quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Economia agroexportadora brasileira – Geografia Enem

Posted: 29 Oct 2014 06:35 PM PDT

Economia agroexportadora brasileira

"A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa. Não se trata de deslocamentos de população provocados por pressão demográfica – como fora o caso da Grécia – ou de grandes movimentos de povos determinados pela ruptura de um sistema cujo equilíbrio se mantivesse pela força – caso das migrações germânicas em direção ao ocidente e sul da Europa"

(…) (Furtado, Formação Econômica do Brasil, 1987, Ed. Nacional).

O Brasil tem na estruturação da sua formação econômica, como referência maior, o fato da sua condição agroexportadora, ainda que como colônia de Exploração.

A pressão europeia contra Portugal e Espanha, pela ocupação das terras americanas no hemisfério sul, fez aflorar a condição açucareira como base para efetivar tal ocupação.

O massapé é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino, constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses. A condição climática da Zona da Mata garantiu os primeiros passos da agroexportação brasileira.

A explosão da Segunda Revolução Industrial ecoou na Amazônia brasileira, ávida pelo látex.

A busca no Brasil central pelo ouro de aluvião e pela lavra das Minas de Sudeste transferiu o eixo econômico de Norte e Nordeste e o estabilizou em manchas de terras roxas do Vale do Paraíba e adjacência, com o ciclo do café.

As "ilhas" econômicas que surgiram no Brasil Colônia, através dos diversos ciclos, foram o embrião para a formação econômica do país.

O Complexo Açucareiro

Geografia Enem

A Sociedade

A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios. Cabia-lhe dar proteção à família, recebendo, em troca, lealdade e deferência.

Estrutura de produção

- monocultura

- latifúndio

- mão de obra escrava

- produto voltado para exportação

Nas principais regiões produtoras de açúcar, litoral da Bahia e de Pernambuco, foram rapidamente instaladas dezenas de unidades produtoras, os engenhos.

Dica 1 – Estude sobre os Modos Produtivos em mais esta aula de Geografia Enem. Entenda a evolução da cadeia produtiva ao longo da história da humanidade – http://blogdoenem.com.br/evolucao-dos-modos-produtivos-geografia-enem/

Entendido como o conjunto formado pelas terras (canaviais, pastagens e matas) e demais instalações onde se processava a produção do açúcar, o engenho era o centro de gravitação da vida do mundo açucareiro. Ao lado destes, existiam também as pequenas unidades, voltadas para a produção de melaço, rapadura e aguardente, denominadas engenhocas ou molinetes.

Fatores do êxito

- posição geográfica favorável

- mão de obra escrava

- domínio da tecnologia de produção

- farto capital holandês

- mercado europeu em expansão

O declínio da economia açucareira

Na segunda metade do século XVI, teve início o pro¬cesso de decadência da economia açucareira, diretamente relacionada à concorrência da produção antilhana. Nessa área da América colonial, os holandeses, depois de terem sido expulsos do Brasil, em 1654, montaram um complexo produtor de açúcar, onde desenvolveram técnicas modernas, possibilitando o aumento da produtividade, um custo menor de produção e, consequentemente, um menor preço para o mercado.

Dica 2 – Revise tudo sobre a Urbanização no Brasil e fique pronto para as questões de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/

Com isso, o Brasil, que até então tinha uma relação de monopólio com o mercado de açúcar, não se adaptou à nova relação de concorrência. Da condição de primeira exportadora mundial de açúcar, a colônia portuguesa passava a ocupar a quinta posição entre os principais produtores, recuperando uma posição de destaque, um século depois, ou seja, no final do século XVIII, dentro do Renascimento Agrícola.

A Mineração do período colonial

Geografia Enem

Desde o final do século XVI, na capitânia de São Vicente, o Brasil já tinha conhecido uma escassa exploração mineral do chamado ouro de lavagem, que, em razão da baixa rentabilidade, foi rapidamente abandonada.

Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de ter promovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro.

A mineração, marcada pela extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grosso e principalmente Minas Gerais, atingiu o apogeu entre os anos de 1750 e 1770, justamente no período em que a Inglaterra se industrializava e se consolidava como uma potência hegemônica, exercendo uma influência econômica cada vez maior sobre Portugal.

Marcada por criar riqueza na Europa e deixar no Brasil um sem número de buracos – a mineração cria condições para o surgimento de centros populacionais importantes na Região Sudeste.

A Rigidez Fiscal

Nesse mesmo período, em que na América espanhola o esgotamento das minas irá provocar uma forte elevação no preço dos produtos, o Brasil assistia a passagem da economia açucareira para mineradora, que, ao contrário da agricultura e de outras atividades, como a pecuária, foi submetida a uma rigorosa disciplina e fiscalização por parte da metrópole.

Já por ocasião do escasso e pobre ouro de lavagem achado desde o século XVI, em São Vicente, tinha-se promulgado um longo regulamento estabelecendo a livre exploração, embora submetida a uma rígida fiscalização, onde a coroa reservava-se o direito ao quinto, ou seja, a quinta parte de todo ouro extraído. Com as descobertas feitas em Minas Gerais na região de Vila Rica, a antiga lei é substituída pelo Regimento dos Superintendentes, Guardas-mores e Oficiais Deputados para as Minas de Ouro, datado de 1702. Esse regimento se manteria até o término do período colonial, apenas com algumas modificações.

A Exploração das Jazidas

Havia duas formas de extração aurífera: a lavra e a faiscação.

1) As lavras eram empresas que, dispondo de ferramentas especializadas, executavam a extração aurífera em grandes jazidas, utilizando mão de obra de escravos africanos.

2) A faiscação era a pequena extração representada pelo trabalho do próprio garimpeiro, um homem livre, de poucos recursos, que excepcionalmente poderia contar com alguns ajudantes.

A Extração de Diamantes

A extração mineral não se restringiu apenas ao ouro. O século XVIII também conheceu o diamante, no vale do rio Jequitinhonha, sendo que, durante muito tempo, os mineradores que só viam a riqueza no ouro, ignoraram o valor desta pedra preciosa, utilizada inclusive como ficha para jogo.

Dica 3 – Relembre sobre os aspectos do Brasil através da Geografia Política em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-geografia-politica-geografia-enem/

Somente após três décadas, o governador das Gerais, D. Lourenço de Almeida enviou algumas pedras para serem analisadas em Portugal, que imediatamente aprovou a criação do primeiro Regimento para os Diamantes, que estabeleceu como forma de cobrar o quinto, o sistema de capitação sobre mineradores que viessem a trabalhar naquela região.

O principal centro de extração da valiosa pedra foi o Arraial do Tijuco, hoje Diamantina em Minas Gerais,

Consequências Da Mineração

A atividade mineradora no Brasil, como já dissemos, provocou uma alteração na estrutura colonial, ou seja, provocou mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais.

As mudanças econômicas

Para começar, a mineração mudou o eixo econômico da vida colonial do litoral nordestino para a região Centro-Sul; incentivou a intensificação do comércio interno, uma vez que se fazia necessário o abastecimento da região das minas – aumento da produção de alimentos e da criação de gado; surgimento de rotas coloniais garantindo a interligação da região das minas com outras regiões do Brasil.

Por estas rotas, as chamadas tropas de mulas levavam e traziam mercadorias. Entre estas mercadorias, destaque para o negro africano, transportado da decadente lavoura açucareira para a região das minas.

Houve também um enorme estímulo à importação de artigos manufaturados, em decorrência do aumento populacional e da concentração de riquezas.

As mudanças sociais

Como dito acima, houve um enorme aumento populacional nas regiões das minas. Tal crescimento demográfico altera a composição e estrutura da sociedade. A sociedade passa a ter um caráter urbano e se multiplica o número de comerciantes, intelectuais, pequenos proprietários, funcionários públicos, artesãos. A sociedade mineradora passa a apresentar uma certa flexibilidade e mobilidade – algo que não existia na sociedade açucareira. Inicia-se o processo de uma relativa distribuição de riquezas.

A sociedade torna-se mais politizada, graças à vinda de imigrantes e, com eles, a entrada das ideias iluministas – liberdade, igualdade e fraternidade.

A Decadência

Na segunda metade do século XVIII, a mineração entra em decadência com a paralisação das descobertas. Por serem de aluvião, o ouro e diamantes descobertos eram facilmente extraídos, o que levou a uma exploração constante, fazendo com que as jazidas se esgotassem rapidamente.

A Economia cafeeira

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Por tudo que representou, podemos considerar a economia cafeeira como o grande divisor de águas no processo da formação econômica do Brasil.

O esgotamento da atividade mineradora disponibilizou a mão de obra escrava. Com custo menor que atividade açucareira, pois a abundância de terras garantia um investimento menor, a atividade cafeeira, introduzida a partir da Baixada fluminense, ganhou mais espaço pelo Vale do Paraíba, estendendo-se até Minas Gerais e Espírito Santo.

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Uma nova gestão comercial se insere no cenário nacional, diferente da colonial. A evolução para a República acaba garantindo expansão, que sofre seu primeiro tropeço com as Leis abolicionistas. No entanto, prontamente substituída por forte processo imigratório, essa nova mão de obra chega ao Brasil com condições diferentes do negro transplantado da África para o Brasil. Oriunda de um continente que já vivenciava etapas mais avançadas no seu processo produtivo – o imigrante garante situação diferenciada de produção. Estrutura de transporte (ferrovia), exportação (porto) fazem a atividade crescer.

O curto espaço de tempo em que a produção cafeeira se estabeleceu foi suficiente para encerrar as constantes crises econômicas observadas desde o Primeiro Reinado. Depois de se fixar nos mercados da Europa, o café brasileiro também conquistou o paladar dos norte-americanos, fazendo com que os Estados Unidos se tornassem nosso principal mercado consumidor. Ao longo dessa trajetória de ascensão, o café, nos finais do século XIX, representou mais da metade dos ganhos com exportação. Somente a Crise de 1929 (Bolsa de Valores de Nova Iorque) fez economia cafeeira frear seu crescimento. Mesmo assim, até hoje, divide com a Colômbia a excelência do café mundial.

Não podemos negar a importância da acumulação de capital do ciclo do café para o processo de Industrialização do Brasil.

A borracha na Amazônia

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A segunda Revolução Industrial coloca nas ruas o transporte de combustão interna. Com ele, a borracha passa a ocupar espaço importante na pauta de exportações do país. O Brasil passou a exportar toneladas de borracha, principalmente para as fábricas de automóveis norte-americanas. As principais regiões produtoras de borracha eram os estados do Pará e Amazonas, utilizando a extração do látex das seringueiras, que havia em abundância na região da floresta amazônica

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Hevea brasiliensis (seringueira)

Esta rápida expansão da produção de borracha atraiu grande quantidade de trabalhadores para a região, principalmente nordestinos que fugiam da seca nordestina e estavam em busca de emprego e melhores condições de vida.

Na primeira década do século XX, o Brasil tornou-se o maior produtor e exportador mundial de borracha. Em 1910, por exemplo, chegou a exportar, aproximadamente, 40 mil toneladas do produto.

Este crescimento econômico da região amazônica foi acompanhado de significativo desenvolvimento urbano. Muitas cidades surgiram e outras se desenvolveram como, por exemplo, Manaus. O comércio interno aumentou significativamente e a renda dos habitantes melhorou. Esta euforia contribuiu para a construção de casas, prédios públicos, estradas, teatros e escolas.

A produção asiática e a criação da borracha sintética acabaram por diluir o ciclo na Região Norte do país.

O Renascimento Agrícola

No final do século XVIII, o Brasil conhece um período denominado Renascimento Agrícola, marcado pela decadência da atividade mineradora e pelo retorno das atividades agrícolas para o processo de acumulação de capitais. A seguir os fatores deste renascimento agrícola:

- esgotamento da exploração aurífera e decadência da região da minas;

- processo de independência dos EUA ( 1776 );

- processo da Revolução Industrial na Inglaterra;

- política de fomento agrícola patrocinada pelo marquês de Pombal.

Saiba mais sobre Economia agroexportadora brasileira  nesta aula do canal LIGADOno ENEM, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

O transporte ferroviário no Brasil, da segunda metade do século XIX ao início deste, mereceu prioritariamente o interesse estatal e particular. As condições históricas relacionadas com ampliação da rede em ritmo crescente foram:

a) a expansão da cafeicultura, principalmente em São Paulo, e o escoamento da produção para o exterior.

b) reservas de minérios de ferro, do quadrilátero ferrífero, pouco acessíveis e demasiado distantes dos centros urbanos mais expressivos.

c) políticas de industrialização de reflorestamentos.

d) capitais externos em busca de lucros para a indústria automotiva e para as empresas distribuidoras de petróleo.

e) devastação de pinhais para extração de madeira para a produção de papel.

Questão 2

(UnB) Observe as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. A principal característica da economia brasileira, segundo Celso Furtado, na primeira metade do século XX, é a emergência de um sistema cujo principal centro dinâmico é o mercado interno.

II. Ao desenvolvimento industrial brasileiro que sucede à prosperidade cafeeira, corresponde uma acentuada concentração regional de renda.

III. A integração do Nordeste à economia industrializada obedece a um planejamento prioritário que se iniciou no governo Vargas

a) I, II e III são corretas

b) I, II e III são incorretas

c) I e II são corretas

d) I e III são corretas

e) II e III são corretas

Questão 3

(FUVEST) – Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:

a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração

b) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil, e foi fator de diferenciação da sociedade

c) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal

d) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil

e) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou a sua exploração

Questão 4

(MACK) – Ao contrário da América espanhola, o Brasil não oferecia, no século XVI, a riqueza dos metais preciosos, daí a solução açucareira para colonizar a nova terra. A estrutura econômica montada caracterizava-se por:

a) ser voltada para a exportação, exigindo vultuosos capitais e numerosa mão de obra para a instalação dos engenhos

b) utilizar trabalho livre e assalariado já que era abundante a oferta de mão de obra em Portugal

c) organizar-se em pequenas propriedades, visando à subsistência e ao atendimento do mercado interno

d) dar preferência à escravidão indígena, já que a Igreja protegia os negros africanos

e) ser a produção açucareira totalmente financiada, transportada e refinada pela burguesia portuguesa

Questão 5

(Coladaweb.com/ [modificada]) Observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I – O apogeu da borracha deu-se em torno de 1870, no Brasil República, com imensas áreas de árvores endêmicas nas Matas de Igapó da Floresta Amazônica

II – Quando o método da vulcanização foi descoberto, a borracha começou a ser utilizada para fins industriais, e como as grandes empresas, como a "Goodyear" ou "Pirelli", tinham clientes que almejavam muito mais a qualidade e a durabilidade que qualquer outra coisa em um pneu, a demanda externa pelo produto da Hevea brasiliensis aumentou, e a economia daquela época elevou-se extraordinariamente.

III – Para escoar a produção da borracha da Bolívia e do estado do Mato Grosso foi projetada a estrada de ferro Madeira-Mamoré, que originalmente teria 600 km e que teria uma empresa inglesa como sua construtora.

IV – Em 13 anos de obras, várias empresas assumiram a construção da ferrovia, mas apenas 364 km ficaram prontos, e ainda assim foi durante a decadência do ciclo da borracha, ligando o nada a coisa nenhuma e matando mais de 20.000 pessoas, ficando essa parte da história para sempre imortalizada na obra "Mad Maria", de Márcio Sousa.

V – O Acre se tornou o maior produtor mundial de borracha, mas não viveu o auge, pois em pouquíssimos anos a produção asiática passou a produção brasileira por estar mais bem organizada.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas as afirmativas Ie II estão corretas

c) Apenas as afirmativas II , III e V estão corretas

d) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas

e) Todas as afirmativas estão corretas

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Revolução Mexicana e Chinesa – História Enem

Posted: 29 Oct 2014 06:06 PM PDT

Revolução Mexicana e Chinesa

Revolução Chinesa

A revolução Chinesa ocorreu entre 1949 e 1962. Podemos atribuir entre suas causas, dois movimentos: a luta de camponeses, em busca de terras e o povo chinês, em busca de independência nacional.

Com os comunistas no poder, a China estava devastada pela luta contra o domínio japonês. Além disso, viveram uma longa Guerra Civil. A fome nas cidades e a escassez do campo também contribuíram para esta revolução.

O líder chinês, Mao Tsé-Tung, iniciou uma reforma agrária e buscou dividir propriedades entre os camponeses, em busca da substituição das grandes propriedades. O comunismo influenciou a economia e a cultura chinesa, mudanças como a abolição do casamento, a emancipação da mulher, igualdade entre os sexos, entre outras medidas de grande impacto e boa aceitação foram influências da União Soviética. Esta proveitosa relação entre URSS e a China, finalizou-se com a morte de Stalin.

De certa forma, o principal objetivo destas transformações consistia no aumento de produtividade. Porém, esse grande salto, não ocorreu conforme esperado. A classe camponesa ficou insatisfeita, e com a queda das colheitas, a fome foi grande causadora de revoltas.

Dica 1 – Já estudamos sobre a Era Vargas ainda na República Velha. Revise nesta aula de História Enem sobre a Constituição de 1937, a Censura e o fim do Estado Novo – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-2-historia-enem/

Em 1966, uma revolta cultural tomou forma, marcando significativamente os rumos da revolução chinesa. Mao Tse-Tung permanecia no poder, porém o partido encarava uma crise e forte oposição.

A morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, fez com que os moderados voltassem ao poder. O sucessor, Deng Xião-Ping, adotou uma política econômica e desenvolvimentista, permitindo avanços na tecnologia e a entrada de capital estrangeiro na China.

Revolução Mexicana

Teve início em 1910, no México. Esta luta armada ocupa importante lugar na história mexicana.

Seus antecedentes estão ligados ao político Porfírio Diaz, que governou o México de forma ditatorial desde 1876. Esta situação prolongou-se por 34 anos, período no qual o México obteve crescimento econômico e estabilidade política.

Após alguns conflitos resultantes da insatisfação de setores da população, Diaz anunciou que terminaria sem mandato sem tentar reeleição. Fernando Madero aparece como candidato à presidência, realizando discursos por todo o México. Os planos de Diaz mudaram, e este tentou reeleição. Perseguiu o político Madero, prendendo-o acusado por sedição.

Após fuga da prisão, Madero busca tomar o poder de Porfírio Diaz, e uma série de conflitos armados acontecem. Porfírio finalmente renunciou o poder, e exilou-se na França.

Novas eleições foram convocadas em 1911, e Madero conseguiu subir ao poder.

Dica 2 – Estude sobre a Era Vargas, no período conhecido como República Velha, em mais uma aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-historia-enem/

Desde o começo do mandato de Fernando Mandero, este teve diferenças com outros líderes revolucionários. Levantamentos provocados por estas diferenças ocorreram por toda a parte, contra o governo maderista, até que em 1913, através de um movimento contrarrevolucionário, encabeçado por Félix Díaz, Bernardo Reyes e Victoriano Huerta, conseguiu por em prática um golpe de estado. O levantamento militar, conhecido como a Decena Trágica, culminou com o assassinato de Madero. A partir daí, Huerta assumiu a presidência, o que ocasionou a reação de vários chefes revolucionários.

Estas lutas e conflitos políticos armados no território mexicano demoraram muito para chegar ao fim, e até hoje não se chegou a um consenso na historiografia sobre a data do fim desta revolução. Alguns historiadores atribuem o fim ao ano de 1917, com a proclamação da Constituição Mexicana. Já outros afirmam ter sido em 1920, com a presidência de Afonso de La Huerta.

Saiba mais sobre a Revoluções Chinesa nesta aula do canal Mundo ENEM ., disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Qual o nome do conflito que afetou a China, situada entre os anos de 1949 e 1962?

a) Revolução da China

b) Revolta Chinesa

c) Revolução Chinesa

d) Guerra de Mao Tsé-Tung

e) Revolta dos Malês

Dica 3 – Relembre sobre Brasil República: Crise e Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem. Preparado para o Exame? Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-crise-e-tenentismo-historia-enem/

Questão 02

Entre as causas da Revolução Chinesa, podemos citar:

a) luta entre as classes burguesas e a nobreza.

b) revoltas populares causadas pela crise econômica na China.

c) a luta dos camponeses em busca de terras, e a luta dos chineses em busca da independência nacional.

d) conflitos entre a China e o Japão.

e) participação da China na Primeira Guerra Mundial.

Questão 03

Como é chamado o levantamento militar, que culminou no assassinato de Fernando Madero, na Revolução Mexicana?

a) La Revolución Del México

b) Decena Trágica

c) Revolta Mexicana

d) Porfiriato

e) Convenção de Aguascalientes

Questão 04

Qual o político que após prisão e consequente fuga, lutou pelo poder do México, e resultou no exílio do governante anterior?

a) Porfírio Diaz

b) Fernando Madero

c) Francisco Villa

d) Afonso de La Huerta

e) Bernardo Reyes.

 

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Inscrição e circunscrição da esfera – Aula de Matemática Enem

Posted: 29 Oct 2014 05:40 PM PDT

Inscrição e circunscrição da esfera

Vamos apresentar os casos mais importantes de esferas inscritas ou circunscritas aos sólidos geométricos:

a. Esfera inscrita ao cubo: observe que as arestas do cubo equivalem ao diâmetro da esfera. Sendo a = aresta do cubo e R o raio da esfera, então: a = 2R.

Matemática Enem

b. Esfera circunscrita ao cubo: a diagonal do cubo equivale ao diâmetro da esfera.

Assim 5888.png

figura_76.jpg

c. Esfera inscrita ao cilindro: a altura do cilindro equivale ao diâmetro da esfera.

Assim, h = 2R. Observe também que o raio do cilindro ( r ) é igual ao raio da esfera.

figura_77.jpg

d. Esfera circunscrita ao cilindro:

figura_78.jpg

Saiba mais sobre Inscrição e circunscrição da esfera nesta aula do canal o kuadro, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Seja 36 π o volume de uma esfera circunscrita a um cubo. Então, a razão entre o volume da esfera e o volume do cubo é:

a)

5902.png

b)

5912.png

c)

5916.png

d)

5920.png

e)

5925.png

Dica 1 – Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio com mais esta aula de Matemática Enem. Revise tudo sobre as Esferas – http://blogdoenem.com.br/esfera-matematica-enem/

Questão 02

Bolas de tênis são vendidas, normalmente, em embalagens cilíndricas contendo 3 unidades.

figura_79.jpg

Supondo-se que as bolas têm raio a em centímetros e tangenciam as paredes internas da embalagem, o espaço interno dessa embalagem que NÃO é ocupado pelas bolas é, em cm³:

a)

5940.png

b)

5948.png

c)

5972.png

d)

5961.png

e)

5979.png

Dica 2 – Tire todas as suas dúvidas sobre o Tronco de Pirâmide e Tronco de Cone em mais esta aula de revisão para prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/tronco-de-piramide-e-cone-matematica-enem/

Questão 03

Um vaso em forma de cilindro circular reto tem medida de raio da base 5cm, altura 20cm e contém água até a altura de 19cm (despreze a espessura das paredes do vaso). O maior número de esferas de aço, de 1cm de raio, que podemos colocar no vaso a fim de que a água não transborde é:

a) 14

b) 15

c) 16

d) 17

e) 18

Dica 3 – Relembre tudo sobre as características dos Cones em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cones-matematica-enem/

Questão 04

Considere uma esfera inscrita num cubo. Dentre as alternativas abaixo, a melhor aproximação

para a razão entre o volume da esfera e o volume do cubo é:

a) 2/5

b) 1/2

c) 3/5

d) 2/3

e) 3/4

Questão 05

A área total de um cubo é 216cm². Então, o volume da esfera inscrita nesse cubo é:

a) 216π

b) 36π

c) 16π

d) 288π

e) 243π

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Jogos Digitais: Curso de Graduação e Mercado de Trabalho

Posted: 29 Oct 2014 02:54 PM PDT

O mercado de jogos digitais está superaquecido graças a popularização dos games e a expansão de empresas interessadas na criação e desenvolvimento. Seja para comercializar estes produtos, seja para divulgar sua marca.

Até mesmo o nicho educacional está de olho em uma fatia deste mercado, devido ao grande interesse do público jovem. Cursos de graduação em Jogos Digitais fazem sucesso entre nerds e descolados. Mas, há desafios para a profissão e no mercado de trabalho.

Se você se interessou pela profissão, tenha em mente que é necessário se envolver de verdade com o mercado durante e após o curso, pois é fundamental estar sempre atualizado. Leia revistas, blogs e portais sobre games e não se esqueça de fazer do videogame seu fiel companheiro.

Dica 1 – Vai encarar este curso? Antes de confirmar sua opção veja as notas de corte no Sisu para Jogos Digitais, Midias Digitais, e tambem para cursos na área de Design, Comunicação e Engenharias. Tudo aqui: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Graduação em Jogos Digitais

Outra porta de oportunidades para quem se forma no curso de graduação em Jogos DIgitais é trabalhar com  Apliativos para jogos em tablets e celulares. No Brasil, este é o mercado que mais se expande por conta do baixo custo e facilidade de jogá-los. Por isso, adicione esses aplicativos a sua lista para jogá-los sempre que puder, mas não vá se esquecer de estudar!

O que faz um desenvolvedor de jogos digitais? – O desenvolvedor de jogos digitais trabalha com todo o processo de criação de um jogo, desde roteiro e desenho de personagens, até a programação. Para que este profissional seja completo, ele precisa dominar todas as etapas desse processo.

Perfil do profissional – Além da capacidade de planejar jogos digitais, o profissional deve ter uma visão profunda de empreendedorismo e marketing de games. Saber lidar com diferentes linguagens e fórmulas de programação também é um requisito. Para que o jogo saia conforme o planejado, outra parte fundamental é o roteiro. Por fim, é importante saber liderar e gerenciar equipes multidisciplinares envolvidas.

Dica 2 – Você é bom de Matemática? Para trabalhar como programador de games é preciso ser um craque nesta matéria. Veja aqui as melhores dicas de Matemática nas Apostilas Gratuitas de Pré-Vestibular e de Enem: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Mercado de trabalho – Embora o mercado esteja aquecido, sobram vagas para bons programadores e roteiristas de jogos. Não basta ter o diploma, é preciso ser um craque naquilo que faz.
No curso é possível escolher entre o tecnólogo e o bacharelado. Apesar de os dois profissionais atuarem no mesmo mercado, as atividades de ambos são complementares.
Existem alguns nichos em que o profissional pode atuar. Por exemplo, algumas empresas desenvolvem jogos para treinar seus funcionários através de simulações. Na área de educação, o interesse é pelos jogos digitais, já que eles podem entreter e ao mesmo tempo ensinar.

Além disso, há um grande índice de aprovação do uso de tecnologia, principalmente, entre os jovens. Também há jogos que fazem simulações mais complexas, como de voos, de carros, etc.
A cada ano que passa, existem mais pessoas no mercado habilitadas para trabalhar na criação de jogos. Os estados com maior destaque são Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O salário inicial gira em torno de R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00.

Graduação em Jogos DigitaisO Curso – O curso busca introduzir o aluno desde os primeiros semestres à realidade da profissão, fazendo com que ele esteja por dentro do mercado, incentivando-o não só a jogar, mas principalmente a buscar informações sobre games através de notícias e críticas.

Os alunos também trabalham projetos em grupos de maneira a se aproximar ainda mais da profissão e a criar afinidade com as funções que deverão exercer seja trabalhando por conta própria ou em empresas. O bacharelado tem duração de 4 anos. Já o técnico, de 2 a 3 anos.
Componentes curriculares:
Bacharelado Aborda a criação de forma geral, portanto como dura cerca de 4 anos, o aluno verá uma variedade de matérias e dentre elas: Roteiro, Desenho, Linguagem visual, Áudio e vídeo, Programação, Matemática para jogos, Física dos jogos

Tecnólogo - Como se trata de um curso mais rápido, que visa inserir o mais breve possível o profissional no mercado de trabalho, o currículo geralmente é formado por disciplinas voltadas para a programação. Algumas disciplinas estudadas são: Algoritmo e programação, Matemática, Física para jogos digitais, Computação gráfica, Realidade virtual, Inteligência artificial, Sistemas operacionais.

E depois da faculdade? – Por existir uma enorme quantidade de matérias que compõe a grade curricular, o profissional de jogos digitais possui um amplo leque de opções no campo de atuação:
Áudio – Trabalhar na criação de sons e efeitos para os jogos.
Roteiro – Criar roteiros dos jogos, definindo tema, gênero (aventura, ação, terror, educacional, etc.) e descrevendo o cenário, número de jogadores e estilo do jogo (primeira ou segunda pessoa), regras e requerimentos do sistema.
Ilustração – Desenhar de personagens, cenários e situações.
Modelagem em 2D e 3D – Fazer o acabamento e animação, criar e incorporar iluminação e fazer o tratamento de superfícies em jogos de duas ou três dimensões.
Programação – Programar recursos do jogo utilizando linguagem de programação, noções de matemática e algoritmos para que o personagem interaja com o cenário de forma convincente e para que os comandos sejam feitos no tempo certo através do controle.
Vinheta – Criar vinhetas para o mercado usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual.

Onde estudar? –  As dicas do Blog são: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Tecnológico em Jogos Digitais – Minas Gerais, MG; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – Tecnológico em Jogos Digitais – São Paulo, SP
Centro Universitário Senac (Senac SP) – Tecnológico em Jogos Digitais – São Paulo, SP
Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – Design de Games – São Paulo, SP

Veja aqui neste vídeo como é o curso de Jogos Digitais:

Mari Silva trabalha como redatora freelancer há dois anos e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita.
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História – Os 10 temas que mais caem no Enem e no Vestibular

Posted: 29 Oct 2014 02:10 PM PDT

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos Vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas. São conteúdos de fundamentos de cada área ou disciplina e que podem ser articulados com assuntos mais atualizados. E, no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares.

Estude na lista abaixo 10 tópicos entre os mais prováveis de aparecerem em sua próxima prova. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercicios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

01

Revolução Industrial: o cotidiano nas fábricas

Vamos continuar a relembrar o conteúdo sobre a Revolução Industrial? Nesta aula você fica sabendo como era o cotidiano nas fábricas. Cai no Enem e nos vestibulares do todo o Brasil.

http://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-enem-historia/

02

História Enem – As missões jesuíticas

É hora de relembrar o conteúdo sobre as missões jesuíticas. Você sabe o que era uma missão jesuítica? Cai no Enem e nos vestibulares de todo o Brasil! Então, vamos revisar!

http://blogdoenem.com.br/historia-missoes-jesuiticas/

03

Guerra dos emboabas: a disputa pelo ouro no Brasil Colônia

Vamos rever o conteúdo sobre a guerra dos emboabas? Nesta aula você fica sabendo como e porque esta disputa pelo ouro agitou a região mineradora das Minas Gerais.

http://blogdoenem.com.br/guerra-emboabas-disputa-ouro-brasil/

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04

Absolutismo: Como os reis tornaram-se tão poderosos?

Veja o que foi o Absolutismo e saiba como os reis na Europa do século XVII tornaram-se tão poderosos. O mais famoso deles foi o rei francês Luís XIV, o Rei Sol.

http://blogdoenem.com.br/absolutismo-reis-historia-enem/

05

Sociedade Mineradora: uma sociedade diversificada

É hora de relembrar o conteúdo sobre a sociedade mineradora. Nesta aula você vai entender porque esta sociedade era tão diversificada.

http://blogdoenem.com.br/sociedade-mineradora-historia-enem/

06

Iluminismo: a valorização da razão – História Enem

Chegou a hora de você relembrar o conteúdo sobre o Iluminismo. Este movimento filosófico valorizava a razão. Cai no Enem e nos vestibulares do todo o Brasil.

http://blogdoenem.com.br/iluminismo-historia-enem-2/

07

História Enem: A economia açucareira do Brasil colonial

Confira tudo sobre a economia açucareira do Brasil colonial. Nesta aula você fica conhecendo um pouco mais sobre a produção do açúcar na época colonial.

http://blogdoenem.com.br/economia-acucareira-brasil-colonial/

blogdoenem-apostilas

08

Mineração: o controle português sobre o ouro colonial

É hora de relembrar o conteúdo de história sobre a Mineração no Brasil colonial. Nesta aula você fica sabendo como ocorreu o controle português nas regiões das minas.

http://blogdoenem.com.br/mineracao-brasil-colonial-historia-enem/

09

Martinho Lutero: A Reforma Protestante e a Igreja católica

Vamos conhecer um pouco mais sobre Martinho Lutero e as críticas à Igreja católica? Você sabia que ele fundou uma nova religião?

http://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-protestante/

10

As Cruzadas: o movimento religioso da Idade Média

Vamos estudar sobre as Cruzadas? O movimento das Cruzadas faz parte do conteúdo sobre a Idade Média e Feudalismo.

http://blogdoenem.com.br/historia-cruzadas/

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Khan Academy: revise 20 temas de Matemática freqüentes no Enem

Posted: 29 Oct 2014 11:34 AM PDT

Os temas foram selecionadosno Brasil pela equipe da Fundação Lemann, e estão organizados pelas áreas de conhecimento de matemática: Conhecimentos algébricos, geométricos, numéricos, estatística e probabilidade. Nesse novo ambiente, o estudante encontravideoaulas e exercícios sobre esses assuntos, para praticar nessa reta final para o exame.

Para a estudante Maria Oliveira, de Piratini, no interior do Rio Grande do Sul, a Khan Academy tem ajudado bastante na preparação para o ENEM. "Eu aprendo praticando e o site permite isso. Assisto aos vídeos e depois faço as atividades propostas pela Khan Academy. A plataforma é espetacular", disse.

Khan Academy cria área de estudo com 20 temas recorrentes no Enem

Dica 1 – Veja aqui nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem os 10 temas que mais caem nas provas de Química do Enem: http://blogdoenem.com.br/quimica-temas-caem-enem-vestibular/

A estudante, que pretende cursar psicologia na Universidade Federal de Pelotas, também ressaltou que a média e a agilidade melhoraram com a ajuda do site. "Minha média na disciplina que era de 7 passou para 8,5, e passei a resolver os exercícios em menor tempo", completou.

Caso o estudante não encontre o conteúdo desejado na área exclusiva para o Enem, ele pode buscar ou navegar pelos outros conteúdos do site. No total, a plataforma reúne mais de 300 mil exercícios e mil videoaulas para se aprender matemática, de aritmética básica ao cálculo.

Dica 2 – Aprenda Probabilidade jogando RPG. Conteúdo de Matemática para o Enem desenvolvido com utilização de aulas Khan Academy para o Blog do Enem. Confira. http://blogdoenem.com.br/probabilidade-rpg-matematica-enem/

Além de ajudar os estudantes a dominar o conteúdo de matemática para o exame, a Khan Academy criou a campanha "Detone no Enem com a Khan Academy".

Para esta missão, recrutamos nove aliados que irão te ajudar a detonar na matemática para o Enem. Um time de peso capaz de te ajudar a entender os conteúdos mais desafiadores e a resolver os exercícios que mais caem no Enem e nos vestibulares. Depois de conhecer essa superliga de heróis, você vai descobrir que a matemática é sua aliada – além de concluir as provas com gostinho de vitória!

20 Temas de Matemática Recorrentes no Enem. Acesse aqui https://pt.khanacademy.org/math/enem

Conheça cada personagem da campanha em detalhes, e participe desta oportunidade de aprendizagem: http://fundacaolemann.org.br/novidades/detone-no-enem-com-a-khan-academy

"Essa seleção de conteúdos que são mais recorrentes no Enemé muito importante para os estudantes. Tanto para aqueles que ainda não sabem o que estudar e por onde começar, quanto para os alunos que estão em um estágio mais avançado precisando de uma revisão final", disse Lucas Rocha, coordenador de projetos na Fundação Lemann, parceira Global da Khan Academy e responsável pela tradução do site para o português.

Dica 3 – Revise Seno, Cosseno e Tangente para Enem ou Vestibular. Aula estruturada com vídeos da Khan Academy:  http://blogdoenem.com.br/seno-cosseno-tangente-enem-vestibular/

Post escrito pela equipe de Comunicação da Fundação Lemann, em cooperação com o Blog do Enem.

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Matemática – Os 10 temas que mais caem no Enem e no Vestibular

Posted: 29 Oct 2014 10:21 AM PDT

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos Vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas. São conteúdos de fundamentos de cada área ou disciplina e que podem ser articulados com assuntos mais atualizados. E, no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares.

Estude na lista abaixo 10 tópicos entre os mais prováveis de aparecerem em sua próxima prova. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercicios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

01

Transformação de números decimais para frações

Que tal rever como se faz a transformação de números decimais em frações? Essa parte da matemática causa muita confusão na hora da resolução das questões.

http://blogdoenem.com.br/decimais-fracoes-matematica-enem/

02

Operações na forma decimal – Matemática Enem

Sempre que você se depara com operações que contenham números com vírgula bate aquela dúvida de como resolver? Não se preocupe! O Blog do Enem preparou um super resumo.

http://blogdoenem.com.br/operacoes-decimal-matematica-enem/

03

Triângulos: Definições e Propriedades – Matemática Enem

Você lembra tudo sobre as definições e propriedades dos triângulos? Que tal relembrar? O Blog do Enem te ajuda a entender.

http://blogdoenem.com.br/triangulos-matematica-enem/

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04

Razão e Proporção, e Regra de Três Composta

Que tal relembrar como resolver os problemas de regra de três composta? O Blog do Enem te ajuda na compreensão do que é Razão e Proporção na matemática.

http://blogdoenem.com.br/razao-proporcao-matematica-enem/

05

Cálculo de Porcentagem: Matemática Enem

Você lembra como fazer o cálculo de porcentagem? Que tal relembrar? O Blog do Enem te ajuda a entender? Como? Estudando com um super resumo que preparamos para você.

http://blogdoenem.com.br/calculo-porcentagem-matematica-enem/

06

Perca o medo de resolver equações – Matemática

Saber resolver equações é essencial para qualquer vestibulando, especialmente em provas como as do ENEM e dos principais vestibulares.

http://blogdoenem.com.br/equacoes-matematica-enem/

07

Logaritmos: definição e propriedades

Que tal dar uma revisada em Logaritmo: definição e propriedades, para arrasar na prova de Matemática do Exame? O Blog do Enem preparou um super-resumo para você estudar.

http://blogdoenem.com.br/logaritmos-matematica-enem/

blogdoenem-apostilas

08

Equação Polinomial do 2º grau – Matemática Enem

Nesta aula de Matemática Enem vamos revisar sobre Estudo do Delta, Equação Polinomial do 2º grau e como resolver este tipo de equação. Vamos lá?

http://blogdoenem.com.br/equacao-2-grau-matematica-enem/

09

Ângulos e suas classificações – Matemática Enem

Preparado para enfrentar a prova de Matemática Enem? Revise os conceitos relacionados aos ângulos e suas classificações para gabaritar na prova.

http://blogdoenem.com.br/angulos-matematica-enem/

10

Intervalos em R – Matemática Enem

Fique preparado para gabaritar na prova de Matemática do Enem revisando o conteúdo que o Blog do Enem preparou para você, com esta aula completa sobre intervalos em R.

http://blogdoenem.com.br/intervalos-reais-matematica-enem/

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Pilhas: Células Galvânicas – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 29 Oct 2014 07:14 AM PDT

Pilhas (Células Galvânicas)

"Uma reação de oxidação-redução (redox) espontânea é usada para produzir eletricidade."

Oxidação é a perda de elétrons por um elemento químico, ou seja, aumento do seu número de oxidação.

Redução é o ganho de elétrons por um elemento químico, ou seja, diminuição do seu número de oxidação.

Ex.: Pilha de Zinco/Cobre.

Equação global

aula21_fig001.tif

Semi-reações

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Componentes de uma pilha

1. Cátodo® onde ocorre a redução, ou seja, onde os elétrons chegam. No exemplo: (Cu).

No cátodo, ocorre eletrodeposição, ou seja, o cobre II é reduzido a Cu metálico aumentando a massa da placa de cobre.

2. Ânodo® onde ocorre a oxidação, ou seja, onde saem os elétrons. No exemplo: (Zn).

No ânodo, ocorre corrosão, ou seja, o Zn metálico é oxidado a Zn II o qual vai para a solução, diminuindo massa da placa de zinco.

3. Ponte salina

(a) separa fisicamente os compartimentos eletródicos.

(b) continuidade elétrica

química enem

Pilha Zn/Cu

Diagrama de uma pilha

aula21_fig005.tif

a representação normalmente coincide com o sentido do fluxo de elétrons.

Quando uma ponte salina está presente

Diferença de potencial (ddp) ou voltagem de uma pilha (E0)

"E0 é a voltagem medida em uma pilha quando todos os íons e moléculas em solução estão na concentração de 1 M e todos os gases na pressão de 1 bar" .

aula21_fig007.tif

Ex.:

aula21_fig008.tif

aula21_fig008.tif

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Quanto maior E0tot mais espontânea é a reação.

Saiba mais sobre Pilhas nesta aula do canal Me Salva!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFSM)

A cela combustível de hidrogênio-oxigênio usada em cápsulas espaciais gera energia e tem como único produto a água.

aula21_fig010.tif

Os potenciais-padrão das semi reações da cela combustível, a 25 ºC, são:

aula21_fig011.tif

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aula21_fig014.tif

Sobre essa cela, é correto afirmar que:

I- a concentração de O2(g) aumenta durante a reação.

II- o hidrogênio perde elétrons, portanto é o agente redutor.

III- o oxigênio recebe elétrons com facilidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas II e III.

Dica 1 – Relembre tudo sobre Equilíbrio Iônico em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-ionico-quimica-enem/

Questão 2

(UFSM)

Nos solos alagados, onde a concentração de oxigênio é baixa, os micro-organismos catalisam a decomposição da matéria orgânica utilizando o íon nitrato (NO3-) como agente oxidante.

Em solos alagados, a decomposição da glicose ocorre segundo a reação não-balanceada.

aula21_fig015.tif

Nessa reação de oxirredução:

I. o íon nitrato é um aceptor de elétrons.

II. o coeficiente estequiométrico do íon nitrato na equação balanceada é 6.

III. o coeficiente estequiométrico do CO2 na equação balanceada é 4.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I apenas.

b) II apenas,

c) III apenas.

d) I e II apenas.

e) I e III apenas.

Dica 2 – Tire todas as suas dúvidas e fique preparado para a prova de Química Enem com mais esta aula sobre o Equilíbrio Químico. – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-quimico-quimica-enem/

Questão 3

(ENEM)

Pilhas e baterias são dispositivos tão comuns em nossa sociedade que, sem percebermos, carregamos várias delas junto ao nosso corpo; elas estão presentes em aparelhos de MP3, relógios, rádios, celulares, etc. As semirreações descritas a seguir ilustram o que ocorrem em uma pilha de óxido de prata.

aula21_fig016.tif

Pode-se afirmar que esta pilha:

a) É uma pilha ácida.

b) Apresenta o óxido de prata como o ânodo.

c) Apresenta o zinco como agente oxidante.

d) Tem como reação de célula a seguinte reação:

Zn(s) + Ag2O(s) → ZnO(s) + 2 Ag(s).

e) Apresenta fluxo de elétrons na pilha do eletrodo de Ag2O para o Zn.

Dica 3 – Estude sobre os fatores que influenciam uma reação química e a Natureza dos Reagentes em mais uma aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/natureza-dos-reagentes-quimica-enem/

Questão 4

(ENEM)

O crescimento da produção de energia elétrica ao longo do tempo tem influenciado decisivamente o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação: o prejuízo ao meio ambiente.

Nos próximos anos, uma nova tecnologia de geração de energia elétrica deverá ganhar espaço: as células a combustível hidrogênio/oxigênio.

aula21_fig017.tif

Com base no texto e na figura, a produção de energia elétrica por meio da célula a combustível hidrogênio/oxigênio diferencia-se dos processos convencionais porque:

a) transforma energia química em energia elétrica, sem causar danos ao meio ambiente, porque o principal subproduto formado é a água.

b) converte a energia química contida nas moléculas dos componentes em energia térmica, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.

c) transforma a energia química em energia elétrica, porém emite gases poluentes da mesma forma que a produção de energia a partir de combustíveis fósseis.

d) converte a energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis em energia química, retendo os gases poluentes produzidos no processo sem alterar a qualidade do meio ambiente.

e) converte a energia potencial acumulada nas moléculas de água contidas no sistema em energia química, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.

Questão 5

(UDESC)

Uma importante aplicação das células galvânicas é seu uso nas fontes portáteis de energia a que chamamos de baterias. Considerando a reação espontânea de uma bateria alcalina descrita abaixo, é correto afirmar:

aula21_fig018.tif

a) Zinco metálico é o agente redutor, pois sofreu redução no ânodo, perdendo dois elétrons.

b) O óxido de manganês sofre oxidação no cátodo, ao ganhar dois elétrons.

c) O óxido de manganês sofre redução no ânodo, ao ganhar dois elétrons.

d) Zinco metálico é o agente redutor, pois sofreu oxidação no cátodo, perdendo dois elétrons.

e) Zinco metálico é o agente redutor, pois sofreu oxidação no ânodo, perdendo dois elétrons.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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