terça-feira, 10 de maio de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 11ª Semana

Posted: 09 May 2016 06:14 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

Curso Enem Gratuito

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – 11ª semana de revisão de conteúdo

Nesta 11ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

Biologia:

Embriologia – Vitelo, polo animal, vegetal e Mórula – Biologia Enem

Embriologia – Revise a blastulação e a gastrulação! – Biologia Enem

Embriologia: Revise os tipos de óvulos e clivagens! – Biologia Enem

Matemática:

Círculo e Circunferência: aula de Geometria Plana. Revisão de Matemática Enem

Ângulos na Circunferência – Aula de revisão Matemática Enem

Circunferência – Revisão de Geometria Analítica. É Matemática Enem e Vestibular.

Química:

Revisão de Química – Vamos revisar sobre Densidade?

Concentração das Soluções – Aula de revisão Química Enem

Literatura:

Parnasianismo, seu contexto histórico e suas características – Literatura Enem

Parnasianismo: produção literária – Literatura Enem

Gramática:

Intertexto e discurso – Gramática Enem

Crase. Tudo o que você precisa saber! de Gramática vestibular e Enem

Física:

Existe um "mar de elétrons", você sabia? – Física Enem

Geografia:

Cartografia: Outras formas de representar os fenômenos – Geografia Enem

História:

Egito Antigo – Veja a Civilização Egípcia – Revisão de História Enem.

Período Helenístico – Aula de História Enem sobre a Grécia antiga.

Grécia Clássica – Dicas de filmes, aulas e questões de revisão Enem e Vestibular.

Gramática:

Coesão e coerência: elementos para um texto nota mil – Redação Enem

Como apresentar diferentes pontos de vista – Redação Enem

Filosofia:

Filosofia – Revise Ética, Liberdade e Moral. Cai no Vestibular e no Enem.

Ética e Moral – Teoria e Prática na perspectiva de Aristóteles.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Embriologia – Revise a blastulação e a gastrulação! – Biologia Enem

Posted: 09 May 2016 05:54 PM PDT

Embriologia: O desenvolvimento embrionário é um importante quesito na classificação dos animais e no estudo das suas relações evolutivas. Por isso, para estudar os animais é muito importante que você entenda como ocorre o seu desenvolvimento.

Após a fecundação e a formação do zigoto, ocorrerão várias clivagens (divisões celulares) que irão formar uma mórula. Até formar um conjunto maciço de pouco mais de 60 células, o embrião ainda é chamado de mórula. Porém, após este período, as células passam a migrar, modificando a estrutura do embrião e continuando a multiplicação celular formando uma blástula.

Em seguida, as células passam a se diferenciar, em um processo que culminará a formação dos diferentes tecidos do organismo no processo de gastrulação. Parece muito difícil? Não esquenta! Nós vamos te ajudar a revisar embriologia para você arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

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Figura 1: Mórulas de equinodermo. Mórulas são aglomerados de células chamadas de blastômeros. Fotomicrografias feitas com microscópio óptico. Créditos da imagem: CMSP/UIG

Blastulação: Blastulação é o processo de transformação de uma mórula em blástula. Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. Isso ocorre porque as células começam secretar proteínas para o interior da mórula.

Este processo faz com que as células, por osmose, comecem a liberar líquido para este espaço, fazendo com que a cavidade aumente. Dessa maneira, o embrião seja redondo e oco e isto é muito importante para a diferenciação celular. A blastocele pode ser central ou polarizada, dependendo do tipo de clivagem que ocorreu na célula-ovo.

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Figura 2: Esquema demonstrando a blastulação.

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Figura 3: Fotomicrografia de blástula de estrela-do-mar feita com microscópio óptico. A região central mais clara é a blastocele. As estrelas-do-mar possuem óvulos oligolécitos e clivagem holoblástica total. Por isso, a blastocele de seus embriões está na região central. Créditos da imagem: Science Source / Photo Researchers / Universal Images Group

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Figura 4: Fotomicrografia de blástula de embrião de rã feita com microscópio óptico. Como os anfíbios possuem ovos mesolécitos em que ha concentração de vitelo no polo animal, a sua segmentação é holoblástica desigual. Dessa maneira, ao blastocele se concentra na região onde antes era o polo animal. Créditos da imagem: STEVE GSCHMEISSNER / SCIENCE PHOTO LIBRARY

Gastrulação: A gastrulação corresponde ao processo de transformação de uma blástula para uma gástrula. Esse processo permite o início da diferenciação celular, que gerará os diferentes tecidos de um organismo.

Na gastrulação há a formação de grupos celulares chamados de folhetos embrionários. Nos cnidários, ocorrerá a formação de apenas dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. Por isso, os cnidários são considerados diblásticos. Nos demais animais, haverá a formação de três folhetos embrionários: a ectoderme, a mesoderme e endoderme. Por isso, a maior parte dos animais é considerada triblástica.

Para que ocorra a formação destes folhetos embrionários a blástula irá sofrer uma invaginação, processo que chamamos de epibolia. Essa invaginação é semelhante a uma bola murchando e se dobrando sobre si mesma. Isso faz com que o embrião tenha uma nova cavidade interna chamada de arquêntero,  que será responsável pela formação do seu sistema digestório.

O arquêntero se comunica com o meio externo através de uma abertura chamada de blastóporo. O blastóporo pode dar origem à boca ou ânus do organismo. Os animais em que o blastóporo forma a boca são chamados de protostômios. Já os que o blastóporo forma o ânus são chamados de deuterostômios.

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Figura 5: Esquema demonstrando a gastrulação em animais deuterostômios.

Ficou um pouquinho difícil de entender? Então veja esta animação que mostra o início da gastrulação:

Até este momento, a gástrula possui duas camadas: ectoderme e endoderme. Caso o animal seja triblástico, ocorrerá a formação da terceira camada – a mesoderme. Esta camada é formada quando algumas células próximas ao blastóporo começam a migrar para uma região chamada de mesentoderme.

Estas células formam duas bolsas de células que se soltam e possibilitam a formação da mesoderme. No interior da mesoderme pode ocorrer a formação de uma cavidade embrionária chamada de celoma. Esta cavidade irá alojar os órgãos que serão formados durante a organogênese.

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Figura 6: Esquema demonstrando a formação da mesoderme durante a gastrulação.

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Figura 7: Sequência de fotomicrografias de embrião de estrela-do-mar feitas a partir de microscópio óptico. Nesta imagem é possível ver a invaginação que formará o arquêntero e o blastóporo durante a gastrulação. Na última imagem é possível visualizar as células que migram para formar a mesoderme. Créditos da imagem: Science Source / Photo Researchers

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do professor Reccanello, do canal Megaaluno do Youtube:

Agora que você já sabe tudo sobre a blastulacção e a gastrulação, que tal testar seus conhecimnetos em embriologia?

01 – (UFG)   Analise a figura a seguir que representa a gástrula, uma estrutura embrionária.

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Considerando a figura:

a) denomine os folhetos embrionários primordiais X, Y e Z, respectivamente, e identifique o folheto que irá originar a notocorda;

b) nomeie a estrutura W. Com base no desenvolvimento embrionário dessa estrutura, explique a classificação dos moluscos e dos equinodermos.

Gab:

a) O folheto embrionário X é a endoderme, o Y é a mesoderme e o Z é a ectoderme. O folheto que originará a notocorda é a mesoderme.

b) A estrutura W é o blastóporo que, durante o desenvolvimento embrionário, origina a cavidade digestória. Os moluscos são classificados como protostômios porque o blastóporo origina a boca e os equinodermos são deuterostômios porque essa estrutura origina o ânus.

 

02 – (IFSC)   As células-tronco embrionárias (TE) são obtidas da porção de um embrião em um estágio muito inicial, que daria origem a todo o corpo de um organismo. (…) Nesse estágio, o embrião é uma bola oca, chamada de blastocisto, formada por uma massa celular externa que, na gravidez, viria a formar a placenta, e por uma massa celular interna (MCI), que se tornaria o feto (…). A fim de criar linhas de célula TE, cientistas removem a massa celular interna de um blastocisto criado em laboratório, normalmente remanescente de uma tentativa de fertilização in vitro (…) Uma vez que as células TE surgem nesse estágio primordial, elas mantêm a capacidade ‘pluripotente’ de formar qualquer tipo de célula de um organismo.

Scientific American, jul. 2004.

Com base na notícia veiculada e no tema células-tronco, assinale a alternativa CORRETA.

a) As células-tronco são células indiferenciadas que só existem na fase inicial do desenvolvimento embrionário e não existem na fase adulta.

b) As células-tronco são as células que formarão somente os anexos embrionários.

c) As células-tronco são células indiferenciadas capazes de originar outros tipos celulares dos diferentes tecidos do corpo.

d) As células-tronco formarão somente a placenta.

e) As células-tronco formarão somente o embrião.

Gab: C

 

03 – (UEPG PR)   Com relação à embriogênese, assinale o que for correto.

01. Em abelhas, pode-se observar o fenômeno de partenogênese, o qual leva à formação dos zangões, resultantes do desenvolvimento de óvulos não fecundados.

02. Nos protostômios, o blastóporo origina o ânus e pode-se citar como representantes desse grupo os equinodermos.

04. O blastocisto dos mamíferos é revestido por uma camada de células, o trofoblasto, o qual originará a placenta posteriormente.

08. Ovos oligolécitos apresentam segmentação holoblástica igual, onde todos os blastômeros apresentam aproximadamente o mesmo tamanho.

16. A mórula é resultante de sucessivas divisões celulares dos blastômeros.

Gab: 29

 

04 – (UNIFOR CE)   A figura abaixo representa as fases iniciais do desenvolvimento embrionário humano, identificadas pelas letras A, B, C, D e F:

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Correlacionando a figura acima com as denominações de cada fase embrionária, marque a alternativa CORRETA:

a) a fase A representa o estágio denominado de zigoto.

b) a fase C representa o estágio de ovo.

c) a fase D caracteriza o estágio de mórula.

d) a fase E representa o blastocisto.

e) a fase B representa a blástula.

Gab: A

 

05 – (UEG GO)   Pesquisas na área de genética têm demonstrado alternativas ao método de transplante de órgãos doados. Uma dessas alternativas é a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco. Para obtenção dessas células, é preciso retirá-las de embriões na fase de:

a) nêurula

b) mórula

c) gástrula

d) blástula

Gab: B

 

06 – (ASCES PE)   Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:

a) tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.

b) a mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.

c) a fase de segmentação culminará com a formação da blástula.

d) a gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.

e) a diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.

Gab: C

 

07 – (UFS SE)   Analise as proposições abaixo sobre a fecundação e o desenvolvimento embrionário dos animais.

00. Na espécie humana, a ovogênese só pode ser completada quando ocorre a penetração do espermatozoide no oócito secundário.

01. Após a terceira divisão de um ovo fecundado, o embrião é formado por 8 blastômeros de igual tamanho. Por esse dado, pode-se afirmar corretamente que esse ovo é isolécito.

02. O esquema abaixo representa a fase da neurulação do desenvolvimento embrionário do anfioxo.

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(Wilson Roberto Paulino. Biologia. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999, v. único. p. 394)

03. A figura representa uma gástrula formada a partir de um ovo oligolécito.

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(Sônia Lopes. Bio 1. São Paulo: Saraiva, 1992. p. 194)

No caso de ovos heterolécitos, as células da camada interna da gástrula são muito maiores do que as que constam da figura.

04. Se ocorrerem problemas no desenvolvimento do mesoderma do embrião de uma tartaruga, poderão surgir defeitos na formação do encéfalo e do coração.

Gab: VVFVF

 

08 – (UCS RS)   Considerando que cada espécie apresenta desenvolvimento embrionário próprio, assinale as características do desenvolvimento embrionário humano.

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Gab: A

 

09 – (UFPE/UFRPE)   Sobre o desenvolvimento embrionário do zigoto, derivado da reprodução sexuada de vários grupos animais e do homem, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.

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00. A sequência de eventos mostrados de A a G representa o processo de segmentação holoblástica que resultará na formação de células-tronco, chamadas blastômeros.

01. Na reprodução humana, após a formação da mórula, mostrada em H, ocorre a compactação a fim de evitar a separação entre essas células no aparelho reprodutor feminino.

02. Após a formação de dezenas de células, visível em H, é originada uma cavidade, preenchida de líquido, chamada blastocele (I); o embrião, nessa condição, é chamado de gástrula.

03. Na gastrulação, as células que darão origem aos músculos do animal migram para o interior do embrião; as células que darão origem à pele migram para a superfície.

04. A notocorda, presente nos cordados, é formada a partir da organização ântero-posterior de células do mesoderma do embrião, na forma de um bastão, e tem o papel de orientar a diferenciação do sistema nervoso.

Gab: VVFVV

 

10 – (UFAL)   Ao longo do desenvolvimento embrionário de organismos multicelulares, ocorrem sucessivas divisões mitóticas, e grupos de células se especializam para o desempenho das diferentes funções que o corpo deverá realizar. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

1) As mitoses nos blastômeros se sucedem com rapidez até que o embrião assuma a aparência de uma bola de células, a mórula.

2) Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células, começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido; o embrião é, então, chamado de blástula.

3) No estágio de gástrula o embrião já apresenta um "esboço" de seu futuro tubo digestivo, o arquêntero.

4) No estágio de gástrula, as células embrionárias começam a se diferenciar, formando os primeiros tecidos, conhecidos por folhetos germinativos ou embrionários.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1 e 4 apenas.

c) 2 e 3 apenas.

d) 1, 2 e 4 apenas.

e) 1 apenas.

Gab: A

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Embriologia: Revise os tipos de óvulos e clivagens! – Biologia Enem

Posted: 09 May 2016 12:17 PM PDT

Embriologia: O tipo de óvulo produzido por cada animal é determinante no seu desenvolvimento. Animais ovíparos, por exemplo, necessitam de óvulos com grande quantidade de vitelo para alimentar seus embriões durante seu desenvolvimento (já que ficam durante todo esse tempo isolados dentro de seus ovos).

Já os mamíferos vivíparos, não necessitam de óvulos com grande quantidade de vitelo, uma vez que logo após a fecundação o embrião irá se fixar no útero e passará a receber nutrientes através do cordão umbilical e da placenta.

Assim, utilizamos a quantidade e a posição do vitelo dentro dos óvulos para classificá-los em quatro tipos: oligolécitos, mesolécitos, centrolécitos e telolécitos. Você conhece estes tipos de óvulos? Não? Então vem com a gente aprender mais sobre embriologia para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

biologia

Óvulo oligolécito: Os óvulos oligolécitos (oligo = pouco; lecito = vitelo) são também chamados de alécito (a =sem), homolécitos ou isolécitos (homo ou iso = igual). Nestes óvulos, a quantidade de vitelo é muito pequena e distribuída homogeneamente em todo o citoplasma.

Por tal motivo, a segmentação ou clivagem nos óvulos oligolécitos é holoblástica (holo= todo) ou total e igual. Chamamos esse tipo de clivagem assim porque todo o óvulo sofre divisão, formando blastômeros de tamanhos semelhantes.

O óvulo oligolécito é característico de animais que possuem um desenvolvimento rápido como esponjas , corais e estrelas-do-mar e também dos mamíferos  vivíparos (como nós, humanos), uma vez que logo que se implanta no útero o embrião não precisará mais do suporte de energia oferecido pelo óvulo.

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Figura 1: Gameta humano (ovócito II com glóbulo polar) fotografado a partir de um microscópio óptico. Os gametas femininos de mamíferos são oligolécitos, ou seja, possuem pouquíssimo vitelo espalhado igualmente pelo citoplasma.

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Figura 2: Clivagem holoblástica igual. Este tipo de clivagem ocorre em ovos oligolécitos, como do ouriço-do-mar e dos mamíferos placentários. Note que todos os blastômeros possuem tamanhos semelhantes.

Óvulo heterolécito: Os óvulos heterolécitos são também chamados de óvulos mesolécitos. Estes óvulos possuem uma quantidade intermediária de vitelo entre os óvulos oligolécitos e telolécitos.

Neste caso, o vitelo estará mais concentrado no polo vegetativo da célula do que no polo animal (região superior). Por conta desta polarização da célula, as mitoses ocorrerão diferentemente no polo animal e no polo vegetativo.

No polo vegetativo, o vitelo irá atrapalhar as mitoses, assim a clivagem será mais lenta e produzirá células maiores; já no polo animal, onde não há vitelo, a clivagem é mais rápida e formará células pequenas. Os ovos heterolécitos são típicos de anfíbios, de várias espécies de peixes e alguns invertebrados, como muitas espécies de moluscos, poliquetas e platelmintos.

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Figura 3: Ovócito do anfíbio Xenopus laevis fotografado através de microscópio óptico. Neste ovócito podemos ver o polo animal, mais escuro situado na região superior, e o polo vegetativo, mais claro na região inferior.  Por isso, podemos considerar esteovócito como heterolécito. Créditos da imagem: Phototake / Universal Images Group

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Figura 4: Clivagem holoblástica desigual em ovo de anfíbio. Note que os bastômeros da parte de baixo são maiores. Isso ocorre porque nesta região (poo vegetativo) há mais vitelo, dificultando e atrasando as mitoses.

Óvulo telolécito: Os óvulos telolécitos são também chamados de óvulos megalécitos. Neste tipo de óvulo há uma enorme quantidade de vitelo no polo vegetativo. Assim, o polo animal fica restrito a uma pequena parte do óvulo, como uma gota discoidal na parte superior.

Sendo assim, a clivagem ocorrerá apenas no polo animal, formando um pequeno disco de células chamado de cicatrícula. A cicatrícula fica "encravada" na gema.  Este tipo de clivagem é chamado de meroblástica parcial ou discoidal. Os óvulos telolécitos são comuns em animais ovíparos, como as aves e os répteis, vários peixes, moluscos e nos mamíferos ovíparos, como o ornitorrinco e a equidna.

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Figura 5: Ovo de galinha fertilizado com desenvolvimento de 24 horas. O círculo no centro corresponde ao polo animal. Como há uma enorme quantidade de vitelo neste tipo de ovo ele é considerado telolécito. Créditos da imagem: Jerome Wexler / Photo Researchers

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Figura 6: Clivagem meroblástica discoidal em ovo de peixe. Note que as mitoses só ocorrem no polo animal, pois no polo vegetal a quantidade de vitelo é tão grande que praticamente impede a divisão celular.

Óvulo centrolécito: Os óvulos centrolécitos possuem uma quantidade razoável de vitelo que fica concentrada na região central. Quando a célula inicia seu processo de clivagem, o vitelo não se divide, apenas seu núcleo.

O núcleo do óvulo se divide várias vezes e migra para a periferia da célula. Segue-se então a divisão do citoplasma, formando uma camada de células que envolve o vitelo. Este tipo de segmentação ou clivagem é chamado de meroblástica superficial. Os óvulos centrolécitos são típicos da maioria dos insetos.

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Figura 7: Óvulo centrolécito, comum em artrópodes.

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Figura 8: Segmentação meroblástica superficial em ovo cenrolécito, típico de artrópodes.

Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do professor Reccanello, do canal Megaaluno do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=OxCRh_ezo_Q

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de óvulos e clivagens, que tal testar seus conhecimentos sobre embriologia?

01 – (UEA AM)  As figuras ilustram estágios do desenvolvimento inicial de um anfioxo e de um anfíbio.

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(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das células, 2004. Adaptado.)

A diferença entre os dois processos deve-se

a) à resistência, maior ou menor, da membrana que reveste a célula-ovo.

b) à ocorrência de divisões mitóticas em maior número na célula-ovo do anfioxo.

c) à quantidade e distribuição do vitelo presente no citoplasma da célula-ovo.

d) à ocorrência de divisões mitóticas em maior número na célula-ovo do anfíbio.

e) a uma distribuição desigual das organelas citoplasmáticas da célula-ovo.

Gab: C

 

02 – (UEPG PR)   Os tipos de ovos são classificados de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo. Com relação aos tipos de ovos, assinale o que for correto.

01. Os ovos oligolécitos (ou isolécitos) apresentam uma pequena quantidade de vitelo distribuído de forma homogênea por todo o citoplasma. Exemplo: maioria dos mamíferos.

02. Os humanos apresentam ovos com uma grande quantidade de vitelo, necessário ao suprimento do embrião.

04. Os ovos encontrados em répteis e aves são do tipo megalécito (ou telolécito completo), já que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrado no polo vegetativo.

08. Os ovos centrolécitos apresentam uma grande quantidade de vitelo distribuído na região central da célula. Exemplo: insetos.

16. Os platelmintos e os anelídeos apresentam ovos do tipo centrolécito.

Gab: 13

 

03 – (UEM PR)   Reunidos, os cromossomos do espermatozoide e do óvulo representam o material genético do novo indivíduo, com informações necessárias e suficientes para o seu desenvolvimento. A respeito do desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O zigoto que se forma após a fecundação normal inicia um processo de divisão celular conhecido como gastrulação.

02. Ovos telolécitos apresentam grande quantidade de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma. Esses ovos possuem um polo vegetativo com maior concentração de vitelo e um polo animal que apresenta menos vitelo, e estão presentes em aves, répteis, peixes e moluscos.

04. O alantoide é uma membrana formada pelo crescimento conjunto do ectoderma e do mesoderma ao redor do embrião e tem por função prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.

08. Para que a fecundação se concretize, é necessário que ocorra o fenômeno da anfimixia.

16. Os folhetos germinativos são diferenciados no estágio de gástrula, sendo o ectoderma responsável por originar o sistema nervoso, a epiderme e as estruturas associadas a ela.

Gab: 26

 

04 – (UPE)   Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é CORRETO afirmar que ele é

a) telolécito, como o da maioria dos mamíferos.

b) alécito, pois a nutrição do embrião se processará via placenta.

c) alécito, com grande quantidade de vitelo na região central, o que provoca uma segmentação holoblástica igual.

d) centrolécito, o que se justifica pelo consumo inicial do vitelo pelo embrião, até que a placenta esteja pronta para a função.

e) isolécito, com segmentação holoblástica desigual antes do processo de nidação.

Gab: B

 

05 – (UEPB)   Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais.

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Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmetação e exemplo de ser vivo onde ocorre.

a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.

b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.

c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.

d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.

e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.

Gab: C

 

06 – (UDESC SC)   Complete o texto com as palavras propostas nas alternativas.

"A primeira fase do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, ou seja, ovo ____, é a fase de ___, onde no zigoto ocorrem consecutivas ____ em que as células filhas dividem entre si o vitelo da célula mãe. O nome das células que resultam das primeiras divisões no embrião são os blastômeros. O zigoto é transformado em uma massa compacta de células chamada ____, que passa a envolver uma cavidade interna cheia de líquido, passando a ser denominada ____."

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam o texto acima.

a) oligolécito; segmentação; meioses; blástula; mórula

b) oligolécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula

c) megalécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula

d) megalécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula

e) oligolécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula

Gab: E

 

07 – (UFMS)   Considere os seguintes organismos: anfioxo (animal A); galinha (animal B); jacaré (animal C); aranha (animal D); sapo (animal E) e cão (animal F). Em função da quantidade e da distribuição do vitelo nos óvulos, é correto afirmar:

01. O animal C apresenta óvulo do tipo alécito.

02. O animal B apresenta óvulo do tipo telolécito.

04. O animal A apresenta óvulo do tipo heterolécito.

08. O animal D apresenta óvulo do tipo centrolécito.

16. O animal E apresenta óvulo do tipo heterolécito.

32. O animal F apresenta óvulo do tipo telolécito.

Gab: 26

 

08 – (UFPB)  Em uma aula sobre embriologia animal, a professora falou sobre os diversos tipos de ovos e suas segmentações.

Sabendo-se que, nos diferentes grupos animais, os tipos de ovos e suas segmentações são distintos, identifique as afirmativas corretas:

I. Os mamíferos apresentam ovos do tipo oligolécitos e segmentação meroblástica.

II. Os insetos possuem ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo superficial.

III.  Os anfíbios possuem ovos do tipo heterolécitos e segmentação holoblástica e desigual.

IV. Os peixes apresentam ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo meroblástica.

V. Os répteis possuem ovos do tipo telolécitos e segmentação meroblástica discoidal.

Gab: II, III, V

 

09 – (UFU MG)   Um pesquisador observou o desenvolvimento de um ovo e o descreveu, apontando as seguintes características: "ovo com relativa quantidade de vitelo distribuído desigualmente pelo citoplasma; clivagem holoblástica desigual com a formação de micrômeros e macrômeros; e formação de uma blastocele localizada no pólo animal."

Com base na descrição do padrão de desenvolvimento desse ovo, pode-se afirmar que se trata de um ovo de

a) mamífero.

b) ave.

c) anfíbio.

d) réptil.

Gab: C

 

10 – (UFPE/UFRPE)   Observe a segmentação de dois tipos de ovos representados a seguir e analise as proposições seguintes.

11

00. A segmentação 1 é do tipo holoblástica ou total, típica de ovos com pouco vitelo (oligolécitos), que podem ser encontrados em mamíferos.

01. A segmentação 2 é holoblástica ou total, desigual. Nela, o zigoto tem um pólo animal e um pólo vegetativo e pode ser encontrada em anfíbios.

02. A segmentação 2 é típica dos ovos telolécitos, devido ao modo como o vitelo está distribuído, tendo micrômeros no pólo vegetativo, e macrômeros no pólo animal.

03. Ao final da segmentação 1, observamos o aparecimento de uma cavidade central que, na segmentação 2, é relativamente menor e excêntrica, características da mórula.

04. Os processos de segmentação 1 e 2 conduzem à formação de um disco germinativo, ou cicatrícula, que origina o embrião.

Gab: VVFFF

 

11 – (UDESC SC)   Assinale a alternativa correta, relacionando os tipos de óvulos, quantidade de vitelo e exemplo de animais.

a) Ovo telolécito – Não possui vitelo – É o ovo do anfíbio.

b) Ovo oligolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do anfíbio.

c) Ovo heterolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do inseto.

d) Ovo oligolécito – Possui pouco vitelo – É o ovo do mamífero.

e) Ovo heterolécito – Possui muito vitelo – É o ovo do réptil.

Gab: D

 

12 – (FFFCMPA RS)    No quadro que segue encontramos tipos de óvulos e segmentação de acordo com a ocorrência nos diferentes grupos de animais.

Assinale no quadro abaixo a alternativa que apresentar a associação incorreta.

12

Gab: B

 

13 – (UFLA MG)    Observe atentamente o início da formação de um embrião mostrado na figura abaixo.

13

Com base na figura, responda:

a) Qual o tipo de segmentação observado?

b) Em qual(is) classe(s) de animal(is) ocorre(m) esse tipo de segmentação?

c) Cite uma característica do zigoto desse embrião para que ocorra esse tipo de segmentação.

Gab:

a) Segmentação meroblástica ou parcial superficial

b) Insetos

c) Não há mórula

 

14 – (UFPEL RS) A função do vitelo é nutrir o embrião durante o desenvolvimento embrionário, ao menos em suas primeiras fases. No reino animal, a quantidade e distribuição do vitelo no ovo determinam as diferenças na segmentação, podendo esta ocorrer em todo o ovo ou só em parte dele. O tamanho das células formadas (Blastômeros) durante a segmentação pode ser igual ou diferente.

A tabela abaixo indica o tipo de ovo, conforme o teor e distribuição do vitelo, o tipo de segmentação e dá exemplos de animais que apresentam esses tipos de ovos e segmentação.

14

Figuras do livro BIO, Sônia Lopes. 2003, [adapt.].

Analise as afirmativas

I. A letra A corresponde a animais como as aves e répteis, pois seus ovos possuem alto teor de vitelo, e a segmentação ocorre apenas em um dos pólos.

II. A letra B corresponde a um tipo de segmentação em que todos os blastômeros formados possuem o mesmo tamanho.

III. A letra C corresponde a ovos que possuem muito vitelo, ficando este distribuído igualmente no citoplasma.

IV. A letra D corresponde a um tipo de segmentação em que as células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.

Com base nos textos e em seus conhecimentos, quais afirmativas estão corretas:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) II e III.

f) R.

Gab: D

 

15 – (UFMA)   Indique a alternativa correta, de acordo com as proposições apresentadas:

I. Os ovos do tipo Isolécitos ou Oligolécitos caracterizam-se por possuírem pouco vitelo distribuído pelo citoplasma e ocorrem nos equinodermos e cefalocordados (anfioxo).

II. Os ovos do tipo Alécitos são óvulos grandes, com muito vitelo distribuído de modo desigual na célula, e ocorrem nos répteis, aves e alguns peixes.

III.  Os ovos do tipo Telolécitos são semelhantes aos Oligolécitos, mas praticamente sem vitelo e ocorrem na maioria dos mamíferos.

IV. A segmentação é a série de divisões mitóticas do zigoto, o que leva à formação da mórula (grupo maciço de células), seguida pelas fases de blástula e gástrula.

V. A placenta é uma estrutura achatada, em forma de disco, responsável pelas trocas gasosas (CO2 e O2), pela nutrição e pela excreção do embrião e do futuro feto.

a) II, III e IV estão corretas

b) I, IV e V estão corretas

c) III, IV e V estão corretas

d) I, II e III estão corretas

e) II, IV e V estão corretas

Gab: B

 

16 – (UEPG PR)    Logo após a fecundação, a célula-ovo ou zigoto, recém formada, inicia um processo de sucessivas divisões denominadas clivagem ou segmentação. A respeito desta temática, assinale o que for correto.

01. De acordo com a natureza do óvulo que deu origem ao zigoto, essa segmentação poderá transcorrer de uma das seguintes maneiras: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

02. A segmentação parcial discoidal pode ser vista com zigotos que surgiram a partir de óvulos centrolécitos, como os ovos das aves, e a segmentação parcial superficial sucede com os zigotos resultantes de óvulos telolécitos, como os ovos dos répteis.

04. A segmentação total desigual ocorre em zigotos oriundos de óvulos heterolécitos que têm um pouco de vitelo misturado no citoplasma no pólo vegetativo. Assim, enquanto ocorrem as duas primeiras divisões, os blastômeros resultantes ainda são iguais. Todavia, quando se dá a terceira divisão, que segue o plano equatorial, dos oito blastômeros novos, quatro conterão vitelo e os outros quatro, não.

08. A segmentação parcial ocorre nos zigotos em que observamos áreas de vitelo puro. E isso explica porque o vitelo, quando puro, não sofre segmentação. Então, somente a parte da célula que contém o protoplasma (citoplasma e núcleo) é que entra em clivagem. Por isso a segmentação é parcial.

16. A segmentação total igual ocorre em zigotos provenientes de óvulos nos quais o vitelo é inexistente, ou reduzido a uma quantidade mínima, homogeneamente distribuída por toda a célula.

Gab: 29

 

17 – (UFMS)    Considerando-se a raiz, o caule e as folhas de uma angiosperma, é correto afirmar que

01. os pêlos absorventes estão presentes na zona de alongamento da raiz.

02. as plantas dos manguezais são caracterizadas por apresentarem raízes-suporte.

04. o caule morangueiro cresce sobre o solo produzindo gemas de espaço em espaço, e é denominado estolho ou estolão.

08. a gema apical do caule promove o seu crescimento em extensão.

16. as folhas são ricas em cloroplastos e adaptadas à realização da fotossíntese.

32. as estípulas são as responsáveis pela conexão do pecíolo ao limbo da folha.

Gab: 30

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Cartografia: Outras formas de representar os fenômenos – Geografia Enem

Posted: 09 May 2016 09:54 AM PDT

Quando se pensa em Cartografia, logo vem a mente mapas e plantas. No entanto, essas não são as únicas formas de representação do espaço geográfico. Para determinados fins, outros modos de representar a realidade ou uma informação podem ser mais eficientes.

Outras formas de representar os fenômenos

O trabalho do cartógrafo a princípio é produzir mapas. Mas, não é só isso. Além dos mapas, há outras formas de representação da superfície terrestre e/ou dos fenômenos que ocorrem na Terra. Do ponto de vista didático e prático, esses outros modos podem ser mais eficientes na tarefa de mostrar a realidade. Acompanhe essa revisão para você tirar suas dúvidas e alcançar um ótimo desempenho em Geografia no Enem!

Por vezes nos deparamos com mapas que, por mais que as informações necessárias para correta interpretação estejam presentes na legenda, são de difícil compreensão. Para aprimorar esse aspecto da Cartografia, foram criadas formas diferenciadas para solucionar essa questão.

1
Fonte: http://www.multivariado.sobralmatematica.org/exercicios/antigas/2010_01/textos/exer13/nivel_curva_gravidade.png

Uma dessas dificuldades inclusive era numa área estratégica para qualquer país do mundo. Conhecer com precisão o relevo do território é uma questão bastante importante. Decisões como o traçado de uma rodovia ou mesmo a instalação de uma ponte necessitam de informações bastante complexas que os mapas "comuns" dificilmente teriam condições de fornecer

Qual foi a solução criada então?

As curvas de nível são representações do modelado terrestre presentes no que se conhece como carta topográfica. A carta topográfica consiste num mapa com escala que representa a superfície da Terra com o modelado terrestre (relevo) em evidência. Para evidenciar o relevo, são utilizadas as curvas de nível. Veja abaixo com elas funcionam:

Curvas de Nível

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Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Curvas_de_nivel.png

Curvas de Nível: ilustração da técnica utilizada para, a partir do perfil topográfico, ser produzida a representação com curvas de nível.

Primeiramente, pode-se observar o perfil topográfico do relevo que será representado através das curvas de nível. Nele, há um morro que possui as encostas com inclinações diferenciadas: uma com ângulo de inclinação mais suave e outra mais íngreme.

Ainda no perfil topográfico, existem linhas horizontais que representam as cotas altimétricas. As cotas são definidas em metros, em relação ao nível do mar, pela altitude do relevo. Ou seja, no caso da ilustração acima, a cada 20 metros é traçada uma linha que representa a cota altimétrica.

Para passar o modelado do relevo para um plano, traça-se uma linha reta em que serão marcados os pontos em a cota cruza o relevo, representado pelas linhas tracejadas vermelhas. Finalmente, com os pontos marcados na linha horizontal, são desenhadas as curvas de nível.

Repare que na encosta mais íngreme do relevo, as cotas ficam mais próximas umas das outras.  Isso indica que, para subir 20 metros de altitude no morro, percorre-se uma distância menor que na outra encosta, de inclinação mais suave em que as cotas estão mais separadas.

Em que outras situações usamos formas diferentes de mapas?

Muitas vezes é conveniente usar uma forma mais "didática" para representar num mapa alguma informação. Mesmo que esteja explícito na legenda, pode ser difícil de visualizar. Quando há necessidade de comparar dados, cores e símbolos podem ser pouco eficientes.

Há uma forma de tornar o mapa temático bastante simples de compreender. Observe a figura abaixo:

Anamorfose: Disponibilidade de recursos hídricos por país

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Fonte: http://www.grida.no/prog/global/cgiar/images/twat.gif

Anamorfose: Mapa mundi representando através da proporcionalidade dos territórios dos países que possuem mais recursos hídricos (aparecem maiores no mapa) e os que possuem menos recursos hídricos (aparecem menores no mapa).

Denominada anamorfose, esse mapa proporciona visualizar, através do tamanho dos territórios, os países que possuem mais e menos recursos hídricos em seu território. Simples de entender.

Pode-se observar que países como Brasil e Nova Zelândia aparecem super dimensionados no mapa. Conclui-se que possuem boa situação em relação aos recursos hídricos quando comparados com outros.

Agora já sabem tudo sobre outras formas de representar o espaço geográfico…Sensacional! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!
Anamorfoses – (Canal: TV CNEC)

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1- (PUC/RS – 2015) A palavra mapa se origina, provavelmente, de Cartagena e significa "toalha de mesa". Os navegadores e os negociantes, ao discutirem sobre suas rotas em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mapas), originando um documento gráfico. Hoje, devido à complexidade do espaço geográfico, informações podem ser representadas, também, através de

1- perfis topográficos.

2- cartas batimétricas.

3- imagens de satélite.

4- anamorfoses.

Estão corretos os itens

a) 1 e 2 apenas.

b) 2 e 4 apenas.

c) 1, 2 e 3 apenas.

d) 2, 3 e 4 apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

 

2- (UNIMONTES/MG – 2014) Observe a figura.

4

Fonte: Adaptação de COIMBRA, P.; e TIBÚRCIO, J. A.

  1. Geografia: Uma análise do espaço geográfico. São Paulo: Editora Harbra, 2006.

A partir das curvas de nível, a forma do relevo pode ser interpretada pelo seu perfil topográfico.

Considerando as correlações apresentadas nos perfis da figura, está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

a) I e III, apenas.

b) III, apenas.

c) II, apenas.

d) I, II e III.

 

3- (ESPM/SP – 2010) Anamorfose é um recurso cartográfico em que a representação não corresponde necessariamente à realidade territorial, mas sim ao fenômeno representado. No caso abaixo, o fenômeno corresponde ao (à):

5

a) PIB

b) Poder militar

c) População

d) Preservação ambiental

e) Renda per capita

 

GABARITO

1 – E

2 – C

3 – B

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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