sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Posted: 23 Oct 2014 03:44 PM PDT

Você tem interesse ou habilidade para o raciocínio lógico-matemático? Os cursos da área vinculada à computação exigem dos estudantes uma boa base em matemática para dar conta do recado. Quem entra com defasagem precisa fazer nivelamentos para acompanhar uma puxada como a do curso de graduação em Engenharia da Computação.

Dica 1- Veja aqui no Guia de Cursos de Graduação e de Mercado de Trabalho do Blog do Enemcomo são os cursos superiores em Computação, as profissões, e o mercado de trabalho também:  http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014 para graduação

As maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia da Computação (ou Engenharia Computacional) foram registradas nas seguintes universidades, pela ordem de mérito alcançada na pontuação dos candidatos que concorreram às vagas:

1º lugar – UFSCAR; São Carlos; Int; Ampla Concorrência; 800,94 pontos. 2º lugar – IFTM; Uberaba; Int; Ampla Concorrência; 790,67 pontos. 3º lugarUFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 780,32 pontos. 4ºlugar – UTFPR; Curitiba; Int; Ampla Concorrência; 768,01 pontos.5º lugar – UNB; Brasília; Int; Ampla Concorrência; 754,23 pontos.

Dica 2 – Quem mandar bem no próximo Enem ou Vestibular? Estude com Apostilas Pré-Vestibular e Enem Gratuitas. Aqui: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia da Computação foi registrada na disputa das vagas do câmpus de Salvador, na Universidade Federal da Bahia, com 624,76 pontos.

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Veja a tabela completa a seguir:

Curso de Graduação em Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – Janeiro 2014Nota de Corte
UFJFJuiz de ForaIntAmpla Concorrência723,28
UFJFJuiz de ForaIntCota racial, 1,5 SM665,1
UFJFJuiz de ForaIntCota racial. Renda livre695,96
UFJFJuiz de ForaIntEsc. pública, 1,5 SM680,58
UFJFJuiz de ForaIntEsc. pública, renda livre713,82
UFAMManausIntAmpla Concorrência677,41
UFAMManausIntCota racial, 1,5 SM642,57
UFAMManausIntCota racial. Renda livre667,71
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência713,84
UFBASalvadorNotCota Indígena esc.. pública624,87
UFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM661,69
UFBASalvadorNotCota racial. Renda livre673,84
UFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM655,67
UFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre671
UFPABelémMatAmpla Concorrência816,49
UFPABelémVespAmpla Concorrência803,46
UFPABelémMatCota racial, 1,5 SM669,74
UFPABelémVespCota racial, 1,5 SM670,02
UFPABelémMatCota racial. Renda livre691,4
UFPABelémVespCota racial. Renda livre698,66
UFPABelémMatCota Regional816,49
UFPABelémVespCota Regional803,46
UTFPRPato BrancoIntAmpla Concorrência710,58
UTFPRCuritibaIntAmpla Concorrência768,01
UTFPRPato BrancoIntCota racial, 1,5 SM637,46
UTFPRCuritibaIntCota racial, 1,5 SM652,97
UTFPRPato BrancoIntCota racial. Renda livre650,04
UTFPRCuritibaIntCota racial. Renda livre689,84
UTFPRPato BrancoIntEsc. pública, 1,5 SM654,68
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, 1,5 SM700,76
UTFPRPato BrancoIntEsc. pública, renda livre692,37
UTFPRCuritibaIntEsc. pública, renda livre745,64
CEFET MGBelo HorizonteIntAmpla Concorrência744,02
CEFET MGTimóteoIntAmpla Concorrência694,58
CEFET MGBelo HorizonteIntCota racial, 1,5 SM687,95
CEFET MGTimóteoIntCota racial, 1,5 SM665,18
CEFET MGBelo HorizonteIntCota racial. Renda livre726,28
CEFET MGTimóteoIntCota racial. Renda livre667,1
CEFET RJPetrópolisIntAmpla Concorrência701,73
CEFET RJPetrópolisIntCota racial, 1,5 SM631,52
CEFET RJPetrópolisIntCota racial. Renda livre687,88
CEFET RJPetrópolisIntEsc. pública, 1,5 SM685,35
CEFET RJPetrópolisIntEsc. pública, renda livre695,46
FURGRio GrandeIntAmpla Concorrência677,13
FURGRio GrandeIntCandidato com deficiência.577,54
FURGRio GrandeIntCota racial, 1,5 SM607,67
FURGRio GrandeIntCota racial. Renda livre636,39
FURGRio GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM630,98
FURGRio GrandeIntEsc. pública, renda livre667,55
IFCEFortalezaIntAmpla Concorrência711,8
IFCEFortalezaIntCota racial, 1,5 SM653,37
IFCEFortalezaIntCota racial. Renda livre664,36
IFCEFortalezaIntEsc. pública, 1,5 SM673,04
IFCEFortalezaIntEsc. pública, renda livre704,88
IFMGBambuíIntAmpla Concorrência679,44
IFMGBambuíIntCota racial, 1,5 SM634,54
IFMGBambuíIntCota racial. Renda livre642,26
IFMGBambuíIntEsc. pública, 1,5 SM665,14
IFMGBambuíIntEsc. pública, renda livre671,18
IFMTSedeIntAmpla Concorrência654,76
IFMTSedeIntCota racial, 1,5 SM571,18
IFMTSedeIntCota racial. Renda livre608,62
IFMTSedeIntEsc. pública, 1,5 SM659,88
IFMTSedeIntEsc. pública, renda livre643,96
IFTMUberabaIntAmpla Concorrência790,67
IFTMUberabaIntCota racial, 1,5 SM627,86
IFTMUberabaIntCota racial. Renda livre628,41
IFTMUberabaIntCota regional790,67
IFTMUberabaIntEsc. pública, 1,5 SM632,69
IFTMUberabaIntEsc. pública, renda livre660,28
IFTMUberabaIntProfessor rede pública790,67
UERGSGuaíbaIntAmpla Concorrência677,74
UERGSGuaíbaIntCandidato com deficiência.574,18
UERGSGuaíbaIntCota Social629,15
UFALMaceióVespAmpla Concorrência671,34
UFALMaceióMatAmpla Concorrência677,72
UFALMaceióMatCota racial, 1,5 SM646,8
UFALMaceióVespCota racial, 1,5 SM627,72
UFALMaceióMatCota racial. Renda livre656,4
UFALMaceióVespCota racial. Renda livre643,28
UFALMaceióVespEsc. pública, 1,5 SM639,46
UFALMaceióMatEsc. pública, 1,5 SM670,22
UFALMaceióVespEsc. pública, renda livre653,12
UFALMaceióMatEsc. pública, renda livre661,76
UFCSobralIntAmpla Concorrência680,62
UFCSobralIntCota racial, 1,5 SM629,98
UFCSobralIntCota racial. Renda livre633,42
UFCSobralIntEsc. pública, 1,5 SM632,62
UFCSobralIntEsc. pública, renda livre648,36
UFGGoiâniaNotAmpla Concorrência717,92
UFGGoiâniaNotCota racial, 1,5 SM672,98
UFGGoiâniaNotCota racial. Renda livre670,1
UFGGoiâniaNotEsc. pública, 1,5 SM708,06
UFGGoiâniaNotEsc. pública, renda livre693,2
UFGDDouradosIntAmpla Concorrência653,42
UFGDDouradosIntCota racial, 1,5 SM587,24
UFGDDouradosIntCota racial. Renda livre608,52
UFGDDouradosIntEsc. pública, 1,5 SM615,32
UFGDDouradosIntEsc. pública, renda livre633,66
UFMSCampo GrandeIntAmpla Concorrência695,48
UFMSCampo GrandeIntCota racial, 1,5 SM631,48
UFMSCampo GrandeIntCota racial. Renda livre646,23
UFMSCampo GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM666,04
UFMSCampo GrandeIntEsc. pública, renda livre703,72
UFMTVárzea GrandeIntAmpla Concorrência658,8
UFMTVárzea GrandeIntCota racial, 1,5 SM600,06
UFMTVárzea GrandeIntCota racial. Renda livre615,44
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, 1,5 SM615,04
UFMTVárzea GrandeIntEsc. pública, renda livre633,82
UFOPJoão MonlevadeVespAmpla Concorrência696,03
UFOPJoão MonlevadeVespCota racial, 1,5 SM668,13
UFOPJoão MonlevadeVespCota racial. Renda livre668,19
UFOPJoão MonlevadeVespEsc. pública, 1,5 SM696,08
UFOPJoão MonlevadeVespEsc. pública, renda livre698,35
UFPATucuruíMatAmpla Concorrência749,1
UFPATucuruíMatCota racial, 1,5 SM636,98
UFPATucuruíMatCota racial. Renda livre665,14
UFPATucuruíMatCota Regional749,1
UFPBMangabeiraIntAmpla Concorrência672,7
UFPBMangabeiraIntCandidato com deficiência.581,46
UFPBMangabeiraIntCota racial, 1,5 SM626
UFPBMangabeiraIntCota racial. Renda livre624,76
UFPBMangabeiraIntEsc. pública, 1,5 SM649,74
UFPBMangabeiraIntEsc. pública, renda livre605,2
UFPELPelotasIntAmpla Concorrência675,28
UFPELPelotasIntCota racial, 1,5 SM630,46
UFPELPelotasIntCota racial. Renda livre641,06
UFPELPelotasIntEsc. pública, 1,5 SM633,66
UFPELPelotasIntEsc. pública, renda livre664,42
UFSSão CristóvãoMatAmpla Concorrência680,46
UFSSão CristóvãoMatCandidato com deficiência.571
UFSSão CristóvãoMatCota racial, 1,5 SM618,52
UFSSão CristóvãoMatCota racial. Renda livre623,5
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, 1,5 SM624,74
UFSSão CristóvãoMatEsc. pública, renda livre636,62
UFSCARSão CarlosIntAmpla Concorrência800,94
UFSCARSão CarlosIntCota racial, 1,5 SM711,39
UFSCARSão CarlosIntCota racial. Renda livre730,25
UFSCARSão CarlosIntEsc. pública, 1,5 SM717,79
UFSCARSão CarlosIntEsc. pública, renda livre768,78
UFUUberlândiaIntAmpla Concorrência772,7
UFUUberlândiaIntCota racial, 1,5 SM651,6
UFUUberlândiaIntCota racial. Renda livre702,51
UNBBrasíliaIntAmpla Concorrência754,23
UNBBrasíliaIntCota Racial709,74
UNBBrasíliaIntCota racial, 1,5 SM672,45
UNBBrasíliaIntCota racial. Renda livre705,91
UNBBrasíliaIntEsc. pública, 1,5 SM680,97
UNIFEIItajubáIntAmpla Concorrência744,42
UNIFEIItabiraIntAmpla Concorrência690,72
UNIFEIItajubáIntCota racial, 1,5 SM664,06
UNIFEIItabiraIntCota racial, 1,5 SM660
UNIFEIItajubáIntCota racial. Renda livre721,45
UNIFEIItabiraIntCota racial. Renda livre637,18
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, 1,5 SM707,44
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, 1,5 SM660,87
UNIFEIItajubáIntEsc. pública, renda livre738,74
UNIFEIItabiraIntEsc. pública, renda livre682,87
UNIFESSPAMarabáIntAmpla Concorrência740,5
UNIFESSPAMarabáIntCota racial, 1,5 SM636,54
UNIFESSPAMarabáIntCota racial. Renda livre657,66
UNIFESSPAMarabáIntCota Regional740,5
UNIPAMPABagéNotAmpla Concorrência651,12
UNIPAMPABagéNotCandidato com deficiência.577,5
UNIPAMPABagéNotCota racial, 1,5 SM595,12
UNIPAMPABagéNotCota racial. Renda livre621,34
UNIPAMPABagéNotEsc. pública, 1,5 SM619,54
UNIPAMPABagéNotEsc. pública, renda livre632,96
UNIVASFJuazeiroIntAmpla Concorrência670,84
UNIVASFJuazeiroIntCota racial, 1,5 SM620,82
UNIVASFJuazeiroIntCota racial. Renda livre641,24
UNIVASFJuazeiroIntEsc. pública, 1,5 SM636,9
UNIVASFJuazeiroIntEsc. pública, renda livre667,64
UTFPRCornélio ProcópioIntAmpla Concorrência704,56
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial, 1,5 SM624,86
UTFPRCornélio ProcópioIntCota racial. Renda livre631,62
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, 1,5 SM650,29
UTFPRCornélio ProcópioIntEsc. pública, renda livre679,53
UFRJCid. UniversitáriaIntAmpla Concorrência780,32
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial, 1,5 SM692,68
UFRJCid. UniversitáriaIntCota racial. Renda livre722,4
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, 1,5 SM712,45
UFRJCid. UniversitáriaIntEsc. pública, renda livre770,69
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

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Engenharia de Agrimensura: notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Posted: 23 Oct 2014 02:22 PM PDT

A vida ao ar livre agrada você? E se, além disso, for ainda uma vida ao estilo desbravador, abrindo picadas, caminhos, estradas, novas áreas para a agricultura, ou mesmo demarcando parque naturais ou reservas indígenas?

Estas atividades estão na rotina de quem estuda o curso de graduação em Engenharia de Agrimensura, ou o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia. Antigamente era pé na lama e teodolito manual. Hoje, é quase tudo no GPS e medições eletrônicas. Mas, sempre ao ar livre.

Engenharia de Agrimensura: notas de Corte Sisu 2014 para graduação

Dica 1 – Já escolheu o seu curso? Depois do Enem tem o Sisu, e você pode fazer vestibular também. Veja aqui as melhores e piores carreiras para conseguir empregos e bons salários depois de se formar: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

As maiores notas de corte no Sisu 2014 na disputa das vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia foram nas seguintes universidades, pela ordem de mérito na disputa entre os candidatos:

1º lugar – UFV;Viçosa; Int; Esc. pública, renda livre; 707,66 pontos. 2º lugar – UFRRJ;Seropédica; Int; Ampla Concorrência; 697,77 pontos. 3º lugar – UFBA;Salvador; Not; Ampla Concorrência; 694,72 pontos. 4º lugar – UFU; Monte Carmelo; Int; Ampla Concorrência; 686,73 pontos. E, no 5º lugar – UFBA;Salvador; Not; Esc. pública, 1,5 SM; 667,61 pontos.

Dica 2 – Quer mandar pra valer na Redação do Enem ou do Vestibular? Veja aqui os segredos de um bom texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia foi de 555.70 pontos, na disputa para as vagas em Itaqui, no câmpus da Universidade Federal do Pampa.

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Veja a seguir a tabela completa das notas de corte Sisu 2014 para o curso de engenharia de Agrimensura e Cartografia.

Engenharia de Agrimensura, e Eng. de Agrimensura e Cartografia – notas de corte Sisu 2014
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – janeiro 2014Nota de Corte
UFALMaceióIntAmpla Concorrência657,68
UFALMaceióIntCota racial, 1,5 SM618,64
UFALMaceióIntCota racial. Renda livre637,16
UFALMaceióIntEsc. pública, 1,5 SM629,68
UFALMaceióIntEsc. pública, renda livre618,96
UFPITeresinaIntAmpla Concorrência662,83
UFPITeresinaIntCota racial, 1,5 SM643,34
UFPITeresinaIntCota racial. Renda livre638,63
UFPITeresinaIntEsc. pública, 1,5 SM638,71
UNIPAMPAItaquiIntAmpla Concorrência622,98
UNIPAMPAItaquiIntCandidato com deficiência.555,70
UNIPAMPAItaquiIntCota racial, 1,5 SM580,34
UNIPAMPAItaquiIntCota racial. Renda livre595
UNIPAMPAItaquiIntEsc. pública, 1,5 SM590,18
UNIPAMPAItaquiIntEsc. pública, renda livre605,82
IF SUL DE MINASInconfidentesIntAmpla Concorrência641,34
IF SUL DE MINASInconfidentesIntCota racial, 1,5 SM613,51
IF SUL DE MINASInconfidentesIntCota racial. Renda livre612,82
IF SUL DE MINASInconfidentesIntEsc. pública, 1,5 SM634,72
IF SUL DE MINASInconfidentesIntEsc. pública, renda livre620,84
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência694,72
UFBASalvadorNotCota Indígena esc.. pública588,64
UFBASalvadorNotCota racial, 1,5 SM647,77
UFBASalvadorNotCota racial. Renda livre657,25
UFBASalvadorNotEsc. pública, 1,5 SM667,61
UFBASalvadorNotEsc. pública, renda livre655,91
UFRRJSeropédicaIntAmpla Concorrência697,77
UFRRJSeropédicaIntCota racial, 1,5 SM657,89
UFRRJSeropédicaIntCota racial. Renda livre677,63
UFRRJSeropédicaIntEsc. pública, 1,5 SM647,61
UFRRJSeropédicaIntEsc. pública, renda livre663,6
UFUMonte CarmeloIntAmpla Concorrência686,73
UFUMonte CarmeloIntCota racial, 1,5 SM626,33
UFUMonte CarmeloIntCota racial. Renda livre634,51
UFUMonte CarmeloIntEsc. pública, 1,5 SM642,65
UFUMonte CarmeloIntEsc. pública, renda livre675,33
UFVViçosaIntAmpla Concorrência685,86
UFVViçosaIntCota racial, 1,5 SM660,5
UFVViçosaIntCota racial. Renda livre650,32
UFVViçosaIntEsc. pública, 1,5 SM669,38
UFVViçosaIntEsc. pública, renda livre707,66
João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

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Química: o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Posted: 23 Oct 2014 11:07 AM PDT

A química estuda a matéria e as características e modificações que acontecem na natureza. A química está em todos os lugares, já que tudo é formado por elementos químicos, substâncias e partículas.

Com uma “ferramenta de trabalho” tão ampla, é natural que o químico encontre os mais diversos ramos de atuação após se graduar. Conheça um pouco mais sobre o perfil do químico, sobre como é curso de graduação em Química, e o que pode te esperar no mercado de trabalho dessa profissão.

Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de Química e também todas outras carreiras: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Quem é o químico?

Química: o curso de graduaçãoO químico é o profissional que estuda as propriedades e composições da matéria. Em seu dia a dia, o químico identifica e analisa compostos e substâncias, estudando características como toxicidade e elasticidade, e também sobre como os compostos reagem em diferentes situações.

A elaboração de projetos industriais e manutenção de equipamentos, pesquisa e testes de qualidade também podem fazer parte do seu cotidiano.

Dica 2 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores apostilas gratuitas dicas de estudo para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O curso de graduação em Química

O curso de bacharelado em química forma o aluno em três grandes áreas gerais: físico-química, química inorgânica e orgânica, e química analítica. O curso consiste em aulas práticas em laboratório e teóricas.

Os dois primeiros anos do curso costumam ter maior foco em matérias teóricas, enquanto a partir do terceiro ano as matérias práticas ganham mais importância, já que o aluno já adquiriu uma boa base de conhecimentos.

A partir do terceiro ano, são ensinadas disciplinas como química ambiental, bioquímica, análise do solo, cinética química e química experimental. Entre outras disciplinas, há física, mineralogia, cálculo, química industrial e laboratório prático.

Quem opta estudar para virar professor estuda a graduação no formato de licenciatura, e neste caso também estuda matérias pedagógicas para se tornar apto a dar aulas. A duração média do curso é de 4 anos e o estágio é obrigatório.

Assista a este vídeo produzido pela Strategic Consultoria para saber mais sobre o curso de graduação em Química:

Dica 3 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio:http://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/

Cursos de Química com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
* Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
* Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
* Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
* Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO);
* Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Quer conhecer outros cursos de Engenharia de Alimentos com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Dica 4 –  Quer mandar bem na Redação no Enem e nos Vestibulares? Veja aqui como elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Mercado de trabalho para Química

Química: o curso de graduaçãoO mercado de trabalho para quem se forma em química é promissor, com oportunidades em empresas privadas e públicas. Setores de fontes renováveis, petróleo e a nanotecnologia são apenas alguns exemplos do quanto o mercado de trabalho para químicos pode ser aproveitado e explorado.

Quem se forma em bacharelado geralmente encontra oportunidades em escolas e instituições de pesquisa, órgãos públicos e indústria. E as possibilidades de atuação são bastante variadas, com áreas como papel e celulose, tintas, tratamento de água, petroquímica, alimentos, esgoto e saneamento etc.

Quem se forma em licenciatura pode encontrar boas oportunidades em todo o país. O bacharel, por sua vez, pode encontrar mais postos de trabalho em polos industriais. O salário médio inicial na indústria está na faixa de R$ 4 mil. Já na educação, o piso nacional para professores na Educação Básica é de R$ 1,5 mil  ( em 2014).
 
Perfil do profissional após a formação

O profissional recém-formado em Química pode seguir o ramo da profissão que mais se encaixa com o seu perfil. Profissionais licenciados podem dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio. Também é possível trabalhar em pesquisa, química forense, industrial ou ambiental.

O profissional também pode escolher por trabalhar se aprofundando e especializando na indústria petrolífera, pois ela deve crescer no Brasil, ou trabalhar no caminho oposto, em busca de novas formas de energias sustentáveis para o futuro.
 
Post escrito por Natália Marinho, formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão, manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!.
Twitter: http://www.twitter.com/natimarinho 

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Equilíbrio Iônico – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 23 Oct 2014 06:54 AM PDT

Equilíbrio Iônico

aula19_fig001.tif

Reação de autoionização da água

H2O + H2O H3O+(aq) + OH-(aq)

No equilíbrio

[H3O+] = [OH-] = 1,0 x 10-7 mol/L 25ºC

Kw = [H3O+] [OH-]

Kw = 1,0 x 10-14 25 ºC, constante de ionização da água

Equilíbrio ácido-base

Solução neutra: [H3O+] = [HO-]

[H3O+] = 1,0 x 10-7

[HO-] = 1,0 x 10-7

Solução ácida: [H3O+] > [OH-]

[H3O+] > 1,0 x 10-7 mol/L

[OH-] < 1,0 x 10-7 mol/L

Solução básica: [H3O+] < [OH-]

[H3O+] < 1,0 x 10-7 mol/L

[OH-] > 1,0 x 10-7 mol/L

Escala de pH

Concentração de íons H+ = expressa em termos do negativo do logaritmo decimal de sua concentração (mol/L) = pH

pH = – log[H3O+]

pOH = – log[HO-]

Na água neutra a 25 °C:

pH = pOH = 7,0 (meio neutro)

Em soluções ácidas:

[H+] > 1.0 ´ 10-7; pH < 7,0.

Em soluções básicas:

[H+] < 1.0 ´ 10-7; pH > 7,0.

-logKw = -log[H3O+] -log[OH-]

pKw = pH + pOH

pH + pOH = 14,00

Ácidos fortes

HCl(aq) + H2O(aq) → H3O +(aq) + Cl-(aq)

HCl em água= ácido forte (100 % ionizado)

Bases fortes

NaOH(s) → Na+(aq) + HO-(aq)

NaOH em água = base forte (100% dissociado)

Ácidos fracos

HA(aq) + H2O(l) 31323.png H3O+(aq) + A-(aq)

aula19_fig002.tifKa=contante de dissociação do ácido

pKa=-logKa

Bases fracas

NH3(aq) + H2O(l) 31343.png NH4+(aq) + OH-(aq)

A constante de dissociação da base (Kb):

aula19_fig003.tifpKb=-logKb

Relação entre Ka e Kb

aula19_fig004.tif

Ácido: HA + H2O 31432.jpg H3O+ + A- Ka

Base conjugada:

H2O + A- 31463.jpg HA + OH- Kb

2H2O H3O+ + OH- KW = Ka x Kb

pKa + pKb = pKW

Quanto mais forte for o ácido, mais fraca a base conjugada.

Indicador ácido-base – são normalmente substâncias orgânicas de alto peso molecular, que mudam de cor em certa faixa de pH (chamado faixa de viragem do indicador).

Ex:

Fenolftaleína (pH 8-10)

aula19_fig005.tif

Alaranjado de metila (pH 3,1-4,4)

aula19_fig006.tif

Indicadores universais – papel de tornassol – ampla faixa de viragem, é possível observar mudança de cor em vários pHs e ter ideia aproximada do valor deste pela cor do papel.

pH-metro – o pH é medido eletronicamente

aula19_fig007.tif

Solução tampão

  • Uma solução tamponada resiste a uma mudança no pH quando ácidos ou bases são adicionados ou quando ocorre uma diluição.
  • Consiste numa mistura de um ácido fraco e sua base conjugada.

Equação de Henderson-Hasselbalch

química enem

aula19_fig009.tif

Saiba mais sobre Equilíbrio Iônico nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios 

Questão 1

Sabemos que o pH da água pura a 25ºC é igual a 7. Porém, as constantes de equilíbrio são alteradas com a temperatura, logo que a densidade e o número de mols da água por litro é alterado também. Considerando os valores da constante de ionização da água em função da temperatura:

Temperatura (K)

Kw

298

1 x 10-14

323

5,3 x 10-14

Podemos afirmar que na água pura:

a) [H+] = [OH-] a qualquer temperatura

b) [OH-] > 1 x 10-7 a 298 K

c) [H+] < 1 x 10-7 a 298 K

d) [OH-] < 1 x 10-7 a 323 K

e) [H+] < 1 x 10-7 a 323 K

Dica 1 – Tire todas as suas dúvidas e fique preparado para a prova de Química Enem com mais esta aula sobre o Equilíbrio Químico. – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-quimico-quimica-enem/

Questão 2

Para evitar que os meninos continuem urinando nas piscinas que devem estar em pH neutro, vem sendo usado um indicador na água, que passa de incolor para vermelho vivo no momento em que a acidez aumenta pela adição de ácido úrico. Considerando-se o volume de 4,5 litros de água de uma piscina atingindo por meio litro de urina contendo H+ na concentração 10-3 mol/L, a variação de pH será aproximadamente:

a) 1 unidade.

b) 2 unidades.

c) 3 unidades.

d) 4 unidades.

e) n.d.a.

Dica 2 – Estude sobre os fatores que influenciam uma reação química e a Natureza dos Reagentes em mais uma aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/natureza-dos-reagentes-quimica-enem/

Questão 3

A água mineral gasosa contém gás carbônico dissolvido na sua composição, sabe-se que a solubilidade dos gases em geral à temperatura ambiente é baixa, portanto, a alta taxa de CO2(g) presente é causada pelo aumento da pressão durante o engarrafamento. Ao abrir uma garrafa, estamos igualando a pressão do seu interior com a pressão ambiente, por esse motivo a maior parte do gás dissolvido é expelido da solução.

Com base no enunciado e sabendo que o gás carbônico é um óxido de caráter ácido, podemos dizer que o pH da água mineral, após aberta em relação à garrafa fechada:

a) Diminui.

b) Aumenta.

c) Iguala-se a 0.

d) Não se altera.

e) Iguala-se a 7.

Dica 3 – Que tal revisar tudo sobre Cinética Química e garantir a sua nota na prova de Química Enem? Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-enem/

Questão 4

Durante uma erupção vulcânica, são expelidos inúmeros gases na atmosfera, dentre eles, temos o SO2 (dióxido de enxofre), SO3 (trióxido de enxofre) e CO2 (gás carbônico), em relação a esse fenômeno podemos afirmar EXCETO:

a) A acidez das chuvas aumentou durante um período.

b) Os gases emitidos pela erupção vulcânica poluíram a atmosfera.

c) A erupção decorrida pode ser considerada como um processo exotérmico.

d) O pH das chuvas será menor durante um certo período naquela região.

e) A fauna e a flora da região próxima ao vulcão será renovada.

Questão 5

O pH do sangue é estreitamente regulado dentro de uma faixa que vai de 7,35 a 7,45. O pulmão, através do processo da respiração, é um dos atuantes na regulação do ácido carbônico presente no sangue. O rim é outro atuante, podendo reabsorver bicarbonato üHCO-3ü, produzir prótons üHüü e produzir ou consumir íons de amônio üNHü4ü. Considere o equilíbrio que acontece no sangue:

COgüÜ H2Oüü Hü üaqüü HCO-3

Com base no exposto, é CORRETO afirmar que:

a) o aumento da concentração de gás carbônico leva a um aumento do pH do sangue.

b) a ingestão de bicarbonato de sódio deslocaria o equilíbrio para a direita se não fosse o efeito tamponante do sangue.

c) o aumento da frequência respiratória produz uma maior concentração de gás carbônico no sangue.

d) a reabsorção de bicarbonato pelo rim contribui para a diminuição do pH.

e) a retirada de gás carbônico durante o processo de respiração evita a diminuição do pH.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Potência e energia elétrica – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 23 Oct 2014 06:13 AM PDT

Potência e energia elétrica

Assim como na mecânica, definimos potência como sendo a energia total de um sistema dividida pelo tempo de produção ou gasto dessa energia. No caso da eletricidade, a potência elétrica de um circuito é a razão entre a energia elétrica pelo tempo de produção ou gasto da energia dentro do circuito.

aula20_fig001.tif

A energia elétrica ΔE em um circuito é o produto da ddp pela quantidade de carga transportada: ΔE = U. Δq. Portanto, podemos escrever nossa equação de potência como:

aula20_fig002.tif ; sabemos que: aula20_fig003.tif, e,

portanto: P = U . i

Temos ainda outras formas de calcular potência, onde podemos substituir a tensão U, pois U = R.i, ou ainda substituir a corrente i, pois i = U/R; e com isso teremos:

aula20_fig004.tif

Desta forma, temos que a potência elétrica fornecida para um circuito é o produto da ddp pela corrente elétrica. Lembre-se que a unidade utilizada no SI para potência é o watt (W).

Energia elétrica consumida

Física Enem

Todo aparelho elétrico que temos em nossa casa consome energia elétrica, que é proveniente da rede pública de energia, ou ainda de um gerador, ou até mesmo de uma bateria. Esta energia consumida pode ser calculada, através do produto da potência consumida pelo aparelho pelo tempo de consumo da energia. ΔE = P. Δt

Se a potência for dada em watts e o tempo em segundos, a energia consumida estará em joules. Porém, uma unidade muito utilizada é o quilowatt-hora (Wh). Neste caso, teremos a potência dada em quilowatts, e o tempo estará em horas.

1 kWh = 1000 W . 3600 s = 3600000 J

Abaixo, temos a imagem de um relógio de luz, um aparelho utilizado para medir o consumo de energia elétrica. Observe a unidade utilizada pelo aparelho como sendo o quilowatt-hora (kWh).

aula20_fig006.tif

Efeito joule

Os resistores, quando percorridos por corrente elétrica, sofrem aquecimento. Isto é o que chamamos de efeito joule. As lâmpadas incandescentes, além de ocorrer o brilho em seu filamento, também emitem muito calor; outro exemplo são os resistores dos chuveiros elétricos, que utilizam o princípio do efeito joule para aquecer a água.

Saiba mais sobre Potência e energia elétrica nesta aula do canal Aulalivre.net , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Mackenzie-SP) Zezinho, querendo colaborar com o governo no sentido de economizar energia elétrica, trocou seu chuveiro de valores nominais 110 V – 2 200W por outro de 220 V – 2 200 W. Com isso, ele terá um consumo de energia elétrica:

a) idêntico ao anterior.

b) 50% maior.

c) 50% menor.

d) 25% maior.

e) 25% menor

Dica 1 – Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores – http://blogdoenem.com.br/associacao-de-resistores-fisica-enem/

Questão 2

Antes de comprar um chuveiro elétrico para instalar em sua residência, um chefe de família levantou os seguintes dados:

  • potência do chuveiro = 2400 W
  • tempo médio de um banho = 10 min
  • n° de banhos por dia = 4
  • preço do kWh = R$ 0,20

Com esses dados, chega-se à conclusão de que o custo mensal de energia elétrica para utilização do chuveiro será:

a) R$ 12,10

b) R$ 9,60

c) R$ 8,40

d) R$ 7,2

Dica 2 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – http://blogdoenem.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/

Questão 3

(UFMG) Três lâmpadas, a primeira de 40 W e 120 V, a segunda de 60 W e 120 V e a terceira de 100 W e 120 V, são ligadas em série a uma rede elétrica de 120 V. Em relação a essa situação, a afirmativa incorreta é:

a) A corrente elétrica nas três lâmpadas é a mesma.

b) A diferença de potencial nos polos da lâmpada de 60 W é maior do que na de 100 W.

c) A lâmpada que apresenta maior resistência elétrica é a de 40 W.

d) A lâmpada que apresenta maior brilho é a de 100 W.

e) Os filamentos das lâmpadas terão comprimentos diferentes se forem do mesmo material e da mesma espessura.

Dica 3 – Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/

Questão 4

(UFMA) Um motor de potência igual a 50 kW aciona um veículo durante 1h. O trabalho desenvolvido pelo motor é de:

a) 5 kWh

b) 50 kWh

c) 5 . 104 J

d) 1,8 . 105 J

Questão 5

(Mack-SP) Dois resistores de 20 Ω e 80 Ω são ligados em série a dois pontos onde a ddp é constante. A ddp entre os terminais do resistor de 20 Ω é de 8 V. A potência dissipada por esses dois resistores é de:

a) 0,51 W

b) 0,64 W

c) 3,2 W

d) 12,8 W

e) 16 W

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Poesia Concreta – Aula de revisão para Literatura Enem

Posted: 23 Oct 2014 05:44 AM PDT

Poesia Concreta

figura_20.jpg

Décio Pignatari e os irmãos Campos

 Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo*.

Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.
Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético (planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios:

  • Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos;
  • Uma linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial ("A importância do olho na comunicação mais rápida (…) os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento (...)");
  • Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
  • O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.

Exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:

figura_21.jpg

Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:

de sol a sol

soldado

de sal a sal

salgado

de sova a sova

sovado

de suco a suco

sugado

de sono a sono

sonado

sangrado

de sangue a sangue

Literatura Enem

Décio Pignatari

figura_23.jpg

Augusto de Campos – 1965

Saiba mais sobre Poesia Concreta neste vídeo do canal itaucultural, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Transcreve-se um poema de José Lino Grünewald:

Forma

Reforma

Disforma

Transforma

Conforma

Informa

Forma

Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 50 (século XX). Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:

I – a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.

II – à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.

III – o apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.

Escreveu-se corretamente em:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

e) nenhuma das frases.

Dica 1 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/

Questão 02

Sobre a poesia concreta no Brasil, é correto afirmar que:

a) apresenta rigidez no nível prosódico e impassibilidade diante dos problemas nacionais.

b) dá continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

c) apresenta descaso pelos aspectos formais do poema e preferência pela linguagem correta.

d) visa a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linha, superfície da folha).

e) se preocupa com a correção sintática, com a renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

Dica 2 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/

Texto para questão 03

Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, esse movimento usa as ideias do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.

Questão 03

O conceito se refere ao:

a) Tropicalismo.

b) Modernismo.

c) Concretismo.

d) Surrealismo.

e) Evolucionismo.

Dica 3 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/

Textos para questão 04

Texto 1

Destes penhascos fez a natureza

O berço, em que nasci! oh queima cuidara,

Que entre penhas tão duras se criara

Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor , que vence os tigres, por empresa

Tomou logo render-me; ele declara

Contra o meu coração guerra tão rara,

Que não me foi bastante a fortaleza.

Pois mais que eu mesmo conhecesse o dano,

A que dava ocasião minha brandura,

Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura,

Temei, penhas, temei; que Amor tirano,

Onde há mais resistência, mas se apura.

(Cláudio Manuel da Costa)

Texto 2

ruaruaruasol

ruaruasolrua

ruasolruarua

solruaruarua

ruaruaruas

(Ronaldo Azeredo)

Questão 04

Considerando as obras supracitadas como ilustrativas da poesia árcade e da poesia concreta, assinale a opção cuja ordem preenche CORRETAMENTE as afirmativas seguintes:

1 – "O __________ é, pois, consciência de integração: de ajustamento a uma ordem natural, social e literária, decorrendo disso a estética da imitação, por meio da qual o espírito reproduz as formas naturais, não apenas como elas aparecem à razão, mas como as conceberam e recriaram os bons autores da Antigüidade."

2 – "Os elementos de composição característicos da poesia _________ são a organização geométrica do espaço e o jogo de semelhanças de significantes."

3 – "Os ___________ se recusavam a uma exploração mais completa da psicologia humana, assim como se tinham negado a uma concepção mais imaginativa da linguagem."

4 – "Talvez se pudesse concluir que um poema __________ seja definido mais ou menos assim: um tipo de composição poética centrada na utilização de poucos elementos dispostos no papel de modo a valorizar a distribuição espacial, o tamanho e a forma dos caracteres tipográficos e as semelhanças fônicas entre as palavras."

5 – A poesia __________ significou o reconhecimento do poema como objeto também espacial, e da necessidade de procedimentos composicionais compatíveis com essa realidade."

a) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-concreto; 5-árcade.

b) 1-Concretismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-árcade; 5-concreta.

c) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-árcades; 4-concreto; 5-concreta.

d) 1-Concretismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-árcade; 5-concreta.

e) 1-Arcadismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-concreto; 5-árcade.

Questão 05

Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:

I. Quando nasci, um anjo torto

Desses que vivem na sombra

Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)

II. Quando nasci veio um anjo safado

O chato dum querubim

E decretou que eu tava predestinado

A ser errado assim

Já de saída a minha estrada entortou

Mas vou até o fim.

(BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)

III. Quando nasci um anjo esbelto

Desses que tocam trombeta, anunciou:

Vai carregar bandeira.

Carga muito pesada pra mulher

Esta espécie ainda envergonhada.

(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por:

a) reiteração de imagens.

b) oposição de ideias.

c) falta de criatividade.

d) negação dos versos.

e) ausência de recursos.

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Urbanização no Brasil – Aula de Geografia Enem

Posted: 23 Oct 2014 05:15 AM PDT

Urbanização

À construção dos espaços desiguais das diferentes áreas de produção e dos eixos de circulação, associamos áreas com características demográficas diferenciadas e centros com funções urbanas definidas.

Através dos tempos, o globo terrestre experimentou processos de ocupação diferenciados.

A grande mudança, no entanto, ocorre a partir da Revolução Industrial, iniciada na Europa.

A transferência de um grande exército de mão de obra do campo para a cidade, para atender a latente necessidade da Industrialização, inaugura uma nova forma de organização espacial que evolui de forma significativa até os dias de hoje.

Até o século XIX, era fato que o Campo comandava a Cidade. Com a Revolução Industrial, a Cidade passa a comandar o Campo.

Uma nova relação de trabalho, uma nova forma de utilização do espaço são fatores, entre outros, que acabam por consagrar a Urbanização.

O processo não foi planetário, haja vista que os países que se industrializaram a partir do final do século XVIII, evoluíram para a Urbanização de forma diferenciada daqueles de Industrialização Tardia.

Dica 1 – Relembre sobre os aspectos do Brasil através da Geografia Política em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-geografia-politica-geografia-enem/

Dois momentos em especial também marcam este processo de forma singular – a primeira Revolução Industrial e o final da Segunda Guerra Mundial, que contemplam objetivos diferentes nesse processo migratório. No primeiro momento, a necessidade das atividades industrial, do comércio e serviços e, no segundo momento, o fascínio pela cidade e por melhores condições de vida.

Geografia Enem Avenida Paulista, em 1910 – Reduto tradicional dos Barões do Café – Foto: Guilherme Gaensly/Arquivo do Estado

image010.jpg Avenida Paulista dos anos 60/70 – Foto: Luiz Aureliano

Urbanização Brasileira

Considerado como Deformado, por causa da forma como transferimos nossa população rural para as cidades, de forma desorganizada, o processo de urbanização no Brasil começa na década de 40. A expansão das atividades industriais em grandes centros atrai trabalhadores das áreas rurais, que veem na cidade a possibilidade de rendimentos maiores e melhores recursos nas áreas de educação e saúde. O censo de 1940, o primeiro a dividir a população brasileira em rural e urbana, registra que 31,1% dos habitantes estavam nas cidades.

O país deixa de ser um país com população predominantemente rural, a partir da década de 60 do século passado, quando a população Urbana atinge 55,92%.

Os centros industriais de referência (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) comandam este processo de crescimento populacional nas cidades.

Crescimento Urbano X Urbanização

Nos dias atuais, são importantes no estudo da urbanização os equipamentos ofertados à população residente. A sofisticação do setor secundário e terciário da economia local determina o grau de Urbanização de uma cidade. Uma cidade em que o Setor Secundário (Indústria) e Setor Terciário (Comércio e Serviços) não são razoáveis acaba se tornando uma cidade em que a ocorrência principal é de CRESCIMENTO URBANO.

Dica 2 – Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil – http://blogdoenem.com.br/fontes-de-energia-geografia-enem/

Ao contrário, uma outra cidade em que o Setor Secundário e Terciário são sofisticados, aliados a uma verticalização da cidade, acaba se tornando uma cidade literalmente URBANIZADA.

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Exemplo de Verticalização = Urbanização

Rede Urbana

É sinônimo de equipamentos funcionais que garantam maior conforto para a população. A oferta de uma malha viária, rede de comunicações (jornais, rádio, televisão), lazer, serviços públicos ligados à saúde, segurança e educação, entre outros, acaba determinando cidades diferenciadas. Por conta dessa diferenciação, as cidades polarizam outras cidades de forma desigual.

Hierarquia Urbana

O grau de sofisticação do setor secundário e terciário de uma cidade, aliado ao contingente populacional, acaba determinando cidades que polarizam (influenciam) outras. Logo, existe uma Hierarquia Urbana.

No Brasil, podemos considerar o seguinte grau de polarização:

image013.jpg

Metrópoles globais: suas áreas de influência ultrapassam as fronteiras de seus estados, região ou mesmo do país. São metrópoles globais: São Paulo e Rio de Janeiro

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Dica 3 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiania, Salvador, Recife, Fortaleza, Belem, Manaus.

image014.jpg

Conurbação

Quando duas ou mais cidades, por conta do crescimento populacional e da expansão horizontal da cidade, confundem seus limites físicos e de serviços. Exemplo: Região do A,B,C paulista

Saiba mais sobre a Urbanização no Brasil nesta aula do canal Descomplica , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Unimep-SP) "Cidades globais" e "Megacidades" são expressões atualmente utilizadas por sociólogos, geógrafos e urbanistas para indicar realidades que, respectivamente, concentram perícia e conhecimento em serviços ligados à globalização, independentemente do tamanho de sua população, e áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes. São representantes da primeira e da segunda categoria de cidades:

a) Tóquio e Jacarta.

b) Nova Iorque e Zurique.

c) Hong Kong e Milão.

d) Tóquio e Nova Iorque.

e) São Paulo e Toronto.

Questão 2

Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:

a) é verificado com a mesma intensidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;

b) é provocado em todo o mundo pelos altos índices de natalidade;

c) é um fenômeno característico dos países industrializados europeus;

d) é mais intenso nos países subdesenvolvidos, tendo como causa o êxodo rural;

e) é mais intenso nos países desenvolvidos, devido ao desenvolvimento industrial.

Questão 3

Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Estão corretas as alternativas

(A) 1 e 3.

(B) 2 e 4.

(C) 1, 2 e 3.

(D) 2, 3 e 4.

Questão 4

(FUVEST 2009)

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A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos

a) I representa a involução urbana de uma metrópole regional

b) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma região metropolitana

c) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios

d) II representa a formação de uma Região Metropolitana a partir do fenômeno da Conurbação

e) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos

Questão 5

“A urbanização é, sem dúvida, a principal transformação social do nosso tempo. Em 1880, apenas 3% da população mundial viviam nas cidades.

De 1950 até a virada do século XXI, a população urbana do mundo terá quadruplicado.”

Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I – Rede Urbana é um sistema de relações políticas, econômicas e culturais que as cidades estabelecem em um determinado espaço geográfico.

II – Alguns países do Sul subdesenvolvido tiveram um aprofundamento do processo de urbanização no século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, quando as transnacionais expandiram seus complexos produtivos.

III – O termo cidade global surgiu nos anos 80, com a ideia de globalização. Esse conceito refere-se ao aspecto econômico e procura mostrar a importância mundial de certas cidades.

IV – Entre os países de economia em transição, a China é o país que possui maior índice de urbanização, com 80% da sua população residindo em cidades.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas a afirmativa II está correta

c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

e) Todas as afirmativas estão corretas

 

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