Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Natureza dos reagentes – Aula de Química Enem
- Resistência elétrica e as leis de Ohm – Física Enem
- Clarice Lispector – Aula de Literatura Enem
- Fontes de energia – Aula de Geografia Enem
- Engenharia de Computação: curso, profissão e mercado de trabalho
- Administração e Comércio Exterior: curso, profissão e o mercado
- República Oligárquica – Aula de revisão para História Enem
- Cilindros – Aula de revisão para Matemática Enem
- Cinética Química – Aula de revisão para Química Enem
- Corrente elétrica – Aula de revisão para Física Enem
Natureza dos reagentes – Aula de Química Enem Posted: 20 Oct 2014 06:06 PM PDT Natureza dos reagentes Quanto mais átomos são necessários separar, menor a velocidade de uma reação. Luz (energia fotoquímica) e eletricidade (energia elétrica) A luz e a eletricidade são fontes de energia para que a reação ocorra, logo, sob influência de intensidades luminosas e/ou elétricas maiores, maior a velocidade da reação. Ex.: Fotossíntese e fotólise (nas máquinas fotográficas antigas, filmes e chapas fotográficas). Superfície de contato Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior a velocidade das reações. Estados físicos dos reagentes Reações onde os reagentes encontram-se no estado gasoso, ou em solução aquosa são mais rápidas. Dica 1 – Que tal revisar tudo sobre Cinética Química e garantir a sua nota na prova de Química Enem? Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-enem/Quanto mais próximos os átomos e moléculas, maior o impedimento estérico (espacial) para que os reagentes se colidam. O solvente auxilia a separar as moléculas e possibilita que as colisões efetivas ocorram. Pressão Para reações gasosas, quanto maior a pressão, maior será o número de colisões entre os reagentes, logo mais colisões efetivas ocorrem em um período de tempo menor, o que aumenta a velocidade da reação. Temperatura O aumento da temperatura provoca um aumento na energia cinética dos reagentes, provocando um aumento no número de moléculas e partículas com energia suficiente para que a reação ocorra. Logo, tanto para reações endotérmicas como exotérmicas, o aumento da temperatura aumenta a velocidade da reação. (Regra de van't Hoff) Concentração dos reagentes Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a probabilidade de ocorrerem "colisões efetivas" o que aumenta a velocidade da reação. Catalisador É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, diminuindo a energia de ativação para a reação. Obs.: O catalisador altera o caminho reacional, porém não modifica a entalpia da reação. Dica 2 – Revise com a gente sobre as Propriedades coligativas das soluções nesta aula de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/propriedades-coligativas-das-solucoes-quimica-enem/O mesmo é regenerado ao final da reação. Gráfico incorreto Gráfico correto Catálise – reação com presença de catalisador Catálise homogênea – ocorre quando o catalisador forma um sistema monofásico com os reagentes. Reagentes e catalisadores na mesma fase. Catálise heterogênea – ocorre quando o catalisador forma um sistema com mais de uma fase com os reagentes. Catalisado em diferente fase que os reagentes. Inibidor Catalisador negativo ou veneno da reação. Aumenta a energia de ativação de uma reação, de modo a diminuir a velocidade de uma reação. O inibidor pode se ligar ao sítio ativo da reação o inativando. Saiba mais sobre Natureza dos Reagentes nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFSM) Um comprimido efervescente de vitamina C intacto, pesando 5 g, quando colocado em um copo contendo água a 25 ºC, será dissolvido em dois minutos. Considerando essa informação, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das proposições. ( ) Se o comprimido efervescente estiver em pequenos pedaços, o tempo de dissolução também será de dois minutos, pois a massa continua sendo 5 g. ( ) O tempo de dissolução do comprimido efervescente intacto mantém-se quando o comprimido for dissolvido em água a 40 ºC ou a 25 ºC, pois a área de contato é a mesma. ( ) Quanto maior a superfície de contato do comprimido efervescente com a água, maior o número de colisões favoráveis, portanto maior a velocidade de dissolução. ( ) O aumento da temperatura diminui a energia de ativação, diminuindo, portanto, o tempo de dissolução. A sequência correta é: a) V-F-V-V; b) F-V-F-V; c) V-V-F-V; d) F-F-V-F; e) V-V-F-F. Dica 3 – Você sabe tudo sobre Concentração das Soluções? Revise com mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem! – http://blogdoenem.com.br/concentracao-das-solucoes-quimica-enem/Questão 2 A água é uma das mais importantes substâncias do planeta Terra, tanto para os processos vitais como para os físico-químicos. No estado líquido e sólido, cobre mais de dois terços do pleneta e, na forma gasosa, é constituinte da atmosfera. Os organismos vivos originaram-se em meio aquoso e se tornaram dependentes dele no decurso da evolução. A água é o solvente universal, pois possibilita a maioria das reações químicas. Assim, o conhecimento de suas propriedades físico-químicas é essencial para o estudo de suas funções na natureza. REICHARDT, K, TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Ed. Manole, 2004. (adaptado) Considere a reação: 2H2(g) + O2(g) 2H2O(g) Considere a reação citada inicialmente e assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmações a seguir. ( ) A adição de um catalisador afeta a entalpia da reação ( ) A adição de um catalisador aumenta a velocidade de formação de H2O(g) e não é consumido no processo. ( ) A adição de um catalisador faz com que um maior número de moléculas de H2(g) e O2(g) adquira condições de reagir, pois reduz a energia de ativação. A sequência correta é: a) F – V- F b) F – V – V c) V – F – V d) F – F – F e) V – F – F Questão 3 Para aumentar a octanagem dos combustíveis, pode ser usado um catalisador contendo platina finamente dividida, suportada em Al2O3. Nesse caso, o pentano contido na gasolina, que tem um teor de octanas de 62, transforma-se em 2-metilbutano, com teor de octanas de 94. Assim, analise as afirmações I. Platina suportada em Al2O3 aumenta a velocidade da reação sem ser consumida durante o processo. II. Trata-se de um caso de catálise heterogênea, pois nem todos os componentes se encontram na mesma fase. III. A energia de ativação da reação não sofre modificação pela adição do catalisador. Está(ão) correta(s) a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) apenas II e III Questão 4 Na pólvora, o salitre (KNO3), o carvão e o enxofre são utilizados na sua forma pulverizada. Analise as seguintes afirmações em relação à velocidade de explosão da pólvora: I. Na temperatura ambiente, a velocidade é rápida, pois a energia de ativação é alta. II. A velocidade depende apenas da temperatura. III. A pulverização dos reagentes aumenta a velocidade. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Questão 5 A queima de gasolina nos motores produz, em maior quantidade, dióxido de carbono (CO2) e água. Porém, devido a impurezas na gasolina, são formados também os seguintes subprodutos (poluentes e tóxicos): monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2). Para diminuir a emissão, os escapamentos dos automóveis foram aperfeiçoados. A fabricação desses escapamentos é realizada de modo que espécies químicas (principalmente metais preciosos, paládio-molibdênio) são adicionadas na fabricação deles. Esses metais auxiliam na transformação dos poluentes (CO, NOx) em compostos menos prejudiciais à saúde (CO2 e N2). Tais metais atuam diminuindo a energia necessária para essas transformações ocorrerem. Em consideração à ação dos metais preciosos, podemos dizer que eles atuam como ____________ dessa reação. a) Inibidores. b) Venenos. c) Modificadores. d) Catalisadores biológicos. e) Catalisadores.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Natureza dos reagentes – Aula de Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Resistência elétrica e as leis de Ohm – Física Enem Posted: 20 Oct 2014 05:41 PM PDT Resistência elétrica – as leis de Ohm Em todo aparelho elétrico, encontramos algo em comum entre eles, que é o fato de funcionarem com eletricidade. É necessário passar uma corrente elétrica pelo aparelho para que ocorra seu funcionamento. Esta corrente elétrica percorre algo que chamamos de circuito elétrico. Um circuito é definido como o conjunto de componentes elétricos, ligados entre si através de fios, e alimentados por um gerador (aparelho que irá fornecer a corrente elétrica, podendo ser uma pilha, uma tomada, etc.). Um dos componentes fundamentais no circuito é o resistor. A imagem abaixo mostra resistores utilizados em circuitos elétricos. Como o próprio nome já diz, o resistor é um componente que resiste (dificulta) a passagem de corrente elétrica. Esta capacidade de resistir à passagem de corrente é chamada de resistência elétrica e pode ser calculada através da razão da diferença de potencial U aplicada no resistor pela corrente i que passa pelo resistor. No SI, a tensão U é medida em volts, e a corrente i é medida em amperes, e com isso a resistência é medida em volts por amperes, que recebe uma denominação especial de ohm (Ω), em homenagem ao físico que estudou os resistores, Georg Simon Ohm. Dica 1 – Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/A notação utilizada nos circuitos elétricos para representar resistor é a da figura abaixo: Primeira lei de Ohm O físico alemão, Georg Simon Ohm (1787 – 1854), fez experiências com condutores metálicos e verificou que a razão da diferença de potencial aplicada nos terminais do condutor pela corrente, que era estabelecida, era sempre constante; ou seja, variando-se a tensão, a corrente variava na mesma proporção. Ele, desta forma, estabeleceu que todos os condutores que obedeciam essa proporção eram chamados de resistores ôhmicos. Se fizermos um gráfico da tensão em função da corrente para um resistor ôhmico, temos o gráfico de uma reta, como podemos ver no gráfico abaixo. Já os resistores não ôhmicos apresentam um gráfico onde a tensão não varia linearmente com a corrente, como mostrado no seguinte gráfico: Dica 2 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/Segunda lei de Ohm Esta lei define a resistência elétrica de um fio como sendo proporcional à razão entre o comprimento L do fio pela área de sua secção reta A. Esta proporção está relacionada com a resistividade elétrica do material ρ, um valor que depende de cada material. Desta forma, temos a segunda lei de ohm como sendo a seguinte equação: Lembramos que o comprimento L deve ser medido em metros (m), e a secção reta A em metros quadrados (m²). A resistividade elétrica está relacionada com outra propriedade do material, que é a sua condutividade elétrica. Esta é exatamente o contrário da resistividade. A condutividade define o quanto um material é capaz de conduzir corrente elétrica, é pode ser calculada como o inverso da resistividade elétrica: Saiba mais sobre Resistência Elétrica nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFMG) Este gráfico mostra como varia a tensão elétrica em um resistor mantido a uma temperatura constante em função da corrente elétrica que passa por esse resistor. Com base nas informações contidas no gráfico, é correto afirmar que: a) a corrente elétrica no resistor é diretamente proporcional à tensão elétrica. b) a resistência elétrica do resistor aumenta quando a corrente elétrica aumenta. c) a resistência do resistor tem o mesmo valor qualquer que seja a tensão elétrica. d) dobrando-se a corrente elétrica através do resistor, a potência elétrica consumida quadruplica. e) o resistor é feito de um material que obedece à Lei de Ohm. Dica 3 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/Questão 2 (UFJF-MG) Medidas da corrente elétrica em função da diferença de potencial aplicada foram realizadas em dois resistores de metais diferentes, encontrando-se os resultados relacionados abaixo. Durante as medidas, a temperatura dos resistores foi mantida constante. Nestas condições são feitas as afirmativas: I. Somente o resistor 1 obedece à lei de Ohm. II. Somente o resistor 2 obedece à lei de Ohm. III. Um dos resistores tem resistência elétrica com valor de 4,36 Ω é (São) verdadeira(s): a) I b) II c) III d) I e III e) II e III Questão 3 (ACAFE-SC) Suponha que você mude de São Paulo, onde a tensão da rede é 110V, para Florianópolis, onde a tensão na rede é 220V, e traga consigo um aquecedor elétrico. Você pode manter a mesma potência do aquecedor substituindo a resistência original de 8,0Ω por uma outra, cujo valor, em Ω, seja: a) 16 b) 12 c) 4 d) 2 e) 64 Questão 4 (UEL-PR) Para variar a potência dissipada por aparelhos tais como chuveiros, aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes, são projetados resistores com diferentes resistências elétricas. Em um projeto, um fio condutor de comprimento l e de diâmetro da seção transversal D teve reduzidos à metade tanto o seu diâmetro quanto o seu comprimento (conforme está representado na figura). O que acontecerá com a resistência R' do novo fio, quando comparada à resistência R do fio original? a) b) c) d) e) Questão 5 (Mackenzie-SP) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de um outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua seção transversal tem raio igual à metade do raio da seção transversal do fio B. A relação entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é: a) 0,25. b) 0,50. c) 0,75. d) 1,25. e) 1,50.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Resistência elétrica e as leis de Ohm – Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Clarice Lispector – Aula de Literatura Enem Posted: 20 Oct 2014 05:21 PM PDT Clarice Lispector Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e morreu no Rio de Janeiro. Veio morar para o Brasil quando era recém-nascida. Casou-se com um diplomata e morou em vários países. Obra Perto do coração selvagem (recusado por uma editora, acabou sendo premiado); O lustre; A cidade sitiada; A maça no escuro; A paixão segundo G. H.; Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres; Água viva; Felicidade Clandestina; Onde estiveste de Noite?; A hora da estrela. Dica 1 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/Características da obra Clarice trouxe muitas inovações para a literatura, tanto no que diz respeito à temática tanto no que se refere à estrutura narrativa. Não aparecem temas regionalistas em sua obra e sim a sondagem psicológica do indivíduo, a análise de suas angústias e seus dramas existenciais. Clarice Lispector é o nome mais significativo do romance introspectivo. O principal eixo de sua obra é o questionamento do ser, o "estar-no-mundo", a pesquisa do ser humano. “Não tem pessoas que cosem para fora? Eu coso para dentro”. Assim explicava a autora seu ato de escrever. Na linguagem, há uma certa preocupação com a revalorização das palavras: dá-lhes uma roupagem nova, explorando os limites do significado, trabalhando metáforas e aliterações. Manifesta uma grande preocupação com aquilo que está escrito nas entrelinhas. Mas já que se há de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas. O melhor ainda não foi escrito. O melhor está nas entrelinhas. A linearidade da narrativa (começo, meio, fim) não importa. Interessa-lhe a narrativa baseada na memória, nas emoções, isto é, no "fluxo da consciência" do narrador. Os diálogos são em pequeno número, dando lugar ao monólogo interior, que é uma das técnicas adequadas à análise introspectiva. Dica 2 – Com algumas mudanças no contexto social do Brasil, o Modernismo é considerado em três momentos. Estude agora sobre a 2a fase para prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/modernismo-segundo-momento-literatura-enem/A hora da estrela Em A hora da estrela, Clarice Lispector produz um texto que apresenta dois eixos: o drama de Macabéa, pobre moça alagoana engolida pela cidade grande, e o drama do narrador, duelando com as palavras e os fatos. Poderíamos afirmar que se trata de uma narrativa de caráter social e, ao mesmo tempo, uma profunda e angustiada reflexão sobre o ato de escrever. O crítico Eduardo Portella chegou a questionar se A hora da estrela não estaria revelando uma nova Clarice Lispector, "exterior e explícita", para concluir que "a moça alagoana é um substantivo coletivo" por personificar um drama em que ela deixa de ser um transeunte anônimo, solitário e inconsequente, para adquirir o sentido incômodo de uma provocação em aberto. Com relação à construção da narrativa, existe um narrador que dificulta a localização de sua voz, misturando-a com a das outras personagens. Saiba mais sobre Clarice Lispector nesta aula do canal tvbrasil, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Textos para questão 01 "As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será tarde demais: as coisas serão ditas sem eu as ter dito. Ou, pelo menos, não era apenas isso. Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de muitas histórias." "(…) Na verdade era uma vida de sonho. Às vezes, quando falavam de alguém excêntrico, diziam com a benevolência que uma classe tem por outra: "Ah, esse leva uma vida de poeta". Pode-se talvez dizer, aproveitando as poucas palavras que se conheceram do casal, pode-se dizer que ambos levavam, menos a extravagância, uma vida de mau poeta: vida de sonho. Não, não era verdade. Não era uma vida de sonho, pois este jamais os orientara. Mas de irrealidade. Dica 3 – Revise tudo sobre Humor e garanta a sua nota em Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude com a gente e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/humor-literatura-enem/Questão 01 Com base nos fragmentos acima transcritos, extraídos de contos do livro "Felicidade clandestina", de Clarice Lispector, considere as seguintes afirmativas: 1. Narrar ou deixar de narrar, avaliar de diferentes maneiras um mesmo fato narrado são hesitações frequentes dos narradores de Clarice Lispector. Como nos fragmentos acima, também em outros contos prioriza-se a abordagem da vida interior, própria ou alheia, revelando sutis alternâncias de percepção da realidade. 2. O aspecto metalinguístico do primeiro fragmento não está presente em todos os contos, mas é fundamental para algumas narrativas, dentre as quais "Os desastres de Sofia", que trata da complexa relação entre uma menina e o professor que a ajudou a perceber a força da palavra escrita. 3. Como em "Os obedientes", também nas outras narrativas de "Felicidade clandestina" homens e mulheres passam por idênticas angústias. Na ficção de Clarice Lispector, as diferenças entre a percepção masculina e a feminina não são tematizadas, pois o ser humano está sempre condenado a viver num mundo incompreensível. 4. O desfecho surpreendente do conto "Os obedientes", com o suicídio da esposa, reforça a visão crítica dos narradores de Clarice Lispector sobre a rotina da vida doméstica, nunca observada como uma "vida de sonho". 5. Na ficção de Clarice Lispector, apenas as personagens adultas têm consciência de seus processos interiores. As crianças e adolescentes sofrem o impacto de novas descobertas, mas sua inocência os afasta de qualquer comportamento perverso e os protege dos riscos de viver mais intensamente. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras. Texto para questão 02. Tudo o que aqui escrevo é forjado no meu silêncio e na penumbra. Vejo pouco, ouço quase nada. Mergulho enfim em mim até o nascedouro do espírito que me habita. Minha nascente é obscura. Estou escrevendo porque não sei o que fazer de mim. Quer dizer: não sei o que fazer com meu espírito. O corpo informa muito. Mas eu desconheço as leis do espírito: ele vagueia. Meu pensamento, com a enunciação das palavras mentalmente brotando, sem depois eu falar ou escrever – esse meu pensamento de palavras é precedido por uma instantânea visão sem palavras, do pensamento – palavra que se seguirá, quase imediatamente – diferença espacial de menos de um milímetro. Antes de pensar, pois, eu já pensei. (Clarice Lispector. Um sopro de vida.) Assinale a opção que corresponde, no trecho, ao pensamento de Clarice Lispector sobre a criação literária. a) A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote e adeus. b) Não colhas no chão o poema que se perdeu. c) Vozes da infância, contai a história da vida boa que nunca veio. d) Pensar é a concretização, materialização do que se pré-pensou. e) O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente. Questão 03 O modo de Clarice Lispector ver a criação literária guarda relação com o momento histórico em que ela escreve. Em outros momentos históricos, outras relações ocorreram. Assinale a opção correta. a) O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. b) O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. c) O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. d) O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. e) O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. Questão 04 Assinale a alternativa incorreta sobre Clarice Lispector. a) Clarice Lispector pertence à terceira fase do Modernismo e trabalha com a prosa psicológica. b) Nos contos da autora, os personagens têm poucas ações. c) No nível da linguagem, percebe-se certa preocupação com a revalorização das palavras, dando-lhes uma roupagem nova. d) A autora desenvolve um enredo rico em episódios de ação externa. e) Sua obra apresenta como principal sustentáculo o questionamento do ser, o "estar-no-mundo", o intimismo e a pesquisa do ser humano. A próxima questão refere-se ao texto a seguir. "Ainda estava sob a impressão da cena meio cômica entre sua mãe e seu marido, na hora da despedida. Durante as duas semanas da visita da velha, os dois mal se haviam suportado; os bons dias e as boas tardes soavam a cada momento com uma delicadeza cautelosa que a fazia querer rir. Mas eis que na hora da despedida, antes de entrarem no táxi, a mãe se transformara em sogra exemplar e o marido se tornara o bom genro. 'Perdoe alguma palavra mal dita', dissera a velha senhora, e Catarina, com alguma alegria, vira Antônio não saber o que fazer das malas nas mãos, gaguejar — perturbado em ser o bom genro. 'Se eu rio, eles pensam que estou louca', pensara Catarina franzindo as sobrancelhas. 'Quem casa um filho perde um filho, quem casa uma filha ganha mais um', acrescentara a mãe [...]." Questão 05 Com base no texto, é correto afirmar que Catarina: a) Sente um certo tédio por ser obrigada a participar do episódio de despedida de sua mãe. b) Diverte-se observando o constrangimento do marido e da mãe no episódio da despedida. c) Embora ansiasse pela partida da visitante, sente muita tristeza ao final da visita da mãe. d) Certifica-se de que a mãe e o marido, para sua tristeza, jamais poderiam manter um bom relacionamento. e) Compartilha do sofrimento vivenciado pela mãe e pelo marido na hora em que se despedem.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Clarice Lispector – Aula de Literatura Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Fontes de energia – Aula de Geografia Enem Posted: 20 Oct 2014 05:00 PM PDT Fontes de energia A energia hidráulica, que representa 32,5 % do consumo energético do país, ainda é subaproveitada: apenas 25% do potencial hidroelétrico foi aproveitado até 1990 para a obtenção de energia elétrica. Restam 75% do potencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontes de energia. Mas no tocante à produção de eletricidade, a fonte hidráulica ganha longe das demais: cerca de 93% da energia elétrica do país provém de usinas hidrelétricas e apenas 7% é fornecido por usinas termelétricas. As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que o homem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis, isto é, que podem ser aproveitadas indefinidamente, tais como a biomassa, a energia hidráulica, a solar, os ventos, etc.; e as não-renováveis, constituídas pelos recursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem a esgotar-se, como é o caso do petróleo, do carvão mineral, do urânio, e do xisto betuminoso. As fontes de energia não-renováveis portanto, apresentam o problema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ou séculos. Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que as fontes renováveis. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão, são os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte de responsabilidade pela poluição atual dos oceanos, da atmosfera, dos solos e rios. Energia e Indústria A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notável aumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dos pré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, pois para haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além de matérias-primas – minérios, madeiras, etc. No Brasil, notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial, com mais de 40% do total. Em segundo lugar, vêm os transportes, com mais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, o setor residencial, o comércio e o setor público. Energia hidroelétrica O potencial hidráulico brasileiro é considerado o 3° do mundo, e sua utilização, apesar de cerca de 70% desse potencial permanecer ainda aproveitado, tem sido intensa, pois cerca de 93% da eletricidade do país provém das usinas hidrelétricas. Como podemos observar, a energia hidráulica pode perfeitamente suprir todas as necessidades brasileiras de eletricidade até bem depois do ano 2000. E ela apresenta uma série de vantagens em relação à em usinas termelétricas e atômicas. Uma delas é que a água não se esgota, outra que seu custo operacional é menor que o das usinas nucleares e termelétricas. Outra vantagem é o fato de ser menos poluente que essas outras formas de obtenção de eletricidade. A grande desvantagem das usinas hidroelétricas é o espaço que ocupa com o lago artificial imposto pela construção da usina: com o represamento do rio e a formação do lago, sempre há perda de bons solos agricultáveis e a necessidade de remoção de populações. Dica 1 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/O carvão mineral As maiores reservas nacionais de carvão mineral encontram-se no sul do país, em formações sedimentares do Paleozóico, e vão do Rio Grande do Sul ao Paraná. As jazidas de melhor qualidade encontram-se em Santa Catarina, de onde se extrai a maior parte de carvão utilizado no país. O Brasil é um país importador de carvão mineral, não tanto devido à carência desse produto e sim pelo fato de os altos-fornos das siderúrgicas necessitarem de carvão de boa qualidade, que não deixa resíduo. A energia nuclear No final da década de 60, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, em especial o acordo nuclear com a Alemanha, que vem sendo objeto de inúmeras críticas, por vários motivos:· Em primeiro lugar, foi uma decisão tomada de "cima para baixo", isto é, sem consulta à população e nem a associações científicas do país.· Em segundo lugar porque se percebeu que o argumento usado para assinatura do Acordo Nuclear era falso, pois o potencial hidráulico do país não estava se esgotando (como foi dito). Devemos lembrar, ainda, que os custos de construção e operação das usinas nucleares são bastante altos, cerca de 3 vezes mais que os de uma usina hidroelétrica equivalente. Além disso, os riscos que a energia nuclear envolve são muito enormes. Usina Nuclear de Angra dos Reis Dica 2 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/Outras fontes Além das fontes de energia anteriores, oferecem alguma importância para o Brasil outras fontes que são: • Xisto betuminoso. O Brasil é um dos países que possuem grandes reservas de xisto, localizadas principalmente na área da formação Irati, que vai de São Paulo até o Rio Grande do Sul. O aproveitamento desse minério ainda é muito pequeno devido a inúmeras dificuldades técnicas e ocorrências de poluição a serem superadas. • A lenha e o carvão vegetal sempre desempenharam um papel importante para a industrialização brasileira, tendo sido fonte básica para um grande número de indústrias. Mas sua importância foi decaindo com o tempo. Seu uso implica um desmatamento muito grande, e o reflorestamento da área desmatada torna a exploração dessa fonte inviável economicamente. • Energia solar. Essa fonte de energia mostra um futuro promissor no país, porém a tecnologia para uso dessa fonte encontra-se ainda em estágio incipiente. Seu uso mais comum, no Brasil, é para aquecimento de água em residências e hotéis. Entretanto, a tecnologia existente, ainda rudimentar, aproveita muito pouco da enorme quantidade de energia proveniente dos raios solares, além de ainda não dominar perfeitamente a técnica de armazenamento. Central eólica de Bom Jardim da Serra – SC Saiba mais sobre Fontes de Energia nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 01 (UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Há 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperação que previa a construção de oito centrais termonucleares, além de usinas de enriquecimento de urânio e de reprocessamento do combustível nuclear. Além das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema: a) risco de poluição ambiental b) inviabilidade da tecnologia adotada c) ausência de fontes de investimentos d) indisponibilidade de mão de obra qualificada Dica 3 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – http://blogdoenem.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/Questão 02 (UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso). Leia o texto abaixo. Biocombustíveis revolucionarão a geopolítica mundial. E o Brasil está no centro disso. Definitivamente não resta mais dúvida alguma que os biocombustíveis vieram pra ficar. Uma combinação inédita na história econômica mundial entre, de um lado, uma alta dos preços do barril de petróleo [...] e, de outro lado, o desenvolvimento de tecnologias de uso que asseguraram conforto e segurança ao consumidor final para mudar de combustível sem maiores traumas. Tudo isso levou-nos a um estágio decisivo em que nos encontramos hoje: o momento crítico para a conquista definitiva da credibilidade e consolidação dos biocombustíveis na matriz energética mundial. Disponível em: <www.biodieselbr.com>. Acesso em 06/07/2009. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta. a) Na categoria biocombustíveis estão incluídos, por exemplo, o álcool, o biodiesel, o petróleo, o querosene e o gás natural. b) A obtenção do biocombustível se dá a partir do chorume oriundo do processo de compactação do lixo orgânico. c) O biocombustível é uma alternativa viável que apresenta vantagens ambientais, econômicas e sociais, como a redução da poluição. d) A cana-de-açúcar é a única fonte da biomassa que pode ser aproveitada para a produção do biocombustível. e) Para a produção do biocombustível, o Brasil importa tecnologia em todo processo de produção devido à ausência de incentivos governamentais. Questão 03 (UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Para responder a essas questões, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Marque a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código: ( ) A preocupação com o meio ambiente e a possibilidade de esgotamento das fontes não renováveis de energia são fatores que levaram ao desenvolvimento da produção de biocombustíveis. ( ) O espaço físico do país favorece a produção de biocombustíveis, pelo fato de apresentar condições adequadas para o cultivo do milho e da beterraba, matérias-primas para a produção do etanol. ( ) A redução da área plantada destinada à produção de alimentos e o aprofundamento da questão fundiária constituem-se riscos socioeconômicos da produção de biocombustíveis. ( ) Os riscos ambientais são de intensa gravidade, na produção dos biocombustíveis, pois a expansão de policulturas compromete a biodiversidade dos ecossistemas regionais. Sobre a produção de biocombustíveis, no Brasil, é correto afirmar: a) V V F F b) F F V V c) V F V F d) V V V V Questão 04 (UFAL – Universidade Federal de Alagoas). "Os depósitos de carvão mineral localizam-se numa estreita faixa de terrenos paleozoicos que se alonga desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, quase sempre em contato com terrenos cristalinos do Escudo. Os maiores depósitos correspondem ao que se denominava Série Tubarão, que data do Carbonífero." Mas o carvão brasileiro apresenta uma série de inconvenientes, entre os quais podem ser mencionados: 1) o seu baixo poder calorífico; 2) o percentual de matérias voláteis; 3) os maiores depósitos não se encontram muito afastados do mar; 4) a possibilidade de exploração a céu aberto; 5) o fato de conter piritas de enxofre. Estão corretas apenas: a) 1 e 2 b) 2 e 4 c) 3 e 4 d) 1, 2, 3 e 5 e) 1, 2 e 5 Questão 05 Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico: I. No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termoelétricas. II. O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distâncias é ainda pouco conhecida no país. III. O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão. Está correto o que se afirma em: a) I apenas. b) II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Fontes de energia – Aula de Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Engenharia de Computação: curso, profissão e mercado de trabalho Posted: 20 Oct 2014 04:02 PM PDT A Engenharia da Computação é uma profissão que reúne um conjunto de conhecimentos que são usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O profissional de Engenharia da Computação, além de projetar e construir computadores e periféricos, também trabalha no desenvolvimento de produtos de serviços de telecomunicações. Dica 1 – Está interessado em fazer o curso de graduação em Engenharia da Computação? Veja também outras carreiras antes de se decidir: Engenharia Mecânica, Sistemas da Informação e também Medicina e Direito. Tudo sobre cada curso e profissão no Guia de Profissões: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/O curso de graduação em Engenharia da Computação – O curso de Engenharia da Computação traz matérias básicas de engenharia como matemática, cálculo, química e física, traz disciplinas específicas como linguagem de programação, circuitos lógicos, sistemas digitais, inteligência artificial, equações diferenciais, sistemas operacionais, desenho técnico, entre outros. A duração do curso de Engenharia da Computação é de 5 anos e inclui estágio supervisionado feito no último ano do curso. As principais empresas que recrutam estagiários nesta área são Empresas do setor de controle e automação; Empresas do setor eletroeletrônico; Empresas de sistemas de informação; e, Empresas de outros setores como mineração e petróleo. Dica 2 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de graduação em Engenharia da Computação, e outras carreiras também. Tudo aqui: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/Cursos de Engenharia da Computação com conceito 5 no Enade – O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
Saiba mais sobre o curso de Engenharia da Computação assistindo a este vídeo produzido pela Universidade de Fortaleza: Mercado de trabalho para Engenharia da Computação – Devido à grande presença da computação no Brasil e no mundo, a profissão de Engenharia da Computação está em alta. Além do campo de trabalho oferecido por empresas e indústrias, o profissional pode criar pequenas empresas e ser bem-sucedido nessa empreitada. É um mercado amplo e que está em constante ascensão. Dica 3 - Salários em alta para quem se forma em curso de graduação na area de Tecnologia da Informação. Você pode ganhar até R$ 17 mil. Veja aqui: http://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salarios/Para atuar no mercado o Engenheiro da Computação precisa estar registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Ao concluir o curso de formação, o profissional atuará em áreas de desenvolvimento de software e hardware, automação industrial, telefonia, redes de comunicação de dados, setor automobilístico e até mesmo aeronáutico. Como se percebe, trata-se de um campo extenso onde o profissional pode seguir dois caminhos: – Carreiras técnicas, onde lidera grandes projetos, ou – Carreira gerencial, onde assume postos de gerência e direção. O salário médio inicial é de R$ 4.068,00 segundo o CREA – SP. Dica 4: Não vacile e marque pontos na prova de Linguagens e de Redação no Enen. Entenda a conjugação de alguns verbos. http://blogdoenem.com.br/redacao-fuvest-conjugacao-verbos/Perfil do profissional após a formação – O profissional formado em Engenharia da Computação estará apto para atuar em suporte, no desenvolvimento de software e aplicativos, automação industrial e robótica, além de marketing e vendas e também como empreendedor autônomo. Para isso, é importante que este profissional esteja sempre atualizado com as últimas tecnologias, além de dominar a língua inglesa. Dentre algumas características do perfil do engenheiro de computação se destacam:
Post escrito por Lidiane Franqui. Redatora freelancer, autora do livro "O Poder de Cada Um". The post Engenharia de Computação: curso, profissão e mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Administração e Comércio Exterior: curso, profissão e o mercado Posted: 20 Oct 2014 10:43 AM PDT Com o objetivo de preparar profissionais capazes de utilizar a carreira administrativa para os negócios internacionais, o curso de Administração e Comércio Exterior tem sido cada vez mais procurado. Quem é o profissional de Administração e Comércio Exterior? – O profissional desta área é o responsável por negociar e mediar vendedores e compradores de diferentes países. Será capaz de realizar serviços administrativos voltados para o mercado internacional de bens e serviços. O bacharel ou tecnólogo em Administração e Comércio Exterior poderá atuar nas seguintes no agenciamento de carga, no marketing internacional, poderá ainda fazer cotações de moedas internacionais e produtos, servir de intermediário no fechamento de contratos entre empresas estrangeiras e prestar consultorias assessorando empresas de pequeno e médio porte que desejam iniciar uma carreira internacional. Dica 1 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/O Curso de graduação em Administração e Comércio Exterior – O aluno poderá ser bacharel ou tecnólogo e ambos os cursos possuem disciplinas exatas e específicas de comércio exterior. Para entender melhor como funciona o curso de graduação em Administração e Comércio Exterior, assista ao vídeo produzido pela Universidade de Fortaleza: Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
Dica 2 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você:http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/Mercado de trabalho para Administração e Comércio Exterior – O aumento de investimento do Governo na infraestrutura e da participação no mercado internacional tem favorecido os profissionais formados em Comércio Exterior. Para ter sucesso neste mercado apenas a formação acadêmica não é suficiente. É de grande importância buscar cursos de especialização sobre economia, principalmente dos principais países como China e Estados Unidos. Além disso, este profissional deve estar sempre informado sobre as mudanças sócio-político-econômicas ocorridas no mundo, uma vez que fará muitas viagens. O salário inicial segundo o Conselho Federal de Administração é de R$ 2.100,00. Dica 3 – Quer saber sobre as profissões que mais pagam bem no mercado de trabalho? Veja aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores também. http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/#02Perfil do profissional após a formação – Após a formação o profissional de Comércio Exterior será capaz de analisar os mercados, controlando de perto o processo de importação e exportação, além de conhecer a fundo as regras de legislação entre vários países. Para isso, cabe a este profissional uma visão sistêmica e completa das organizações, além de uma sólida formação com o capacitará para atuar no mercado de forma eficaz. Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, marketing digital e desenvolvimento pessoal. Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3 The post Administração e Comércio Exterior: curso, profissão e o mercado appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
República Oligárquica – Aula de revisão para História Enem Posted: 20 Oct 2014 08:32 AM PDT Brasil República República Oligárquica Governo de Prudente de Morais A eleição de Prudente de Morais, em 15 de novembro de 1894, simbolizou o retorno da classe latifundiária ao poder da nação. Uma das suas primeiras atitudes como presidente eleito, foi pacificar a Revolução Federalista, devolvendo estabilidade política à Região Sul. Porém, o presidente Prudente precisou enfrentar a chamada Guerra de Canudos, uma revolta popular ocorrida na região nordestina. Canudos O nordeste era dominado pela miséria e pela fome. Isto porque lá havia grande concentração de terras nas mãos dos fazendeiros, o que fazia com que os sertanejos nordestinos fossem expropriados. Esta situação devastadora, facilitou a ação dos chamados messias nordestinos, que eram pregadores dos sertões nordestinos que anunciavam catástrofes e salvação para àqueles que os seguissem. O mais importante destes homens messiânicos foi Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro. Conselheiro possuía um discurso contra a República e um grande número de seguidores, o que preocupou os poderes locais. Com o auxílio do governo, ataques foram feitos à cidade de Canudos. Quatro expedições e muitas mortes depois, enfim Canudos foi destruído. O saldo de mortos desta expedição "restauradora da civilização" foi de mais de vinte mil mortos. Fotografia de Flávio de Barros, de 1897 mostrando crianças com os soldados. O governo de Prudente de Morais foi marcado por crises econômicas, ainda veiculadas à política de encilhamento, inaugurada com a proclamação da República. Além disso, crises diplomáticas ocorreram com a Inglaterra, pois os ingleses decidiram tomar a Ilha da Trindade. O governo de Campos Sales Ao assumir o governo, encontrou um país politicamente estabilizado, porém severamente endividado. Preocupou-se, portanto, em estabilizar a situação econômica do país com negociações de dívida externa, cortes de despesas, aumento de impostos e diminuição de salários. Manuel Ferraz de Campos Sales conseguiu consolidar plenamente a "República dos Fazendeiros", idealizada por Prudente de Morais, pelos cafeicultores e pelo Partido Republicano Paulista. Governou entre 1898 e 1902, criando a chamada "Política dos Governadores", acordo no qual os governadores, em troca de aprovação das atas eleitorais, os deputados "eleitos" dariam apoio ao governo federal. No seu governo, o chamado "coronelismo" foi dominante. Os "coronéis" eram, neste contexto, chefes locais que negociavam com governos estaduais e federal, trocando favores por votos. Como o voto não era secreto neste período, era possível manipular os eleitores. Assim, o voto dos pobres era a barganha e moeda de troca dos coronéis. Uma verdadeira máquina eleitoral foi montada no governo de Campos Sales, não havendo nenhum tipo de órgão que fiscalizasse estas atitudes fraudulentas. Em seu governo, ocorreu o acordo conhecido como "política do café-com-leite", que consistia no apoio de São Paulo em relação à Minas Gerais na sucessão presidencial, e Minas Gerais apoiaria São Paulo para o plano seguinte, caracterizando um rodízio entre paulistas e mineiros no poder do país. Assim, as oligarquias permaneceram no controle da máquina do Estado. Inaugurando a política do café-com-leite, a sucessão presidencial ficou com o paulista, Rodrigues Alves. Rodrigues Alves (1902 – 1906) O governo de Rodrigues Alves iniciou com as finanças equilibradas, e com a máquina política devidamente configurada, por conta da Política dos Governadores. Avenida Central do Rio de Janeiro, em 1910. Imagem demonstra as reformas urbanas ocorridas no início do século XX. Uma das características marcantes do governo de Alves foi a preocupação com a recuperação do centro urbano do Rio de Janeiro, a então capital da República. Um grande esforço foi feito a fim de "europeizar" a capital. O presidente comandou a reurbanização e um novo saneamento para a cidade, derrubando centenas de prédios, a fim de abrir novas e largas avenidas. Inclusive o porto foi ampliado, devolvendo à cidade a condição de porta de entrada e cartão de visitas do país. É importante destacar que enquanto essas reformas tomavam conta da cidade, a parte mais pobre da população era automaticamente empurrada para as periferias, o que resultava numa crise social escondida por trás dos novos ares urbanos. O sanitarista Osvaldo Cruz organizou uma Campanha de Vacinação Obrigatória contra a Varíola. A reação da população, porém, foi longe daquela intencionada pelo sanitarista, uma vez que as pessoas achavam que a vacina transmitiria a doença, ao invés de evitá-la. Uma revolta por conta da imposição da vacina aconteceu, o que abalou os alicerces do país. A Revolta da Vacina, como ficou conhecida, contou com forte repressão. Retrato de Osvaldo Cruz. No governo de Rodrigues Alves destaca-se também a questão do Acre, onde o Brasil lutou com a Bolívia pelo domínio das terras da borracha. Esta questão teve fim com um acordo que estipulou o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas pelo território. O fim do governo de Alves teve a primeira crise de superprodução do café, o que fazia com que o preço da saca de café caísse devido à grande produção. Em 1906, o mineiro Afonso Pena assumiu o governo, conforme a política café-com-leite. Este governo caracterizou-se por medidas de proteção ao café, estímulo à imigração europeia, melhoria da rede ferroviária nacional e apoio às forças armadas. Em 1909, Afonso Pena faleceu e seu vice, Nilo Peçanha, assume a presidência. Os anos seguintes, foram marcados por grave crise política, uma vez que a política do café-com-leite foi rompida com as candidaturas de Rui Barbosa e Hermes da Fonseca, grande defensor das forças militares. Saiba mais sobre República Oligárquica nesta aula do canal PreparacaoDigital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Como ficou conhecido o conflito que envolveu a presença de messias na região do nordeste, durante o governo do presidente Prudente de Morais? a) Revolta dos Canhões b) Rebelião dos Coronéis c) Guerra de Canudos d) Luta Armada de Canudos e) Guerra Militar contra Messianismo Dica 1 – Relembre tudo sobre a Crise do Segundo Reinado nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/segundo-reinado-crise-historia-enem/Questão 02 Como era chamada a política instituída entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que resultava na alternância destes estados no poder do país? a) Política Mesclada b) Acordo de Canudos c) Política dos Governadores d) Política do Café-com-Leite e) Acordo Mineiro e Paulista. Dica 2 – Revise sobre o período conhecido como República Velha nesta aula de História Enem. Tire todas suas dúvidas para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-historia-enem/Questão 03 O governo de Rodrigues Alves é caracterizado por uma profunda transformação urbana. Estas transformações urbanas referem-se: a) ao processo de crescimento das cidades nordestinas, particularmente a cidade de Recife. b) ao processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro, particularmente à derrubada de cortiços para a construção da Avenida Central. c) ao movimento organizado dos moradores da cidade do Rio de Janeiro que se opuseram à construção da Avenida Central. d) à construção da Avenida Central na cidade de São Paulo e ao surgimento de um espaço moderno nos moldes europeus. e) ao processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro com o fim dos problemas de moradia na cidade Dica 3 – Estude sobre o Período Regencial, o momento histórico de muitos conflitos social e revoltas separatista em mais esta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/periodo-regencial-historia-enem/Questão 04 (MACKENZIE) – A hegemonia política dos Estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através: a) do apoio de grupos militares vinculados ao tenentismo. b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição. c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico. d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional. e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post República Oligárquica – Aula de revisão para História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Cilindros – Aula de revisão para Matemática Enem Posted: 20 Oct 2014 08:19 AM PDT Cilindros O conceito de cilindro é muito importante. Nas cozinhas, encontramos aplicações intensas do uso de cilindros. Nas construções, observamos caixas d'água, ferramentas, objetos, vasos de plantas, todos eles com formas cilíndricas. Aplicações práticas Os cilindros abaixo recomendam alguma aplicação importante em sua vida? Panelas Cilindros de mergulho Cilindros do motor de um carro Filtro cilíndrico Elementos Num cilindro, podemos identificar vários elementos:
Classificação dos cilindros circulares Cilindro circular oblíquo Apresenta as geratrizes oblíquas em relação aos planos das bases. Cilindro circular reto As geratrizes são perpendiculares aos planos das bases. Este tipo de cilindro é também chamado de cilindro de revolução, pois é gerado pela rotação de um retângulo. Cilindro equilátero É um cilindro de revolução cuja seção meridiana é um quadrado (G = H = 2r). Fórmulas Área da base Área lateral Área total Volume Saiba mais sobre Cilindros nesta aula do canal Descomplica , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Em um supermercado, para um determinado tipo de óleo, existem duas embalagens cilíndricas de tamanhos diferentes. A lata mais alta possui o dobro da altura da outra, porém, seu diâmetro é a metade do da lata mais baixa. Se a lata mais alta custa R$ 3,00 e a mais baixa R$ 4,50, é correto afirmar que: a) O conteúdo de óleo da lata mais baixa é 3/2 do conteúdo de óleo da mais alta. b) É mais econômico comprar a lata mais alta. c) O volume de óleo da lata mais baixa é a metade do volume de óleo da mais alta. d) O conteúdo de óleo das duas latas é o mesmo. e) Uma pessoa que levar 2 latas de R$ 3,00 em vez de uma de R$ 4,50 terá um prejuízo de R$ 1,50, pois estará levando a mesma quantidade de óleo. Dica 1 – Se você ainda não sabe o que é um poliedro, e que as Pirâmides são poliedros, então preparamos esta aula para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/piramide-matematica-enem/Questão 02 O proprietário de uma casa de lanches comprou bisnagas para servir maionese. Cada bisnaga tem a forma muito aproximada de um cilindro com 2 cm de altura e cujo diâmetro da base mede 5 cm. Pelo menos ______ dessas bisnagas serão necessárias para acondicionar 12 litros de maionese. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de forma a tornar verdadeira a sentença acima. a) 32 b) 35 c) 50 d) 51 e) 62 Dica 2 – Nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem você vai estudar a classificação, as nomenclaturas e os cálculos de volume e áreas dos Prismas – http://blogdoenem.com.br/estudo-dos-prismas-matematica-enem/Questão 03 A planificação de um cilindro circular reto permite fazer seu molde, a fim de poder reproduzi-lo. O molde do cilindro circular reto é composto por: a) dois retângulos. b) dois círculos. c) dois retângulos e dois círculos. d) dois retângulos e um círculo. e) um retângulo e dois círculos. Dica 3 – Você sabe tudo sobre os Polígonos Regulares? Revise as suas definições e classificações em mais uma aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/poligonos-regulares-matematica-enem/Questão 04 Um jogo para mantimentos é composto de 6 latas cilíndricas, todas com 10 cm de raio na base e com as alturas, em cm, representadas, respectivamente, pelos inteiros da sequência 10, 12, 14,…, 20. A capacidade total desse jogo de latas, em cm3, é: a) 900 π b) 1800 π c) 2000 π d) 9000 π e) 18000 π Questão 05 A figura abaixo representa um reservatório de água formado por três partes sobrepostas, todas com a forma de cilindro circular reto, com alturas iguais a x centímetros, com os raios das bases iguais a 100, 90 e 80 centímetros, e com eixos centrais coincidentes. Sabendo que o reservatório tem capacidade de 1000 litros, assinale o valor inteiro mais próximo de x. Dado: utilize π = 3,14. a) 13cm b) 16cm c) 19cm d) 10cm e) 22cm Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Cilindros – Aula de revisão para Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Cinética Química – Aula de revisão para Química Enem Posted: 20 Oct 2014 08:06 AM PDT Cinética Química É o estudo da velocidade das reações e os fatores que a alteram. aA + bB → cC + dD Velocidade média de uma reação É o quociente da variação da concentração molar (molaridade (mol/L)) de uma das substâncias dividida pela variação de tempo. Consumo: A e B Formação: C e D
onde Δ = concentração final menos a concentração inicial Velocidade da reação Equação da velocidade (medida experimentalmente) Considerando a reação: aA + bB → cC + dD V = K [A]n . [B]m Onde: n = ordem da reação em relação à A m = ordem da reação em relação à B Para reações elementares (ocorrem em apenas uma etapa): V = K[A]a . [B]b Energia de ativação É a diferença de energia entre o complexo ativado e os reagentes. Variação de energia no decorrer de uma reação. (a) Reação exotérmica e (b) Reação endotérmica. Teoria do estado de transição A2(g) + B2(g) 2AB(g) O estado de transição é [A2B2]≠ Saiba mais sobre Cinética Química nesta aula do canal Aulalivre.net , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 O ácido sulfuroso (H2SO3) reage com o oxigênio na atmosfera produzindo ácido sulfúrico H2SO3(g) + ½O2(g) → H2SO4(g) A velocidade dessa reação é aumentada 100 vezes na presença do catalisador Fe+3, presente na matéria particulada da atmosfera. Analise o gráfico que representa a reação citada: Sobre os caminhos I e II, são feitas as seguintes afirmações: I. Têm os mesmos complexos ativados. II. Possuem diferentes energias de ativação. III. Têm diferentes entalpias de reação. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas i e III. Dica 1 – Revise com a gente sobre as Propriedades coligativas das soluções nesta aula de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/propriedades-coligativas-das-solucoes-quimica-enem/Questão 2 O sulfato de manganês (MnSO4 ) é formado na solução do solo, quando o ânion sulfato (SO4-2) reage com o cátion Mn+2, segundo a reação Mn+2(aq) + SO4-2(aq) MnSO4(aq) A lei de velocidade dessa reação é v = k[Mn+2] [SO4-2] Se as concentrações molares dos íons Mn+2 e SO4-2 forem simultaneamente duplicadas, permanecendo as demais condições constantes, nota-se que a velocidade da reação: a) diminui pela metade. b) permanece constante. c) duplica. d) fica três vezes maior. e) fica quatro vezes maior. Dica 2 – Você sabe tudo sobre Concentração das Soluções? Revise com mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem! – http://blogdoenem.com.br/concentracao-das-solucoes-quimica-enem/Questão 3 A água é vital aos seres humanos, sendo assim um fator determinante para a existência de vida no planeta. Em determinada experiência, a reação de formação de água está ocorrendo com o consumo de 4 mols de oxigênio por minuto. Consequentemente, a velocidade de consumo de hidrogênio é de: a) 8 mols/minuto b) 4 mols/minuto c) 12 mols/minuto d) 2 mols/minuto e) 16 mols/minuto Dica 3 – Relembre tudo sobre Dispersões em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/dispersoes-quimica-enem/Questão 4 Apesar da formação de água a partir da reação do gás hidrogênio (H2) com o gás oxigênio (O2) ser termodinamicamente favorável, é necessário que altas energias (ex.: provenientes de descargas elétricas (raios)) sejam fornecidas para que a reação ocorra. Isso se deve, pois o complexo ativado da reação: a) possui mais energia que os reagentes ou os produtos. b) age como catalisador. c) sempre forma produtos. d) é composto estável. e) possui menos energia que os reagentes ou os produtos. Questão 5 Quando a água oxigenada (H2O2) fica muito tempo exposta à radiação ultravioleta (UV), a mesma é degradada à água (H2O) e gás oxigênio (O2). Nessa reação, a velocidade média, num certo intervalo de tempo, é de 8 mols/s em relação à água oxigenada. Qual é a velocidade em relação ao oxigênio nesse mesmo intervalo de tempo? a) 8 mols/s b) 16 mols/s c) 4 mols/s d) 2 mols/s e) 10 mols/s Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Cinética Química – Aula de revisão para Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
Corrente elétrica – Aula de revisão para Física Enem Posted: 20 Oct 2014 07:54 AM PDT Corrente elétrica Como já visto em aulas anteriores, todos os corpos materiais são compostos por átomos, que, por sua vez, são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Algo importante que devemos sempre lembrar é que apenas os elétrons (portadores de carga elétrica negativa) podem se locomover através da matéria. Porém, quando este fenômeno ocorre de forma natural? Quando temos materiais, que vamos chamar de condutores, ou seja, materiais que podem conduzir, transportar cargas elétricas. Desta forma, podemos definir corrente elétrica da seguinte forma: "Corrente elétrica é o movimento ordenado de portadores de carga elétrica". Vamos considerar um fio metálico, de cobre, por exemplo, que pode conduzir corrente elétrica. Definimos a intensidade de corrente elétrica i como sendo a quantidade de cargas elétricas Δq que atravessam a área de secção reta do fio em um certo intervalo de tempo Δt: No SI, medimos carga elétrica em Coulomb e tempo em segundos, desta forma, a corrente elétrica é o Coulomb por segundo (C/s), que recebe a denominação especial ampére (A) em homenagem ao físico e matemático francês André Marie Ampére. Muitas vezes, podemos encontrar um gráfico que nos fornece a corrente elétrica em função da variação de tempo. Podemos, através do gráfico, calcular a quantidade de carga elétrica transportada durante este intervalo de tempo, através do cálculo da área do gráfico. Saiba mais sobre Corrente elétrica nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (Unama-PA) Considere os seguintes dispositivos elétricos comuns em nosso cotidiano: uma bateria de automóvel, uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Nesta sequência, a corrente elétrica no interior de cada aparelho é constituída, exclusivamente, por movimento de: a) íons; elétrons; elétrons e íons. b) elétrons e íons; íons; elétrons. c) elétrons e íons; elétrons e íons; elétrons e íons. d) elétrons; elétrons; elétrons. e) íons; elétrons e íons; íons. Dica 1 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/Questão 2 (UERJ) Observe as configurações abaixo: Aquela que permite acender uma lâmpada de lanterna, usando uma pilha comum e alguns pedaços de fio, é a de número: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 Dica 2 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/Questão 3 (UNIFOR-CE) Um fio condutor, de secção constante, é percorrido por uma corrente elétrica constante de 4 A. O número de elétrons que passa por uma secção reta desse fio, em um minuto, é: a) 1,5. 1021 b) 4,0. 1020 c) 2,5. 1019 d) 1,5. 1018 e) 4,0. 1017 Dica 3 – Relembre tudo sobre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando – http://blogdoenem.com.br/forca-eletrica-e-lei-de-coulomb-fisica-enem/Questão 4 (UNIFOR-CE) Um círculo eletrônico foi submetido a um pulso de corrente indicado no gráfico. Durante esse pulso, a carga elétrica que fluiu no circuito, em coulombs, foi igual a: a) 1,3. 10-3 b) 2,6. 10-3 c) 3,0. 10-3 d) 6,0. 10-3 e) 1,2. 10-2 Questão 5 Em um cabo de energia, com uma área de secção reta A = 600 cm², formado por pequenos fios de área de secção reta a = 12 cm², passam 120 A de corrente. Calcule a quantidade de carga elétrica que atravessa cada um dos fios que compõem o cabo, em um minuto. a) 2,4 C b) 144 C c) 24 C d) 1440 C e) 240 C Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Corrente elétrica – Aula de revisão para Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário