sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Gramática – Quando usar ‘Cerca de’, ‘Ao invés de’, e ‘Há menos de’. Revisão para vestibular e Enem.

Posted: 12 Nov 2015 05:22 PM PST

Aprenda a utilizar determinadas expressões da nossa língua e não faça feio nas redações na gramática dos vestibulares e do Enem.

Quem nunca ficou com dúvida na hora de escrever que expressão usar "vai ao encontro" ou "de encontro"?  "Onde" ou "aonde"?  São várias as expressões que nos deixam em dúvida sobre em que situação aplicá-las. Mas fique calmo, conferindo os exemplos, em questão de instantes você vai conseguir compreender cada uma delas e mandar bem na gramática.

Confira agora o conteúdo que o site portugues.com.br preparou sobre essas Expressões: – Referindo-nos ao adjetivo "recorrente", estamos justamente enfatizando sobre o uso corriqueiro de alguns termos que mediante ao atributo da língua escrita precisam estar em consonância com o padrão formal. Estes, na maioria das vezes, são alvo de dúvidas entre os usuários, mesmo porque quase todos são dotados de extrema semelhança sonora. Todavia, graficamente, apresentam divergências, e são estas que lhes atribuem também significados diferentes.

Mas, nada que uma efetiva assiduidade mediante a prática da leitura e escrita não consiga sanar estes "supostos" questionamentos, ampliando, assim, ainda mais a nossa competência como um todo. E para tal, algumas dicas tendem a tão somente nos auxiliar rumo à conquista dessas habilidades. Sendo assim, eis que segue uma relação precedida dos principais casos:

*Abaixo/ A baixo: –  Abaixo revela o sentido de lugar menos elevado, inferior: Para Marcela, era inaceitável que ocupasse uma posição abaixo de suas verdadeiras pretensões.
A baixo significa "para baixo": Quando percebemos, lá estava o brinquedo sendo levado correnteza a baixo.

*A cerca de/ Acerca de/ Cerca de/ Há cerca de. – A cerca de ou cerca de retrata o sentido de "aproximadamente, mais ou menos": O parque foi construído a cerca de quinhentos metros do condomínio.
O tempo estimado pelo profissional foi cerca de três semanas para a conclusão das obras.

Acerca de corresponde ao sentido de "a respeito de, sobre": Durante a reunião muito se discutiu acerca da problemática ambiental.
Há cerca de relaciona-se ao sentido de tempo decorrido, haja vista que o verbo haver se encontra na sua forma impessoal: Há cerca de três anos não visito meus familiares.

*Acima/ A cima 
Acima
 retrata o sentido de "um lugar mais elevado, superior": Conforme pode perceber, na lista de aprovados seu nome se encontra acima do meu.
A cima significa "para cima": Todos os convidados me olharam de baixo a cima.

*A fim/ Afim
A fim
 encontra-se relacionado ao sentido de "finalidade, objetivo pretendido": A fim de evitar maiores contratempos, ele resolveu afastar-se de sua amiga.
Afim classifica-se como um adjetivo invariável, cuja significância se atribui à semelhança, afinidade: Como na antiga grade havia matérias afins, pude adiantar bastante o meu curso.

*A menos de/ Há menos de 
A menos,
 classifica-se como locução prepositiva, e retrata o sentido de tempo futuro ou distância aproximada: Encontramo-nos a menos de dois quilômetros do destino almejado.
A menos de um mês estaremos de férias.

Há menos de significa "aproximadamente, mais ou menos", conjuntamente ao verbo haver, que estando de forma impessoal denota tempo decorrido: Ele saiu de casa há menos de dois anos.

*Ao encontro de/ De encontro a 
Ao encontro de
 revela o sentido de a favor de: As propostas dos candidatos vão ao encontro do que se espera a população.

De encontro a significa oposição, ideia contrária: Suas opiniões vão de encontro às minhas.

*Ao invés de/ Em vez de
Ao invés
 denota o sentido de "ao contrário de": Ao invés de calar-se, continuou discutindo com seu superior.
Em vez exprime a ideia de substituição, "em lugar de': Em vez de viajar nas férias, optou por descansar em casa.

*A par/ Ao par 
A par
 significa estar ciente de algo, informado sobre um determinado assunto: Quando ela resolveu se abrir, seus pais já estavam a par de tudo.
Ao par indica o sentido de equivalência cambial: O euro e o dólar já estiveram ao par por algum tempo.

*Demais/ De mais 

Demais, caracterizado como advérbio de intensidade, se equivale a muito, excessivamente: Nossa! A meu ver você parece egoísta demais.

Como pronome indefinido corresponde a "os restantes, os outros": Ele foi o único que se sobressaiu entre os demais.
De mais caracteriza-se como o oposto do termo "de menos": Há alunos de mais nesta sala.

*Há/ A
Há, depreendendo o sentido de impessoalidade (por isto permanece sempre na terceira pessoa do singular), revela o sentido de existir ou fazer: Nesta sala há verdadeiros talentos na área de exatas.
O A, tanto pode indicar tempo futuro (que se conta de hoje para o futuro) ou apenas se revelar como uma preposição: Daqui alguns meses concluiremos nossa pesquisa.
Não entregue esta encomenda a ele.

*Mas/ Mais 
Mas 
integra a classe das conjunções, revelando o sentido de ideia contrária, oposição: Não pôde comparecer ao aniversário, mas enviou o presente.
Mais pode ser classificado como advérbio de intensidade ou pronome indefinido: Clarice foi a menina que mais se destacou durante a apresentação.

*Mau/ Mal 
Mau 
pertence à classe dos adjetivos, podendo ser utilizado quando significar o contrário de "bom": Ele é um mau aluno. (Poderíamos substituí-lo por bom)
Mal pode adquirir os seguintes valores morfológicos:
* advérbio de modo – podendo ser substituído por "bem".
Carlos foi mal sucedido durante o tempo em que atuou nesta profissão. (O contrário poderia ter acontecido)
* conjunção subordinativa temporal – denota o sentido de "assim que, quando".
Mal chegava em casa, já começavam as discussões.
* substantivo – neste caso, sempre aparece precedido de artigo ou qualquer outro determinante. 
Este mal só pode ser resolvido com a chegada dele.
*Onde/ Aonde
Onde é utilizado mediante o emprego de verbos que indicam sentido estático, permanente.

Gostaria muito de saber onde ele mora.
Aonde é utilizado com verbos que indicam movimento.
Aonde vais com tamanha pressa?

*Por que/ Porque/ Por quê/ Porquê
Por que – Trata-se de duas palavras – preposição (por) + pronome (que). Desta forma assume as seguintes posições:

* quando equivale a "pelo qual" e demais variações:
Esta é a conquista por que sempre busquei. (pela qual)

* quando equivale a "por qual razão", "por qual motivo". Neste caso, trata-se da preposição "que" + o pronome interrogativo "quê". 
Por que não compareceu à reunião? (por qual motivo)

Por quê – ocorrência esta que se efetiva quando o pronome interrogativo se posiciona no final da frase ou aparece seguido de uma pausa forte, fato que permite que o monossílabo átono(que) passe a ser concebido como tônico (quê).
Vocês saíram mais cedo da festa, por quê?

Porque somente pode ser utilizado quando retratar o sentido das conjunções equivalentes a visto que, uma vez que, pois ou para que: Não poderemos viajar porque minhas férias não coincidem com as suas.

Porquê é empregado quando se classifica como um substantivo, revelando o sentido de causa, motivo. Nesse caso, sempre aparece acompanhado por um determinante: Desconhecemos o porquê de tanta desorganização. (o motivo)

*Se não/ Senão 

Se não equivale a caso não, indicando, assim, uma probabilidade: Se não chover, iremos ao cinema amanhã.
Senão equivale a "caso contrário" ou "a não ser': Espero que estejas bem preparado, senão não conseguirás obter bom resultado".

*Na medida em que/ À medida que
Na medida em que 
exprime relação de causa, equivalendo-se a porque, já que, uma vez que: Na medida em que os inquilinos não cumpriam com o pagamento em dia, iam sendo despejados.

À medida que indica proporção, simultaneidade: À medida que o tempo passa, mais aumenta a saudade.

*Tampouco/ Tão pouco 

Tampouco equivale a "também não": Quem não respeita a si próprio, tampouco respeita a seus semelhantes.

Tão pouco equivale a muito pouco: Como posso me divertir se ganho tão pouco?

Dica 1: Veja as notas de corte dos 10 cursos mais disputados no Sisu – http://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/
Dica 2 – Veja as notas de corte de todos os cursos nas 10 universidades mais procuradas no Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-de-corte-sisu-federais/
Dica 3: Além do Enem, que tal mandar bem também com os animais? – http://blogdoenem.com.br/enem-mandar-bem/

Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

Gramática Rede Enem

 

O post Gramática – Quando usar ‘Cerca de’, ‘Ao invés de’, e ‘Há menos de’. Revisão para vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Sistema Endócrino – Revise os hormônios. Biologia Vestibular e Enem.

Posted: 12 Nov 2015 04:00 PM PST

Você já deve ter ouvido milhões de vezes que a adolescência é uma fase em que os hormônios estão "bombando". Geralmente, os "engraçadinhos" que usam essa frase estão se referindo à maturidade sexual atingida nessa fase. Confira.

Mas,  será que os hormônios agem somente nessa parte do organismo? Saiba mais sobre os hormônios e o sistema endócrino e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

hormônios

Dica do Blog –  Antes de continuar estudando o sistema endócrino, que tal revisar também a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post de biologia sobre o Sistema Digestório. Tem vídeo-aula gratuita do professor Rubens Oda e textos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Os hormônios agem em seu organismo praticamente desde o momento em que você foi gerado(a). O sistema endócrino ajuda a regular uma grande quantidade de processos em seu corpo, como o crescimento, a digestão, a excreção, seu ritmo cardíaco entre outros.

A produção de alguns hormônios possui ciclos,por exemplo, certos hormônios agem em seu corpo têm picos de produção em alguns momentos do dia (como os hormônios relacionados ao sono) ou picos durante algumas fases de sua vida, como os hormônios sexuais durante a adolescência. Mas como agem os hormônios?

Os hormônios são mensageiros químicos, levando informações a células específicas do corpo. Eles funcionam como uma chave se ligando à proteínas das células-alvo. Após se encaixarem nessas proteínas, os hormônios desencadeiam reações que podem estimular ou inibir processos celulares. Os hormônios são produzidos em glândulas endócrinas (aquelas que produzem substâncias somente para a circulação sanguínea) ou em glândulas mistas (que produzem substâncias tanto para dentro do corpo, quanto para fora).Veja a seguir as glândulas endócrinas humanas e seus principais hormônios.

Hipófise:

Também chamada de pituitária, essa glândula fica bem embaixo do seu cérebro e possui duas partes: a adenoipófise (parte anterior) e a neuroipófise (parte posterior).

A neuroipófise produz a acitocina e a vasopressina. A ocitocina estimula a contração do útero no momento do parto, já a vasopressina ou ADH, controla a eliminação de água pelos rins. A adenoipófise é estimulada ou inibida pelo hipotálamo.

Aula Gratuita

Para continuar sua revisão, veja esta super vídeo aula da Khan Academy(este vídeo está em inglês, porém você pode optar por traduzir a legenda no segundo símbolo abaixo do lado direitodo vídeo):

E aí, gostou do vídeo? Legal, não é mesmo? Agora, para entender o sistema endócrino e arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, fique ligado no resumo que preparamos para você:

Veja a relação entre a Hipófise e o ‘aspecto Schreck’

Os hormônios produzidos na Hipófise são estimulantes de outras glândulas endócrinas, como o TSH que estimula a tireoide; o hormônio ACTH que estimula as suprarrenais; o FSH que estimula as gônadas masculinas e femininas a produzirem os gametas e o LH que estimula a ovulação nos ovários e a produção de testosterona nos testículos.

Além disso, a adenoipófise produz também hormôniosque não estimulam glândulas endócrinas, mas sim outros órgãos, como a prolactina que estimula as glândulas mamárias a produzirem leite e o GH, também conhecido como hormônio do crescimento, que estimula o aumento da estatura de crianças e adolescentes.

A deficiência de GH (que pode ser causada por fatores genéticos) na infância provoca o nanismo, que irá causar um baixo crescimento. Nesse tipo de nanismo a pessoa possui órgãos e membros proporcionais, diferente do nanismo rizomérico em que a cabeça e o tronco tem tamanhos normais para a idade, enquanto os membros são encurtados. Este tipo de nanismo é causado por mutações genéticas que não afetam a pituitária.

Há também o exemplo contrário: caso ocorra excesso de produção de GH antes da puberdade (isso pode ser causado por tumores) a pessoa pode crescer mais do que o normal, ocasionando os casos de gigantismo. Caso o excesso de produção ocorra depois da puberdade, depois que os ossos já não crescem ato em comprimento, os ossos da face, do crânio, das mãos e dos pés aumentarão de tamanho. Essa doença rara se chama acromegalia. Um famoso caso de acromegalia foi o do poeta e ator francês Maurice Tillet, que inspirou o desenho Sherek.

Sistema endócrino – Revise os hormônios com a Khan Academy - Biologia

Ficou curioso sobre o assunto? Então, para matar sua curiosidade sobre o assunto, veja o vídeo a seguir sobre o maior homem do mundo que tinha gigantismo pituitário:

Veja também o vídeo sobre a menor menina do mundo:

Dica 2: Já que você acabou de ver que a hipófise secreta ADH que controla a eliminação de água nos rins, que tal revisar também a produção de urina? Veja este post de biologia com vídeo-aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-urina/

Tireoide: Atireoide é uma glândula situada no seu pescoço que produz dois hormônios: a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Estes hormônios estimulam o metabolismo do nosso organismo, aumentando o fornecimento de oxigênio para os órgãos gerando maior produção de energia. Estes hormônios possuem em sua composição átomos de iodo. Quando há a fata de sal mineral, pode ocorrer um aumento no tamanho da tireoide, conhecido como bócio. Se esta carência ocorrer na gestação ou durante a primeira infância, pode ocorre deficiência mental ou comprometimento físico da criança. Também pode ocorrer a formação de tumores na tireoide, gerando o hipertiroidismo, que acelera o metabolismo ocasionando baixo peso e, às vezes, olhos saltados (exoftalmia). Algumas doenças autoimunes podem também atacar a tireoide, causando o hipotireoidismo, que pode gerar ganho de peso, apatia e sonolência.

Paratireoides: São quatro glândulas que ficam sobre a tireoide. Elas produzem o paratormônio que controla a quantidade de cálcio no sangue. Quando a concentração desse sal no sangue diminui, o paratormônio promove a sua retirada dos ossos.

Pâncreas: Opâncreas é uma glândula mista, pois produz tanto o suco pancrático,que é lançado para fora do organismo junto com as fezes (parte exócrina), quanto os hormônios insulina e glucagon. A insulina é o hormônio que facilita a entrada da glicose para dentro das células do corpo, principalmente células musculares e do fígado, onde ela poderá ser utilizada ou armazenada na forma de glicogênio. Já o glucagon provoca o efeito contrário da insulina: ele aumenta o nível de glicose no sangue estimulando a quebra do glicogênio armazenado. A baixa produção de insulina, no caso da diabetes melito, faz com que a glicose se acumule no sangue que pode gerar uma série de problemas, como deficiências renais e de visão, problemas cardíacos, ulcerações na pele, problemas de circulação e até a morte.

Suprarrenais: As suprarrenais são glândulas que se situam sobre os rins. Nelas são produzidos hormônios como os corticosteroides, que regulam as taxas de sais e água no organismo ou promovem a conversão de aminoácidos e gorduras em glicose. Também são produzidos nestas glândulas a adrenalina (epinefrina) e a noroadrenalina (noroepinefrina). Em uma situação de stress, a adrenalina é liberada e aumenta a frequência cardíaca e respiratória, além de aumentar a quebra de glicogênio. Isso aumenta as chances de fuga ou enfrentamento da situação de stress. Já a noroadrenalina faz o efeito contrário.

Dica 3: Revise também o sistema urinário! Veja este super post de biologia com vídeo-aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/sistema-urinario-excrecao-biologia/

Agora que você já sabe tudo sobre o sistema endócrino, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (UFPB-2006 – Biologia) A espécie humana possui diversas endócrinas, algumas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam a atividade sincrônica e equilibrada de vários sistemas do corpo. A ocorrência de uma anormalidade nessas glândulas afeta a sua atividade funcional.

A figura a seguir mostra a localização de importantes glândulas endócrinas, que aparecem numeradas de 1 a 6.

Sistema endócrino – Revise os hormônios com a Khan Academy - Biologia

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que a ocorrência de uma anormalidade na glândula identificada pelo número

a)  pode afetar o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos indivíduos do sexo feminino.
b) pode levar ao descontrole do nível normal de glicoseno sangue, mantido pela ação conjunta dos hormônios glucagon e insulina.
c) pode inibir a produção de insulina e de glucagon pelo pâncreas.
d) pode afetar o controle da concentração de cálcio no sangue.
e) pode retardar o crescimento dos ossos e causar debilidade mental.
f) pode afetar o crescimento, ocasionando nanismo ou gigantismo.

2)    (UFC-2007 – Biologia) Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireoide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como consequência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula:

a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico.
b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo.
c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular.
d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado.
e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.

3)    (UEL-2006) Os consumidores de cerveja sabem que, depois de algum tempo de consumo, é inevitável o desejo de micção. Esse fenômeno é decorrente da diminuição da secreção de ADH (hormônio antidiurético), levando a um aumento do volume de urina. Os usuários de cerveja também sabem que, se tomada em excesso, o álcool nela presente causa distúrbios comportamentais que só se extinguem, paulatinamente, com a degradação metabólica do álcool. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o efeito do ADH nos túbulos renais e o local de degradação metabólica do álcool.

a) Aumento de secreção de água para o filtrado glomerular; peroxissomos de células tubulares do rim.
b) Diminuição da reabsorção de água do filtrado; retículo liso de células tubulares renais.
c) Aumento da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; retículo granular de macrófagos hepáticos.
d) Aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular; retículo liso de células hepáticas.
e) Diminuição da reabsorção de sódio do filtrado glomerular; lisossomos de células das glândulas sudoríparas.

Respostas: 1)C; 2) E; 3) D.

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Sistema Endócrino – Revise os hormônios. Biologia Vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Apocalipse Zumbi – A biologia explica como é possível. Veja nesta revisão para Vestibular e Enem.

Posted: 12 Nov 2015 11:28 AM PST

Se você, assim como eu, ADORA seriados como The Walking Dead, já deve ter imaginado várias vezes como seria se o Apocalipse Zumbi realmente acontecesse, certo? Morro de medo! Parece meio bobo, mas na verdade, existem muuuuuuuuitos parasitas que transformam animais em zumbis. Isso mesmo! Veja nesta revisão para o Vestibular e o Enem.

No "mundo real" temos parasitas que modificam o comportamento de outros seres vivos, transformando-os em meros transportadores para ajudar os parasitas a completarem seus ciclos vitais. Até o momento, nenhum parasita como estes foi descoberto em seres humanos, porém, há parasitas que nos afetam e transformam seus hospedeiros intermediários verdadeiros zumbis. Saiba mais sobre os zumbis da vida real com este super post de Biologia!

Apocalipse Zumbi

No mundo real, há muitos parasitas que dariam um bom roteiro para filmes e seriados de terror. Há parasitas que modificam o comportamento de seus hospedeiros para, assim, conseguirem completar seu ciclo vital. Os seres humanos, a princípio, não possuem parasitas como estes, mas e se ocorrerem mutações nos parasitas atuais? Nunca se sabe!

Conheça alguns casos super legais de parasitas e seus hospedeiros zumbis:

Ribeiroia ontatrae – verme platelminto "zumbificador" de rãs – Este verme platelminto vive em lagos da Califórnia. Para completar seu ciclo vital, ele passa por três hospedeiros: caracol, rã-touro e garça. O início do ciclo deste verme platelminto se dá quando larvas contaminam caracóis, alojando-se em seus sistemas reprodutivos.

Nos caracóis, estas larvas se reproduzem assexuadamente e são liberadas aos milhares. Em seguida, as larvas do verme buscam girinos da rã-touro-americana e se alojam nos seus membros, formando cistos. Estes cistos geram mutações que levam a rã a ter mais pernas, pernas reduzidas ou deformadas.

Dessa maneira, as rãs adultas não conseguem se movimentar, tornam-se "rã-zumbis" – alvos fáceis para as garças. Quando as garças comem estas rãs-zumbis, os vermes se reproduzem sexuadamente nos seus intestinos. Os ovos do verme saem nas fezes da garça e contaminam os lagos, reiniciando o ciclo.

Ciclo reprodutivo do verme Ribeiroia ontatrae que transforma rãs em zumbis.

Figura 1: Ciclo reprodutivo do verme Ribeiroia ontatrae que transforma rãs em zumbis.
Marcadores: rã zumbi, parasita.

rã zumbi

Figura 2: Rã-touro com pernas extras que dificultam a fuga de predadores.
Imagem: rã touro parasitada, rã zumbi, Ribeiroia ontatrae

Para saber mais sobre esse caso muito louco de zumbis animais, veja o vídeo a seguir (está em inglês, mas você pode configurá-lo para mostrar legendas automáticas traduzidas em português):

Leucochloridium paradoxum – verme nematelminto "zumbificador" de caracóis.

Este vermes nematelmintos transformam os caracóis que parasitam em bizarros zumbis suicidas. Dos ovos eliminados nas fezes de aves, saem larvas infectantes que penetram na pele de caracóis. Em seguida, vão para os tentáculos oculares dos caracóis e, a medida que crescem, os vermes passam a controlar o sistema nervoso de seus hospedeiros, modificando seus comportamentos.

Os caracóis que antes viviam escondidos na serapilheira, passam a zumbizar nas partes altas das folhagens, "dando sopa" para seus predadores – as aves. Não bastasse o comportamento zumbi, os vermes ficam pulsando nos tentáculos dos caracóis, chamando ainda mais a atenção das aves. Quando ingerem os caracóis zumbis, as aves são parasitadas pelos vermes que se reproduzem sexuadamente em seus intestinos, produzindo ovos que reiniciarão seu ciclo vital.

Caracol zumbi

Figura 3: Caracol zumbi com vermes em seu tentáculo ocular.
Marcadores da imagem:  caracol zumbi, Leucochloridium paradoxum

Para saber mais sobre os vermes que transformam caracóis em zumbis, veja o vídeo a seguir:

Ophiocordyceps unilateral – Fungo "zumbificador" de formigas amazônicas.

O fungo Ophiocordyceps unilateral é mais um exemplo de parasita muito louco que transforma suas vítimas em verdadeiros zumbis. Após a formiga entrar em contato com os esporos do fungo, ela tem seu comportamento alterado –passa a ser controlado pelo fungo. O fungo faz com que a formiga saia do formigueiro e procure pequenas plantas em locais úmidos com características ideais para o seu desenvolvimento. Em seguida, a formiga morde fortemente uma folha, fixando-se ali e fica paralisada. O fungo passa então a consumir os tecidos internos da formiga, levando-a à morte. Após isso, o fungo produz órgãos reprodutivos para seguir seu ciclo vital.

Formiga zumbi

Figura 4: Formiga zumbi.

Marcadores da imagem: formiga zumbi, Ophiocordyceps unilateral

Veja o vídeo a seguir sobre os fungos que transformam formigas em zumbis:

Dinocampus coccinellae – vespa "zumbificadora" de joaninhas

Esta vespa captura joaninhas e as ferroa, colocando um único ovo no interior do animal. Do ovo sai uma larva que passa a devorar o hospedeiro de dentro para fora. Quando atinge determinado tamanho, a larva sai do parasita e forma um  casulo entre as patas da joaninha. Apesar de estar livre do parasita, a joaninha zumbi não consegue se mexer, ficando imóvel sobre o casulo da vespa para protegê-lo. Algumas joaninhas conseguem sobreviver à provação.

Joaninha zumbi

Figura 5: Joaninha zumbi sobre casulo de vespa parasita.

Marcadores: joaninha zumbi, Dinocampus coccinellae

Veja este vídeo onde uma joaninha zumbi consegue se soltar do casulo:

Toxoplasma gondii – protozoário zumbificador de ratos:

Ao entrar no organismo de ratos, os protozoários alteram o comportamento de seus hospedeiros. A teoria mais provável é que o parasita altere os níveis de dopamina no cérebro do rato, fazendo com que ele perca totalmente o medo do cheiro de urina de gatos. Isto faz com que os ratinhos zumbis fiquem muito expostos aos seus predadores – e isso é tudo o que o seus parasitas querem. Afinal, a reprodução sexuada do protozoário ocorre dentro do intestino dos gatos. Por algum motivo, o Toxoplasma não consegue comandar o cérebro dos gatos. Mas há um fator assustador neste parasita: ele também afeta seres humanos. Na verdade, estima-se que cerca de ¼ dos seres humanos já tenham contraído este parasita alguma vez na vida. Em geral, a toxoplasmose causa sintomas semelhantes ao de uma gripe. Em pessoas debilitadas, o parasita pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões, confusões mentais, falta de coordenação e visão turva. Outro problema sério em relação à toxoplasmose é a transmissão congênita. Mulheres grávidas podem passar o parasita a seus bebês, que podem ter problemas pulmonares e oculares. E se estes parasitas sofrerem uma mutação que os tornem capazes de controlar os cérebros dos humanos? Será que o apocalipse zumbi poderia acontecer?

Toxoplasma gondii

Figura 6: Toxoplasma gondii.

Marcadores da imagem: Toxoplasma gondii

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Apocalipse Zumbi – A biologia explica como é possível. Veja nesta revisão para Vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Aplicativo com Teste Vocacional para você escolher seu curso de graduação. App free mostra profissões com seu perfil. Veja!

Posted: 12 Nov 2015 06:39 AM PST

Hora de sair do sufoco para escolher seu curso de graduação. Muita pressão e cobrança, e você nem sempre sabe como se sair dessa. Para ajudar você nesta jornada a Educareer criou um Aplicativo gratuito que ajuda você a escolher o curso. É um teste vocacional gratuito. Confira.

Um dos assuntos mais importantes quando estamos nos preparando para ingressar na faculdade é a escolha do curso de graduação. É um dos fatores determinantes para o sucesso acadêmico e profissional. Angustia muita gente, e é importante mesmo refletir e buscar apoio para fazer essa escolha. Pensar na grana, na chance de emprego, naquilo que se gosta de fazer? Ou, agradar papai e mamãe? Não é fácil!

Aplicativo Top Educareer faz a pesquisa do curso de graduação e das disciplinas –  Muita gente  se liga mais no começo do curso do que no final. E, agindo assim, acaba por escolher errado.

Uma escolha equivocada no começo da faculdade acaba fazendo com que você se assuste. O resultado pode ser abandonar o curso ou seguir estudando sem ter prazer ou interesse na profissão. O Teste Vocacional do Aplicativo Top Educareer ajuda você a não se perder na hora de fazer a opção pelo curso de graduação.

O que você quer ser, quando você crescer? – Descubra no Teste Vocacional.

Afinal, você já sabe ‘com certeza’ as áreas de atuação da profissão em que pretende se formar? Entende se tem interesse, muito ou pouco, por cada uma das atividades que aquela profissão vai te proporcionar? Isso é muito importante para você tomar sua decisão. Muitas das respostas estão no Teste Vocacional.

O Grupo Educareer é responsável por encaminhar todos anos centenas de alunos brasileiros para estudar nas melhores universidades no exterior, e desenvolveu uma metodologia que pode ajudar você a fazer a escolha certa.

engenharia civil notas de corte destacada

Veja com é o curso de Eng. Civil

Algumas pessoas sabem que um engenheiro precisa saber matemática, mas para quê? É para realizarem os cálculos e poderem construir, otimizar, aperfeiçoar e inovar em produtos, serviços, maquinário e construções.

Ou seja, não basta ‘saber’ matemática para ter sucesso após fazer um curso de graduação de engenharia.

Já quem faz administração precisará lidar com planilhas e apresentações, pessoas e ideias. Isso porque administração requer que saibamos tornar uma empresa mais eficiente e rentável. Para isso, precisamos de pessoas que façam bem seu trabalho, procedimentos que funcionem e boa gestão dos recursos humanos e físicos.

Na área de humanas, é comum que a gente precise de boa capacidade de leitura e interpretação de texto, e que tenhamos o interesse por escrever, criticar, debater e propor conceitos. Já na área de saúde os cursos de graduação preparam para  profissões envolvem cuidar dos outros e ter uma observação atenta para os sintomas clínicos, pedindo e analisando exames e prestando atenção nas descrições que os pacientes fazem do que estão sentindo.

E assim por diante, em todos os cursos. Se você não se interessa pelas atividades mais comuns dos cursos, sua chance de não gostar ou desistir dele aumenta. Por isso é importante fazer o Teste Vocacional.

Veja o  Teste Vocacional gratuito do Aplicativo Top Educareer: Como escolher seu curso de graduação.

aplicativo top educareer

Então, agora você já pode descobrir se de fato tem ou não tem interesse pelas atividades profissionais de uma área para poder escolher o curso de graduação que mais tem a ver de verdade  com você. O Aplicativo Top Educareer contém testes vocacionais personalizados que vão avançando de nível acordo com as suas aptidões, e ajudam a encontrar as portas do futuro. É gratuito. Faça o download gratuito do aplicativo TOP EduCareer para o seu celular! Aproveite.

Aplicativo top educareer escolha do curso

Este artigo foi produzido por  Gustavo Pessoa que é psicólogo, empreendedor, CKO da EduCareer e sócio da Talent Matching, empresas dedicadas a apoiar jovens em seu desenvolvimento profissional.

O post Aplicativo com Teste Vocacional para você escolher seu curso de graduação. App free mostra profissões com seu perfil. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Prouni – Veja as Notas de Corte do Enem para as Bolsas de Estudo do Prouni.

Posted: 12 Nov 2015 05:44 AM PST

Bolsas de Estudo de 100% e de 50% – Veja as Notas de Corte do Enem nas vagas do Prouni!

Se você já encarou uma busca de uma vaga pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada, já sabe bem como é difícil encaixar o seu desempenho  no Enem dentro das Notas de Corte do curso que você sempre sonhou.  Se ainda não passou por nenhuma fase do Sisu, veja aqui como disputar uma bolsa de estudos pelo Prouni. É bom ir se preparando.

É uma disputa entre as notas que os candidatos tiraram no último Enem. Nota maior leva a vaga. Com o Prouni não é nada diferente. A disputa é tambem pelas notas de corte. Quem estudou mais e mandou bem nas provas do Enem é que tem a vantagem com a maior nota do Enem para conquistar as vagas.

Desempate pela Renda Familiar do Candidato

cálculo da renda familiarNa disputa das Bolsas de Estudo do Prouni você concorre dentro do perfil socioeconômico selecionado. Você precisa calcular em primeiro lugar a sua Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita. Depois, identifique o curso que pretende, e coloque a sua nota do último Enem para disputar a vaga com outros concorrentes pela mesma bolsa.

Veja quem pode e quem não pode participar do Prouni. O Cálculo da Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita é um critério essencial. Não tem moleza. Quem tiver a nota mais alta naquela categoria de disputa, leva a bolsa. Veja como calcular a Renda Familiar.Muita gente pensa que não pode, mas pode sim. Aprenda como fazer a conta em cinco minutos:  Cálculo da Renda Familiar Per Capita

Notas de Corte do Enem nas bolsas do Prouni – O Blog do Enem acompanha as disputas pelas notas de corte do Prouni em todas as edições, e publica o resultado das disputas mais recentes para você poder calcular as suas chances. Confira como foram as notas de corte do Enem para as vagas de Bolsas de Estudo do Prouni em 2015. Na tabela abaixo do link para as notas de Medicina você encontra as notas de corte para todos os cursos de graduação do Prouni.

Medicina no Prouni

confira!

 Confira as Notas de Corte para Medicina no Prouni  2015– Veja aqui: Notas de Corte Medicina no Prouni 2015.1

Veja as Notas de corte Prouni – Todos os cursos na edição de janeiro de 2014. Calcule suas chances.

Notas de Corte Prouni – Edição 2014.1
Cursos de graduaçãoAmpla ConcorrênciaDisputa por Cotas
Maior notaMenor notaMaior notaMenor nota
Administração770,20450,00750,74450,00
Administração de Empresas638,48546,82630,12501,00
Administração de Rec. Humanos652,28529,32637,42493,46
Agroindústria0,00450,00601,06601,06
Agronegócio672,00450,00652,10450,00
Agronomia730,00549,46653,70518,40
Agropecuária628,36562,78551,66551,66
Alimentos630,28519,48650,38517,06
Análise de Sistemas623,36573,04578,78557,94
Análise e Des. de Sistemas790,42450,00708,28450,00
Arqueologia726,10668,32659,00623,84
Arquitetura e Urbanismo767,48541,10781,20481,54
Arte: História, Crítica e Curadoria726,70694,82688,96660,10
Artes648,58553,28543,06520,74
Artes Cênicas764,60689,00681,32678,86
Artes Plásticas685,66662,12655,78655,78
Artes Visuais735,56450,00706,76450,00
Audiovisual755,82643,42648,80611,08
Automação Industrial684,86493,10651,66482,58
Aviação Civil702,70606,98666,98584,30
Banco de Dados686,32492,30617,46450,00
Beleza, Estética e Imag. Pessoal629,96581,60600,50556,76
Biblioteconomia672,46558,52596,34542,36
Bioenergia606,80572,36569,52562,64
Biologia682,16605,06609,92609,92
Biomedicina760,82473,90729,22453,98
Biotecnologia719,44562,44648,96553,58
Biotecnologia Industrial626,70575,32582,20547,04
Cafeicultura0,00450,00597,50525,38
Cinema674,82640,06610,64601,34
Cinema e Audiovisual748,08638,78682,72627,72
Ciência Econômica704,34620,74676,68600,74
Ciência Política649,90649,90655,46610,84
Ciência da Computação790,42450,00753,44450,00
Ciências585,88559,38626,00548,04
Ciências – Química610,72576,92631,28555,32
Ciências Aeronáuticas730,82611,86680,44595,78
Ciências Atuariais679,16612,82665,80570,02
Ciências Biológicas753,22450,00757,10450,00
Ciências Biológicas – Modalidade Médica695,40685,34676,76638,34
Ciências Contábeis758,90450,00742,58450,00
Ciências Econômicas772,86450,00729,60450,00
Ciências Farmacêuticas761,80636,24634,88613,28
Ciências Políticas696,64591,280,00450,00
Ciências Sociais711,40487,54699,80450,00
Ciências da Computação734,06570,08669,30541,26
Computação665,30627,48616,82574,96
Com. Assistiva635,48571,02651,94651,94
Com. Empresarial618,54529,66596,24502,96
Com. Institucional659,98485,70596,90478,80
Com. Social729,22450,00696,40471,30
Com. Social – Cinema758,50684,16682,72655,24
Com. Social Cinema e Audiovisual737,20653,04656,66640,22
Com. Social Cinema e Mídia Digital706,10639,10647,08577,10
Com. Social – Com. Digital704,36704,360,00450,00
Com. Social – Fotografia633,32629,14644,16587,28
Com. Social – Jornalismo720,02497,04713,86523,76
Com. Social – Multimídia0,00450,00690,80613,42
Com. Social – Mídia Eletrônica701,68616,740,00450,00
Com. Social – Produção Editorial676,32662,02657,40639,60
Com. Social – Publicidade e Propaganda759,22450,00714,24450,00
Com. Social – Rádio e Tv671,56515,340,00450,00
Com. Social – Rádio e Televisão666,64569,56632,34534,66
Com. Social – Relações Públicas722,28567,06662,00495,62
Com. Social Radialismo Audiovisual729,82641,920,00450,00
Com. Social – Publicidade e Propaganda694,18640,72670,20635,00
Com. das Artes do Corpo704,56668,12691,16646,28
Com. e Ilustração Digital688,52579,12627,98450,00
Com. e Marketing669,84629,72650,78568,08
Com. e Multimeios732,42661,38706,20677,38
Com. para Web616,74521,94610,14497,98
Comércio Exterior696,96450,00709,76450,00
Comércio Internacional625,14606,90613,26613,26
Construção Naval647,50620,08660,90660,90
Construção de Edifícios721,76593,34691,22546,80
Controle de Obras616,18575,600,00450,00
Dança704,88522,86630,48450,00
Decoração & Design625,62593,58640,74565,46
Desenho Industrial787,42583,66722,96529,70
Desenho Industrial – Design Digital702,28635,98618,66595,98
Desenho Industr.  Design de Moda681,28606,52637,48594,68
Des. de Sistemas594,18589,820,00450,00
Des. de Sistemas de Informação639,90572,48620,62560,26
Des. de Sistemas para a Internet624,10551,40574,98507,06
Des. de Software584,10573,60576,32546,18
Des. para Web586,92525,94598,00525,08
Des. Web e Comércio Eletrônico622,38612,82602,96543,32
Design755,82502,34723,04450,00
Design Digital743,80634,92681,28617,82
Design Gráfico768,54546,52687,70450,00
Design de Games717,66626,14665,64595,64
Design de Interiores720,06504,22691,22493,14
Design de Moda748,68450,00723,04450,00
Design de Moda – Estilismo667,82582,92624,08551,32
Design de Moda – Modelagem667,10594,48660,26565,42
Design de Produto727,42465,88680,46572,58
Direito812,44450,00791,96450,00
Educação Artística658,52545,02579,44523,32
Educação Física727,36450,00701,92450,00
Educação nas Organizações576,82537,240,00450,00
Eletrônica Industrial648,90570,88597,92561,08
Enfermagem744,44450,00736,74450,00
Engenharia770,20548,70706,96523,00
Engenharia Aeronáutica723,10679,76695,00632,96
Engenharia Aeronáutica e Espaço719,44684,660,00450,00
Engenharia Agronômica688,36556,36649,14531,88
Engenharia Agrícola660,28586,520,00450,00
Engenharia Agrícola e Ambiental655,60618,74611,10580,08
Engenharia Ambiental775,54565,32736,54545,24
Engenharia Ambiental e Energias Renováveis649,70630,66650,54579,24
Engenharia Ambiental e Sanitária715,86533,48710,52547,52
Engenharia Automotiva661,02627,02639,90589,20
Engenharia Bioenergética660,40612,04600,32598,54
Engenharia Biomédica781,98643,46742,82665,26
Engenharia Civil787,42450,00764,22450,00
Engenharia Civil e Ambiental668,32609,40649,76594,34
Engenharia Eletrônica736,84563,78696,32527,88
Eng. Eletrônica e de TeleCom.797,70686,46732,20673,96
Engenharia Elétrica778,16450,00749,46472,38
Engenharia Florestal725,12553,96712,94539,98
Engenharia Industrial Mecânica737,94630,82644,28606,84
Engenharia Mecatrônica747,48575,56740,94549,68
Engenharia Mecânica781,28450,00791,96507,64
Eng. Mecânica Automotiva677,66594,480,00450,00
Engenharia Metalúrgica722,24614,54709,76614,90
Engenharia Química767,34524,02782,66450,00
Engenharia da Computação774,80509,20678,18579,18
Engenharia de Alimentos725,32450,00633,20546,76
Eng. de Automação e Controle710,92602,02621,56567,58
Engenharia de Bioprocessos704,10599,96633,98561,14
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia743,18631,96679,30623,02
Engenharia de Computação781,28450,00724,24533,26
Eng. de Controle e Automação797,70450,00732,20450,00
Engenharia de Energia757,80668,08707,42599,98
Engenharia de Materiais703,56554,28600,74477,12
Engenharia de Minas709,44645,76681,32611,60
Engenharia de Petróleo765,68609,06724,30573,16
Engenharia de Petróleo e Gás721,30640,90678,18602,42
Engenharia de Produção775,54450,00735,94450,00
Engenharia de Produção Agroindustrial657,96657,96607,72580,18
Eng. de Produção Mecânica695,94531,96677,90450,00
Eng. de Produção e Qualidade667,72667,72656,38656,38
Eng. de Segurança no Trabalho596,22568,24582,92555,40
Engenharia de Software684,42612,58628,60584,42
Engenharia de Telecomunicações696,10587,72681,26564,72
Eng. em Nanotecnologia789,92789,92765,12722,32
Estilismo682,68623,64645,00578,52
Estudos Sociais616,10554,44587,48490,88
Estética703,10450,00667,98510,84
Estética e Cosmética703,68497,80688,94450,00
Estética e Imagem Pessoal686,54450,00669,58450,00
Estética, Beleza e Imag. Pessoal628,40490,42556,66505,40
Eventos658,36503,82720,94504,34
Fabricação Mecânica636,60562,50608,94512,46
Farmácia759,80450,00720,56450,00
Farmácia e Bioquímica693,90541,98719,92544,52
Filosofia739,92450,00711,40510,26
Finanças Empresariais591,02484,50604,86604,86
Fisioterapia731,40450,00729,70465,82
Fonoaudiologia714,20510,84690,58543,02
Formação de Docentes626,58581,34544,36544,36
Fotografia765,30450,00680,80450,00
Futebol601,98506,26682,18516,30
Física768,00450,00685,46503,16
Física Médica721,28715,200,00450,00
Gastronomia734,54504,36707,04450,00
Geografia737,44450,00709,86450,00
Geologia727,16636,86713,48634,34
Gerenciamento de Redes de Computadores619,44538,64608,66495,58
Gerência de Marketing0,00450,00604,60592,90
Gerência de Negócios0,00450,00597,14597,14
Gerência em Negócios Imobiliários0,00450,00623,82642,40
Gestão Ambiental737,44450,00674,64450,00
Gestão Comercial730,10450,00671,74450,00
Gestão Desportiva e de Lazer592,90450,00560,54450,00
Gestão Empreendedora615,58544,04629,02494,38
Gestão Empresarial e Controladoria623,38587,58587,34561,28
Gestão Estratégica de Vendas633,34633,340,00450,00
Gestão Financeira699,96450,00722,66450,00
Gestão Financeira e Controladoria Empresarial634,74553,24560,26516,88
Gestão Hospitalar691,14450,00679,82450,00
Gestão Mercadológica624,28558,34573,76497,56
Gestão Portuária650,70506,84680,48461,96
Gestão Pública770,20450,00739,04450,00
Gestão da Produção Industrial718,40450,00673,64450,00
Gestão da Qualidade697,76450,00665,52450,00
Gestão da Tecnologia da Informação727,52450,00708,62450,00
Gestão de Ambientes Internet e Redes627,60523,44545,66509,98
Gestão de Cooperativas575,06450,00620,24553,02
Gestão de Empreendimentos Esportivos625,76533,28556,92523,20
Gestão de Empresas Rurais604,42560,10553,14549,58
Gestão de Equinocultura660,98597,88585,14532,68
Gestão de Negócios Securitários583,62534,70563,64563,64
Gestão de Pessoas662,60514,30536,24528,66
Gestão de Produção Industrial629,66576,84607,74544,38
Gestão de Qualidade em Metrologia603,66528,98537,92522,28
Gestão de Recursos Humanos724,98450,00707,60450,00
Gestão de Segurança Privada652,84482,56657,56450,00
Gestão de Serviços e Comércio585,64510,70542,56514,96
Gestão de Turismo677,36450,00641,58450,00
Gestão de Turismo Receptivo571,00535,72534,32534,32
Gestão de Varejo625,12458,62566,06475,26
Gestão de Vendas636,02539,48530,50503,28
Gestão em Gastronomia e Alimentação576,52576,520,00450,00
Gestão em Saúde Ambiental686,96595,14585,90557,74
História768,14450,00780,88450,00
Hotelaria692,78494,90705,00457,14
Hotelaria Hospitalar578,56535,10529,94529,94
Informática626,60587,400,00450,00
Internet558,70529,400,00450,00
Jogos Digitais728,10554,84726,40549,04
Jornalismo780,58450,00722,78450,00
Letras702,00450,00699,90450,00
Letras – Espanhol650,26450,00719,92450,00
Letras – Inglês736,22450,00728,86450,00
Letras – Linguagem Audiovisual579,16512,020,00450,00
Letras – Língua Portuguesa691,94450,00673,50450,00
Letras – Língua Portuguesa e Libras644,06450,00565,28557,56
Letras – Português689,36450,00696,42450,00
Letras – Português e Alemão649,94574,740,00450,00
Letras – Português e Espanhol678,70450,00728,86450,00
Letras – Português e Inglês742,14450,00677,70450,00
Letras – Português e Inglês e Literaturas705,80475,94699,90533,50
Letras – Português e Lit. de Língua Portuguesa644,20576,32557,00525,92
Letras – Tradutor651,36586,62573,50543,80
Letras – Tradutor e Intérprete696,68645,46708,54648,42
Letras – Tradução Inglês e Português743,52677,86712,42712,42
Letras Português e Espanhol e Literaturas640,98505,34599,00499,92
Letras Português e Inglês609,20623,460,00450,00
Letras com Português e Espanhol629,32556,56586,28553,28
Logística731,72450,00691,86450,00
Manutenção Industrial634,04546,96659,26511,42
Manutenção de Aeronaves663,10591,14672,14533,98
Marketing726,78450,00677,42450,00
Marketing e Propaganda644,48551,22597,44513,82
Matemática768,00450,00734,16450,00
Mecanização Agrícola578,60571,24564,34547,54
Mecatrônica Industrial682,54534,24626,50504,68
Medicina814,88734,50805,34719,02
Medicina Veterinária774,90572,00711,66527,34
Mineração641,50607,22645,34603,70
Moda710,96594,18742,82552,14
Multimídia642,74538,16627,98521,20
Museologia596,52564,10595,56535,84
Musicoterapia644,78594,38595,24574,14
Música716,22461,90669,44540,90
Música – Canto720,36551,060,00450,00
Música – Composição705,20635,260,00450,00
Música – Educação Musical609,78564,54593,48552,98
Música – Instrumento650,56624,30631,38631,38
Música – Música Popular Brasileira639,34571,88609,12491,82
Música – Regência Coral598,90598,90667,90560,70
Naturologia669,14602,30603,44583,00
Negócios Imobiliários665,22450,00674,94450,00
Negócios Internacionais665,18615,18642,80570,12
Nutrição731,40450,00704,42450,00
Oceanografia646,06613,34619,52612,00
Odontologia759,02550,54751,58518,00
Papel e Celulose0,00450,00589,58576,14
Pedagogia741,36450,00788,20450,00
Petróleo e Gás661,24450,00665,98500,60
Pilotagem Profissional de Aeronaves692,96613,86663,12573,74
Planejamento Logístico de Cargas637,38559,24642,12553,70
Podologia615,40570,22585,60585,46
Polímeros716,16601,38563,94542,62
Processamento de Dados593,12525,28589,18523,08
Processos Escolares601,84539,34560,50527,78
Processos Gerenciais701,18450,00681,28450,00
Processos Químicos647,14531,74599,22450,00
Produção Agrícola616,54544,82610,08524,70
Produção Audiovisual765,30530,62683,80450,00
Produção Cultural676,22615,72605,42581,60
Produção Cênica619,00566,880,00450,00
Produção Fonográfica718,58592,82688,12587,80
Produção Gráfica578,70510,24513,50513,50
Produção Gráfica Digital688,52520,60612,30505,48
Produção Multimídia715,72547,80652,28450,00
Produção Publicitária686,58450,00639,84450,00
Produção Sucroalcooleira628,60536,54584,76461,78
Produção de Grãos0,00450,00606,60606,60
Propaganda e Marketing686,34550,66628,70524,76
Psicologia789,92450,00780,88451,40
Publicidade e Propaganda754,22450,00714,24450,00
Quiropraxia706,44626,16644,24592,34
Química727,70450,00733,56450,00
Química Industrial691,58571,52652,80593,02
Química Tecnológica667,38667,38670,76670,76
Radiologia690,30450,00699,46463,60
Redes de Computadores734,06450,00689,06450,00
Redes de Telecomunicações640,88548,16649,12531,72
Relações Internacionais756,70450,00745,50450,00
Relações Públicas754,02474,76703,78528,00
Rádio, TV e Internet787,24562,60653,80505,42
Saneamento Ambiental572,42560,000,00450,00
Secretariado660,70450,00647,54450,00
Secretariado Executivo675,58450,00648,40496,78
Secretariado Executivo Bilíngue615,58569,26583,74517,70
Secretariado Executivo Trilíngue673,66487,78647,54479,72
Segurança Privada612,38517,54598,86450,00
Segurança Pública656,84546,76648,14542,52
Segurança da Informação716,22450,00600,16452,00
Segurança no Trabalho689,42450,00693,78450,00
Serviço Social726,64450,00696,14450,00
Serviços de Turismo582,60548,76509,10545,56
Sistema de Informação753,44450,00676,28450,00
Sistemas Elétricos619,66619,66663,36589,88
Sistemas de Informação788,02450,00724,24450,00
Sistemas de Telecomunicações649,82573,30576,56546,44
Sistemas para Internet743,80450,00676,24450,00
Sociologia683,68577,92573,86571,40
Teatro694,92546,38653,72541,92
Tecnologia de Soldagem633,70633,70636,10636,10
Tecnologias Digitais635,52616,760,00450,00
Telemática637,92627,86631,10617,94
Teologia703,56450,00685,62450,00
Terapia Ocupacional676,08571,92712,08512,74
Tradutor e Intérprete662,50598,32613,34602,30
Tradução e Interpretação673,14618,24603,50565,08
Transporte Aéreo663,12584,22588,16504,82
Turismo707,54450,00658,44450,00
Turismo Receptivo573,90539,08559,12523,50
Turismo e Hotelaria612,68553,82578,26559,34
Visagismo e Estética Capilar647,36552,14618,32511,28
Web Design657,00597,76651,50604,06
Zootecnia684,30551,06645,64542,90

prouni

Bolsa de Estudos Prouni para Medicina vale meio milhão de reais. Veja aqui

prouni

Então, deu para se animar com as Notas de Corte do Prouni? Pegue a sua Nota do Enem e vá calculando suas chances em cada curso de graduação. Quando o Sisprouni estiver aberto você poderá consultar as instituições do seu interesse e ver os cursos ofertados.

Veja o quadro a seguir os 10 cursos com maior número de bolsas de estudo em janeiro de 2015

Bolsas do Prouni 2015 –  10 Cursos com maior número de vagas
CursoBolsas CursoBolsas
Administração22.050Educação Física8.181
Pedagogia15.562Gestão de Rec. Humanos6.854
Direito15.010Enfermagem6.801
Ciências Contábeis11.917Psicologia5.307
Engenharia Civil8.405Engenharia de Produção5.284

 

O post Prouni – Veja as Notas de Corte do Enem para as Bolsas de Estudo do Prouni. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Inscrição no Sisu 2016, Mudança de opção, e Disputa por vagas. Veja o Passo a Passo de como fazer

Posted: 12 Nov 2015 05:00 AM PST

Você quer aprender a fazer Inscrição no Sisu 2016? – Veja as dicas no Passo a Passo do Blog do Enem, inclusive para fazer mudança de opção de curso ou de instituição para buscar uma nota de corte melhor para você.

Confira como  fazer a sua inscrição no Sisu 2016. No Sistema de Seleção Unificada você utiliza a nota do Enem para negociar a sua chance de vaga. É como se fosse um leilão. Vale a nota mais alta. Se ocorrer empate, a vaga fica para o candidato com menor renda familiar. Todas as dicas para você fazer o que é certo estão aqui. Acompanhe.

As notas de corte do Sisu são dinâmicas, e mudam ao final de todos os dias durante o processo seletivo. As notas podem ser muito altas em uma instituição, e variar entre os câmpus ou cidades da mesma universidade, e podem ser bem mais baixas em outra Instituição.

Variação das notas de corte do Enem

Por exemplo, para Medicina, no 1º dia, na disputa por Ampla Concorrência no Sisu 2015, a nota na UFRJ estava em 821,64; na UFMG em 809,32; e caindo até chegar a 723,96 no campus de Cáceres, na UNEMAT. Ou seja, uma variação de praticamente 100 pontos!

 mudança de opção passo a passo

Então, você pode fazer ou apenas simular a mudança de opção, testando as notas de corte em outros ou instituições nos  outros dias de sistema aberto para tentar uma vaga em outro lugar. O segredo é ‘encaixar’ a sua nota do Enem 2015 dentro da Nota de Corte parcial divulgada pelo MEC no dia anterior. É como se fosse um leilão.

Você pode mudar a opção e ver as notas quantas vezes quiser. Só vale se você confirmar.

Depois, até o último dia, você pode ajustar tudo de novo. É uma disputa entre todos os candidatos do Brasil. Se você ainda não sabe como funcionam estes detalhes no Sisu, é bom dar um conferida nas dicas abaixo antes de prosseguir com o passo a passo da inscrição no Sisu ou da mudança de opção. Já se ligou como funciona o sistema e quer fazer a sua inscrição no Sisu 2016, o chegar ao passo de mudança de opção? Vamos lá!

Inscrição Passo 01 – A data será definida no Edital que sai no começo de Janeiro de 2016

Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/ e selecione a opção Fazer inscrição no Sisu 2016:

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Inscrição Passo 02

Para entrar no Sisu 2016 é muito fácil, só digitar seu número de inscrição no Enem, sua senha cadastrada no Enem e escrever o que aparecer na imagem de segurança para provar que você não é um robô. Ficou pensando como seria a sua nota se você fosse um robô, né? Eu também…

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Inscrição Passo 03

Confirme os seus dados de contato, como celular e e-mail. Você pode clicar também em “Usar os mesmos dados do Enem”. Selecione a opção “Estou ciente do aviso sobre os dados de contato” e clique em confirmar.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Escolha de Curso Passo 04

Comece sua inscrição no Sisu 2016 escolhendo a sua primeira opção de curso.

Passo a passo inscrição Sisu - Blog do Enem

Busca de curso para escolher a 1ª opção – Passo 05

Para escolher a sua primeira opção de curso você pode procurar por município, por instituição ou por curso. No exemplo abaixo, a busca foi realizada digitando o nome da instituição.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Seleção do curso escolhido – Passo 06

No caso da busca realizada por instituição, você verá uma lista com todos os cursos disponíveis. Clique em cima do curso que você escolheu e confira o número de vagas e suas modalidades. Em seguida, clique em “Escolher este curso”.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Disputa por Cotas, ou por Ampla Concorrência – Passo 07

Selecione entre as opções de vaga para ampla concorrência ou para ações afirmativas. Lembrando que o número de vagas e os critérios das ações afirmativas podem variar de acordo com cada curso/instituição.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Documentação e critérios para cada tipo de disputa por Cotas – Passo 08

Após clicar em “Escolher modalidade”,  você verá informações sobre o curso, a instituição e os documentos exigidos pela mesma para a inscrição no Sisu. Leia atentamente e, se estiver de acordo, selecione a opção “Estou ciente de toda a documentação exigida para a matrícula, assim como das demais informações contidas acima”.

Logo em seguida é só clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”. Se você quiser trocar sua categoria de vaga, ainda dá tempo, é só clicar em “Escolher outra modalidade”.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Confirmando opção de curso – Passo 09

Após clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”, você verá um resumo das informações sobre o curso escolhido em primeira opção. Se você trocar de ideia, ainda pode “Cancelar opção” ou “Escolher outro curso”. Se não, é só partir direto para a segunda opção de curso, onde os passos serão os mesmos que fizemos na escolha da primeira.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

OK, você fez tudo certo – Passo 10

Tudo certo! Confira seus cursos escolhidos em primeira e segunda opção. Se desejar, você pode imprimir sua inscrição no Sisu. Também pode alterar ou cancelar sua inscrição, mas isso só pode ser feito até o dia 22, então fique ligado. Você ainda pode trocar a primeira opção pela segunda, é só clicar em inverter opções.

Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Nada difícil, não é mesmo? O sistema do Sisu está aberto para inscrições e alterações até o dia 22 de janeiro. As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial são divulgadas ao final de cada dia de inscrições, nos horarios informados no sistema. Geralmente às duas da madrugada.

Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances, e no dia seguinte olhar outras notas de corte em cursos equivalentes ou mesmo em outros cursos de outras instituições. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas. Mas, lembre-se de que essa classificação parcial não é oficial. É apenas indicativa para você ir participando do Leilão. O que vale mesmo será a posição no último segundo de mudança de opção, no final do processo.  Veja os prazos no sistema para não perder a última chance!

 

sisu-leilao-notas

Quer saber da lógica de funcionamento do Sisu como um Leilão, onde você dá lances na disputa por uma vaga, utilizando a sua nota do Enem como a moeda? Veja aqui como funciona o Sisu? Tire todas as suas dúvidas aqui – http://blogdoenem.com.br/sisu/

Fique ligado aqui no Blog do Enem para não perder nenhum detalhe sobre o Sisu! Boa sorte!

sisu todos os cursos  Notas de Corte no Sisu – Todas as instituições
Veja aqui como ficaram as notas de corte no Sisu nas principais universidades públicas do Brasil nas edições anteriores e calcule suas chances para a próxima edição: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

guia de cursos de graduação

Dica 3 – Você já sabe qual curso escolher no Sisu? Você quer profissões de maior salário, ou aquelas que dão mais realização? Ou quer juntar tudo numa só? Veja aqui no Guia de Cursos de Graduação as principais opções de curso e também as chances no Mercado de Trabalho: http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

compartilhe

O post Inscrição no Sisu 2016, Mudança de opção, e Disputa por vagas. Veja o Passo a Passo de como fazer apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!