sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão

Posted: 02 Oct 2014 03:49 PM PDT

Quem é o Engenheiro de Telecomunicações?

Quem se forma no curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações é o profissional responsável por desenvolver e implantar redes de telecomunicações, principalmente. 

Além disso, planeja e desenvolve aparelhos e equipamentos que são utilizados nas telecomunicações, por isso, toda rede de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão, dependem do trabalho do engenheiro de telecomunicações.

Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão
Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu para Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, e para Engenharia de Telecomunicações: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

A área de Engenharia de Telecomunicações também tem espaço de trabalho em empresas que prestam serviços de telecom, empresas de telefonia móvel ou fixa, e de fibra óptica e cabeamento estruturado.

O engenheiro de telecomunicações também encontra campo de atuação na indústria eletroeletrônica, em órgãos reguladores das atividades de telecomunicações e em empresas que atuam na pesquisa científica e tecnológica.

Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação e a profissão

Dica 2 – Salários em alta na área de Tecnologia da Informação. Remuneração a partir de R$ 1.300,00 e até acima de R$ 17.000,00  http://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salarios

Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações

O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações tem duração de 5 anos. Suas disciplinas básicas incluem matemática, física, química, desenho e informática.

Já as disciplinas específicas incluem eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, princípios de comunicação, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, comunicação via satélite, dentre outras. O estágio é obrigatório e geralmente já pode ser feito a partir do terceiro ano de curso.

Dentre as atividades desenvolvidas no estágio estão: Medição de posicionamento global (GPS); Análise do desempenho de sistemas de comunicação digital;e Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de informação.

Assista este vídeo feito pela PUC de Campinas, e entenda melhor como aplicar os conhecimentos em Engenharia de Telecomunicações no mercado de trabalho:

5 Cursos de Engenharia de Telecomunicações com conceito 5 no Enade - O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Instituto Nacional de Telecomunicações (MG);
  • Universidade Regional de Blumenau (SC);
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PR);
  • Universidade Federal Fluminense (RJ);
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (SC).

Mercado de Trabalho para Engenharia de Telecomunicações
O mercado de trabalho para Engenharia de telecomunicações está aquecido.  Há diversas tecnologias em implantação como TV Digital, telefonia móvel com sucessivas gerações de conexão, e a rede fixa está em constante atualização e desenvolvendo novas tecnologias.

Além disso há outros mercados como a pesquisa acadêmica e serviços públicos através de concursos para a Anatel, por exemplo.

O Engenheiro de telecomunicações atuará nas áreas de infraestrutura, internet móvel e fixa, projetos de implantação de sistemas de transmissão de dados digitais por meio de satélite e cabos ópticos e outros serviços como a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. O salário médio inicial é de R$ 4 mil.

Dica 3 - Quer vencer na vida? Cursar engenharia é uma boa. Mas exige muito no vestibular e no desempenho no Enem. Melhore o seu desempenho estudando com Apostilas Enem Gratuitas. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Perfil do profissional após a formação - Após a formação o engenheiro de telecomunicações será capaz de trabalhar com planejamento e desenvolvimento de projetos, além da sua implantação, operação e manutenção, o que significa que ele participa de todo o processo.
Seu perfil compreende uma sólida formação técnico-científica que o torna capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias. Possui atuação crítica e criativa, principalmente na resolução de problemas e na busca de novas ideias.

Outro ponto marcante no perfil de um engenheiro de telecomunicações é a busca permanente por novas tecnologias e atualização profissional.

Post elaborado por Lidiane Franqui. Redatora freelancer e autora do livro "O Poder de Cada Um". Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

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Seno, Cosseno e Tangente – Tema recorrente no Enem e no Vestibular

Posted: 02 Oct 2014 01:37 PM PDT

Introdução

Você já deve estar familiarizado com o estudo das relações métricas em um triângulo retângulo e deve se lembrar de que um triângulo possui três lados que podem se relacionar compondo, inclusive, o famoso: TEOREMA DE PITÁGORAS. Esse teorema é crucial para o ENEM, então vale a pena revisá-lo, ok?

Dica 1: Revise o Teorema de Pitágoras e as relações métricas em um triângulo retângulo aqui no blog do ENEM. Confira! http://blogdoenem.com.br/triangulo-retangulo-matematica-enem/

Pois bem, vamos considerar o triângulo da figura abaixo:

Em um triângulo retângulo, temos dois lados que formam ângulos com a hipotenusa, então para não criar confusões, denomina-se o lado sempre tomando como referência o ângulo ao qual ele está relacionado. Para isso, acompanhe a tabela abaixo:

Ângulo

Lado oposto

Lado adjacente

C

AB = c

AC = b

B

AC = b

AB = c

O lado adjacente, que citei na tabela acima, é o lado que descreve o ângulo junto com a hipotenusa. Agora, treine com os exercícios abaixo a aplicação do teorema de Pitágoras, procure destacar em cada um dos exercícios resolvidos qual é o nome de cada lado (se é oposto ou adjacente) em relação aos ângulos da figura.

Estude mais para o Enem ou Vestibular com esta aula especial da Khan Academy sobre o Teorema de Pitágoras: http://goo.gl/F0VcZM

Agora que você já entendeu o processo acima, vamos trabalhar a ideia principal desse nosso post. Para isso, vamos contextualizar um pouco a motivação deste estudo.

Processo histórico

A essa altura, você já deve saber que a Matemática sempre andou de mãos dadas com a Astronomia, Agrimensura e as Navegações. E, por conta dessa proximidade, muitos dos problemas que surgiram com essas ciências utilizaram recursos da Álgebra e Geometria para encontrar suas respectivas soluções.

Por exemplo, no ENEM de 2009, caiu uma questão interessante que envolvia três irmãos que dividiriam uma herança com uma área de extração de ouro delimitada por uma região circular. Se tomarmos emprestado uma parte desse problema, teríamos a seguinte figura geométrica:

E, para encontrar o valor do lado X deste triângulo usaremos as relações trigonométricas, pois com elas podemos associar as razões entre dois lados (oposto e adjacente) a uma medida específica de cada ângulo. No nosso caso, podemos fazer três associações:

Ângulo

1ª Razão

2ª Razão

3ª Razão

30°

x/hipotenusa

2/hipotenusa

 x/2

Para a 1ª razão, damos o nome de SENO. Já para a 2ª razão, damos o nome de COSSENO e para a 3ª razão, damos o nome de TANGENTE. Agora, você deve estar se perguntando: porque esses nomes? E como eu vou guardar quem é o que?

Primeiro, a história da matemática possui alguns fatos interessantes. Por volta de 500 d.C. os hindus chamavam o nosso atual SENO de JIVA. Que ao ser traduzido pelos árabes (que tinham o costume de escrever somente as consoantes) ficou conhecido como JAIB, ao invés de JIBA (denominação correta segundo o conceito hindu). E, este quando foi traduzido para o latim, chegou até nós como SINUS. Se quiser saber mais sobre este processo histórico e a origem dos outros nomes fica a dica abaixo.

Dica 2: Conheça mais sobre o processo histórico e enriqueça suas ideias trigonométricas em http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm.

Respondendo a sua provável segunda inquietação, é muito simples guardar qual razão está relacionada com qual lado, veja:

Existe até uma brincadeira que fazemos em sala de aula para vocês guardarem essas siglas, imagine que eu estou parado em frente à escola em que vou aplicar a prova do ENEM. Ao olhar no relógio, vejo que estou atrasado, então, pego a minha coca e saio correndo, no caminho tomo um tombo daqueles e chego todo molhado na sala de aula, para justificar a vocês digo: "CORRI e CAÍ com COCA!" à (Cohi, Cahi, Coca).

Veja na Khan Academy algumas aplicações para Seno, Cosseno e Tangente:

Assista essa aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/e5dsnQ

Dica 3: Para explorar melhor o comportamento da razão SENO, aproveite esse applet desenvolvido por mim através do Geogebra (software gratuito de geometria dinâmica) aqui no blog do ENEM. Você pode utilizá-lo logo abaixo ou neste link http://ggbtu.be/mvKiLAW9r

Veja mais sobre essa parte introdutória de trigonometria com a Khan Academy e fique preparado para o ENEM ou Vestibulares.

Veja esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/qcdwfO

Aqui você poderá explorar outras informações mais relevantes sobre as razões trigonométricas na forma de exercícios: http://goo.gl/878zKf 

Não esqueça que a tabela trigonométrica passada no vídeo acima e trabalhada em alguns exercícios leva em consideração somente os três ângulos notáveis, mas que existem outros infinitos ângulos que possuem cada um suas respectivas razões trigonométricas. Confira a tabela abaixo:

Seno, Cosseno e Tangente

Desafios

1 – (UFPI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo um ângulo de 30° (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1.000 metros, a altura atingida pelo avião, em metros, vale quanto?

2 – (PUCCAMP) Uma pessoa encontra-se num ponto A, localizado na base de um prédio, conforme mostra a figura adiante. Se ela caminhar 90 metros em linha reta, chegará a um ponto B, de onde poderá ver o topo C do prédio, sob um ângulo de 60°. Quantos metros ela deverá se afastar do ponto A, andando em linha reta no sentido de A para B, para que possa enxergar o topo do prédio sob um ângulo de 30°?

a) 150                       b) 180                   c) 270            d) 300           e) 310

Resolva mais exercícios de Trigonometria com a Khan Academy e vá confiante para a prova do ENEM ou Vestibular: http://goo.gl/AiaSoo

Gabarito: 1) A altura será de 500 metros; 2) C

Autoria de Davi Rissetti
Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem –
www.fundacaolemann.org.br

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Engenharia Elétrica: Notas de Corte Sisu 2014 no curso de graduação

Posted: 02 Oct 2014 11:22 AM PDT

A energia que dá suporte à vida humana na sociedade contemporânea é a eletricidade. Você já pensou como ficaríamos sem eletricidade? Qualquer apagão de uma ou duas horas já cria um caos. Estudar num curso de graduação em Engenharia Elétrica exige muito conhecimento em matemática e física, e horas e horas de estudo fora da sala de aula. É para você?

Engenharia Elétrica: Notas de Corte Sisu 2014

Dica 1 – Veja aqui o que é o curso de graduação em Engenharia Elétrica, as dicas da profissão, e as portas abertas no mercado de trabalho:http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Entrar para Engenharia Elétrica não foi fácil! As notas de corte para o curso de graduação em Engenharia Elétrica ficaram entre as mais altas no Sisu 2014. Veja aqui os cinco cursos com as disputas mais apertadas, e que são os campeões do Sisu 2014:1º lugar - UFRJ; Cid. Universitária; Ampla Concorrência; 781,69 pontos. 2º lugar - UFSCAR; São Carlos; Ampla Concorrência; 776,81 pontos. 3º lugar - UFJF; Juiz de Fora; Esc. pública, 1,5 SM; 774,76 pontos. 4º lugar - UFU; Uberlândia; Ampla Concorrência; 771,65 pontos. 5º lugar - UNB; Brasília; Ampla Concorrência; 770,43 pontos.

Dica 2 – Quer saber todas as notas de corte para Medicina, as outras Engenharias, e ainda para Enfermagem, Biomedicinae Ciências Biológicas? Veja aqui as notas de corte para estes e outros cursos pelo Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades

A menor nota de corte no Sisu 2014 registrada na disputa para o curso de graduação em Engenharia Elétrica foi de 573,94 pontos pelo Enem, na disputa de vagas no câmpus de Alegrete, no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal do Pampa.

Dica 3 – Você está pronto para encarar o Enem? Veja aqui o que mais cai nas provas e apostilas gratuitas para Redação, Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades e Matemática: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Notas de corte Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia Elétrica. Tabela Completa:

Curso de graduação em Engenharia Elétrica – Notas de Corte Sisu 2014

Instituição

Câmpus

Turno

Disputa

Nota de Corte

CEFET MG Sede Int Ampla Concorrência

755,82

CEFET MG Sede Int Cota racial, 1,5 SM

735,71

CEFET MG Sede Int Cota racial. Renda livre

755,42

CEFET RJ Maracanã Vesp Ampla Concorrência

739,18

CEFET RJ Maracanã Vesp Cota racial, 1,5 SM

687,11

CEFET RJ Maracanã Vesp Cota racial. Renda livre

706,88

CEFET RJ Maracanã Vesp Esc. pública, 1,5 SM

690,47

IF-SC Florianópolis Int Ampla Concorrência

719,44

IF-SC Florianópolis Int Cota racial, 1,5 SM

645,74

IF-SC Florianópolis Int Cota racial. Renda livre

664,02

IF-SC Florianópolis Int Esc. pública, 1,5 SM

672,6

IF-SC Florianópolis Int Esc. pública, renda livre

693,34

IFBA Paulo Afonso Not Ampla Concorrência

672,28

IFBA Vitória da Conquista Int Ampla Concorrência

678,32

IFBA Paulo Afonso Not Cota racial, 1,5 SM

624,82

IFBA Vitória da Conquista Int Cota racial, 1,5 SM

642,22

IFBA Paulo Afonso Not Cota racial. Renda livre

646,46

IFBA Vitória da Conquista Int Cota racial. Renda livre

648,58

IFBA Paulo Afonso Not Cotas para PNE

581,72

IFBA Vitória da Conquista Int Cotas para PNE

543,94

IFBA Paulo Afonso Not Esc. pública, 1,5 SM

623,96

IFBA Vitória da Conquista Int Esc. pública, 1,5 SM

642,7

IFBA Paulo Afonso Not Esc. pública, renda livre

644,34

IFBA Vitória da Conquista Int Esc. pública, renda livre

640,34

IFES Vitória Int Ampla Concorrência

767,99

IFES Vitória Int Cota racial, 1,5 SM

730,08

IFES Vitória Int Cota racial. Renda livre

757,34

IFES Vitória Int Esc. pública, 1,5 SM

755,67

IFES Vitória Int Esc. pública, renda livre

752,38

IFG Goiânia Not Ampla Concorrência

754,7

IFG Itumbiara Vesp Ampla Concorrência

710,05

IFG Jataí Mat Ampla Concorrência

716,44

IFG Goiânia Not Cota racial, 1,5 SM

698,47

IFG Itumbiara Vesp Cota racial, 1,5 SM

674,69

IFG Jataí Mat Cota racial, 1,5 SM

611,61

IFG Goiânia Not Cota racial. Renda livre

687,26

IFG Itumbiara Vesp Cota racial. Renda livre

679,87

IFG Jataí Mat Cota racial. Renda livre

735,1

IFMA Imperatriz Int Ampla Concorrência

688,52

IFMA Imperatriz Int Candidato com deficiência.

586,52

IFMA Imperatriz Int Cota racial, 1,5 SM

651,64

IFMA Imperatriz Int Cota racial. Renda livre

654,44

IFMA Imperatriz Int Esc. pública, 1,5 SM

663,54

IFMA Imperatriz Int Esc. pública, renda livre

663,8

IFMG Formiga Int Ampla Concorrência

690,32

IFMG Formiga Int Cota racial, 1,5 SM

651,48

IFMG Formiga Int Cota racial. Renda livre

672

IFMG Formiga Int Esc. pública, 1,5 SM

666,12

IFMG Formiga Int Esc. pública, renda livre

678,8

IFPB João Pessoa Int Ampla Concorrência

693,49

IFPB João Pessoa Int Candidato com deficiência.

593,64

IFPB João Pessoa Int Cota racial, 1,5 SM

634,1

IFPB João Pessoa Int Cota racial. Renda livre

620,58

IFPB João Pessoa Int Esc. pública, 1,5 SM

651,89

IFPB João Pessoa Int Esc. pública, renda livre

640,78

IFSUL Pelotas Not Ampla Concorrência

690,76

IFSUL Pelotas Not Cota racial, 1,5 SM

641,12

IFSUL Pelotas Not Cota racial. Renda livre

655,94

IFSUL Pelotas Not Esc. pública, 1,5 SM

651,84

IFSUL Pelotas Not Esc. pública, renda livre

671,66

UDESC Joinville Int Ampla Concorrência

724,74

UDESC Joinville Int Candidatos negros.

652,72

UDESC Joinville Int Cota racial Esc. Pública

705,74

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Ampla Concorrência

700,74

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Cota Esc. Pública

656,89

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Cota racial Esc. Pública

635,89

UESC Ilhéus – Salobrinho Int Indígenas ou Quilombolas

615,25

UESPI Teresina Int Ampla Concorrência

700,88

UESPI Teresina Int Cota racial esc. pública

646,27

UESPI Teresina Int Escola Pública

652,28

UFAC Rio Branco Int Ampla Concorrência

675,22

UFAC Rio Branco Int Candidato com deficiência.

621,72

UFAC Rio Branco Int Cota racial, 1,5 SM

634,48

UFAC Rio Branco Int Cota racial. Renda livre

626,33

UFAC Rio Branco Int Esc. pública, 1,5 SM

641,23

UFAC Rio Branco Int Esc. pública, renda livre

671,13

UFBA Salvador Int Ampla Concorrência

741,48

UFBA Salvador Int Cota Indígena esc.. pública

639,89

UFBA Salvador Int Cota racial, 1,5 SM

664,76

UFBA Salvador Int Cota racial. Renda livre

695,09

UFBA Salvador Int Esc. pública, 1,5 SM

690,84

UFBA Salvador Int Esc. pública, renda livre

685,88

UFC Muçambinho Int Ampla Concorrência

694,4

UFC Pici Int Ampla Concorrência

729,06

UFC Muçambinho Int Cota racial, 1,5 SM

639,34

UFC Pici Int Cota racial, 1,5 SM

658,52

UFC Muçambinho Int Cota racial. Renda livre

640,64

UFC Pici Int Cota racial. Renda livre

661,92

UFC Muçambinho Int Esc. pública, 1,5 SM

655,42

UFC Pici Int Esc. pública, 1,5 SM

672,38

UFC Muçambinho Int Esc. pública, renda livre

671,96

UFC Pici Int Esc. pública, renda livre

691,72

UFF Praia Vermelha Int Ampla Concorrência

736,44

UFF Praia Vermelha Int Cota racial, 1,5 SM

670,74

UFF Praia Vermelha Int Cota racial. Renda livre

705,36

UFF Praia Vermelha Int Esc. Públ. Mun. e Estadual

698

UFF Praia Vermelha Int Esc. pública, 1,5 SM

700,98

UFF Praia Vermelha Int Esc. pública, renda livre

720,94

UFG Goiânia Int Ampla Concorrência

736,18

UFG Goiânia Int Cota racial, 1,5 SM

683,82

UFG Goiânia Int Cota racial. Renda livre

699,64

UFG Goiânia Int Esc. pública, 1,5 SM

699,22

UFG Goiânia Int Esc. pública, renda livre

710,52

UFMA São Luís Int Ampla Concorrência

705,84

UFMA São Luís Int Candidato com deficiência.

641,94

UFMA São Luís Int Cota racial esc. Pública

657,64

UFMA São Luís Int Esc. pública, 1,5 SM

674,28

UFMA São Luís Int Esc. pública, renda livre

676,56

UFMA São Luís Int Indígena Esc. Pública

631,8

UFMA São Luís Int Indígenas, E. P. até 1,5 SM

699,18

UFMA São Luís Int Indígenas, esc. pública

661,18

UFMG Pampulha Mat Ampla Concorrência

765,68

UFMG Pampulha Mat Cota racial, 1,5 SM

736,42

UFMG Pampulha Mat Cota racial. Renda livre

754

UFMG Pampulha Mat Esc. pública, 1,5 SM

734,64

UFMG Pampulha Mat Esc. pública, renda livre

723,38

UFMS Campo Grande Int Ampla Concorrência

724,94

UFMS Campo Grande Int Cota racial, 1,5 SM

661,04

UFMS Campo Grande Int Cota racial. Renda livre

669,04

UFMS Campo Grande Int Esc. pública, 1,5 SM

694,95

UFMS Campo Grande Int Esc. pública, renda livre

713,85

UFMT Cuiabá Int Ampla Concorrência

683,94

UFMT Cuiabá Int Cota racial, 1,5 SM

623,14

UFMT Cuiabá Int Cota racial. Renda livre

639,24

UFMT Cuiabá Int Esc. pública, 1,5 SM

637,52

UFMT Cuiabá Int Esc. pública, renda livre

659,04

UFOP João Monlevade Not Ampla Concorrência

718,48

UFOP João Monlevade Not Cota racial, 1,5 SM

668,81

UFOP João Monlevade Not Cota racial. Renda livre

697,71

UFOP João Monlevade Not Esc. pública, 1,5 SM

690,88

UFOP João Monlevade Not Esc. pública, renda livre

724,3

UFPA Tucuruí Vesp Ampla Concorrência

761,2

UFPA Belém Int Ampla Concorrência

820,38

UFPA Tucuruí Vesp Cota racial, 1,5 SM

637,52

UFPA Belém Int Cota racial, 1,5 SM

674,46

UFPA Tucuruí Vesp Cota racial. Renda livre

679,4

UFPA Belém Int Cota racial. Renda livre

699,6

UFPA Tucuruí Vesp Cota Regional

761,2

UFPA Belém Int Cota Regional

820,38

UFPB João Pessoa Int Ampla Concorrência

704,84

UFPB João Pessoa Int Candidato com deficiência.

628,84

UFPB João Pessoa Int Cota racial, 1,5 SM

645,46

UFPB João Pessoa Int Cota racial. Renda livre

644,66

UFPB João Pessoa Int Esc. pública, 1,5 SM

663,44

UFPB João Pessoa Int Esc. pública, renda livre

651,34

UFPI Teresina Int Ampla Concorrência

718,66

UFPI Teresina Int Cota racial, 1,5 SM

673,29

UFPI Teresina Int Cota racial. Renda livre

678,48

UFPI Teresina Int Esc. pública, 1,5 SM

663,05

UFPI Teresina Int Esc. pública, renda livre

675,68

UFPR Curitiba Not Ampla Concorrência

731,26

UFPR Curitiba Int Ampla Concorrência

744,02

UFPR Curitiba Not Cota racial, 1,5 SM

662,02

UFPR Curitiba Int Cota racial, 1,5 SM

679,26

UFPR Curitiba Not Cota racial. Renda livre

717,3

UFPR Curitiba Int Cota racial. Renda livre

691,62

UFPR Curitiba Not Esc. pública, 1,5 SM

702,44

UFPR Curitiba Int Esc. pública, 1,5 SM

705,94

UFPR Curitiba Int Esc. pública, renda livre

764,94

UFRJ Cid. Universitária Int Ampla Concorrência

781,69

UFRJ Cid. Universitária Int Cota racial, 1,5 SM

699,88

UFRJ Cid. Universitária Int Cota racial. Renda livre

735,83

UFRJ Cid. Universitária Int Esc. pública, 1,5 SM

709,91

UFRJ Cid. Universitária Int Esc. pública, renda livre

761,33

UFRN Natal Int Ampla Concorrência

734,92

UFRN Natal Int Cota racial, 1,5 SM

678,58

UFRN Natal Int Cota racial. Renda livre

690,88

UFRN Natal Int Esc. pública, 1,5 SM

706,15

UFRN Natal Int Esc. pública, renda livre

721,91

UFRR Boa Vista Int Ampla Concorrência

681,31

UFRR Boa Vista Int Candidato com deficiência.

549,58

UFRR Boa Vista Int Cota racial, 1,5 SM

610,47

UFRR Boa Vista Int Cota racial. Renda livre

614,57

UFRR Boa Vista Int Esc. pública, 1,5 SM

641,08

UFRR Boa Vista Int Esc. pública, renda livre

661

UFS São Cristóvão Mat Ampla Concorrência

699,12

UFS São Cristóvão Mat Candidato com deficiência.

604,24

UFS São Cristóvão Mat Cota racial, 1,5 SM

636,88

UFS São Cristóvão Mat Cota racial. Renda livre

640,92

UFS São Cristóvão Mat Esc. pública, 1,5 SM

626,06

UFS São Cristóvão Mat Esc. pública, renda livre

653,96

UFSCAR São Carlos Int Ampla Concorrência

776,81

UFSCAR São Carlos Int Cota racial, 1,5 SM

699,4

UFSCAR São Carlos Int Cota racial. Renda livre

732,53

UFSCAR São Carlos Int Esc. pública, 1,5 SM

705,13

UFSCAR São Carlos Int Esc. pública, renda livre

753,86

UFSJ São João del-Rei Int Ampla Concorrência

702,03

UFSJ São João del-Rei Not Ampla Concorrência

690,81

UFSJ São João del-Rei Int Cota racial, 1,5 SM

649,21

UFSJ São João del-Rei Not Cota racial, 1,5 SM

647,83

UFSJ São João del-Rei Not Cota racial. Renda livre

658,39

UFSJ São João del-Rei Int Cota racial. Renda livre

664,02

UFSJ São João del-Rei Int Esc. pública, 1,5 SM

676,22

UFSJ São João del-Rei Not Esc. pública, 1,5 SM

656,66

UFSJ São João del-Rei Not Esc. pública, renda livre

672,44

UFSJ São João del-Rei Int Esc. pública, renda livre

689,6

UFT Palmas Int Ampla Concorrência

721,24

UFT Palmas Int Cota racial, 1,5 SM

661,05

UFT Palmas Int Cota racial. Renda livre

652,01

UFTM Uberaba Int Ampla Concorrência

715,73

UFTM Uberaba Int Cota racial, 1,5 SM

645,8

UFTM Uberaba Int Cota racial. Renda livre

659,42

UFTM Uberaba Int Esc. pública, 1,5 SM

661,4

UFTM Uberaba Int Esc. pública, renda livre

699,78

UFU Uberlândia Int Ampla Concorrência

771,65

UFU Uberlândia Int Cota racial, 1,5 SM

628,06

UFU Uberlândia Int Cota racial. Renda livre

676,35

UFU Uberlândia Int Esc. pública, 1,5 SM

723,33

UFV Viçosa Int Ampla Concorrência

730,84

UFV Viçosa Int Cota racial, 1,5 SM

698,78

UFV Viçosa Int Cota racial. Renda livre

691,68

UFV Viçosa Int Esc. pública, 1,5 SM

709,06

UFV Viçosa Int Esc. pública, renda livre

718,38

UNB Brasília Int Ampla Concorrência

770,43

UNB Brasília Int Cota Racial

738,54

UNB Brasília Int Cota racial, 1,5 SM

689,66

UNB Brasília Int Cota racial. Renda livre

721,05

UNB Brasília Int Esc. pública, 1,5 SM

706,45

UNEMAT Sinop Int Ampla Concorrência

692,5

UNEMAT Sinop Int Cota racial

637,46

UNEMAT Sinop Int Cota racial Esc. Pública

649,5

UNIFAP Macapá Vesp Ampla Concorrência

678,56

UNIFAP Macapá Vesp Cota racial, 1,5 SM

639,56

UNIFAP Macapá Vesp Cota racial. Renda livre

657,74

UNIFEI Itajubá Int Ampla Concorrência

752,69

UNIFEI Itabira Int Ampla Concorrência

720,22

UNIFEI Itajubá Int Cota racial, 1,5 SM

692,69

UNIFEI Itabira Int Cota racial, 1,5 SM

686,69

UNIFEI Itajubá Int Cota racial. Renda livre

709,53

UNIFEI Itabira Int Cota racial. Renda livre

689,06

UNIFEI Itajubá Int Esc. pública, 1,5 SM

722,99

UNIFEI Itabira Int Esc. pública, 1,5 SM

688,8

UNIFEI Itajubá Int Esc. pública, renda livre

750,26

UNIFEI Itabira Int Esc. pública, renda livre

675,41

UNIFESSPA Marabá Int Ampla Concorrência

754,75

UNIFESSPA Marabá Int Cota racial, 1,5 SM

645,7

UNIFESSPA Marabá Int Cota racial. Renda livre

672,4

UNIFESSPA Marabá Int Cota Regional

754,75

UNIOESTE Foz do Iguaçu Int Ampla Concorrência

710,98

UNIOESTE Foz do Iguaçu Int Cota racial esc. pública

669,3

UNIPAMPA Alegrete Int Ampla Concorrência

675,24

UNIPAMPA Alegrete Int Candidato com deficiência.

573,94

UNIPAMPA Alegrete Int Cota racial, 1,5 SM

626,52

UNIPAMPA Alegrete Int Cota racial. Renda livre

643,42

UNIPAMPA Alegrete Int Esc. pública, 1,5 SM

636,68

UNIPAMPA Alegrete Int Esc. pública, renda livre

653,42

UNIVASF Juazeiro Int Ampla Concorrência

682,2

UNIVASF Juazeiro Int Cota racial, 1,5 SM

634,6

UNIVASF Juazeiro Int Cota racial. Renda livre

628,52

UNIVASF Juazeiro Int Esc. pública, 1,5 SM

653,82

UNIVASF Juazeiro Int Esc. pública, renda livre

697,52

UTFPR Cornélio Procópio Int Ampla Concorrência

719,07

UTFPR Medianeira Int Ampla Concorrência

702,38

UTFPR Pato Branco Int Ampla Concorrência

712,06

UTFPR Curitiba Int Ampla Concorrência

749,28

UTFPR Curitiba Int Ampla Concorrência

754,73

UTFPR Cornélio Procópio Int Cota racial, 1,5 SM

639,34

UTFPR Medianeira Int Cota racial, 1,5 SM

637,74

UTFPR Pato Branco Int Cota racial, 1,5 SM

630,94

UTFPR Curitiba Int Cota racial, 1,5 SM

656,14

UTFPR Curitiba Int Cota racial, 1,5 SM

635,62

UTFPR Cornélio Procópio Int Cota racial. Renda livre

641,58

UTFPR Medianeira Int Cota racial. Renda livre

653,94

UTFPR Pato Branco Int Cota racial. Renda livre

651,03

UTFPR Curitiba Int Cota racial. Renda livre

676,24

UTFPR Curitiba Int Cota racial. Renda livre

672,26

UTFPR Cornélio Procópio Int Esc. pública, 1,5 SM

667,07

UTFPR Medianeira Int Esc. pública, 1,5 SM

654,53

UTFPR Pato Branco Int Esc. pública, 1,5 SM

660,89

UTFPR Curitiba Int Esc. pública, 1,5 SM

696,27

UTFPR Curitiba Int Esc. pública, 1,5 SM

679,92

UTFPR Cornélio Procópio Int Esc. pública, renda livre

715,67

UTFPR Medianeira Int Esc. pública, renda livre

678,7

UTFPR Pato Branco Int Esc. pública, renda livre

680,76

UTFPR Curitiba Int Esc. pública, renda livre

740,22

UTFPR Curitiba Int Esc. pública, renda livre

731,01

UFAM Manaus Int Ampla Concorrência

698,56

UFAM Manaus Int Cota racial, 1,5 SM

659,07

UFAM Manaus Int Cota racial. Renda livre

698,23

UFAM ****** Manaus Int Ampla Concorrência

684,2

UFAM ****** Manaus Int Cota racial, 1,5 SM

646,68

UFAM ****** Manaus Int Cota racial. Renda livre

675,66

UFJF ***** Juiz de Fora Not Ampla Concorrência

722,74

UFJF ***** Juiz de Fora Not Cota racial, 1,5 SM

666,18

UFJF ***** Juiz de Fora Not Cota racial. Renda livre

682,58

UFJF ***** Juiz de Fora Not Esc. pública, 1,5 SM

693,9

UFJF **** Juiz de Fora Not Esc. pública, renda livre

704,48

UFJF **** Juiz de Fora Int Ampla Concorrência

740,24

UFJF **** Juiz de Fora Int Cota racial, 1,5 SM

692,66

UFJF **** Juiz de Fora Int Cota racial. Renda livre

707,7

UFJF **** Juiz de Fora Int Esc. pública, 1,5 SM

671

UFJF **** Juiz de Fora Int Esc. pública, renda livre

736,04

UFJF *** Juiz de Fora Int Ampla Concorrência

758,58

UFJF *** Juiz de Fora Int Cota racial, 1,5 SM

637,58

UFJF *** Juiz de Fora Int Cota racial. Renda livre

675,8

UFJF *** Juiz de Fora Int Esc. pública, 1,5 SM

774,76

UFJF *** Juiz de Fora Int Esc. pública, renda livre

700,68

UFJF *** Juiz de Fora Int Ampla Concorrência

731,84

UFJF *** Juiz de Fora Int Cota racial, 1,5 SM

662,38

UFJF *** Juiz de Fora Int Cota racial. Renda livre

662,38

UFJF *** Juiz de Fora Int Esc. pública, 1,5 SM

712,64

UFJF *** Juiz de Fora Int Esc. pública, renda livre

757,8

UFAM ** Manaus Int Ampla Concorrência

675

UFAM ** Manaus Int Cota racial, 1,5 SM

633,21

UFAM ** Manaus Int Cota racial. Renda livre

663,96

UFJF * Juiz de Fora Int Ampla Concorrência

723,74

UFJF * Juiz de Fora Int Cota racial, 1,5 SM

635,54

UFJF * Juiz de Fora Int Cota racial. Renda livre

690,86

UFJF * Juiz de Fora Int Esc. pública, 1,5 SM

702,16

UFJF * Juiz de Fora Int Esc. pública, renda livre

675,88

(*)  Telecomunicações. (**) –Sistemas Eletrônicos(***) Sistemas de Potência

(****) Robótica e Automação  (*****) –Energia (******) – Eletrotécnica

As notas da UFPA não foram consideradas, pois a IES colocou poucas vagas pelo Sisu
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

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Problemas Ambientais – Aula de revisão para Geografia Enem

Posted: 02 Oct 2014 07:43 AM PDT

Problemas Ambientais 

Aquecimento global

O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antrópicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.

Fenômeno El Niño e La Niña

Consequências básicas

Região

El Niño

La Niña

Norte

Menor precipitação / secas / incêndios

Aumento da precipitação e do volume de água dos rios

Nordestes

Longos períodos de forte estiagem

Aumento da precipitação / elevação da vazão dos rios

Centro-Oeste

Tendências de chuva acima da média e pequena elevação das temperaturas

Sem grandes alterações

Sudeste

Pequena elevação nas temperaturas médias no inverno

Sem grandes alterações

Sul

Aumento das temperaturas médias e dos índices pluviométricos

Longos períodos de estiagem

Principais conferências sobre o meio ambiente

ECO 92

Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Os encontros ocorreram no centro de convenções chamado Rio Centro. A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990. Já as ONGs fizeram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo.

A ECO-92 frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra; três convenções (Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas); uma declaração de princípios sobre florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente).

O protocolo de Kyoto (1997)

Como estava previsto na convenção do clima, assinada durante a ECO-92, deveria ocorrer um novo encontro internacional para discutir a emissão de gases responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta. Tal reunião ocorreu em Kyoto no Japão em 1997: líderes de 160 países assinaram um compromisso que ficou conhecido como Protocolo de Kyoto. O Protocolo corre o risco de não sair do papel, pois não foi assinado pelos Estados Unidos, responsáveis pela emissão de um quarto do gás carbônico na atmosfera.

A Rio+10

Em 2002, mais uma vez a ONU tentou estabelecer ações globais para a melhoria da qualidade de vida. Tal medida ficou conhecida como Rio+10, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, que se realizou em Johanesburgo na África do Sul.

Dica 1 – Relembre sobre os Principais Oceanos em mais esta aula de revisão para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/principais-oceanos-geografia-enem/

Algumas das discussões que causaram mais polêmicas em Johanesburgo foram:

Clima e energia.
Subsídio agrícola.
Kyoto.
Biodiversidade.
Água e saneamento.
Transgênicos.
Pesca e Oceano.

Rio+20: temas e debates

O termo "desenvolvimento sustentável" foi apresentado no Relatório "Nosso Futuro Comum", de 1987, tendo como diretriz a ideia de um desenvolvimento "que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades".

O desenvolvimento sustentável é concebido na interação entre três pilares: o pilar social, o pilar econômico e o pilar ambiental.

Na Rio+20, assim como ocorreu na Rio-92, espera-se pensar o futuro. Além de refletir sobre as ações adotadas desde 1992, deseja-se estabelecer as principais diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável pelos próximos vinte anos.

Dica 2 – Entenda como identificar as variações do Clima através das características dos Domínios Morfoclimáticos em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/dominios-morfoclimaticos-aula-de-geografia-enem/

Sob o tema "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza", o desafio proposto à comunidade internacional é o de pensar um novo modelo de desenvolvimento que seja ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Assim, a "economia verde" deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável. O Brasil propõe-se a facilitar as discussões, uma vez que o debate sobre o tema encontra-se em estágio inicial.

Sob o tema da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, insere-se a discussão sobre a necessidade de fortalecimento do multilateralismo como instrumento legítimo para solução dos problemas globais. Busca-se aumentar a coerência na atuação das instituições internacionais relacionadas aos pilares social, ambiental e econômico do desenvolvimento.

Saiba mais sobre O Aquecimento Global nesta aula do canal INSTRUCAODIGITAL, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que:

a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.

b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.

c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.

d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.

e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.

Questão 02

O aquecimento superficial das águas do Oceano Pacífico provocando o fenômeno El Niño foi destaque na imprensa e nos centros de pesquisa nas últimas décadas. Assinale a alternativa que não se relaciona ao El Niño:

a) a forte seca ocorrida na Indonésia provocou queimadas na Floresta Tropical que ocasionaram sérios problemas ambientais, como a poluição atmosférica.

b) a circulação atmosférica modificou-se, causando diminuição da intensidade dos ventos Alísios na área do Pacífico Tropical.

c) as precipitações que ocorreram no norte da Austrália e na Indonésia foram abaixo do normal.

d) o vulcanismo ocorrido na ilha de Montserrat (Caribe) fez com que sua população fosse evacuada para as ilhas vizinhas.

e) as fortes chuvas e as enchentes, que ocorreram no sul do Brasil, no sudeste do Paraguai e no nordeste da Argentina, foram provocadas pela retenção de frentes frias vindas do sul do continente pelos ventos quentes e úmidos do noroeste.

Dica 3 – Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as formações herbáceas e arbustivas nesta aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-herbaceas-e-arbustivas-brasil-geografia-enem/

Questão 03

(UFPA – Universidade Federal do Pará) A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas é marcada pela geração de impactos ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento e de consumo, da mundialização da economia, da forma de distribuição de riquezas e do padrão tecnológico existente no mundo atual. Em decorrência disso, muito se tem debatido sobre os impactos ambientais. Nesse sentido:

a) O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional, que entrou oficialmente em vigor em 2005 e visa reduzir as emissões de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012.

b) Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro, surgiram as primeiras polêmicas acerca da abertura do mercado mundial, privatização da economia e meio ambiente. A delegação brasileira esteve presente e defendeu posições contrárias às posturas preservacionistas dominantes nas discussões.

c) Em 1987, foi publicado pela ONU um estudo denominado Uma Verdade Inconveniente. Neste estudo, ficou cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera, como, por exemplo, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, o óxido de azoto e, principalmente, os CFC (Clorofluorocarbonetos), é causada pelo homem e tem diminuído ao longo do tempo.

d) A Eco-92 criou um plano de ação chamado Agenda 21. Trata-se de um ambicioso programa para a implantação, em todo o mundo, de um modelo de indústria automobilística movida a biodiesel, no século XXI.

e) O Greenpeace é a maior organização governamental internacional. Ele atua em vários campos da preservação ambiental, principalmente na organização de protestos contra a caça predatória, como a das baleias, e contra testes nucleares subterrâneos, como os realizados na Polinésia Francesa.

Questão 04

(UNEAL/AL – Universidade Estadual de Alagoas) Com o advento da revolução industrial, os problemas ambientais começaram a agravar-se cada vez mais, primeiro nos países desenvolvidos e depois no restante do mundo. O que pode ser considerado um problema ambiental presente nos centros urbanos?

a) A irregular ocupação das margens dos rios com agricultura temporária.

b) A expansão do mercado consumidor e o desmatamento de áreas de vegetação natural.

c) O aumento da produtividade dos cultivos agrícolas e a inovação da biotecnologia.

d) A intensificação da urbanização e da industrialização que poluiu excessivamente os centros urbanos.

e) A poluição das águas que é um problema localizado nas áreas de bacia hidrográfica.

Questão 05

(UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Leia este texto.

Os gases causadores do efeito estufa na atmosfera terrestre aumentaram desde 1750 devido ao consumo de combustíveis fósseis, às novas formas de uso da terra e à agricultura. Embora a poluição atmosférica tenha tido um efeito de resfriamento durante os últimos séculos, o aumento maciço de gases estufa ocasionou uma elevação de 0,74º Celsius nas temperaturas médias desde 1901. Os cientistas têm 90% de certeza de que a última metade do século XX foi o período mais quente no hemisfério norte em 500 anos.

Fonte: Relatório da ONU sobre Aquecimento Global – In: Knowledge. Allianz.com.br

Analise estas afirmações.

I – O efeito estufa é um processo natural e essencial para a manutenção da vida na Terra.

II – A emissão de gases que provocam alteração no efeito estufa está ligada à Revolução Industrial.

III – O aquecimento global aumenta a proliferação de doenças infecciosas através da maior incidência de pestes.

IV – Um dos resultados diretos do aumento do calor foi a migração de mosquitos responsáveis pela malária e febre amarela para regiões litorâneas e de baixa altitude.

Com base no texto e nas afirmações, ASSINALE a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, II e IV.

c) Apenas II, III e IV.

d) Apenas I, III e IV.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Histologia Vegetal – Aula de revisão para Biologia Enem

Posted: 02 Oct 2014 07:09 AM PDT

Histologia Vegetal

Ramo da Biologia que estuda os tecidos vegetais.

A descrição dos tecidos tem como referência o grupo das angiospermas, em que o organismo resulta do desenvolvimento do embrião contido na semente. As células embrionárias originam na planta os tecidos meristemáticos, responsáveis pelo crescimento do corpo vegetal. Desses tecidos surgem os tecidos permanentes, com células especializadas.

figura_111.jpg

Tecidos Meristemáticos (jovem, embrionário)

À medida que as células do embrião da planta se especializam, elas perdem gradativamente a capacidade de se dividir.

Em algumas regiões da planta persistem grupos de células não diferenciadas, que conservam as características embrionárias. São chamados meristemas, encontram-se em constante divisão, promovendo o crescimento da planta e dando origem, por diferenciação, aos tecidos vegetais permanentes.

As células possuem parede celular delgada, núcleo grande e central, vacúolos reduzidos, com grande capacidade mitótica.

Tipos de Tecidos Meristemáticos

  • Meristema Primário (M1) – presente em todos os vegetais. É o tecido que constitui o embrião da planta e é responsável por seu desenvolvimento. Encontrado no ápice e ao longo do caule, define as gemas apicais e laterais, sendo que uma parte menor fica restrita às extremidades da raiz protegida pela coifa, garantindo o crescimento longitudinal do vegetal. A maior parte desse meristema se transforma em outros tipos de tecido durante o desenvolvimento.
Dica 1 – Relembre as principais características dos Cordados nesta aula preparatória para prova de Biologia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cordados-biologia-enem/

O meristema dessa região apresenta camadas que originam a epiderme (dermatogênio), a casca (periblema), o cilindro central (pleroma) e a coifa (calpitrogênio) da planta. Enquanto uma planta cresce em comprimento, ela possui estrutura primária.

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  • Meristema Secundário (M2) – presente em gimnospermas e dicotiledôneas. Promove o crescimento em espessura (transversal), também chamado de secundário, por diferenciação. Esse tipo de crescimento começa a ocorrer cerca de um ou dois anos após a germinação. Os meristemas secundários são de dois tipos: felogênio e câmbio.

figura_114.jpg

O felogênio produz para o lado externo um tecido que se diferencia no súber. Esse tecido é morto e reveste raízes e caules de plantas arbustivas e arbóreas. Para o lado interno, o felogênio produz a feloderme, que é um tecido vivo com função de preenchimento. O câmbio produz vasos lenhosos (xilema) internamente e vasos liberianos (floema) externamente.

Tecidos Permanentes (adulto, definitivo)

Originam-se dos meristemas e têm a função de formar órgãos vegetais. Suas células são de parede celular espessa, núcleo pequeno e periférico, com vacúolos e média capacidade mitótica.

Tecidos de revestimento

Epiderme

Revestimento externo que envolve os caules, as raízes, as folhas, as flores, os frutos e as sementes. A epiderme é organizada por células vivas, poliédricas, intimamente justapostas, que formam uma única camada celular. Exerce várias funções na planta. Promove defesa contra microorganismos e evita a perda excessiva de água. Pode se diferenciar em anexos epidérmicos como: hidatódio (gutação), papilas (secreção de substâncias), tricomas (absorventes – raiz e glandulares – urtiga), acúleos (defesa), cutícula (impermeabilização) e estômatos (evapotranspiração).

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Súber

Nas regiões velhas de caules e raízes surge uma camada de tecido protetor, pluriestratificado, formado pelo felogênio e revestido por uma substância impermeável, a suberina. As lenticelas são aberturas existentes no súber que permitem as trocas gasosas. Os ritidomas são porções antigas do súber que desprendem (ex: goiabeira).

Tecidos Parenquimáticos

São tecidos vivos.

Parênquima clorofiliano

É o tecido responsável pela síntese da matéria orgânica do vegetal. Suas células, ricas em cloroplastos, realizam a fotossíntese e são encontradas nas partes aéreas dos vegetais, principalmente nas folhas. A disposição e a forma das células variam entre dois tipos: paliçádico – com células justapostas e alongadas, e lacunoso – com células arredondadas que deixam lacunas entre si.

figura_118.jpg

Parênquima de reserva

Uma parte da matéria orgânica fabricada pela fotossíntese é armazenada para ser usada posteriormente pela planta ou pelo embrião. O parênquima de reserva pode ser aquífero – armazena água; aerênquima – acumula ar nas lacunas celulares; ou amilífero – em órgãos de reserva para armazenar amido nos leucoplastos.

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Tecidos De Sustentação

Promovem manutenção da forma do organismo.

Colênquima

É um tecido vivo que apresenta reforços de celulose nos ângulos das células. As células são geralmente cilíndricas e com cloroplastos. O tecido é resistente e dotado de grande flexibilidade, permitindo o crescimento da planta. É encontrado em plantas jovens e em plantas herbáceas, de estrutura delicada.

Esclerênquima

Já nos caules das plantas lenhosas há um tecido, formado por células com paredes espessas, constituídas de celulose e de lignina, que determina a morte celular e confere rigidez e impermeabilidade. O esclerênquima forma o 'cerne', parte mais central e dura dos troncos e o caroço de alguns frutos.

figura_121.jpg

Tecidos De Condução

Formados por células especializadas, com formato alongado e cilíndrico. Organizam um sistema tubular contínuo que liga os vários órgãos vegetais. São dois tipos: xilema e floema.

Dica 2 – Estude sobre a fisiologia e as classificações dos Artrópodes e dos Equinodermos. Saiba tudo sobre essas espécies do Reino Animal nesta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/artropodes-e-equinodermos-biologia-enem/

Os vasos condutores de seiva formam um feixe contínuo de canais que vão da raiz às folhas. A disposição dos vasos na raiz é diferente da disposição dos vasos no caule. Nas raízes, o xilema e o floema estão dispostos alternadamente em uma região central. No caule das dicotiledôneas, os vasos estão ao redor da medula, o xilema situado mais internamente e o floema situado mais externamente. Nas monocotiledôneas, o xilema e o floema estão espalhados por todo o caule.

Xilema ou lenho

Relacionado com a condução de água e sais minerais (seiva bruta). Constituído pro vasos lenhosos de células mortas, alongadas e com paredes reforçadas por celulose e lignina, evitando o colapso do vaso pela pressão da seiva bruta.

A seiva bruta é conduzida para as folhas onde, pelo processo da fotossíntese, é transformada na seiva elaborada.

Floema ou líber

As substâncias orgânicas fabricadas pelas folhas (seiva elaborada) são levadas para toda a planta através dos vasos liberianos, formados por células vivas sem núcleo, com placa crivada – um septo transversal com orifícios que permitem a circulação.

As células companheiras são vivas, anexas aos vasos liberianos e colaboram no transporte da seiva elaborada.

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Tecidos Secretores

Diversos produtos finais do metabolismo das plantas ficam armazenados em células ou agrupamentos de células espalhados pelo vegetal. Embora esses produtos não atuem mais diretamente no metabolismo, eles ainda podem ser úteis à planta. São exemplos: o néctar – para atração de polinizadores, substâncias dos tricomas glandulares como a urtiga, as bolsas oleíferas, o látex, as resinas e o fenômeno de gutação.

Saiba mais sobre Histologia Vegetal nesta aula do canal Kinapse Vestibulares, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(UNICENTRO) A Embrapa obteve amoras através da cultura de tecidos vegetais. Trata-se de um método assexuado de reprodução em que, a partir de células meristemáticas, gerem-se novos organismos, exatamente iguais àqueles de origem. Isso ocorre porque as células meristemáticas:

a) Têm a função de promover a manutenção da forma do organismo.

b) São dotadas de alto poder proliferativo e promovem o crescimento da planta.

c) São encontradas no revestimento externo do vegetal e evitam a perda de água.

d) São constituídas de fibras ricas em lignina e conferem resistência à planta.

e) Apresentam alto grau de diferenciação celular.

Questão 02

(UNESP-SP) Um botânico tomou dois vasos,AeB, de uma determinada planta. O vasoA permaneceu como controle e no vasoBfoi aplicada uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vasoA permaneceu igual e a do vasoBapresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância. Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da plantaB:

I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta.

II. A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas.

III. A principal via de captação de CO2 para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese.

A explicação correta corresponde a:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

Dica 3 – Você sabia que a minhoca é um anelídeo? Revise sobre os Anelídeos e os Moluscos em mais esta aula preparatória para a prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/anelideos-e-moluscos-biologia-enem/

Questão 03

(PUC-SP) Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para cima, o que se deve ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas por forças de coesão.

A descrição acima se refere à condução de

a) seiva bruta pelos vasos xilemáticos.

b) seiva bruta pelos vasos floemáticos.

c) seiva elaborada pelos vasos xilemáticos.

d) seiva elaborada pelos vasos floemáticos.

e) seiva bruta pelas células companheiras, anexas aos vasos floemáticos.

Questão 04

(PUC) O câmbio e o felogênio são duas formações vegetais constituídas por tecido:

a) meristemático de crescimento;

b) meristemático, de crescimento em comprimento, existente na raiz;

c) diferenciado, de crescimento, existente no caule e raiz;

d) diferenciado para condução, existente nas angiospermas;

e) diferenciado para promover absorção de água, existente nas raízes.

Questão 05

(UFES) Relacione estrutura com função específica e assinale a alternativa correta:

I – floema;

III – xilema;

II – pelos absorventes;

IV – esclerênquima;

A. Aumento da superfície de absorção de água;

B. Transporte de água e sais minerais.

C. Tecido de sustentação.

D. Transporte de solução de substâncias orgânicas.

a) I A – II C – III D – IV B

b) I B – II C – III A – IV D

c) I C – II D – III A – IV B

d) I D – II A – III B – IV C

e) I C – II D – III B – IV A

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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