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- QUÍMICA ENEM: A história dos modelos atômicos
- Tecido Nervoso – Fique ligado em Biologia e arrase no Enem
- Transformação de números decimais para frações – Matemática Enem
- Período Regencial – Aula de História Enem
- Modernismo: Segundo Momento – Literatura Enem
- Fusos Horários – Aula de revisão Geografia Enem
- Estudo dos prismas – Aula de revisão Matemática Enem
QUÍMICA ENEM: A história dos modelos atômicos Posted: 15 Oct 2014 06:23 PM PDT Você lembra o que é um átomo? Vamos relembrar? O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores. Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origema diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos. Quer mandar bem na prova do Enem? Acesse o nosso blog do Enem e revise os modelos atômicos e como eles surgiram, tem aulas da Khan Academy e explicações da professora Munique Dias. http://blogdoenem.com.br/quimica-atomo-khan-academy/ Que tal dar uma recapitulada de um modo rápido e fácil? Siga com a gente! Dica 1 – Quer saber como memorizar melhor os conteúdos? Acesse o link e veja 8 dicas para melhorar a concentração e a memória. http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/8-dicas-para-melhorar-a-concentracao-e-a-memoria/154/
Esfera de carga elétrica positiva, não maciça; Dica 2 – Veja dicas de revisão para o vestibular em 4 semanas! No site http://www.examtime.com.br/revisao-para-o-vestibular/Núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica é composta por elétrons que giram em órbitas elípticas ao redor do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol). Os elétrons só se movem ao redor do núcleo quando estão alocados em certos níveis de energia. Dessa forma, um elétron só poderia mudar de nível de energia se ganhasse ou perdesse energia. Dica 3 -Prepare-se para o ENEM resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e do próprio Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão.Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! As afirmativas a seguir descrevem estudos sobre modelos atômicos, realizados por Niels Bohr, John Dalton e Ernest Rutherford.
III. Os elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia. Assinale a alternativa que indica a sequência correta do relacionamento desses estudos com seus autores.
Resposta: A Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . The post QUÍMICA ENEM: A história dos modelos atômicos appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||
Tecido Nervoso – Fique ligado em Biologia e arrase no Enem Posted: 15 Oct 2014 12:01 PM PDT O tecido nervoso é fantástico! Exclusivo do Reino dos Animais, o tecido nervoso permite que os animais interajam com o ambiente, recebendo estímulos e elaborando respostas. Além disso, o tecido nervoso permite que o organismo controle suas funções mantendo sua homeostase. Você conhece as principais células do tecido nervoso? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! Dica 1: Você quer relembrar os órgãos do sistema nervoso? Então veja este post com divertida aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos:http://blogdoenem.com.br/biologia-sistema-nervoso/Para iniciar sua revisão, veja esta interessante videoaula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica do Youtube: Curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para você ficar ligado (a) e aprender as principais características do tecido nervoso, veja o resumo que preparamos para você: Neurônios: Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. São células com formato estrelado e permanentes, dividindo-se pouco ao longo das nossas vidas. Só no cérebro, há cerca de 100 bilhões de neurônios. Essas células são especializadas em comunicação, mandando mensagens entre si e formando uma rede responsável por transmitir impulsos nervosos. Os neurônios são compostos, basicamente, por três partes: corpo celular ou pericário (onde se encontram a maior parte do citoplasma e suas organelas e o núcleo), dendritos (pequenas ramificações que partem do corpo celular e são responsáveis por receber os impulsos nervosos dos órgãos dos sentidos e de outros neurônios) e axônio (o maior prolongamento, responsável por transportar o impulso nervoso para outro neurônio ou para um órgão efetor). Na ponta do axônio há uma ramificação, chamada de telodendro. Na ponta das ramificações do telodendro há pequenas vesículas, responsáveis por liberar neurotransmissores, os chamados mensageiros químicos de nosso organismo, que levam mensagens de um neurônio para o outro. Feixes de axônios envolvidos por tecido conjuntivo formam os nervos. Os neurônios podem ser classificados de acordo com o número de prolongamentos: multipolares (são os mais comuns, possuem vários dendritos e apenas um axônio), bipolares (apenas um dendrito e um axônio) e unipolares(com um prolongamento dividido em dois). Dica 2: Revise também os tipos de tecidos conjuntivos, com videoaula do professor Hélio Apóstolo:http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-conjuntivo/Células da glia: As células da glia são células presentes no tecido nervoso que não têm função de transmitir impulsos nervosos. Elas sintetizam substâncias nutritivas e participam do sistema de defesa do tecido nervosofagocitando antígenos. Dica 3:Revise também o sangue e a linfa, tipos especiais de tecido conjuntivo. Tem resumo que pode te ajudar a gabaritar as questões de Biologia do Enem! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecidos-conjuntivos/Células de Schwann: As células de Schwann ou oligodentrócitos são células da glia com grande reserva de lipídios que se enrolam em volta dos axônios dos neurônios formando a chamada bainha de mielina ou estrato mielínico. As células de Schwann deixam pequenos espaços entre si, os nódulos de Ranvier ou nós neurofibrosos, onde o impulso elétrico "salta" e é transmitido para o próximo nódulo. Sendo assim, bainha de mielina funciona como um isolante elétrico, aumentando a velocidade de transmissão do impulso nervoso. Amielina confere cor branca aos axônios. Assim, regiões do sistema nervoso que têm altas concentrações de axônios são chamadas de substância branca. Dica 4: Revise também o tecido epitelial e suas características! Veja este super post com uma divertida videoaula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-epitelial/Curiosidade: A adrenoleucodistrofia é uma doença degenerativa do sistema nervoso em que os axônios perdem gradativamente sua bainha de mielina. Assim, o portador dessa síndrome genética ligada ao cromossomo X, terá perda da tonicidade muscular acarretando em perda de movimentos, dificuldade para falar e até respirar, vindo a falecer dentro de alguns anos. Atualmente, apesar de gravíssima, essa síndrome pode ser tratada, graças aos pais de Lorenzo Odone, garoto portador da síndrome cujos pais travaram uma batalha para descobrirem eles mesmos (que não eram médicos, biólogos, farmacêuticos ou qualquer coisa na área da saúde) um medicamento para tratá-lo. A história de Lorenzo inspirou um belíssimo filme – O óleo de Lorenzo, que você pode ver e aprender um pouquinho mais sobre o sistema nervoso (além de se distrair um pouquinho, afinal, ninguém é de ferro!). Veja o trailer e corra para a locadora: Agora que você já sabe conhece as principais células do tecido nervoso, que tal testar seus conhecimentos? (PUC – MG-2007) Observe o esquema da célula nervosarepresentada. a) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses químicas,dependentes de moléculas neurotransmissoras como a acetilcolina. b) Moléculas produzidas em 2 podem ser transportadasaté 4 através do citoesqueleto. c) Em 3, observa-se um envoltório membranoso chamadode bainha de mielina, presente apenas em axônios dosneurônios do sistema nervoso central. d) A parte 5 é responsável pela condução do impulsonervoso, que é unidirecional e dependente dos íons sódioe potássio. Resposta: C. Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcomeDica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. The post Tecido Nervoso – Fique ligado em Biologia e arrase no Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||
Transformação de números decimais para frações – Matemática Enem Posted: 15 Oct 2014 11:07 AM PDT Os números decimais são largamente utilizados em nosso dia-a-dia, Vejamos uma situação: Se formos ao supermercado comprar 1 kg de batatas por R$ 1,32 e pagarmos a compra com uma nota de R$ 2,00, receberemos R$ 0,68 de troco. Neste exemplo, podemos observar a utilização dos números decimais. Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/Veja como transformar esses números decimais em frações: Decimais finitos: São aqueles que apresentam um número finito de casas decimais não nulas. Observe que: 1) 7/10 = 0,7 2) 7/100 = 0,07 3) 7/1000 = 0, 007 4) 216/100 = 2,16 Todo número cuja representação decimal for finita pode ser escrito na forma de uma fração com denominador 10, 100, 1000, etc. O numerador da fração é o número inteiro que se obtém abandonando a vírgula e o denominador é formado pelo número 1 acrescido de tantos zeros quanto forem as casas após a vírgula do número fornecido. Entendeu como se transforma uma fração em um número decimal? Que tal você nunca mais esquecer isto? Assista a duas videoaulas da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan da exemplos de como fazer essa transformação. Saia na frente! Aula disponível também na plataforma da Khan: http://goo.gl/8yyhe6 Aula disponível também na plataforma da Khan: http://goo.gl/lzcTWu Dica 2 – Estude também as operações envolvendo os números na forma decimal. Acesse o nosso link e fique por dentro! http://blogdoenem.com.br/operacoes-decimal-matematica-enem/Dízimas periódicas: São numerais decimais em que há repetição periódica e infinita de um ou mais algarismos. Observe as divisões: 1) 5/9 = 0,55555…. 2) 32/99 = 0,32323232… 3) 121/999 = 0,121121121… Note que estes números têm uma representação decimal infinita e periódica e são chamados de dízimas periódicas simples. A fração que os representa (Fração Geratriz) tem como denominador números 9. Podemos estabelecer a seguinte regra para dízimas periódicas simples: o numerador da fração geratriz será o número do período e o denominador será 9 ou 99 ou 999, etc…, ou seja, será formado por tantos nove quanto forem os algarismos do período. Exemplos: 1) 0,454545… = 45/99 2) 0,761576157615… = 7615/9999 3) 0,222222… = 2/9 E se o número for, por exemplo, 2,3222222…. ou 0, 43717171…? Neste caso será chamado de dízima periódica composta e a sua transformação em fração pode ser feita da seguinte maneira: Exemplos: 1) 2,3222222… = 2) 0,43717171… = Revise mais sobre a transformação dos números decimais em frações assistindo a videoaula do Guto. Nesse vídeo você aprende em apenas cinco minutos e vinte e cinco segundos, tudo sobre esse assunto bastante cobrado em diversas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Não deixe essa chance passar! Dica 3 – Matemática Enem – revise os Múltiplos e Divisores – http://blogdoenem.com.br/multiplos-e-divisores-enem/Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 1) No tanque do seu carro cabem 50 litros de gasolina. Num certo momento, o marcador indica que ainda resta 1/4 do tanque. Se você quiser completar, quantos litros de gasolina deverá comprar? Se a gasolina custa R$2,58 o litro, quanto você pagará para completar o tanque? Resposta: 37,5 litros e R$ 96,75 para completar o tanque. Dica 4 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . The post Transformação de números decimais para frações – Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||
Período Regencial – Aula de História Enem Posted: 15 Oct 2014 07:09 AM PDT Período Regencial Após a abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, instaurou-se um governo provisório até que o jovem filho de D. Pedro atingisse a maioridade. Este período foi marcado por muitas crises políticas e violência. Em abril de 1831, a Regência Trina foi estabelecida com a intenção de se manter a ordem e a lei no país. Este governo seria regido por três pessoas e exerceu poder provisório até junho de 1831. Neste contexto, havia muitas disputas políticas por diferentes grupos. Os principais eram os liberais moderados, conhecidos como chimangos, os restauradores, que lutavam pelo retorno de D. Pedro I ao trono, e os liberais exaltados, conhecidos como farroupilhas, que buscavam mudanças mais radicais na estrutura do governo, como o direito de voto e maior autonomia para as províncias. Padre Diogo Antônio Feijó Este período foi marcado por rebeliões em todas as províncias. Para evitar o enfraquecimento do poder, foi nomeado como Ministro da Justiça, o Padre Diogo Antônio Feijó, um dos mais destacados membros do grupo liberal moderado. Este possuía a missão de reestabelecer a ordem, reprimindo os movimentos populares. Feijó organizou a chamada Guarda Nacional, composta por mais de 6.000 homens. Em cada província, foi composta uma Guarda Nacional, a fim de combater as possíveis manifestações e rebeliões. Dica 1 – Revise tudo sobre o Brasil Império em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/brasil-imperio-historia-enem-2/O poder centralizou-se nas mãos dos liberais moderados, que, em agosto de 1834, promulgaram um ato adicional à Constituição, que diminuía a força do Poder Moderador. Em 1835, Feijó foi eleito para assumir o cargo de regente, formando a chamada Regência Una. O seu governo foi marcado por grandes revoltas. Revoltas Regenciais No período da Regência Una de Feijó, podem-se destacar algumas rebeliões com fortes características revolucionárias. Cabanagem Importante revolta ocorrida no Pará, no período compreendido entre 1834 e 1840. Foi uma das principais revoltas que agitou o Brasil durante o período regencial. Camadas populares lutaram pelo controle do poder, a fim de protestar contra o domínio da aristocracia agrária. A população do Pará era composta principalmente por índios, negros e mestiços. Estes tinham uma vida miserável e viviam principalmente da extração das chamadas "drogas do sertão" (especiarias e plantas medicinais). A luta pelo poder foi bem sucedida, pois foi estabelecido o governo dos cabanos (nome pelo qual eram identificados os ocupantes das podres cabanas situadas nas barrancas dos rios da região). Por essa razão, este movimento foi chamado de Cabanagem. Após violentos combates na tentativa de restaurar o poder, a resistência regencial conseguiu reconquistar o controle do Pará em 1840. O saldo de baixas chegou perto dos 40 mil mortos. Revolução Farroupilha Representação dos conflitos entre os farrapos e as tropas imperiais A Revolução Farroupilha ocorreu entre 1835 e 1845, sendo o mais longo movimento rebelde dentro da história do Brasil. Este conflito envolveu o Brasil, a Argentina e o Uruguai (antiga Província Cisplatina). O Rio Grande do Sul possuía como sua principal atividade econômica a produção de carne de charque. Esta produção envolvia mão de obra escrava e dependia diretamente dos preços atribuídos ao sal, matéria-prima fundamental para a fabricação do charque. Dica 2 – Relembre tudo sobre a Segunda Revolução Industrial nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude com o Blog do Enem e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/segunda-revolucao-industrial-historia-enem/Devido à concorrência com o charque argentino e o alto valor dos impostos sobre o sal, os estancieiros do Rio Grande do Sul exigiam ao governo central o impedimento da entrada da carne argentina, bem como a diminuição dos impostos cobrados sobre o sal. Esta situação latente de crise se agravou com o clima agitado do período regencial. Bento Gonçalves, importante líder estancieiro, manifestou à província, em 1835, a rebelião contra a intervenção do governo central na província do Rio Grande do Sul. Assim, iniciava-se a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (usava-se este termo por causa da ausência de uniformes dos guerrilheiros). Durante a sua longa duração, os revolucionários tiveram inúmeras vitórias e conseguiram proclamar a República Rio Grandense e a República Juliana (em Santa Catarina, na cidade Laguna). Em 1839, juntou-se ao movimento o famoso revolucionário italiano, Giuseppe Garibaldi. Em 1840, com o chamado golpe da maioridade (veremos mais adiante), o novo governo de D. Pedro II buscava pacificar a região Sul. Desta forma, os revolucionários fizeram algumas exigências ao governo, entre elas que os rebeldes fossem incorporados ao exército, anistia aos soldados e alforria aos escravos que lutaram na revolução. Apesar dos esforços realizados pelo governo, o clima de revolução só foi pacificado por completo por volta de 1845. Balaiada, Revolta dos Malês e a Sabinada A revolta chamada de Balaiada ocorreu no Maranhão, região que se encontrava em profunda crise econômica e social devido à decadência da cultura de algodão. Ocorreu quando um grupo de liberais, conhecidos como bem-te-vis, foi preso por moderadores conservadores. Esta atitude gerou uma luta de grande repercussão que contou com forte apoio popular. O líder do movimento, Manual Francisco dos Anjos, era produtor de balaios, o que deu nome à rebelião. Em agosto de 1840, grande parte dos rebeldes se rendeu, mas o movimento persistiu até o começo de 1841. A revolta dos Malês aconteceu na Bahia, durou apenas dois dias, mas tem grande importância histórica, pois foi uma revolta de escravos. Os dias 24 e 25 de janeiro de 1835 foram marcados pela revolta dos escravos de origem malê contra a opressão de seus senhores brancos. Pela ausência de armas nas mãos dos escravos, a revolta durou pouco e resultou em castigos que variaram de açoite até pena de morte aos escravos que participaram. A Sabinada também ocorreu na Bahia, dois anos após a revolta anterior, em 1837. Foi causada pela revolta de um grupo de liberais contra o centralismo do governo regencial. O líder, Francisco Sabino Alvares da Rocha, que deu nome ao movimento, possuía afinidade política com Bento Gonçalves e com a Revolução Farroupilha. Uma república foi proclamada na Bahia, porém, por conta do isolamento geográfico do movimento, este foi facilmente reprimido pelo governo regencial. Fim do período Regencial O período regencial contribuiu para que a aristocracia rural brasileira se consolidasse no poder do país. No fim do período regencial, os liberais radicais, após envolvimento com tantas rebeliões provinciais, perderam prestígio. Os liberais moderados dividiram-se entre: os regressistas e os progressistas. Feijó, mesmo ainda sendo o regente, perdeu apoio político e foi obrigado a renunciar em setembro de 1837. Com a queda de Feijó, Araújo Lima assumiu o poder, com o principal intuito de garantir o poder da oligarquia latifundiária. Dica 3 – Revise sobre as Unificações: Alemã e Italiana em mais esta aula preparatória para prova de História Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/unificacoes-alema-e-italiana-historia-enem/Assim, os liberais moderados, que estavam longe do poder político por conta da posse de Araújo Lima, resolveram dar um golpe de Estado. Um golpe que buscava antecipar a maioridade de D. Pedro II, que, nesta época, tinha apenas 14 anos. O golpe, que ficou chamado de Golpe da Maioridade, será visto mais adiante. Saiba mais sobre o Período Regencial nesta aula do canal Megaaluno.com, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Sobre a Guarda Nacional, esta foi organizada por: a) José Bonifácio para consolidar a Independência. b) Feijó para garantia e ordem interna durante a Regência. c) Caxias como apoio à ação centralizadora no II Império. d) Floriano Peixoto para obstar as tendências descentralizadoras. e) Rui Barbosa, quando candidato à Presidência da República. Questão 02 "Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins… mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul." (Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".) Este texto refere-se ao período: a) da Guerra da Independência. b) da Revolução de 1930. c) agitado da Regência. d) das Revoltas Tenentistas. e) da Proclamação da República. Questão 03 Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada: a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai. b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina. c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado. d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais. e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade pública. Questão 04 (MACKENZIE) Do ponto de vista político, podemos considerar o Período Regencial como: a) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país; b) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas; c) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840; d) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares; e) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência. Questão 05 (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 – 1840), é incorreto afirmar que: a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro; b) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una; c) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros; d) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia; e) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Período Regencial – Aula de História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||
Modernismo: Segundo Momento – Literatura Enem Posted: 15 Oct 2014 06:50 AM PDT Modernismo – Segundo Momento Passada a fase de "inovação a qualquer custo" que marcara a primeira fase modernista e sob o influxo das mais diversas desordens sociais – internas e externas -, a poesia brasileira amadurece não só formal como tematicamente. Esse amadurecimento é a principal marca de nossa poesia da segunda fase modernista. Contexto histórico Os autores desta época conviveram com os mais graves problemas de nosso século: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Revolução de 30, que marca o fim da República Velha e o início da era Vargas (governo de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945). Características Poesia libertária, variada, de cunho social, intimista, espiritualista e surrealista. Há a forte produção de uma prosa regionalista, valorizando o romance nordestino. Autores Carlos Drummond de Andrade: Nasceu em Minas Gerais (1902) e morreu no Rio de Janeiro (1987). O mais importante poeta do modernismo é apontando pela crítica como um dos melhores da literatura brasileira. Sua obra poética revela um lento processo de investigação da realidade humana. Desde os primeiros livros, delineiam-se as linhas básicas da poesia de Drummond: visão crítica da realidade social, frequentemente expressa através do humor e da ironia; certo desencanto com relação à vida, recusando-se a uma participação lírica ou sentimental, revelando um pessimismo em que o homem se encontra frente à frente com o vazio e o nada: É sempre nos meus pulos o limite. É sempre nos meus lábios a estampilha. É sempre no meu não aquele trauma. Sempre no meu amor a noite rompe. Sempre dentro de mim meu inimigo. E sempre no meu sempre a mesma ausência. Vejamos um fragmento de um de seus poemas mais conhecidos.
José E agora, José? A festa acabou, a luz apagou o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? e agora, José? [...] Obra • Poesia: Alguma poesia (1930) – obra dedicada a Mario de Andrade; Brejo das almas (1934); Sentimento do mundo (1940); A rosa do povo (1945); Claro enigma (1951); Viola de bolso (1952); A vida passada a limpo (1959); Lição de coisas (1962); Boitempo (1968); As impurezas do branco (1973); A paixão medida (1980); Corpo (1984); Amar se aprende amando (1985); O amor natural (1992); Farewell (1996). • Prosa (crônica e ensaios): Confissões de Minas (1944); Contos de aprendiz (1951); Passeios na ilha (1952); Fala, amendoeira (1957); A bolsa & a vida (1962); Cadeira de balanço (1970); Boca de Luar (1984). Saiba mais sobre Modernismo: Segunda Fase nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Texto para questão 01 Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) Dica 1 – Revise tudo sobre Humor e garanta a sua nota em Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude com a gente e fique preparado! – http://blogdoenem.com.br/humor-literatura-enem/Questão 01 Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a: a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem. b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida. Poema para questões 02, 03, 04 e 05. José E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama protesta, e agora, José?
Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José?
E agora, José? Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio – e agora?
Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais. José, e agora?
Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse… Mas você não morre, você é duro, José!
Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José! José, para onde? Dica 2 – Revise em mais esta aula sobre o Primeiro Momento do Modernismo e fique preparado para Literatura Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-2-literatura-enem/Questão 02 Para o poeta, José só não é: a) alguém realizado e atuante. b) um solitário. c) um joão-ninguém frustrado. d) alguém sem objetivo e desesperançado. e) n.d.a. Questão 03 Das possibilidades sugeridas pelo oeta para que José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso: a) "se você tocasse a valsa vienense". b) "se você morresse". c) "José, para onde?". d) "quer ir para Minas". e) "José, e agora". Dica 3 – Relembre tudo sobre a Primeira Fase do Modernismo (aula 1) e fique pronto para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-primeiro-momento-aula-de-literatura-enem/Questão 04 O verso que exprime concisamente que José é "ninguém" é: a) "você que faz versos". b) "a festa acabou". c) "você que é sem nome". d) "que zomba dos outros". e) "Mas você não morre". Questão 05 Assinale a afirmativa falsa a respeito do texto. a) José é alguém bem individualizado e a ele o poeta dirige com afetividade. b) O ritmo dos sete primeiros versos da 5ª estrofe é dançante. c) "Sem teogonia", significa "sem deuses", "sem credo", "sem religião". d) Os versos são em redondilha menor porque tal ritmo se ajusta perfeitamente à intimidade, singeleza e espontaneidade das idéias. e) n.d.a.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Modernismo: Segundo Momento – Literatura Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | ||||||||||
Fusos Horários – Aula de revisão Geografia Enem Posted: 15 Oct 2014 06:23 AM PDT Fusos Horários Para entender o que são fusos horários, é importante, antes, conhecer e compreender as coordenadas geográficas, uma rede de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos, traçadas sobre o globo – e cuja finalidade é permitir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. O paralelo máximo é a linha do Equador, que divide a Terra em duas porções iguais: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Sobre cada um desses hemisférios, podemos traçar infinitas linhas paralelas ao Equador. Essas linhas são identificadas por sua distância em relação ao Equador, medida em graus. Essa distância é o que chamamos de latitude, que pode variar de 0o a 90o, tanto para norte quanto para sul. Já os meridianos são todas as semicircunferências traçadas de forma a ligar os dois polos da Terra. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho e qualquer um deles pode ser utilizado para se dividir o planeta em duas porções iguais: hemisfério ocidental (a oeste) e hemisfério oriental (a leste). Contudo, como meridiano de referência (0o), convencionou-se adotar, internacionalmente, o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres (Inglaterra). Assim, os demais meridianos podem ser identificados por sua distância, medida também em graus, em relação ao meridiano de Greenwich. Essa distância é o que chamamos de longitude e varia de 0o a 180o, tanto para leste quanto para oeste. Como o meridiano de Greenwich é considerado o referencial das longitudes, ele também passou a ser considerado o da determinação de um horário-base no planeta. Para a localização de um ponto qualquer na superfície do planeta é preciso, então, cruzar um paralelo com um meridiano, ou seja, é necessário conhecermos a sua latitude e a sua longitude. Fusos horários e suas implicações Devido ao seu movimento de rotação (movimento da Terra ao redor de um eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro, no sentido do Oeste para o Leste), a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários. A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que "cruzam" o planeta passem, num determinado momento, frente ao Sol. Dica 1 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – http://blogdoenem.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora – e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário. No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres (hoje, dentro da cidade), foi considerado o meridiano zero. A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média"). É importante entender que essa padronização facilita as relações internacionais. No interior de um mesmo país, entretanto, esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o. Mudanças nos fusos horários brasileiros No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o horário de Brasília. Os atuais três fusos horários passaram a vigorar a partir da zero hora de 24 de junho de 2008, determinada pela Lei nº 11.662, sancionada pelo governo federal em 24 de abril de 2008. Essa lei reduziu de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil. A mudança atingiu municípios nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Desde então, os 22 municípios do Acre ficaram com diferença de uma hora em relação a Brasília – antes eram duas horas a menos. Municípios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofreram a mesma mudança, o que igualou o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas. A mudança na lei também fez com que o Pará, que antes tinha dois fusos horários, passasse a ter apenas um. Os relógios da parte oeste do Estado foram adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Pará ficasse com o mesmo horário de Brasília. Observe abaixo, no mapa, as mudanças ocorridas: Vale lembrar que o antigo sistema de quatro fusos horários, estabelecido para todo o território nacional, foi instituído por meio da Lei nº 2.784, de 18 de junho de 1913, assinada pelo então presidente da República, Hermes da Fonseca, vigorando no território brasileiro por longos anos. Dica 2 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/Tudo isso demonstra a arbitrariedade da nossa forma de medir o tempo, ou seja, o fato de essas medidas serem produto de uma convenção social. Reforça ainda mais essa verdade o chamado horário de verão, medida que se adota em alguns países, com o intuito de economizar energia elétrica. Pelo horário de verão, adianta-se o relógio em uma hora para se aproveitar um período de tempo em que amanhece mais cedo e anoitece mais tarde, potencializando-se a utilização da luz natural. No Brasil, o horário de verão é adotado desde 1985, entre outubro e fevereiro de cada ano. Saiba mais sobre xxxxxx nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 01 (UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro). ELIAN ALABI LUCCI et al. Adaptado de Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2005. Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando. Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2008. Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente: a) 10 – sábado – 21 b) 11 – sábado – 21 c) 10 – domingo – 22 d) 11 – domingo – 22 Dica 3 – Acompanhe este segunda aula sobre Problemas Ambientais e fique preparado para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente, o Enem está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-2-geografia-enem/Questão 02 (UTFPR/PR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Por possuir uma grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil abrange três fusos horários, sendo que o horário de Brasília é adotado como a hora legal do país. A esse respeito, analise as afirmações abaixo: I) A hora de Brasília encontra-se 3 horas defasada em relação à hora de Greenwich, sendo que durante o horário de verão, no Brasil, essa diferença diminui para 2 horas. II) Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do Equador porque, nos locais mais ao norte do país, a variação do fotoperíodo (parte do dia iluminado pela luz solar) é pequena entre as estações. III) Durante a vigência do horário de verão de 2006/2007, os relógios dos Estados do Centro-Sul foram adiantados em 1 hora. Logo, se os relógios em Brasília marcassem 14 horas, nessa situação, no Acre seriam 15 horas e, nos estados da região nordeste, mais ao leste, seriam 12 horas. IV) O horário de verão apresenta muitos benefícios em relação à economia no consumo de energia, e por isso é adotado também em muitos países da Europa e América do Norte, que encontram-se em latitudes mais elevadas que o Brasil. Estão corretas apenas as afirmações: a) I, II e IV. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I e II. Questão 03 (UEA/AM – Universidade do Estado do Amazonas). De acordo com o mapa, na Copa de 2014, a realizar-se no Brasil, uma partida iniciada às 16 horas em Manaus poderá ser assistida ao vivo em Londres, em transmissão pela TV, a partir das a) 18 horas. b) 19 horas. c) 20 horas. d) 21 horas. e) 22 horas. Questão 04 (ISEAF/PI – Instituto Superior de Educação Antonino Freire). A partir do mapa apresentado, é possível identificar as mudanças ocorridas nos fusos horários no Brasil após junho de 2008, com a lei 11.664/08. Assim: a) O estado do Mato Grosso do Sul e a porção oeste do Estado do Pará foram incorporados ao 2º fuso horário. b) Os estados de Goiás e Acre foram incorporados ao 3º fuso horário. c) O estado do Amazonas e a porção oeste do Pará foram incorporados ao 2º fuso horário. d) O estado do Acre e a porção oeste do Amazonas foram incorporados ao 3º fuso horário, e o oeste do estado do Pará foi incorporado ao 2º fuso horário. e) O estado do Acre deixou de pertencer ao 3º fuso horário, e passou a pertencer ao 4º fuso horário. Questão 05 Suponha que, na Copa do Mundo de futebol de 2014, o jogo final seja entre Brasil e França no estádio do Maracanã/RJ. O jogo terá início às 20h (3 fusos a oeste de Greenwich). A que horas os moradores de Los Angeles (8 fusos a oeste de Greenwich) e Paris (1 fuso a leste de Greenwich) assistirão, respectivamente, ao início do jogo, em suas cidades? a) 15h e 24h b) 11h e 23h c) 12h e 01h d) 14h e 22h e) 13h e 21h
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Estudo dos prismas – Aula de revisão Matemática Enem Posted: 15 Oct 2014 05:47 AM PDT Estudo dos prismas Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das arestas laterais, os prismas podem ser retos ou oblíquos.
Prisma reto
Prisma oblíquo
Elementos principais Aresta da base ( ℓ ) Aresta lateral ( aℓ ) Altura do prisma ( H ) Dica 1 – Você sabe tudo sobre os Polígonos Regulares? Revise as suas definições e classificações em mais uma aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/poligonos-regulares-matematica-enem/Nomenclatura Os prismas recebem nomes de acordo com a figura poligonal de sua base. Exemplo
Prismas Regulares São prismas que apresentam polígonos regulares em sua base. Exemplo:
Áreas e volume (Prisma reto regular) Área da base (AB) Calculada de acordo com o nome do prisma. Considere ℓ como a aresta da base.
Área lateral (AL) As faces são retangulares assim basta calcular a área de uma face e multiplicar o valor pelo número de faces (sempre igual ao número de lados da base). Área total Corresponde a soma da área lateral com as duas bases do prisma AT = AL + 2.AB Dica 2 – Relembre tudo sobre Ângulos na Circunferência em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/angulos-na-circunferencia-matematica-enem/Volume (V) É o resultado da multiplicação da área da base pela altura do prisma. Observe que nos prismas retos a altura é igual à aresta lateral do prisma, ou seja, Saiba mais sobre o Estudo dos Prismas nesta aula do canal Stoodi, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 01 Deseja-se construir um prédio para armazenamento de grãos em forma de um prisma regular de base triangular, cuja aresta da base meça 8 m e altura do prisma tenha 10 m. O volume
Dica 3 – Você sabe a diferença entre um círculo e uma circunferência? Nesta aula de Matemática Enem você pode revisar tudo sobre essas duas formas geométricas – http://blogdoenem.com.br/circulo-e-circunferencia-matematica-enem/Questão 02 Em uma usina de compostagem, após a triagem, o material é colocado em canteiros, aproximadamente com a forma de um prisma triangular reto, e revolvido periodicamente, até se obter a cura do composto. Se num determinado momento há no pátio 9 desses canteiros, a quantidade de composto existente é, em metros cúbicos, igual a a) 36 b) 30 c) 28 d) 24 e) 15 Questão 03 Uma fábrica de embalagens, para atender a uma encomenda, deve produzir uma caixa na forma de um prisma retangular reto, com capacidade para 8 litros (lembre-se que 1litro = 1dm3). Nessa encomenda está especificado que as dimensões da caixa, em decímetros, devem ser x, x-1 e 2x. Então, o número de possíveis valores distintos para x é: a) zero. b) um. c) dois. d) três. e) quatro. Questão 04 De uma viga de madeira de seção quadrada de lado 10cm, extrai-se uma cunha de madeira de altura 15cm, conforme a figura: O volume da cunha é: a) 250cm3 b) 500cm3 c) 750cm3 d) 1000cm3 e) 1250cm3 Questão 05 Um recipiente na forma de um prisma reto de base quadrada, cuja área lateral é igual ao sêxtuplo da área da base, contém um determinado medicamento que ocupa 75% de sua capacidade total. Conforme prescrição médica, três doses diárias desse medicamento, com 50 ml cada uma, deverão ser ministradas a um paciente durante seis dias. Nessas condições, é correto afirmar que, para ministrar a quantidade total prescrita, o medicamento contido nesse recipiente será: a) insuficiente, faltando, 125 ml b) insuficiente, faltando, 120 ml c) suficiente, não restando nada. d) suficiente, restando 125 ml. e) suficiente, restando 225 ml.
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