quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Intensivão de Biologia: Vem com a gente. Revisão 1 de Biologia Enem!

Posted: 07 Oct 2014 05:49 PM PDT

O Enem está quase chegando e bate aquela dúvida: será que estou realmente preparado (a) para encarar as questões e deixar para trás meus concorrentes? Para acabar com suas dúvidas e te dar aquela força nesta reta final, nós do Blog do Enem preparamos uma série de revisões com os principais conteúdos de Biologia para o Enem 2015. Nossa intenção é te ajudar a organizar e otimizar seus estudos, selecionando o que mais aparece nas provas do Enem. Neste primeiro post vamos dar início à revisão de Biologia recapitulando os principais conteúdos sobre as células. Vem com a gente e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Conhecer as células e suas características básicas é essencial para entender Biologia. Veja a seguir posts que vão te ajudar a entender um pouquinho mais sobre as unidades básicas dos seres vivos:

1 – Citoplasma e organelas celulares:

Revisão 1 de Biologia Enem

http://blogdoenem.com.br/biologia-organelas-celulares-revise-aula-khan-academy/

Neste post você poderá revisar as principais organelas citoplasmáticas e suas funções. No Enem geralmente não há questões perguntando detalhes de funcionamento e estrutura da célula, porém, podem aparecer questões que fazem relações com as organelas celulares em que esses detalhes fazem a diferença. Como nesta questão do Enem 2010 que fez referência às mitocôndrias e seu funcionamento:

(Enem 2010) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos trêsespécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3000 m de profundidade no Mediterrâneo,eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio.Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam aum grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça,boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suascélulas dispensaram as chamadas mitocôndrias.

LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.

Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?

  1. A) S e CH4
  2. B) S e NO3-
  3. C) H2 e NO3-
  4. D) CO2 e CH4
  5. E) H2 e CO2

Resposta:B

2-Estrutura da membrana plasmática:

Revisão 1 de Biologia Enem

http://blogdoenem.com.br/biologia-membrana-plasmatica-revisao/

A membrana plasmática reveste, delimita e protege a célula. Além disso, ela apresenta estruturas fundamentais na comunicação da célula com o restante de nosso organismo. Neste post você irá revisar os principais componentes e funções da membrana plasmática.

3- Transporte através da membrana:

Revisão 1 de Biologia Enem

http://blogdoenem.com.br/biologia-osmose-e-difusao/

http://blogdoenem.com.br/biologia-fagocitose-pinocitose/

Osmose, difusão, fagocitose e pinocitose são conteúdos "cabeludos" envolvendo as células. Porém, estes posts irão te ajudar a desmistificar os transportes através da membrana e tirar todas as suas dúvidas. Veja um exemplo de questão do Enem (2011) que envolveu este conteúdo:

(Enem 2011) A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade

branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados,

geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação,

gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).

A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de

  1. A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica.
  2. B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos.
  3. C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos

do microambiente.

  1. D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.
  2. E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.

Resposta: B.

Dica 1: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 2: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Triângulos: Definições e Propriedades – Matemática Enem

Posted: 07 Oct 2014 05:18 PM PDT

Triângulos são figuras planas formadas por três segmentos de retas delimitando uma região fechada. Você já deve ter visto a figura de deve ter visto a figura de pirâmides né? Pois então, quando você avista um dos lados da pirâmide, você está olhando um triângulo.

Triângulos

Quer saber mais sobre figuras planas? Então acesse o Blog do Enem e revise esse conteúdo com um super- resumo que o Blog do Enem preparou para você. Não deixe de conferirhttp://blogdoenem.com.br/planos-poligonos-matematica/

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Quer saber mais sobre os triângulos? Então assista em 18 minutos e 34 segundos uma super videoaula do vestibulandia.com. Vai ser fácil gabaritar as questões sobre esse assunto nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil.

Vamos estudar quais são os elementos geométricos que compõe os triângulos? E as propriedades pertinentes a esses elementos? Se liga! Esse conteúdo é bastante cobrado em provas do Enem e dos vestibulares.

No triângulo abaixo, identificamos os seguintes elementos:

Triângulos

1) Vértices: são os pontos A, B e C, o vértice de um triângulo é o encontro de dois lados dessa figura, assim como uma esquina, é o encontro de duas ruas.

2) Ângulos internos: a, b e c, são os ângulos formados no encontro de dois lados do triângulo, ou seja, o vértice.

3) Lados: AB, AC e BC, é cada linha que forma o triângulo.

4) Altura: é um segmento de reta traçado a partir de um vértice de forma a encontrar o lado oposto ao vértice formando um ângulo reto (90º). BH é uma altura do triângulo.

Triângulos

5) Ângulo externo: é formado por um dos lados do triângulo e pelo prolongamento do lado adjacente.

Triângulos

Na figura são ângulos externos os ângulos D, E, F.

Preste atenção!

  • soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180º.
  • soma dos ângulos externos de qualquer triângulo é sempre igual a 360º.
  • Cada ângulo externo é igual à soma dos outros dois internos não adjacentes a ele.
  • O maior lado do triângulo está sempre oposto ao maior ângulo desse triângulo.

Não esqueça de que:

Perímetro = soma dos lados = AB + AC + BC

Você sabe como são classificados os triângulos? Não se preocupe o Blog do Enem te ajuda a entender mais essa! Não deixe essa chance passar.

Um triângulo pode ser classificado de acordo com as medidas relativas de seus lados:

  • Um triângulo equilátero possui todos os lados congruentes (iguais). Pode-se verificar que um triângulo equilátero é também equiângulo, ou seja, possui todos os seus ângulos internos congruentes (e com medida 60°). Por este motivo, este tipo de triângulo é também um polígono regular.

Triângulos Triângulo eqüilátero

Em particular, como seus lados são dois a dois congruentes, ele é um triângulo isósceles. Pode-se observar que todos os seus ângulos internos medem 60° e por isso ele é equiângulo.

  • Um triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes. Neste triângulo o ângulo formado pelos lados congruentes denomina-se ângulo do vértice. Os demais ângulos denominam-se ângulos da base e, como se pode verificar, são congruentes. Note que os triângulos equiláteros também são isósceles.

Triângulos Triângulo isósceles

Observe que neste triângulo há somente dois lados congruentes: os que têm medida b. Por este motivo, o triângulo é isósceles, mas não é equilátero. Além disso, cada um destes dois lados forma um ângulo de medida α com a base do triângulo.

Quer ver como são cobrados os exercícios com os triângulos equiláteros e isósceles? Então assista a videoaula da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica como se resolve esse tipo de exercício. Vamos nessa?

Você pode ver esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/fqhaF6

  • Em umtriângulo escalenoas medidas dos três lados são diferentes. É possível mostrar que os ângulos internos de um triângulo escaleno também possuem medidas diferentes.

Triângulos Triângulo escaleno

Aqui, cada um dos lados tem um comprimento diferente dos demais. Observe ainda que todos os seus ângulos internos são diferentes entre si.

Não esqueça!

1) A base de um triângulo  é o lado  sobre qual apoia-se o triângulo.

2) No triângulo isósceles, considera-se base o lado de medida diferente e sobre ele estarão localizados os ângulos congruentes (iguais) do triângulo.

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Relembre tudo sobre Progressão Geométrica nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/sequencias-progressao-geometrica-matematica-enem/

Agora que já vimos a classificação dos triângulos quanto ao seu lado, vamos relembrar a sua classificação quanto aos seus ângulos internos?

  • Um triângulo retângulo possui um ângulo reto. Num triângulo retângulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ângulo reto. Os demais lados denominam-se catetos.

Triângulos
Triângulo retângulo

  • Um triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso e dois ângulos agudos.

Triângulos
Triângulo obtusângulo

Esse triângulo possui um ângulo reto (90º), um ângulo obtuso (> 90º) e dois ângulos agudos.

  • Em um triângulo acutângulo, todos os três ângulos são agudos.

Triângulos
Triângulo acutângulo

Todos os três ângulos são agudos (< 90º).

Conseguiu relembrar tudo sobre triângulos? Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Um triângulo isósceles tem um dos ângulos internos iguais a 100°. Qual é o valor do menor ângulo deste triângulo?

  1. a) 20º
  2. b) 30º
  3. c) 40º
  4. d) 45º
  5. e) 50º

Resposta: c

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Cálculo de DeltaH – Aula de Química Enem: ΔH

Posted: 06 Oct 2014 01:00 PM PDT

Cálculo de ΔH

Lei de Hess

"A variação de entalpia para qualquer processo depende somente da natureza dos reagentes e produtos, e independe do número de etapas do processo ou da maneira como a reação ocorre."

Química Enem

Entalpias de formação padrão (ΔHof):

ΔHof: entalpia padrão da reação de formação de uma substância a partir de seus elementos em suas formas mais estáveis. Ex.: Entalpia de formação do etanol:

2C(gr) + 3H2(g) + ½O2(g) → C2H5OH(l) ΔHof= -277.69kJ

OBS.: O coeficiente estequiométrico da substância que está sendo formada é sempre 1.

ΔHoreação = ΣΔHof produtos ΔHof reagente
ΔHof de uma substância pura é igual a zero.

Dica 1 – Revise tudo sobre os Principais compostos orgânicos e inorgânicos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/principais-compostos-organicos-e-inorganicos-quimica-enem/

Entropia

É a medida do grau de desordem de um sistema.

Quanto maior a desordem, maior a entropia (S).

“Ordem”: Proporção na qual as partículas estão restritas a certo espaço.

aula11_fig002.tif

25647.png

ΔS=S produtos - S reagentes

H2O(s) H2O(l) ΔS > O

H2O(l) H2O(g) ΔS > O

Entropia padrão molar S0

Cada substância tem um valor de S0 (entropia de um mol da substância pura a 1atm e 25ºC).

Unidade: J.K-1.mol-1

OBS.:

S0 de substâncias são sempre positivas

os elementos têm S0 ≠ 0

S0 sólidos < S0 líquidos < S0 gases

Para reações

ΔS0 = Σ S0 produtos – Σ S0 reagentes

Dica 2 – Revise sobre a classificação e a nomenclatura dos Óxidos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/oxidos-quimica-enem

Energia livre de Gibbs (G)

Relaciona ΔH e ΔS e permite prever a espontaneidade de um processo.

ΔG =ΔH -

T= temperatura absoluta (Kelvin)

Se ΔG < 0 o processo é espontâneo (exergônico)

Se ΔG > 0 o processo é não espontâneo (endergônico)

Se ΔG = 0 o sistema está em equilíbrio

A espontaneidade de uma reação é uma combinação de três fatores:

  • variação de entalpia da reação (ΔH): relacionado à quebra e formação de ligações;
  • variação de entropia da reação (ΔS): relacionado à variação no grau de desordem;
  • Temperatura (T).

Variação de energia livre padrão (ΔG0)

ΔG0 = ΔH0 -

Considerando ΔH e ΔS praticamente constante com a temperatura, é possível calcular se um determinado processo ou reação será espontânea em diversas temperaturas.

Efeito da temperatura sobre ΔG

H sistema

S sistema

Espontânea

-, exotérmica

+, menos ordem

Sim

-, exotérmica

-, mais ordem

Depende de T e dos valores relativos de H e S do sistema, mas em geral os produtos são favorecidos nas temperaturas mais baixas

+, endotérmica

+, menos ordem

Depende de T e dos valores relativos de H e S do sistema, mas em geral os produtos são favorecidos nas temperaturas mais elevadas

+, endotérmica

-, mais ordem

Não

Saiba mais sobre Cálculo de Delta H nesta aula do canal Marcelão da Química, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 1

Observe as reações.

I) C grafite + O2(g) → CO2(g) ΔH= -394 kJ

II) C diamante + O2(g) → CO2(g) ΔH= -396 kJ

A variação da entalpia na reação de transformações do grafite em diamante é ____________, e essa é uma reação __________________.

a) -790 kJ – exotérmica;

b) -2 kJ – exotérmica;

c) 0 kJ – exotérmica;

d) +2 kJ – endotérmica;

e) +790 kJ – endotérmica.

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Revise tudo sobre Bases: Definição de Arrhenius em mais esta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/bases-definicao-de-arrhenius-quimica-enem/

Questão 2

(UFSM)

A água

A água é uma das mais importantes substâncias do planeta Terra, tanto para os processos vitais como para os físico-químicos. No estado líquido e sólido, cobre mais de dois terços do pleneta e, na forma gasosa, é constituinte da atmosfera. Os organismos vivos originaram-se em meio aquoso e se tornaram dependentes dele no decurso da evolução. A água é o solvente universal, pois possibilita a maioria das reações químicas. Assim, o conhecimento de suas propriedades físico-químicas é essencial para o estudo de suas funções na natureza.

REICHARDT, K, TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Ed. Manole, 2004. (adaptado)

Considere a reação:

2H2(g) + O2(g) 2H2O(g)

Dadas as equações termoquímicas

4H(g) → 2H2(g) ΔH= -871 kJ

2O(g) → O2(g) ΔH= -498kJ

4H(g) + 2O(g) → 2H2O ΔH= – 1849kJ

a entalpia de formação da água pode ser obtida pela lei de Hess e é igual a:

a) + 3.218kJ

b) + 480 kJ

c) + 322 kJ

d) – 480 kJ

e) – 3.218 kJ

Questão 3

(UFSM)

A decomposição da matéria orgânica no solo de pântanos pode gerar gás metano. Ao sair do solo, o metano se mistura com o oxigênio do ar e se inflama espontaneamente, gerando uma chama azulada.

A combustão do metano pode ser representada pela seguinte reação:

CH4(g) + 2O2(g → CO2(g) + 2H2O(g)

Com base na tabela, a variação de entalpia (ΔH) da reação, em kJ.mol-1, é:

Ligação

Energia de ligação (KJ. mol-1)

C – H

C = O

O = O

O – H

413

744

498

462

a) + 5.984

b) + 688

c) – 256

d) – 688

e) – 5.984

Questão 4

(UFSM)

Na atmosfera, as moléculas de NO(g) têm um tempo de vida curto, pois reagem rapidamente com o O2(g) produzindo dióxido de nitrogênio (NO2(g)), segundo a reação:

NO(g) + 1/2 O2(g) 26106.png NO2(g)

Substância

f, 25ºC

(kJ mol-1)

NO(g)

O2 (g)

NO2(g)

90,25

0,00

33,20

A reação acima é ____________, e a variação de entalpia padrão (ΔH0) da reação, em kJ/mol, é ___________.

a) exotérmica ; -114,10

b) exotérmica ; -57,05

c) exotérmica ; -5,70

d) endotérmica ; + 57,05

e) endotérmica ; + 114,10

Questão 5

(UFSM)

As entalpias-padrão de formação de alguns compostos são mostradas na tabela:

Composto

Entalpia-padrão de formação (kJ.mol-1), 25ºC, 1atm

CH4(g)

-74

C2H6O(l)-278
H2O(l)-268
CO2(g)-394

Os combustíveis são queimados de acordo com a equação:

Combustível + xO2(g) → yCO2(g) + zH2O(l)

A 25 ºC e 1 atm, os calores de reação de um mol dos combustíveis metano e etanol, em kJ/mol, são respectivamente:

a) -74 e -278.

b) 74 e 278.

c) -892 e -1368.

d) -966 e -1646.

e) 892 e 1368.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Círculo e circunferência – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 06 Oct 2014 12:36 PM PDT

Círculo e circunferência

Definições

Circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano, equidistantes de um ponto fixo chamado centroCírculo é a superfície plana limitada por uma circunferência ou a reunião de uma circunferência e seu interior.

1167.png

 Elementos principais

Matemática Enem

O = centro da circunferência

AO = raio da circunferência (r)

AC = diâmetro da circunferência = dobro do raio

DE = corda

Perímetro (comprimento da circunferência)

C = 2.π.r

Área do círculo

A = π.r2

Saiba mais sobre Círculo e Circunferência nesta aula do canal matematicaemexercicios.com, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Determinar o diâmetro e a área de um círculo (respectivamente), cujo perímetro mede 36π cm.

a) 63 cm e 300 π cm2

b) 36 cm e 324 π cm2

c) 50 cm e 324 π cm2

d) 36 cm e 300 π cm2

e) 43 cm e 324 π cm2

Dica 1 – Estude sobre Circunferência em mais esta aula de revisão para Matemática Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

A roda de um automóvel tem um diâmetro que mede 50 cm. Determine a distância percorrida por esse veículo após uma de suas rodas completar 1750 voltas. Adotar π = 3,14 e supor que a roda não deslize durante a rolagem.

a) 2,82 km

b) 3 km

c) 3,6 km

d) 2,75 km

e) 2,91 km

Dica 2 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Geometria Analítica em mais uma aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/geometria-analitica-matematica-enem/

Questão 03

Testes efetuados em um pneu de corrida constataram que, a partir de 185 600 voltas, ele passa a se deteriorar, podendo causar riscos à segurança do piloto. Sabendo que o diâmetro do pneu é de 0,5 m, ele poderá percorrer, sem riscos para o piloto, aproximadamente:

a) 93 km

b) 196 km

c) 366 km

d) 592 km

e) 291 km

Dica 3 – Revise sobre as Funções Trigonométricas em mais esta aula preparatória para prova de Matemática Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/funcoes-trigonometricas-matematica-enem/

Questão 04

O ponteiro dos minutos de um relógio mede 4 cm. Supondo π = 3, a distância, em centímetros, que a extremidade desse ponteiro percorre em 25 minutos é:

a) 15

b) 12

c) 20

d) 25

e) 10

Questão 05

Em um motor há duas polias ligadas por uma correia, de acordo com o esquema abaixo.

figura_02.jpg

Se cada polia tem raio de 10 cm e a distância entre seus centros é de 30 cm, qual das medidas abaixo mais se aproxima do comprimento da correia?

a) 122,8 cm

b) 102,4 cm

c) 92,8 cm

d) 50 cm

e) 32,4 cm

Questão 06

Os raios das rodas traseiras de um trator medem 75 cm e dão 30 voltas, ao mesmo tempo em que as rodas dianteiras dão 90 voltas. O raio de cada uma das rodas dianteiras é:

a) 20 cm

b) 30 cm

c) 25 cm

d) 15 cm

e) 22 cm.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Biologia Marinha: o curso de graduação, a profissão e o mercado

Posted: 06 Oct 2014 12:00 PM PDT

Você já parou um dia para imaginar a imensidão do planeta Terra? O número de idiomas, pessoas, culturas, culinária e costumes que temos por aí? É realmente bastante coisa, ainda mais quando não temos muitas milhas acumuladas viajando, tudo parece mais distante ainda.

Mas, falamos disso vendo apenas o que conhecemos por cima da terra, mas e ao redor dela? A superfície de água que o planeta possui é maior do que a dos continentes. Se as pessoas já se surpreendem com a variedade de ecossistemas em terra, quem dirá quantos mistérios ainda temos no fundo de mares e oceanos.

O estudo desses ecossistemas aquáticos tem um curso de graduação inteiro, conhecido por Biologia Marinha. O profissional formado é um especialista no estudo da vida no ambiente marinho.

Dica 1 – Quer estudar Biologia Marinha? Veja aqui as notas de corte no Sisu para este curso e para todas as outras formações  oferecidas pelas universidades públicas. http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Biologia MarinhaQuem é o biólogo marinho?

A palavra biologia é uma junção de bio (vida) e logos (estudo). Ou seja, os biólogos focam no estudo da reprodução e desenvolvimento de todos os seres vivos. Já o biólogo marinho tem o estudo mais restrito para o ecossistema e as fases da vida marinha.

O foco do estudo muda de acordo com o trabalho que ele poderá desenvolver, por exemplo, dependendo do projeto ele pode focar em tartarugas, baleias ou corais. O profissional é o responsável por entender como estes habitantes das águas coexistem em um mesmo espaço, do que se alimentam, como vivem, como convivem, quais suas necessidades, como cada um colabora para seu ecossistema, entre outras questões.

Dica 2 – Quem mandar bem em Redação no Enem? – Veja aqui como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo rumo à nota 1000. http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

O curso de graduação em Biologia Marinha

Como um curso da área de biológicas, existem disciplinas comuns, como: microbiologia, histologia, fisiologia, ecossistemas, biologia molecular, matemática, química, física, bioquímica, etc. Elas variam de acordo com cada instituição de ensino.

Já matérias mais específicas são: biologia pesqueira, aquicultura, zoologia de vertebrados e invertebrados, ecologia de ambientes bentônicos, biologia dos crustáceos, etc. Também variam de acordo com a instituição, já que algumas podem estar agrupadas em matérias mais abrangentes.

Para saber mais sobre esta área de estudos onde está a Biologia Marinha assista este vídeo produzido por alunos da Escola Professora Ruth Coutinho Sobreira. São três minutos muito bons. Está no canal Gustavo Fernandes, no Youtube.

Dica 3 – Quer ver outras profissões antes de escolher a sua? Veja aqui no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Os cinco principais cursos de Biologia Marinha no Brasil são:

- Ciências biológicas – Biologia Marinha (UFRJ).
– Ciências biológicas – Biologia Marinha e Gerenciamento costeiro (UNESP).
– Ciências biológicas – Biologia Marinha e Costeira e Gestão ambiental (UFRGS).
– Ciências biológicas – Bacharel em Biologia Marinha (UFF).
– Ciências biológicas – Biologia Marinha (UNIVILLE).

Mercado de trabalho para Biologia de Marinha

Biologia MarinhaA maioria dos biólogos marinhos trabalha com pesquisa em projetos ambientais, ou como consultores ambientais em empresas que atuam diretamente com o ambiente marinho. O principal mercado está no litoral brasileiro, mas há ainda possibilidades de trabalho em cidades e capitais em laboratórios, principalmente em faculdades e institutos de ensino, como pesquisador ou professor. O salário médio de um recém-formado é em torno de R$ 2250,00, mas caso o profissional prossiga em seus estudos pode chegar até R$ 10 mil, com alguns anos de experiência.

Perfil do profissional

O perfil do profissional pode variar bastante dependendo de onde ele resolveu atuar. Se for em projetos, pode engatar campanhas de preservação de espécies, como o projeto Tamar. Caso prefira algo mais administrativo, há carreiras como consultor ambiental de empresas ou gestor de políticas pesqueiras, profissões que lidam mais com leis e proteção ambiental dos seres marinhos e sua preservação, como no caso da pesca.

Post elaborado por Vânia Susaki. Ela é blogueira, redatora e editora assistente. Formada em Letras pela USP atua no mercado de comunicação desde 2007. Trabalha com conteúdo e edição de textos diversos, em assuntos como: educação, moda, decoração etc. http://br.linkedin.com/in/vsusaki

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Biologia Enem – Revise os tecidos conjuntivos: sangue e linfa (Aula 2)

Posted: 06 Oct 2014 11:27 AM PDT

O sangue e a linfa, assim como os demais tecidos conjuntivos, possuem grande quantidade de material extracelular. Porém, com uma grande diferença: a matriz extracelular desses tecidos é líquida! Isso confere a estes tecidos conjuntivos a possibilidade de circular pelo organismo e transportar substâncias.  Além disso, estes tecidos possuem muitas células diferenciadas e especializadas em diferentes funções. Você conhece as estruturas que compõem estes dois tecidosconjuntivos? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Esta aula é a segunda de uma série sobre os tecidos conjuntivos. Então, antes de continuar estudando sobre o sangue e a linfa, que tal dar uma espiadinha também nos outros tipos de tecidos conjuntivoshttp://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-conjuntivo/

Para iniciar sua revisão, veja esta videoaula do professor Fábio Reccanello do canal Megaaluno.com do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Beleza! Agora, para garantir sua vaga na universidade, veja o resumo que preparamos para você:

Tecido conjuntivo sanguíneo: O tecido conjuntivo sanguíneo ou sangue é o principal responsável pela circulação de substâncias pelo organismo, como nutrientes, gases, excretas e hormônios. Além disso, o sangue ajuda a manter a temperatura corpórea. Cinquenta e cinco por cento de seu volume é composto de plasma, um líquido amarelado onde encontramos proteínas e sais minerais dissolvidos. O restante do sangue é composto de elementos figurados que ficam mergulhados no plasma: hemácias, glóbulos brancos e plaquetas.

Biologia Enem – Revise os tecidos conjuntivos: sangue e linfa

Dica 2:Que tal revisar também o sistema cardiovascular humano? Veja este super post com videoaula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-cardiovascular/

Hemácias: As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos e eritrócitos, são células anucleadas, circulares e bicôncavas. Possuem coloração vermelha devido à presença de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio. Como não possuem núcleo, duram em torno de 120 dias, sendo destruídas no fígado e no baço e substituídas por novas hemácias produzidas na medula óssea vermelha. São os elementos figurados mais abundantes no sangue – cerca de 5 milhões por milímetro cúbico de sangue. Quando há baixa concentração de hemoglobina no sangue (por baixa quantidade de hemácias ou de hemoglobina dentro delas), dizemos que o indivíduo possui anemia. A anemia mais comum é a ferrotípica, causada pela baixa ingestão de ferro, um componente essencial para a produção de hemoglobina.

Dica 3: Você ainda está em dúvida sobre as hemácias? Que tal dar uma olhada em um post todinho sobre os glóbulos vermelhos? Então, veja este super post com videoaula da KhanAcademy: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-khan-academy/

Glóbulos brancos: Os glóbulos brancos ou leucócitos são células relacionadas principalmente à defesa do organismo. Em cada milímetro cúbico de sangue, encontramos entre 5 e 10 mil leucócitos. Estas células são divididas em dois grandes grupos: os granulócitos e os agranulócitos. Os granulócitos são células que apresentam pequenos grãos em seu citoplasma, visíveis ao microscópio óptico. O núcleo dos granulócitos podem ter formatos variáveis, com dois ou mais lóbulos. Entre os granulócitos estão os neutrófilos (de maior frequência, atravessam os capilares e combatem bactérias através de fagocitose; o pus é formado por aglomerados de neutrófilos e bactérias mortas), acidófilos (defendem o corpo contra vermes parasitas e estão presentes nas alergias) e basófilos (liberam histamina, que dilata os vasos sanguíneos, facilitando a saída de neutrófilos). Já os agranulócitos são glóbulos brancos que não possuem grânulos aparentes em seu citoplasma.  Entre os agranulócitos estão os monócitos (que podem se transformar em macrófagos para fagocitar antígenos) ,linfócitos T (como o citotóxico que produz substâncias tóxicas para destruir antígenos e o T4 que alerta outras células de defesa) e os linfócitosB (responsáveis pela produção de anticorpos).

Dica 4: Revise também o sistema imunológico com uma divertidíssima videoaula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/sistema-imunologico-biologia-enem/

Plaquetas: As plaquetas são fragmentos de citoplasma formados na medula a partir de células especiais. Em cada milímetro de sangue há entre 200 e 400 mil plaquetas, que vivem por cerca de 10 dias. As plaquetas ajudam na coagulação sanguínea, acumulando-se em regiões dos vasos sanguíneos que apresentem rompimentos, diminuindo a perda de sangue. Além disso, as plaquetas também são capazes de produzir e secretar substâncias que irão contrair os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo e ativando as proteínas sanguíneas envolvidas na cadeia de coagulação.

Dica 5: Revise também o tecido epitelial e suas características! Veja este super post com uma divertida videoaula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-epitelial/

Tecido conjuntivo linfático: O tecido conjuntivo linfático ou linfa é composta, principalmente, pelo excesso de líquido intersticial (líquido presente entre as células de um tecido) que é desejado nos capilares linfáticos. Depois de circular pelos vasos linfáticos, a linfa pode passar por linfonodos, onde recebe linfócitos e pode desencadear uma reação de defesa contra possíveis patógenos presentes no organismo. Depois de circular pelo sistema linfático, a linfa volta ao sangue, através de uma veia situada logo abaixo do ombro esquerdo.

Dica 6: Para saber mais sobre os tipos de sangue (sistema abo e Rh) e seu mecanismo genético, veja o post a seguir: http://blogdoenem.com.br/biologia-genetica-polialelia-abo/

Agora que você já sabe tudo sobre o sangue e a linfa, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UFC-2009) A doação de sangue é um ato desolidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas.Sobre oscomponentes deste tecido, assinale a alternativa correta.

a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, sãotransportados através das hemácias.

b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular emabundância, característico do tecido conjuntivo.

c) Os reticulócitos – células de defesa do sangue –produzem anticorpos quando entram em contato comelementos estranhos.

d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e,consequentemente, a função devido a uma falha nasíntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, aanemia falciforme.

e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma sériede enzimas, culminando na formação de um trombo, cujosprincipais componentes são hemácias e leucócitos.

2) (PUC – RS-2006) Neutrófilos, monócitos (que sediferenciam em macrófagos) e eosinófilos são os três tiposde fagócitos que fazem parte de uma classe decomponentes do sangue chamada

a) anticorpos.

b) hemácias.

c) plaquetas.

d) glóbulos vermelhos.

e) glóbulos brancos.

Respostas 1) B, 2) E.

Dica 7: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 8: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Matemática Enem: Razões e proporções – Regra de três simples

Posted: 04 Oct 2014 01:18 PM PDT

A regra de três é um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Essa regra é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas como: velocidade, massa, volume, comprimento, área.

Mas para que você entenda melhor a regra de três simples, que tal revisar sobre proporção? Assista a esse vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica de um jeito fácil e simples o que o que são grandezas proporcionais. Não deixe de estudar!

Você pode ver esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/WhIWca

Para que você entenda melhor vamos ver essa regra através de um exemplo:

1) Um corredor leva duas horas e meia para percorrer 15 km, se ele tiver que percorrer 54 Km, quanto tempo ele levará?

Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza distância (D). Quando a distância aumenta, o tempo também aumenta por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação e, portanto não será necessário que se faça a inversão de termos para torná-las diretamente proporcionais, já que elas já o são:

Matemática

Então resolvendo a equação temos:

Matemática

Portanto o corredor levará 9 dias para percorrer a distância de 54 quilômetros.

Dica 1 -O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Conseguiu entender o exemplo? Não? Então assista a essa vídeo aula de 12 min e 53 seg do Quebra tudo no Enem, que separamos para você. Nela o professor Dani explica tudo e ainda resolve alguns exemplos de exercícios desse assunto muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil.

E agora já ficou fera no assunto? Veja alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples, não deixe essa chance passar! Vamos lá, estude!

1º) Construa uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.

2º) Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.

3º) Monte a proporção e resolva a equação.

Agora vamos aplicar esses passos em mais um exemplo:

Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?

Resolução:

Novamente estamos diante de duas grandezas: operários e dias.

Matemática

OBS: Como as grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho, se você aumentar a primeira, a segunda grandeza diminui certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.

Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:

Matemática

Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário. A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.

Matemática
Dica 2 – Estude para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Porcentagem para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/aula-de-porcentagem-revisao-de-matematica-enem/

Vamos ver se você lembrou esse assunto? Então agora resolva esse desafio sobre Regra de três simples.

(ENEM, 2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4.800 kWh consome 4,8 kW por hora.Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?

a) 0,8

b) 1,6

c) 5,6

d) 11,2

e) 33,6

Resposta: d

Dica 3 - Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Geografia: o curso de graduação, a profissão e o mercado

Posted: 04 Oct 2014 12:15 PM PDT

 O que faz quem se forma em Geografia?

Geógrafo(a) é o profissional que lida diretamente com o espaço urbano e as suas diversas formas de ocupação. Ele analisa e desenvolve estudos sobre dados estatísticos, econômicos e ambientais. Elabora mapas e monitoramento remoto de determinadas áreas. O geógrafo também pode atuar como professor em escolas ou universidades, podendo seguir a carreira de pesquisador.

O profissional formado no curso de graduação em Geografia costuma ter facilidade em lidar com dados e estatísticas. Ele costuma fazer trabalho de campo, não ficando preso a um escritório convencional.

Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu necessárias para ingressar no curso de graduação em Geografia nas melhores universidades públicas do Brasil. http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

GeografiaO curso de graduação em Geografia – A maioria dos cursos são oferecidos na modalidade bacharelado ou licenciatura, , podendo obter o diploma em três anos, em média. Quem quiser se formar nas duas habilitações, em mais um ou dois anos de estudo se consegue.

Quem faz o curso de graduação em Geografia na modalidade ‘licenciatura’ pode dar aula para o ensino fundamental e médio. Se quiser seguir estudando e fazer pós-graduação pode atuar também no ensino superior, e até virar pesquisador.

Durante o curso de graduação em Geografia você vai estudar disciplinas relacionadas à cartografia, geografia humana, análise ambiental, geologia, estudo da relação do homem com o meio, geomorfologia, climatologia e geopolítica.

Dica 2 – Está gostando do curso de graduação em Geografia? Se não estiver alinhado com os seus desejos e sonhos, veja aqui no Guia de Cursos e Profissões a descrição de mais de 50 formações diferentes. Tem Medicina e todos os cursos da Saúde, as Engenharias, e os cursos da área administrativa e social também. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Geografia é um curso muito ligado a alguns conceitos de física e química, como, por exemplo, na análise sedimentar do solo de uma determinada região. Os cursos costumam ter uma grande carga de leitura, muitas vezes analíticas, além das saídas de campo – tanto no meio urbano quanto no rural.
Para quem pretende seguir a área de especialização ou acadêmica, é fundamental o ingresso de grupos de pesquisa ou de iniciação científica ainda nos primeiros anos do curso. Assim, já se familiarizará com as linhas de pesquisas dos laboratórios do curso.

Conheça melhor sobre a aplicação dos estudos de Geografia e o mercado de trabalho neste vídeo produzido pela TV da UNIVAP- Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP).

5 cursos de Geografia com conceito 5 no Enade – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PUC-MINAS – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UFPR – Universidade Federal do Paraná
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Quer conhecer outros cursos de Geografia com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e outros critérios!
 
GeografiaMercado de trabalho para Geografia – A grande maioria dos geógrafos possui licenciatura, atuando em escolas de nível primário e secundário. Por isso, a grande oferta de emprego é na área de projeto e análise – para quem tem o título de bacharel – seja na iniciativa pública ou privada.

Para atuar, o profissional precisa se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, o CREA. O formado no bacharelado em Geografia trabalhará fazendo análises e projetos em escritórios de engenharia ou em órgãos públicos, como o IBGE, Ibama, Incra e governos municipais e estaduais. A média salarial vai de 1,5 mil e pode chegar a até 7 mil reais, dependendo do setor de atuação.

Dica 3 – Quer entrar numa universidade disputada, e fazer um curso de primeira linha? Aumente as suas chances estudando com as Apostilas Enem Gratuitas, para todas as matérias. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Depois da formatura: perspectivas de trabalho e futuro da profissão – O recém-formado em Geografia, tanto na licenciatura como no bacharelado, poderá prestar concurso público ou ingressar na iniciativa privada. Escritórios de engenharia ou de consultoria ambiental representam a maior demanda, nesse caso. Em média, os geógrafos em início de carreira costumam ganhar a partir de R$ 1,5 mil na educação, ou a partir de R$ 3 mil em projetos empresariais, como licenciamento ambiental, por exemplo.

Com a preocupação ambiental cada vez mais crescente, a profissão do geógrafo tende a ganhar mais espaço e importância no mercado de trabalho, podendo variar de acordo com a condição econômica do país e de projetos relacionados principalmente com a extração de petróleo e uso do solo por atividades extrativas, como a mineração.

Post escrito por Gabriela Damaceno, estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Curiosa, se interessa por tudo relacionado ao meio ambiente e o ser humano.

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Fenômenos Ondulatórios – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 03 Oct 2014 05:51 PM PDT

Fenômenos Ondulatórios

Assim como Newton formulou as leis da Mecânica, Christiaan Huyghens (1629 – 1695) formulou as leis da Mecânica Ondulatória. Na Física Moderna, as leis da Mecânica das Partículas e da Mecânica Ondulatória estão sempre presentes; onde alguns fenômenos são explicados apenas pela Mecânica das Partículas, e outros apenas pela Mecânica Ondulatória, enquanto ainda outros, comuns na Física Nuclear, são explicados por ambas as Mecânicas.

Reflexão

Física Enem

A reflexão de uma onda ocorre quando a onda encontra um obstáculo em seu trajeto. Como a velocidade de uma onda é determinada apenas pelo meio em que se propaga, a onda refletida terá a mesma velocidade da onda incidente. Além disso, o ângulo de incidência deve ser igual ao ângulo de reflexão.

figura_76.jpg

Refração

A refração ocorre quando uma onda passa a fronteira de separação de dois meios, ocorrendo dessa forma a mudança de velocidade da onda, e podendo ou não ocorrer mudança da direção da propagação. Além disso a refração obedece a lei de Snell:

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figura_77.jpg

Sabendo que o índice de refração n de um meio pode ser escrito como a razão entre a velocidade da onda no vácuo pela velocidade da onda no meio, temo que:

10664.png

Como v = λ.f, temos:

10673.png

Difração

A difração ocorre quando uma onda encontra uma fenda ou um obstáculo. As ondas têm a propriedade de contornar os obstáculos e fendas. Na difração, a energia não se distribui igualmente em todas as direções. Quanto menor o comprimento de onda em relação ao tamanho da fenda ou obstáculo (d), menor será a capacidade da onda de contorná-los.

figura_83.jpg

Interferência

De fato, duas ondas nunca se interferem, o que ocorre é uma superposição. O nome interferência permanece por questões históricas.

A superposição pode ocorrer de forma a que duas ondas se somem, tornando assim uma interferência construtiva, ou então se anularem, tornando assim uma interferência destrutiva. Para descobrirmos qual o tipo de interferência que ocorre, devemos calcular a diferença de caminho óptico, ou diferença de percurso entre duas ondas.

Considerando duas fontes de onda, F1 e F2, a uma distância x1 e x2 de um ponto P, a diferença de percurso será:

10682.png

figura_78.jpg

Na interferência construtiva, as ondas ao atingirem o ponto P, estão em coerência de fase, ou seja, suas frentes de onda chegam juntas ao ponto P, com crista junto de crista, e vale junto de vale. Desta forma, a diferença de percurso pode ser calculado como a distância entre os pontos de fase, que neste caso será um número inteiro n de um comprimento de onda:

10689.png

Além disso, a amplitude resultante será a soma das amplitudes, ou seja, A = A1 + A2

Na interferência destrutiva, as ondas ao atingirem o ponto P, estão em oposição de fase, ou seja, suas frentes de onda chegam no ponto P com crista junto com vale. Desta forma, a diferença de percurso será a distância entre pontos que oscilam em oposição de fase, que neste caso será múltiplos de meio comprimento de onda:

10698.png

Além disso, a amplitude resultante será o módulo da diferença das amplitudes, ou seja, A = | A1 + A2 |

Saiba mais sobre Fenômenos Ondulatórios nesta aula do canal Pré-Enem Abril Educação, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(FATEC-SP) A figura representa as cristas de uma onda propagando-se na superfície da água em direção a uma barreira.

figura_79.jpg

É correto afirmar que, após a reflexão na barreira,

a) a freqüência das ondas aumenta

b) a velocidade da onda diminui

c) o comprimento da onda aumenta

d) o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência

e) o ângulo de reflexão é menor que o ângulo de incidência

Dica 1 – Revise tudo sobre Ondas em mais esta aula de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/ondas-fisica-enem/

Questão 02

(Unirio-RJ) Um vibrador produz ondas planas na superfície de um líquido com freqüência f=10 Hz e comprimento de onda λ = 28 cm. Ao passarem do meio I para o meio II, como mostra a figura, foi verificado uma mudança na direção de propagação das ondas.

figura_80.jpg

Dados:

10706.png

No meio II os valores da frequência e do comprimento de onda serão, respectivamente, iguais a:

a) 10 Hz; 14 cm.

b) 10 Hz; 20 cm.

c) 10 Hz; 25 cm.

d) 15 Hz; 14 cm.

e) 15 Hz; 25 cm.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Lentes esféricas: Olho humano em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/lentes-esfericas-olho-humano-fisica-enem/

Questão 03

(Unifor-CE) Os esquemas a seguir são normalmente usados para representar a propagação de ondas na superfície da água em uma cuba de ondas. O esquema que representa a difração de ondas é o:

a)

figura_81a.jpg

b)

figura_81b.jpg

c)

figura_81c.jpg

d)

figura_81d.jpg

e)

figura_81e.jpg

Dica 3 – Estude sobre as principais características das Lentes Esféricas em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/lentes-esfericas-fisica-enem/

Questão 04

(Unifei-MG) Duas fontes S1 e S2 de ondas iguais estão em oposição de fase. A distância x1=S1P é menor do que a distância x2 = S2P. O comprimento de onda das ondas é 5,0 cm e x2=75 cm. Para que o ponto P sofra interferência construtiva, o máximo valor possível para x1 é:

a) 72,5cm

b) 70,0cm

c) 67,5cm

d) 73,75cm

e) um valor diferente

Questão 05

Na figura, F1 e F2 são dois pinos que batem cadenciadamente na superfície da água, produzindo ondas que se propagam com velocidade de módulo 2,0m/s. Os pinos operam com a mesma frequência e em concordância de fase.Se no ponto P as ondas provenientes de F1 e F2 se reforçam (interferência construtiva), uma possível frequência de operação dos pinos é:

figura_82.jpg

a) 25Hz

b) 30Hz

c) 35Hz

d) 40Hz

e) 45Hz

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Termoquímica – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 03 Oct 2014 04:50 PM PDT

Termoquímica

Estudo dos processos de transferência de energia que ocorrem durante as transformações químicas e algumas transformações físicas.

Formas de energia

  • Energia potencial (Epot ): relacionada à posição relativa de corpos.
  • Energia cinética (Ecin): relacionada ao movimento de corpos.
  • Energia interna (U): SEcin, Epot de átomos, moléculas, etc. que constituem um corpo.

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Microscópico

aula10_fig002.tif

Macroscópico

Unidade de energia

Joule (J) ou Calorias (Cal)

1Cal= 4,184 J

Calor

Fluxo de energia devido à diferença de temperatura entre dois corpos. O calor flui sempre do corpo mais quente para o mais frio.

Grau de agitação molecular.

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Transferência de energia na forma de calor

Trabalho (w)

Qualquer transferência de energia diferente de calor. Ex: trabalho de expansão de um gás, trabalho elétrico, etc.

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Trabalho de expansão de um gás: w = P .ΔV

Transformações e Conservação de Energia

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As transformações da energia em suas diferentes formas são muito comuns no nosso dia-a-dia.

1ª Lei da Termodinâmica: a energia total do universo deve ser conservada.

Sistema: parte do universo que está sendo estudada

Vizinhanças: restante do universo

Sistema + Vizinhanças = universo

Limite: separa o sistema e vizinhanças

ΔU = q + ω

A variação da energia interna de um sistema é resultado de transferência de energia na forma de calor e trabalho.

Obs.:

  • se energia flui para dentro do sistema, o sinal é positivo (+)
  • se energia flui para fora do sistema, o sinal é negativo (-)

q > 0: o calor flui para dentro do sistema

q < 0: o calor flui para fora do sistema

w > 0: o trabalho é realizado sobre o sistema

w < 0: o trabalho é realizado pelo sistema

Entalpia (H) – transferência de calor a pressão constante.

Obs.: reações realizadas em sistemas abertos ocorrem a pressão praticamente constante igual à pressão atmosférica.

Reações que ocorrem dentro do nosso corpo ocorrem a volume constante e pressão variável.

Classificação das reações

  • Exotérmicas – são reações que liberam calor (ΔH < 0). Os produtos são mais estáveis que os reagentes.
  • Endotérmicas – são reações que absorvem calor (ΔH > 0). Os reagentes são mais estáveis que os produtos.

Entalpia e mudanças de fase

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Nas mudanças de fase em que as moléculas ficam mais separadas, é necessário fornecer energia, logo DH > 0, são processos endotérmicos.

Ex: DHvap, DHfus

Nas mudanças de fase em que as moléculas ficam mais unidas, energia é liberada, logo DH < 0, são processos exotérmicos.

Ex: DHsol, DHcond

OBS.: DHvap = – DHcond

DHfus = – DHsol

etc…

DHvap > DHfus

Fatores que influenciam o ΔH de uma reação

  • Estado físico dos reagentes e produtos.

H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(g) ΔH = -57,8 kcal/mol

H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(l) ΔH = -68,3 kcal/mol

  • Temperatura em que a reação ocorre.

A quantidade de calor deve ser somada ou subtraída da entalpia da reação em obediência ao princípio de conservação de energia.

  • Pressão em que a reação ocorre
  • Pressões muito altas alteram o valor de ΔH para reações em fase gasosa.
  • Quantidade de matéria

Ex.:

H2(g) + Cl2(g) →2HCl(g) ΔH = -44,2 kcal/mol

2H2(g) + 2Cl2(g) → 4HCl(g) ΔH = -88,4 kcal/mol

  • Presença ou não de solvente.

Tipos de calor

Calor sensível – provoca apenas variação de temperatura (grau de agitação molecular muda). É calculado pela equação abaixo, onde Q é o calor sensível, m a massa do corpo e ΔT é a variação de temperatura.

Q = m . c .ΔT

Calor latente – provoca alteração no estado físico do corpo (separação entre as moléculas). É calculado pela equação abaixo, onde Q é o calor latente, m a massa do corpo e L é o calor latente (J/g) da transformação. L depende do composto e da transformação física.

Q = m . L

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Desafios

Questão 1

(UFSM)

A água

A água é uma das mais importantes substâncias do planeta Terra, tanto para os processos vitais como para os físico-químicos. No estado líquido e sólido, cobre mais de dois terços do pleneta e, na forma gasosa, é constituinte da atmosfera. Os organismos vivos originaram-se em meio aquoso e se tornaram dependentes dele no decurso da evolução. A água é o solvente universal, pois possibilita a maioria das reações químicas. Assim, o conhecimento de suas propriedades físico-químicas é essencial para o estudo de suas funções na natureza.

REICHARDT, K, TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Ed. Manole, 2004. (adaptado)

Considerando a reação abaixo:

2H2(g) + O2(g)273.png 2H2O(g)

A respeito do diagrama de entalpia:

aula10_fig007.tif

Pode-se afirmar que:

a) a entalpia da H2O(l) é maior que a das substâncias simples formadoras.

b) O ΔH1 é característico de uma reação endotérmica.

c) o ΔH2 é característico de uma reação que libera calor.

d) a reação 2 é mais endotérmica que a reação 1.

e) a ΔH3 corresponde à entalpia de vaporização da água.

Dica 1 – Revise tudo sobre os Principais compostos orgânicos e inorgânicos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/principais-compostos-organicos-e-inorganicos-quimica-enem/

Questão 2

A figura abaixo representa o digrama de energia da reação de combustão do etanol.

aula10_fig008.tif

I- A representa a energia de ativação;

II- B representa a variação de entalpia;

III- C representa a formação do produto da reação;

IV- A reação é exotérmica;

V- A diminuição da temperatura aumenta a velocidade da reação.

Assinale a alternativa correta:

a) todas as afirmativas são verdadeiras.

b) somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

e) somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

Dica 2 – Revise sobre a classificação e a nomenclatura dos Óxidos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/oxidos-quimica-enem

Questão 3

Quando um estudante tirou o gelo (água no estado sólido) do freezer, resolveu medir a temperatura deste, usando um termômetro especial que mede temperaturas entre -70 ºC e 300 ºC. Na primeira medida, ele observou que a temperatura do gelo era de -7 ºC. Resolveu então colocar o gelo em um recipiente metálico e expor o mesmo ao sol. O estudante observou que a temperatura do gelo aumentou de – 7ºC a aproximadamente 0ºC e o gelo começou a derreter. A temperatura permaneceu constante até que todo o gelo derrete-se e após começou a aquecer novamente.

Os tipos de calores envolvidos antes, durante e após o derretimento do gelo são:

a) calor latente, calor sensível e calor latente

b) calor latente, calor latente e calor sensível

c) calor sensível, calor sensível e calor latente

d) calor latente, calor sensível e calor sensível

e) calor sensível, calor latente e calor sensível

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Revise tudo sobre Bases: Definição de Arrhenius em mais esta aula de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/bases-definicao-de-arrhenius-quimica-enem/

Questão 4

Levando em conta o ciclo da água na natureza, exemplificado na figura abaixo.

Química Enem

Os processos físicos de evaporação e condensação são respectivamente processos que apresentam variação de entalpia.

a) positiva e negativa.

b) negativa e positiva.

c) negativa e negativa.

d) positiva e positiva.

e) igual a zero para ambos.

Questão 5

Ao se dissolver uma determinada quantidade de soda cáustica (NaOH) em água a 25ºC, observa-se uma solução cuja temperatura foi de 45ºC. A transformação descrita caracteriza um processo do tipo:

a) atérmico.

b) adiabático.

c) isotérmico.

d) exotérmico.

e) endotérmico.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Cultura, Ideologia e Indústria Cultural – Aula de Sociologia Enem

Posted: 03 Oct 2014 04:07 PM PDT

Cultura, ideologiae indústria cultural

Caros alunos!

Bem-vindos novamente a uma nova aula de sociologia. Hoje vamos trabalhar um tema que nos vai fazer lembrar bastante da nossa primeira aula sobre sociedade e processo de socialização. É legal ter trabalhado muito e conseguir voltar ao começo, como um ciclo que vai se fechando e dentro dele se incluem vários conceitos que, de uma maneira mais direta ou mais complexa, relacionam-se. Neste sentido é possível concluir que a sociologia dedica-se a uma variedade muito ampla de conceitos e temas. Todos eles formam parte da mesma área de conhecimento à medida que eles são submetidos a um método científico de tratamento, de pesquisa e necessariamente dialogam com um grande conhecimento que já foi estabelecido previamente, mas que sempre se encontra sendo avaliado.

Parte importante de trabalhar os temas que estamos trabalhando nas nossas aulas é aprender que usando uma ciência social é possível estudar vários tópicos, mas também que o mesmo tema pode ser trabalhado ou estudado usando diferentes perspectivas. Hoje vamos fazer isto, nosso objeto de estudo é o conceito de cultura, que é complexo, abrangente e dificilmente poderemos defini-lo com precisão. Em consequência vamos ver que existem pensadores que entendem a cultura desde uma perspectiva muito específica, o que torna muito difícil estabelecer um diálogo com outros autores.

Neste sentido também vamos ver que o conceito de cultura apresenta uma complexidade alta que obriga a atravessar as fronteiras das ciências, entendendo que as grandes definições usadas pela sociologia hoje foram formuladas pela antropologia. E isso acontece com outros temas, em que alguns conceitos são "emprestados" de uma área para outra. Mas vamos lá, começar a trabalhar para poder compreender melhor isto.

Ótimo estudo!

Profa. Magali Alloatti.

Sobre a cultura e a história do conceito

Vamos começar estabelecendo nosso ponto de partida: cultura é uma noção ampla, dificilmente consigamos definir de maneira acabada ou completa o que queremos dizer com cultura, ou seja, que construir um conceito fixo ou estrito está fora das nossas ambições. Neste sentido, a amplitude do termo faz com que continuamente apareçam autores que propõem definições diferentes às já estabelecidas, outros vão discutir com autores antigos, pelas perspectivas que eles usaram. Mas quase todos eles têm como obrigação definir, nos seus estudos, publicações ou livros, de maneira clara e concisa, o que eles querem dizer com cultura e como usarão o conceito.

E isto é muito importante porque as posições ou perspectivas adotadas pelos pesquisadores, professores e intelectuais sobre a noção de cultura dependem em grande parte da corrente ou escola de pensamento. Por exemplo, dentro das ciências sociais, como sociologia, história, geografia, ou na área da filosofia, temos algumas escolas de pensamento que são muito distantes uma das outras. Neste sentido hoje vamos trabalhar usando uma dessas perspectivas, a posição marxista e pós-marxista, que vai nos ensinar um conceito bem interessante: a indústria cultural. E quando chegarmos nesse momento vai ser possível entender porque essas posições ou correntes de pensamento são tão diferentes.

Dica 1 – Revise sobre Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais nesta aula preparatória para Sociologia Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/direitos-cidadania-e-movimentos-sociais-sociologia-enem/

Mas vamos começar pelo princípio, o que é cultura? Temos ouvido essa palavra desde pequenos, temos visto também que as pessoas atribuem muitas coisas, razões e tipos de ações ao grande conceito de cultura. Por momentos parece que todas as coisas podem ser entendidas como culturais, que qualquer diferença entre as pessoas pode ser entendida como diferença cultural. Mas quem compartilha a mesma cultura? Que tipo de coisas podem ser entendidas como diferenças culturais e que coisas não? Se se trata de duas pessoas ou dois grupos dentro da mesma sociedade e do mesmo país, por que eles têm diferenças culturais? Não deveriam pensar ou interpretar as coisas mais ou menos de forma igual? Qual é a diferença entre religião e cultura? Qual é a diferença entre moral e cultura?

Estas e muitas outras perguntas são interrogantes que vão nos orientar a uma possível resposta do conceito de cultura. Em um maravilhoso livro titulado "A cultura como práxis", o sociólogo e filosofo Zigmunt Bauman se dedica à tarefa de identificar o que significa o conceito de cultura. Ou seja, que coisas podem ser definidas como cultura e que coisas não. A primeira conclusão que ele tem para nos oferecer é que o conceito de cultura é principalmente histórico. Em outras palavras aquilo que é e foi entendido como cultura tem variado no tempo, a cultura encontra-se definida pela sua natureza história, ela é um processo dinâmico, que vai mudando o tempo tudo, que incorpora coisas, experiências, linguagens, símbolos. Mas que dentro dela vão, também, se combinando, vão se convertendo em outras coisas diferentes.

Então ali temos um aspecto central da noção de cultura, trata-se de um conceito necessariamente variável e polimorfo, não tem como fazer uma definição que consiga se manter no tempo, porque o seu mesmo conteúdo vai mudando. Uma segunda característica da história do conceito que estamos trabalhando foi a conotação que ele teve ao longo do tempo. Cultura foi uma grande caixa em que os primeiros antropólogos, como Franz, Boas, Freizer, entre outros, foram colocando todas as diferenças que foram encontrando nas suas viagens e pesquisas no mundo. Esses antropólogos eram pessoas de bastante dinheiro que procuravam conhecer diversas populações nos pontos distantes do mundo para tentar fundar a ciência da antropologia, como o estudo dos homens nas suas diversas maneiras de viver. Neste sentido, para grande parte da antropologia, para a história, literatura e filosofia, a cultura é o que nos diferencia dos animais e nos faz seres humanos.

Em concordância com o mencionado, nos começos dessas ciências o pensamento é que a cultura se contrapõe à natureza humana. Para nós é comum ouvir a expressão de que uma pessoa culta é uma pessoa que conhece muito, que sabe muito. Mas também a cultura faz referência às maneiras de se comportar, uma pessoa deve agir de maneira "apropriada" aos critérios do que as outras pessoas têm. Progressivamente, ao longo da história e com o progresso das ciências como ciências, os cientistas começaram a perceber que existiam maneiras de pensar, falar, agir "certas e erradas" que variavam de uma sociedade para outra. Assim foi começando a surgir consciência de que existem diferentes culturas, com seus valores, critérios e conteúdos variáveis, não só no espaço geográfico, senão também no tempo. Às vezes alguns comportamentos que eram considerados errados ou respeitáveis, hoje são rejeitados pela sociedade.

Dica 2 – Aproveite que as eleições estão chegando e estude sobre Política e democracia no Brasil em mais esta aula preparatória para Sociologia Enem – http://blogdoenem.com.br/politica-e-democracia-brasil-sociologia-enem/

Uma terceira característica muito importante que devemos levar em conta sobre este tema é que é bem melhor falar sobre culturas, em plural, do que cultura no singular. Porque não só podemos apreciar diversas culturas em relação aos países, senão que dentro de um mesmo país, ou sociedade, é possível reconhecer diferentes culturas. Como já temos mencionado anteriormente, uma característica da nossa realidade atual é que as sociedades encontram-se conformadas por grupos sociais diversos, por estrangeiros, comunidades descendentes de imigrantes que procuram manter sua identidade, e por outros grupos sociais que buscam estabelecer outra identidade diferente às "ordinárias".

Assim temos mencionado que não é possível estabelecer a cultura como um conceito fixo, não histórico, também não é uma boa ideia pretender critérios universais de cultura ou de pessoas que tenham mais ou menos cultura. Assim é melhor falar de culturas no plural, já que elas variam no espaço geográfico e no tempo. Por último, embora os países tenham uma população que compartilhe uma identidade e história comum, é possível encontrar grupos culturalmente diferentes dentro da mesma sociedade. Ainda mais, como já temos falado também, o Estado é o responsável por resolver possíveis conflitos gerados a partir de diferenças culturais dentro da sua população.

Considerando as características explicadas, uma maneira interessante para abordar o conceito de cultura é retomar o antropólogo Clifford Geertz e seu livro "A interpretação das culturas". Após fazer muitas viagens e de conviver e interpretar diversos povos diferentes, Geertz tenta discutir com dogmas de pensamento estabelecidos pela antropologia e a sociologia. Ele faz uma colocação interessante, dizendo que a cultura são conjuntos de dimensões nos quais a vida do homem se divide. A cultura são maneiras de pensar, de sentir, de estabelecer um critério moral e formas de punição do certo e errado. São também maneiras de agir, formas de pensamento que procuram organizar o mundo, de gerar um conhecimento, de mantê-lo e de distribui-lo. Geertz nos ensina que não se trata de "matrimônio", por exemplo, senão de como diversas sociedades compreendem as relações entre os homens e as mulheres, assim como formas de fazê-las públicas e reconhecidas. Da mesma maneira, existem culturas que acreditam que o trabalho é bom, que outorga honra às pessoas que exercitam o trabalho, mas outras culturas já consideram o trabalho uma atividade destinada a pessoas "inferiores".

Dica 3 – Relembre tudo sobre o Estado Moderno e o Poder do Estado em mais esta aula de revisão para a prova de Sociologia Enem. Estude com a gente e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/estado-moderno-e-o-poder-estado-sociologia-enem/

O processo por meio do qual vamos adotando, incorporando, assimilando a cultura da sociedade em que vivemos é aquele processo de socialização que já estudamos previamente. Ele não só funciona como uma maneira de assimilar e incorporar conhecimentos, mas é a maneira pela qual um ser humano vai se convertendo em indivíduo, sem cultura seríamos humanos sem fala, sem critérios de bem ou mal, sem costumes, sem regras. Ou seja, a nossa cultura – que pode variar de outros grupos e sociedades – faz com que nós nos convertamos em indivíduos capazes de nos relacionar e nos entender, ainda sem falar entre nós. Pensemos em uma pessoa que espera para atravessar a rua, um carro para e faz um sinal para ela atravessar. É um exemplo de como vamos incorporando maneiras de interagir, de nos comunicar, sem nos conhecer. E vários outros exemplos podem ser mencionados em relação a isto.

Falando desde outras perspectivas.

Como foi mencionado também é preciso considerar que, dentro das ciências sociais, as perspectivas para analisar e definir temas de pesquisa variam segundo a corrente e as escolas. Cada uma delas difere nos supostos e pontos de partida, na maneira de conceber as coisas, na maneira pela qual vão justificar as suas concepções, e assim por diante. No caso da temática de cultura, temos uma perspectiva altamente crítica para analisar: o marxismo nas suas origens e o pós-marxismo ou Escola de Frankfurt. A segunda escola é herdeira da primeira e mantém a perspectiva crítica sobre a cultura, só que se aprofunda muito mais nas formulações teóricas sobre o seu funcionamento.

No caso de Marx, a cultura teve um lugar bastante importante nos seus escritos, ele foi sem dúvida um dos grandes críticos do seu tempo e do nosso tempo. Este autor vai considerar a cultura primeiramente em termos de ideologia, o que no pensamento marxista tem uma conotação negativa. Na primeira sessão do livro "A ideologia alemã", Marx estabelece que as classes sociais mais ricas precisam manter o domínio sobre as classes sociais mais pobres que são exploradas pelas primeiras, produzindo a sua ganância. Ou seja, as classes sociais pobres, tanto a dos trabalhadores de fábrica, como a dos camponeses, são as que no sistema capitalista trabalham e vivem em condições ruins. Essa exploração por parte dos capitalistas sobre os trabalhadores garante a acumulação de dinheiro e ganância.

Sendo assim, a dominação das classes pobres pelas classes altas não pode ser simplesmente física, ou seja, não é possível manter o sistema capitalista pela força, e aí entra o conceito de ideologia. Segundo Marx, a ideologia é a expressão da dominação de uma classe por outra, uma expressão simbólica daquela opressão. Mas cultura não quer dizer diretamente ideologia, portanto, não podemos confundir esses dois conceitos, já que são bem diferentes. A ideologia de uma sociedade capitalista é a dominação no âmbito cultural de uma classe (ou classes) sobre outras classes. Ou seja, a cultura é um espaço de relações sociais economicamente condicionadas. Marx chama a atenção para as relações de dominação capitalistas, já que a ideologia conquista parte do espaço cultural. Assim, aquelas produções culturais que deveriam ser livres da determinação econômica, para expressar sentimentos, experiências, formas de compreender o mundo, acabam sendo definidas pelo esquema econômico.

Marx não é um autor simples, já sabemos isso, mas é preciso fazer um esforço para compreender esta crítica e poder avançar para a Escola de Frankfurt e sua contribuição à análise da cultura. No seu livro "A ideologia alemã", Marx trabalhou de maneira mais profunda os conceitos de ideologia e cultura. Ele chega, em um momento, a considerar os dois como iguais, ou seja, a ideologia é igual à cultura. Mas devemos compreender que, para Marx, a cultura envolve a religião, a política, a arte, a filosofia, ou seja, todas as produções simbólicas dos homens que expressem as suas maneiras de pensar e sentir a realidade. Nesse livro, Marx acredita que a ideologia tem conquistado completamente o âmbito cultural, e por isso ele faz aquela equivalência de cultura – ideologia. Mas lembremos de que ideologia é a expressão da dominação de várias classes sociais nas mãos de outras, no âmbito cultural. Em síntese, como bem já sabemos sobre Marx, nenhuma área da vida humana consegue ficar fora da influência das relações econômicas do modo de produção.

Uma vez explicado isto é possível ir para o pensamento frankfurtiano, em que dois autores, fundadores da escola, fizeram uma das contribuições mais importantes sobre cultura. Eles são da corrente marxista e, como várias outras correntes, eles têm tomado parte do pensamento de Marx e interpretado de uma maneira especial. Aquelas relações de determinação por parte da realidade econômica sobre as outras dimensões da vida fazem parte de um tema de intenso debate dos intelectuais chamados marxistas. Alguns aceitam essa relação de maneira estrita e outros têm aceitado um grau de maior liberdade entre essas dimensões, dando força à econômica. Os autores Adorno e Horkheimer escreveram um livro de grande importância neste tema titulado "Dialética do esclarecimento", dentro do qual há um capítulo ao qual vamos nos remeter, chamado "A indústria cultural".

O que quer dizer indústria cultural? Este conceito foi proposto pelos autores mencionados como uma ferramenta explicativa com a qual tentaram compreender como funciona a dimensão cultural das sociedades, em casos nos quais eles acreditavam que acabariam contribuindo para regimes de dominação. Vamos explicar um pouco melhor isto. Adorno e Horkheimer escreveram esse livro no ano 1944, sendo testemunhos do holocausto Nazi, de vários regimes autoritários da Itália, Iugoslávia, França, Alemanha, entre outros. Os níveis de terror que essas experiências históricas mostraram para estes intelectuais fizeram com que eles se perguntassem por que as pessoas de uma população ou de uma sociedade aceitavam esse tipo de coisas por parte dos governos. Assim eles começaram a pensar de maneira mais profunda as formas pelas quais a cultura entra nessa equação e funciona em favor desses regimes autoritários.

É importante lembrar que para estes autores não se trata somente de como a dimensão cultural foi utilizada para trabalhar em favor de ditaduras, mas também em países democráticos, contribuindo com formas de ordenamentos políticos diferentes. Eles são por excelência grandes críticos dos Estados Unidos, pois eles veem que as pessoas estão deixando de serem indivíduos – no sentido de pessoas livres para escolher, estudar, criticar, criar – para serem principalmente consumidores. Eles deixaram para trás maneiras de agir e de construir a sua identidade e passaram a definir a sua identidade simplesmente pelo consumo de bens e produtos culturais cada vez mais restritos.

Agora estamos mais perto da ideia de indústria cultural. Adorno e Horkeimer usaram esse termo para demonstrar como é possível que uma dimensão da vida humana, a cultura, tenha se convertido em uma indústria, produzindo aquilo que é necessário, determinado pelo produtor, na quantidade e do tipo necessário. Eles fazem uma analogia entre a dimensão cultural e a indústria para destacar o fato de que ela é gerenciada pelas necessidades daquele que a possui. E segundo eles, a indústria cultural se encontra a serviço dos interesses dominantes nos níveis econômicos e políticos. A cultura como conjunção de: símbolos, significados, maneiras de ser, de sentir, de compreender o mundo, de se expressar, a música, a arte, a filosofia, a estética, etc., encontra-se dominada pelos interesses mencionados. E ela funciona assim como um fator que produz legitimidade dos regimes políticos, sejam eles ditaduras ou democracias, porque tanto em um como em outro, a necessidade de legitimidade é igual.

Estes autores pensam que o momento da segunda guerra mundial e a pós-guerra se encontra dominado pela irracionalidade. Eles definem o nazismo, entre outros regimes, como irracional, já que se trata de uma maneira de pensar sobre as pessoas – no caso dos judeus, das pessoas de raça negra, dos ciganos – como inferiores ao resto das pessoas. Isto não tem fundamento nenhum, ou seja, é irracional. O caso dos Estados Unidos também se encontra dominado pela irracionalidade, já que as pessoas têm esquecido todas as outras manifestações culturais fora das promovidas pelo capitalismo. Convertidos em simples consumidores, os cidadãos se conformam com os filmes mais conhecidos do cinema e com os livros mais vendidos, todos procuram comprar os mesmos carros, as mesmas roupas e sapatos. Assim, para Adorno e Horkheimer, a indústria cultural também está funcionando nos Estados Unidos, já que está funcionando somente em beneficio dos grandes capitalistas, quando, antes, a cultura tinha funcionado para denunciar o mal-estar, as opressões dos seres humanos, diferentes maneiras de pensar. Agora tudo isso está sumindo, deixando a cultura como uma caixa de ferramentas para construir legitimidade e acalmar, por meio do consumo, as populações, para elas não se preocuparem com as questões políticas, sociais, etc.

Embora complexo este pensamento tem muito a contribuir, já que ele abandona a ideia de que cultura deve ser respeitada sem ser questionada, ou seja, ela deve ser analisada e interrogada, para poder identificar diferentes interesses que estejam por trás. A grande contribuição do Marx e da Escola de Frankfurt é ter nos revelado que a cultura não é alheia aos interesses econômicos e políticos. Mas não podemos cair em uma posição reducionista e pensar que é completamente determinada por eles. Deve-se entender que grande parte da complexidade das sociedades humanas faz com que todas as dimensões da vida se permeiem. Assim, o ganho da atitude crítica do marxismo e da sociologia em geral é perder o olhar ingênuo sobre as coisas, permitindo um questionamento profundo que identifique relações de dominação que funcionem em todos os âmbitos e momentos. Não é justificado pensar que consumimos somente aquilo que é determinado pela indústria cultural, porque é verdade que temos a opção de comprar coisas diferentes, de ver filmes e ler livros alternativos. Mas que também é nossa escolha se queremos consumir aquilo que é o mais consumido e publicado. O importante é que seja produto de uma escolha crítica e pessoal e não determinada somente por outras pessoas ou pela influência de propagandas e publicidades.

Saiba mais sobre Indústria Cultural nesta aula do canal Historia Banguela, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios 

Questão 1

Nesta aula temos trabalhado com o tema da cultura, em diversas variantes. Foi mencionado que a maneira pela qual os pesquisadores devem trabalhar com este conceito precisa respeitar uma condição primeira: a definição precisa e cuidadosa do que eles vão entender por cultura na hora de desenvolver uma pesquisa. E isto é necessário:

a) Porque a noção de cultura não tem uma definição reconhecida por todos, em consequência cada pessoa pode pensar sobre ela como quiser.

b) Porque o conceito de cultura não foi formulado ainda, o que permite aos pesquisadores criar quantas definições desejarem.

c) Porque o conceito de cultura pode ter vários significados e tem uma natureza muito ampla, sendo assim necessário restringir a sua amplitude.

d) Porque o termo cultura tem diferentes significados em cada ciência, ou seja, na filosofia pode significar uma coisa e na geografia outra distinta.

Questão 2

Aprofundando-se mais no conceito de cultura, foram mencionadas algumas considerações importantes em relação à história do conceito. Destacamos três características principais que definem a história do conceito, escolha a opção que as resume:

a) A primeira característica é que o conceito de cultura é histórico, ou seja, ele varia na história. A segunda característica é que foi um conceito com várias conotações ao longo do tempo. A terceira característica se refere à necessidade de falar sobre culturas no plural e tentar evitar nos ater a uma definição única, já que é um conceito muito amplo.

b) A primeira característica é que o conceito de cultura não tem variado no tempo, já que ele tem uma natureza estática. A segunda característica é que cultura se contrapõe à ideia de pessoas selvagens, já que algumas pessoas não têm cultura. A terceira característica é que só algumas pessoas são cultas, como consequência do processo de socialização.

c) As primeiras duas características se referem às civilizações que desenvolveram culturas diferentes e, por causa disso, o conceito não é fixo. A terceira característica se refere às pessoas cultas e às pessoas incultas ou selvagens, diferença que é explicada pelos diversos processos de socialização que cada pessoa teve.

d) A primeira característica faz referência à cultura que as famílias têm e que conseguem transmitir aos filhos, por isso o processo de socialização é muito importante. A segunda e terceira características destacam a liberdade que cada pessoa tem de formular o conceito de cultura que acredite melhor. O mais importante é que temos a liberdade de definir cultura do jeito que pensemos seja apropriado.

 Questão 3

Temos trabalhado sobre a relação entre cultura e ideologia proposta por Marx e retomada posteriormente por outros pensadores da mesma corrente de pensamento. Restringindo-nos aos comentários sobre Marx, a relação entre ideologia e cultura pode ser expressa como:

a) São idênticas. Para Marx a ideologia é cultura e vice-versa, não é possível distingui-las.

b) São completamente diferentes, não é possível estabelecer relações entre estes dois conceitos.

c) As relações entre estes conceitos variam, já que depende de como cada um de nós define cultura.

d) A relação entre os dois conceitos é o fenômeno de dominação das classes dominantes sobre as classes dominadas, ou seja, a ideologia é a dominação no âmbito da cultura.

Questão 4

Avancemos um pouco, vamos trabalhar sobre a Escola de Frankfurt. Eles formularam um conceito bem interessante: de indústria cultural. Levando em conta o explicado na nossa aula, podemos resumir o fundamento do conceito da seguinte maneira:

a) O conceito se refere às atividades culturais desenvolvidas dentro das indústrias.

b) A formulação do conceito tenta destacar que a cultura começou a ser desenvolvida junto à revolução industrial.

c) O fundamento do conceito faz referência a que as atividades industriais são expressões da cultura, como outras atividades econômicas e sociais.

d) Eles usam o termo indústria para explicar que a cultura responde a interesses, produção, ganâncias e objetivos de atores socioeconômicos da mesma maneira que a indústria faz.

Questão 5

Temos aqui uma tirinha da Mafalda bem interessante. Vamos ler com atenção:

Sociologia Enem

Disponível em: <http://sapatilhando.wordpress.com/page/5/>. Acessado em: 10/06/2012.

Se dividirmos a história em quadrinhos, veremos que no começo a Mafalda está brava porque a televisão só fala de "use", "compre", "coma", etc. Ela se sente ofendida pela maneira que a televisão concebe as pessoas e por isso tenta influenciar nas suas escolhas. Mas, depois de desligar a televisão, ela fica se perguntando mesmo o que as pessoas efetivamente são. E aí liga novamente a televisão. Como é possível explicar o sentimento de Mafalda? Escolha a opção que seja mais acertada segundo o seu critério:

a) Mafalda acredita que somos nós que definimos o que a televisão vende, oferece e promove. Sendo assim ela fica triste porque nós deveríamos assistir mais a televisão para poder influenciá-la.

b) Mafalda se sente ofendida porque a televisão não pensa sobre nossa identidade e acaba oferecendo qualquer tipo de produto sem considerar as diferenças entre as pessoas.

c) A televisão não oferece quantidade suficiente de opções para escolher segundo nossa vontade. Sendo assim Mafalda fica brava pelo fato de não ter opções apropriadas para ela.

d) Mafalda se sente triste porque a contínua oferta de produtos de maneira indiferente pela televisão demonstra que as pessoas não têm uma definição própria de quem são e do que desejam da vida.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Biologia Enem – Revise os tipos de tecido conjuntivo (aula 1)

Posted: 03 Oct 2014 10:52 AM PDT

Os tecidos conjuntivos originam-se da mesoderme e possuem uma grande quantidade de substância intercelular, formada por diferentes tipos de fibras proteicas. Dependendo do tipo de célula e de matriz extracelular, os tecidos conjuntivos irão desempenhar diferentes funções no organismo, como o transporte de substâncias, armazenamento de energia e sustentação. Você conhece os tipos de tecidos conjuntivos e suas funções? Não? Então fique ligado neste post e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares.

Dica 1: Revise também o tecido epitelial e suas características! Veja este super post com uma divertida videoaula de biologia do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-epitelial/

Para iniciar sua revisão, veja esta interessante videoaula de biologia do professor Hélio Apóstolo, do canal Vestibulando do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é mesmo? Agora, para revisar tudo sobre os tecidos conjuntivos, veja o resumo que preparamos para você:

Biologia Enem

Tecido conjuntivo propriamente dito: O tecido conjuntivo propriamente dito situa-se abaixo da epiderme na pele, assim como em regiões internas do organismo,protegendo e preenchendo espaços entre os órgãos internos. Nesse tecido há uma grande quantidade de material extracelular, formada por um gel com mucopolissacarídeos e proteínas ligadas a glicídios que dão firmeza e elasticidade ao tecido. Nessa matriz estão mergulhados vários tipos de células, como os fibroblastos (que produzem proteínas e glicídios), adipócitos (que armazenam gordura), macrófagos (que fagocitam microrganismos e partículas inertes), plasmócitos (que fabricam anticorpos) e mastócitos (que produzem histamina e heparina – vasodilatadora e anticoagulante). Na matriz há ainda três tipos de fibras: colágenas (resistente à tração), elásticas (feitas de elastina, que cede à tração e volta ao formato original) e reticulares (formado de glicoproteínas que compõem uma rede de sustentação). De acordo com a quantidade de fibras presentes no tecido conjuntivo propriamente dito podemos classificá-lo em dois subtipos: denso (com grande concentração de filbras, presente nos tendões) e frouxo (com poucas fibras, presente nos espaços entre os órgãos e na pele).

Dica 2:Revise também o sistema nervoso! Veja esta super revisão com aula da Khan Academy! http://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-nervoso/

Tecido conjuntivo adiposo: O tecido conjuntivo adiposo tem como principal função reservar energia na forma de lipídeos. Além disso, auxilia o organismo na proteção térmica e na proteção contra choques mecânicos. Neste tecido encontramos os adipócitos, células que possuem boa parte do seu interior ocupado por uma bolsa que reserva lipídeo.

Dica 3: Que tal dar uma revisadinha no sistema imunológico? Veja este post com uma divertida aula de biologia da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/sistema-imunologico-biologia-enem/

Tecido conjuntivocartilaginoso: Também chamado de cartilagem, o tecido conjuntivo cartilaginoso é formado por células jovens, os condroblastos (produtoras de fibras colágenas e da matriz), que depois, quando adultas, são chamadas de condrócitos. Estas células ao envelhecerem têm uma redução de volume e, assim, ficam alojadas em lacunas presentes na matriz extracelular. O tecido cartilaginoso é resistente, porém não tão rígido quanto o tecido ósseo. Além disso, assim como o tecido epitelial, as cartilagens não possuem vasos sanguíneos ou nervos. Por tal motivo, precisa ser nutrido pelos tecidos adjacentes. O tecido conjuntivo cartilaginoso é encontrado entre algumas articulações móveis para amortecer movimentos. Além disso, pode formar estruturas como o nariz, as orelhas, partes da laringe e epiglote.

Tecido conjuntivo ósseo: O tecido conjuntivo ósseo é um tecido de sustentação definitivo, mais forte e rígido do que a cartilagem. Isso ocorre, pois, a matriz é enriquecida com sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além disso, a matriz óssea contém fibras colágenas que conferem ao tecido certa elasticidade. O tecido ósseo, ao contrário do que possa parecer, é um tecido vivo. Por isso, possui vasos sanguíneos o permeando para levar nutrientes e oxigênio. Estes vasos sanguíneos estão em canais que passam por entre a matriz, chamados de canais de Havers. A matriz óssea é produzida por células jovens chamada de osteoblastos. Quando essas células ficam maduras, passam a ser chamadas de osteócitos, que se alojam em cavidades ou lacunas que se ligam através de pequenos canais. Além dessas duas células há também os osteoclastos, células responsáveis pela desconstrução e remodelamento do tecido conjuntivo ósseo.

Dica 4:Revise também o esqueleto humano e suas funções! Para isto, veja este super post com dicas da professora Juliana: http://blogdoenem.com.br/esqueleto-humano-biologia-enem/

Tecido conjuntivo hematopoiético:O tecido conjuntivo hematopoiético é responsável pela produção de elementos figurados do sangue. Podemos dividir este tecido em dois tipos: tecido mieloide ou medula óssea vermelha (presente no interior de alguns ossos, possui células-tronco capazes de se transformarem em células sanguíneas) e tecido linfático ou linfoide (nesse tecido, os linfócitos, produzidos na medula óssea, reproduz-se e passa a atacar antígenos, está presente nos linfonodos, no timo e no baço).

O sangue e a linfa também podem ser considerados como tipos especiais de tecido conjuntivo, em que a matriz extracelular é líquida.

Agora que você já revisou os principais tipos de tecido conjuntivo, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UEL-2006) O osso, apesar da aparente dureza, éconsiderado um tecido plástico, em vista da constanterenovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade,ortodontistas corrigem as posições dos dentes,ortopedistas orientam as consolidações de fraturas efisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes deposturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parteorgânica proteica constituída principalmente por colágeno,e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfatode cálcio, na forma de hidroxiapatita.Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecidoósseo, é correto afirmar:

a) A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razãoda presença de grande quantidade de água associada aoscristais de hidroxiapatita.

b) A plasticidade do tecido ósseo é resultante dacapacidade de reabsorção e de síntese de nova matrizorgânica pelas células ósseas.

c) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência daconsistência gelatinosa da proteína colágeno que lheconfere alta compressibilidade.

d) A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer dasubstituição do colágeno, aumenta progressivamente, aolongo da vida de um indivíduo.

e) A matriz óssea é denominada plástica porque os ossossão os vestígios mais duradouros que permanecem após amorte do indivíduo.

2) (FaZU-2001) As células do sangue são originadas decélulas totipotentes que estão localizadas:

a) no tecido nervoso

b) no tecido muscular liso

c) na medula óssea vermelha

d) no tecido muscular estriado

e) no tecido cartilaginoso

Respostas: 1) B; 2) C.

Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão

Posted: 02 Oct 2014 03:49 PM PDT

Quem é o Engenheiro de Telecomunicações?

Quem se forma no curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações é o profissional responsável por desenvolver e implantar redes de telecomunicações, principalmente. 

Além disso, planeja e desenvolve aparelhos e equipamentos que são utilizados nas telecomunicações, por isso, toda rede de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão, dependem do trabalho do engenheiro de telecomunicações.

Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão
Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu para Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, e para Engenharia de Telecomunicações: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

A área de Engenharia de Telecomunicações também tem espaço de trabalho em empresas que prestam serviços de telecom, empresas de telefonia móvel ou fixa, e de fibra óptica e cabeamento estruturado.

O engenheiro de telecomunicações também encontra campo de atuação na indústria eletroeletrônica, em órgãos reguladores das atividades de telecomunicações e em empresas que atuam na pesquisa científica e tecnológica.

Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão

Dica 2 – Salários em alta na área de Tecnologia da Informação. Remuneração a partir de R$ 1.300,00 e até acima de R$ 17.000,00  http://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salarios

Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações

O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações tem duração de 5 anos. Suas disciplinas básicas incluem matemática, física, química, desenho e informática.

Já as disciplinas específicas incluem eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, princípios de comunicação, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, comunicação via satélite, dentre outras. O estágio é obrigatório e geralmente já pode ser feito a partir do terceiro ano de curso.

Dentre as atividades desenvolvidas no estágio estão: Medição de posicionamento global (GPS); Análise do desempenho de sistemas de comunicação digital;e Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de informação.

Assista este vídeo feito pela PUC de Campinas, e entenda melhor como aplicar os conhecimentos em Engenharia de Telecomunicações no mercado de trabalho:

5 Cursos de Engenharia de Telecomunicações com conceito 5 no Enade – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Instituto Nacional de Telecomunicações (MG);
  • Universidade Regional de Blumenau (SC);
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PR);
  • Universidade Federal Fluminense (RJ);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (SC).

Mercado de Trabalho para Engenharia de Telecomunicações
O mercado de trabalho para Engenharia de telecomunicações está aquecido.  Há diversas tecnologias em implantação como TV Digital, telefonia móvel com sucessivas gerações de conexão, e a rede fixa está em constante atualização e desenvolvendo novas tecnologias.

Além disso há outros mercados como a pesquisa acadêmica e serviços públicos através de concursos para a Anatel, por exemplo.

O Engenheiro de telecomunicações atuará nas áreas de infraestrutura, internet móvel e fixa, projetos de implantação de sistemas de transmissão de dados digitais por meio de satélite e cabos ópticos e outros serviços como a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. O salário médio inicial é de R$ 4 mil.

Dica 3 – Quer vencer na vida? Cursar engenharia é uma boa. Mas exige muito no vestibular e no desempenho no Enem. Melhore o seu desempenho estudando com Apostilas Enem Gratuitas. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Perfil do profissional após a formação – Após a formação o engenheiro de telecomunicações será capaz de trabalhar com planejamento e desenvolvimento de projetos, além da sua implantação, operação e manutenção, o que significa que ele participa de todo o processo.
Seu perfil compreende uma sólida formação técnico-científica que o torna capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias. Possui atuação crítica e criativa, principalmente na resolução de problemas e na busca de novas ideias.

Outro ponto marcante no perfil de um engenheiro de telecomunicações é a busca permanente por novas tecnologias e atualização profissional.

Post elaborado por Lidiane Franqui. Redatora freelancer e autora do livro "O Poder de Cada Um". Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

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