domingo, 26 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Oceanografia: o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 24 Oct 2014 03:12 PM PDT

A oceanografia é a ciência que se propõe a estudar o comportamento dos mares, lagos, oceanos, rios e todos os aspectos que os envolvem. A descrição e fenômenos que acontecem, bem como as espécies aquáticas acabam fazendo parte dessa ciência fascinante.

Existem dois padrinhos para os estudos dos oceanos. Um, no imaginário, com o Capitão Nemo, no comando do submarino Nautilus, no romance As 20 Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne. Outro, de carne, osso, sal e muito sol, que foi  o francês Jacques Custeau, cientista e divulgador para televisão dos segredos da vida sob as águas.

Dica 1 – Gostou da ideia de fazer o curso de graduação em Oceanografia? Veja aqui as notas de corte no SIsu para este curso e todas as outras carreiras: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Quem é o oceanógrafo? 

oceonografia - graduaçãoO(a) oceanógrafo(a) é quem estuda profissionalmente a vida vegetal e a vida animal que se desenvolvem preponderantemente nos ambientes marinhos.

A análise da composição desses ambientes também é uma ocupação do oceanógrafo, assim como o monitoramento e participação ativa em iniciativas que promovam a preservação desses ambientes.

A participação de quem se forma no curso de graduação em Oceanografia em programas de preservação pode acontecer em vários âmbitos, e os oceanógrafos estão cada vez mais presentes em várias etapas do processo em diversos projetos.

Espera-se que o Oceanógrafo seja capaz de desenvolver determinadas técnicas para exploração de minérios e recursos naturais de forma que o impacto dessa atividade não seja sentida de maneira tão incontornável pelo meio ambiente.

Dica 2 – Quer mandar bem no próximo Enem ou Vestibular? Estude com Apostilas Pré-Vestibular e Enem Gratuitas. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O curso de graduação em Oceanografia

O curso de Oceanografia é abrangente, procura incutir no aluno uma ampla gama de conhecimentos que o tornem hábil para o bom exercício da profissão.
Algumas disciplinas que o aluno de Oceanografia vai encontrar durante o curso são Geologia geral, Origem e evolução da biosfera marinha, primeiros socorros e sobrevivência em alto mar, química geral, entre outras.

Confira abaixo um vídeo produzido pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí – Univali, e que explica um pouco mais sobre o curso de Oceanografia. Veja o que espera você se optar por este curso de graduação.

Dica 3 – Tirar uma boa nota na Redação é tudo de bom no Enem e também no Vestibular. Veja aqui as melhores dicas de Redação: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas/

Cursos de Oceanografia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mercado de trabalho para Oceanografia

Atualmente o mercado está aquecido para profissionais da oceanografia. Isso se deve ao número de investimentos sendo feitos na costa brasileira. O âmbito em que se encontram a maioria das oportunidades e na prestação de serviços a empresas do setor de exploração de petróleo.

Outras duas áreas que sem dúvida merecem destaque são as de biotecnologia (aqui o profissional deve entender bem as espécies marinhas a fim de extrair delas matéria para ser usada na indústria cosmética e farmacêutica); e a de oceanografia biológica, que consiste na criação de espécies marinhas (atualmente também em alta no país). O salário para quem se inicia na profissão de oceanógrafo  fica na média de R$4.068,00.

Dica 4 – Quer saber sobre as profissões mais bem pagas no mercado de trabalho? Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores também. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/#02

Perfil do profissional após a formação

Ao terminar o curso o profissional irá dominar os diversos aspectos da ciência marinha e estará apto para trabalhar nas várias frentes que a profissão oferece.

Algumas dessas opções são o gerenciamento de recursos, a Limnologia, em que o profissional participa de grupos envolvidos coma preservação de águas doces, modelagem e previsões do clima. O profissional poderá também levar em frente uma carreira acadêmica de pesquisa em sua área.
 
Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo,  e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

The post Oceanografia: o curso de graduação e o mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Ciências Políticas: curso de graduação e mercado de trabalho

Posted: 24 Oct 2014 03:07 PM PDT

O principal objetivo do estudo das ciências políticas é o de ser capaz de analisar cenários políticos em uma determinada região, seja num país, estado ou município. A partir daí, disciplinas diversas vão entrar em jogo para o entendimento dos processos políticos, algumas delas podem lidar com o fator humano e seu comportamento, outras delas podem ter caráter mais social ou histórico.

De qualquer forma, o curso de graduação em Ciências Políticas oferece um embasamento profundo e fascinante para quem se propõe a estudá-lo. O mercado de trabalho tem oportunidades diversas, desde o ensino, pesquisas de opinião, assessoria política, e outros desafios.

Quem é o cientista político?

Ciências Políticas: curso de graduação e mercado de trabalhoO estudante que deseja integrar a graduação de ciências políticas deve ser interessado no cenário político de seu país, deve se sentir curioso pela troca de poder e o que ela significa, sobre como funciona o congresso e o senado e sobre a organização política em diferentes países. O curso se mostra bastante satisfatório para quem possui essa demanda de questionamentos.

Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de Ciências Políticas e também todas outras carreiras: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O curso de graduação em ciências políticas

Como já mencionado, o curso abrange disciplinas das mais diversas áreas para a composição de seu estudo. Isso acontece porque analisar como determinado povo organiza seu sistema político envolver diferentes questões, assim como saber quem é e como se comporta aquele determinado povo.
Algumas das disciplinas estudas no curso são Sociologia, Direito, Antropologia, Ciência política, Estatística, Economia, entre outras.

Confira um vídeo produzido pela Unicentro TV que fala um pouco mais sobre o curso de graduação em Ciências Políticas:

Dica 2 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores apostilas gratuitas dicas de estudo para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Cursos de ciências políticas com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.
Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Universidade de Brasília (IES)
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Faculdade Capixaba da Serra (MULTIVIX SERRA)
Dica 3 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio:http://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/
compartilhe

Mercado de trabalho para ciências políticas

Para quem é formado em Ciências Políticas o mercado costuma estar cheio de oportunidades. Em época de eleição há possibilidades de se trabalhar projetando campanhas eleitorais ou fazendo análises de campanhas, também e possível prestar serviços para empresas que necessitem de análises independentes sobre algum cenário político.

Há opções nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Geralmente o profissional começa a sua carreira trabalhando na prefeitura em que suas responsabilidades são de cunho administrativo. Em início de carreira o salário médio para o profissional de ciências políticas é de R$2.500,00.

Perfil do profissional após a formação

Ao final do curso o cientista político estará apto para atuar em diferentes demandas do mercado, como em prefeituras ou dentro de partidos políticos, sindicatos etc. O profissional pode ser também convidado a prestar consultorias e planejamento em campanhas de candidatos à eleição.

Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo, e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

The post Ciências Políticas: curso de graduação e mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia de Petróleo: notas de corte Sisu 2014, curso de graduação

Posted: 24 Oct 2014 02:36 PM PDT

A vida sobre as ondas e os desafios do fundo do mar atraem você? Estão no seu projeto de vida?  A energia que bem do Petróleo está vinculada a quase todos os sistemas de transporte no Planeta.

Os investimentos para buscar cada vez mais longe o 'Ouro Negro' não param. Este desafio está no centro da atividade de quem se forma no curso de graduação em Engenharia de Petróleo. Há tambéma variação para Petróleo e Gás. Arrisca?

Dica 1 – Veja como é o curso de Engenharia de Petróleo antes de confirmar sua opção no Sisu ou escolha no Vestibular. O Guia de Curso de Graduação do Blog do Enem tem a descrição completa de todas as formações no Ensino Superior, e dicas do mercado de trabalho. Aqui: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Engenharia de Petróleo: notas de corte Sisu 2014

As notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia de Petróleo foram bem altas. As cinco campeãs foram registradas pelos candidatos nas seguintes Universidades:

1º lugar – UFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 780,63 pontos. 2º lugar – UFF; Praia Vermelha; Int; Ampla Concorrência; 758,88 pontos. 3º lugar – UENF; Campos dos Goytacazes; Int; Ampla Concorrência; 748,72 pontos. 4º lugar – UDESC; Balneário Camboriú; Int; Ampla Concorrência; 746,56 pontos. 5º lugar UFPEL; Unidades Dispersas; Int; Ampla Concorrência; 733,88 pontos.

Dica 2 – Quer mandar pra valer na Redação do Enem ou do Vestibular? Veja aqui os segredos de um bom texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia de Petróleo foi de607,25 pontos pelo Enem, nas vagas para a cidade de Campos dos Goytacazes, no curso oferecido pela Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF.

Veja aqui a lista completa com as notas de corte Sisu 2014 para o curso de Engenharia de Petróleo.

Engenharia de Petróleo – notas de corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – janeiro 2014Nota de Corte
UDESCBalneário CamboriúIntAmpla Concorrência746,56
UDESCBalneário CamboriúIntCandidatos negros.709,02
UDESCBalneário CamboriúIntCota racial Esc. Pública726,36
UENFCampos dos GoytacazesIntAmpla Concorrência748,72
UENFCampos dos GoytacazesIntCota Deficiência/carência607,25
UENFCampos dos GoytacazesIntCota étnica/carência682,2
UENFCampos dos GoytacazesIntCota Social Esc. Pública691,35
UFALMaceióIntAmpla Concorrência707,72
UFALMaceióIntCota racial, 1,5 SM657,2
UFALMaceióIntCota racial. Renda livre677,12
UFALMaceióIntEsc. pública, 1,5 SM671,5
UFALMaceióIntEsc. pública, renda livre704,1
UFFPraia VermelhaIntAmpla Concorrência758,88
UFFPraia VermelhaIntCota racial, 1,5 SM691,61
UFFPraia VermelhaIntCota racial. Renda livre702,75
UFFPraia VermelhaIntEsc. Públ. Mun. e Estadual716,89
UFFPraia VermelhaIntEsc. pública, 1,5 SM724,56
UFFPraia VermelhaIntEsc. pública, renda livre738,08
UFPELUnidades DispersasIntAmpla Concorrência733,88
UFPELUnidades DispersasIntCota racial, 1,5 SM708
UFPELUnidades DispersasIntCota racial. Renda livre703,6
UFPELUnidades DispersasIntEsc. pública, 1,5 SM669,84
UFPELUnidades DispersasIntEsc. pública, renda livre706,16
UFRJCid. UniversitáriaIntAmpla Concorrência780,63
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial, 1,5 SM703,11
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial. Renda livre716,53
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, 1,5 SM723,13
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, renda livre766,49
UFSSão CristóvãoMatAmpla Concorrência712
UFSSão CristóvãoMatCandidato com deficiência.672,94
UFSSão CristóvãoMatCota racial, 1,5 SM654,38
UFSSão CristóvãoMatCota racial. Renda livre654,1
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, 1,5 SM663,22
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, renda livre674,8
UFAMManausIntAmpla Concorrência698,83
UFAMManausIntCota racial, 1,5 SM659,39
UFAMManausIntCota racial. Renda livre682,51
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Engenharia de Petróleo: notas de corte Sisu 2014, curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2014

Posted: 24 Oct 2014 02:07 PM PDT

O curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação é ainda recente no Brasil. Mas, já desde o começoatrai e continua atraindo excelentes alunos, o que puxa a nota de corte no Sisu para o alto.

Ter habilidades matemáticas, raciocínio lógico, raciocínio espacial, e adquirir habilidades de gestão de projetos industriais são requisitos fundamentais para o sucesso de quem se forma em Engenharia de Controle e Automação.

Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2014

Dica 1 – Quer saber como é o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação? Veja no Guia de Cursos de Graduação e de Mercado de Trabalho do Blog do Enem. Detalhes de todos os cursos de graduação: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

As maiores notas de corte Sisu 2014 registradas na disputa das vagas do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação estiveram com os alunos que concorreram aos seguintes cursos:

1º lugar – UFRJ;Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 775,31 pontos. 2º lugar – UFU;Uberlândia; Int; Ampla Concorrência; 762,51 pontos. 3º lugar – UFMG;Pampulha; Mat; Ampla Concorrência; 755,04 pontos. 4º lugar – UNIFEI;Itajubá; Int; Ampla Concorrência; 754,92 pontos. 5º lugar – UTFPR; Curitiba; Int; Ampla Concorrência; 747,49 pontos.

Dica 2 – Então, para entrar num curso disputado como este não dá para vacilar nos estudos. Quer melhorar o seu desempenho? Estude com as Apostilas Enem e Vestibular gratuitas do Blog do Enem. Aqui, para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

compartilhe

Veja abaixo a tabela completa das notas de corte Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.

Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte no Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa -janeiro 2014Nota de Corte
CEFET MGLeopoldinaIntAmpla Concorrência698,38
CEFET MGLeopoldinaIntCota racial, 1,5 SM591,22
CEFET MGLeopoldinaIntCota racial. Renda livre671,45
CEFET RJMaracanãVespAmpla Concorrência737,91
CEFET RJNova IguaçuNotAmpla Concorrência693,58
CEFET RJMaracanãVespCota racial, 1,5 SM668,72
CEFET RJNova IguaçuNotCota racial, 1,5 SM666,01
CEFET RJMaracanãVespCota racial. Renda livre697,72
CEFET RJNova IguaçuNotCota racial. Renda livre679,65
CEFET RJMaracanãVespEsc. pública, 1,5 SM700,6
CEFET RJNova IguaçuNotEsc. pública, 1,5 SM677,48
CEFET RJNova IguaçuNotEsc. pública, renda livre694,78
IF CATARINENSELuzernaIntAmpla Concorrência669,34
IF CATARINENSELuzernaIntCota racial, 1,5 SM608,02
IF CATARINENSELuzernaIntCota racial. Renda livre623,28
IF CATARINENSELuzernaIntEsc. pública, 1,5 SM611,82
IF CATARINENSELuzernaIntEsc. pública, renda livre643,04
IF FLUMINENSECamposIntAmpla Concorrência693,2
IF FLUMINENSEMacaéIntAmpla Concorrência692,44
IF FLUMINENSECamposIntCota racial, 1,5 SM654,3
IF FLUMINENSEMacaéIntCota racial, 1,5 SM663,1
IF FLUMINENSECamposIntCota racial. Renda livre665,7
IF FLUMINENSEMacaéIntCota racial. Renda livre643,58
IF FLUMINENSECamposIntEsc. pública, 1,5 SM654,8
IF FLUMINENSEMacaéIntEsc. pública, 1,5 SM670,5
IF FLUMINENSECamposIntEsc. pública, renda livre693,54
IF FLUMINENSEMacaéIntEsc. pública, renda livre677,4
IF-SCChapecóMatAmpla Concorrência683,88
IF-SCChapecóMatCota racial, 1,5 SM610,3
IF-SCChapecóMatCota racial. Renda livre620,14
IF-SCChapecóMatEsc. pública, 1,5 SM622,76
IF-SCChapecóMatEsc. pública, renda livre672,5
IFAMManausIntAmpla Concorrência664,68
IFAMManausIntCota racial, 1,5 SM624,36
IFAMManausIntCota racial. Renda livre658,13
IFESSerraNotAmpla Concorrência741,01
IFESSerraNotCota racial, 1,5 SM682,13
IFESSerraNotCota racial. Renda livre723,84
IFESSerraNotEsc. pública, 1,5 SM724,45
IFESSerraNotEsc. pública, renda livre740,87
IFGGoiâniaMatAmpla Concorrência735,74
IFGGoiâniaMatCota racial, 1,5 SM694,5
IFGGoiâniaMatCota racial. Renda livre676,18
IFMTSedeIntAmpla Concorrência662
IFMTSedeIntCota racial, 1,5 SM561,16
IFMTSedeIntCota racial. Renda livre620,76
IFMTSedeIntEsc. pública, 1,5 SM618,5
IFMTSedeIntEsc. pública, renda livre645,42
IFPABelémMatAmpla Concorrência703,52
IFPABelémMatCota racial, 1,5 SM662,4
IFPABelémMatCota racial. Renda livre662,3
IFPABelémMatEsc. pública, 1,5 SM660,26
IFPABelémMatEsc. pública, renda livre690,2
IFRSFarroupilhaIntAmpla Concorrência670,38
IFRSFarroupilhaIntCota racial, 1,5 SM605,88
IFRSFarroupilhaIntCota racial. Renda livre616,74
IFRSFarroupilhaIntEsc. pública, 1,5 SM634,3
IFRSFarroupilhaIntEsc. pública, renda livre668,48
IFSPSão João da Boa VistaIntAmpla Concorrência685,32
IFSPSão PauloIntAmpla Concorrência730,76
IFSPSão João da Boa VistaIntCota racial esc. pública666,2
IFSPSão PauloIntCota racial esc. pública708,8
IFSPSão João da Boa VistaIntCota racial, 1,5 SM644,34
IFSPSão PauloIntCota racial, 1,5 SM684,88
IFSPSão João da Boa VistaIntCota racial. Renda livre650,06
IFSPSão PauloIntCota racial. Renda livre687,6
IFSPSão João da Boa VistaIntEsc. pública, 1,5 SM650,22
IFSPSão PauloIntEsc. pública, 1,5 SM703,58
IFSPSão João da Boa VistaIntEsc. pública, renda livre670,42
IFSPSão PauloIntEsc. pública, renda livre720,5
UFLALavrasIntAmpla Concorrência726,41
UFLALavrasIntCota racial, 1,5 SM667,94
UFLALavrasIntCota racial. Renda livre684,53
UFLALavrasIntEsc. pública, 1,5 SM702,24
UFLALavrasIntEsc. pública, renda livre710,22
UFMGPampulhaMatAmpla Concorrência755,04
UFMGPampulhaNotAmpla Concorrência746,18
UFMGPampulhaNotCota racial, 1,5 SM691,32
UFMGPampulhaMatCota racial, 1,5 SM694,12
UFMGPampulhaMatCota racial. Renda livre739,34
UFMGPampulhaNotCota racial. Renda livre735,76
UFMGPampulhaMatEsc. pública, 1,5 SM723,92
UFMGPampulhaNotEsc. pública, 1,5 SM748,92
UFMGPampulhaMatEsc. pública, renda livre741,38
UFMGPampulhaNotEsc. pública, renda livre747,48
UFMTVárzea GrandeIntAmpla Concorrência670,98
UFMTVárzea GrandeIntCota racial, 1,5 SM611
UFMTVárzea GrandeIntCota racial. Renda livre623,44
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM629,7
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, renda livre626,48
UFOPOuro PretoNotAmpla Concorrência730,54
UFOPOuro PretoNotCota racial, 1,5 SM688,01
UFOPOuro PretoNotCota racial. Renda livre681,6
UFOPOuro PretoNotEsc. pública, 1,5 SM714,11
UFOPOuro PretoNotEsc. pública, renda livre726,34
UFPELPelotasIntAmpla Concorrência684,98
UFPELPelotasIntCota racial, 1,5 SM616,6
UFPELPelotasIntCota racial. Renda livre635,14
UFPELPelotasIntEsc. pública, 1,5 SM633,38
UFPELPelotasIntEsc. pública, renda livre669,22
UFRJCid. UniversitáriaIntAmpla Concorrência775,31
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial, 1,5 SM694,73
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial. Renda livre717,96
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, 1,5 SM697,8
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, renda livre751,24
UFUUberlândiaIntAmpla Concorrência762,51
UFUUberlândiaIntCota racial, 1,5 SM658,58
UFUUberlândiaIntCota racial. Renda livre706,45
UNIFEIItajubáIntAmpla Concorrência754,92
UNIFEIItabiraIntAmpla Concorrência712,1
UNIFEIItajubáIntCota racial, 1,5 SM693,19
UNIFEIItabiraIntCota racial, 1,5 SM669,54
UNIFEIItajubáIntCota racial. Renda livre713,72
UNIFEIItabiraIntCota racial. Renda livre677,07
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, 1,5 SM717,49
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, 1,5 SM669,6
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, renda livre742,32
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, renda livre707,29
UTFPRCornélio ProcópioIntAmpla Concorrência704,92
UTFPRCuritibaIntAmpla Concorrência747,49
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial, 1,5 SM636,23
UTFPRCuritibaIntCota racial, 1,5 SM636,54
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial. Renda livre649,79
UTFPRCuritibaIntCota racial. Renda livre694,9
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, 1,5 SM658,97
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, 1,5 SM679,6
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, renda livre691,29
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, renda livre735,17
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência719,56
UFBASalvadorNotCota Indígena esc. pública651,83
UFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM682,12
UFBASalvadorNotCota racial. Renda livre683,31
UFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM684,88
UFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre724,05
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2014 appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão de Biologia Enem

Posted: 24 Oct 2014 10:12 AM PDT

O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você se concentrar nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre principais teorias sobre a origem da vida e a evolução! E fique ligado (a)! Pois a prova do Enem do ano passado não abordou estes conteúdos, sendo assim, eles podem pintar no Enem2014! Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1:Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

1) Origem da vida na Terra: http://blogdoenem.com.br/biologia-origem-vida/

Biologia

Esse tema é meio "cabeludo", envolve uma série de termos e teorias que às vezes parecem saídas de um filme de ficção científica. Por isso mesmo, os vestibulares adoram cobrar esse conteúdo. Mas, não se apavore! Ainda dá tempo de dar uma revisada nas principais teorias deorigem da vida com o post aí de cima! Veja na questão a seguir como este assunto já foi cobrado no Enem:

(ENEM/2000) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

Biologia

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

a) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
c) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.
d) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

Resposta:a

2) Evolução: Lamarckismo. http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-lamarck/

Biologia

Ok. Você já sabe que os principais pressupostos da teoria evolucionista de Lamarck não estavam corretos. Porém, é imprescindível fazer jus à importância das contribuições deste cientista para a teoria da evolução. Além disso, ele pode aparecer no Enem e nos vestibulares! Então dê uma boa revisada neste conteúdo com o post aí em cima (tem uma ótima videoaula do professor Paulo Jubilut!).  Veja como este conteúdo já foi cobrado no Enem:

(Enem 2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas característicascorporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitosda teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

A)as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geraçãode descendentes.

D)as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.

E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo,foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Resposta: d.

Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA:http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-2/

3) Evolução – Darwin: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwinismo/

Biologia

Está aí alguém que você não pode deixar de revisar para o Enem: Charles Darwin! Ídolo da maioria dos biólogos e reverenciado no meio científico, Darwin elaborou a teoria evolucionista mais aceita até os dias de hoje – a seleção natural. Então, "bora" revisar darwinismo? Veja o post aí em cima, com super aula da Khan Academy!

(ENEM 2009) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:

a) Lei do uso e desuso.

b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.

c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.

d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.

e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

Resposta: E.

4) Evolução: Neodarwinismo: http://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Biologia

Com a descoberta do DNA e dos conceitos genéticos, surgiu o neodarwinismo. Essa teoria "complementa" as ideias de Darwin, explicando os mecanismos hereditários que Darwin não conseguiu explicar. Para estudar esta teoria, veja o super post aí de cima, com videoaulas do professor Paulo Jubilut e da Khan Academy! E fique ligado (a), pois geralmente, é o neodarwinismo que aparece nas provas. Saca só essa questão do Enem 2007:

(Enem/2007) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

  1. a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
  2. b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
  3. c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
  4. d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
  5. e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

Resposta: B.

Dica 3: Veja também o 3º post da série "Intensivão de Biologia"! Este post trás super dicas sobre ecologia:  http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-revisao/

5) Darwin X Lamarck: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwin-lamarck/

Biologia

Você confunde as teorias de Darwin e Lamarck? Sem problemas, pois temos um post comparando o lamarckismo e o darwinismo que vai acabar com suas dúvidas! Clique ano link aí em cima e arrase no Enem!

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão de Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Posted: 23 Oct 2014 03:44 PM PDT

Você tem interesse ou habilidade para o raciocínio lógico-matemático? Os cursos da área vinculada à computação exigem dos estudantes uma boa base em matemática para dar conta do recado. Quem entra com defasagem precisa fazer nivelamentos para acompanhar uma puxada como a do curso de graduação em Engenharia da Computação.

Dica 1- Veja aqui no Guia de Cursos de Graduação e de Mercado de Trabalho do Blog do Enemcomo são os cursos superiores em Computação, as profissões, e o mercado de trabalho também:  http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 para graduação

As maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia da Computação (ou Engenharia Computacional) foram registradas nas seguintes universidades, pela ordem de mérito alcançada na pontuação dos candidatos que concorreram às vagas:

1º lugar – UFSCAR; São Carlos; Int; Ampla Concorrência; 800,94 pontos. 2º lugar – IFTM; Uberaba; Int; Ampla Concorrência; 790,67 pontos. 3º lugarUFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 780,32 pontos. 4ºlugar – UTFPR; Curitiba; Int; Ampla Concorrência; 768,01 pontos.5º lugar – UNB; Brasília; Int; Ampla Concorrência; 754,23 pontos.

Dica 2 – Quem mandar bem no próximo Enem ou Vestibular? Estude com Apostilas Pré-Vestibular e Enem Gratuitas. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia da Computação foi registrada na disputa das vagas do câmpus de Salvador, na Universidade Federal da Bahia, com 624,76 pontos.

compartilhe

Veja a tabela completa a seguir:

Curso de Graduação em Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – Janeiro 2014Nota de Corte
UFJFJuiz de ForaIntAmpla Concorrência723,28
UFJFJuiz de ForaIntCota racial, 1,5 SM665,1
UFJFJuiz de ForaIntCota racial. Renda livre695,96
UFJFJuiz de ForaIntEsc. pública, 1,5 SM680,58
UFJFJuiz de ForaIntEsc. pública, renda livre713,82
UFAMManausIntAmpla Concorrência677,41
UFAMManausIntCota racial, 1,5 SM642,57
UFAMManausIntCota racial. Renda livre667,71
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência713,84
UFBASalvadorNotCota Indígena esc.. pública624,87
UFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM661,69
UFBASalvadorNotCota racial. Renda livre673,84
UFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM655,67
UFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre671
UFPABelémMatAmpla Concorrência816,49
UFPABelémVespAmpla Concorrência803,46
UFPABelémMatCota racial, 1,5 SM669,74
UFPABelémVespCota racial, 1,5 SM670,02
UFPABelémMatCota racial. Renda livre691,4
UFPABelémVespCota racial. Renda livre698,66
UFPABelémMatCota Regional816,49
UFPABelémVespCota Regional803,46
UTFPRPato BrancoIntAmpla Concorrência710,58
UTFPRCuritibaIntAmpla Concorrência768,01
UTFPRPato BrancoIntCota racial, 1,5 SM637,46
UTFPRCuritibaIntCota racial, 1,5 SM652,97
UTFPRPato BrancoIntCota racial. Renda livre650,04
UTFPRCuritibaIntCota racial. Renda livre689,84
UTFPRPato BrancoIntEsc. pública, 1,5 SM654,68
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, 1,5 SM700,76
UTFPRPato BrancoIntEsc. pública, renda livre692,37
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, renda livre745,64
CEFET MGBelo HorizonteIntAmpla Concorrência744,02
CEFET MGTimóteoIntAmpla Concorrência694,58
CEFET MGBelo HorizonteIntCota racial, 1,5 SM687,95
CEFET MGTimóteoIntCota racial, 1,5 SM665,18
CEFET MGBelo HorizonteIntCota racial. Renda livre726,28
CEFET MGTimóteoIntCota racial. Renda livre667,1
CEFET RJPetrópolisIntAmpla Concorrência701,73
CEFET RJPetrópolisIntCota racial, 1,5 SM631,52
CEFET RJPetrópolisIntCota racial. Renda livre687,88
CEFET RJPetrópolisIntEsc. pública, 1,5 SM685,35
CEFET RJPetrópolisIntEsc. pública, renda livre695,46
FURGRio GrandeIntAmpla Concorrência677,13
FURGRio GrandeIntCandidato com deficiência.577,54
FURGRio GrandeIntCota racial, 1,5 SM607,67
FURGRio GrandeIntCota racial. Renda livre636,39
FURGRio GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM630,98
FURGRio GrandeIntEsc. pública, renda livre667,55
IFCEFortalezaIntAmpla Concorrência711,8
IFCEFortalezaIntCota racial, 1,5 SM653,37
IFCEFortalezaIntCota racial. Renda livre664,36
IFCEFortalezaIntEsc. pública, 1,5 SM673,04
IFCEFortalezaIntEsc. pública, renda livre704,88
IFMGBambuíIntAmpla Concorrência679,44
IFMGBambuíIntCota racial, 1,5 SM634,54
IFMGBambuíIntCota racial. Renda livre642,26
IFMGBambuíIntEsc. pública, 1,5 SM665,14
IFMGBambuíIntEsc. pública, renda livre671,18
IFMTSedeIntAmpla Concorrência654,76
IFMTSedeIntCota racial, 1,5 SM571,18
IFMTSedeIntCota racial. Renda livre608,62
IFMTSedeIntEsc. pública, 1,5 SM659,88
IFMTSedeIntEsc. pública, renda livre643,96
IFTMUberabaIntAmpla Concorrência790,67
IFTMUberabaIntCota racial, 1,5 SM627,86
IFTMUberabaIntCota racial. Renda livre628,41
IFTMUberabaIntCota regional790,67
IFTMUberabaIntEsc. pública, 1,5 SM632,69
IFTMUberabaIntEsc. pública, renda livre660,28
IFTMUberabaIntProfessor rede pública790,67
UERGSGuaíbaIntAmpla Concorrência677,74
UERGSGuaíbaIntCandidato com deficiência.574,18
UERGSGuaíbaIntCota Social629,15
UFALMaceióVespAmpla Concorrência671,34
UFALMaceióMatAmpla Concorrência677,72
UFALMaceióMatCota racial, 1,5 SM646,8
UFALMaceióVespCota racial, 1,5 SM627,72
UFALMaceióMatCota racial. Renda livre656,4
UFALMaceióVespCota racial. Renda livre643,28
UFALMaceióVespEsc. pública, 1,5 SM639,46
UFALMaceióMatEsc. pública, 1,5 SM670,22
UFALMaceióVespEsc. pública, renda livre653,12
UFALMaceióMatEsc. pública, renda livre661,76
UFCSobralIntAmpla Concorrência680,62
UFCSobralIntCota racial, 1,5 SM629,98
UFCSobralIntCota racial. Renda livre633,42
UFCSobralIntEsc. pública, 1,5 SM632,62
UFCSobralIntEsc. pública, renda livre648,36
UFGGoiâniaNotAmpla Concorrência717,92
UFGGoiâniaNotCota racial, 1,5 SM672,98
UFGGoiâniaNotCota racial. Renda livre670,1
UFGGoiâniaNotEsc. pública, 1,5 SM708,06
UFGGoiâniaNotEsc. pública, renda livre693,2
UFGDDouradosIntAmpla Concorrência653,42
UFGDDouradosIntCota racial, 1,5 SM587,24
UFGDDouradosIntCota racial. Renda livre608,52
UFGDDouradosIntEsc. pública, 1,5 SM615,32
UFGDDouradosIntEsc. pública, renda livre633,66
UFMSCampo GrandeIntAmpla Concorrência695,48
UFMSCampo GrandeIntCota racial, 1,5 SM631,48
UFMSCampo GrandeIntCota racial. Renda livre646,23
UFMSCampo GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM666,04
UFMSCampo GrandeIntEsc. pública, renda livre703,72
UFMTVárzea GrandeIntAmpla Concorrência658,8
UFMTVárzea GrandeIntCota racial, 1,5 SM600,06
UFMTVárzea GrandeIntCota racial. Renda livre615,44
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM615,04
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, renda livre633,82
UFOPJoão MonlevadeVespAmpla Concorrência696,03
UFOPJoão MonlevadeVespCota racial, 1,5 SM668,13
UFOPJoão MonlevadeVespCota racial. Renda livre668,19
UFOPJoão MonlevadeVespEsc. pública, 1,5 SM696,08
UFOPJoão MonlevadeVespEsc. pública, renda livre698,35
UFPATucuruíMatAmpla Concorrência749,1
UFPATucuruíMatCota racial, 1,5 SM636,98
UFPATucuruíMatCota racial. Renda livre665,14
UFPATucuruíMatCota Regional749,1
UFPBMangabeiraIntAmpla Concorrência672,7
UFPBMangabeiraIntCandidato com deficiência.581,46
UFPBMangabeiraIntCota racial, 1,5 SM626
UFPBMangabeiraIntCota racial. Renda livre624,76
UFPBMangabeiraIntEsc. pública, 1,5 SM649,74
UFPBMangabeiraIntEsc. pública, renda livre605,2
UFPELPelotasIntAmpla Concorrência675,28
UFPELPelotasIntCota racial, 1,5 SM630,46
UFPELPelotasIntCota racial. Renda livre641,06
UFPELPelotasIntEsc. pública, 1,5 SM633,66
UFPELPelotasIntEsc. pública, renda livre664,42
UFSSão CristóvãoMatAmpla Concorrência680,46
UFSSão CristóvãoMatCandidato com deficiência.571
UFSSão CristóvãoMatCota racial, 1,5 SM618,52
UFSSão CristóvãoMatCota racial. Renda livre623,5
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, 1,5 SM624,74
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, renda livre636,62
UFSCARSão CarlosIntAmpla Concorrência800,94
UFSCARSão CarlosIntCota racial, 1,5 SM711,39
UFSCARSão CarlosIntCota racial. Renda livre730,25
UFSCARSão CarlosIntEsc. pública, 1,5 SM717,79
UFSCARSão CarlosIntEsc. pública, renda livre768,78
UFUUberlândiaIntAmpla Concorrência772,7
UFUUberlândiaIntCota racial, 1,5 SM651,6
UFUUberlândiaIntCota racial. Renda livre702,51
UNBBrasíliaIntAmpla Concorrência754,23
UNBBrasíliaIntCota Racial709,74
UNBBrasíliaIntCota racial, 1,5 SM672,45
UNBBrasíliaIntCota racial. Renda livre705,91
UNBBrasíliaIntEsc. pública, 1,5 SM680,97
UNIFEIItajubáIntAmpla Concorrência744,42
UNIFEIItabiraIntAmpla Concorrência690,72
UNIFEIItajubáIntCota racial, 1,5 SM664,06
UNIFEIItabiraIntCota racial, 1,5 SM660
UNIFEIItajubáIntCota racial. Renda livre721,45
UNIFEIItabiraIntCota racial. Renda livre637,18
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, 1,5 SM707,44
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, 1,5 SM660,87
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, renda livre738,74
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, renda livre682,87
UNIFESSPAMarabáIntAmpla Concorrência740,5
UNIFESSPAMarabáIntCota racial, 1,5 SM636,54
UNIFESSPAMarabáIntCota racial. Renda livre657,66
UNIFESSPAMarabáIntCota Regional740,5
UNIPAMPABagéNotAmpla Concorrência651,12
UNIPAMPABagéNotCandidato com deficiência.577,5
UNIPAMPABagéNotCota racial, 1,5 SM595,12
UNIPAMPABagéNotCota racial. Renda livre621,34
UNIPAMPABagéNotEsc. pública, 1,5 SM619,54
UNIPAMPABagéNotEsc. pública, renda livre632,96
UNIVASFJuazeiroIntAmpla Concorrência670,84
UNIVASFJuazeiroIntCota racial, 1,5 SM620,82
UNIVASFJuazeiroIntCota racial. Renda livre641,24
UNIVASFJuazeiroIntEsc. pública, 1,5 SM636,9
UNIVASFJuazeiroIntEsc. pública, renda livre667,64
UTFPRCornélio ProcópioIntAmpla Concorrência704,56
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial, 1,5 SM624,86
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial. Renda livre631,62
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, 1,5 SM650,29
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, renda livre679,53
UFRJCid. UniversitáriaIntAmpla Concorrência780,32
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial, 1,5 SM692,68
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial. Renda livre722,4
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, 1,5 SM712,45
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, renda livre770,69
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 para graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Engenharia de Agrimensura: notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Posted: 23 Oct 2014 02:22 PM PDT

A vida ao ar livre agrada você? E se, além disso, for ainda uma vida ao estilo desbravador, abrindo picadas, caminhos, estradas, novas áreas para a agricultura, ou mesmo demarcando parque naturais ou reservas indígenas?

Estas atividades estão na rotina de quem estuda o curso de graduação em Engenharia de Agrimensura, ou o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia. Antigamente era pé na lama e teodolito manual. Hoje, é quase tudo no GPS e medições eletrônicas. Mas, sempre ao ar livre.

Engenharia de Agrimensura: notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Dica 1 – Já escolheu o seu curso? Depois do Enem tem o Sisu, e você pode fazer vestibular também. Veja aqui as melhores e piores carreiras para conseguir empregos e bons salários depois de se formar: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

As maiores notas de corte no Sisu 2014 na disputa das vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia foram nas seguintes universidades, pela ordem de mérito na disputa entre os candidatos:

1º lugar – UFV;Viçosa; Int; Esc. pública, renda livre; 707,66 pontos. 2º lugar – UFRRJ;Seropédica; Int; Ampla Concorrência; 697,77 pontos. 3º lugar – UFBA;Salvador; Not; Ampla Concorrência; 694,72 pontos. 4º lugar – UFU; Monte Carmelo; Int; Ampla Concorrência; 686,73 pontos. E, no 5º lugar – UFBA;Salvador; Not; Esc. pública, 1,5 SM; 667,61 pontos.

Dica 2 – Quer mandar pra valer na Redação do Enem ou do Vestibular? Veja aqui os segredos de um bom texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia foi de 555.70 pontos, na disputa para as vagas em Itaqui, no câmpus da Universidade Federal do Pampa.

compartilhe

Veja a seguir a tabela completa das notas de corte Sisu 2014 para o curso de engenharia de Agrimensura e Cartografia.

Engenharia de Agrimensura, e Eng. de Agrimensura e Cartografia – notas de corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – janeiro 2014Nota de Corte
UFALMaceióIntAmpla Concorrência657,68
UFALMaceióIntCota racial, 1,5 SM618,64
UFALMaceióIntCota racial. Renda livre637,16
UFALMaceióIntEsc. pública, 1,5 SM629,68
UFALMaceióIntEsc. pública, renda livre618,96
UFPITeresinaIntAmpla Concorrência662,83
UFPITeresinaIntCota racial, 1,5 SM643,34
UFPITeresinaIntCota racial. Renda livre638,63
UFPITeresinaIntEsc. pública, 1,5 SM638,71
UNIPAMPAItaquiIntAmpla Concorrência622,98
UNIPAMPAItaquiIntCandidato com deficiência.555,70
UNIPAMPAItaquiIntCota racial, 1,5 SM580,34
UNIPAMPAItaquiIntCota racial. Renda livre595
UNIPAMPAItaquiIntEsc. pública, 1,5 SM590,18
UNIPAMPAItaquiIntEsc. pública, renda livre605,82
IF SUL DE MINASInconfidentesIntAmpla Concorrência641,34
IF SUL DE MINASInconfidentesIntCota racial, 1,5 SM613,51
IF SUL DE MINASInconfidentesIntCota racial. Renda livre612,82
IF SUL DE MINASInconfidentesIntEsc. pública, 1,5 SM634,72
IF SUL DE MINASInconfidentesIntEsc. pública, renda livre620,84
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência694,72
UFBASalvadorNotCota Indígena esc.. pública588,64
UFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM647,77
UFBASalvadorNotCota racial. Renda livre657,25
UFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM667,61
UFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre655,91
UFRRJSeropédicaIntAmpla Concorrência697,77
UFRRJSeropédicaIntCota racial, 1,5 SM657,89
UFRRJSeropédicaIntCota racial. Renda livre677,63
UFRRJSeropédicaIntEsc. pública, 1,5 SM647,61
UFRRJSeropédicaIntEsc. pública, renda livre663,6
UFUMonte CarmeloIntAmpla Concorrência686,73
UFUMonte CarmeloIntCota racial, 1,5 SM626,33
UFUMonte CarmeloIntCota racial. Renda livre634,51
UFUMonte CarmeloIntEsc. pública, 1,5 SM642,65
UFUMonte CarmeloIntEsc. pública, renda livre675,33
UFVViçosaIntAmpla Concorrência685,86
UFVViçosaIntCota racial, 1,5 SM660,5
UFVViçosaIntCota racial. Renda livre650,32
UFVViçosaIntEsc. pública, 1,5 SM669,38
UFVViçosaIntEsc. pública, renda livre707,66
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

The post Engenharia de Agrimensura: notas de Corte Sisu 2014 para graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!