quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão 2 de Biologia Enem

Posted: 08 Oct 2014 05:26 PM PDT

O Enem e os vestibulares estão chegando e está na hora de você dar aquele gás nas revisões para deixar seus concorrentes para trás! Dando continuidade à nossa série de revisões de Biologia, vamos organizar neste post uma revisão sobre o núcleo celular, o DNA e atualidades relacionadas ao assunto. Vem com a gente! Vem arrasar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

1 – DNA e RNA

Biologia

Revise o DNA o RNA neste super post com videoaula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

O DNA e o RNA são moléculas essenciais para os seres vivos: eles comandam as células, guardam informações genéticas e são peças-chave na manutenção das características de uma espécie. Além disso, DNA e RNA são figurinhas carimbadas nas provas do Enem, pois podemos relacionar este conteúdo a várias atualidades e tecnologia biológicas que vivem pipocando nas mídias, como os transgênicos e as células tronco. E, você que é aluno (a) dedicado(a), já sacou que o Enem adora cobrar questões que relacionem o conhecimento científico e o seu cotidiano, não é mesmo? Saca só essa questão do Enem 2011 envolvendo as características do DNA:

(Enem 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momentofalar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, umano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombrade dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA,eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaramexperimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas paraavaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugeridopor Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as basesnitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentosrealizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

  1. A) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é

conservado.

  1. B) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cadauma das fitas.
  2. C) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
  3. D) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
  4. E) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Resposta: C.

Resolução

2 – Cromatina, DNA e cromossomos.

Biologia

Revise cromatina e cromossomos neste post com videoaula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy-2/

Geralmente quando falamos do núcleo de uma célula logo nos lembramos do DNA. Porém, o DNA não é a única molécula do núcleo. Além disso, o DNA pode se encontrar em diferentes formas ao longo do ciclo celular. Você lembra o que são cromossomos e cromatina? Não? Então revise esse assunto, pois ele pode aparecer no Enem, como ocorreu na prova do ano de 2013:

(Enem 2013) Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê.A confirmação da paternidade foi obtida pelo examede DNA. O resultado do teste está esquematizado nafigura, em que cada casal apresenta um padrão comduas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai eoutra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

Biologia

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

A)1

B)2

C)3

D)4

E)5

Resposta: C.

3 – Transgênicos, células –tronco e clonagem

Biologia

Revise transgenia e clonagem neste post com videoaula do professor Paulo Jubilut e resumo elaborado pela professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-trangenico-clonagem/

Estão aí três conteúdos "queridinhos" do Enem e dos vestibulares! Utilizar os transgênicos, a clonagem e as células-tronco em uma questão é um ótimo ponto de partida para testar seus conhecimentos sobre DNA e núcleo celular. Além disso, joga um foco sobre atualidades científicas, coisa que o Enem adora cobrar. Então, conhecer estes conceitos é fundamental para se dar bem nas provas que estão chegando! Veja um exemplo do que pode aparecer no Enem:

(Enem – 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma "célula sintética" , uma bactéria chamada de Mycoplasmamycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasmacapricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creationof a BacterialCellControlledby a ChemicallysynthesizedGenome. Science. V.329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

  1. A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
  2. B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos.
  3. C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasmacapricolum para usa distribuição em ambientes naturais.
  4. D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.
  5. E) capacidade da bactéria Mycoplasmacapricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.

Resposta: D.

Dica 2: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 3: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão 2 de Biologia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Logaritmo: definição e propriedades – Matemática Enem

Posted: 08 Oct 2014 02:38 PM PDT

Antes de você relembrar os cálculos utilizando os logaritmos, vamos ver o que é logaritmo e onde utilizá-lo?

A palavra logaritmo originou-se das palavras gregas Logos (razão) e arithmos (números).

No século XVII, havia dificuldades na elaboração de cálculos devido principalmente às operações de multiplicação, divisão e potenciação.

Burgi, em 1620, e John Napier, em 1614, publicaram as primeiras tabelas de logaritmos, cuja finalidade era a simplificação de cálculos numéricos complicados.

Embora as tabelas de logaritmos não sejam tão usadas atualmente como instrumento de cálculo, os logaritmos são de grande importância em diversas áreas, por exemplo, na medição de terremotos.

Logaritmo

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

O Conceito de Logaritmo:

Para que você compreenda melhor o que é logaritmo, considere uma base positiva e diferente de 1.

Ex: 34 = 81   

Ao expoente dessa potência damos o nome de logaritmo. Portanto, 4 é o logaritmo de 81 na base 3.

34 = 81  log3 81 = 4

Portanto:

Logaritmo

Quer revisar as noções básicas de logaritmos? Então assista a uma super vídeoaula da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica tudo de uma maneira muito fácil sobre esse assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil! Não deixe de conferir!

Não podemos sair escrevendo logaritmo de qualquer número em qualquer base. Existem algumas regras para que o logaritmo exista, são as: condições de existência dos logaritmos. Vamos ver quais são essas regras?

Primeira condição:

  • b>0

O b – logaritmando – deve ser maior que zero, pois não existe nenhum número que elevado a outro número, o resultado seja zero ou um número negativo. Por exemplo:

Quanto vale Logsub4(-16) ?

Ou seja, queremos saber qual o expoente que devemos elevar o número 4 para obtermos -16. Não há valor para este expoente. Chegamos então a um absurdo.

Segunda condição:

  • 1 ≠ a >0

A base deve ser um número positivo diferente de 1. Sabe por quê? Vamos ver os exemplos:

Quanto vale  Log(-4)4?

Ou seja, queremos saber qual o expoente que devemos elevar o número -4 para obtermos 4. Novamente chegamos a um absurdo, não há expoente que faça isso.

Ainda olhando para a base:

Calcule Logsub1 4.

Queremos saber qual o expoente que devemos elevar a base 1 para obtermos 4. Como visto no capítulo de potenciação, a base 1 elevada a qualquer expoente resulta 1, ou seja, não existe expoente para a base 1 que resulte 4. Absurdo!

Calcule Logsub0 4.

Traduzindo, qual o expoente que devemos elevar a base 0 para obtermos 4. Absurdo!

Obs: Note que é dito que a base deve ser um número positivo, ou seja, não pode ser zero também!

Agora que você já relembrou a definição de logaritmo, vamos ver quais são as conseqüências dessa definição? Se liga! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

  1. a)  loga1 = 0 
    O logaritmo de 1 é sempre 0, pois a0 = 1.
  2. b) logaa = 1
    Quando a base é igual ao logaritmando, o logaritmo é sempre 1, pois a1= a .
  3. b) logana = n
    O logaritmo de potência da base é sempre o expoente dessa base pois an = an.
  4. d) alog a b= b
    Um número a, elevado ao logaritmo de b na base a, é sempre igual a b.
  5. e) logab = logac  b = c

Dois valores são iguais, então, seus logaritmos, na mesma base, também são iguais.

Quer saber mais sobre logaritmos? Então assista a vídeo aula do professor Eduardo Vicente do Descomplica! Nesta o professor explica em 6min 44seg minutos as noções básicas de logaritmos mostrando os nomes dos termos, e, além disso, exercícios são feitos e resolucionados passo a passo para a sua melhor compreensão. Não perca essa oportunidade!

Dica 2 – Complemente os seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula sobre Polinômios que o Blog do Enem preparou para você. Não deixe de conferir! http://blogdoenem.com.br/polinomios-matematica-enem/

Os logaritmos apresentam algumas propriedades operatórias que facilitam as operações que os envolvem. Você lembra quais são? Não se preocupe o blog do Enem te ajuda a relembrar. Fique ligado! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

Logaritmo

Existem também outras propriedades dos logaritmos, que facilitam a vida na hora dos cálculos. O Blog do Enem separou essas propriedades para você tirar de letra na hora da prova. Então veja no quadro abaixo algumas delas:

Logaritmo

Dica 3 - Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Agora um desafio para você sobre logaritmos. Vamos lá! Estude e mande super bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil! Coloque a sua resolução num comentário do Facebook no formulário abaixo do post, e compartilhe com as pessoas que estão procurando aprender. Ensinar é a melhor forma de aprender. Você sai ganhando quando ensina, pois nunca mais esquece. Vamos lá?

(CESGRANRIO) Se log10123 = 2,09, o valor de log101,23 é:

a) 0,0209              b) 0,09             c) 0,209                d) 1,09                   e) 1,209

Resposta: b

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

The post Logaritmo: definição e propriedades – Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!