quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Climatologia Geográfica


Como diabos essa aranha conseguiu construir essa teia?

Posted: 09 Oct 2014 07:15 AM PDT

Climatologia GeográficaA teias das aranhas são compostas por proteínas fibrosas que várias sequências de aminoácidos altamente repetitivas, que também é produzida pelas glândulas serígenas, elas são armazenadas na aranha em forma líquida, a seda endurece após ser colocada para fora.

Mas vale lembrar que não há qualquer tipo de relação entre classificação das aranhas e o tipo de teias que elas constroem, e nem a composição química delas.

Mas enfim, a teia acima não tem explicação concreta, ou seja há várias hipóteses, ela pode ter usada a pedra como um contrapeso, outras pessoas acreditam que elas pode ter prendido a teia no chão. Existe outra hipótese, que a pedra subiu quando a teia foi tensionada.

The post Como diabos essa aranha conseguiu construir essa teia? appeared first on Climatologia Geográfica.

Você sabe pra que serve os bigodes dos cachorros?

Posted: 08 Oct 2014 06:37 PM PDT

Climatologia GeográficaOs bigodes podem ajudar a obter características do ambiente, eles ajudam o faro nessa atividade. Os bigodes são chamados de vibrissas, e existem folículos na base deles que é repleto de terminações nervosas sensoriais.

Eles são altamente sensíveis a mudanças nas correntes de ar, ou seja eles ajudam a perceber mudanças no ambiente, como saber a velocidades e a forma dos objetos próximos.

Vários mamíferos utilizam esses bigodes para saber se cabem em espaços pequenos. Por exemplo, ratos, focas, morsas usam eles para localizar comida, resta-se saber se os cachorro também utilizam eles para essa finalidade, já que não existem muitos estudos sobre isso.

The post Você sabe pra que serve os bigodes dos cachorros? appeared first on Climatologia Geográfica.

Brasileiros conquistam medalhas de ouro em competição internacional de matemática

Posted: 08 Oct 2014 02:07 PM PDT

Climatologia GeoográficaEstudantes brasileiros foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática, e conquistaram 3 medalhas de ouro e 1 de prata na 6° Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática.

Os ganhadores foram Davi Lopes, de Fortaleza, conquistando a medalha de ouro, André Macieira Braga Costa, de Belo Horizonte e Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, de Brasília, também conquistaram ouro. Rafael Kazuhiro Miyazaki, de São Paulo, recebeu a de prata.

Com 53 estudantes participando, a competição contou com pelo menos até 4 competidores, do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador.

Fonte: Revista Galileu

The post Brasileiros conquistam medalhas de ouro em competição internacional de matemática appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!