sábado, 18 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Modernismo: Terceiro Momento – Literatura Enem

Posted: 17 Oct 2014 06:33 PM PDT

Modernismo – Terceiro Momento

Geração de 45

A época

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa começou o lento processo de reconstrução em meio aos destroços humanos e políticos. A Guerra-Fria, iniciada com a ameaça de uma hecatombe nuclear, dividiu o mundo em dois blocos: um capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e outro socialista, sob o comando da ex-União Soviética.

O Brasil aliou-se aos norte-americanos, contra a expansão do comunismo. O Partido Comunista, abrigo de muitos intelectuais, entrou na ilegalidade. Escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado tiveram suas obras queimadas em praça pública. Alguns foram presos, outros, exilaram-se.

Crises internas enfraqueceram a ditadura Vargas, e ele acabou destituído por aqueles que o ajudaram a chegar ao poder: os militares. Em 1946, Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidência. Getúlio, porém, idolatrado pelo povo, que o via como o "pai dos pobres", voltou ao poder em 1951.

O cenário político, no entanto, havia mudado. A resistência da elite à nova administração de Vargas deixou o presidente acuado, envolvido em escândalos que envolviam pessoas muito próximas a ele. Os militares voltaram a pressionar Getúlio para se afastar do governo. Em 24 de agosto de 1954, Vargas cometeu suicídio.

A repercussão popular pela morte de Vargas superou muito a expectativa dos militares. Tanto eles quanto os conservadores viram-se obrigados a recuar. A solução encontrada foi convocar eleições diretas. Juscelino Kubitschek foi eleito presidente com a promessa de realizar, em cinco anos, o equivalente a cinqüenta anos de mandato. O símbolo de seu governo, que resumia a ideia do "Brasil Grande", foi a construção de Brasília, a nova capital, no planalto central do país.

Dica 1 – Com algumas mudanças no contexto social do Brasil, o Modernismo é considerado em três momentos. Estude agora sobre a 2a fase para prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/modernismo-segundo-momento-literatura-enem/

Durante o governo de JK o país floresceu: indústrias foram estimuladas a vir para o Brasil com a promessa de grandes isenções fiscais. O crescimento industrial acelerado desencadeou um crescimento urbano equivalente, comprometendo a estrutura dos grandes centros. Massas humanas deslocaram-se do campo para a cidade à procura de oportunidades. Até hoje sofremos as consequências sociais e econômicas da industrialização acelerada promovida por JK.

O sucessor de Juscelino, Jânio Quadros, chegou ao poder com forte apoio popular. Contando com ele, e desprezando o Congresso Nacional, desejou alargar as suas próprias forças. Vendo-se impedido, renunciou depois de sete meses. Nova Crise se instalou, porque o vice-presidente João Goulart tinha francas simpatias pelas ideologias de esquerda. Depois de um breve período Parlamentarista, Goulart assumiu o governo, para descontentamento de setores militares, que viam nele a ameaça do avanço do comunismo no Brasil.

Em 1964, o descontentamento converteu-se em ação, e o governo foi derrubado pelo golpe militar. Uma nova ditadura instalou-se.

O estilo

A prosa dessa nova geração, enriquecida pelo aparecimento de um número muito grande de contos e romances, pode ser dividida em prosa psicológica, urbana e regionalista.

Autores

João Guimarães Rosa: Nasceu em Minas Gerais e passou a infância no centro-norte de seu estado natal, onde o pai exercia atividades ligadas à pecuária.

Cursou o secundário e a faculdade de Medicina em Belo Horizonte.

Trabalhou em várias cidades do interior mineiro, sempre demonstrando profundo interesse pela natureza, por bichos e plantas, pelos sertanejos e pelo estudo de línguas.

Características

A linguagem empregada era uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizavam a linguagem típica da região.

A grande novidade linguística introduzida pelo regionalismo de Guimarães foi de recriar, na literatura, a fala do sertanejo não apenas no nível do vocabulário, mas, também, no da sintaxe (a construção das frases) e no da melodia das frases.

Dica 2 – Revise tudo sobre Humor e garanta a sua nota em Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude com a gente e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/humor-literatura-enem/

Era um linguajar imobilizado no tempo. Disso resultaria o seguinte:

Literatura Enem

a) elementos do linguajar sertanejo

+

b) transfiguração estilística desse linguajar

=

c) a linguagem mais revolucionária e mais inventiva de toda a nossa história.

Outro aspecto de destaque da obra roseana é sua capacidade de transpor os limites do espaço regional, em que quase sempre se situam seus textos, e alcançar uma dimensão universal. Ele deixa de ser limitado pelo aspecto geográfico para representar o próprio mundo. Veja alguns conceitos de mundo que aparecem em Grande Sertão: Veredas.

"O sertão está em toda parte"

"Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar."

"O sertão é do tamanho do mundo."

Obra

Sagarana (contos); Corpo de Baile (ciclo novelesco); Grande Sertão: Veredas (romance); Primeiras Estórias (contos); Tutaméia: Terceiras Estórias (contos); Estas Estórias (contos).

Saiba mais sobre o Modernismo: Terceiro Momento nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Texto para questão 01

Miguilim

"De repente lá vinha um homem a cavalo. Eram dois. Um senhor de fora, o claro de roupa. Miguilim saudou, pedindo a bênção. O homem trouxe o cavalo cá bem junto. Ele era de óculos, corado, alto, com um chapéu diferente, mesmo.

Deus te abençoe, pequenino. Como é teu nome?Miguilim. Eu sou irmão do Dito.

E o seu irmão Dito é o dono daqui?

Não, meu senhor. O Ditinho está em glória.

O homem esbarrava o avanço do cavalo, que era zelado, manteúdo, formoso como nenhum outro. Redizia:

Ah, não sabia, não. Deus o tenha em sua guarda… Mas que é que há, Miguilim?

Miguilim queria ver se o homem estava mesmo sorrindo para ele, por isso é que o encarava.

Por que você aperta os olhos assim? Você não é limpo de vista? Vamos até lá. Quem é que está em tua casa?

É Mãe, e os meninos…

Estava Mãe, estava tio Terez, estavam todos. O senhor alto e claro se apeou. O outro, que vinha com ele, era um camarada.

O senhor perguntava à Mãe muitas coisas do Miguilim. Depois perguntava a ele mesmo: -' Miguilim, espia daí: quantos dedos da minha mão você está enxergando? E agora?'"

(ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. 9ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.)

Dica 3 – Revise em mais esta aula sobre o Primeiro Momento do Modernismo e fique preparado para Literatura Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-2-literatura-enem/

Questão 01

Esta história, com narrador observador em terceira pessoa, apresenta os acontecimentos da perspectiva de Miguilim. O fato de o ponto de vista do narrador ter Miguilim como referência, inclusive espacial, fica explicitado em:

a) "O homem trouxe o cavalo cá bem junto."

b) "Ele era de óculos, corado, alto (…)"

c) "O homem esbarrava o avanço do cavalo, (…)"

d) "Miguilim queria ver se o homem estava mesmo sorrindo para ele, (…)"

e) "Estava Mãe, estava tio Terez, estavam todos"

Questão 02

(ESPM) Leia o texto:

"O senhor… Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! Ah, uma beleza de traiçoeiro — dá gosto! A força dele, quando quer — moço! —me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho — assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se divertindo, se economiza."

(Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa)

Marque a afirmação que NÃO corresponde:

a) trata-se de uma narrativa oral, perceptível pelo uso de vocativos como "senhor" e "moço".

b) Deus age sutilmente ("lei do mansinho"), enquanto o diabo o faz de maneira escancarada ("às brutas")

c) na vida, tudo flui incessantemente, nada é estático: "as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas".

d) o milagre resulta do inesperado, do modo contido ("se economiza"), e não do espalhafatoso.

e) o termo "traiçoeiro" atribuído a Deus possui um sentido pejorativo, depreciativo.

Texto para questão 03.

(…) Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar – é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim dá certo. Mas, se não tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa nenhuma! Porque existe dor. E a vida do homem está presa encantoada – erra rumo, dá em aleijões como esses, dos meninos sem pernas e braços. (…)

(Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa)

Questão 03

O texto de Guimarães Rosa mostra uma forma peculiar de escrita, denunciada pelos recursos linguísticos empregados pelo escritor. Dentre as características do texto, está:

a) o emprego da linguagem culta, na voz do narrador, e o da linguagem regional, na voz da personagem;

b) a recriação da fala regional no vocabulário, na sintaxe e na melodia da frase;

c) o emprego da linguagem regional predominantemente no campo do vocabulário;

d) a apresentação da língua do sertão fiel à fala do sertanejo;

e) o uso da linguagem culta, sem regionalismos, mas com novas construções sintáticas e rítmicas.

Texto para a próxima questão

O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucúia. Toleima. [...] Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar, dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade.

(Guimarães Rosa)

Questão 04

O texto é um fragmento de Grande sertão: veredas (1956), único romance de Guimarães Rosa. Sobre esta grandiosa obra, assinale a alternativa CORRETA.

a) Trata-se de uma história em que o autor fala da vida dos cangaceiros, "os errantes sem eira nem beira", que sofriam com o calor das matas amazônicas.

b) É uma história apresentada como um imenso monólogo em que Riobaldo, ex-jagunço do norte de Minas e agora pacato fazendeiro, conta os casos que viveu a um compadre.

c) Conta a saga de Severino, um retirante que atravessa o sertão de Pernambuco em busca de uma vida mais digna.

d) Narra a história de amor entre Gabriela e Nacib, tendo os traços exóticos da região de Ilhéus como cenário.

e) Valendo-se do realismo fantástico em sua segunda parte, traz, como personagens centrais, mortos que ressuscitam para denunciar a corrupção dos vivos.

Questão 05

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem — ou é o homem arruinado, ou o homem dos avessos. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum! — é o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco — é alta mercê que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso — por estúrdio que me vejam — é de minha certa importância. Tomara não fosse… Mas, não diga que o senhor, assisado e instruído, que acredita na pessoa dele?! Não? Lhe agradeço! Sua alta opinião compõe minha valia. Já sabia, esperava por ela — já o campo! Ah, a gente, na velhice, carece de ter uma aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi. Alguém devia de ver, então era eu mesmo, este vosso servidor. Fosse lhe contar… Bem, o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. Até: nas crianças — eu digo. Pois não é o ditado: "menino — trem do diabo"? E nos usos, nas plantas, nas águas, na terra, no vento… Estrumes… O diabo na rua, no meio do redemunho…

(Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa)

A personagem Riobaldo dialoga com alguém que chama de senhor. Embora a fala dessa personagem não apareça, é possível recuperar, pela fala do narrador, os momentos em que seu interlocutor se manifesta verbalmente. Isso pode ser comprovado pelo trecho:

a) O senhor aprova?

b) Nenhum! — é o que digo.

c) Não? Lhe agradeço!

d) Tem diabo nenhum.

e) Até: nas crianças — eu digo.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Petróleo no Brasil – Aula de Geografia Enem

Posted: 17 Oct 2014 05:40 PM PDT

Petróleo no Brasil

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no município de Bofete no estado de São Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa de Eugênio Ferreira de Camargo. Foi responsável pela primeira perfuração, até a profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa.

Em 1932, foi instalada a primeira refinaria de petróleo do país, a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, em Uruguaiana, a qual utilizava petróleo importado do Chile, entre outros países.

Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto óleo em Lobato (Salvador), no estado da Bahia.

Desde os anos 1930, o tema do petróleo foi amplamento discutido no Brasil, polarizado entre os que defendiam o monopólio da União e os que defendiam a participação da iniciativa privada na exploração petrolífera. Entretanto, naquele período, o país ainda dependia das empresas privadas multinacionais para todas as etapas da exploração petrolífera, desde a extração, refino até a distribuição de combustíveis. Mossoró é a segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte e o maior produtor de petróleo em terra do Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se, no país, um grande movimento em prol da nacionalização da produção petrolífera. Naquela época, o Brasil era um grande importador de petróleo e as reservas brasileiras eram pequenas, quase insignificantes. Mesmo assim, diversos movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil mobilizaram a campanha "O petróleo é nosso!", que resultou na criação da Petrobras em 1953, no segundo Governo de Getúlio Vargas. A Lei 2.004 de 3 de outubro de 1953 também garantia ao Estado o monopólio da extração de petróleo do subsolo, que foi incorporado como artigo da Constituição de 1967 (Carta Política de 1967) através da Emenda nº 1, de 1969. O monopólio da União foi eliminado em 1995, com a EC 9/1995 que modificou o Art. 177 da Constituição Federal.

Após a crise petrolífera de 1973, a Petrobras modificou sua estratégia de exploração petrolífera, que até então priorizava parcerias internacionais e a exploração de campos mais rentáveis no exterior. Entretanto, naquela época, o Brasil importava 90% do petróleo que consumia e o novo patamar de preços tornou mais interessante explorar petróleo nas áreas de maior custo do país, e a Petrobras passou a procurar petróleo em alto mar. Em 1974, a Petrobras descobre indícios de petróleo na Bacia de Campos, confirmados com a perfuração do primeiro poço em 1976. Desde então, esta região da Bacia de Campos tornou-se a principal região petrolífera do país, chegando a responder por mais de 2/3 do consumo nacional até o início dos anos 1990, e ultrapassando 90% da produção petrolífera nacional nos anos 2000.

Dica 1 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/

Em 2007, a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na camada denominada Pré-sal, que posteriormente verificou-se ser um grande campo petrolífero, estendendo-se ao longo de 800km na costa brasileira, do estado do Espírito Santo ao de Santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal (rocha salina) e englobando as bacias sedimentares do Espírito Santo, de Campos e de Santos. O primeiro óleo do pré-sal foi extraído em 2008 e alguns poços como Tupi estão em fase de teste, devendo iniciar a produção comercial em 2010.

Geografia Enem

Álcool

O projeto brasileiro foi denominado proálcool (Programa Nacional do Álcool), e baseava-se em incentivos fiscais e subsídios a usineiros e automobilísticas. O proálcool recebeu inúmeras críticas, porém, como combustível para automóveis tem a vantagem de ser renovável e uma fonte menos poluidora que a gasolina, além de ter possibilitado o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional. O Brasil exporta o etanol para vários países do mundo e produz cana-de-açúcar no continente africano com a finalidade de exportar o etanol. Essa política de expandir canaviais tem chamado atenção dos europeus que se preocupam com a redução na produção de alimentos bem como na alta de seus preços.

Dica 2 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – http://blogdoenem.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/

Saiba mais sobre Petróleo  nesta aula do canal Sistema Poliedro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

(URCA/CE – Universidade Regional do Cariri). O Brasil se encontra numa posição altamente privilegiada. É um país com grande mercado consumidor, matriz energética diversificada – incluindo fontes renováveis, sólido parque industrial, alta tecnologia petrolífera, além de estabilidade institucional, econômica e jurídica. Graças às descobertas no Pré-Sal, continuará autossuficiente por muitos anos e, futuramente, será um importante ator no cenário petroleiro mundial, como exportador de derivativos e de petróleo bruto.

Revista Época de 09 de novembro de 2009. Encarte publicitário da Petrobrás S.A.

Considerando essa grande descoberta de jazida petrolífera, podemos concluir que:

a) Com a descoberta do Pré-Sal, o Brasil se tornará maior produtor de petróleo do mundo e poderá dispensar a utilização de energias renováveis, que são mais dispendiosas.

b) A produção do petróleo do Pré-Sal exigirá alta tecnologia, pela sua profundidade e pela necessidade de um maior controle ambiental por parte do governo brasileiro.

c) A exploração do petróleo na área do Pré-Sal independe da aprovação de novas leis para o setor de petróleo pelo Congresso Nacional.

d) A atual dificuldade econômica por que passa o Brasil é um fator prejudicial à exploração do petróleo do Pré-Sal, porque a indústria automobilística está em crise.

e) Mesmo com a produção do petróleo dessa nova fonte, o Brasil continuará a importar petróleo porque seu consumo deverá ser maior do que a produção nos próximos vinte anos.

Dica 3 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/

Questão 02

(UPE – Universidade de Pernambuco) "À primeira vista, representa um avanço no ranking de carros apresentados pelo IBAMA, na semana que passou. (…) O álcool combustível, agora renomeado com a marca globalizada de "etanol", é um trunfo para o Brasil. Fruto de um programa nacionalista e intervencionista da ditadura militar, o Proálcool virou campeão ambiental. Em nenhum outro lugar do mundo, obtém-se etanol na quantidade e com a produtividade permitida pela cana-de-açúcar por aqui – agora já sem nenhum subsídio estatal."

Marcelo Leite, jornal A Folha de São Paulo, 20/09/09.

Sobre o tema central do texto, é CORRETO afirmar que

1. o álcool pode ser tido como um combustível mais "limpo", porque o carbono que lança no ar atmosférico é, teoricamente, reutilizado na próxima safra de cana-de-açúcar, enquanto as plantas crescem.

2. o programa Proálcool, quando foi concebido, visava principalmente fornecer biocombustíveis ao mercado externo brasileiro, carente de combustíveis em face do "boom" dos preços do petróleo na década de 1970.

3. a partir da segunda metade da década de 1980, houve uma mudança no cenário internacional do mercado petrolífero, e os preços do barril de óleo bruto caíram consideravelmente, colocando em xeque os programas de substituição dos hidrocarbonetos fósseis pelo álcool.

4. a tecnologia dos motores "flex fuel" surgiu, na fase atual, como um forte estímulo ao aumento do consumo interno do álcool; os automóveis bicombustíveis tiveram uma excelente aceitação no Brasil.

5. o uso do álcool combustível acarreta algumas vantagens, comparado à gasolina, tais como: menor dependência à variação externa dos preços dos combustíveis fósseis, maior geração de empregos no campo e diminuição do êxodo rural.

Está(ão) CORRETA(S)

a) apenas 2.

b) apenas 4.

c) apenas 1 e 2.

d) apenas 3, 4 e 5.

e) apenas 1, 3, 4 e 5.

Questão 03

(UFAM – Universidade Federal do Amazonas). O petróleo é a principal fonte de energia do mundo. A maior parte do petróleo brasileiro é obtida na plataforma continental. A respeito da plataforma continental brasileira, é INCORRETO afirmar:

a) A plataforma continental é a extensão do nosso próprio território.

b) Denomina-se plataforma continental a porção do fundo oceânico que começa na linha da costa e desce com declive suave até ao talude continental.

c) A plataforma continental é considerada a área mais importante do relevo submarino, pois é nessa região que ficam as maiores áreas pesqueiras e as bacias petrolíferas.

d) A plataforma continental brasileira está situada na borda oeste do oceano Atlântico, estendendo-se desde o Cabo Orange até o Chuí.

e) Na plataforma continental da Bacia de Campos, no litoral do estado de São Paulo, é extraída a maior parte do petróleo brasileiro.

Questão 04

(UFRR/RR – Universidade Federal de Roraima). O pré-sal é um conjunto de reservatórios de petróleo que se encontram sob a camada de sal que abrange do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, sob uma lâmina de água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e um pacote de 3 mil e 4 mil metros de sedimentos. Desde o anúncio de sua descoberta, o Governo Brasileiro busca estabelecer uma política para administrar estes recursos. Das afirmações abaixo, a única VERDADEIRA é:

a) O Governo abriu a possibilidade de exploração deste campo para qualquer empresa petrolífera interessada para assim tornar o Brasil um país exportador de petróleo.

b) O Presidente assinou um decreto proibindo a exploração dos reservatórios, devido aos riscos ambientais, seguindo o exemplo dos EUA em relação aos campos petrolíferos do Alasca.

c) A PETROBRAS recebeu do governo exclusividade na exploração de toda a reserva, pois ela seria a única empresa a dispor de tecnologia para explorar petróleo a tão grande profundidade.

d) Foi criada uma comissão interministerial para reformular a atual lei do Petróleo, na esperança de que os lucros obtidos com a exploração do petróleo não se concentrem nas empresas petrolíferas, mas que retornem para a sociedade.

e) Foi decidido que a atual lei do petróleo será mantida com está, ou seja, empresas que desejam procurar e explorar petróleo do pré-sal disputam a autorização em leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que regula as atividades da indústria de petróleo e gás no Brasil.

Questão 05

(UNEAL/AL – Universidade Estadual de Alagoas). Leia o texto.

Brasil deve assumir liderança sobre os biocombustíveis, diz ex-presidente dos EUA.

Agência Brasil

"O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, afirmou hoje (01/06/2009) em São Paulo que o Brasil deve assumir a liderança quando o assunto é biocombustíveis. "Vocês têm a capacidade e tecnologia para estar à frente em um próximo passo", disse Clinton durante palestra para estudantes da Universidade Anhembi Morumbi.

Clinton destacou que o país foi um dos mais eficazes a responder as questões sobre como enfrentar o aquecimento global. "O álcool é 30% mais eficiente que a gasolina", disse. Segundo ele, o fato de São Paulo ser a primeira cidade da América Latina a usar ônibus elétricos é uma prova da liderança brasileira.

Clinton afirmou ainda que o Brasil "deve dividir seus conhecimentos e tecnologias com o resto do mundo". Para o ex-presidente dos Estados Unidos, "este é o momento dos países pensarem em estratégias para a produção, o transporte e a eletricidade sustentável."

Fonte: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/06/01/materia.2009-06-01.0736617774/view, acesso em 15/07/2009>

Sobre os biocombustíveis, analise as opções e assinale a incorreta.

a) Os biocombustíveis poluem menos por emitirem menos compostos do que os combustíveis fósseis no processo de combustão dos motores e também porque seu processo de produção tende a ser mais limpo.

b) A adoção do etanol é considerada um dos principais mecanismos de combate ao aquecimento global, pois reduz as emissões de gás carbônico (CO2).

c) A produção e o uso do biodiesel no Brasil propiciam o desenvolvimento de uma fonte energética sustentável sob os aspectos ambiental, econômico e social, mas também trazem grande perspectiva, pois proporciona uma necessidade de aumento nas importações de óleo diesel.

d) Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol (álcool) extraído de cana-de-açúcar e, em escala crescente e o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

e) Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia, como alternativas estratégicas ao petróleo.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Brasil República – Aula de História Enem

Posted: 17 Oct 2014 05:15 PM PDT

Brasil República

República da Espada

Após a Proclamação da República, em 1889, foi instituído o governo provisório de Deodoro da Fonseca. Este período foi denominado República da Espada, pois o país foi governado por militares. Este governo dissolveu as estruturas imperiais e denominou as províncias de estados. Deodoro nomeou o Primeiro Ministério da República.

Com a troca da moeda do ouro para títulos da dívida pública, houve o aumento da inflação. A política de encilhamento, criada por Rui Barbosa, trouxe aumento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, atingindo a economia dos setores populares urbanos, provocando rebeliões e manifestações de protesto.

Nova Constituição

Em junho de 1890, foi formada uma Assembléia Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para a República.

Havia dois grupos políticos lutando pelo poder: os militares positivistas e o republicanos históricos. O primeiro grupo, era caracterizado pela defesa de um governo forte e autoritário. Já o segundo grupo, era representado pela burguesia cafeeira, que desejava um governo descentralizado.

A constituição foi inspirada pela Constituição norte-americana, que defendia a autonomia dos estados, marcando a descentralização reivindicada pelos cafeicultores. Por essa razão, o país foi denominado Estados Unidos do Brasil.

Dica 1 – Estude sobre o Período Regencial, o momento histórico de muitos conflitos social e revoltas separatista em mais esta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/periodo-regencial-historia-enem/

O Congresso Nacional convoca eleições através do voto direto, para novo presidente. É importante ressaltar que neste momento, apenas os homens alfabetizados poderiam votar. As eleições ocorreram com os candidatos Prudentes de Morais, do lado dos republicanos históricos, contra Deodoro da Fonseca, do lado dos militares positivistas. A vitória ficou com Deodoro, porém a vice-presidência ficou com o Marechal Floriano Peixoto, da oposição.

História Enem Foto oficial de Deodoro da Fonseca, de 1889, presidente do Brasil entre 1889 e 1891. 

Em 1891, Deodoro lançou o chamado Manifesto à Nação, que nada mais era do que um golpe de Estado, que pretendia dissolver a Câmara e o Congresso. Com esta atitude, boa parte dos militares deixou de apoiar Deodoro, o que acabou resultando na sua renúncia em 23 de novembro de 1891.

O governo de Floriano Peixoto

Assumiu, portanto, Floriano Peixoto. Este contava com grande apoio do Exército e do Partido Republicano Paulista. Possuía também apoio popular, pois representava uma possibilidade de reforma social. Floriano soube aproveitar este momento de popularidade, tomando medidas importantes como intervir no mercado da carne, baixando o seu preço. Ao mesmo tempo em que Floriano contava com forte apoio, contava também com forte oposição.

Dica 2 – Revise tudo sobre o Brasil Império em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/brasil-imperio-historia-enem-2/

Durante o seu governo, vale destacar dois grandes movimentos: A Revolução Federalista, que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde disputavam os chimangos e os maragatos. E a Revolta da Armada, que eclodiu em 1893, no Rio de Janeiro, na qual Floriano conseguiu derrotar os rebeldes.

figura_19.jpg Foto oficial do Marechal Floriano Peixoto, presidente do Brasil entre 1891 e 1894.

Os republicanos paulistas deram apoio à Floriano durante as rebeliões do Sul e do RJ. Para manter o poder e a autoridade do presidente, organizaram o Partido Republicano Federal, em 1893, que lançou a candidatura de Prudente de Morais. Este foi eleito pelos votos do equivalente a 6% da população brasileira, considerando que os demais 94% não podiam votar.

Saiba mais sobre Brasil República nesta aula do canal PreparacaoDigital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Foram as revoltas ocorridas durante o governo de Floriano Peixoto:

a) Revolução Federalista e Revolta da Armada;

b) Revolta de Canudos e Revolução Praieira;

c) Revolta da Chibata e Revolta do Contestado;

d) Revolução Federalista e Coluna Prestes;

e) Revolta da Armada e Revolta do Forte de Copacabana.

Dica 3 – Relembre tudo sobre a Segunda Revolução Industrial nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com o Blog do Enem e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/segunda-revolucao-industrial-historia-enem/

Questão 02

"Policarpo era um patriota; monarquista conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e executado. Teve um triste fim." (Afonso H. Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma). O período da República referido no texto é:

a) a República da Espada.

b) o Estado Novo.

c) a República dos Coronéis.

d) a República Nova.

e) a Fase Populista.

Questão 03

Seu texto, bastante inspirado na Constituição dos Estados Unidos, adotava os princípios liberais tradicionais: maior equilíbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, maior autonomia para os Estados (as antigas províncias), separação entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. Não votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituição de

a) 1822

b) 1824

c) 1891

d) 1934

e) 1937

Questão 04

Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: "A República Velha ou Primeira República".  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:

a) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca

b) República da Espada e Deodoro da Fonseca

c) República da Espada e Floriano Peixoto

d) República Oligárquica e  Prudente de Morais

e) República da Espada e Campos Sales.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Pirâmide – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 17 Oct 2014 04:43 PM PDT

Pirâmide

A exemplo dos prismas, a pirâmide é um poliedro ("muitas faces") onde apenas uma das faces representa a sua base (ao contrário dos prismas que possuem duas bases iguais e paralelas).

Observe a figura abaixo:

Face lateral

Matemática Enem

Base

A exemplo do que estudamos nos prismas, é o polígono da base da pirâmide quem determina o nome dado a pirâmide.

Pirâmide de base triangular

figura_36.jpg

Pirâmide de base quadrangular

figura_35.jpg

Elementos da Pirâmide

figura_37.jpg

V = vértice

VA = aresta lateral ( aℓ )

AB = aresta da base ( ℓ ).

AH = altura ( h )

HE = apótema da base ( ab )

VE = apótema da pirâmide ( ap )

A pirâmide será do tipo regular quando o polígono da base for regular.

  • Pirâmide Triangular Regular: a base é um triângulo equilátero.
  • Pirâmide Quadrangular Regular: a base é um quadrado.
  • Pirâmide Hexagonal Regular: a base é um hexágono regular.

Áreas e volume (Pirâmide regular)

Área da base (AB)

Calculada de acordo com o nome da pirâmide.

Considere ℓ como a aresta da base.

  • Pirâmide Triangular Regular:

3757.png

  • Pirâmide Quadrangular Regular:

3764.png

  • Pirâmide Hexagonal Regular:

3772.png

Área lateral (AL)

As faces são triangulares, assim basta calcular a área de uma face e multiplicar o valor pelo número de faces (sempre igual ao número de lados da base ).

3780.png

Área total (AT)

Corresponde à soma da área lateral com as duas bases do prisma.

3787.png

Volume (V)

É o resultado da multiplicação da área da base pela altura do prisma.

3795.png

Relação auxiliar

Observe que o triângulo VHE é retângulo; assim podemos aplicar o teorema de Pitágoras:

3806.png

Saiba mais sobre as Pirâmides nesta aula do canal Matemática em Exercícios, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Uma pirâmide hexagonal tem:

a) 6 vértices.

b) 7 faces triangulares.

c) 7 arestas.

d) 12 arestas.

e) 12 vértices.

Dica 1 – Nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem você vai estudar a classificação, as nomenclaturas e os cálculos de volume e áreas dos Prismas – http://blogdoenem.com.br/estudo-dos-prismas-matematica-enem/

Questão 02

Talvez não seja inútil conhecer as dimensões de pirâmides do antigo Egito. A maior delas, Quéops, é uma pirâmide regular de base quadrada, com 138m de altura e 23m na aresta da base. Esses dados permitiram que fosse calculado o volume de uma pirâmide, semelhante à de Quéops, para ser usada como um peso para papel. Se a área da base dessa pequena pirâmide é 100cm2, o seu volume, em centímetros cúbicos, é:

a) 200

b) 250

c) 300

d) 360

e) 400

Dica 2 – Você sabe tudo sobre os Polígonos Regulares? Revise as suas definições e classificações em mais uma aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/poligonos-regulares-matematica-enem/

Questão 03

A sociedade feudal pode ser representada por uma pirâmide regular de volume 500cm3 e altura igual a 10cm. Se o "clero e a nobreza" correspondem a uma outra pirâmide regular de altura 1cm, como mostra a figura, então o volume, em centímetros cúbicos, dessa outra pirâmide é:

figura_38.jpg

a) 0,02

b) 0,50

c) 2

d) 1

e) 10

Questão 04

Um telhado tem a forma da superfície lateral de uma pirâmide regular, de base quadrada. O lado da base mede 8m e a altura da pirâmide 3m. As telhas para cobrir esse telhado são vendidas em lotes que cobrem 1m2. Supondo que possa haver 10 lotes de telhas desperdiçadas (quebras e emendas), o número mínimo de lotes de telhas a ser comprado é:

a) 90

b) 100

c) 110

d) 120

e) 130

Dica 3 – Relembre tudo sobre Ângulos na Circunferência em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/angulos-na-circunferencia-matematica-enem/

Questão 05

Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 19cm de altura e 6cm de aresta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura — 3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide na parte superior , espaçados de 1cm entre eles, sendo que a base superior de cada bloco é igual à base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura.

figura_39.jpg

Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 1,5cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela?

a) 156cm3.

b) 189cm3.

c) 192cm3.

d) 216cm3.

e) 540cm3.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Intensivão de Biologia: Vem com a gente! Revisão 3 de Biologia Enem

Posted: 17 Oct 2014 04:04 PM PDT

Todo ano alguma questãozinha envolvendo ecologia aparece no Enem. Como a ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente, cobrar o assunto é um prato cheio para a prova do Enem. Você que já está ligado(a), estudando de verdade, já sacou que o Enem adora relacionar questões do cotidiano com o conhecimento científico, certo? Então! Geralmente os seus conhecimentos em ecologia são avaliados pelo Enem quando a prova relaciona as ações humanas aos problemas ambientais. E, para entender bem estas relações, conhecer bem os principais conceitos básicos de ecologia é essencial para arrasar nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares. Então, vem com a gente! Revise tudo sobre ecologia com o Blog do Enem!

Dica 1:Este post é parte de uma série de revisões de Biologia que o Blog do Enem está organizando para você! Veja a Revisão 1 neste post, com conteúdos de biologia celular: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem/

Conceitos básicos de ecologia:

Biologia

http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-conceitos/

Biótico, abiótico, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico… Vish! Está difícil de lembrar estes termos? Não se preocupe! Neste post você vai revisar os principais conceitos de ecologia que podem aparecer na sua prova! Veja um exemplo de questão do Enem envolvendo o assunto:

(Enem – 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em  atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

a) hábitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

Resposta: d, pois descreve um conjunto de hábitos de uma espécie de tamanduá.

Dica 2: Veja também o Intensivão 2, com posts sobre núcleo celular e DNA: http://blogdoenem.com.br/biologia-revisao-enem-2/

2 – Cadeias alimentares:

Biologia

http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-2/

As cadeias alimentares são outro assunto recorrente no Enem. Como nelas cada nível depende do outro, as interferências nestes níveis podem destruir toda esta rede de relações. Então, não perca a chance de revisar as cadeias alimentares, pois podem aparecer questões como esta a seguir na prova deste ano:

(Enem – 2011) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

Biologia

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a)     produtor e consumidor primário.
b)     consumidor primário e consumidor secundário.
c)      consumidor secundário e consumidor terciário.
d)     consumidor terciário e produtor.
e)      consumidor secundário e consumidor primário.

Resposta: c. Como o tigre é o segundo a se alimentar na cadeia (pois o homem foi o primeiro, comendo frutas) ele será um consumidor secundário. Já o tigre, é o terceiro, sendo considerado consumidor terciário.

3 – Relações ecológicas:

Biologia

http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia/

Estudar ecologia e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas. Mas, às vezes você pode se complicar um pouquinho com todos os nomes estranhos que as relações entre os seres vivos recebem (mutualismo, protocooperação, inquilinismo…). Para não dar "branco" na hora da prova, é importante dar uma boa revisada neste assunto tão importante para o Enem! Então revise com o super post aí de cima (tem videoaula do professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos) e arrase nas questões de biologia!

(Enem – 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

A) comensalismo.
B) inquilinismo.
C) cooperação.
D) predatismo.
E) mutualismo.

Resposta: d – Pois a fêmea devora um macho de espécie diferente para obter nutrientes.

Dica 3: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Engenharia Biomédica: o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 17 Oct 2014 03:33 PM PDT

A Engenharia Biomédica é a área que cuida da produção de equipamentos biomédicos, odontológicos e médicos voltados para tratamentos e diagnósticos. A profissão foi regulamentada no Brasil em 2008, mas já existe em outros países há mais de 40 anos.

Mesmo sendo ainda uma graduação nova em nosso País ela já tem destaque entre os cursos de Engenharia por causa da grande demanda de utilizar tecnologia a favor da medicina. Vale  tanto para diagnosticar e prevenir problemas de saúde, quanto para solucionar questões como próteses e outros equipamentos de apoio à recuperação ou qualidade de vida.

Dica 1: Engenharia Biomédica demanda muito aprendizado em matérias de saúde e engenharia. Você manda bem nessas áreas? Descubra aqui o que mais cai na prova de biologia e matemática no Enem – http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/

Quem é o engenheiro biomédico?

biomedicinaO engenheiro biomédico é o profissional que desenvolve, monta, projeta e faz a manutenção de equipamentos. Por ter conhecimentos e habilidades em eletrônica e informática, também pode criar softwares e outros equipamentos para otimizar equipamentos e máquinas utilizadas por profissionais de saúde.

O profissional que se forma no curso de graduação de Engenharia Biomédica ainda pode fazer pesquisas científicas paar decobrir materiais e instrumentos biomédicos ou gerenciar a área de compras dessas máquinas.

Dica 2 – Veja as notas de corte para todos os cursos de engenharia, medicina, direito e administração no Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O curso de graduação em Engenheria Biomédica

O curso de graduação de Engenharia Biomédica é bastante interdisciplinar, mesclando matérias de saúde e de engenharia. As disciplinas ensinada durante o curso compreendem matérias de ciências médicas, exatas e biológicas. Na área das exatas, há disciplinas como física, informática, matemática e tecnologia da computação.

Na área biológica, há fisiologia, biomecânica, telemedicina, anatomia e bioquímica. Entre outras matérias que podem ser dadas durante a graduação, há programação, algoritmos e cálculos. O tempo médio do curso é de 5 anos e as universidades costumam solicitar estágios supervisionados e trabalho de conclusão de curso.

Assista ao vídeo produzido pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) sobre o curso de Engenharia Biomédica, e aprenda mais sobre essa área:

Dica 3 – Quer mandar bem no Enem e no Vestibular? Estude com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Dicas de todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

5 cursos de Engenharia Biomédica com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.
Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
* Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP);
* Instituto Nacional de Telecomunicação (INATEL);
* Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
* Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
* Faculdade do Centro Leste (UCL).

Mercado de trabalho para Engenharia Biomédica

engenharia-biomedicaO mercado de trabalho para engenheiros biomédicos ainda é novo, por isso a demanda é grande quando comparada à mão de obra qualificada disponível. A maior demanda para esse tipo de profissional é em grandes hospitais, pois neles as máquinas e equipamentos precisam de manutenção ou reparos constantemente.
A especialização de Engenharia Clínica é a que mais cresce, mas também é possível trabalhar em institutos de pesquisa, empresas de certificação de qualidade e universidades. São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais são os estados que mais empregam esse tipo de profissional. O seu salário inicial médio, por 6 horas por dia de trabalho, é de R$ 4.068,00.

Perfil do profissional após a formação

O profissional formado em Engenharia Biomédica deve gostar de trabalhar em equipe, ter rapidez de raciocínio e habilidades com cálculos e números. Na área de informática, o profissional pode desenvolver softwares para diagnosticar doenças. Na área de equipamentos, pode desenvolver, projetar e gerenciar equipamentos hospitalares.

Post escrito por Natália Marinho, que é formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão, manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!.
Twitter: https://twitter.com/natimarinho

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Gimnospermas: pinheiros e cicas! Revise Biologia com o Blog do Enem!

Posted: 17 Oct 2014 02:51 PM PDT

Pinheiros, ciprestes e cicas são os principais representantes do grupo das Gimnospermas. As Gimnospermas são as primeiras plantas a não precisarem de água para seu processo reprodutivo. Isso possibilitou a conquista definitiva do ambiente terrestre, fazendo com que as plantas se expandissem para habitats diversos. Você conhece as principais características e o ciclo reprodutivo das gimnospermas? Então saiba tudo sobre estas plantas e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando as Gimnospermas, que tal dar uma espiadinha nas Briófitas? Veja este post com divertida videoaula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-plantas-briofitas-enem/

Para iniciar sua revisão, veja esta excelente videoaula do professor Artur Ramos do canal Kinapse, do youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Muito legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre as Gimnospermas, fique ligado(a) no resumo que preparamos para você:

Características gerais das gimnospermas:As gimnospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem tecidos que formam vasos condutores para transportar substâncias ao longo do vegetal. A planta propriamente dita (aquela que você vê a maior parte do tempo, a fase duradoura) das gimnospermas é o esporófito (2n) que possui raiz, caules e folhas como órgãos vegetativos. As gimnospermas possuem geralmente caules lenhosos, classificados como troncos. Suas folhas, em geral, possuem forma de agulha (aciculadas) e são destinadas à fotossíntese. Algumas destas folhas podem ser modificadas para a função reprodutiva, possuem formato de lâminas ou escamas e em conjunto formam os estróbilos ou cones(nas coníferas, como os pinheiros, chamamos os estróbilos popularmente de pinhas).  A característica mais lembrada das gimnospermas é o fato de não formarem frutos, o que lhes dá o nome de gimnospermas, que significa "semente nua". Já o gametófito das gimnospermas é muito diminuto e dependente do esporófito.

Gimnospermas - Biologia

Dica 2: Estude também as Pteridófitas! Veja este post com videoaula do professor Artur Ramos: http://blogdoenem.com.br/pteridofitas-samambaias-biologia/

Ciclo reprodutivo das gimnospermas:As folhas reprodutoras das gimnospermas podem produzir dois tipos de esporos – os andrósporos ou micrósporos (esporos masculinos) e ginósporos ou megásporos (femininos).  Assim, temos dois tipos de estróbilos – as pinhas masculinas e as pinhas femininas. Os estróbilos masculinos terão microsporângios (2n), que produzirão esporos masculinos através de meiose. Já os estróbilos femininos terão os macrosporângiosou megasposrângios(2n) que produzirão esporos femininos (a meiose produzirá 4 esporos, 3 degeneram e apenas um é viável, formando o megásporo).

Gimnospermas - Biologia

Dica 3: Revise também as algas do Reino Protoctista e seus ciclos reprodutivos: http://blogdoenem.com.br/biologia-algas/

Há gimnospermas que são monoicas, possuindo ambos os tipos de estróbilos, como no caso do Pinussp. Há também aquelas que são dioicas, ou seja, possuem plantas femininas e masculinas separadamente, como no caso das araucárias ou pinheiros-do-paraná.

Gimnospermas - Biologia

Dica 4: Você não lembra muito o que quer dizer os termos haploide (n) e diploide (2n)? Então veja este post com videoaula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/

A partir da germinação dos esporos das gimnospermas, haverá a formação de dois tipos de gametófitos: o masculino, originado do andrósporo, será chamado de grão de pólen; e o feminino originado do megásporo, será chamado de óvulo. Nos animais, o óvulo corresponde ao gameta feminino, porém, nas plantas, o óvulo é uma capsula que contém o gametófito que irá originar o gameta feminino vegetal – a oosfera. Isso ocorre porque nas gimnospermas e angiospermas o gametófito se desenvolve dentro do esporo (desenvolvimento endospórico) e não saindo dele, como nas pteridófitas e briófitas. O grão de pólen possui duas células, uma é vegetativa e dará origem ao tubo polínico e a outra é o gameta masculino.

Dica 5: Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post com videoaula do professor Rubens Oda: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Para que o gameta masculino chegue ao feminino para fecundá-lo, geralmente as gimnospermas dependem do vento. Assim, os grãos de pólen em geral são alados –possuem duas pequenas asas laterais. Além disso, são produzidos em grande quantidade para compensar as perdas de grãos que são distribuídos de maneira errante pelo vento. Porém, quando um grão de pólen chega ao óvulo, a sua célula vegetativa vai dar origem ao tubo polínico que irá carregar a célula germinativa até as oosferas presentes dentro do óvulo. No caminho até as oosferas, a célula germinativa sofre uma mitose, produzindo dois gametas masculinos. Quando um gameta masculino se une à oosfera, dá origem a um zigoto. Este zigoto sofrerá várias mitoses e o óvulo irá se transformar em uma semente e, em seu interior haverá o embrião (2n) que dará origem a uma nova planta (esporófito de gimnosperma). O embrião fica no meio de um tecido haploide, que corresponde a restos do gametófito e que lhe servirá de nutrientes durante seu desenvolvimento inicial, chamado de endosperma. Está muito complicado? É eu sei, querido (a) candidato (a). Às vezes a biologia tem uns nomes "cabeludos". Mas, para descomplicar, dê uma olhadinha neste vídeo do canal "Me Salva!" do Youtube. Ele resume todo o ciclo das gimnospermas de maneira clara e com vários esqueminhas. Vale a pena conferir!

Veja também esse esquema retirado do site obiologo.eco.br:

Gimnospermas - Biologia

Agora que você já sabe tudo sobre as gimnospermas, que tal testar seus conhecimentos?

(UFTM – MG) Num exercício prático, um estudante analisou um vegetal para descobrir a que grupo pertencia,usando a seguinte chave de identificação:

Gimnospermas - Biologia

O estudante concluiu que o vegetal pertencia ao grupo III. Esse vegetal é?

a) um musgo.
b) um pinheiro.
c) um tomateiro.
d) uma orquídea.
e) uma samambaia.

(Ufpel – RS) No ano de 1875, chegaram ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes italianos, quecolonizaram o nordeste do estado. O pinhão, produzido pela araucária, também conhecida como pinheiro-do- paraná, foi uma importante fonte de alimento para eles no início da colonização. Esses italianos eram, em sua maioria, agricultores e se dedicavam ao cultivo da parreira e à produção de vinhos.

Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.

A araucária é uma pteridófita e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma gimnosperma e os grãos de uva são seus frutos.
b. A araucária e a parreira são plantas com frutos partenocárpicos formados a partir de uma inflorescência.
c. A araucária é uma gimnosperma e seu fruto, pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma angiosperma e os grãos de uva são suas sementes.
d. A araucária é uma angiosperma e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma gimnosperma e os grãos de uva são seus frutos.
e. A araucária é uma gimnosperma e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma angiosperma e os grãos de uva são seus frutos.

Reposta: 1) C; 2) E.

Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Funções orgânicas – Revisão de Química para o Enem

Posted: 17 Oct 2014 02:11 PM PDT

Antes de você relembrar das funções orgânicas, que tal recordar sobre os compostos orgânicos?

Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.Para uma cadeia carbônica ser inserida na classe de compostos orgânicos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional são denominados Funções Orgânicas.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Vamos rever mais um pouco sobre os compostos orgânicos? No blog do Enem você encontra uma revisão sobre as propriedades dos compostos orgânicos que vai te ajudar a resolver a prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil! http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-caracteristica-compostos-carbonicos/

Nossa! Agora complicou! Vou ter que decorar todas as funções orgânicastodas?Fique calmo! O blog do Enem preparou uma tabela para que você lembre de uma forma bem simples as funções orgânicas. Não desista!

Funções orgânicas - Química Enem

Dica 2 – Veja dicas de revisão para o vestibular em 4 semanas! No site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/

O Enem esta ai, não marque bobeira!

Assista a vide-aula de química total com o professor Paulo Valim, e saiba mais sobre as funções orgânicas. Não fique de fora!

E a nomenclatura dos compostos orgânicos pertencentes a cada função você lembra?Não?Mas o blog do Enem não te deixa na mão! Separamos para você uma serie de links, onde você pode acessa-los e relembrar a nomenclatura de cada função orgânica.É para mandar bem na prova do Enem!

Mas antes de começar a dar "nome ao bois"conheça como foi criada a nomenclatura IUPAC, quais as suas principais finalidades e aprenda as regras básicas a serem seguidas para se nomear os compostos orgânicos. http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-iupac.htm

Agora e só acessar os links abaixo e relembrar a nomenclatura dos compostos orgânicos.  Saia na frente!

Dica 3 -Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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17 temas para Redação Enem 2014 – Confira e aumente suas chances

Posted: 17 Oct 2014 12:15 PM PDT

Quantas redações vocês já fez para se preparar para o Enem e os Vestibulares? Como você está nas correções que são feitas? Mandando bem na estruturação das ideias e do texto, ou ainda está pela metade do caminho? É bom se apurar, porque as provas estão sempre logo ali, e tirar uma boa nota na Redação Enem ou no Vestibular faz toda a diferença.

Dica 1 – Veja aqui como fazer um bom texto dissertativo-argumentativo para tirar nota 1000 na Redação Enem. http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

17 temas para a Redação Enem 2014 – A equipe do Portal Universia – www.universia.com.br fez um super trabalho e garimpou 17 temas com boas chances de cair para a Redação do Enem 2014.

O principal critério utilizado foi considerar assuntos de relevância nacional e que possam ter relações com direitos humanos, pois o Enem sempre cobra este vínculo. A realização do Mundial de Futebol no Brasil foi o eixo para compor diversos temas sugeridos.

Redação Enemuniversia - redação

A relação com as propostas do Portal Universia com temas para a Redação Enem 2014está reproduzida abaixo. Em cada tema o Blog do Enem colocou uma frase-síntese a partir da proposta completa do Universia. Veja:

1. Papel da mulher no século XXIO assédio nos transportes públicos.

2. Manifestações durante o Mundial – Como interpretar os movimentos e as manifestações?

3. Os 50 anos do Golpe Militar de 64Os direitos humanos e a democracia após a ditadura.

4. Ética dentro e fora do campo Como analisar a 'mordida na orelha' e a venda de ingressos reservados a deficientes?

5. Os "justiceiros"– Episódios recentes de 'justiça com as próprias mãos' significam que falha o sistema judicial brasileiro?

6. Diretas JáComo interpretar o cenário político-partidário atual e os movimentos sociais?

7. Patriotismo- Por que apenas em época de Copa do Mundo o Brasil se enfeita com a bandeira nacional?

8. Cobertura do Mundial pela mídia – O que foi destacado pela imprensa? O esporte, s manifestações, ouo turismo?

9. Redes sociais x Direitos HumanosQuais os limites da privacidade nas redes sociais?

10. O FutebolComo analisar a função do esporte em períodos de ditadura e o que acontece nos estádios?

11. Legado do MundialO que restou da Copa do Mundo para a economia brasileira?

12. Plano Real- Criado em 1994, completou 20 anos, e marcou o fim de um longo ciclo de inflação alta no País. Como discutir a origem da inflação?

13. RacismoEpisódios de racismo nos campos de futebol ocuparam grande espaço na mídia. A Redação Enem 2014 pode questionar se temo ou não uma democracia racial.

14. Limites do humor nas redes sociais Tema bastante polêmico, e que pode questionar quais os limites do humor na mídia contemporânea.

15. Escassez de água – Como relacionar meio-ambiente, as mudanças do clima, e políticas públicas?

16. Campanhas de Vacinação- Muitas reações irracionais ocorreram no País com o lançamento da vacina para meninas adolescentes para protegê-las contra o HPV.

17.O Brasil diante dos estrangeiros – O que os turistas que vieram à Copa do Mundo encontraram no Brasil? Qual a imagem do País no exterior, e como fica o encontro de culturas?

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Dica 2- Veja exemplos de textos que tiraram nota 1000 na Redação Enem.  http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/

Redação Enem - EbolaO Vírus Ebola e o ciclo de contaminação mundial também é uma aposta nos temas para Redação Enem 2014 – O radar do Blog do Enem também está ligado para tentar captar temas sensíveis para as provas de Redação no Enem e nos Vestibulares.

A crise de saúde coletiva que se apresenta para toda a comunidade internacional a partir da irradiação do Vírus Ebola (imagem) desde a África para os demais continentes pode aparecer no Enem.

O Ebola tem interface com as Ciências da Natureza através da Biologia, com as Ciências Humanas, pela questão dos direitos humanos tanto no tratamento dos pacientes quanto na proteção do restante da sociedade. No Brasil, a Redação Enem pode discutir nossas capacidades e condições de enfrentar um ciclo nacional da contaminação. Daria um bom tema, tanto na Redação Enem 2014 quanto nos vestibulares.

redação enemDica 3 -Veja aqui tudo sobre o Vírus Ebola e a crise desencadeada: http://blogdoenem.com.br/ebola-biologia-enem/

Acertar o tema da Redação do Enem ou de um vestibular é o sonho de todo professor de cursinho. Mas, o que importa, mesmo, é que você consiga estruturar e colocar no papel as suas ideias ou uma fundamentação lógica a partir do enunciado proposto para qualquer tema que cair nas prova.

Dica 4 – Veja aqui como organizar as suas ideias e como estruturar uma boa proposta de Redação no Enem ou no Vestibular. Confira as cinco competências que serão avaliadas, e cuide bem delas na hora de escrever: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias

A fonte original e os comentários completos para os 17 temas para Redação Enem 2014 sugeridos pelo Portal Universia você encontra aqui: http://goo.gl/KHu3lS

Visite o Portal Universia para saber também sobre Bolsas de Estudo no Brasil e no exterior: www.universia.com.br

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