segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Leis Ponderais – Química Enem

Posted: 04 Sep 2016 07:42 PM PDT

Você já deve ter ouvido a frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!", você sabe o que ela realmente significa? Que tal descobrir isso e muito mais revisando sobre as leis Ponderais? Então não deixe essa chance passar, estude com o Blog do Enem!

No final do século XVIII, os cientistas Antoine Laurent Lavoisier e Joseph Louis Proust, através de estudos experimentais, concluíram que as reações químicas obedecem a determinadas leis. Essas leis são chamadas de leis ponderais e relacionam as massas das substâncias, reagentes e produtos participantes de uma reação química.

As Leis Ponderais foram postuladas no século XVIII, sendo essenciais para os estudos da estequiometria e de outras teorias que foram postuladas posteriormente.

Agora vamos relembrar o que fala as principais Leis Ponderais?

Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier:

Figura 1. Químico francês Antoine Laurent Lavoisier
Figura 1. Químico francês Antoine Laurent Lavoisier "pai da química".
(1743-1794)

Lavoisier depois de observar os resultados da experiência da calcinação do mercúrio metálico, concluiu que: "Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos".

Ou, como é popularmente conhecida:

"Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma".

Veja exemplos dessa lei:

Quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água;

H2 (g) +1/2 O2 (g) → H2O (l)

2 g   +  16 g       → 18 g

Também, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre à formação de 44 gramas de gás carbônico.

C(grafite)  +   O2(g)   →    CO2(g)

12 g   +  32 g       → 44 g

Dica 1– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou.

Lei das proporções constantes ou lei de Proust 

Figura 2. Químico e farmacêutico Joseph Louis Proust (1754-1826)
Figura 2. Químico e farmacêutico Joseph Louis Proust (1754-1826)

Essa lei das proporções constantes tem como enunciado:

Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

Proust por meio de uma série de experimentos constatou que as massas dos elementos envolvidos nas reações químicas são proporcionais. Ou seja, determinadas substâncias sempre reagem com outras a partir de uma proporção definida das massas envolvidas.

Vejamos um exemplo:

Carbono + Oxigênio → Gás Carbônico

3 g     +        8g        →         11 g

Ou 6g   +     16g       →          22 g

Ou 9g    +   24g      →          33g

Observe que as massas dos elementos envolvidos podem se alterar, no entanto, a proporção entre elas será sempre a mesma. Assim, se a massa de um elemento da reação química é duplicada, os outros também são. Isso explica o processo de balanceamento das reações químicas e os cálculos estequiométricos.

Dica 2 Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Solubilidade dos compostos orgânicos.  Acesse o nosso blog do Enem e confira. Vai ficar de fora dessa?
Quer saber mais um pouco sobre as Leis Ponderais? Então assista a vídeo aula do Evolucional com o professor Thiago e mande bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Não fique de fora dessa!

Você consegue resolver este exercício sobre as leis ponderais? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Observe a seguir uma tabela que relaciona certos dados obtidos em algumas reações de síntese realizadas em laboratório sem excessos de reagentes:

2

Com base na lei de Lavoisier, indique os valores das massas que substituiriam corretamente as letras A, B, C, D, E e F nessas reações:

a) 120 g, 56 g, 32 g, 500 g, 63 g, 23 g.

b) 36 g, 80 g, 71 g, 448 g, 56 g, 42 g.

c) 36 g, 56 g, 32 g, 704 g, 7 g, 32 g.

d) 36 g, 56 g, 32 g, 704 g, 7 g, 42 g.

e) 228 g, 80 g, 192 g, 704 g, 119 g, 128 g.

Resposta: C

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

O post Leis Ponderais – Química Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Circuitos Elétricos e Resistência: veja as Leis de Ohm. É Física Enem.

Posted: 04 Sep 2016 01:15 PM PDT

Resistência Elétrica – Confira as Leis de Ohm. É um fundamento clássico para você entender os circuitos elétricos e fazer os cálculos de corrente elétrica. Siga abaixo para entender as Leis de Ohm. Cai em Física Enem.

Em todo aparelho elétrico encontramos algo óbvio e em comum entre eles, que é o fato de funcionarem com eletricidade. É necessário passar uma corrente elétrica pelo aparelho para que ocorra seu funcionamento. Esta corrente elétrica percorre algo que chamamos de circuito elétrico. Parece dificil entender conteúdos de Física Enem e vestibular?  Vamos em frente, que você compreender e superar este bloqueio.

Um circuito é definido como o conjunto de componentes elétricos, ligados entre si através de fios, e alimentados por um gerador (aparelho que irá fornecer a corrente elétrica, podendo ser uma pilha, uma tomada, etc.). Um dos componentes fundamentais no circuito é o resistor. A imagem abaixo mostra resistores utilizados em circuitos elétricos.  as leis de ohm destacada

Como o próprio nome já diz, o resistor é um componente que resiste (dificulta) a passagem de corrente elétrica. Esta capacidade de resistir à passagem de corrente é chamada de resistência elétrica e pode ser calculada através da razão da diferença de potencial U aplicada no resistor pela corrente i que passa pelo resistor. Veja a fórmula:

aula18_fig002.tif

Tensão, Corrente, e Resistência

Em um circuito elétrico a tensão U é medida em volts, e a corrente i é medida em amperes, e com isso a resistência é medida em volts por amperes, que recebe uma denominação especial de ohm (Ω), em homenagem ao físico que estudou os resistores, Georg Simon Ohm.

Física Enem

A notação utilizada nos circuitos elétricos para representar resistor é a da figura abaixo:

aula18_fig003.tif

Dica 1 – Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/

Veja a Primeira lei de Ohm

O físico alemão, Georg Simon Ohm (1787 – 1854), fez experiências com condutores metálicos e verificou que a razão da diferença de potencial aplicada nos terminais do condutor pela corrente, que era estabelecida, era sempre constante; ou seja, variando-se a tensão, a corrente variava na mesma proporção. Ele, desta forma, estabeleceu que todos os condutores que obedeciam essa proporção eram chamados de resistores ôhmicos.

aula18_fig004.tif

Se fizermos um gráfico da tensão em função da corrente para um resistor ôhmico, temos o gráfico de uma reta, como podemos ver no gráfico abaixo.

aula18_fig005.tif

Já os resistores não ôhmicos apresentam um gráfico onde a tensão não varia linearmente com a corrente, como mostrado no seguinte gráfico:

aula18_fig006.tif

Dica 2 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

A Segunda lei de Ohm

Esta lei define a resistência elétrica de um fio como sendo proporcional à razão entre o comprimento L do fio pela área de sua secção reta A.

aula18_fig007.tif

Esta proporção está relacionada com a resistividade elétrica do material ρ, um valor que depende de cada material. Desta forma, temos a segunda lei de ohm como sendo a seguinte equação:

aula18_fig009.tif

Lembramos que o comprimento L deve ser medido em metros (m), e a secção reta A em metros quadrados (m²).

A resistividade elétrica está relacionada com outra propriedade do material, que é a sua condutividade elétrica. Esta é exatamente o contrário da resistividade. A condutividade define o quanto um material é capaz de conduzir corrente elétrica, é pode ser calculada como o inverso da resistividade elétrica:

aula18_fig010.tif

Plano de Estudo Gratuito de Física Enem

Confira revisão completa spbre MRU, MRUV e todas as formas de Movimento. Veja as Leis da Gravidade e da Relatividade. Aprenda sobre as formas de energia nuclear e revise as Leis da Termodinâmica. Veja aqui Plano de Estudos de Física Enem e Vestibular:

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Aula Gratuita sobre as Leis de Ohm

Saiba mais sobre Resistência Elétrica nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você responder e compartilhar nas redes sociais

Questão 1 sobre Física no Enem e no Vestibular

(UFMG) Este gráfico mostra como varia a tensão elétrica em um resistor mantido a uma temperatura constante em função da corrente elétrica que passa por esse resistor.

aula18_fig011.tif

Com base nas informações contidas no gráfico, é correto afirmar que:

a) a corrente elétrica no resistor é diretamente proporcional à tensão elétrica.

b) a resistência elétrica do resistor aumenta quando a corrente elétrica aumenta.

c) a resistência do resistor tem o mesmo valor qualquer que seja a tensão elétrica.

d) dobrando-se a corrente elétrica através do resistor, a potência elétrica consumida quadruplica.

e) o resistor é feito de um material que obedece à Lei de Ohm.

Dica 3 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/

Questão 2

(UFJF-MG) Medidas da corrente elétrica em função da diferença de potencial aplicada foram realizadas em dois resistores de metais diferentes, encontrando-se os resultados relacionados abaixo. Durante as medidas, a temperatura dos resistores foi mantida constante.

aula18_fig012.tif

Nestas condições são feitas as afirmativas:

I. Somente o resistor 1 obedece à lei de Ohm.

II. Somente o resistor 2 obedece à lei de Ohm.

III. Um dos resistores tem resistência elétrica com valor de 4,36 Ω

é (São) verdadeira(s):

a) I

b) II

c) III

d) I e III

e) II e III

Questão 3 – É Física no Enem e no Vestibular

(ACAFE-SC) Suponha que você mude de São Paulo, onde a tensão da rede é 110V, para Florianópolis, onde a tensão na rede é 220V, e traga consigo um aquecedor elétrico. Você pode manter a mesma potência do aquecedor substituindo a resistência original de 8,0Ω por uma outra, cujo valor, em Ω, seja:

a) 16

b) 12

c) 4

d) 2

e) 64

Questão 4

(UEL-PR) Para variar a potência dissipada por aparelhos tais como chuveiros, aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes, são projetados resistores com diferentes resistências elétricas. Em um projeto, um fio condutor de comprimento l e de diâmetro da seção transversal D teve reduzidos à metade tanto o seu diâmetro quanto o seu comprimento (conforme está representado na figura).

aula18_fig013.tif

O que acontecerá com a resistência R' do novo fio, quando comparada à resistência R do fio original?

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 5

(Mackenzie-SP) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de um outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua seção transversal tem raio igual à metade do raio da seção transversal do fio B. A relação entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é:

a) 0,25.

b) 0,50.

c) 0,75.

d) 1,25.

e) 1,50.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Circuitos Elétricos e Resistência: veja as Leis de Ohm. É Física Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem

Posted: 04 Sep 2016 12:40 PM PDT

O que é uma função Polinomial do 1º Grau? Vamos relembrar?

Polinômios de 1º Grau

Dados dois conjuntos A e B não vazio, temos que função é a relação onde para cada x pertencente a um conjunto A corresponde a um, e somente um, y pertencente a um conjunto B. Compreendeu, ou ainda está difícil?

Veja agora esta explicação do portal Globo Educação: Função é uma relação entre dois conjuntos. Começaremos destacando a função polinomial de 1º grau mais simples, a função identidade, onde y = f(x) = x.  Além da estrutura mais geral da função do 1º grau, y = f(x) = ax + b, temos uma estrutura mais simples, do tipo y = f(x) = ax.

Então, temos que uma função polinomial do 1º grau, é toda função escrita na forma:

f(x) = ax + b com a diferente de 0

Observe que a função é de primeiro grau, pois o expoente da variável x é o número 1.

Na função acima, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.

Entendeu? Vamos ver alguns exemplos?

a) f(x) = 5x – 15

(Função afim)

b) f(x) = -7x

(Função linear)

Plano de Estudos de Matemática Enem

Veja uma revisão completa com os 10 temas de Matemática que mais caem no Enem e nos Vestibulares. Tem Regra de Três, Cálculo de Juros, Teorema de Pitágoras, Logaritmo e Trigonometria: seno, cosseno, tagente, e cotangente. Confira o Plano de Estudos de Matemática:  Plano de Estudos Matemática

A Raiz da Função

Agora que você já relembrou o que são as funções polinomiais, vamos ver o que é a raiz dessa função? Fique ligado! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

A raiz de uma função polinomial é o valor de x que zera a função. Ou seja, é um valor que quando você substitui pelo X da equação, essa mesma equação fica igual a zero.

ax+ b = 0

ax = -b

x = -b/a

Veja o exemplo abaixo:

5X + 10 = 0

5X = -10

 X = -10/5

 X = -2

 Então a raiz da função, ou seja, o valor de x que zera a função é -2.

 Dica 2 – Já sabe tudo sobre Conhecimentos Geométricos? Revise com esta aula sobre Escalas Geométricas e fique pronto para a prova de Matemática do Enem.escalas geométricas

Você sabe identificar um gráfico de uma função de primeiro grau? Vamos ver como é?

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau é uma reta, com isso precisamos encontrar dois pontos, pois por dois pontos distintos passa uma única reta.

Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem

No gráfico acima temos uma função linear, escrita na forma:

Vamos ver um exemplo para você entender melhor…

Vamos construir o gráfico da função y = 3x – 1:

Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:

a) Para   x = 0, temos   y = 3 · 0 – 1 = -1; portanto, um ponto é (0, -1).
b) Para   y = 0, temos   0 = 3x – 1; portanto,  e outro ponto é .

Marcamos os pontos (0, -1) e  (1/3 , 0) no plano cartesiano e ligamos os dois com uma reta.

Função: y = 3x-1

x

y

0

-1

1/3

0

Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem

  • O coeficiente de xa, é chamado coeficiente angular da reta e, está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox.
  • O termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta. Para x = 0, temos y = a · 0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo Oy.
Dica 3 – Entenda como converter as unidades de medida de Comprimento e Área em mais esta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/volume-capacidade-matematica-enem/

E como são classificadas as funções de primeiro grau? Vamos relembrar? Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Numa função polinomial do 1º grau:

f(x) = ax + b

As retas poderão ser crescentes ou decrescentes, seguindo a seguinte regra:

  • ·         Função Crescente

a > 0

A função de primeiro grau é classificada como crescente, quando o valor de a é maior que zero, ou seja, um número positivo.

  • ·         Função decrescente

a < 0

Uma função de primeiro grau é classificada como decrescente, quando o valor de a é menor que zero, ou seja, um número negativo.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Aula Gratuita

Quer saber mais sobre as funções lineares? Então assista a uma super videoaula de 11 minutos, onde o professor Daniel Liebert explica tudo e da exemplos sobre as funções de primeiro grau. Não deixe essa chance passar!

Exercício a seguir:

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(Enem 2ª aplicação 2010) As sacolas plásticas sujam florestas, rios e oceanos e quase sempre acabam matando por asfixia peixes, baleias e outros animais aquáticos. No Brasil, em 2007, foram consumidas 18 bilhões de sacolas plásticas. Os supermercados brasileiros se preparam para acabar com as sacolas plásticas até 2016. Observe o gráfico a seguir, em que se considera a origem como o ano de 2007.

Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem

De acordo com as informações, quantos bilhões de sacolas plásticas serão consumidos em 2011?

a) 4,0
b) 6,5
c) 7,0
d) 8,0
e) 10,0

Gabarito: E

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

O post Função Polinomial do 1º grau – Matemática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!