quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Dispersões – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 14 Oct 2014 06:53 PM PDT

Dispersões

São sistemas em que uma substância está dispersa (espalhada), sob a forma de pequenas partículas, em outra substância.

Classificação das dispersões – é determinada pelo tamanho médio das partículas dispersas.

  • Soluções verdadeiras – partículas com tamanho entre 0 e 1 nm (sistema homogêneo). Ex.: Açúcar em água.
  • Soluções coloidais – partículas entre 1 e 100 nm. Ex.: Gelatina em água, maionese.
  • Suspensões – partículas maiores que 100 nm. Ex.: Terra suspensa na água.

Soluções – são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.

Classificação

a) De acordo com o estado de agregação da solução

  • Solução sólida – Ex: Liga metálicas;
  • Solução líquida – Ex: Sal em água;
  • Solução gasosas – Ex: Ar atmosférico.

b) De acordo com os estados de agregação dos componentes

  • Solução sólido-sólido – Ex: Ligas metálicas;
  • Solução sólido-líquido – Ex: Sal em água;
  • Solução sólido-gás – Ex: Naftaleno no ar;
  • Solução líquido-sólido – Ex: Água em sólidos, CaCl2 (é bastante higroscópico);
  • Solução líquido-líquido – Ex: Água e álcool;
  • Solução líquido-gás – Ex: Umidade do ar; Neblina.
  • Solução gás-sólido – Ex: Hidrogênio retido em platina (usado para hidrogenação de gorduras (fabricação de margarina));
  • Solução gás-líquido – Ex: Gás carbônio em refrigerantes ou água mineral com gás;
  • Solução gás-gás – Ex: Todas as misturas gasosas.

c) De acordo com a proporção entre soluto e solvente

  • Solução diluída – contém muito pouco soluto em relação ao solvente;
  • Solução concentrada – contém quantidades de solutos altas em relação ao solvente.

d) De acordo com a natureza do soluto

  • Solução molecular – as partículas dispersas (soluto) são moléculas. Ex: Açúcar em água;
  • Solução iônica – as partículas dispersas (soluto) são iônicas. Ex: Sal em água.

Regras de solubilidade

"Semelhante dissolve semelhante."

Uma substância polar é solúvel em um solvente polar e uma substância apolar é solúvel em um solvente apolar, com algumas exceções.

Coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade

Refere-se à quantidade, normalmente em gramas, de soluto necessária para saturar certa quantidade de solvente em certas condições de pressão e temperatura. Quantidade máxima de soluto possível de ser solubilizada em certo solvente.

Ex: É possível dissolver até 357g de NaCl em 1 L de água nas CNTP.

Quando a quantidade de soluto dissolvida é muito pequena (tendendo a zero) dizemos que a espécie é insolúvel ou imiscível (no caso de solução de líquido-líquido).

As soluções se dividem em:

  • não saturadas – contém menos soluto que o coeficiente de solubilidade;
  • saturadas – contém massa de soluto igual ao coeficiente de solubilidade;
  • supersaturada – contém massa de soluto maior que o coeficiente de solubilidade.

Fatores que influenciam o coeficiente de solubilidade

Temperatura – a elevação da temperatura aumenta a solubilidade do soluto na maioria dos casos.

Obs.: No caso da solubilidade de gases em água, a elevação da temperatura diminui a solubilidade e o aumento de pressão aumenta a solubilidade.

Saiba mais sobre Dispersões nesta aula do canal o kuadro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

A tabela, a seguir, refere-se à solubilidade de um determinado sal nas respectivas temperaturas:

Temperatura (ºC)

Solubilidade do Sal (g/100g de H2O)

30

60

5070

Para dissolver 40g desse sal à 50ºC e 30ºC, as massas de água necessárias, respectivamente, são:

a) 58,20g e 66,67g

b) 68,40g e 57,14g

c) 57,14g e 66,67g

d) 66,67g e 58,20g

e) 57,14g e 68,40g

Dica 1 – Relembre tudo sobre as Fontes Energéticas em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/fontes-energeticas-quimica-enem/

Questão 2

A hidroxiapatita é o fosfato natural existente em solos, e sua dissolução em meio ácido dá origem ao íon H2PO4- sendo esse último composto necessário para a nutrição das plantas.

A reação de dissolução da hidroxiapatita pode ser representada por

Ca5(PO4)3OH(s) + 7H+(aq) → 5Ca+2(aq) + 3H2PO4-(aq) + H2O(l)

hidroxiapatita

Em relação à solução apresentada na questão anterior, é correto afirmar que a hidroxiapatita origina uma solução _____________e, segundo seu estado físico, é uma solução _________________.

a) iônica – sólida

b) iônica – líquida

c) molecular – sólida

d) molecular – líquida

e) molecular – gasosa

Dica 2 – Revise tudo sobre o Cálculo de DeltaH, Entalpia e Entropia em mais uma aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/calculo-de-%CE%B4h-quimica-enem/

Questão 3

A maionese é um exemplo de:

a) solução coloidal

b) suspensão

c) mistura homogênea

d) substância composta

e) solução líquido-gás

Dica 3 – Revise tudo sobre os Principais compostos orgânicos e inorgânicos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/principais-compostos-organicos-e-inorganicos-quimica-enem/

Questão 4

Uma solução composta por duas colheres de sopa de açúcar (34,2g) e uma colher de sopa de água (18,0g) foi preparada. Sabendo que: MMsacarose = 342,0g mol-1,MMágua = 18,0g mol-1, Pfsacarose = 184°C e Pfágua = 0°C, podemos dize r que:

1) A água é o solvente, e o açúcar o soluto.

2) O açúcar é o solvente, uma vez que sua massa é maior que a da água.

3) À temperatura ambiente, o açúcar não pode ser considerado solvente por ser um composto sólido.

Está(ão) correta(s):

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 3 apenas

d) 1 e 3 apenas

e) 1, 2 e 3

Questão 5

Colocando-se 400g de cloreto de sódio (NaCl) em 1 litro de água pura, à temperatura de 25°C, podemos afirmar que:

Dado: CS = 360g de NaCl / L de água, a 25°C.

a) O sal se dissolve totalmente.

b) O sal não se dissolve.

c) Parte do sal se dissolve e o excesso se deposita, formando uma solução saturada.

d) O cloreto de sódio, a 25°C, é insolúvel.

e) Precisaríamos de 200g de cloreto de sódio a mais para que ele se dissolvesse totalmente.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Administração Pública: curso, profissão e mercado de trabalho

Posted: 14 Oct 2014 06:04 PM PDT

O profissional formado em Administração Pública tem sido cada vez mais requisitado pelo mercado público ou privado. Ele gerencia organizações do setor público em vários níveis (federal, estadual e municipal), além de empresas ligadas ao terceiro setor . como organizações não governamentais, e em empresas privadas que precisam se relacionar com áreas de governo.

Em síntese, esse profissional será capaz de compreender, planejar e gerir a Administração Pública e questões relacionads Neste post você vai conhecer mais sobre o curso de graduação, a profissão e o perfil do profissional formado em Administração Pública.

Dica 1 – Entrou no seu radar fazer o curso de graduação em Administração Pública? Veja também outras carreiras antes de se decidir. Ciências Políticas, Administração, Direito e tambem Medicina, Ciências da Computação e Engenharias. Veja aqui como é cada um destes cursos e a vida profissional depois da faculdade: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Quem é o Administrador Público?

Administração PúblicaO profissional formado em Administração Pública atuará principalmente nos temas vinculados à esfera pública. É importante diferenciar esses profissionais, pois são distintos. O Administrador Público utilizará as teorias clássicas de administração para gerenciar Instituições públicas e ligadas ao governo.

Segundo Fernando Luiz Abrucio, coordenador do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até mesmo “as próprias empresas precisam de profissionais que lidem com o governo, pois ele é o maior comprador do Brasil. Além disso, a atividade governamental exige um conhecimento que só o administrador público tem.”

Dica 2 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de graduação em Administração Pública e outras carreiras também. Tudo aqui: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O curso de graduação em Administração Pública

O curso, ao contrário do que muitos pensam, não está voltado apenas para quem tem talento para seguir a carreira política. Ele tem duração de 4 anos e suas disciplinas abordam áreas de ciências sociais, políticas públicas, questões internacionais, dentre outras.

Veja aqui algumas das principais disciplinas do curso de administração Pública: Sistema Político Brasileiro; Empreendedorismo; Matemática Financeira; Administração Pública; Economia Brasileira; Licitações e Contratos; Planejamento Urbano; Gestão Ambiental.

Confira abaixo o programa Globo Universidade sobre o curso de Administração Pública:

Dica 3 – Quer mandar bem no Enem e no Vestibular? Estude com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Dicas de todas as matérias. http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

5 cursos de Administração Pública com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

Os cursos de Administração Pública no Brasil por enquanto ainda não foram avaliados pelo Enade, portanto, ainda não possuem conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Sendo assim, relacionamos abaixo algumas universidades que oferecem o curso de Administração Pública.

  • Universidade Federal do Paraná – UFPR – Paraná;
  • Universidade de Brasília – UnB – Distrito Federal;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro;
  • Fundação Getúlio Vargas – FGV – São Paulo;
  • Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Minas Gerais.

Mercado de trabalho para Administração Pública

Administração PúblicaDevido à carência de profissionais preparados para assumir a gestão pública, a profissão está em alta tanto para quem tem bacharelado como o tecnólogo.

O profissional, além de atuar em empresas e na gestão pública, pode também prestar consultorias, executar auditorias e ministrar aulas nos diversos cursos que têm sido criados. Além disso, o Administrador Público pode coordenar programas e projetos, promover desenvolvimento sustentável, traçar e executar estratégias de gestão.

Os salários são atrativos. O salário médio inicial é variável, pois vai depender do tipo de instituição que contratar o profissional. Segundo Abrucio, os valores começam em torno de R$ 3 mil, podendo chegar até a R$ 11 mil. Há concursos federais e estaduais com salário inicial na faixa dos R$ 10 mil. Vai encarar?

Perfil do profissional após a formação

Para seguir carreira nesta área é imprescindível gostar de ciências humanas, além de lidar bem na comunicação com comunidades, saber lidar com negociações e trabalhar em equipe, principalmente no que se refere ao futuro de uma organização. Também é necessário possuir capacidade de tomar decisões e articulação com vários tipos de organização.

Este postfoi escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, marketing digital e desenvolvimento pessoal.  Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

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A Força Elétrica e a Lei de Coulomb – Aula de Física Enem

Posted: 14 Oct 2014 05:59 PM PDT

A força elétrica e a lei de Coulomb

Sabemos que entre cargas elétricas ocorre o processo de repulsão ou atração, dependendo do sinal da carga que cada uma possui. Sabemos que esta força que se origina entre as cargas é proporcional ao valor da carga elétrica das partículas (quanto maior a carga de cada uma, maior a força); e também a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas (quanto menor a distância, maior é a força). Portanto, a princípio, nossa equação tem a seguinte forma:

Física Enem

aula14_fig002.tif

onde q1 e q2 são os valores das cargas elétricas envolvidas, e d é a distância entre as cargas. Portanto, esta é uma equação de proporcionalidade, onde p símbolo α significa proporcional, ou seja, estamos dizendo que a força F é proporcional à equação à direita.

Coube ao físico francês Charles Augustin Coulomb (1736 – 1806), com sua célebre balança de torção, estabelecer a lei matemática que possibilita o cálculo da intensidade da força elétrica entre dois corpos eletrizados.

aula14_fig003.tif

Coulomb

aula14_fig004.tif

Balança de torção

Através do experimento da balança de torção, Coulomb pôde determinar a equação exata da relação da força com os valores das cargas e da distância entre elas. Ele determinou o valor da constante que tornou a proporcionalidade acima em uma igualdade, chegando ao que chamamos hoje de Lei de Coulomb:

aula14_fig005.tif

onde K é a constante dielétrica do meio. No sistema internacional (SI), a F é medida em newtons (N), q em Coulomb (C), d em metros (m), e K em N.m2/C2. Para o vácuo, o valor de K é:

aula14_fig006.tif

Saiba mais sobre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb nesta aula do canal o kuadro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFPE) Duas partículas de mesma massa têm cargas Q e 3Q. Sabendo-se que a força gravitacional é desprezível em comparação com a força elétrica, indique qual das figuras melhor representa as acelerações vetoriais das partículas.

aula14_fig007.tif

Dica 1 – Relembre tudo sobre os Princípios da Eletrostática e os Processos de Eletrização em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/principios-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 2

(UNIFOR CE) Duas pequenas esferas condutoras idênticas P e Q, estão eletrizadas com cargas de –2,0 μC e 8,0 μC, respectivamente. Elas são colocadas em contato e, em seguida, separadas de uma distância de 30 cm, no vácuo. A força de interação elétrica entre elas, e a intensidade dessa força, serão, respectivamente, de:

Dado: K = 9,0. 109N.m2/C2

a) atração, de 1,6. 10–1N

b) atração, de 2,5 N

c) repulsão, de 9,0 x 10–1N

d) repulsão, de 1,6 x 10–1N

e) repulsão, de 2,5 N

Dica 2 – Aproveite esta aula de revisão sobre Fenômenos Ondulatórios e fique preparado para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/fenomenos-ondulatorios-fisica-enem/

Questão 3

(UFJF-MG) Duas esferas A e B, eletricamente carregadas com cargas QA = -2QB e situadas a uma distância d entre si, atraem-se mutuamente. O módulo da força eletrostática que A exerce em B é denotado FB, e o módulo da força eletrostática que B exerce em A é denotado FA. Concluímos que:

a) FA = 4 FB

b) FA = 2FB

c) FA = FB

d) FA = FB

e) FA = 1/4FB

Dica 3 – Revise tudo sobre Ondas em mais esta aula de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/ondas-fisica-enem/

Questão 4

(UERJ) Duas pequenas esferas metálicas iguais, A e B, se encontram separadas por uma distância d. A esfera A tem carga + 2q e a esfera B tem carga –4q. As duas esferas são colocadas em contato, sendo separadas, a seguir, até a mesma distância d. A relação entre módulos das forças F1 e F2 de interação entre as esferas, respectivamente, antes e depois do contato é:

a) |F1| = 8|F2|

b) |F1| = (3/2)|F2|

c) |F1| = (2/3)|F2|

d) |F1| = 3|F2|

e) |F1| = (8/9)|F2|

Questão 5

(UEL) A figura abaixo mostra duas cargas elétricas +q e -q, separadas pela distância 2a e simétricas em relação ao eixo x. É correto afirmar:

aula14_fig008.tif

Qual das alternativas seguintes representa mais corretamente a direção e o sentido da força que atuaria sobre uma terceira carga q colocada em B:

a) 33176.jpg

b) 33179.jpg

c) 33181.jpg

d) 33183.jpg

e) 33185.jpg

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

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Os pontos extremos do Brasil – Geografia –Enem

Posted: 14 Oct 2014 05:41 PM PDT

Nosso território está geograficamente localizado no Hemisfério ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich. Suas terras se estendem de norte a sul e leste a oeste, configurando ao país enormes dimensões continentais.

O Brasil, em tamanho supera muitos países da Europa, por exemplo, que têm tamanhos e dimensões de estados brasileiros.

Vamos ver essas dimensões em Km? Acompanhe esta aula de geografia!

Então… de norte a sul do país temos u 4394 km de extensão, que liga os pontos extremos Monte Caburaí e Arroio Chuí.

E, de leste a oeste, temos 4319 km de extensão, ligando os pontos extremos Ponta do Seixas e Serra da Contamana. Nomes diferentes não é mesmo? Vamos analisar onde cada um deles se localiza?

 

Geografia –Enem
Figura 1
- Pontos Extremos do Território Brasileiro. Disponível em: http://geografalando.blogspot.com.br/2013/02/3-serie-em-1-bimestre.html

Dica 1- Você sabe o que Globalização? Antigamente para falar com alguém no Japão poderia levar meses para uma carta chegar, e hoje? Acesse essa aula de geografia e confira! http://blogdoenem.com.br/globalizacao-que-fenomeno-e-esse-geografia-enem/

Monte Caburaí

Localizado no Estado de Roraima, é considerado o ponto mais extremo ao norte do país, com 1456 metros de altitude.

Geografia –Enem
Figura 2
- Monte Caburaí – Disponível em: http://www.mochileiros.com/monte-caburai-ponto-mais-extremo-ao-norte-do-pais-t52879.html

Dica 2- Nossos oceanos são constantemente explorados pelo homem, vamos ver por quê? Confira acessando esta aula de geografia: http://blogdoenem.com.br/oceanos-exploracao-economica-geografia/

Arroio Chuí

Localizado no extremo sul do Brasil com as coordenadas 33° 45' 03 de latitude Sul, trata-se de um pequeno curso de água no Rio Grande do Sul, entre Brasil e Uruguai, em sua fronteira.

Geografia –Enem
Figura 3
– Arroio Chuí – Disponível em http://lycengraulis.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

Serra da Contamana

A Serra da Contamana, como o nome já diz, é uma serra localizada no extremo oeste do Brasil, está situada no estado do Acre. No outro lado do território, no ponto extremo do leste brasileiro temos a Ponta do Seixas, localizada na cidade de João Pessoa na Paraíba, numa praia.

Confira essa lúdica e didática reportagem intitulada Almanaque Brasil – Do Caburaí ao Chuí, e entenda o que aconteceu com o monte mais ao norte do Brasil.

Confira essa questão que caiu no Vestibular da UFSC de 2009. Aproveite e teste seus conhecimentos! Bons estudos!

UFSC 2009 – Questões de Proposições Múltiplas: 

As questões de proposições múltiplas, conterão no máximo 7 (sete) proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma deverá ser verdadeira.

A resposta será a soma dos números correspondentes às proposições verdadeiras e será um número inteiro compreendido entre 01 e 99, incluindo esses números.

Exemplo 1: A partir da interpretação do mapa Brasil: dimensões e pontos extremos, e considerando que o Brasil possui terras nos três dos quatro hemisférios da Terra, assinale a(s) proposição(ões)CORRETA(S) sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro.

Geografia –Enem

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T.B. Geografia. 1a ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 358.  Série Novo Ensino Médio. (adaptado)

01. Em função das dimensões leste-oeste, o Brasil apresenta somente dois fusos horários, que estão adiantados em relação ao meridiano de Greenwich (0°).
02. Em relação ao paralelo de 0°, o Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul.
04. O ponto extremo oriental do Brasil localiza-se na Região Norte.
08. A latitude extremo meridional do Brasil corresponde a 33°45'09"S.
16. Dois  dos  quatro  pontos  extremos  do  Brasil  localizam-se  no  Complexo  Regional  da Amazônia.
32. Os pontos extremos do Brasil não são considerados eqüidistantes.

Resposta correta 26 (02 + 08 + 16).

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Humor – Aula de revisão para Literatura Enem

Posted: 14 Oct 2014 05:41 PM PDT

Humor

"Humor", do latim humore, é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes.

Na literatura, um dos segredos do texto com humor é o inesperado, que traz comicidade para a trama, provocando o riso do leitor. Um bom exemplo é o texto abaixo, de Stanislaw Ponte Preta.

A velha contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:

- É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com a muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

- O senhor promete que não "espáia"? – quis saber a velhinha.

- Juro – respondeu o fiscal.

- É lambreta.

A seguir, outro exemplo, agora de Luís Fernando Veríssimo:

Conto erótico n. 1

- Assim?

- É. Assim.

- Mais depressa?

- Não. Assim está bem. Um pouco mais para…

- Assim?

- Não, espere.

- Você disse que…

- Para o lado. Para o lado!

- Querido…

- Estava bem mas você…

- Eu sei. Vamos recomeçar. Diga quando estiver bem.

- Estava perfeito e você…

- Desculpe.

- Você se descontrolou e perdeu o…

- Eu já pedi desculpa!

- Está bem. Vamos tentar outra vez. Agora.

- Assim?

- Quase. Está quase!

- Me diga como você quer. Oh, querido…

- Um pouco mais para baixo.

- Sim.

- Agora para o lado. Rápido!

- Amor, eu…

- Para cima! Um pouquinho…

- Assim?

- Aí! Aí!

- Está bom?

- Sim. Oh, sim. Oh yes, sim.

- Pronto.

- Não. Continue.

- Puxa, mas você…

- Olhaí. Agora você…

- Deixa ver…

- Não, não. Mais para cima.

- Aqui?

- Mais. Agora para o lado.

- Assim?

- Para a esquerda. O lado esquerdo!

- Aqui?

- Isso! Agora coça.

O humor também é uma forma poderosíssima de manifestarmos nosso descontentamento. Fazendo rir, pode-se fazer as pessoas também pensarem.

Para chamar a atenção, fazer pensar e provocar um debate sobre a ânsia consumista, os modismos, o conflito de gerações e o choque entre os valores morais "passados e modernos", Veríssimo conta uma historinha engraçada:

Pai não entende nada

- Um biquíni novo?

- É, pai.

- Você comprou um ano passado!

- Não serve mais pai. Eu cresci.

- Como não serve mais? No ano passado você tinha 14 anos, esse ano você tem 15. Não cresceu tanto assim.

- Não serve, pai.

- Está bem, está bem. Toma o dinheiro compra um biquíni maior.

- Maior não, pai. Menor.

Aquele pai, também, não entendia nada.

Como se sabe, existem mecanismos linguísticos que determinam efeitos de humor em textos. Dois exemplos são a ironia e a ambiguidade.

Ironia

Ironia: É uma figura que se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes, com o intuito de criar ou ressaltar certos efeitos humorísticos. Observe o texto a seguir.

O ator

O homem chega em casa e é recebido pela mulher e os dois filhos, alegremente. Distribui beijos entre todos, pergunta o que há para jantar e dirige-se para o seu quarto. Vai tomar um banho, trocar de roupa e preparar-se para algumas horas de sossego na frente da televisão antes de dormir. Quando está abrindo a porta do seu quarto houve uma voz que grita:

- Corta!

O homem olha em volta, atônito. Descobre que sua casa não é uma casa, é um cenário. Vem alguém e tira o jornal e a pasta das suas mãos. Uma mulher vem ver se a sua maquilagem está bem e põe um pouco de pó no seu nariz. Aproxima-se um homem com um script na mão dizendo que ele errou uma das falas na hora de beijar as crianças.

- O que é isso? – Pergunta o homem. – Quem são vocês? O que estão fazendo dentro da minha casa? Que luzes são essas?

- O que, enlouqueceu? – Pergunta o diretor. – Vamos ter que repetir a cena. Eu sei que você está cansado, mas…

- Estou cansado, sim senhor. Quero tomar o meu banho e botar meu pijama. Saiam da minha casa. Não sei quem são vocês, mas saiam todos! Saiam!

O diretor fica parado de boca aberta. Toda a equipe fica em silêncio. Finalmente o diretor levanta a mão e diz:

- Tudo bem, pessoal. Deve ser estafa. Vamos parar um pouquinho e…

- Estafa coisa nenhuma! Estou em minha casa, com a minha… A minha família! O que vocês fizeram com ela? Minha mulher! Os meus filhos!

O homem sai correndo entre os fios e os refletores, à procura da família O diretor e o assistente tentam segurá-lo. E então ouve-se uma voz que grita:

- Corta!

Aproxima-se outro homem com um script na mão. O homem descobre que o cenário, na verdade, é um cenário. O homem com um script na mão diz:

- Está bom, mas acho que você precisa ser mais convincente.

- Que-quem é você?

- Como, quem sou eu? Eu sou o diretor. Vamos refazer esta cena. Você tem que transmitir melhor o desespero do personagem. Ele chega em casa e descobre que sua casa não é uma casa, é um cenário. Descobre que está no meio de um filme. Não entende nada.

- Eu não entendo…

- Fica desconcertado. Não sabe se enlouqueceu ou não.

- Eu devo estar louco. Isso não pode estar acontecendo. Onde está minha mulher? Os meus filhos? A minha casa?

- Assim está melhor. Mas espere até começarmos a rodar. Volte para a sua marca. Atenção, luzes…

- Mas que marca? Eu não sou personagem nenhum. Eu sou eu! Ninguém me dirige. Eu estou na minha própria casa, dizendo minhas próprias falas…

- Boa, boa. Você está fugindo um pouco do script, mas está bom.

- Que script? Não tem script nenhum. Eu digo o que quiser. Isto não é um filme. E mais, se é um filme, é uma porcaria de filme. Isto e simbolismo ultrapassado. Essa de que o mundo é um palco, que tudo foi predeterminado, que não somos mais que atores… Porcaria!

- Boa, boa. Está convincente. Mas espere começar a filmar. Atenção…

O homem agarra o diretor pela frente da camisa.

- Você não vai filmar nada! Está ouvindo? Nada! Saia da minha casa.

O diretor tenta livrar-se. Os dois rolam pelo chão. Nisto ouve-se uma voz que grita:

- Corta!

(Luis Fernando Veríssimo)

Dica 1 – Revise em mais esta aula sobre o Primeiro Momento do Modernismo e fique preparado para Literatura Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-2-literatura-enem/

Veríssimo cria uma situação inusitada ao confrontar uma casa de família, aparentemente normal, com um estúdio de cinema.

Ambiguidade

Vício de linguagem, também chamado anfibologia, pelo qual uma frase é construída, involuntariamente, com mais de uma interpretação. Exemplos: "Daniela, a Marina disse que seu pai chegou de viagem" e "Empresas negam oferecimento de propina". Nas duas frases, o pronome seu e a forma verbal negam são os responsáveis pelo defeito sintático. Há, porém, casos em que a duplicidade de sentido é intencional, como nos trocadilhos e jogos de palavras, quando a leitura ambígua deixa de ser vício. Exemplos são "A situação daquele laboratório farmacêutico não tem remédio" e a frase de pára-choque de caminhão "Não mexa com a mulher dos outros e mantenha a sua direita".

Manuel Bandeira, poeta maior, escreveu um texto chamado Poema só para Jayme Ovalle. Para um poema cujo tema é essencialmente a solidão, o título é intencionalmente ambíguo. No poema de Bandeira, "só" pode referir-se a "poema" ("poema solitário", por exemplo) ou a "Jayme Ovalle" ("poema feito exclusivamente para Jayme Ovalle", por exemplo). Veja o texto integral:

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro

(Embora a manhã já estivesse avançada).

Chovia.

Chovia uma triste chuva de resignação

Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.

Então me levantei,

Bebi o café que eu mesmo preparei,

Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando…

- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.

Saiba mais sobre Humor na Literatura neste vídeo do canal MULTIRIOSME, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Leia o fragmento a seguir, extraído da crônica "Vivendo e…", de Luis Fernando Veríssimo.

Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e desaprendendo. Não falo daquelas coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001, p. 46.)

A alteração que o autor faz no ditado popular "Vivendo e aprendendo" evidencia certo sentimento de:

a) nostalgia.

b) revolta.

c) incompreensão.

d) arrependimento.

e) revolta.

Dica 2 – Relembre tudo sobre a Primeira Fase do Modernismo (aula 1) e fique pronto para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-aula-de-literatura-enem/

Questão 02

Os fragmentos textuais abaixo foram extraídos de crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Aquele em que o termo sublinhado constitui uma onomatopeia é:

a) "Originalmente, portanto, 'tintim por tintim' indicava um pagamento feito minuciosamente, moeda por moeda." (Tintim)

b) "Plúmbeo devia ser o barulho que um corpo faz ao cair na água." (Defenestração)

c) "Depois de dizer 'quatrilhão' você tem que pular para trás, senão ele esmaga os seus pés." (Pudor)

d) "É dizer 'Sílfide' e ficar vendo suas evoluções no ar, como as de uma borboleta." (Pudor)

Texto para questão 03

O Jargão

Sou fascinado pela linguagem náutica, embora minha experiência no mar se resuma a algumas passagens em transatlânticos, onde a única linguagem técnica que você precisa saber e "a que horas servem o bufê?". Nunca pisei num veleiro e se pisasse seria para dar vexame na primeira onda. Eu enjôo em escada rolante. Mas, na minha imaginação, sou um marinheiro de todos os calados. Senhor de ventos e de velas e, principalmente, dos especialíssimos nomes da equipagem.

Me imagino no leme do meu grande veleiro, dando ordens à tripulação:

Recolher a traquineta!

Largar a vela bimbão, não podemos perder esse Vizeu.

(O Vizeu é um vento que nasce na costa ocidental da África, faz a volta nas Malvinas e nos ataca a bombordo, cheirando a especiarias, carcaças de baleia e, estranhamente, a uma professora que eu tive, no primário.)

(Luis Fernando Veríssimo. Comédias para se ler na escola)

Dica 3 – Relembre sobre os movimentos da Vanguarda Europeia nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem. Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/vanguardas-europeias-literatura-enem/

Questão 03

Sobre o texto, podemos afirmar que:

a) O narrador da crônica usa uma linguagem empregada pelos tripulantes dos barcos da época medieval.

b) O narrador era um marinheiro que, mesmo adorando o mar, sentia enjoo durante as viagens.

c) Jargão, de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, significa: vocabulário próprio de uma profissão ou atividade. Na crônica, o termo tem o mesmo sentido.

d) O trecho: "Me imagino no leme do meu grande veleiro, dando ordens à tripulação", está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

e) O narrador é em terceira pessoa.

Texto para questões 04 e 05.

Cotidiano

Composição: Chico Buarque

Todo dia ela faz

Tudo sempre igual

Me sacode

Às seis horas da manhã

Me sorri um sorriso pontual

E me beija com a boca

De hortelã…

Todo dia ela diz

Que é pr'eu me cuidar

E essas coisas que diz

Toda mulher

Diz que está me esperando

Pr'o jantar

E me beija com a boca

De café…

Todo dia eu só penso

Em poder parar

Meio-dia eu só penso

Em dizer não

Depois penso na vida

Prá levar

E me calo com a boca

De feijão…

Seis da tarde

Como era de se esperar

Ela pega

E me espera no portão

Diz que está muito louca

Prá beijar

E me beija com a boca

De paixão…

Toda noite ela diz

Pr'eu não me afastar

Meia-noite ela jura eterno amor

E me aperta pr'eu quase sufocar

E me morde com a boca de pavor…

Questão 04

O texto acima se relaciona com qual gênero literário?

a) Crônica.

b) Conto.

c) Romance.

d) Novela.

e) Fábula.

Questão 05

O trecho "E me beija com a boca" traz qual figura de linguagem?

a) Antítese.

b) Onomatopeia.

c) Sinestesia.

d) Pleonasmo.

e) Metáfora.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Terra: Principais Movimentos – Aula de Geografia Enem

Posted: 14 Oct 2014 05:16 PM PDT

Terra: Principais Movimentos

Movimento de rotação

É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma em aproximadamente 24 horas. Esse movimento foi de fundamental importância para a determinação dos pontos cardeais e consequentemente a criação das rosas dos ventos que são muito utilizadas na orientação.

Consequências principais:

  • Dias e noites.
  • Achatamento polar.
  • Movimento aparente do Sol.
  • Determinação dos fusos horários.

Movimento de translação

É o movimento que a Terra executa em torno do Sol em aproximadamente 365 dias. Esse movimento aliado à inclinação do eixo de rotação da Terra (obliquidade da eclíptica) traz como consequência a distribuição desigual de energia solar durante quase todo o ano.

Consequências principais:

  • Estações do ano (solstícios e equinócios).
  • Determinação das zonas de iluminação da Terra.

Orientação

A orientação é fundamental em várias atividades humanas como transporte, guerras, esporte, entre outras. Na antiguidade, os astros eram os meios de orientação mais utilizados (Sol, Lua e estrelas).

Com a expansão das grandes navegações, a bússola passou a ser utilizada amplamente. Já no final do século XX, com o intenso aperfeiçoamento tecnológico o GPS (sistema de posicionamento global) apresenta grande precisão em termos de orientação que a partir de satélites artificiais passou a ser amplamente utilizado nos meios de transporte, esporte, guerras, entre outros.

Globo Terrestre

Principais paralelos da Terra

Geografia Enem

Determinação dos meridianos

figura_29.jpg

As latitudes são pontos em graus que variam de 0 a 90 graus norte/ sul, enquanto as longitudes são pontos em graus que variam de 0 a 180 graus leste/oeste. A partir dos paralelos e meridianos, podemos determinar as coordenadas geográficas que são pontos em graus na superfície da Terra e são calculados a partir das latitudes e das longitudes.

Obs.: Não esquecer as palavras sinônimas de norte (boreal e setentrional); sul (meridional e austral); oeste (ocidental); e leste (oriental).

Saiba mais sobre os Principais Movimentos da Terra nesta playlist de aulas do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Observe a figura:

figura_30.jpg

A posição indicada na figura a seguir marca, em nosso planeta, o início de uma estação em cada hemisfério.

Esta estação é:

a) A primavera no Hemisfério Norte, estando a Terra no equinócio.

b) O outono no Hemisfério Sul, estando a Terra nas proximidades do solstício.

c) Os verões meridionais, estando a Terra no solstício.

d) Os outonos setentrionais, estando a Terra no equinócio.

e) Os verões setentrionais, estando a Terra no solstício.

Dica 1 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/

Questão 02

(IFPE – Instituto Federal de Pernambuco). Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas em relação à localização e orientação.

( ) Quando o hemisfério Sul recebe os raios solares perpendicularmente ao Trópicos de Capricórnio, dizemos que está ocorrendo o solstício de inverno.

( ) No dia em que os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador, o dia e a noite têm 12 horas de duração em qualquer ponto do planeta.

( ) O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios variam de ano para ano; a duração das estações do ano, também.

( ) As coordenadas geográficas funcionam como "endereço" de qualquer localidade do planeta, sendo necessário serem conhecidas a latitude e longitude.

( ) As regiões, situadas num mesmo fuso, adotam o mesmo horário. Nelas, as horas aumentam para oeste e diminuem para leste, de qualquer referencial adotado.

A sequência correta de letras, de cima para baixo, é:

a) VVFVV

b) VVVFF

c) FFVVV

d) VFVFF

e) FVVVF

Dica 2 – Acompanhe este segunda aula sobre Problemas Ambientais e fique preparado para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente, o Enem está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-2-geografia-enem/

Questão 03

(UNICENTRO/PR – Universidade Estadual do Centro-Oeste). A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:

a) afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.

b) as regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.

c) durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador, são os equinócios.

d) a distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.

e) os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.

Dica 3 – Relembre sobre os Principais Oceanos em mais esta aula de revisão para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/principais-oceanos-geografia-enem/

Questão 04

(UNEMAT/MT – Universidade do Estado de Mato Grosso). Analise a figura e os itens abaixo.

figura_31.jpg

Fonte: Magnoli Demétrio e Regina Araújo. Geografia Geral edo Brasil. 2005, p. 82.

I. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio.

II. O hemisfério norte, em 21 de dezembro, recebe mais insolação, ocasionando dias mais curtos e as noites mais longas.

III. No solstício de verão do hemisfério norte, o sol incide perpendicularmente ao trópico de Câncer.

IV. A distribuição da insolação na superfície terrestre é condicionada pelos movimentos da terra no espaço.

V. No hemisfério norte, em 21 de junho, inicia-se o inverno.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I e II estão corretos.

b) Somente I, III e IV estão corretos.

c) Somente II, III e V estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

e) Nenhum dos itens está correto.

Questão 05

(UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ainda são 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.

Este fato se deve:

a) à inclinação do eixo terrestre.

b) ao movimento de rotação terrestre.

c) ao movimento de translação terrestre.

d) à maior proximidade do sol no verão.

e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Biologia Enem – Reino das plantas: Revise as Briófitas

Posted: 14 Oct 2014 11:38 AM PDT

As briófitas são os primeiros seres fotossintetizantes a dominarem o ambiente terrestre. Porém, apesar de sua conquista, ainda permaneceram dependentes da água na sua reprodução, fazendo com que elas apareçam apenas em lugares úmidos. Além disso, a ausência de tecidos de transporte faz com elas sejam bastante diminutas. Você conhece as briófitas como musgos ou limos. Mas, você sabe como elas se reproduzem? Conhece suas características? Então revise as briófitas aqui e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar revisando as briófitas, que tal dar uma espiadinha nas características básicas dos seres vivos? Você encontra uma revisão com vários termos da biologia que podem te ajudar no Enem no post a seguir: http://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/

Para iniciar sua revisão, veja esta super videoaula da Khan Academy (o vídeo está em inglês, mas você pode traduzir as legendas no segundo botão abaixo do vídeo).

Você também pode assistir esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/8ZehK2

E aí, curtiu a videoaula? Muito legal, não é mesmo? Agora, para você dar aquela "fixada" no conteúdo, veja o resumo que preparamos para você:

Características gerais das briófitas: As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não possuem tecidos especializados na condução de substâncias em seu organismo. Esta característica faz com que o transporte de substâncias dentro das briófitas seja feito por osmose e difusão. Você bem sabe que esse processo é demorado, quase como a transmissão de uma mensagem na brincadeira do "telefone sem fio". Assim sendo, as briófitas têm tamanhos diminutos (em geral não ultrapassam 2cm de altura), uma vez que esse tipo de transporte de substâncias seria ineficiente em uma planta de maior porte. As briófitas também não possuem tecidos de sustentação (outra característica que corrobora para serem pequenas).  Além disso, as briófitas não produzem flores, frutos ou sementes para a sua reprodução.

Dica 2: Revise também as algas do Reino Protoctista e seus ciclos reprodutivos nesta aula de biologia: http://blogdoenem.com.br/biologia-algas/

Ciclo de vida das briófitas: As briófitas podem se apresentar de duas maneiras ao longo da sua vida: como gametófito ou esporófito. A planta propriamente dita, aquela que tem forma de vida independente e duradora, é o gametófito (n). O gametófito é aquela parte verdinha, que em grupo se assemelha a um tapete,que você comumente vê crescendo em cantos úmidos do seu quintal, como uma parte do muro que não pega sol diretamente ou o tronco de uma árvore. Como o gametófito não possui vasos condutores ou tecidos de sustentação, dizemos que ele é formado por cauloide, rizoide e filoide, estruturas que correspondem, em funções, respectivamente a um caule, raiz e folha. O gametófito possui órgãos produtores de gametas chamados de gametângios – os anterídeos, que produzem o gameta masculino anterozoide; os arquegônios, que produzem o gameta feminino oogônia. Em geral, há plantinhas masculinas e plantinhas femininas, ou seja, com sexos separados.

Dica 3: Você não lembra muito o que quer dizer os termos haploide e diploide? Então veja este post com videoaula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/

Biologia Enem - Reino das plantas: Revise as Briófitas

Como as plantinhas-mãe são haploides (n cromossomos),os gametas são produzidos por mitose. Quando há umidade formada por uma película de água de chuva, os anterozoides produzidos pelo anterídio nadam até o arquegônio para fecundar a oosfera. Forma-se então um zigoto. Esse zigotofaz diversas mitoses e forma um esporófito diploide sobre o gametófito feminino. Veja na imagem a seguir os esporófitos (marrons) crescendo sobre os gametófitos (verdinhos).

Biologia Enem - Reino das plantas: Revise as Briófitas

Dica 4:Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post de biologia com videoaula do professor Rubens Oda: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Os esporófitos (2n) são plantas que dependem do gametófito para se nutrirem e morrem assim que seu papel reprodutivo está cumprido. O esporófito possui uma haste e na sua ponta uma cápsula, que é o esporângio.  Dentro do esporângio há células-mães dos esporos que irão sofrer meioses e originar esporos (n). Esses esporos, quando liberados, podem ser arrastados pelo vento ou pela chuva e germinam, dando origem a uma nova fase haploide: o gametófito. Não é lindo? Para resumir a história da vida das briófitas, veja o esquema a seguir:

Biologia Enem - Reino das plantas: Revise as Briófitas

Agora que você já sabe tudo sobre as Briófitas, que tal testar seus conhecimentos?

(Fatec-2005) A figura abaixo representa um organismo vivo.

Biologia Enem - Reino das plantas: Revise as Briófitas

Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.

  1. a) Fungi, Bryophyta e esporo.
  2. b) Plantae, Bryophyta e esporo.
  3. c) Plantae, Pteridophyta e esporo.
  4. d) Fungi, Pteridophyta e semente.
  5. e) Protista, Fungi e semente.

Resposta: B.

Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Leitura de Gráficos – Aprenda a ler dois Gráficos que caem no Enem

Posted: 14 Oct 2014 10:49 AM PDT

  1. A) Gráficos em linhas

O objetivo dos Gráficos em Linhas é apresentar a evolução de um fenômeno ao longo do tempo. Possui um eixo vertical, com valores e um eixo horizontal com a evolução do tempo.

Exemplo 1 (ENEM 2012)

O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que representa a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

Leitura de Gráficos

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram

  1. Março e Abril
  2. Março e Agosto
  3. Agosto e Setembro
  4. Junho e Setembro
  5. Junho e Agosto

Resolução

Como o eixo vertical descreve as vendas, devemos verificar o ponto mais alto, ou seja, Junho e o ponto mais baixo, ou seja, Agosto. Alternativa E.

Vídeo: Aprenda mais sobre gráficos de linha no Khan Academy na aula abaixo, ou acesso pela plataforma http://goo.gl/sjnVf7

Dica 1 – Revise aqui 10 temas que sempre caem nas provas de Matemática. Aulas e dicas gratuitas para você aprender e mandar bem no Enem e no Vestibular: http://blogdoenem.com.br/enem-2012-prova-matematica
  1. B) Gráfico de Barras

Os Gráficos de Barras são muito utilizados para comparar quantidades. Os dados estão na posição horizontal enquanto que as informações ou divisões estão na vertical.

Exemplo 2 (ENEM 2012)

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados "Contos de Halloween". Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: "Divertido", "Assustador" ou "Chato". Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.

O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.

Leitura de Gráficos

O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem "Contos de Halloween".

Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto "Contos de Halloween" é "Chato" é mais aproximada por

  1. A) 0,09.
  2. B) 0,12.
  3. C) 0,14.
  4. D) 0,15.
  5. E) 0,18.

Resolução

Vemos que nesta questão foram cobrados, além da habilidade em leitura de gráfico, também o de cálculo de probabilidades. Como o sorteio foi entre os que opinaram, vemos que o 21% não opinou, sobrando então 79% de opinantes.

Número total de opinantes = 0,79 x 500 =395

Número de opinantes que votou "chato" = 0,12×500 = 60

Assim sendo, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso dentre as que opinaram, ter assinalado "chato" será:

Leitura de Gráficos

Alternativa D

Dica 2 – Cálculo de Juros e Juros Compostos – Cai sempre em Matemática no Enem e no Vestibular. Revisão Gratuita aqui. http://blogdoenem.com.br/porcentagem-juros-simples-e-compostos-matematica-enem

Exercícios: Domine os gráficos de barras exercitando-se no Khan Academy: http://goo.gl/mB4WSL

Dica 3: Revise os conceitos de probabilidade jogando RPG! http://blogdoenem.com.br/probabilidade-rpg-matematica-enem/

Desafios

1) (ENEM 2012) O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007.

Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.

Leitura de Gráficos

Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em

  1. A) 1995.
  2. B) 1998.
  3. C) 2000.
  4. D) 2005.
  5. E) 2007.

2) Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global.

Leitura de Gráficos

Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam "NÃO" à enquete?

  1. A) Menos de 23.
  2. B) Mais de 23 e menos de 25.
  3. C) Mais de 50 e menos de 75.
  4. D) Mais de 100 e menos de 190.
  5. E) Mais de 200.

Gabarito

1) E; 2) C

Esta aula foi preparada pelo professor Alexsandro Sunaga. https://www.facebook.com/alexsandro.sunaga

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

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Organologia Vegetal II – Biologia Enem

Posted: 14 Oct 2014 07:32 AM PDT

Organologia Vegetal II

Biologia Enem

Os órgãos reprodutivos das plantas são separados em: flor, fruto e semente.

Flor

A flor é o órgão reprodutivo das plantas gimnospermas e angiospermas, desenvolvido a partir de folhas modificadas. As flores das diferentes espécies podem ser hermafroditas ou dióicas. Seu desenvolvimento permitiu a fecundação independente da água e uma maior atração dos agentes polinizadores. Nas gimnospermas surgiram as flores. Porém, essas são diferentes das observadas nas angiospermas. Suas "flores" são os estróbilos, conhecidos como pinhas. Já uma flor hermafrodita de angiosperma geralmente é constituída por quatro conjuntos de folhas modificadas, os verticilos florais: cálice,corola,androceu egineceu. Os verticilos se inserem em um ramo especializado, denominadoreceptáculo floral.

Uma flor completa possui o receptáculo floral e um pedúnculo. O pedúnculo é o eixo de sustentação da flor.

Dica 1 – Saiba tudo sobre Organologia Vegetal nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/organologia-vegetal-1-biologia-enem/

Verticilos de proteção

O cálice é um conjunto formado por folhas modificadas, geralmente verdes, denominadas sépalas. Já a corola é formada por um conjunto de folhas modificadas, geralmente coloridas, denominadas pétalas. O conjunto formado pelos dois é chamado de perianto. Quando possuem coloração e textura bastante semelhantes são chamadas de tépalas.

figura_173.jpg

Verticilos de reprodução

O androceu é o sistema masculino de reprodução, constituído por um conjunto de estames. Os estames são os esporofilos masculinos, ou seja, as folhas modificadas produzem os micrósporos (grãos de pólen). Cada estame possui: antera, conectivo e filete.figura_174.jpg

Na antera ficam os sacos polínicos com células-mãe diplóides (2n) que sofrem meiose e originam quatro micrósporos haplóides (n). O núcleo de cada micrósporo sofre mitose e se diferencia em grão de pólen. Ao final, cada grão de pólen possui um núcleo vegetativo e um núcleo reprodutivo, ambos haplóides.

figura_175.jpg

O gineceu é o sistema feminino de reprodução, constituído por carpelos ou pistilos. Cada carpelo possui: estigma, estilete e ovário.

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O estigma é a porção apical, responsável por receber o pólen. O estilete é o eixo de sustentação do estigma e o ovário fica na porção basal globosa que produz e armazena óvulos. Cada óvulo é um megasporângio portador de uma célula-mãe diplóide (2n), que sofre meiose e origina quatro células haplóides (n). Três dessas células degeneram e apenas uma é o megásporo funcional. O megásporo cresce e ocupa quase todo o megasporângio. Depois o núcleo do megásporo (n) passa por três mitoses, originando oito células (n), das quais: três núcleos formam as células antípodas, situadas na abertura do óvulo, dois núcleos formam as sinérgides na outra extremidade, dois núcleos ficam na região central e são chamados núcleos polares e um núcleo forma a oosfera, que é o gameta feminino de fato.

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Processo reprodutivo das Angiospermas

Polinização

Consiste na condução do grão de pólen da antera até o estigma.

Quando o grão de pólen cai sobre o estigma:

Da mesma flor = autopolinização (direta)

Não há transporte do pólen. Produz organismos geneticamente semelhantes aos originais, não sendo evolutivamente vantajoso. Existem mecanismos que evitam a autopolinização:

a. Heterostilia: quando o estigma fica acima da antera e impossibilita que o pólen da própria flor entre em contato com a sua oosfera.

b. Hercogamia: quando órgãos masculinos e femininos das flores estão separados no espaço, criando uma barreira mecânica que evita que o pólen caia sobre o estigma da mesma flor.

c. Dicogamia: amadurecimento dos sexos em épocas diferentes – Protoginia (1º feminino) e Protandria (1º masculino).

d. Dioicia: flores dióicas, cada árvore com flor de um sexo apenas.

De flor diferente = polinização cruzada (indireta)

Há transporte do pólen por agentes polinizadores.

a. Vento – anemofilia, o pólen deve ser seco e em grande quantidade.

b. Pássaro – ornitofilia, flor vistosa com nectários abundantes ou glândulas odoríferas.

c. Inseto – entomofilia, a flor geralmente é vistosa com nectários abundantes.

d. Morcego – quiropterofilia, flor noturna com glândulas odoríferas.

Germinação do pólen

Quando depositado sobre o estigma o grão de pólen germina, isto é, emite um prolongamento, o tubo polínico, que cresce através do estilete em direção à micrópila do óvulo. O núcleo vegetativo fica na frente do tubo e orienta o crescimento. O núcleo reprodutivo fica logo atrás e antes de chegar ao óvulo, dividi-se em dois núcleos espermáticos haplóides, os gametas masculinos. O tubo polínico constitui o gametófito masculino.

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Fecundação

O tubo polínico penetra no óvulo pela micrópila e chega ao saco embrionário. Neste momento o núcleo vegetativo já se degenerou e os dois gametas masculinos iniciam o processo de fertilização. A fertilização ocorre com apenas um dos núcleo espermáticos e com uma oosfera, resultando em um zigoto (2n).

Dica 2 – Histologia é o ramo da Biologia que estuda o tecido dos vegetais. Fique preparado para as provas em mais esta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/histologia-vegetal-biologia-enem/

O zigoto passa por inúmeras mitoses e forma o embrião da nova planta. O outro núcleo espermático masculino se funde com os núcleos polares femininos e o núcleo triplóide formado dá origem a um tecido rico em reservas, o endosperma ou albúmen.

O intenso desenvolvimento do óvulo resulta na semente, enquanto o crescimento do ovário origina o fruto. O fruto geralmente participa da propagação das sementes e em condições favoráveis o embrião se desenvolve em um novo indivíduo, reiniciando o ciclo reprodutivo.

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A fecundação nas angiospermas ocorre no interior do saco embrionário e é dupla (forma zigoto+núcleo triplóide). Nas gimnospermas, a fecundação é simples, somente um dos núcleos espermáticos participa do processo, o outro degenera.

Fruto

Corresponde ao ovário fecundado e desenvolvido, presente apenas em angiospermas. Tem como função, proteger, nutrir e auxiliar na disseminação da semente.

Os frutos de modo geral se estruturam em um pericarpo dividido em: epicarpo, mesocarpo e endocarpo e as sementes.

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Os frutos podem ser classificados:

1. Quanto à consistência.

  • carnoso – com pericarpo suculento. Ex: tomate, chuchu.

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  • seco – com pericarpo seco. Ex: amendoim, feijão, milho, arroz.

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2. Quanto à deiscência (como o fruto libera a semente):

  • a) deiscente – libera naturalmente a semente. Ex: vagem de feijão e ervilha.

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  • indeiscente – só libera a semente quando o pericarpo apodrece. Ex: mamão, milho, girassol.

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Tipos de frutos

1. Carnoso Deiscente. Tipo raro de fruto. Ex: pepino selvagem, beijo-de-frade.

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2. Carnoso Indeiscente. É a grande maioria dos carnosos.

  • Baga – semente facilmente destacável do fruto. Ex: laranja, melancia, uva, mamão, abóbora, tomate.

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  • Drupa – tegumento da semente está fundido ao endocarpo do fruto. Semente de difícil destaque do fruto. Ex: azeitona, manga, pêssego, ameixa, cereja, coco.

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3. Seco Deiscente. Ex: feijão, ervilha, soja.

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4. Seco Indeiscente. Ex: grama, trigo, milho, arroz, avelã.

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Frutos partenocárpicos

Frutos formados através do desenvolvimento do ovário pela ação de fitormônios sem que haja fecundação. Logo, são sem semente. Ex: banana, laranja Bahia, limão Taiti.

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Pseudofrutos

A parte carnosa, com substância de reserva não é originada em sua maioria do ovário, mas de outras estruturas florais. Tipos:

a. SIMPLES – parte comestível origina-se a partir do desenvolvimento do:

  • Receptáculo. Ex: maçã, pêra (fruto está dentro da parte comestível).

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  • Pedúnculo. Ex: caju (a castanha é o fruto).

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b. Compostos – parte comestível origina-se do desenvolvimento do receptáculo de uma flor com vários ovários. Ex: morango, framboesa.

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c. Múltiplos (Infrutescência) – originado de uma inflorescência. Ex: abacaxi, amora, figo.

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Semente

Corresponde ao óvulo fecundado e desenvolvido. Presente me gimnosperma e angiosperma. Toda a semente possui um envoltório, mais ou menos rígido, um embrião inativo da futura planta originado da fecundação do primeiro núcleo espermático com a oosfera e um material de reserva alimentar chamado endosperma ou albúmen formado pela fecundação do segundo núcleo espermático com os 2 núcleos polares.

Dica 3 – Relembre as principais características dos Cordados nesta aula preparatória para prova de Biologia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cordados-biologia-enem/

Em condições ambientais favoráveis, principalmente de umidade, ocorre a hidratação da semente e pode ser iniciada a germinação.

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Todo o embrião contido em uma semente de angiosperma possui uma radícula que dará origem à raiz, um caulículo que formará a porção basal do caule, uma gêmula que origina a porção apical do caule e os cotilédones que são folhas modificadas associadas à nutrição. Algumas angiospermas possuem dois cotilédones (dicotiledôneas), outras possuem apenas um (monocotiledôneas). A casca é formada pelo espessamento das camadas mais externas do óvulo após sua fecundação. Possui função protetora.

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Dispersão

O transporte de sementes ou frutos é bastante vantajoso, quanto maior a área atingida, maior a possibilidade de sucesso da germinação.

Formas de dispersão (“coria” não confundir com “filia” que designa polinização):

1. Anemocoria – Vento. Sementes ou frutos leves, com pêlos e expansões aladas que facilitam o transporte pelo vento. Ex: dente-de-leão.

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2. Zoocoria – Animais. Podem ser transportadas dentro do trato digestivo do animal (ex: pitanga), ou podem ir presas no corpo do animal (ex: picão, carrapicho).

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3. Hidrocoria – Água. Sementes ou frutos que retêm ar para flutuação, facilitando o transporte pela água. Ex: coco-da-baía.

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4. Autocoria – a própria planta dispersa as sementes através da deiscência dos frutos. Frutos explosivos. Ex: mamona.

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Saiba mais sobre Organologia Vegetal nesta aula do canal o kuadro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(UNESP) O fato de, em algumas flores, o gineceu e o androceu amadurecerem ao mesmo tempo

a) Garante floração mais prolongada da espécie;

b) Propicia maior produtividade de frutos;

c) Favorece a autofecundação;

d)Reduz as chances de autofecundação;

e) Impede a autofecundação.

Questão 02

(UFMS) As flores são estruturas que têm função na reprodução sexual das plantas angiospermas, onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais:

a)

Tépalas:conjunto de pétalas de cores diferentes;

Corola:conjunto de sépalas;

Gineceu:sistema reprodutor masculino;

b)

Corola:conjunto de sépalas;

Cálice:conjunto androceu-gineceu;

Perianto:conjunto de pétalas;

c)

Corola:conjunto de sépalas;

Gineceu:sistema reprodutor masculino;

Perianto:conjunto androceu-gineceu;

d)

Cálice:conjunto de pétalas;

Androceu: sistema reprodutor feminino;

Perigônio: conjunto de pétalas iguais;

e)

Cálice:conjunto de sépalas;

Androceu:sistema reprodutor masculino;

Gineceu:sistema reprodutor feminino.

Questão 03

Observe a figura e assinale a alternativa que corresponde aos nomes das estruturas I, II, III, IV, V e VI, respectivamente.

a) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- cálice, IV- corola, V- pistilos, VI- estames;

b) I- Receptáculo floral, II- pedúnculo, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo;

c) I- Carpelo, II- estame, III- corola, IV- cálice, V- pistilo, VI- receptáculo floral;

d) I- Pedúnculo, II- receptáculo floral, III- estame, IV- corola, V- carpelo, VI- estame;

e) I- Perigônio, II- perianto, III- cálice, IV- corola, V- estames, VI- carpelo.

Questão 04

Assinale a alternativa incorreta:

a) Na história evolutiva das plantas, o principal papel do fruto deve ter sido a proteção das sementes.

b) Maçã, pêra, morango, caju e abacaxi são exemplos de pseudofrutos.

c) Os frutos são divididos em frutos secos e frutos carnosos, sendo que os frutos secos se subdividem em frutos secos deiscentes e frutos secos indeiscentes, e os frutos carnosos se dividem em fruto carnoso tipo baga e fruto carnoso agregado.

d)O fruto é constituído por duas partes principais, o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovário, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.

e) Em certas espécies, os frutos ou as sementes apresentam projeções em forma de asas (frutos alados ou sementes aladas), sendo, então, transportados pelo vento (anemocoria).

Questão 05

(FUVEST) Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta:

a) forma flores, frutos e sementes

b) forma sementes, mas não produz flores e frutos

c) vive exclusivamente em ambiente terrestre

d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação

e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Polígonos regulares – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 14 Oct 2014 06:38 AM PDT

Polígonos regulares

Polígono é o nome que damos a uma região fechada por segmentos de reta (serão os lados desse polígono).O nome de um polígono é dado em função do seu número de lados.

Classificação dos polígonos

Matemática Enem

Classificação dos polígonos (quanto ao nº de lados).

Número de lados

Classificação

3 lados

triângulo

4 lados

quadrilátero

5 lados

pentágono

6 lados

hexágono

7 lados

heptágono

8 lados

octógono

9 lados

eneágono

10 lados

decágono

11 lados

undecágono

12 lados

dodecágono

13 lados

tridecágono

14 lados

quadridecágono

15 lados

pentadecágono

16 lados

hexadecágono

17 lados

heptadecágono

18 lados

octodecágono

19 lados

eneadecágono

20 lados

icoságono

Existem dois tipos de polígonos: convexo e côncavo

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2111.png
Dica 1 – Relembre tudo sobre Ângulos na Circunferência em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/angulos-na-circunferencia-matematica-enem/

Elementos principais

Polígonos convexos

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d – diagonal

i – ângulo interno

e – ângulo externo

Principais relações (para polígonos convexos)

1. Soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo. (Si)

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Si = i1 + i2 + i3 + … + in

Si = 180(n – 2)

n – número de lados

2. Soma das medidas dos ângulos externos de um polígono convexo. (Se)

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Se = e1 + e2 + e3 + … + en

Se = 360º

Para qualquer polígono convexo

3. Número de diagonais de um polígono convexo. (d)

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Diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos

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n – número de lados do polígono

Exemplo

Considere um polígono convexo com 6 lados. Determine:

a) quantas diagonais tem esse polígono?

b) a soma dos ângulos internos desse polígono.

Dica 2 – Você sabe a diferença entre um círculo e uma circunferência? Nesta aula de Matemática Enem você pode revisar tudo sobre essas duas formas geométricas – http://blogdoenem.com.br/circulo-e-circunferencia-matematica-enem/

Solução

Sendo n = 6, então:

a)

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b)

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Polígonos regulares

Um polígono é regular quando tem todos os lados congruentes entre si e todos os ângulos internos e externos congruentes entre si

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Classificação dos polígonos regulares

Número de lados

Classificação

3 lados

triângulo equilátero

4 lados

quadrado

5 lados

pentágono regular

6 lados

hexágono regular

Medida de cada ângulo interno de um polígono regular.

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Medida de cada ângulo externo de um polígono regular.

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Saiba mais sobre Polígonos Regulares nesta aula do canal matematicaemexercicios.com, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Determine a soma das medidas dos ângulos internos e o número de diagonais de um pentadecágono convexo.

a) 2300º e 80

b) 2500º e 90

c) 2550º e 100

d) 2340º e 90

e) 2360º e 85

Dica 3 –  Estude sobre Circunferência em mais esta aula de revisão para Matemática Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

Determine a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo que tem 65 diagonais.

a) 1980º

b) 2000º

c) 1870º

d) 1540º

e) 2110º

Questão 03

Determinar a medida de cada ângulo interno e de cada ângulo externo de um eneágono regular.

a) 140º e 80º

b) 150º e 90º

c) 140º e 40º

d) 40º e 90º

e) 23º e 85º

Questão 04

Determinr o nº de diagonais de um polígono regular, sabendo-se que a medida de um ângulo interno excede a medida do ângulo externo em 132º.

a) 90º

b) 100º

c) 85º

d) 60º

e) 110º

Questão 05

Pentágonos regulares congruentes podem ser conectados, lado a lado, formando uma

estrela de cinco pontas, conforme destacado na figura. Nestas condições, o ângulo θ mede:

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a) 108º

b) 72º

c) 54º

d) 36º

e) 18º

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