quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Climatologia Geográfica


Vídeos do suposto Meteoro que explodiu e causou susto em Recife

Posted: 15 Oct 2014 08:43 PM PDT

As informações são do site JCONLINE:

Vários moradores do Grande Recife relataram, na noite desta quarta-feira, terem testemunhado uma luz intensa nos céus. O fenômeno teria ocorrido por volta das 22h20 e em poucos minutos foi amplamente divulgado nas redes sociais. O jornalista Carlyle Paes Barreto, por exemplo, viu o clarão quando subia a Estrada de Aldeia e ficou impressionado. “Não chovia nem havia nuvens na hora”. Outra jornalista, Thais Gouveia, compartilhou a foto acima, que seria do momento. Houve relatos em Olinda e até João Pessoa (PB).

10470796_779193678807894_7039874978371303659_n

A Agência de Águas e Clima, Apac, foi contactada, mas informou que não faz registros de descargas atmosféricas (raios).

Já a Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo informações a quem por ventura tivesse testemunhado a passagem de um “bólido” (bola de fogo) no céu. Pessoas confirmaram em Boa Viagem, Candeias, Cordeiro, Abreu e Lima, Pau Amarelo, e no Centro do Recife.

Caio Aguar descreveu: “Uma bola flamejante desfragmentando enquanto descia rapidamente em direção ao solo. Um clarão que durou uns…5 segundos. Luz intensa vinda do objeto não identificado.”

10653671_674866445944577_899366697662755592_n

Uma explicação possível é tratar-se de um meteoro. Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde fica mais visível é exatamente próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como “As Três Marias”). Os dados são do site Galeria do Meteorito.


The post Vídeos do suposto Meteoro que explodiu e causou susto em Recife appeared first on Climatologia Geográfica.

Alerta: “Bolha” de calor irá piorar nos próximos dias e será histórica

Posted: 15 Oct 2014 07:05 PM PDT

Alerta Importante para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. (De Olho no Tempo Meteorologia)

Uma grande massa de ar quente que domina todo o interior do País irá se intensificar ainda mais ao longo das próximas 120 horas, principalmente entre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul. Como o ar está estagnado sobre a região central da América do Sul, o aquecimento diurno tende a ser ainda mais intenso entre sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19). O horário de verão, que começa no final de semana, inclusive, terá uma hora a mais de muito calor à maioria da população residente nas regiões atingidas pelo calor intenso dos últimos dias.

Vários municípios, que já atingiram recordes de temperatura absolutos, ou apenas as maiores marcas de 2014, ainda podem registrar novos valores superiores até domingo, pelo menos.

As simulações numéricas mostram que o momento ápice da "bolha" de ar muito quente será entre sábado e domingo e o núcleo mais intenso sobre o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) estará atuando com força entre Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nestes estados, bem como vem sendo observado, quase que diariamente, os valores de temperatura máxima previstos em superfície devem superar facilmente os 40°C e com grandes chances de extremos próximos de 45°C (à sombra) na tarde de domingo devido à ação do vento pré-frontal, que antecede a chegada de uma frente fria.

Com o ar muito quente ingressando da Amazônia nas camadas mais baixas, o aquecimento tende a ser ainda mais intenso. O novo sistema frontal previsto pelos modelos deve trazer chuva às regiões que estão sob impacto da onda de calor, a partir de segunda-feira (20).

161

171

181

(Crédito das imagens: Reprodução/MeteoBrasil.com)


The post Alerta: “Bolha” de calor irá piorar nos próximos dias e será histórica appeared first on Climatologia Geográfica.

Cientistas desenvolvem bateria que carrega em até 3 minutos

Posted: 15 Oct 2014 12:12 PM PDT

Climatologia GeográficaOs cientistas da Nanyang Technological University (NTU), se Singapura, desenvolveram uma bateria que demora pouco mais de três minutos para ser carregada, legal não é?

De acordo com eles, a bateria tem capacidade de recuperar 70% de sua carga total em apenas 2 minutos. Outro coisa bem legal nela, é que sua vida útil é de 20 anos, sendo que baterias fabricadas atualmente só duram de dois a três anos.

“Nós podemos agora reduzir drasticamente a quantidade de resíduos tóxicos gerados pelas baterias usadas, já que nossas baterias duram 10 vezes mais tempo do que as atuais”, afirmou Xiaodung em nota publicada em site.

Como ela funciona?

Nas baterias comuns, o polo negativo é totalmente revestido com grafite. Na bateria criada por eles, esse material é substituído por nano tubos de dióxido de titânio com diâmetro milhares de vezes menor que o de um fio de cabelo.

O dióxido de titânio acelera as reações químicas que acontecem na bateria, assim permitindo um cargar mais rápida. Além disso ele é abundante na natureza e barato.

Os cientistas acreditam que essa nova bateria chegue ao mercado em até dois anos. Uma das utilidades que é mais prevista é no uso em carros elétricos.

Fonte: EXAME

The post Cientistas desenvolvem bateria que carrega em até 3 minutos appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!