quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


El niño e La niña- Fenômenos do clima – Geografia Enem

Posted: 22 Oct 2014 04:18 PM PDT

El niño em espanhol quer dizer "o menino", mas na meteorologia esse é o nome dado ao fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico. O El niño é o aquecimento das águas do pacífico, mais precisamente nas porções central e leste, ocorrendo assim alterações na atmosfera.

Esse aquecimento é anormal, e consequentemente ele causa alterações no clima da região equatorial. Apesar de ser geograficamente localizado, ele atua na dinâmica não só local, mas também global do clima, sendo responsável, portanto, pelas secas ou ainda enchentes.

El niño e La niña- Fenômenos do clima - Geografia Enem
Figura 1
- Ilustração do El niño e sua influencia sobre a América equatorial. Disponível em: http://www.surfermag.com/features/comes-el-nino/

Mas como essa alteração na temperatura das águas influencia tanto no clima?

Na costa da América do sul, sopram os chamados ventos alísios, estes provocam um fenômeno chamado ressurgência, o qual possibilita o afloramento de águas do fundo do Pacífico. Essas águas são geralmente frias e carregadas de nutrientes, formando uma cadeia alimentar no local. Com o El niño, os ventos sopram com uma menor intensidade, reduzindo o fenômeno da ressurgência, e, sendo assim com águas mais quentes, há uma diminuição desses nutrientes e dos peixes.

Essa dinâmica altera a temperatura da água, e também da atmosfera, pois essas águas aquecidas evaporam e jogam para atmosfera massas de ar quentes e úmidas, provocando chuvas na costa oeste da América.

Dica 1- Você sabe quais os efeitos e as consequências da temperatura no mundo hoje? Então não perca essa aula de geografia sobre O Aquecimento Global! http://blogdoenem.com.br/aquecimento-global/

Consequências do El niño no Brasil:

-Abundantes chuvas na região sul, mudança de temperatura de maio a julho;

-Secas severas no nordeste;

-No norte, as queimadas são intensificadas pela ação do El niño;

-No sudeste há um aumento da temperatura, assim como na região centro oeste, porém com chuvas acima da média.

Em anos de El niño o s ventos alísios enfraquecem, portanto os ventos quentes ascendentes do oceano pacífico formam nuvens. Essas correntes de ar quentes se deslocam para o pacífico equatorial leste, e também na direção oeste. Na direção leste, que corresponde a América do Sul formam-se dois núcleos, o da região da Amazônia e do nordeste. Já no lado oeste, a região da Indonésia que irá sentir as consequências desse fenômeno.

O ar que desce inibe a formação de nuvens, trazendo seca a Indonésia e a o leste da Amazônia assim também como o nordeste brasileiro.

El niño e La niña- Fenômenos do clima - Geografia Enem
Figura 2-
Dinâmica do El niño. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u243.shtml

Dica 2- Nessa aula de geografia você irá relembrar os pontos extremos do território brasileiro. Você sabe a localização e o nome de cada ponto? Não? Então acesse: http://blogdoenem.com.br/geografia-pontos-extremos-brasil/

O fenômeno contrário do El niño é a La niña, que se caracteriza pelo resfriamento das águas do Pacífico. É o oposto, onde os ventos alísios estão mais intensos, e a evaporação do oceano passa a provocar grande quantidade de chuvas. Com a intensidade dos ventos alísios o fenômeno da ressurgência á mais intensificado, trazendo mais nutrientes e peixes, tornando a pesca mais atrativa. Ultimamente temos tido mais anos de El niño do que de La niña.

Agora, assista a esse vídeo sobre a dinâmica do El Niño e da La niña. Acompanhe!

Agora vamos praticar o que aprendemos?

26-(UFT) El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções centrais e leste do oceano pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Este fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra.
(Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.
II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.
III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.
IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados em relação às normais locais e regionais) em regiões isentas de tais eventos.
V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul este fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertativas verdadeiras são:

a) I, II, III e IV
b) I, III, IV e V
c) II, IIII, e IV
d) I, II, e IV
e) II, IV e V

Resposta correta – letra D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Engenharia de Alimentos: o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 22 Oct 2014 12:32 PM PDT

O curso de Engenharia de Alimentos é bem recente e tem como objetivo formar profissionais que vão atuar em escala profissional, cuidando de todas as etapas tanto do preparo como da conservação de alimentos de origem animal e vegetal.
Portanto, no curso de graduação de Engenharia de Alimentos você estuda como utilizar técnicas e conhecimentos usados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados.

Para você tirar suas dúvidas e saber mais sobre esse curso o Blog do Enem reuniu aqui informações sobre o mercado de trabalho na área, como é a formação durante o curso, e o perfil do profissional.

Quem é o Engenheiro de Alimentos?  

É o profissional que, atua em escala industrial, selecionando desde a melhor matéria-prima até a logística para a correta distribuição dos alimentos.
Além disso, desenvolve tecnologias para a produção e para o aproveitamento de resíduos. Ele atua principalmente na área alimentícia, mas esse profissional também poderá atuar em indústrias que fornecem equipamentos, embalagens e aditivos.

Resumindo: todo produto alimentício que encontrarmos no supermercado terá a Engenharia de Alimentos envolvida desde sua produção até a distribuição.

As principais áreas de atuação desde da Engenharia de Alimentos são: Controle de qualidade; Produção de alimentos e bebidas; Desenvolvimento de produtos; Vendas técnicas; Tratamento de resíduos.

Dica 1 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você:http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O curso de graduação em Engenharia de Alimentos

graduação engenharia alimentosComo já foi dito, trata-se de um curso recente. Surgiu no fim da década de 60, mas já é oferecido por mais de 60 instituições. Ele tem duração de 5 anos e vai capacitar os estudantes a lidar com todo o processo de produção, processamento, armazenamento e distribuição dos alimentos.

Além das disciplinas básicas de engenharia como matemática, física, termodinâmica, operações unitária, os estudantes também estudarão química e disciplinas específicas como nutrição, microbiologia, bioquímica, matérias-primas, dentre outras.

O estágio é obrigatório e será feito em empresas e indústrias alimentícias. O melhor momento para iniciar esse estágio é em torno do final do quarto ou do quinto ano.

Assista a este vídeo produzido pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e aprenda mais sobre o curso de graduação em Engenharia de Alimentos:

Dica 2 – Quer saber também como é o curso e o dia a dia de quem faz graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil?  Veja aqui, no Guia de Profissões do Blog do Enem:http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

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Cursos de Engenharia de Alimentos com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – São Leopoldo;
  • União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO – São José do Rio Preto;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre;
  • Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO – Guarapuava;
  • Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Imperatriz.
Dica 3 – Tirar uma nota boa na Redação do Enem ou do Vestibular pode fazer toda a diferença na hora de passar para o curso de graduação dos seus sonhos. Veja aqui as melhores dicas de Redação Enem ou Vestibular: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/#redacao

Mercado de trabalho para Engenharia de Alimentos

Graduação em Engenharia de AlimentosApesar do mercado de trabalho estar voltado quase exclusivamente para a indústria alimentícia, é cada vez maior o número de profissionais contratados por empresas, inclusive em redes de fastfood.
Além disso, há profissionais que se tornam empreendedores e produzem produtos caseiros que podem evoluir e se tornar uma grande empresa. Segundo Flávio Luiz Schimidt, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o setor vive um bom momento, apesar de não estar tão aquecido como nos anteriores à crise de 2008.

Os profissionais podem ser contratados por indústrias alimentícias, agrícolas e de bebidas para atuar na linha de produção, porém, ele também pode atuar em outros setores como controle de qualidade e gerindo pessoas. O salário inicial, segundo Crea-SP, é de R$ 4.068,00.

Perfil do profissional após a formação

O profissional formado em Engenharia de Alimentos, além de uma formação técnico-científica deve possuir formação generalista, além de perfil crítico, humanista. Capaz de identificar e também resolver problemas, assim como desenvolver e assimilar novas tecnologias. É também um profissional com forte perfil gerencial capaz de dirigir todos os processos que envolvem o setor alimentício.

Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, Marketin Digital e desenvolvimento pessoal.  Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3

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As principais atividades Agrícolas no Brasil – Geografia Enem

Posted: 22 Oct 2014 10:52 AM PDT

A história do nosso país esta totalmente ligada a terra. Esse setor, chamado setor primário da economia, impulsiona negócios Brasil afora, liderados pela agricultura. A agricultura não só auxiliou a economia, mas como também o processo de ocupação do território brasileiro.

Alguns fatores contribuíram para esse processo ter sucesso ao longo de anos:

A grande parcela da população, formando um imenso mercado consumidor;

Grandes extensões de terra;

Ampliação das áreas e modernização;

Clima favorável, em maior parte do território, clima tropical.

Dica 1- Você já se questionou sobre como são as camadas do nosso planeta? Vamos entender sobre isso? Acompanhe esta aula e fique por dentro! http://blogdoenem.com.br/planeta-terra-geografia-enem/

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Figura 1
- Agricultura cresce no Brasil. Disponível em: http://www.brasilportugal.org.br/mg/noticia/5938,economia-brasileira-cresceu-2-3-em-2013-alavancada-pela-agropecuaria.html

Economia

Falamos em crescimento econômico, mas afinal como a agricultura impulsiona esse setor? Deve-se pensar em milhares de empregos que ela gera, assim, esse percentual (de pessoas que trabalham no campo) contribui ativa e economicamente para índices como o PIB (Produto Interno Bruto).

Principais produtos agrícolas cultivados no Brasil

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) Dentre os principais produtos brasileiros cultivados, os que possuem maior destaque são: o milho, a cana-de-açúcar, café, cacau, a soja, algodão, o arroz, o feijão e a laranja.

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Figura 2-
Principais produtos agrícolas brasileiros.

Exportação

O comércio internacional entre Brasil e alguns países do mundo se dá pela agricultura que exporta seus produtos trazendo lucratividade. O ritmo de crescimento está relacionado com a tecnologia em campo e os investimentos feitos em propriedades monocultoras, principalmente a soja e a cana-de-açúcar. Veja no gráfico abaixo que o Brasil está entre os principais países exportadores no mundo.

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Gráfico
– Comparativo entre os principais países importadores e exportadores de produtos agrícolas (2002). Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-discursiva.php?seq_questao=200

Agricultura Familiar

Esse tipo de agricultura nada mais é do que a atividade agrícola realizada pela mão-de-obra de membros exclusivamente do convívio familiar de pequenas propriedades de terra.  O núcleo familiar é o "carro chefe" desse tipo de agricultura, onde as pessoas se organizam familiarmente e socialmente, unindo gestão e trabalho. Ela é muito importante, pois constitui a base de 90% dos municípios brasileiros e atualmente são responsáveis por boa parte da produção nacional. Interessante salientar que esse tipo de agricultura está se fortalecendo com o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o qual visa à modernização e o auxílio ao pequeno produtor, para que ele possa ter aumento da renda, introdução ao agronegócio e agregar valor à sua propriedade e ao seu produto.

Dica 2- Quais e quantos são os continentes? Vamos relembrar a divisão política do planeta. Acesse já! Bons estudos! http://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

Assista a esse documentário maravilhoso sobre a Terra no Brasil e sua sustentabilidade. Acompanhe!

Vamos exercitar agora? Acompanhe a questão abaixo e resolva! Bons estudos!

(UFJF) Leia, com atenção, o texto a seguir:

“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).” (Fonte: www.mda.gov.br)

Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:

a) Latifúndio de exploração
b) Monocultura de subsistência
c) Agricultura familiar
d) Agricultura de ‘plantation’
e) Agricultura de terraceamento

Resposta correta – C

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Música: o curso de graduação, profissão e mercado de trabalho

Posted: 22 Oct 2014 09:42 AM PDT

Quem não gostaria de fazer um curso de graduação em Música, e que lida de maneira tão direta com a criatividade? Pois é isso mesmo o que os cursos superiores em Música oferecem ao estudante.

O curso cobre diversos aspectos da música, desde sua história, domínio de instrumentos, de técnicas, e chegando até à composição e regência. O curso forma profissionais para o mercado de trabalho da arte musical  e tambem para atuar como professores.
 
Quem é o músico? A pessoa que deseja se dedicar a essa profissão deve ter um apreço pela musicalidade, os sons e suas combinações. Geralmente é cedo na vida que esses gostos se desenvolvem.O estudante de música já leva para a faculdade ou precisa desenvolver ali todo um conjunto de habilidades para instrumentos musicais, ritmo, e bastante vontade de aprender o que ainda não sabe. Em muitas instituições, além da seleção pelo Enem ou pelo Vestibular há provas práticas, eliminatórias.

Dica 1 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores apostilas gratuitas para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Música: o curso de graduação,

O curso de graduação em Música

A grade curricular de um curso de música abrange diversos pontos da formação. Algumas disciplinas com que os estudantes terão contato são: História da música, teoria musical, prática de instrumento, apreciação musical, áudio e acústica, síntese sonora, antropologia cultural, entre outras.
Os ramos do conhecimento que podem dialogar com a música são diversos e as universidades podem oferecer diferentes opções de matérias dentro do currículo.

Confira abaixo um vídeo produzido pelo Centro Universitário Claretiano,  que fala um pouco mais  para você sobre em que consiste o curso de graduação em Música:

Dica 2 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio: http://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/

Cursos de Música com conceito 5 no Enade – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade Federal do Rio Frande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade estadual Paulista Júnior de Mesquita (UNESP)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mercado de trabalho para Música  

Em 2012 entrou em vigor a lei que tornou obrigatório o ensino da música nas escolas. Com isso, a carreira profissional do músico que também atua como professor aqueceu bastante.

Para quem completa o curso de graduação com a licenciatura em música (habilitação para ensinar música na Educação Básica) , o cenário profissional atual é constante, com opções de emprego nas escolas privadas e públicas.

Vagas para atuar no ensino da música também podem ser encontradas em instituições do terceiro setor, em alguns projetos empresariais assim como em escolas regulares de música.

graduação em música

Dica 3 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

À parte dos aspectos para formar professores, há diversos cursos que formam profissionais para atuar como músicos em orquestras, como maestros, compositores, arranjadores, e  etc.

Outro campo associado aos egressos dos cursos de graduação em música é o da vida empresarial, como abrir um estúdio ou mesmo atuar de maneira autônoma com gravações e mixagens. Além disso, há o mercado profissional para musicos que se destacam nas suas habilidades ou instrumentos e que são requisitados para participar de grandes bandas ou formações com artistas de renome nacional e internacional.

Perfil do profissional após a formação

Depois de formado, todo aquele talento bruto que ali se encontrava no aluno poderá ter se desenvolvido e aprimorado, seja para o campo da execução de instrumentos musicais, seja para a docência. Ele deve ser capaz de transmitir conhecimentos em sensibilidade musical e performance.

Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo,  e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

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Brasil República: Era Vargas – Aula de História Enem

Posted: 22 Oct 2014 05:32 AM PDT

Brasil República – Era Vargas

Governo Provisório

O governo provisório de Vargas foi de 1930 a 1934, onde governou com poderes ditatoriais, sem constituição, dispensando os antigos mecanismos políticos da oligarquia.

História EnemGetúlio Vargas

Vargas e a Economia

 O governo provisório de Vargas teve a principal missão de estabilizar a economia do país. A crise norte-americana de 1929 afetou a economia mundial, e o Brasil também foi afetado neste contexto.

Vargas suspendeu pagamento da dívida externa, até alcançar o equilíbrio. Também buscou valorizar o café, principal produto da economia brasileira, comprando e estocando sacas. Assim, em 1931, o Conselho Nacional do Café foi criado, e com a compra e estoque das sacas, o governo central forçou os cafeicultores a diminuir a produção.

A crise mundial estimulou a indústria nacional, uma vez que com a queda da importação, a indústria nacional aumentou a sua produção. É possível dizer que o Estado foi grande agente da industrialização nacional, pois interviu fortemente neste setor. A implantação do chamado Estado Novo, facilitou a atuação do governo na economia.

Dica 1 – Relembre sobre Brasil República: Crise e Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem. Preparado para o Exame? Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-crise-e-tenentismo-historia-enem/

Nos anos 40, o capital investido pelo governo na indústria nacional, era de cerca de 700 milhões de dólares, valor que se mostra superior aos padrões de países de economia independente.

Governo Constitucional

A Constituição foi promulgada em 16 de julho de 1934, e refletiu as divergências entre os diversos interesses no país. Getúlio Vargas foi eleito presidente pela Assembléia Constituinte e deveria ficar no poder até 1938, sem direito à reeleição.

O governo Constitucional de Vargas foi de 1934 até 1937. Em 1932, Plínio Salgado, fundou a chamada AIB (Ação Integralista Brasileira). Como ideologia, o integralismo era contra o comunismo por um lado, e contra o Estado liberal, por outro. Defendia o nacionalismo e a maciça intervenção Estatal. Além disso, apoiava a existência de um só partido e de um só chefe, pois era tradicionalista e moralista.

Pode-se dizer que o movimento gerado por Plínio, aproximava-se em muitos aspectos do Fascismo Italiano. A reação à AIB, foi a criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora), organizada por setor liberais e de esquerda. A ANL apoiava a formação de um governo popular, defendia a reforma agrária e a nacionalização de empresas estrangeiras, pois criticava o imperialismo. Desejavam o fim do pagamento à dívida externa. Conflitos aconteceram entre os integrantes da AIB e a ANL.

Dica 2 – Revise sobre a República Oligárquica em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/republica-oligarquica-historia-enem/

Em 1935, com o sucesso da ANL e seus milhares de filiados, gerando incômodo aos mais conservadores, o governo decide fechá-la. Em reação à esta atitude, os comunistas acreditavam que teriam apoio popular em um levante contra o governo de Vargas, e formou-se a Intentona Comunista, organizada por Luís Carlos Prestes. A reação a este movimento foi firme e incisiva, e rapidamente foi sufocado.

Saiba mais sobre a Era Vargas nesta aula do CANAL DAS VIDEOAULAS, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Como chamamos o período político brasileiro compreendido entre 1930 e 1934:

a) Governo dos Cem dias

b) República Velha

c) Governo Constitucional de Getúlio Vargas

d) Governo Provisório de Getúlio Vargas

e) Intentona Comunista Nacional

Dica 3 – Relembre tudo sobre a Crise do Segundo Reinado nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/segundo-reinado-crise-historia-enem/

Questão 02

O nacionalismo econômico, forte intervencionismo estatal, paternalismo nas relações de trabalho e desenvolvimento da indústria de base foram traços acentuados do governo:

a) de Juscelino Kubitschek

b) da Nova República

c) de Getúlio Vargas

d) militar pós 1964

e) da República Velha.

Questão 03

O Governo Provisório de Vargas teve algumas tarefas importantes e decisivas na história do Brasil. Uma destas ações, pode ser considerada a mais importante delas. Qual seria?

a) realizar a Reforma Agrária, atendendo requisições do setor agrário.

b) estabilizar a economia nacional, suspendendo o pagamento da dívida externa, e criando o chamado Conselho Nacional do Café, para gerir a questão do grão no Brasil.

c) fortalecer as Forças Armadas para controlar as revoltas e rebeliões causadas com o fim da oligarquia.

d) consolidar a economia, aumentando os impostos para a população e criando novas empresas, assim, geraria novos empregos.

e) criar novos institutos de qualificação de mão de obra para a população, considerando que o Brasil sofria de baixa qualificação dos seus operários.

Questão 04

"Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da "Aliança Nacional Libertadora" haviam brotado. A plataforma da "Aliança" pedia o cancelamento das dívidas imperialistas, a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força…". O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:

a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.

b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.

c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.

d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.

e) no segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do presidente.

Questão 05

Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestava-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos: "Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas". Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como:

a) Revolução de 1964

b) Revolução Tenentista

c) Revolução de 1930

d) Intentona Comunista

e) Ação Integralista

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Tronco de Pirâmide e Cone – Aula de Matemática Enem

Posted: 22 Oct 2014 04:30 AM PDT

Tronco de Pirâmide e Cone

Tronco de pirâmide

Através de uma secção (corte) paralela ao plano que contém a base da pirâmide, obtemos uma pirâmide menor.

Matemática Enem

A figura que se forma abaixo da secção chama-se tronco de pirâmide.

figura_62.jpg

Elementos principais

figura_63.jpg

L = aresta da base maior

l = aresta da base menor

H = altura da pirâmide maior

h = altura da pirâmide menor.

Dica 1 – Relembre tudo sobre as características dos Cones em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cones-matematica-enem/

Para resolver os problemas devemos lembrar que as pirâmides maior e menor são semelhantes e portanto suas medidas são proporcionais.

5080.png

5088.png

5094.png

onde,

h = altura do tronco

AB = área da base maior

Ab = área da base menor

Saiba mais sobre Tronco de Pirâmide nesta aula do canal Matematicadegraca, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 19cm de altura e 6cm de aresta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura – 3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide na parte superior -, espaçados de 1cm entre eles, sendo que a base superior de cada bloco é igual à base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura.

figura_64.jpg

Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide de parte superior, que tem 1,5cm de aresta de base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela?

a) 156cm³

b) 189cm³

c) 192cm³

d) 216cm³

e) 540cm³

Dica 2 – Relembre sobre o conceito e os tipos de Cilindros nesta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique preparado para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/cilindro-matematica-enem/

Questão 02

Uma estátua está colocada sobre um pedestal de concreto em forma de tronco de pirâmide quadrangular regular. As arestas das bases são 5m e 12m, e sua altura é de 8m. Qual foi (aproximadamente) o volume de concreto utilizado para construir este pedestal?

a) 500m³

b) 550 m³

c) 610m³

d) 800m³

e) 890m³

Questão 03

Em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, há um monumento de concreto chamado de Obelisco aos Heróis de 1032, uma homenagem aos que morreram na Revolução Constitucionalista de 1932. Esse monumento tem a forma de um tronco de pirâmide de base quadrada e tem 72m de altura. Suas bases possuem arestas de 9m e 7m.

figura_65.jpg

Determine o custo de concreto utilizado na construção do Obelisco sabendo que o preço do metro cúbico de concreto utilizado na obra é de R$ 250,00.

a) R$ 800.000,00

b) R$ 1.000.000,00

c) R$ 1.158.000,00

d) R$ 1.500.000,00

e) R$ 2.200.000,00

Tronco de cone

Através de uma secção (corte) paralela ao plano que contém a base do cone obtemos um cone menor.

Matemática Enem

Elementos principais

figura_67.jpg

figura_68.jpg

H = altura cone maior

h = altura cone menor

g = geratriz maior

g' = geratriz menor

R = raio maior

r = raio menor

5102.png

É possível verificar que:

  • Área lateral do tronco de cone

5112.png

  • Volume do tronco

5123.png

Saiba mais sobre Tronco de Cone nesta aula do canal Matematicadegraca, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 04

Considere uma jarra com 1 litro de leite e uma xícara com as medidas conforme a figura. Quantas xícaras iguais a essa são necessárias para esvaziar complemente a jarra?

figura_69.jpg

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

e) 7

Dica 3 – Se você ainda não sabe o que é um poliedro, e que as Pirâmides são poliedros, então preparamos esta aula para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/piramide-matematica-enem/

Questão 05

Um reservatório de água tem a forma de um cone circular reto, de eixo vertical e vértice para baixo. Quando o nível de água atinge a metade da altura do tanque, o volume ocupado é igual a π. Determine a capacidade do tanque (considere π = 3).

a) 18

b) 20

c) 22

d) 24

e) 26

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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