Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Geradores elétricos – Aula de Física Enem
- Classificação dos Verbos – Aula de revisão Gramática Enem
- Evolução dos Modos Produtivos – Aula de Geografia Enem
- Brasil República: Era Vargas II – Aula de História Enem
- Esfera – Aula de revisão Matemática Enem
- Engenharia Mecânica: Notas de Corte Sisu 2014, curso de graduação
- Fisioterapia: Notas de Corte no Sisu 2014 no curso de graduação
- Engenharia de Materiais: curso de graduação e mercado de trabalho
- Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos
- Química – Os 10 temas que mais caem em Química no Enem e no Vestibular
Geradores elétricos – Aula de Física Enem Posted: 27 Oct 2014 07:24 PM PDT Geradores elétricos Um gerador elétrico é todo o aparelho capaz de fornecer energia elétrica a um circuito, ou seja, capaz de realizar o funcionamento de aparelhos elétricos. Exemplos de geradores são pilhas, baterias, hidrelétrica, placa solar, etc. Força eletromotriz A tensão elétrica total que um gerador pode fornecer é chama de força eletromotriz (ε). Ela é definida como sendo o trabalho realizado (τ) dividido pela quantidade de carga Δq que atravessa uma secção reta de um condutor. Por ser uma tensão elétrica, a força eletromotriz é medida também em volts (V). Equação do gerador Vimos que a tensão total que um gerador pode fornecer ao circuito é a sua força eletromotriz. Porém, todo o gerador possui uma resistência interna, que consome parte desta tensão, o que provoca uma diminuição da tensão real que é fornecida ao circuito. Portanto, podemos calcular a tensão fornecida pelo gerador (U) como sendo a diferença da sua força eletromotriz pela tensão consumida por sua resistência interna, o que nos dá a equação dos geradores: Curva característica de um gerador A equação do gerador pode ser vista como uma equação do 1º grau, onde a tensão U varia de acordo com a corrente elétrica i. Com isso, podemos construir o gráfico característico dos geradores. Do gráfico, podemos encontrar a força eletromotriz, que é o ponto onde a reta intercepta o eixo vertical da tensão U. Além disso, podemos encontrar também a corrente de curto circuito icc, que é o ponto onde a tensão é zero (U = 0). Neste caso, a corrente elétrica não tem resistência em seu trajeto. Dica 1 – Estude sobre Potência e energia elétrica em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/potencia-e-energia-eletrica-fisica-enem/Potência de um gerador Em um gerador elétrico, podemos encontrar a potência total que ele pode fornecer ao nosso aparelho ligado ao circuito. Esta potência total (Pt) está relacionada com a tensão total que o gerador pode fornecer, ou seja, sua força eletromotriz. Podemos então calcular a potência total como: Nem toda a potência que o gerador possui é convertida em energia elétrica para o circuito, devido à sua resistência interna. Por isso, temos que a parte que é utilizada pelo circuito é a potência útil (Pu) e a parte que é dissipada pela resistência interna do gerador, a potência dissipada (Pd). Podemos calculá-las através das seguintes equações: Desta forma, podemos ainda dizer que toda a potência que o gerador possui é a soma das potências útil e dissipada: Rendimento Podemos encontrar o rendimento de um gerador (η), ou seja, uma razão que nos diz quanto da potência total do gerador é convertida para utilização do circuito. Desta forma, definimos rendimento como a razão da potência útil pela potência total. Saiba mais sobre Geradores Elétricos nesta aula do canal oficinadoestudante, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFSCAR-SP) Com respeito aos geradores de corrente contínua e suas curvas características U × i, analise as afirmações seguintes: I. Matematicamente, a curva característica de um gerador é decrescente e limitada à região contida no primeiro quadrante do gráfico. II. Quando o gerador é uma pilha em que a resistência interna varia com o uso, a partir do momento em que o produto dessa resistência pela corrente elétrica se iguala à força eletromotriz, a pilha deixa de alimentar o circuito. III. Em um gerador real conectado a um circuito elétrico, a diferença de potencial entre seus terminais é menor que a força eletromotriz. Está correto o contido em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Dica 2 – Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores – http://blogdoenem.com.br/associacao-de-resistores-fisica-enem/Questão 2 (FUVEST-SP) Uma bateria possui força eletromotriz ε e resistência interna Ro. Para determinar essa resistência, um voltímetro foi ligado aos dois polos da bateria, obtendo-se Vo = ε (situação I). Em seguida, os terminais da bateria foram conectados a uma lâmpada. Nessas condições, a lâmpada tem resistência R = 4 Ω e o voltímetro indica VA (situação II), de tal forma que Vo / VA = 1,2. Dessa experiência, conclui-se que o valor de Ro é a) 0,8 Ω b) 0,6 Ω c) 0,4 Ω d) 0,2 Ω e) 0,1 Ω Dica 3 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – http://blogdoenem.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/Questão 3 (PUC) A figura mostra o valor da tensão nos terminais de um gerador real em função da corrente por ele fornecida. A resistência internado gerador é de: a) 0,5 Ω b) 1,0 Ω c) 2,0 Ω d) 4,0 Ω e) 6,0 Ω Questão 4 (FATEC) Uma pilha elétrica tem força eletromotriz ε = 6,0 V e resistência internar = 0,20 Ω. Assim: a) A corrente de curto circuito é icc = 1,2 A. b) Em circuito aberto, a tensão entre os terminais é U = 2,0V. c) Se a corrente for i = 10 A, a tensão entre os terminais é U = 2,0V. d)Se a tensão entre os terminais U = 5,0V, a corrente é i = 25 A. e)n.d.a Questão 5 A força eletromotriz de uma bateria é: a) A força elétrica que acelera os elétrons. b) Igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando a eles está ligado um resistor de resistência nula. c) A força dos motores ligados à bateria. d) Igual ao produto da resistência interna pela intensidade da corrente. e) Igual à tensão elétrica entre os terminais da bateria quando eles estão em aberto.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Geradores elétricos – Aula de Física Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Classificação dos Verbos – Aula de revisão Gramática Enem Posted: 27 Oct 2014 07:01 PM PDT Classificação dos verbos Segundo o vínculo que os verbos estabelecem com os seus modelos (ver estrutura verbal), classificam-se em regular, irregular, anômalo, defectivo e abundante. Regulares e irregulares Leia a tirinha a seguir e atente para os verbos. Níquel Náusea – Fernando Gonsales Folha de São Paulo, 19/06/2006. Após a leitura da tira, você deve ter notado quatro verbos: pode, joga, acham e querem. Agora pense a qual conjugação cada um pertence. É interessante, passá-los para o infinitivo verbal: poder, querer, jogar e achar. Logo se percebe que os dois primeiros são da segunda conjugação e os dois últimos da primeira. Para saber se são regulares ou não, você deve compará-los com os seus modelos. Não precisa verificar todos os tempos e modos, basta averiguar os tempos do presente e pretérito perfeito do modo indicativo. Assim, substitua o radical do verbo-modelo pelo radical do verbo que queremos conjugar. A vogal temática e as desinências de modo-temporal e número-pessoal não se modificam. Se apresentar alguma mudança no radical ou nas flexões, o verbo será irregular, em contrapartida, regular caso não haja nenhuma alteração de paradigma. Veja, a seguir, como fazer.
Após as comparações, concluímos que os verbos joga e acham são regulares, pois não apresentam nenhuma alteração no radical nem nas flexões.
Após as comparações, concluímos que os verbos poder e querer são irregulares, porque, no primeiro caso, há alteração do radical e, no segundo, alteração do radical e das flexões. Não se considera irregularidade a mudança de grafia para manter a pronúncia como visto em fingir / finjo; brincar / brinquei; carregar / carreguei; descer / desço. Principais verbos irregulares que merecem destaque Lembramos que os verbos irregulares são os que não seguem os paradigmas, ou seja, caracterizam-se por apresentar alterações no radical ou nas desinências. Primeira conjugação Nomear
Observação: Os verbos terminados em –ear são irregulares nesses modos e tempos acima, os demais são regulares. Seguem esse modelo os verbos apear, passear, folhear, bloquear, afear, hastear, semear, recrear, estrear, gear, granjear e, lisonjear. Odiar
Observação: Os verbos irregulares que terminam em –iar são apenas cinco: mediar, ansiar, remediar, incendiar e, odiar. Lembre-se da palavra MARIO, que são as letras iniciais desses verbos. Os demais, como copiar, premiar, caluniar, abreviar, são regulares. Segunda conjugação Pôr
Observação: Seguem este mesmo modelo os verbos derivados de pôr: compor, dispor, repor, supor, recompor. Além disso, em todas as conjugações este verbo é grafado com a letra s. Querer
Observação: O verbo querer grafa-se sempre com a letra s. Requerer
Observação: O verbo requerer não é derivado de querer. Ver
Observação: Assim se conjugam os derivados rever, prever, entrever e, antever. Muita atenção ao conjugar o futuro do subjuntivo. Terceira conjugação Vir
Observação: Como vir se conjugam os derivados convir, intervir, advir e, provir. Anômalos Os verbos anômalos também são considerados irregulares. Classificam-se dessa maneira por apresentar, na sua conjugação, radicais bem -diferenciados em razão de sua origem latina. São anômalos os verbos ir e ser. Note, a seguir, os seus radicais: ser (sou, era, serei, fui, seja); ir (vou, ia, irei, fui). Defectivos Os verbos defectivos caracterizam-se por não apresentarem conjugação completa, faltam a eles algumas flexões verbais. Geralmente a situação ocorre com verbos no presente do indicativo e do subjuntivo, e no imperativo. Exemplo: verbo colorir (sinônimo de pintar).
Exemplo: verbo falir (sinônimo de abrir falência)
Exemplo: verbo reaver (sinônimo de recuperar)
Abundantes Fazem parte também da classificação verbal os abundantes, que se caracterizam por apresentar mais de uma forma para assinalar a flexão verbal. Normalmente, esse fato ocorre no particípio, que além de apresentar as formas regulares (-ado, -ido), contém as irregulares, como aceso, enxuto e eleito. Veja, a seguir, a relação das formas duplas do particípio. 1ª conjugação
2ª conjugação
3ª conjugação
Observação: Existem alguns particípios que só possuem a forma irregular, como dizer (dito), escrever (escrito), fazer (feito), ver (visto), vir (vindo), pôr (posto), cobrir (coberto), abrir (aberto). Os verbos derivados desses também apresentam só o particípio irregular: reescrever (reescrito), entreabrir (entreaberto). E há outros que só possuem a forma regular: chegar (chegado) e expelir (expelido). Como empregar o particípio? Quando existe a forma dupla do particípio, normalmente os verbos auxiliares ter e haver acompanham a forma regular e os auxiliares ser, estar e, ficar acompanham os particípios irregulares. Ter e haver Os verbos auxiliares (ter e haver) são usados na formação dos tempos compostos junto com os particípios. Nesse caso, devem ser usados os particípios regulares, todavia na falta do regular usa-se o irregular. Exemplos: Mila havia estudado muito para a prova de Geografia. Se Yuri tiver feito todos os cálculos, poderá participar da maratona de Matemática. Ser, estar, ficar Os verbos auxiliares (ser, estar e ficar)r são usados na formação da voz passiva junto com os particípios. Nesse caso, devem ser usados os particípios irregulares, entretanto na falta do irregular, usa-se o regular. Exemplos: O deputado foi preso por improbidade administrativa. Gil foi visitado na fazenda por seu tio da Paraíba. O cãozinho ficou esmagado pela bolsa do carteiro. Algumas cidades estavam isoladas pelas águas da tempestade. Observação: - Os verbos pagar, gastar e pegar podem ser usados junto aos verbos ter, haver, ser e estar quando estiverem na forma irregular. Porém nas formas regulares só são usados junto aos verbos ter e haver. Resumindo: ter/ haver/ ser/ estar/ + gasto/ pago/ ganho ter/ haver + gastado, pagado, ganhado Saiba mais sobre a Classificação dos Verbos nesta aula do canal GramáticaEmVídeo, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFPR) Quais os conjuntos de frases cujas lacunas podem ser preenchidas por vier, vir e vimos, respectivamente? a) I. Quando __________ a Curitiba, traga sua mãe. II. Se _________ Pedro, avise-o da minha chegada. III. Ontem nós __________ um peixe enorme no lago. b) I. Se tu _________ com mentiras, verás o que é bom! II. Entregue-lhe isto, se o ______________ amanhã. III. Nós sempre ____________ aqui pelo mesmo caminho. c) I. Se __________ à escola amanhã, terá uma surpresa. II. Peça-lhe para __________ aqui quando puder. III. Pela presente circular _____________ pedir seu auxílio aos flagelados. d) I. Tudo estará pronto para quando _________ o Papa. II. No caso de você ________ algo estranho, chame-nos. III. Perguntarão se _________ embora de medo. e) I. Enquanto não ___________ o aumento, nada pagarei. II. Se você e Pedro os _______________ nada comentem com eles. III. Ontem nós __________ de Curitiba a Antonina em uma hora. Dica 1 – Relembre sobre Poesia Concreta em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando, estude conosco! – http://blogdoenem.com.br/poesia-concreta-literatura-enem/Questão 2 Complete as lacunas com o particípio solicitado entre parênteses. a) Tinha _____________mais do que deveria. (gastar) b) Havia ____________ um belo resfriado. (pegar) c) Era ___________ pela primeira vez um operário à Presidência. (eleger) d) Por descuido do filho, a televisão ficou ________ à noite inteira. (acender) e) O rapaz havia ___________ ao serviço com trinta minutos de atraso. (chegar) f) A mãe tinha ____________ todo seu material sobre a mesa do escritório. (pôr) Dica 2 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/Questão 3 Complete as frases, utilizando os verbos dos parênteses nos tempos exigidos pelos verbos destacados. a) Se ele __________ (vir), discutirá conosco as reivindicações da categoria. b) Se ___________ (fazer) tudo com carinho, seremos recompensados. c) Se ___________ (chegar) antes das oito horas, encontrarás as tropas ainda perfiladas. d) Quando __________ (mediar) um combate, estarei realizando um sonho. Dica 3 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/Questão 4 Complete as frases, utilizando os verbos dos parênteses nos tempos exigidos pelos verbos destacados. a) Se ele _____________ (requerer) o documento dentro do prazo, seria prontamente atendido. b) Se _____________ (reaver) todo o dinheiro roubado, pagaríamos uma recompensa. c) Se _____________ (fazer) dezesseis anos, teria direito ao voto nesta eleição. d) Se _____________ (ouvir) os teus pais, não aconteceria esta confusão. Questão 5 Conjugue os verbos de acordo com o solicitado entre parênteses. a) As modelos eu ____________ meia hora antes do desfile. (maquiar – presente do indicativo) b) Por um cargo melhor este ano tu ____________(ansiar – presente do indicativo) c) Quando teu time perde, eu __________ muito. d) Tu ____________ (compor) uma ótima canção. (pretérito perfeito do indicativo) e) Ele ____________ (contradizer) tudo o que o réu falou. (pretérito perfeito do indicativo)
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
The post Classificação dos Verbos – Aula de revisão Gramática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Evolução dos Modos Produtivos – Aula de Geografia Enem Posted: 27 Oct 2014 06:27 PM PDT Evolução da Cadeia Produtiva Tudo que se produz visa ao consumo. Isto é secular. O arroz, o feijão, a casa, a estrada, a bicicleta, o carro são produzidos para consumo. As formas como se articularam os modos de produção de bens é que ao longo dos tempos se modificaram. Quando vamos a um supermercado e compramos gêneros alimentícios, bebidas, calçados, material de limpeza, etc., estamos adquirindo bens. Da mesma forma, quando pagamos a passagem do ônibus ou uma consulta médica, estamos pagando um serviço. Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade. Assim, o conjunto de indivíduos que participam da vida econômica de uma nação é o conjunto de indivíduos que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Dica 1 – Revise tudo sobre a Urbanização no Brasil e fique pronto para as questões de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade. Modo de produção primitivo O modo de produção primitivo designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana. A comunidade primitiva existiu durante centenas de milhares de anos, enquanto o período compreendido pelo escravismo, pelo feudalismo e pelo capitalismo e socialismo mal ultrapassa cinco milênios. Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a ideia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários. Dica 2 – Relembre sobre os aspectos do Brasil através da Geografia Política em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-geografia-politica-geografia-enem/As relações de produção eram relações de amizade e ajuda entre todos; elas eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar. Também não existia o estado. Este só passou a existir quando alguns homens começaram a dominar outros. O estado surgiu como instrumento de organização social e de dominação. Modo de produção escravista Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta. Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinha nenhum direito. Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho. Modo de produção asiático O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamos notar que a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que eram forçados, e pelos camponeses, que também eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático: • A propriedade de terra pelos nobres; • O alto custo de manutenção dos setores improdutivos; • A rebelião dos escravos. O Escravismo no Brasil O esgotamento europeu do modo produção feudal levou Portugal e Espanha aos mares. Aportados na costa oriental da África, descobriram o negro africano. Dica 3 – Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil – http://blogdoenem.com.br/fontes-de-energia-geografia-enem/Para a Metrópole portuguesa, em especial, o escravismo indígena deixa de ser um bom negócio. Insere-se, neste contexto, o tráfico negreiro, que além de atender à mão de obra da cana-de-açúcar, garantia à coroa portuguesa excelente lucro. Começa uma história para o Brasil de construção de riqueza, em todos os planos, baseada na escravidão africana. Apesar de colônia de exploração, são pés e mãos de negros do além mar que no Brasil começam uma história crescente de agroexportação. Não se faz referência maior ao trabalho do negro e do índio na forma embrionária da construção das riquezas do Brasil. Pressão inglesa, anseio maior de uma sociedade nacional já formada com ideias abolicionistas, fez essa forma desumana de produção ser extinta. Modo de produção feudal A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedades deles. Eles apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. Num determinado momento, as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forças produtivas. Como a exploração sobre os servos no campo aumentava, o rendimento da agricultura era cada vez mais baixo. Na cidade, o crescimento da produtividade dos artesãos era freado pelos regulamentos existentes e o próprio crescimento das cidades era impedido pela ordem feudal. Já começava a aparecer as relações capitalistas de produção. Crises de abastecimento, ascensão da burguesia, revoltas, doenças (peste negra) acabaram esgotando o modo feudal de produção. Modo de produção capitalista O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados. O capitalismo compreende quatro etapas: a) Pré-capitalismo: o modo de produção feudal ainda predomina, mas já se desenvolvem relações capitalistas. b) Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes, que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum. c) Capitalismo industrial: com a revolução industrial, o capital passa a ser investido basicamente nas indústrias, que se tornam a atividade econômica mais importante; o trabalho assalariado firma-se definitivamente. d) Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, através de financiamentos à agricultura, à indústria, à pecuária e ao comércio. Modo de produção socialista A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados). Isto não quer dizer que não haja diferenças sociais entre as pessoas, bem como salários desiguais em função de o trabalho ser manual ou intelectual. Com a implosão do mundo socialista, referendado pela Queda do Muro de Berlim, a forma socialista de produção entra em processo de transição para uma produção capitalista. Saiba mais sobre A Cadeia Produtiva nesta aula do canal ADM em AÇÃO, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 1 (UFMA) O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção: a) asiático. b) camponês. c) mercantilista; d) capitalista. e) socialista. Questão 2 A história em quadrinhos apresenta uma característica fundamental do modo de produção capitalista na atualidade e uma política estatal em curso em muitos países desenvolvidos. Essa característica e essa política estão indicadas em: (A) liberdade de comércio – ações afirmativas para grupos sociais menos favorecidos (B) sociedade de classe – sistemas de garantias trabalhistas para a mão de obra sindicalizada (C) economia de mercado – programas de apoio aos setores econômicos pouco competitivos (D) trabalho assalariado – campanhas de estímulo à responsabilidade social do empresariado Questão 3 "A Natureza faz o corpo do escravo e do homem livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para os trabalhos braçais; o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos mas apto à vida de cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos não devem viver executando trabalhos braçais (artesãos) nem fazendo negócios (comerciantes). Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Esses tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com a prática da cidadania, pois o ócio é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e às atividades políticas." (ARISTÓTELES, 384-322 a.C. Política [Adapt.].) O fragmento transcrito retrata a ideologia dominante a) no Período Homérico, expressando o ponto de vista burguês sobre as demais classes sociais. b) no Império Romano, exaltando a pureza étnica que deveria distinguir os cidadãos de Roma. c) no Período Helenístico, como forma de justificar a dominação grega sobre os povos orientais. d) na Grécia Clássica, evidenciando um preconceito contra o trabalho bruto e manual. e) na Idade Antiga, tendo desaparecido nos séculos subsequentes, mas ressurgindo no mundo capitalista. Questão 4 (…) Sob o discurso do desenvolvimento sustentado, o que vem ocorrendo é uma reconversão do antigo modelo às novas realidades. Certamente um novo pacote tecnológico será vendido ao mundo sob a égide de controle e recuperação ambiental… Na verdade estamos tratando de um novo ciclo de industrialização e não de mudanças na organização social do trabalho e nas relações entre a sociedade e a natureza. (Sueli Ângelo, 1993) Neste texto, a autora a) acredita na capacidade da ciência e da tecnologia em resolver o conjunto dos problemas ambientais. b) sustenta que o industrialismo e o produtivismo, mediante o progresso técnico-científico, já estão encaminhando a solução das questões ambientais. c) sugere que a questão ambiental não será resolvida apenas por meio do progresso técnico-científico e da implantação de um novo ciclo de industrialização. d) afirma que o modo de produção capitalista se encaminha para a solução das questões ambientais, por meio de um novo ciclo de industrialização que reequilibre os ecossistemas. e) sustenta que a solução das questões ambientais será encaminhada por mudanças nas relações entre sociedade e natureza, e não pelo uso da ciência e da tecnologia. Questão 5 "Com o inicio da expansão marítima e conseqüente expansão comercial a partir dos séculos XIII e XIV, a economia e a sociedade européia profundamente modificadas, como conseqüência da expansão das atividades comerciais acabou com a economia de subsistência e passou-se então a estimular-se a produção de excedentes, os precursores dessas modificações e da expansão marítima foram Portugal e Espanha que logo recorreram ao trabalho escravo para suprir a produção agrícola e também para a extração de metais preciosos para abastecer o mercado europeu." Observe as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta I – Os escravos foram as mãos e os pés do Brasil, também da Europa e do sul dos Estados Unidos, pois construíram sua economia com base nos lucros proporcionados por esta prática. II – A economia implantada no sul dos EUA era muito semelhante à do nordeste brasileiro no mesmo período, a monocultura exportadora, no caso dos EUA, o cultivo do tabaco, algodão e arroz, latifúndios e mão de obra escrava. III – O Brasil foi uma sociedade escravista ou escravocrata. Durante a maior parte de sua história, o trabalho necessário ao funcionamento da sociedade era realizado pelos escravos, vindos da África. A mão de obra escrava indígena também foi utilizada durante um curto período. a) Apenas a afirmativa I está correta b) Apenas a afirmativa II está correta c) Apenas a afirmativa III está correta d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas e) Todas as afirmativas estão corretas
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Evolução dos Modos Produtivos – Aula de Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Brasil República: Era Vargas II – Aula de História Enem Posted: 27 Oct 2014 06:03 PM PDT Brasil República – Era Vargas O golpe de 1937 Como vimos, o tumulto causado pelas disputas entre a AIB e a ANL estremeceram a estabilidade do governo Vargas. Como resultado, Vargas realizou uma verdadeira "caça às bruxas" aos comunistas. Prestes e sua esposa, Olga Benário, foram presos em 1936. Após esta crise, Getúlio preocupou-se em articular um golpe. Partidários de Vargas, forjaram um documento, supostamente comunista, ameaçando a segurança de personalidades brasileiras. Este documento gerou uma onda de pânico por conta do perigo comunista. Assim, como consequência, em 10 de novembro de 1937, Vargas conseguiu decretar o fechamento do Congresso e anunciou a nova Constituição. Era o início do Estado Novo. Estado Novo de Vargas As características principais desta fase do governo de Vargas consistem na concentração do poder no executivo, na figura de um líder, no caso, Vargas. Além disso, houve o retorno do cargo de "interventor" dos Estados, o que fez com que os estados perdessem sua autonomia. A extinção dos partidos políticos também foi uma expressiva característica. Dica 1 – Estude sobre a Era Vargas, no período conhecido como República Velha, em mais uma aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-era-vargas-historia-enem/A consolidação do Estado Novo ocorreu por meio de diversos mecanismos. Um deles foi a ampliação dos direitos trabalhistas. Vargas e seus assessores preocupavam-se em difundir os ideários de que o Estado Novo atendia às reivindicações dos operários, a fim de evitar possíveis greves e insatisfações. Entre as leis desenvolvidas com esta intenção, estava a lei do salário mínimo, instituída em 1940, e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), lançada em maio de 1943. A imagem de "pai dos pobres" foi relacionada com Vargas, especialmente através de campanhas de órgãos governamentais como o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). O DIP, DASP e a censura O DIP foi fundado em 1939 e procurava tornar o Estado Novo popular, através de campanhas que exaltassem a figura paterna aos operários e população em geral. Ao DIP cabia também a função de censurar toda e qualquer crítica ao governo de Vargas. A elaboração de um programa, "A Voz do Brasil", transmitido através de rádios, reunia um noticiário com os principais comunicados do governo de Getúlio Vargas, mas também, reunia astros e celebridades da música nacional, a fim de divertir o público. Isso gerou popularidade ao governo devido ao enorme sucesso entre a população. Eram realizadas grandes festas nacionais, especialmente no dia 1º de maio, dia do Trabalhador. Vargas geralmente comunicava alguma nova lei trabalhista nesta data, além de comemorar este dia em desfiles. Cartaz produzido pelo DIP, nas comemorações do 1º de maio. O Departamento de Administração de Serviço Público (DASP) foi criado em 1938 e possuía a finalidade de administrar o corpo de funcionários, departamentos, ministérios e institutos gerados pela política Varguista. Dica 2 – Relembre sobre Brasil República: Crise e Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem. Preparado para o Exame? Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-crise-e-tenentismo-historia-enem/O governo Vargas também teve como característica, forte repressão, incluindo torturas, perseguições e assassinatos àqueles que ameaçavam a ordem do governo. Brasil na Segunda Guerra Mundial A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial contribuiu muito para a crise do Estado Novo. Isso porque o Brasil afirmou ligações econômicas com os EUA, e isso acabou definindo o destino do país na guerra. Vargas tentou assumir uma postura neutra, porém, acabou optando pelo lado dos EUA, rompendo relações com as forças do Eixo. O episódio de afundamento de navios brasileiros por alemães, fez com que o presidente declarasse guerra à Alemanha. Assim, o envolvimento do Brasil na guerra em defesa das democracias e contra os regimes totalitários despertou na sociedade uma reação sensata, pois onde estaria esta democracia no Brasil? Fim do Estado Novo Após a participação do Brasil na guerra, ocorreram manifestações solicitando o fim do Estado Novo. Diante destas pressões, Vargas resolveu iniciar um processo de redemocratização, promovendo anistia a presos políticos, bem como a reorganização partidária, criando o PSD (Partido Social Democrático) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), inédito, pois este último partido foi criado para reunir as massas trabalhadoras. Apesar destas concessões, as pressões permaneciam. Getúlio se viu então, obrigado a renunciar a presidência em 1945. Saiba mais sobre a segunda aula da Era Vargas nesta aula do canal HistoriAção Humanas, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios Questão 01 Como chamamos o período político no Brasil, compreendido entre 1937 e 1945? a) Estado Provisório b) Novo Estado Brasileiro c) Estado Novo d) Era Vargas e) República Velha Dica 3 – Revise sobre a República Oligárquica em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/republica-oligarquica-historia-enem/Questão 02 Entre os motivos que desencadearam a crise do Estado Novo, podemos citar: a) Manifestações populares em busca de um governo mais centralizado e ditatorial. b) A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, em 1940. c) Criação de partidos trabalhistas, para disputar as eleições convocadas por Vargas. d) A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e os questionamentos da sociedade em busca da redemocratização do país. e) Extinção do DIP e do DASP, gerando manifestações populares. Questão 03 Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que: a) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista. b) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e da CLT, Vargas manipulava as lideranças sindicais e as relações com o Estado eram caracterizadas pelo paternalismo e pelo intervencionismo. c) nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do "pelego" ou líder sindical manipulado pelo Estado. d) a criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado. e) Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho. Questão 04 No Brasil, a CLT foi criada pelo Decreto5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a: a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas no poder. b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas. c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo. d) atuação control adora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.(O ano está errado, considerando que a criação deste partido foi na década de 40). e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Brasil República: Era Vargas II – Aula de História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esfera – Aula de revisão Matemática Enem Posted: 27 Oct 2014 05:35 PM PDT Esfera Chamamos de esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espaço cuja distância ao centro é menor ou igual ao raio R. Considerando a rotação completa de um semicírculo em torno de um eixo e, a esfera é o sólido gerado por essa rotação. Assim, ela é limitada por uma superfície esférica e formada por todos os pontos pertencentes a essa superfície e ao seu interior. Elementos R = raio = distância do centro da esfera até a superfície. D = diâmetro = 2R Relações Área da superfície esférica Volume da esfera Dica 1 – Tire todas as suas dúvidas sobre o Tronco de Pirâmide e Tronco de Cone em mais esta aula de revisão para prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/tronco-de-piramide-e-cone-matematica-enem/Secção Uma esfera de raio R pode ser cortada por um plano a uma distância d em relação ao seu centro. Esse corte forma uma área circular de raio r, conforme a figura abaixo. Relações
Saiba mais sobre Esfera nesta aula do canal Matemática em Exercícios, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios Questão 01 Sabendo que a área de uma superfície esférica é 16 π cm2, qual o raio da esfera? a) 3cm b) 5cm c) 7cm d) 2cm e) 4cm Dica 2 – Relembre tudo sobre as características dos Cones em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/cones-matematica-enem/Questão 02 Uma superfície esférica de raio 13cm é cortada por um plano situado a uma distância de 12cm do centro da superfície esférica, determinando uma circunferência. O raio dessa circunferência, em centímetros, é: a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 6 Dica 3 – Relembre sobre o conceito e os tipos de Cilindros nesta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique preparado para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/cilindro-matematica-enem/Questão 03 Um sorveteiro vende sorvetes em casquinhas de biscoito que têm a forma de cone de 3cm de diâmetro e 6cm de profundidade. As casquinhas são totalmente preenchidas de sorvete e, ainda, nelas é superposta uma meia bola de sorvete de mesmo diâmetro do cone. Os recipientes onde é armazenado o sorvete têm forma cilíndrica de 18cm de diâmetro e 5cm de profundidade. Determine o número de casquinhas que podem ser servidas com o sorvete armazenado em um recipiente cheio. a) 36 b) 40 c) 45 d) 50 e) 52 Questão 04 A tira seguinte mostra o Cebolinha tentando levantar um haltere, que é um aparelho feito de ferro, composto de duas esferas acopladas a um bastão cilíndrico. Suponha que cada esfera tenha 10,5cm de diâmetro e que o bastão tenha 50cm de comprimento e diâmetro da base medindo 1,4cm. Se a densidade do ferro é 7,8g/cm³, quantos quilogramas, aproximadamente, o Cebolinha tentava levantar? (Use: π = 22/7) a) 8 b) 16 c) 15 d) 12 e) 10 Questão 05 A área da superfície coberta de água corresponde a aproximadamente 3/4 da superfície da Terra. Considerando que a Terra seja uma esfera de raio 6.370km, determine a área da superfície da Terra que é coberta pela água. a) 382.234.398 km² b) 420.120.300 km² c) 285.465.213 km² d) 345.654.124 km² e) 410.879.523 km²
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! The post Esfera – Aula de revisão Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Engenharia Mecânica: Notas de Corte Sisu 2014, curso de graduação Posted: 27 Oct 2014 12:50 PM PDT Você tem gosto por Física e Matemática? Você gosta de montar ou desmontar coisas? Sabe consertar ou inventar? Se a sua resposta foi 'sim' para algumas destas perguntas, entrar para o curso de graduação em Engenharia Mecânica pode ser uma boa para realizar os seus sonhos. E também para ganhar um bom dinheiro.
Dica 1 – Veja aqui o que é o curso de graduação em Engenharia Mecânica, a profissão, e o mercado de trabalho. Tudo aqui no Guia de Profissões do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/
Engenharia Mecânica está nos seus sonhos?Então, capriche nos estudos e boa prova. Não teve moleza para entrar nas instituições mais concorridas. Veja a lista dos cinco cursos campeões em nota de corte no Sisu 2014:
1º lugar – UFRJ; Cid. Universitária; Ampla Concorrência; 793,08 pontos. 2º lugar – UFU; Uberlândia; Ampla Concorrência; 790,14 pontos. 3º lugar – UFSCAR; São Carlos; Ampla Concorrência; 789,97pontos. 4º lugar – UTFPR; Curitiba; Ampla Concorrência; 781,11 pontos. 5º lugar – UNIFEI ***; Itajubá; Esc. pública, 1,5 SM; 780,48 pontos.
Dica 2 – Quer saber todas as notas de corte para Medicina, as outras Engenharias, e ainda para Enfermagem, Biomedicinae Ciências Biológicas? Veja aqui as notas de corte para estes e outros cursos pelo Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades
A menor nota de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia Mecânica foi na disputa pelas vagas do câmpus de Rio Grande, na Fundação Universidade Federal de Rio Grande, a FURG, para Engenharia Mecânica Empresarial.
Dica 3 – Você está pronto para encarar o Enem? Veja aqui o que mais cai nas provas e apostilas gratuitas para Redação, Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades e Matemática: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
Notas de corte Sisu 2014 para o curso de graduação em Engenharia Mecânica. Tabela Completa:
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br The post Engenharia Mecânica: Notas de Corte Sisu 2014, curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fisioterapia: Notas de Corte no Sisu 2014 no curso de graduação Posted: 27 Oct 2014 11:44 AM PDT Você tem perfil para trabalhar com fisioterapia? Quem se forma no curso de graduação em Fisioterapia é Fisioterapeuta. As ações profissionais são tratar da recuperaçãode pessoas que têm problemas respiratórios, musculares, de movimentação, e de problemas na coluna, por exemplo, e que podem obter melhorias ou a cura através da manipulação nas partes afetadas ou de exercícios profissionalmente orientados. Dica 1 –Notícia boa: Cursos da área da Saúde oferecem boas perspectivas de emprego e remuneração. Confira aqui no Blog do Enem:http://blogdoenem.com.br/enem-emprego/Dica 2 –Veja as notas de corte para Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidadesAs maiores notas de corte no Sisu 2014 para o curso de graduação em Fisioterapia foram alcançadas nas seguintes universidades: 1º lugar -UNB; Ceilândia; Int; Ampla Concorrência; 790,69 pontos pelo Enem. 2º lugar – UFRN; Santa Cruz; Int; Ampla Concorrência; 759,71 pontos. 3º lugar -UFRJ; Cid. Universitária; Int; Ampla Concorrência; 731,14 pontos. 4º lugar -UFMG; Pampulha; Mat; Esc. pública, renda livre; 718,16 pontos. 5º lugar -UDESC; Florianópolis; Int; Ampla Concorrência; 716,30 pontos pelo Enem. Dica 3 – Vai encarar o Enem ou o Vestibular? Então, acelere e aumente as suas chances estudando com as Apostilas Enem Gratuitas. Dicas, aulas e exercícios para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratisNotas de corte para o curso de graduação em Fisioterapia no Sisu 2014:
Dica 4 – Uma boa nota da Redação é tudo de bom para você chegar na frente no Enem e no Vestibular também. Quer mandar bem? Confira aqui as 5 competências essenciais cobradas pelos avaliadores nas redações do Enem e do vestibular: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competenciasPost de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br The post Fisioterapia: Notas de Corte no Sisu 2014 no curso de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Engenharia de Materiais: curso de graduação e mercado de trabalho Posted: 27 Oct 2014 09:52 AM PDT A Engenharia de Materiais é um ramo que estuda e desenvolve tecnologias inovadoras para a produção de novos produtos. Utiliza a pesquisa de materiais e novas aplicações para os já existentes. Essa pesquisa resulta na criação de novos materiais como ligas metálicas, resinas e plásticos para a indústria. Quem é o Engenheiro de Materiais? Quem se forma no curso de graduação em Engenharia de Materiais atua como profissional que, além de utilizar a pesquisa na criação de materiais como ligas metálicas, plásticos e resinas; aperfeiçoará suas propriedades, estabelece novas combinações com o objetivo de criar novos materiais. É o responsável por todo o processo de produção desde a seleção da matéria-prima até a finalização dos produtos criados. As principais áreas de atuação do Engenheiro de materiais são a de polímeros, metais e cerâmica. Dica 1 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/O curso graduação em Engenharia de materiais Por ser um curso de caráter predominantemente científico, a maior parte de sua carga horária se passa em laboratórios. Com duração de cinco anos, a partir de terceiro ano, ou seja, da formação básica em engenharia, o aluno optará por umas das áreas de especialização: metais, cerâmicas ou polímeros. Ao fazer a escolha das disciplinas darão ênfase à área escolhida. Metais – O profissional especializado em metais atuará na produção de aço, em diversos tipos de indústrias, inclusive as de alta tecnologia como na produção de processadores de computador. O estágio é obrigatório e o momento atual para iniciá-lo é a partir do quinto ano. Como estagiário o alunos desenvolverá atividades como controle de qualidade de materiais e produtos, projetos de produtos, ensaios de matérias-primas e produtos, dentre outras. Aqui você conhece as principais disciplinas que vai estudar ao longo do curso de graduação em Engenharia de Materiais: Mineralogia; Física; Química; Resistência de Materiais; Cálculo; Siderurgia; Termodinâmica dos solos; Tratamento de minérios. Dica 2: Mandar bem na Redação faz toda a diferença na sua média final no Enem ou no Vestibular. Veja aqui as principais dicas para uma boa Redação: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulasCursos de Engenharia de Materiais com conceito 5 no Enade O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.
Mercado de trabalho para Engenharia de Materiais O mercado carece de profissionais formados em Engenharia de Materiais, porém isso não significa falta de oportunidades. Pelo contrário, demonstra um mercado pronto para receber novos profissionais. As indústrias siderúrgicas e petroquímicas são as que mais contratam Engenheiros de Materiais. Além disso, os engenheiros de materiais podem atuar em indústrias na transformação de polímeros. A Petrobrás também é uma ótima oportunidade de trabalho uma vez que contrata esses profissionais para desenvolver materiais que resistam aos ambientes do petróleo, além de fazer a manutenção desses equipamentos. O Salário inicial, segundo Crea-SP, é de 4.068,00. Dica 3 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você:http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/Perfil do profissional após a formação O profissional após a formação deverá ser capaz de atuar na resolução de problemas nos processos de fabricação e seleção dos materiais envolvidos nos mais variados tipos de aplicações. Além disso, trata-se de um profissional engajado e preocupado com as questões ambientais, sociais e humanas. Apesar de se tratar de uma área bastante científica, o profissional formado em Engenharia de Materiais será capaz de desenvolver trabalhos em equipe e buscar sempre estar atualizado sobre novas tecnologias. Post escrito por Lidiane Franqui, blogueira e redatora freelancer. Escreve para sites e blogs de diversos segmentos, entre eles educação, Marketin Digital e desenvolvimento pessoal. Facebook: https://www.facebook.com/lidiane.franqui.3 The post Engenharia de Materiais: curso de graduação e mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos Posted: 27 Oct 2014 08:16 AM PDT O final de semana das provas do Enem 2014 já está chegando e quanto mais dicas você puder reunir antes de encarar esse desafio, melhor para o seu desempenho! Por isso, hoje o Blog do Enem, em parceria com o portal Universia (www.universia.com.br), trouxe uma dica de ouro para quem quer mandar bem na Redação Enem desse ano: atenção e respeito aos Direitos Humanos é fundamental! De nada vai adiantar você estruturar bem o seu texto, mandar bem na gramática e, no final das contas, se esquecer desse detalhe importantíssimo. Afinal, proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos é uma das competências avaliadas na Redação Enem. Dica 1: Saiba tudo sobre as competências avaliadas na Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/competencias-redacao-enem/Ouvido pela equipe do portal Universia Brasil, o professor de história do Cursinho da Poli em São Paulo, Elias Feitosa, explica que "não há espaço algum para que o aluno seja contrário a esses direitos". E não é só o Enem que valoriza essa questão. Vestibulares como a Fuvest, Unicamp e Unesp também descontam pontos dos candidatos que apresentarem uma postura contrária aos valores humanos. Agora você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para garantir uma boa avaliação nessa competência da Redação Enem 2014? Bom, antes de mais nada, você precisa conhecer a Declaração dos Direitos Humanos, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e disponível gratuitamente e online no site http://www.onu.org.br/. Dica 2: Melhore seu vocabulário para fazer uma boa prova – http://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem/Segundo o professor Feitosa, o candidato que está fazendo a prova de Redação do Enem não pode achar que ali é um espaço onde pode expressar qualquer tipo de opinião. É importante que você saiba a diferença entre o que é um problema social e o que caracteriza um desrespeito a humanidade. E o professor do Cursinho da Poli deixa bem claro que as consequências são graves para quem exagera: "alguns alunos acabam perdendo a sua nota". Por isso, antes de passar a limpo o rascunho da sua redação, certifique-se de que seus argumentos estão de acordo com a Declaração elaborada pela ONU e se você escreveu de forma ética e moral. Dica 3: 17 temas para a Redação Enem 2014 – Confira e aumente suas chances - http://blogdoenem.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/OS NORDESTINOS E O RESULTADO DAS ELEIÇÕES Para quem ainda não entendeu o que caracterizaria um caso de desrespeito aos direitos humanos, separamos um exemplo que está invadindo as redes sociais de todo mundo nos dias de hoje: o ataque aos nordestinos após a reeleição da presidente Dilma Rouseff (PT). Muitos eleitores, insatisfeitos com o resultado das Eleições 2014, estão manifestando opiniões preconceituosas e atacando outros brasileiros nas redes sociais. O discurso de ódio propagado por muitos, além de ser crime, nem ao menos tem fundamento matemático, pois não foram apenas os estados do Nordeste e Norte que reelegeram Dilma Rouseff. Por exemplo, no Rio de Janeiro, a candidata recebeu 700 mil votos a mais do que seu oponente Aécio Neves (PSDB). Já em Minas Gerais, foram 500 mil votos a mais para a candidata do PT. O próprio candidato derrotado chegou a pedir, durante sua campanha presidencial, ao Ministério Público Federal (MPF) que investigasse a discriminação contra os nordestinos incitada através das redes sociais. "Nossa sociedade não aceita esta tentativa de divisão discriminatória de nossos cidadãos, pois, acima de tudo, todos, juntos, temos um sentimento comum, que é o orgulho de sermos brasileiros", informou em nota o PSDB, partido de Aécio Neves. É de extrema ignorância pensar que pessoas, só por que nasceram em regiões do país diferentes umas das outras, possuem capacidades intelectuais diferenciadas. Alguns comentários ofensivos postados nas redes sociais chegaram a dizer que a região Nordeste atrasa o país e o povo nordestino merecia sofrer, o que é um absurdo! Conforme foi publicado no blog MUNDOBIT do portal UOL, “no Brasil, o discurso de ódio e discriminação com relação à origem é crime. Calúnia (art. 138 do Código Penal), Difamação (art. 139 do Código Penal) e Injúria (art. 140 do Código Penal) dependem de queixa realizada pela própria vítima. Estes crimes, mesmo cometidos pela Internet, devem ser denunciados pela vítima na delegacia mais próxima da residência dela ou em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Já os casos de Racismo, Xenofobia, Apologia e incitação a crimes contra a vida podem ser feitas na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos”. Em 2012. a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos durante as eleições de 2010. A jovem postou em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Por isso, você que está tentando conquistar uma vaga na Universidade pelo Enem, fique atento e não cometa esse erro absurdo! É preciso pensar e analisar antes de dizer qualquer coisa que venha à cabeça. Muito mais do que apenas garantir uma boa nota na Redação do exame, saber respeitar e tratar com dignidade os outros independente das diferenças o torna um ser humano igualmente digno de respeito. O texto original do portal Universia Brasil sobre a importância dos Direitos Humanos na Redação Enem você encontra aqui: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/05/14/1096671/entenda-importancia-conhecer-direitos-humanos-redaco-enem-2014.html. O portal Universia Brasil disponibiliza para você várias dicas valiosas, como oportunidades de Bolsas de Estudo no Brasil e no exterior. Acesse www.universia.com.br e saiba mais. The post Redação Enem 2014 e a importância dos Direitos Humanos appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Química – Os 10 temas que mais caem em Química no Enem e no Vestibular Posted: 27 Oct 2014 08:16 AM PDT Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados, há sempre os preferidos pelas bancas por serem assuntos mais atualizados, e no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares. Confira os 10 tópicos mais prováveis de aparecerem em sua prova: 01 Química: Equilíbrio Químico e reversibilidade das reaçõesVocê conhece aquele galinho do tempo que fica azul ou rosa dependendo da umidade do ar? Então… Graças ao equilíbrio químico esse fenômeno é possível acontecer! 02 Química Enem: Cálculo de pH e pOH de ácidos fortes e basesVocê lembra como calcular o pH e o pOH de uma solução de ácidos fortes e bases? Faça revisão com aula da Khan Academy e mande bem nas provas do Enem e vestibulares? 03 Revisão de Química: Ácido ou base, como descobrir?Existem algumas substâncias que indicam o pH das soluções. Essas são conhecidas como indicadores ácidos-base e são muito cobradas nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil, vamos estudá-las? 04 Química Enem: Fórmula empírica e molecularVocê lembra como encontrar a proporção dos átomos em uma substância? E a sua fórmula molecular? Vamos relembrar? O Enem está ai! Não deixe de estudar! 05 Química Enem: Diagrama de fasesVocê sabe por que é possível patinar no gelo? Isso pode ser explicado através do diagrama de fases. Vamos relembrar? Fique ligado, o Enem está ai, então estude com a gente! 06 Química Enem: Diluição de soluções químicasVocê já observou a embalagem de alguns produtos de limpeza, que orienta que eles sejam diluídos antes de sua utilização? Isso é explicado através de um assunto de química que é a diluição. http://blogdoenem.com.br/quimica-diluicao-solucoes-quimicas/ 07 Configuração dos elétrons – QuímicaVocê lembra-se de como os elétrons estão distribuídos no átomo? Não! Vamos relembrar, então? Revise aqui no blog do Enem. http://blogdoenem.com.br/quimica-configuracao-eletrons-aulas-khan-academy/ 08 Revisão de Química. Petróleo: ele move o mundoVocê sabe tudo sobre o petróleo? Ele faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia, muito comum em provas de química dos vestibulares e Enem. Vamos relembrar? 09 Revisão de Química – Calcule o reagente limitante de uma reaçãoVocê lembra o que é o reagente limitante de uma reação química? E como ele é calculado? O Blog do Enem te ajuda a relembrar, não fique fora dessa, vem com a gente! Tem aulas da Khan Academy. http://blogdoenem.com.br/quimica-calcular-reagente-limitante/ 10 A história dos modelos atômicos – Química EnemQue tal rever a evolução dos modelos atômicos e mandar bem na prova de química do ENEM ? Fique com a gente! O blog do Enem separou um mega resumo com várias ilustrações e videoaulas. The post Química – Os 10 temas que mais caem em Química no Enem e no Vestibular appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário