Imperador.

Dica 3 – Revise tudo sobre a Nova República em mais esta aula de História Enem e fique preparado para gabaritar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/nova-republica-historia-enem/

Questão 02

O príncipe D. Pedro, na Independência do Brasil, foi:

a) essencial, pois sem ele não ocorreria a independência.

b) figura de fachada, totalmente submisso aos desejos de José Bonifácio.

c) mediador, minimizando os antagonismos entre Brasil e Portugal.

d) manipulado pela aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade popular.

e) totalmente independente, tomando para si liderança do processo, dando à independência um caráter revolucionário.

Questão 03

A Independência do Brasil:

a) rompeu o processo histórico.

b) adaptou a estrutura política do país às conveniências da aristocracia rural.

c) acelerou o processo de modernização econômica.

d) representou um sério golpe na economia escravista.

e) representou um retrocesso político devido à forma monárquica de governo adotada.

Questão 04

(MACKENZIE) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:

a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.

b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.

c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.

d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.

e) promover um governo liberal e descentralizado através da Constituição de 1824.

Questão 05

A maior razão brasileira para romper os laços com Portugal era:

a) evitar a fragmentação do país, abalado por revoluções anteriores.

b) garantir a liberdade de comércio, ameaçada pela política de recolonização das Cortes de Lisboa.

c) substituir a estrutura colonial de produção e desenvolver o mercado interno.

d) aproximar o país das repúblicas platinas e combater a Santa Aliança.

e) integrar as camadas populares ao processo político e econômico.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Aspectos físicos da Europa – Parte 1

Posted: 06 Sep 2016 04:43 PM PDT

Olá, tudo bem! Nessa postagem, veremos os aspectos físicos da Europa, porém, será um assunto fracionado. Primeiro, falarei sobre o relevo e a hidrografia, ok?

Ah, mas esse assunto é fundamental para o Enem? Como é rara a cobrança desse conteúdo, sempre é bom estarmos antenados caso resolvam, justamente neste ano, cobrarem. Então, vem comigo?

Aspectos físicos da Europa- conceitos gerais

Quando pensamos nos aspectos geológicos da Europa, podemos chama-la de subcontinente, já que ela é a extensão da Ásia, formando quase que um gigante península.

A maior parte dos países está situada no Hemisfério Leste e totalmente no Hemisfério Norte. Com relação à zona climática, a maior parte está na zona subtropical do norte, com uma pequena parte na zona polar do norte.

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Formada por 49 países, a Europa já viveu a redução e o aumento de números de países por conta de unificações e separações durante a história.

 Aspectos físicos da Europa: relevo 

O relevo da Europa é predominantemente de planície. Porém, algumas áreas, apresentam grandes formações montanhosas por conta dos dobramentos modernos. Elas se concentram na parte sul do continente, como podemos ver no mapa abaixo:

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Dentre as principais formações montanhosas temos os Alpes, os Pirineus, Apeninos, Cárpatos, Cáucaso, os Montes Urais e os Alpes Escandinavos (este último é o único ao norte)

A formação planáltica é pequena, mas existente, como no caso do Planalto Central Russo e o de Volga.

Um ponto que é facilitado para a Europa por conta de um relevo tão baixo, é a questão agrícola. Mas você pode se perguntar: "Mas a Europa não é dependente de produtos agrícolas?" Lembramos que são dependentes de produtos tropicais, mas de produtos subtropicais, eles chegam a exportar, ok?

Essa formação de relevo interfere diretamente em que mais? Interfere diretamente na hidrografia do continente, certo?

Aspectos físicos da Europa: hidrografia

A hidrografia Europeia é caracteristicamente de planície, até porque, não teria como ser diferente com a formação de relevo apresentada no continente. Essa característica leva a algumas potencialidades e dentre elas, a mais importante é ser navegável. Cerca de 90% dos rios europeus conseguem ser navegáveis, facilitando o comércio internacional, por exemplo.

Os principais rios s são: Volga, Reno, Sena, Tâmisa, Pó, Tejo, Danúbio, Douro, Loire e Ródano.

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Um dos grandes problemas dos rios europeus é o seu curso passar no meio das grandes cidades. Esse passagem torna o rio poluído devido, por exemplo, o lançamento de esgoto. Isso impossibilita o uso dessas águas para a plantação e até mesmo para o abastecimento da população.

Como a maioria dos rios é de planície, o potencial hidrelétrico é muito pequeno, dependendo de outras fontes energéticas, como a nuclear, o gás e o petróleo.

Então, ficou com alguma dúvida sobre a primeira parte dos aspectos físicos da Europa? Assista a videoaula e depois faça os exercícios, ok? Bons estudos!


Exercícios

1 – Analise as alternativas sobre os aspectos físicos da Europa e marque (E) para as alternativas erradas e (C) para as corretas.

a) O território europeu está localizado, em sua maior parte, na zona climática temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

b) Com área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados, a Europa possui a maior extensão territorial entre todos os continentes.

c) Na Europa está localizado o menor país do mundo, o Vaticano, com extensão territorial de 0,44 quilômetros quadrados.

d) O tipo de relevo predominante no território europeu são as planícies, com altitudes médias de 340 metros.

e) A Escandinávia é uma região geográfica da Europa, cuja localização é a porção leste desse território, e os países integrantes são: Rússia, Ucrânia e Romênia.

2 – Sobre a hidrografia do continente europeu, assinale a alternativa incorreta:

a) O Rio Danúbio corta importantes capitais europeias.

b) O Rio Reno é o mais importante da Europa, por onde circula a maior parte dos produtos industrializados.

c) O Rio Tâmisa é um exemplo de despoluição para o mundo.

d) O Rio Pó percorre a principal região econômica da Itália.

e) Embora possua um trecho que fica congelado durante parte do ano, o Rio Elba é o mais extenso da Europa.

3 – Relacione a coluna corretamente:

(A) Rio Volga

(B) Rio Reno

(C) Rio Danúbio

(   ) Mais importantes rio europeu, pois permite transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Nasce nos Alpes Suíços, atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda). Junto a sua desembocadura encontra-se o Porto de Roterdã.

(   ) Mais extenso rio europeu com 3.688 Km de extensão, nasce do Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Mar Cáspio.

(  ) Atravessa Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz fica na fronteira entre Romênia e Ucrânia.

GABARITO

1 – C-E-C-C-E

2 – E

3 – B-A-C

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

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Revoltas Coloniais – Simulado Online de História para o Enem

Posted: 06 Sep 2016 09:32 AM PDT

Simulado de História

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Tipos de gráficos e interpretação: Análise gráfica para o Enem!

Posted: 06 Sep 2016 07:11 AM PDT

Este post traz um material sobre representação gráfica de dados estatísticos. Os dados de uma pesquisa podem ser apresentados de várias maneiras.

Os meios de comunicação utilizam em geral, gráficos e tabelas para apresentar esses dados. Isso ocorre porque esses recursos possibilitam uma apresentação dos resultados de uma pesquisa. Participe desta aula e interprete com excelência os vários tipos de gráficos matemáticos no Enem!

Tipos de gráfico e interpretação

Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que possa ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação espacial de um determinado acontecimento ou lugar, os gráficos apontam uma dimensão estatística sobre um determinado fato.

Por esse motivo, interpretar corretamente os vários tipos de gráfico disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, é de grande importância para compreender determinados fenômenos. Eles, geralmente, comparam informações qualitativas e quantitativas, podendo envolver também o tempo e o espaço.

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.

Gráfico de Barras

O gráfico de barras (ou de colunas) é utilizado em geral para representar dados de uma tabela de frequências associadas a uma variável qualitativa. Nesse tipo de gráfico, cada barra retangular representa a frequência ou a frequência relativa da respectiva opção da variável.

Veja a seguir um exemplo de gráfico de barras:

Desmatamento na Amazônia cresce 3,8

Em 28/11, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que o desmatamento na região da Amazônia, medido entre agosto de 2007 e julho de 2008, foi de 11.968 km², de acordo com o resultado do Projeto de monitoramento na Amazônia Legal (Prodes). A taxa 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior.

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Gráfico de Linhas

O gráfico de linhas (ou de segmentos) é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.

Veja alguns exemplos de gráficos de linhas a seguir:

Evolução da população residente em Portugal 1861 – 2007

Disponível em: http://ticg39195.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Disponível em: http://ticg39195.blogspot.com/2009_11_01_archive.html

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Gráfico de Setores

O gráfico de setores, também conhecido como "gráfico de pizza", é utilizado, em geral, para representar partes de um todo.

  • Um gráfico circular ou setograma é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes. Ou seja, a amplitude do ângulo ao centro de cada setor circular é diretamente proporcional à frequência que representa. Facilmente se obtém essas amplitudes, em graus, multiplicando a frequência relativa por 360º.
  • Os setores circulares devem ter cores diferentes.
  • Devem ser colocadas legendas relativas aos setores de modo a ser possível interpretar o gráfico.
  • O gráfico deve ter um título adequado.

Veja a seguir uma tabela e um gráfico de setores indicando os setores que produzem os gases que intensificam o efeito estufa.

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Intergovernmental Panel on Climate Change. Reports. Disponível em: http://www.ipcc.ch/

Histograma

As frequências absolutas e as relativas de dados agrupados em intervalos de classes podem ser representadas por meio de um tipo de gráfico denominado histograma, o qual é composto de retângulos justapostos cujas bases são apoiadas em um eixo horizontal.

Observe a seguinte situação:

Em um concurso público realizado pela prefeitura de certo município, 200 candidatos foram submetidos a uma prova escrita. A distribuição de frequências segundo as notas obtidas pelos candidatos está representada na tabela.

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Veja a seguir um histograma referente à frequência absoluta e outro referente à frequência relativa:

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Pictograma

A fim de tornar os gráficos mais atraentes, os meios de comunicação, como revistas, jornais, entre outros, costumam ilustrá-los com imagens relacionadas ao contexto do qual as informações fazem parte. Essa forma de representação é denominada pictograma ou gráfico pictórico.

Nesse tipo de representação, assim como nos gráficos tradicionais, as dimensões das imagens devem ser proporcionais ao dados apresentados.

Veja um exemplo:

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Polígono de Frequências

O polígono de frequências é uma outra forma gráfica de representar uma distribuição de dados agrupados em classes.

Os polígonos de frequências são usados, normalmente para comprar duas distribuições de dados semelhantes.

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O polígono de frequências constrói-se a parti do histograma, unindo os pontos médios de lados superiores dos diferentes retângulos do histograma. A linha é o polígono de frequências.

Obs: Para que a área da zona delimitada pelo polígono de frequências seja igual à soma das áreas dos retângulos do histograma, une-se o extremo esquerdo do polígono (ponto B) com o ponto médio (A) do dado anterior, cuja frequência é nula, e procede-se analogamente para o extremo direito do polígono.

E aí, você entendeu as principais diferenças entre os vários tipos de gráficos? Aproveita para assistir a videoaula abaixo e fixar ainda mais esse assunto.

Agora, veja se você consegue resolver os exercícios abaixo com diferentes tipos de gráficos. Boa sorte!

Exercício – 1 (ENEM de 2012)

O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

Questão com interpretação de gráficos no Enem de 2012
Questão com interpretação de gráficos no Enem de 2012

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram:

  1. a) março e abril.
  2. b) março e agosto.
  3. c) agosto e setembro.
  4. d) junho e setembro.
  5. e) junho e agosto.

Alternativa e

Exercício – 2 (ENEM de 2012)

A figura a seguir apresenta dois gráficos com informações sobre as reclamações diárias recebidas e resolvidas pelo Setor de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma empresa, em uma dada semana. O gráfico de linha tracejada informa o número de reclamações recebidas no dia, o de linha contínua é o número de reclamações resolvidas no dia. As reclamações podem ser resolvidas no mesmo dia ou demorarem mais de um dia para serem resolvidas.

Questão com interpretação de gráficos no Enem de 2012
Questão com interpretação de gráficos no Enem de 2012

O gerente de atendimento deseja identificar os dias da semana em que o nível de eficiência pode ser considerado muito bom, ou seja, os dias em que o número de reclamações resolvidas excede o número de reclamações recebidas.

Disponível em: http://blog.bibliotecaunix.org. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

O gerente de atendimento pôde concluir, baseado no conceito de eficiência utilizado na empresa e nas informações do gráfico, que o nível de eficiência foi muito bom na

  1. a) segunda e na terça-feira.
  2. b) terça e na quarta-feira.
  3. c) terça e na quinta-feira.
  4. d) quinta-feira, no sábado e no domingo.
  5. e) segunda, na quinta e na sexta-feira.

Alternativa b

Exercício – 3 (ENEM 2010 – Questão 140 – Prova Rosa)

Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

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Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de

A) 24500.

B) 25000.

C) 220500.

D) 223000.

E) 227500.

Alternativa a

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

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