quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Arquitetura – Veja as Notas de Corte do Enem na disputa do Sisu 2015

Posted: 18 Nov 2015 04:06 PM PST

Está nos seus planos e nos seus sonhos conquistar um diploma no curso de graduação de Arquitetura? Não tem moleza não para conseguir uma vaga em universidade pública federal ou estadual. Veja as notas de corte Sisu 2015.

Notas de Corte Sisu 2015

Notas de Corte Sisu 2015

As disputas que ficaram com as cinco maiores notas de corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo ultrapassaram a barreira dos 700 pontos na média pelo Enem.

O primeiro lugar nacional ficou para os candidatos que tentaram uma vaga em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais, para o curso do turno matutino, com 767,17 pontos no Enem como a nota de corte Sisu 2015 para Arquitetura e Urbanismo.

O segundo Lugar foi conquistado pelos candidatos que concorreram na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, com 760,30 pontos. A UFMG ficou também com o 3º lugar geral, com 757,50 pontos nas notas de corte Sisu 2015 para Arquitetura no curso noturno.

Fechando o grupo de elite nas notas de corte do Enem para Arquitetura vieram as disputas do Instituto Federal de São Paulo, na capital do Estado de São Paulo, com 756,32 pontos, e a Universidade Federal de Viçosa, no interior de Minas Gerais, com 740,20 pontos.

Veja as notas de corte Sisu 2015 mais baixas também para Arquitetura e Urbanismo

Só passou mesmo 'cabeção' nas disputas mais apertadas. Porém, em diversas universidades com excelente qualidade de ensino foi possível entrar com notas bem menores. Confira na tabela abaixo as oportunidades com notas mais baixas. São muitas!

Arquitetura – Notas de Corte Sisu 2015
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputa – JaneiroNota
UDESCLagunaInt.Ampla Concorrência725,06
UFTPalmasInt.Ampla Concorrência694,17
UFTPalmasInt.Cota racial até 1,5 SM631,67
UFTPalmasInt.Cota racial renda livre654,45
UFTPalmasInt.Esc. Pública até 1,5 SM667,86
UFTPalmasInt.Esc. Pública renda livre678,41
IFMGSanta LuziaVespAmpla Concorrência717,44
IFMGSanta LuziaVespCota racial até 1,5 SM672,04
IFMGSanta LuziaVespCota racial renda livre678,92
IFMGSanta LuziaVespEsc. Pública até 1,5 SM685,38
IFMGSanta LuziaVespEsc. Pública renda livre695,56
IFSPSão PauloInt.Ampla Concorrência756,32
IFSPSão PauloInt.Cota racial até 1,5 SM689,9
IFSPSão PauloInt.Cota racial renda livre721,26
IFSPSão PauloInt.Esc. Pública até 1,5 SM701,88
IFSPSão PauloInt.Esc. Pública até 1,5 SM701,88
IFSPSão PauloInt.Esc. Pública renda livre717,26
IFESColatinaInt.Ampla Concorrência710,4
IFESColatinaInt.Cota racial até 1,5 SM659,26
IFESColatinaInt.Cota racial renda livre678,34
IFESColatinaInt.Esc. Pública até 1,5 SM685,39
IFESColatinaInt.Esc. Pública renda livre706,56
IFFARROUPILHASanta RosaInt.Ampla Concorrência697,9
IFFARROUPILHASanta RosaInt.Cota racial até 1,5 SM636,06
IFFARROUPILHASanta RosaInt.Cota racial renda livre635,92
IFFARROUPILHASanta RosaInt.Esc. Pública até 1,5 SM664,08
IFFARROUPILHASanta RosaInt.Esc. Pública renda livre666,8
UNEMATVale do Rio do BugresInt.Ampla Concorrência696,97
UFBASalvadorNotAmpla Concorrência724,05
UFBASalvadorInt.Ampla Concorrência729,32
UFBASalvadorInt.Cota racial até 1,5 SM654,93
UFBASalvadorNotCota racial até 1,5 SM651,91
UFBASalvadorInt.Cota racial renda livre672,79
UFBASalvadorNotCota racial renda livre687,81
UFBASalvadorInt.Esc. Pública até 1,5 SM667,25
UFBASalvadorNotEsc. Pública até 1,5 SM672,71
UFBASalvadorNotEsc. Pública renda livre713,73
UFBASalvadorInt.Esc. Pública renda livre716
UFFSErechimInt.Ampla Concorrência710,9
UFFSErechimInt.Cota racial até 1,5 SM635,36
UFFSErechimInt.Cota racial renda livre643,62
UFFSErechimInt.Esc. Pública até 1,5 SM649,72
UFFSErechimInt.Esc. Pública renda livre667,52
UNILASedeInt.Ampla Concorrência709,02
UNILASedeInt.Cota racial até 1,5 SM665,1
UNILASedeInt.Cota racial renda livre681,56
UNILASedeInt.Esc. Pública até 1,5 SM669,92
UNILASedeInt.Esc. Pública renda livre700,04
UFPBSedeInt.Ampla Concorrência706,12
UFPBSedeInt.Cota racial até 1,5 SM653,72
UFPBSedeInt.Cota racial renda livre658,88
UFPBSedeInt.Esc. Pública até 1,5 SM666,76
UFPBSedeInt.Esc. Pública renda livre679,6
UFALMaceióVespAmpla Concorrência689,78
UFALMaceióMat.Ampla Concorrência694,66
UFALMaceióVespCota racial até 1,5 SM630,64
UFALMaceióMat.Cota racial até 1,5 SM635,84
UFALMaceióMat.Cota racial renda livre654,5
UFALMaceióVespCota racial renda livre653,76
UFALMaceióVespEsc. Pública até 1,5 SM643,2
UFALMaceióMat.Esc. Pública até 1,5 SM639,98
UFALMaceióVespEsc. Pública renda livre688,94
UFALMaceióMat.Esc. Pública renda livre659,06
UFALArapiracaVespAmpla Concorrência683,9
UFALArapiracaVespCota racial até 1,5 SM630,54
UFALArapiracaVespCota racial renda livre643,28
UFALArapiracaVespEsc. Pública até 1,5 SM662,02
UFALArapiracaVespEsc. Pública renda livre664,04
UFGGoiásInt.Ampla Concorrência706,8
UFGGoiásInt.Cota racial até 1,5 SM656,38
UFGGoiásInt.Cota racial renda livre674,15
UFGGoiásInt.Esc. Pública até 1,5 SM664,71
UFGGoiásInt.Esc. Pública renda livre697,9
UFMTCuiabáInt.Ampla Concorrência704,24
UFMTCuiabáInt.Cota racial até 1,5 SM634,72
UFMTCuiabáInt.Cota racial renda livre647,72
UFMTCuiabáInt.Esc. Pública até 1,5 SM657,84
UFMTCuiabáInt.Esc. Pública renda livre681,24
UFMSCampo GrandeInt.Ampla Concorrência717,09
UFMSCampo GrandeInt.Cota racial até 1,5 SM654,57
UFMSCampo GrandeInt.Cota racial renda livre662,02
UFMSCampo GrandeInt.Esc. Pública até 1,5 SM675,27
UFMSCampo GrandeInt.Esc. Pública renda livre704,51
UFMGBELO HORIZONTEMat.Ampla Concorrência767,16
UFMGBELO HORIZONTENotAmpla Concorrência757,5
UFMGBELO HORIZONTEMat.Cota racial até 1,5 SM698,5
UFMGBELO HORIZONTENotCota racial até 1,5 SM706,56
UFMGBELO HORIZONTEMat.Cota racial renda livre717,9
UFMGBELO HORIZONTENotCota racial renda livre684,12
UFMGBELO HORIZONTENotEsc. Pública até 1,5 SM726,72
UFMGBELO HORIZONTEMat.Esc. Pública até 1,5 SM729,12
UFMGBELO HORIZONTEMat.Esc. Pública renda livre750,5
UFMGBELO HORIZONTENotEsc. Pública renda livre737,7
UFOPOuro PretoVespAmpla Concorrência738,68
UFOPOuro PretoVespCota racial até 1,5 SM684,69
UFOPOuro PretoVespCota racial renda livre703,62
UFOPOuro PretoVespEsc. Pública até 1,5 SM700,09
UFOPOuro PretoVespEsc. Pública renda livre717,94
UFPELCiências SociaisInt.Ampla Concorrência710,72
UFPELCiências SociaisInt.Cota racial até 1,5 SM644,06
UFPELCiências SociaisInt.Cota racial renda livre666,62
UFPELCiências SociaisInt.Esc. Pública até 1,5 SM675,46
UFPELCiências SociaisInt.Esc. Pública renda livre699,16
UFPERecifeInt.Ampla Concorrência738,3
UFPERecifeInt.Cota racial até 1,5 SM684,1
UFPERecifeInt.Cota racial renda livre687,98
UFPERecifeInt.Esc. Pública até 1,5 SM706,87
UFPERecifeInt.Esc. Pública renda livre714,33
UFSMCACHOEIRA DO SULNotAmpla Concorrência719,83
UFSMCACHOEIRA DO SULNotCota racial até 1,5 SM642,11
UFSMCACHOEIRA DO SULNotCota racial renda livre660,46
UFSMCACHOEIRA DO SULNotEsc. Pública até 1,5 SM670,59
UFSMCACHOEIRA DO SULNotEsc. Pública renda livre689,01
UFSJSão João del ReiInt.Ampla Concorrência716,72
UFSJSão João del ReiInt.Cota racial até 1,5 SM660,25
UFSJSão João del ReiInt.Cota racial renda livre685,36
UFSJSão João del ReiInt.Esc. Pública até 1,5 SM672,45
UFSJSão João del ReiInt.Esc. Pública renda livre716,21
UFSLARANJEIRASInt.Ampla Concorrência691,44
UFSLARANJEIRASInt.Cota racial até 1,5 SM637,2
UFSLARANJEIRASInt.Cota racial renda livre630,76
UFSLARANJEIRASInt.Esc. Pública até 1,5 SM641,4
UFSLARANJEIRASInt.Esc. Pública renda livre658,84
UFVViçosaInt.Ampla Concorrência740,2
UFVViçosaInt.Cota racial até 1,5 SM681,54
UFVViçosaInt.Cota racial renda livre715,74
UFVViçosaInt.Esc. Pública até 1,5 SM708,96
UFVViçosaInt.Esc. Pública renda livre698,78
UNIFAPSANTANAMat.Ampla Concorrência673,48
UNIFAPSANTANAMat.Cota racial até 1,5 SM628,26
UNIFAPSANTANAMat.Cota racial renda livre642,6
UNIFAPSANTANAMat.Esc. Pública até 1,5 SM637,82
UNIFAPSANTANAMat.Esc. Pública renda livre656,56
UFAMSedeInt.Ampla Concorrência694,4
UFAMSedeInt.Cota racial até 1,5 SM647,54
UFAMSedeInt.Cota racial renda livre641,62
UFAMSedeInt.Esc. Pública até 1,5 SM639,97
UFAMSedeInt.Esc. Pública renda livre669,19
UFCFortalezaInt.Ampla Concorrência739,96
UFCFortalezaInt.Cota racial até 1,5 SM672,7
UFCFortalezaInt.Cota racial renda livre669,82
UFCFortalezaInt.Esc. Pública até 1,5 SM677,76
UFCFortalezaInt.Esc. Pública renda livre704,34
UFPABelémMat.Ampla Concorrência822,29
UFPABelémVespAmpla Concorrência816,77
UFPABelémVespCota racial até 1,5 SM703,98
UFPABelémMat.Cota racial até 1,5 SM700,88
UFPABelémVespCota racial renda livre712,08
UFPABelémMat.Cota racial renda livre719,74
UFPITeresinaInt.Ampla Concorrência719,43
UFPITeresinaInt.Cota racial até 1,5 SM631,97
UFPITeresinaInt.Cota racial renda livre659,81
UFPITeresinaInt.Esc. Pública até 1,5 SM665,24
UFPITeresinaInt.Esc. Pública renda livre691,37
UFRNNatalInt.Ampla Concorrência723,04
UFRNNatalInt.Cota racial até 1,5 SM673,54
UFRNNatalInt.Cota racial renda livre677,53
UFRNNatalInt.Esc. Pública até 1,5 SM667,75
UFRNNatalInt.Esc. Pública renda livre700,74
UFRGSPorto AlegreInt.Ampla Concorrência730,73
UFRGSPorto AlegreInt.Cota racial até 1,5 SM653,3
UFRGSPorto AlegreInt.Cota racial renda livre672,62
UFRGSPorto AlegreInt.Esc. Pública até 1,5 SM705,91
UFRGSPorto AlegreInt.Esc. Pública renda livre707,76
UFRRJSeropédicaInt.Ampla Concorrência760,3
UFRRJSeropédicaInt.Cota racial até 1,5 SM711,67
UFRRJSeropédicaInt.Cota racial renda livre712,57
UFRRJSeropédicaInt.Esc. Pública até 1,5 SM717,88
UFRRJSeropédicaInt.Esc. Pública renda livre758,82
UTFPRCuritiba EcovilleInt.Ampla Concorrência740,3
UTFPRCuritiba EcovilleInt.Cota racial até 1,5 SM672,06
UTFPRCuritiba EcovilleInt.Cota racial renda livre696,2
UTFPRCuritiba EcovilleInt.Esc. Pública até 1,5 SM690,16
UTFPRCuritiba EcovilleInt.Esc. Pública renda livre720,1

 

O post Arquitetura – Veja as Notas de Corte do Enem na disputa do Sisu 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem.

IFPI – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Piauí

Posted: 18 Nov 2015 11:24 AM PST

Candidato do Exame Nacional do Ensino Médio, fique atento às notas de corte Sisu 2015 para o Instituto Federal do Piauí. Para se ter uma ideia de como está a concorrência, o curso com a maior nota de corte cravou 696,97 pontos, já a menor nota de corte foi de 518,22 pontos.

Engenharia Mecânica ficou com a maior nota de corte para o Instituto Federal do Piauí. O curso cravou 696,97 pontos, para lotação no câmpus de Teresina Central e disputa de Ampla Concorrência. Gastronomia veio em seguida, com 661,07 pontos, para o câmpus de Teresina Zona Sul, para disputa de Ampla Concorrência. Radiologia obteve 652,76 pontos, para o câmpus de Teresina Central e também para disputa de Ampla Concorrência.

IFPI

As menores notas de corte ficaram com os cursos de Matemática, Física e Gestão Ambiental. Matemática ficou com 518,57 pontos, para lotação no câmpus de Angical e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. Física fez 536,22 pontos, também para o câmpus de Angical e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. Em seguida veio o curso de Gestão Ambiental, que ficou com a terceira menor nota de corte: 539,33 pontos, para o câmpus de Corrente e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo.

A reitoria do Instituto Federal do Piauí fica localizada no município de Teresina (PI), e possui as seguintes unidades: câmpus Angical, câmpus Corrente, câmpus Floriano, câmpus Parnaíba, câmpus Picos, câmpus Piripiri, câmpus São Raimundo Nonato, câmpus Teresina Central, câmpus Teresina Zona Sul e câmpus Uruçuí.

Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela completa com as notas de corte no IFPI:

Notas de Corte Sisu 2015 no IFPI

Instituto Federal do Piauí

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotAmpla Concorrência562,08
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotCota racial até 1,5 SM539,01
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotCota racial renda livre548,17
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM536,22
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotEsc. Pública renda livre554,58
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotAmpla Concorrência572,02
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM553,06
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial renda livre548,28
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM518,57
CAMPUS ANGICAL DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública renda livre550,09
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍGestão AmbientalNotAmpla Concorrência563,4
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍGestão AmbientalNotCota racial até 1,5 SM539,33
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍGestão AmbientalNotCota racial renda livre539,78
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍGestão AmbientalNotEsc. Pública até 1,5 SM546,31
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍGestão AmbientalNotEsc. Pública renda livre546,7
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotAmpla Concorrência573,42
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM528,23
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial renda livre544,86
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM547,51
CAMPUS CORRENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública renda livre568,93
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência587,52
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM563,14
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre572,16
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotEsc. Pública até 1,5 SM562,6
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotEsc. Pública renda livre582,02
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍCiências BiológicasNotAmpla Concorrência570,73
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM543,91
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍCiências BiológicasNotCota racial renda livre548,91
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍCiências BiológicasNotEsc. Pública até 1,5 SM557,76
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍCiências BiológicasNotEsc. Pública renda livre553,87
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotAmpla Concorrência577,76
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM561,47
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial renda livre552,05
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM561,33
CAMPUS FLORIANO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública renda livre556,35
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaVespAmpla Concorrência586,27
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaVespCota racial até 1,5 SM551,06
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaVespCota racial renda livre563,06
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaVespEsc. Pública até 1,5 SM566,36
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaVespEsc. Pública renda livre580,17
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaVespAmpla Concorrência581,96
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaVespCota racial até 1,5 SM559,67
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaVespCota racial renda livre558,86
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaVespEsc. Pública até 1,5 SM556,71
CAMPUS PARNAÍBA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaVespEsc. Pública renda livre583,6
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência598,91
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM563,08
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre574,58
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotEsc. Pública até 1,5 SM560,6
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍAnálise e Des. de SistemasNotEsc. Pública renda livre565,48
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotAmpla Concorrência577,24
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotCota racial até 1,5 SM540,76
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotCota racial renda livre549,46
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM547,3
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍFísicaNotEsc. Pública renda livre561,4
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaNotAmpla Concorrência574,95
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaNotCota racial até 1,5 SM547,59
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaNotCota racial renda livre547,6
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaNotEsc. Pública até 1,5 SM555,04
CAMPUS PICOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍQuímicaNotEsc. Pública renda livre547,42
CAMPUS PIRIPIRI DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotAmpla Concorrência602,8
CAMPUS PIRIPIRI DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM573,06
CAMPUS PIRIPIRI DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial renda livre574,87
CAMPUS PIRIPIRI DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM583,67
CAMPUS PIRIPIRI DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública renda livre561,51
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIGastronomiaNotAmpla Concorrência631,88
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIGastronomiaNotCota racial até 1,5 SM584,6
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIGastronomiaNotCota racial renda livre594,17
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIGastronomiaNotEsc. Pública até 1,5 SM607,61
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIGastronomiaNotEsc. Pública renda livre616,1
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIMatemáticaNotAmpla Concorrência573,9
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM544,59
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIMatemáticaNotCota racial renda livre539,86
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM549,99
CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUIMatemáticaNotEsc. Pública renda livre537,19
CAMPUS TERESINA CENTRALAlimentosVespAmpla Concorrência611,7
CAMPUS TERESINA CENTRALAlimentosVespCota racial até 1,5 SM575,5
CAMPUS TERESINA CENTRALAlimentosVespCota racial renda livre588,94
CAMPUS TERESINA CENTRALAlimentosVespEsc. Pública até 1,5 SM586,12
CAMPUS TERESINA CENTRALAlimentosVespEsc. Pública renda livre592,24
CAMPUS TERESINA CENTRALAnálise e Des. de SistemasVespAmpla Concorrência656,4
CAMPUS TERESINA CENTRALAnálise e Des. de SistemasVespCota racial até 1,5 SM607,55
CAMPUS TERESINA CENTRALAnálise e Des. de SistemasVespCota racial renda livre611,21
CAMPUS TERESINA CENTRALAnálise e Des. de SistemasVespEsc. Pública até 1,5 SM604,6
CAMPUS TERESINA CENTRALAnálise e Des. de SistemasVespEsc. Pública renda livre642
CAMPUS TERESINA CENTRALCiências BiológicasVespAmpla Concorrência598,62
CAMPUS TERESINA CENTRALCiências BiológicasVespCota racial até 1,5 SM572,32
CAMPUS TERESINA CENTRALCiências BiológicasVespCota racial renda livre576,89
CAMPUS TERESINA CENTRALCiências BiológicasVespEsc. Pública até 1,5 SM568,43
CAMPUS TERESINA CENTRALCiências BiológicasVespEsc. Pública renda livre589,57
CAMPUS TERESINA CENTRALEngenharia MecânicaIntAmpla Concorrência696,97
CAMPUS TERESINA CENTRALEngenharia MecânicaIntCota racial até 1,5 SM629,75
CAMPUS TERESINA CENTRALEngenharia MecânicaIntCota racial renda livre644,67
CAMPUS TERESINA CENTRALEngenharia MecânicaIntEsc. Pública até 1,5 SM651,26
CAMPUS TERESINA CENTRALEngenharia MecânicaIntEsc. Pública renda livre656,94
CAMPUS TERESINA CENTRALFísicaNotAmpla Concorrência599,57
CAMPUS TERESINA CENTRALFísicaNotCota racial até 1,5 SM569,67
CAMPUS TERESINA CENTRALFísicaNotCota racial renda livre576,3
CAMPUS TERESINA CENTRALFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM589,05
CAMPUS TERESINA CENTRALFísicaNotEsc. Pública renda livre593,39
CAMPUS TERESINA CENTRALGeoprocessamentoVespAmpla Concorrência618,85
CAMPUS TERESINA CENTRALGeoprocessamentoVespCota racial até 1,5 SM580,23
CAMPUS TERESINA CENTRALGeoprocessamentoVespCota racial renda livre591,99
CAMPUS TERESINA CENTRALGeoprocessamentoVespEsc. Pública até 1,5 SM590,89
CAMPUS TERESINA CENTRALGeoprocessamentoVespEsc. Pública renda livre605,65
CAMPUS TERESINA CENTRALGestão AmbientalVespAmpla Concorrência613,89
CAMPUS TERESINA CENTRALGestão AmbientalVespCota racial até 1,5 SM582,42
CAMPUS TERESINA CENTRALGestão AmbientalVespCota racial renda livre580,45
CAMPUS TERESINA CENTRALGestão AmbientalVespEsc. Pública até 1,5 SM555,24
CAMPUS TERESINA CENTRALGestão AmbientalVespEsc. Pública renda livre601,77
CAMPUS TERESINA CENTRALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSNotAmpla Concorrência639,77
CAMPUS TERESINA CENTRALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSNotCota racial até 1,5 SM609,27
CAMPUS TERESINA CENTRALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSNotCota racial renda livre602,89
CAMPUS TERESINA CENTRALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSNotEsc. Pública até 1,5 SM615,18
CAMPUS TERESINA CENTRALGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSNotEsc. Pública renda livre589,99
CAMPUS TERESINA CENTRALMatemáticaNotAmpla Concorrência613,3
CAMPUS TERESINA CENTRALMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM586
CAMPUS TERESINA CENTRALMatemáticaNotCota racial renda livre594,32
CAMPUS TERESINA CENTRALMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM599,14
CAMPUS TERESINA CENTRALMatemáticaNotEsc. Pública renda livre601,78
CAMPUS TERESINA CENTRALQuímicaMatAmpla Concorrência597,73
CAMPUS TERESINA CENTRALQuímicaMatCota racial até 1,5 SM567,7
CAMPUS TERESINA CENTRALQuímicaMatCota racial renda livre575,94
CAMPUS TERESINA CENTRALQuímicaMatEsc. Pública até 1,5 SM565,84
CAMPUS TERESINA CENTRALQuímicaMatEsc. Pública renda livre580,07
CAMPUS TERESINA CENTRALRadiologiaNotAmpla Concorrência652,76
CAMPUS TERESINA CENTRALRadiologiaNotCota racial até 1,5 SM610,75
CAMPUS TERESINA CENTRALRadiologiaNotCota racial renda livre609,96
CAMPUS TERESINA CENTRALRadiologiaNotEsc. Pública até 1,5 SM610,25
CAMPUS TERESINA CENTRALRadiologiaNotEsc. Pública renda livre617,97
CAMPUS TERESINA CENTRALSecretariadoNotAmpla Concorrência605,91
CAMPUS TERESINA CENTRALSecretariadoNotCota racial até 1,5 SM578,33
CAMPUS TERESINA CENTRALSecretariadoNotCota racial renda livre587,04
CAMPUS TERESINA CENTRALSecretariadoNotEsc. Pública até 1,5 SM587,41
CAMPUS TERESINA CENTRALSecretariadoNotEsc. Pública renda livre583,9
CAMPUS TERESINA ZONA SULGastronomiaMatAmpla Concorrência661,07
CAMPUS TERESINA ZONA SULGastronomiaMatCota racial até 1,5 SM597,47
CAMPUS TERESINA ZONA SULGastronomiaMatCota racial renda livre602,98
CAMPUS TERESINA ZONA SULGastronomiaMatEsc. Pública até 1,5 SM619,27
CAMPUS TERESINA ZONA SULGastronomiaMatEsc. Pública renda livre653,21
CAMPUS TERESINA ZONA SULInformáticaNotAmpla Concorrência636,05
CAMPUS TERESINA ZONA SULInformáticaNotCota racial até 1,5 SM592,75
CAMPUS TERESINA ZONA SULInformáticaNotCota racial renda livre606,53
CAMPUS TERESINA ZONA SULInformáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM615,38
CAMPUS TERESINA ZONA SULInformáticaNotEsc. Pública renda livre619,17
CAMPUS URUÇUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotAmpla Concorrência565,63
CAMPUS URUÇUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM535,05
CAMPUS URUÇUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotCota racial renda livre530,76
CAMPUS URUÇUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM547,11
CAMPUS URUÇUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍMatemáticaNotEsc. Pública renda livre570,91
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post IFPI – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Piauí apareceu primeiro em Blog do Enem.

Porto Velho – Veja melhores e piores escolas no Resultado Enem. Lista completa.

Posted: 18 Nov 2015 11:13 AM PST

A Capital de Rondônia teve apenas duas escolas classificadas entre as mil primeiras colocadas no Resultado Enem 2014 de acordo com o ranking pelas notas médias nas provas objetivas.  E, no final da fila, ficou ainda com três colégios abaixo de 460 pontos no Enem. Tem que melhorar muito. Veja os resultados na tabela.

porto velho destacada

As duas escolas melhor colocadas em Porto Velho foram o Centro de Ensino Classe A, com 618,41 pontos de média nas provas objetivas, e o Colégio Objetivo Mais, que chegou a 603,23 pontos de média. Na Redação estas duas escolas também ficaram com os dois primeiros lugares (veja os pontos na tabela).

Numa faixa intermediária de pontuação, entre 550 e até 599 pontos, Porto Velho colocou três colégios de Ensino Médio: A sub-sede do Colégio Classe A, o Centro Educacional Objetivo, e o Ensino Médio do IFRO (antiga escola técnica federal) conseguiram esta faixa do Resultado Enem.

Veja a tabela completa com o Resultado Enem 2014 para as escolas de Porto Velho.

Porto Velho – Resultado Enem por Escolas do Ensino Médio – 2014
RankingColégioRedeObjetivasRedação
614CENTRO DE ENSINO CLASSE APrivada618,41718,53
989COLEGIO OBJETIVO MAISPrivada603,23706,38
1709COLEGIO CLASSE A – SUB-SEDEPrivada585,16672,5
2838CENTRO EDUCACIONAL OBJETIVOPrivada564,46591,3
3562INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DE RONDONIA – CAMPUS PORTO VELHOFederal553,4574,82
4039COLEGIO ADVENTISTA DE PORTO VELHOPrivada545,86587,88
4047CENTRO EDUCACIONAL OBJETIVO – UNIDADE JARDIM AMERICAPrivada545,78540
4086ESCOLA ANISIO TEIXEIRAEstadual545,21566,51
4149COLEGIO DOM BOSCOPrivada544,42593,78
4945CENTRO DE ENSINO MINEIROPrivada533,21575,36
5486INSTITUTO MARIA AUXILIADORAPrivada526,26560
5506COLEGIO TIRADENTES DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE RONDONIA EEEFM TIRADENTESEstadual526,05573,51
5758EPEFM TERRA NOVAPrivada523,27538,92
5982EEEFM BARAO DO SOLIMOESEstadual520,94551,22
6122EEEB PROF JOAO BENTO DA COSTAEstadual519,48535,85
6245INSTITUTO LAURA VICUNAPrivada518,39545
7041CENTRO EDUCACIONAL MOJUCAPrivada511,46469
7389EEEFM GOV PETRONIO BARCELOSEstadual508,75479
8268EEEFM MARCELO CANDIA SUBSEDE IEstadual502,76570,31
9782EEEFM MARECHAL CASTELO BRANCOEstadual493,69475,09
10212EEEFM GOV ARAUJO LIMAEstadual491,33420,65
10572EEEM MAJOR GUAPINDAIAEstadual489476,24
10859EEEFM JOSE OTINO DE FREITASEstadual487,21433,68
11265EEEFM RIO BRANCOEstadual484,9451,38
11285EEEFM BRASILIAEstadual484,8504
11371EEEFM MARIANAEstadual484,28358,18
11405EEEFM JOHN KENNEDYEstadual484,05408,7
11964COLEGIO TIRADENTES DA POLICIA MILITAR II UNIDADE JACI PARANA CTPMIIEstadual480,53447,78
12400EEEFM PROFESSOR DANIEL NERI DA SILVAEstadual477,88458,38
12442EEEFM PROF EDUARDO LIMA E SILVAEstadual477,63465,61
12457IEE CARMELA DUTRAEstadual477,53455,57
13166EEEFM PROF ORLANDO FREIREEstadual472,52471,32
13223EEEFM SAO LUIZEstadual471,98415,71
13577EEEFM BELA VISTAEstadual468,99440
13656EEEFM RISOLETA NEVESEstadual468,35426,59
14089EEEFM 4 DE janeiroEstadual464,46423,92
14181EEEFM DR OSVALDO PIANAEstadual463,56446,67
14339EEEFM PROF FLORA CALHEIROS COTRINEstadual462,06386,76
14482EEEFM CAP CLAUDIO MANOEL DA COSTAEstadual460,57451,25
14712EEEFM GETULIO VARGASEstadual457,69301,82
14721EEEFM JAYME PEIXOTO DE ALENCAREstadual457,62413,75
14851EEEFM JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRAEstadual455,9420

 

O post Porto Velho – Veja melhores e piores escolas no Resultado Enem. Lista completa. apareceu primeiro em Blog do Enem.

IFPR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Paraná

Posted: 18 Nov 2015 10:13 AM PST

Quer morar no Paraná e estudar em um instituto federal? Então confira como estão as disputas pelas vagas no Instituto Federal do Paraná. Veja quais foram as maiores e as menores notas de corte.

Os cursos mais concorridos para o Instituto Federal do Paraná, com as maiores notas de corte Sisu 2015 foram os de Direito, Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Direito cravou 740,74 pontos, para lotação no câmpus de Palmas e disputa de Ampla Concorrência.

O curso de Ciências Biológicas ficou com a segunda maior nota de corte: 710,38 pontos, para o câmpus de Londrina e disputa de Ampla Concorrência. Análise e Desenvolvimento de Sistemas obteve 706,5 pontos, para o câmpus de Londrina e também para disputa de Ampla Concorrência.

IFPR

Já os cursos menos procurados, com as menores notas de corte foram os de Ciências: Biologia, Física e Química, Pedagogia e Letras/ Português e Inglês. O curso de Ciências: Biologia, Física e Química obteve 538,1 pontos, para o câmpus de Ivaiporã e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo.

Pedagogia veio em seguida, com 543,54 pontos, para o câmpus de Palmas e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. Letras/ Portuguêse Inglês ficou com a terceira menor nota de corte: 553,6 pontos, para o câmpus de Palmas e disputa de Cota racil com renda de até 1,5 salário mínimo.

A sede do Instituto Federal do Paraná fica localizada no município de Foz do Iguaçu (PR), sendo que a instituição possui as seguintes unidades: câmpus Assis Chateaubriand, câmpus Curitiba – João Negrão, câmpus Foz do Iguaçu, câmpus Irati, câmpus Ivaiporã, câmpus Jacarezinho, câmpus Londrina, câmpus Palmas, câmpus Paranaguá, câmpus Paranavaí, câmpus Telêmaco Borba e câmpus Umuarama.

10 dicas de redação

Veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela com as notas de corte no IFPR:

Notas de Corte Sisu 2015 no IFPR

Instituto Federal do Paraná

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência605,34
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM568,96
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre661,48
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDCiências BiológicasNotAmpla Concorrência626,76
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM567,32
CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIANDCiências BiológicasNotCota racial renda livre560,32
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOCiências ContábeisNotAmpla Concorrência691,74
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOCiências ContábeisNotCota racial até 1,5 SM614,16
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOCiências ContábeisNotCota racial renda livre641,52
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOGestão PúblicaNotAmpla Concorrência666,12
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOGestão PúblicaNotCota racial até 1,5 SM613,52
CÂMPUS CURITIBA – JOÃO NEGRÃOGestão PúblicaNotCota racial renda livre634,68
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência676,08
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM617,5
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre656,8
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUFísicaNotAmpla Concorrência628,22
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUFísicaNotCota racial até 1,5 SM623,8
CAMPUS FOZ DO IGUAÇUFísicaNotCota racial renda livre603,22
CÂMPUS IRATIAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência615,66
CÂMPUS IRATIAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM649,42
CÂMPUS IRATIAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre544,96
CÂMPUS IVAIPORÃCiências: Biologia, Física E QuímicaNotAmpla Concorrência639,58
CÂMPUS IVAIPORÃCiências: Biologia, Física E QuímicaNotCota racial até 1,5 SM538,1
CÂMPUS IVAIPORÃCiências: Biologia, Física E QuímicaNotCota racial renda livre592,5
CAMPUS JACAREZINHOCiências: Biologia, Física E QuímicaNotAmpla Concorrência690,46
CAMPUS JACAREZINHOCiências: Biologia, Física E QuímicaNotCota racial até 1,5 SM599,76
CAMPUS JACAREZINHOCiências: Biologia, Física E QuímicaNotCota racial renda livre631,72
CAMPUS LONDRINAAnálise e Des. de SistemasMatAmpla Concorrência706,5
CAMPUS LONDRINAAnálise e Des. de SistemasMatCota racial até 1,5 SM619,56
CAMPUS LONDRINAAnálise e Des. de SistemasMatCota racial renda livre680,82
CAMPUS LONDRINACiências BiológicasNotAmpla Concorrência710,38
CAMPUS LONDRINACiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM670,88
CAMPUS LONDRINACiências BiológicasNotCota racial renda livre606,88
CAMPUS PALMASAdministraçãoNotAmpla Concorrência626,4
CAMPUS PALMASAdministraçãoNotCota racial até 1,5 SM576,98
CAMPUS PALMASAdministraçãoNotCota racial renda livre584,32
CAMPUS PALMASCiências BiológicasNotAmpla Concorrência594,44
CAMPUS PALMASCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM567,24
CAMPUS PALMASCiências BiológicasNotCota racial renda livre570,08
CAMPUS PALMASCiências ContábeisNotAmpla Concorrência634,1
CAMPUS PALMASCiências ContábeisNotCota racial até 1,5 SM596,62
CAMPUS PALMASCiências ContábeisNotCota racial renda livre623,52
CAMPUS PALMASDireitoNotAmpla Concorrência740,74
CAMPUS PALMASDireitoNotCota racial até 1,5 SM646,04
CAMPUS PALMASDireitoNotCota racial renda livre668,04
CAMPUS PALMASEducação FísicaNotAmpla Concorrência644,3
CAMPUS PALMASEducação FísicaNotCota racial até 1,5 SM579,92
CAMPUS PALMASEducação FísicaNotCota racial renda livre579,38
CAMPUS PALMASEnfermagemIntAmpla Concorrência663,26
CAMPUS PALMASEnfermagemIntCota racial até 1,5 SM611,28
CAMPUS PALMASEnfermagemIntCota racial renda livre627,2
CAMPUS PALMASEngenharia AgronômicaIntAmpla Concorrência670,34
CAMPUS PALMASEngenharia AgronômicaIntCota racial até 1,5 SM579,68
CAMPUS PALMASEngenharia AgronômicaIntCota racial renda livre581,86
CAMPUS PALMASLettras Port. e InglêsNotAmpla Concorrência632,18
CAMPUS PALMASLettras Port. e InglêsNotCota racial até 1,5 SM553,6
CAMPUS PALMASLettras Port. e InglêsNotCota racial renda livre565,32
CAMPUS PALMASPedagogiaNotAmpla Concorrência592,86
CAMPUS PALMASPedagogiaNotCota racial até 1,5 SM543,54
CAMPUS PALMASPedagogiaNotCota racial renda livre551,86
CAMPUS PALMASQuímicaNotAmpla Concorrência628,72
CAMPUS PALMASQuímicaNotCota racial até 1,5 SM555,54
CAMPUS PALMASQuímicaNotCota racial renda livre614,78
CAMPUS PALMASSistemas de InformaçãoNotAmpla Concorrência630,8
CAMPUS PALMASSistemas de InformaçãoNotCota racial até 1,5 SM572,94
CAMPUS PALMASSistemas de InformaçãoNotCota racial renda livre615,52
CAMPUS PARANAGUÁAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência667,88
CAMPUS PARANAGUÁAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM579,24
CAMPUS PARANAGUÁAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre603,54
CAMPUS PARANAGUÁCiências SociaisNotAmpla Concorrência650,92
CAMPUS PARANAGUÁCiências SociaisNotCota racial até 1,5 SM579,96
CAMPUS PARANAGUÁCiências SociaisNotCota racial renda livre612,7
CAMPUS PARANAGUÁFísicaNotAmpla Concorrência631,68
CAMPUS PARANAGUÁFísicaNotCota racial até 1,5 SM600,48
CAMPUS PARANAGUÁFísicaNotCota racial renda livre569,12
CAMPUS PARANAGUÁManutenção IndustrialNotAmpla Concorrência654,74
CAMPUS PARANAGUÁManutenção IndustrialNotCota racial até 1,5 SM587,28
CAMPUS PARANAGUÁManutenção IndustrialNotCota racial renda livre593,78
CAMPUS PARANAVAÍAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência657,82
CAMPUS PARANAVAÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM584,66
CAMPUS PARANAVAÍAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre628,84
CAMPUS PARANAVAÍQuímicaNotAmpla Concorrência618,56
CAMPUS PARANAVAÍQuímicaNotCota racial até 1,5 SM598,18
CAMPUS PARANAVAÍQuímicaNotCota racial renda livre578,98
CAMPUS TELÊMACO BORBAAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência641,9
CAMPUS TELÊMACO BORBAAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM609,88
CAMPUS TELÊMACO BORBAAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre605,32
CAMPUS TELÊMACO BORBAAutomação IndustrialNotAmpla Concorrência663,02
CAMPUS TELÊMACO BORBAAutomação IndustrialNotCota racial até 1,5 SM623,96
CAMPUS TELÊMACO BORBAAutomação IndustrialNotCota racial renda livre612,76
CAMPUS TELÊMACO BORBAFísicaNotAmpla Concorrência644,24
CAMPUS TELÊMACO BORBAFísicaNotCota racial até 1,5 SM588,38
CAMPUS TELÊMACO BORBAFísicaNotCota racial renda livre591,56
CAMPUS UMUARAMACiências BiológicasNotAmpla Concorrência668,44
CAMPUS UMUARAMACiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM582,4
CAMPUS UMUARAMACiências BiológicasNotCota racial renda livre608,16
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post IFPR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Paraná apareceu primeiro em Blog do Enem.

10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima.

Posted: 18 Nov 2015 08:09 AM PST

10 Exemplos de Redação Nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio em 2014, no Enem 2013, e também no Enem 2012.

Conhecer o que já foi avaliado como uma Redação Enem nota 1000 pode ajudar você na elaboração de suas redações ao longo da preparação para o Enem e o Vestibular. Copiar não vale, e nem adianta.

O fundamental é você ler o enunciado com atenção e capacidade para entender o tema e a proposição, e fazer o texto dissertativo argumentativo observando bem a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Fazer redações é fundamental para exercitar!

aplicativo apostilas enem

Veja aqui apostilas Enem grátis

Ler é o melhor remédio

A melhor vacina para fazer uma boa redação é ler, compreender o que se lê, saber reelaborar argumentar e contra argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da língua portuguesa como é corrente no Brasil.

Parece piada, mas não é. Na real uma grande parte dos estudantes brasileiros termina a Educação Básica sem saber "ler"  e "escrever".  E, vivendo assim, na ilusão de ter alcançado o conhecimento, fica mesmo difícil fazer uma redação Enem nota 1000.

Veja a seguir exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Exame 2014, no Enem 2013, e no Enem 2012. Leia uma, duas, três, mil vezes se for preciso. Uma boa dica é levar os textos para seu Colégio de Ensino Médio e pedir para o seu  (ou a sua) professor(a) de redação explicar para a turma por que fatores o texto mereceu Nota 1000.

Redação Enem nota 1000 – Ano 2014 – Veja os exemplos:

 1 – Candidato: Carlos Eduardo Lopes Marciano, 19 anos (RJ).

O verdadeiro preço de um brinquedo

É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?

Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.

O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão.Tal manobra de "marketing" acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.

Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.

compartilhe

Quer mandar bem no próximo Enem?  

Aumente suas chances para uma Redação Enem nota 1000 e para os pontos nas Provas Objetivas com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Dicas de Redação e de todas as matérias. Aulas gratuitas, exercícios e vídeos selecionados para o Enem e os vestibulares. Confira aqui

apostilas Enem 2015 gratuitas materias

acesse aqui Apostilas Gratuitas

Veja mais uma Redação Enem Nota 1000 no Exame 2014

2 – Candidato: João Pedro Maciel Schlaepfer, 19 anos (RJ).

Quem Sabe o que é Melhor Para Ela?

Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo.

Por ser na infância que se apreende maior quantidade de informações, a eficiência da divulgação de um bem é maior. O interesse infantil a determinados produtos é aumentado pela afirmação do desejo em meios de comunicação, sobretudo ao se articular ao anúncio algum personagem conhecido. Assim, a ânsia consumista dos mais jovens é expandida.

Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível. 

redacao-enem (1)  Com base nisso, o governo federal pode determinar um limite, desassociando personagens e figuras conhecidas aos comerciais, sejam televisivos, radiofônicos, por meios impressos ou quaisquer outras possibilidades. A família, por outro lado, tem o dever de acompanhar e instruir os mais novos em como administrar seus desejos, viabilizando alguns e proibindo outros.

Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância do acessoria parental e organização do Estado frente a essa questão. Não se pode atuar com descaso, tampouco ser extremista. A criança sabe o que é melhor para ela? Talvez saiba, talvez não. Até que se descubra (com sua criticidade amadurecida), cabe às entidades superiores auxiliá-la nesse trajeto.

Temas para Redação Enem. Confira aqui as sugestões para A Crise da Água, e para O Casamento Gay. Os dois temas estão cotados para a Redação Enem.

casamento gay pares

Veja o tema do Casamento Gay

crise da água

Veja o tema da Crise da Água

 

Veja mais exemplos de Redação Enem nota 1000 no Exame 2014.

Redação 3 – Candidato: José Querino de Macêdo Neto, 17 anos (AL).

Se o conceito censitário de publicidade entende o uso de recursos estilísticos da linguagem, a exemplo da metáfora e das frases de efeito, como atrativo na vendagem de produtos, a manipulação de instrumentos a serviço da propaganda infantil produz efeitos que dão margem mais visível ao consumo desnecessário. Com base nisso, estabelecem-se propostas de debate social acerca do limite de conteúdos designados a comerciais televisivos que se dirigem a tal público.

Faz-se preciso, no entanto, que se ressaltem as intenções das grandes empresas de comércio: o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias. Para Marx, por exemplo, o capital influencia, através do acúmulo de riquezas, os padrões que decidem a integração de um indivíduo no meio em que ele se insere — nesse caso, possuir determinados produtos é chave de aceitação social, principalmente entre crianças de cuja inocência se aproveita ao inferir importâncias na aquisição.

Em contraposição a esses avanços econômicos e aos interesses dos grandes setores nacionais de mercado infanto-juvenil, os órgãos de ativismo em proteção à criança utilizam-se do Estatuto da Criança e do Adolescente para defender os direitos legítimos da não-ludibriação, detidos por indivíduos em processo de formação ética. Não obstante, a regulamentação da propaganda tende a equilibrar os ganhos das empresas com o crescente índice de consumo desenfreado.

Cabe, portanto, ao governo, à família e aos demais segmentos sociais estimular o senso crítico a partir do debate em escolas e creches, de forma a instruir que as necessidades individuais devem se sobrepor às vontades que se possuem, a fim de coibir o abuso comercial e o superconsumo.

Notas de Corte Sisu e Prouni

Confira quantos pontos você precisa para ‘passar no Enem’ e conquistar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, ou no Programa Universidade Para Todos, o Prouni. Você têm disputa pelas cotas ou pela Ampla Concorrência. O que define mesmo que passa e quem fica pelo caminho é a nota do Enem. Veja aqui as notas de corte no Sisu e no Prouni para calcular suas chances.

notas de corte sisu prouni

Acesse aqui as Notas de Corte Sisu e Prouni

Mais uma Redação Enem nota 1000. Veja. Esta é do Enem 2014

4 – Candidato: Juan Costa da Costa, 16 anos (PA).

Muito se discute acerca dos limites que devem ser impostos à publicidade e propaganda no Brasil – sobretudo em relação ao público infantil. Com o advento do meio técnico-científico informacional, as crianças são inseridas de maneira cada vez mais precoce ao consumismo imposto por uma economia capitalista globalizada – a qual preconiza flexibilidade de produção, adequando-se às mais diversas demandas. Faz-se necessário, portanto, uma preparação específica voltada para esse jovem público, a fim de tornar tal transição saudável e gerar futuros consumidores conscientes.

Um aspecto a ser considerado remete à evolução tecnológica vivenciada nas últimas décadas. Os carrinhos e bonecas deram lugar aos “smartphones”, videogames e outros aparatos que revolucionaram a infância das atuais gerações. Logo, tornou-se essencial a produção de um marketing voltado especialmente para esse consumidor mirim – objetivando cativá-lo por meio de músicas, personagens e outras estratégias persuasivas. Tal fator é corroborado com a criação de programas e até mesmo canais voltados para crianças (como Disney, Cartoon Network e Discovery Kids), expandindo o conceito de Indústria Cultural (defendido por filósofos como Theodor Adorno) – o qual aborda o uso dos meios de comunicação de massa com fins propagandísticos.

Somado a isso, o impasse entre organizações protetoras dos direitos das crianças e os grandes núcleos empresariais fomenta ainda mais essa pertinente discussão. No Brasil, vigoram os acordos isolados com o Poder Público – sem a existência de leis específicas. Recentemente, a Conanda (Comissão Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) emitiu resolução condenando a publicidade direcionada ao público infantil, provocando o repúdio de empresários e propagandistas – que não reconhecem autoridade dessa instituição para atuar sobre o mercado. Diante desses posicionamentos antagônicos, o debate persiste.

Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação.

vagas pela nota do enem horizontal
Veja como conseguir Bolsas de Estudo, Descontos e financiamento estudantil por Crédito Universitário. Vagas em todos os semestres, no País todo: Inscrições Aqui.

Redação Enem nota 1000. Exame 2014

5 – Candidata: Maria Eduarda de Aquino Correa Ilha, 18 anos (RJ).

Consumidores do futuro

De acordo com o movimento romântico literário do século XIX, a criança era um ser puro. As tendências do Romantismo influenciavam a temática poética brasileira através da idealização da infância. Indo de encontro a essa visão, a sociedade contemporânea, cada vez mais, erradica a pureza dos infantes através da influência cultural consumista presente no cotidiano. Nesse contexto, é preciso admitir que a alegação de uma sociedade conscientizada se tornou uma maneira hipócrita de esconder os descaso em relação aos efeitos da publicidade infantil no país.

Em primeiro plano, deve-se notar que o contexto brasileiro contemporâneo é baseado na lógica capitalista de busca por lucros e de incentivo ao consumo. Esse comportamento ganancioso da iniciativa privada é incentivado pelos meios de comunicação, que buscam influenciar as crianças de maneira apelativa no seu dia-a-dia. Além disso, a ausência de leis nacionais acerca dos anúncios infantis acaba por proporcionar um âmbito descontrolado e propício para o consumo. Desse modo, a má atuação do governo em relação à publicidade infantil  resulta em um domínio das influências consumistas sobre a geração de infantes no Brasil.

Por trás dessa lógica existe algo mais grave: a postura passiva dos principais formadores de consciência da população. O contexto brasileiro se caracteriza pela falta de preocupação moral nas instituições de ensino, que focam sua atuação no conteúdo escolar em vez de preparar a geração infantil com um método conscientizador e engajado. Ademais, a família brasileira pouco se preocupa em controlar o fluxo de informações consumistas disponíveis na televisão e internet. Nesse sentido, o despreparo das crianças em relação ao consumo consciente e às suas responsabilidades as tornam alvos fáceis para as aquisições necessárias impostas pelos anúncios publicitários.

Torna-se evidente, portanto, que a questão da publicidade infantil exige medidas concretas, e não um belo discurso. É imperioso, nesse sentido, uma postura ativa do governo em relação à regulamentação da propaganda infantil, através da criação de leis de combate aos comerciais apelativos para as crianças. Além disso, o Estado deve estimular campanhas de alerta para o consumo moderado. Porém, uma transformação completa deve passar pelo sistema educacional, que em conjunto com o âmbito familiar pode realizar campanhas de conscientização por meio de aulas sobre ética e moral. Quem sabe, dessa forma, a sociedade possa tornar a geração infantil uma consumidora consciente do futuro, sem perder a pureza proposta pelo Movimento Romântico.

 

10-dicas-redacao-enem Você também quer fazer uma Redação Nota 1000? O segredo é contemplar as estratégias de estrutura de texto cobradas pelos avaliadores. É a orientação básica dos professores do Blog do Enem para você Escrever um Texto Dissertativo Argumentativo.  

E, aqui, veja 10 Dicas de Redação Enem. Estas dicas foram preparadas pelos professores do QH do Enem.

 

Redação nota 1000. Enem 2014

6 – Candidata: Mariana Pereira Pimenta, 17 anos (RJ).

A publicidade vem sendo valorizada com a constante globalização, onde o marketing se apropria em atingir diferentes parcelas populacionais. A questão da publicidade infantil vem ganhando destaque no cenário mundial, sendo criticadas suas grandes demandas dirigidas à criança, persuadindo-as em favor do consumismo.

Com a crescente classe média do país, onde milhares de brasileiros são favorecidos pelos créditos governamentais, o consumismo vem afetando toda essa parcela populacional, deixando no passado a falta de eletrodomésticos e a participação social favorecida as elites. Com participação das principais mídias, agrava o abuso do imaginário infantil ao mesmo tempo em que favorece na distinção do benéfico e maléfico ao padrão de vida individual.

É cabível que a anulação da publicidade infantil põe em xeque os ideais democráticos, confrontando tanto as famílias como o mercado publicitário, discriminando tal faixa etária ao mesmo tempo prejudicando o mercado consumidor, fator que pode levar a uma crise interna e abdicar do desenvolvimento comercial de um país subdesenvolvido.

Portanto, a busca da comercialização muitas vezes abrange seu favorecimento através do imaginário infantil com os ideais seguidos por seus ídolos. Entretanto, é de responsabilidade dos pais na conscientização do bom e/ou ruim, em conjunto com a escolaridade infantil na abdicação do consumismo ao mesmo tempo em que o governo estude medidas preventivas que busquem o controle da exploração publicitária sem que atrapalhe o andar econômico do país.

 

Redação nota 1000. Enem 2014

7 – Candidata: Nathalia Cardozo, 19 anos (RJ).

Produtos e serviços são necessários a qualquer sociedade. Dentre eles, estão serviços de planos de saúde, financiamento de moradias, compra de roupas e alimentos, entre outros elementos presentes no âmbito social. A publicidade e a propaganda exercem papel essencial na divulgação desses bens. No entanto, é preciso atenção por parte dos consumidores para analisar e selecionar que tipos de propagandas são fidedignas, e no caso de publicidade direcionada a crianças e adolescentes, essa medida nem sempre é possível.

Em um primeiro plano, é importante constatar que as crianças não possuem capacidade de analisar os prós e contras da compra de um produto. Nesse sentido, os elementos persuasivos da propaganda têm grande influência no pensamento dos indivíduos da Primeira Idade, já que personagens infantis, brinquedos e músicas conhecidas por eles estimulam uma ideia positiva sobre o produto ou serviço anunciado, mas não uma análise do mesmo. Infere-se, assim, que a utilização desses recursos é abusiva, uma vez que vale-se do fato de a criança ser facilmente induzida e do apego às imagens de caráter infantil, considerando apenas o êxito do objetivo da propaganda: persuadir o possível consumidor.

Além disso, observa-se que as ações do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) são importantes, porém insuficientes nesse quesito. O Conar busca, entre outros aspectos, impedir a veiculação de propagandas enganosas, porém respeita o uso da persuasão. Assim, ao longo dos anos, pode-se perceber que o Conar não considera o apelo infantil abusivo e permitiu a transmissão de propagandas destinadas ao público infantil, já que essas permanecem na mídia. Diante desse raciocínio, é possível considerar a resolução do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) válida e necessária para a contenção dos abusos propagandísticos evidenciados.

Tendo em vista a realidade abusiva da propaganda infantil, é necessário que o Conar e o Conanda trabalhem juntos para providenciar uma análise ainda mais criteriosa dos anúncios publicitários dirigidos à primeira infância, a fim de verificar as técnicas de indução utilizadas. Ademais, a família e o sistema educacional brasileiro devem proporcionar às crianças uma educação relacionada a questões analíticas e argumentativas para que, já na adolescência, possam distinguir de maneira cautelosa as intenções dos órgãos publicitários e a validez das propagandas. Dessa forma, será possível conter os abusos e estabelecer justiça nesse contexto.

notas de corte sisu cursos Veja as notas de corte no Sisu e no Prouni. Todas as instituições e cursos:.

Redação nota 1000. Enem 2014

8 – Candidata: Rosely Costa Sousa, 28 anos (MA).

A grande preocupação hoje, nas políticas públicas, é propiciar um melhor atendimento integral à criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento moral, social, político e cultural enquanto sujeito ativo e participante dos plenos direitos e deveres na sociedade, conforme as normas declaradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Sabe-se que a educação, tanto nas escolas quanto no lar, é a melhor opção para se chegar a um objetivo promissor, além de promover o desenvolvimento integral da criança, porém tal fato tem sofrido mudanças ultimamente decorrentes do avanço tecnológico e de inovações ideológicas quanto à forma de aprimorar e preparar a criança, desde o nascimento, para receber as informações que há no mundo exterior. Diante disso, as escolas e os pais devem preocupar-se em desenvolver na criança, o seu lado consumidor, através de situações do dia a dia, auxiliando-a e orientando-a a se tornar um bom consumidor, sendo necessário e importante para se obter uma aprendizagem significativa da sua realidade.

Em relação à publicidade infantil, percebe-se que a tendência das empresas e fabricantes de produtos infantis é aumentar seus negócios e divulgar seus produtos infantis tendo como alvo, o universo infantil, o que isso, sobretudo, recai nas responsabilidades dos adultos que acabam cedendo-a a adquirir, de forma compulsiva, o produto anunciado.

No Brasil, a publicidade infantil é comum, principalmente em datas comemorativas tais como Dia das Crianças e Natal, porém defende e apoia a legislação que controla e evita abusos do setor que realiza tal publicidade.

No entanto, espera-se que a publicidade infantil assuma um caráter educativo, apesar de ser persuasivo, não afetando os direitos e os deveres da criança, dentro das normas contidas na legislação do país. As escolas e, sobretudo os pais, devem orientar as crianças a tornarem-se bons consumidores, realizando a escolha certa do produto, conscientes de suas atitudes na sociedade em adquirir tal produto a fim de não tornarem-se consumidoras compulsivas.

redação - fonte castelo branco

Dicas de Redação do Blog do Enem:

– Agora você têm uma área especial para as Dicas de Redação Enem nota 1000 aqui no Blog.

Todas as aulas gratuitas, os textos de apoio e as orientações para uma boa dissertação argumentativa estão reunidos aqui para você: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas/

Clique nos links abaixo e confira algumas redações do Enem 2012 que tiraram a nota máxima, 1000 pontos.

Yárina Range, 20 anos, estudou no _A_Z

Lívia Marotta, 17 anos, estudou no _A_Z

Isabelle Wauters, 17 anos, estudou no _A_Z

Luisa Borges, 18 anos, estudou no Colégio Pitágoras Cidade Jardim, em Belo Horizonte

Thamires Rocha, 19 anos, estudou no pH

Gabriela Antonini, 18 anos, estudou no pH

Igor Cavalcanti, 17 anos, estudou no pH

Juliana Sousa, 19 anos, estudou no Miguel Couto

Maria Margarida Canan Drehmer, 23 anos, estudou no Positivo, de Curitiba

Eudes Wélber Inácio Santos, 21 anos, estudou no Poliedro, de São José dos Campos

O que achou das redações, mereceram nota 1000?

Redação Enem


Quer ver mais uma coleção de exemplos de Redação Nota 1000? – Confira abaixo.
compartilhe

Daniela Peccin, 16 anos, estudou no Curso Fator no Rio de Janeiro

Larissa Gama de Paula, 16 anos, estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro

Flávia Campos Sardinha, 29 anos, se formou no Colégio Cruzeiro do Rio de Janeiro em 2001

Amanda Cristina do Santos, 16 anos, do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca,  Barra Mansa- RJ

 

O post 10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima. apareceu primeiro em Blog do Enem.

10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação

Posted: 18 Nov 2015 08:00 AM PST

10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação. Fuja da nota Zero. O melhor caminho é buscar a melhor pontuação dentro das regras de cada vestibular ou do Enem. Confira as dicas do professor Wilson Rochenbach.

01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: "Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte." Percebeu a importância da dica? Nunca escreva “ditando regras” para a pessoa que vai ler ou corrigir a sua redação Enem ou vestibular.

02. Não use ditados populares,. eles empobrecem seu texto. Seja criativo  e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo ‘lugar comum’. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas

03. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. Veja o limite mínimo e o limite máximo de linhas a serem escritas w trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: "Ninguém respeita o trânsito", "Todos os políticos são corruptos". Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como "tipo assim", "né", "tá ligado", nem tente escrever "difícil". Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação.

Dica do Blog

– Veja os principais erros que provocam o Zero na Redação Enem ou de vestibular.

redação enem nota zero

Veja os erros que dão nota zero

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: "A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…".

08. Deixe o "internetês" para a internet. Não use "vc", "tbm",  ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.

09. Jamais "encha linguiça". Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos.

Dica do Blog: Confira 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Redação

Veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Dica 1 – Agora, veja também a outra lista do professor Wilson. Confira aqui as 10 perguntas e respostas para você fazer uma Redação de vestibular, da FUVEST ou do Enem com nota máxima: http://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Agora, para você marcar bem o que fazer e o que não fazer numa Redação, assista e preste atenção a este vídeo de 4,5 minutos do Projeto Educação. A professora Fernanda Bergamo tira dúvidas e dá dicas sobre Redação. Quem sabe não tem no vídeo uma resposta que você precisa!

 

 

Dica 2 – As melhores dicas de Redação para vestibulares, FUVEST ou Enem estão aqui na seção de Redação do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 3 – Não caia no conto do Internetês na Redação. Só vale nas Redes Sociais. Na Redação, se estiver fora de contexto, é nota zero. Confira aqui: http://blogdoenem.com.br/portugues-internetes-dicas-redacao/
Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.

O post 10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação apareceu primeiro em Blog do Enem.

Termodinâmica – Revisão para Física Enem e vestibular.

Posted: 18 Nov 2015 07:26 AM PST

Revisão das Leis da Termodinâmica – Conteúdo de Física para o Enem e o Vestibular. Confira.

Nesta aula iniciaremos o estudo da termodinâmica. A termodinâmica, palavra de origem grega que significa "movimento de calor", é a área da Física em que investigamos os processos pelos quais calor pode ser convertido em trabalho mecânico ou vice-versa por meio de um gás. Na Termodinâmica relacionaremos as propriedades macroscópicas de um gás (pressão, volume e temperatura) com a energia trocada entre esse gás e outros sistemas.

termodinâmica destacada

 As leis da termodinâmica, elaboradas no século XIX depois de exaustivas experimentações, explicam a natureza dos processos termodinâmicos, reconhecem a existência de limites e são de fundamental importância em todos os ramos da física e da engenharia.

A energia interna de um gás e a lei de Joule

As moléculas de um gás, como já sabemos, estão em um constante estado de movimentação caótica e desordenada. Sabemos ainda que essa movimentação depende da temperatura do gás; quanto mais alta for a temperatura do gás, maior será o estado de agitação de suas moléculas, maior será a velocidade e, consequentemente, a energia cinética dessas moléculas.

Dica 1 – O conceito de Gás Ideal é meramente teórico, pois gases deste tipo não existem na prática, não deixe de estuda-lo. Estude Gás Ideal nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/o-modelo-gas-ideal-fisica-enem/

A energia interna de uma dada massa de gás, que passaremos a representar por U, corresponde à soma de várias parcelas, entre as quais podemos citar a energia cinética média das moléculas, a energia potencial de configuração, relacionada às forças intramoleculares, e a energia cinética de rotação das moléculas e das partículas elementares presentes nos átomos.

Com o auxílio das leis da mecânica e da equação de Clapeyron, pode-se demonstrar que a energia interna U de uma dada massa de gás perfeito monoatômico pode ser calculada por:

20180.png

Nessa expressão, U é a energia interna do gás, n é o número de mols do gás, T sua temperatura absoluta (em kelvins) e R a constante universal dos gases perfeitos.

A partir da expressão anterior, podemos enunciar uma lei, conhecida como lei de Joule, para os gases perfeitos.

A energia interna de uma dada massa de gás perfeito depende exclusivamente de sua temperatura absoluta T.

Portanto, a energia interna U é diretamente proporcional à temperatura absoluta T do gás. Entretanto, na termodinâmica não se costuma fazer a quantificação direta da energia interna do gás, mas sim de sua variação ΔU. Assim, podemos ter:

• se a temperatura do gás aumentar, então U aumentará e ΔU > 0;

• se a temperatura do gás diminuir, então U diminuirá e ΔU < 0;

• se a temperatura do gás não variar (transformação isotérmica), então U não variará e ΔU = 0.

Variação da Energia – Importante!

Note que a variação da energia interna depende apenas do estado inicial e do estado final do gás. Ou seja, a variação da energia interna de um gás não depende das transformações sofridas pelo gás ao passar do estado inicial para o estado final.

Trabalho numa transformação gasosa

A grandeza física trabalho (de uma força) é uma medida da quantidade de energia transferida de um corpo para outro por meio de uma força. De maneira simplificada, podemos dizer que uma força realiza trabalho sobre um corpo quando ela consegue provocar um deslocamento no corpo.

Dica 2 – A troca de calor pode acontecer de três maneiras: por condução; convecção ou por irradiação. Revise sobre Transmissão de Calor nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/transmissao-de-calor-fisica-enem/

Quando, durante uma transformação termodinâmica, o volume V de um gás sofrer uma variação ΔV, haverá a realização de um trabalho τ e, consequentemente, troca de energia mecânica com o meio externo. A realização de trabalho durante a transformação gasosa pode, então, ser interpretada como uma medida da energia trocada pelo sistema gasoso com o meio externo, sem a necessidade de uma diferença de temperatura.

Consideremos uma determinada quantidade de gás contida em um cilindro provido de êmbolo que pode deslizar sem atrito, como mostrado na figura a, abaixo.

img01.jpg

Os choques das moléculas do gás contra o êmbolo resultam numa força 20253.png e, se o gás sofrer uma expansão, essa força e o êmbolo se deslocarão no mesmo sentido, como mostrado na figura b. Portanto, o trabalho τ é positivo e dizemos que o gás realizou trabalho.

img02.jpg

Se o gás sofrer uma contração de volume, então, a força 20296.png e o êmbolo se deslocarão em sentidos opostos, como mostrado na figura c. Nesse caso, o trabalho τ é negativo e dizemos que o gás recebeu trabalho.

img03.jpg

Vamos agora obter uma expressão para calcular o trabalho τ em uma transformação gasosa. Para simplificar, consideraremos uma expansão isobárica do gás, ou seja, um aumento de volume sob pressão constante.

Nesse caso, a força 20321.png é constante, pois 20356.png

e, portanto, F = p • S, em que S é a área do êmbolo.

Para uma força 20328.png constante, o trabalho τ é dado por: τ = F • d.

Então: τ = F • d20332.png τ = p • S • d.

Entretanto, o produto S • d na expressão acima corresponde à variação de volume ΔV sofrida pelo gás.

Dica 3 – Se você não sabe que a trajetória dos planetas é elíptica, então estude sobre as Leis de Gravitação e fique preparado para gabaritar na prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/leis-de-gravitacao-de-kepler-fisica-enem/

Portanto, numa transformação isobárica de um gás perfeito:

Física Enem

(válida apenas quando p permanece constante)

Observe que o sinal do trabalho τ depende do sinal da variação de volume ΔV do gás:

• se ΔV > 0, então V aumenta e τ > 0 (o gás realiza trabalho);

• se ΔV < 0, então V diminui e τ < 0 (o gás recebe trabalho);

• se ΔV = 0, então V não varia e τ = 0 (o gás não realiza e nem recebe trabalho e a transformação é isocórica).

A representação de uma transformação gasosa em um diagrama Pressão p × Volume V recebe o nome de diagrama de Clapeyron ou diagrama de trabalho.

No caso de uma transformação isobárica, o diagrama de Clapeyron é uma reta paralela ao eixo dos volumes e o trabalho na transformação, τ = p ΔV, corresponde, numericamente, à área do retângulo destacado na figura a seguir.

img04.jpg

Essa propriedade pode ser generalizada e é válida mesmo que a pressão p exercida pelo gás durante a transformação varie.

Então, em qualquer transformação gasosa:

20420.png

Na expansão, τ > 0 e o gás realiza trabalho.

Na contração, τ < 0 e o gás recebe trabalho.

 Saiba mais sobre Termodinâmica  nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=t-nSunH8_LE]

Desafios

Questão 1

(Udesc–SC) O gráfico abaixo apresenta dois processos termodinâmicos distintos, utilizados para levar uma massa gasosa de gás ideal de uma temperatura inicial T0 até uma temperatura Tx. O primeiro (A) é um processo isobárico e o segundo (B) é um processo isocórico.

img05.jpg

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas aos processos termodinâmicos descritos no gráfico:

I. A variação de energia interna do gás foi a mesma nos dois processos.

II. A quantidade de calor fornecida ao gás foi a mesma nos dois processos.

III. A temperatura Tx é maior do que a temperatura T0.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa III é verdadeira.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa II é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 2

(UFPE) A figura ilustra duas câmaras, A e B, de volumes constantes, VA = V/3 e VB = 2V/3. Os gases no interior das câmaras encontram-se inicialmente a temperaturas distintas. As câmaras encontram-se separadas uma da outra por uma parede fixa, que permite a troca de calor entre os seus respectivos gases. Um isolante térmico impede a troca de calor dos gases com o meio exterior.

image023.jpg

Ao se atingir o equilíbrio térmico, os gases das câmaras sofreram variações de energia interna denotadas por ΔEA e ΔEB. A razão ΔEA/ΔEB vale:

a) zero

b) –1

c) –1/3

d) –2/3

e) –2

Questão 3

(UFPR) Uma amostra de um gás considerado perfeito é levada do estado A ao estado C, segundo a transformação ABC indicada na figura a seguir.

image025.jpg

Sabendo-se que 1 cal = 4,18 J, o trabalho realizado pelo gás durante a transformação será aproximadamente de:

a) 86,1 kcal.

b) 8,61 kcal.

c) 0,861 kcal.

d) 0,861 cal.

e) 0,00861 cal.

Questão 4

(UFPA) Ao encher o pneu de uma bicicleta o borracheiro comprime rapidamente o ar para o interior do pneu, ocorrendo assim um processo adiabático. O gráfico abaixo representa esse fenômeno, em um diagrama de pressão-volume.

image027.jpg

Considerando o fenômeno referido e o gráfico acima, julgue as afirmações:

I – A área destacada sob a curva mede numericamente o trabalho realizado na transformação adiabática.

II – A pressão P e o volume V, em um processo adiabático, relacionam-se pela Lei de Boyle.

III – Sendo um processo de compressão adiabática, então, o volume e a temperatura diminuem.

IV – Se TA e TB são, respectivamente, as isotermas das temperaturas inicial e final do processo, então TB > TA.

Estão corretas apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e III.

e) I e IV.

Questão 5

(UFJF–MG) Aumenta-se a pressão de certa quantidade de gás ideal, inicialmente à pressão P1, volume V1 e temperatura T1, através de dois processos diferentes. No primeiro processo, o gás é aquecido com o volume do gás mantido constante até a pressão dobrar de valor. No segundo processo, o gás, partindo das mesmas condições iniciais (P1, V1, T1) é resfriado à pressão constante até o volume ser reduzido à metade e depois, mantendo constante o volume reduzido, é aquecido até que a pressão dobre de valor. Sobre esses dois processos, podemos afirmar que:

a) a temperatura final atingida em ambos os processos é a mesma.

b) a variação da energia interna do gás em ambos os processos é a mesma.

c) o trabalho realizado sobre o gás em ambos os processos é o mesmo.

d) a temperatura final atingida no primeiro processo é maior que a temperatura final atingida no segundo processo.

e) o trabalho realizado sobre o gás, no primeiro processo, é diferente de zero.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Termodinâmica – Revisão para Física Enem e vestibular. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Biologia – Minhocas, sanguessugas e poliquetas: Revise os Anelídeos!

Posted: 18 Nov 2015 12:00 AM PST

O Filo dos Anelídeos ou Filo Annelida é composto por animais com o corpo cilíndrico e alongado, dividido em vários anéis – o que dá nome ao grupo. 

Alguns representantes desse grupo são bastante conhecidos da população em geral, como as minhocas e sanguessugas. Outros, como os poliquetas, não tão conhecidos, vivem em ambiente aquático e exibem grande variedade de cores e formas. Há neste filo mais de 200.000 espécies, habitando praticamente todos os ecossistemas. A maioria das espécies possui de milímetros a poucos centímetros.

anelídeos

Porém, há espécies que podem chegar a ter alguns metros de comprimento, como os minhocuçus e habitam o solo da Amazônia.  Ficou curioso(a)? Então se liga neste post sobre as características gerais dos anelídeos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

biologia anelídios

Anatomia geral dos anelídeos: Os anelídeos possuem simetria bilateral. São animais triblásticos, celomados e protostômios. Possuem o corpo alongado e cilíndrico. O corpo é segmentado em anéis também chamados de metâmeros, dispostos em fila. Cada segmento é recoberto externamente por uma cutícula secretada pela epiderme e internamente possui um conjunto de músculos longitudinais. Em cada anel, os anelídeos podem possuir um par de cerdas (parecidos com pelos mais duros) externamente.

A presença e a quantidade dessas cerdas são as principais características utilizadas para classificar as principais classes de anelídeos: os poliquetas (muitas cerdas), os oligoquetas (poucas cerdas, como as minhocas) e os hirudíneos ou aquetas (que praticamente não possuem cerdas, como as sanguessugas).  Alguns anelídeos podem ainda ter um par de apêndices além das cerdas – os parapódios ou falsos pés, utilizados na locomoção dos poliquetas. No primeiro segmento do corpo geralmente apresentam órgãos dos sentidos, como pequenos olhos, e a boca. No último segmento encontra-se o ânus.

Dica do Blog: Antes de continuar estudando o Filo dos Anelídeos, que tal revisar os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Dica 2: Revise também o Filo dos Poríferos! Veja este super post com aula divertida do professor Paulo Jubilut e dicas da Professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais-poriferos/

Hábitos dos anelídeos:

Os anelídeos são bastante biodiversos, podendo habitar ambientes terrestres úmidos ou aquáticos (tanto dulcícolas quanto marinhos). Podem ser detritívoros, como as minhocas; ectoparasitas, como as sanguessugas; ou ainda predadores ou filtradores, como os poliquetas.

Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático.

Sistema circulatório dos anelídeos: Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado, ou seja, o sangue (hemolinfa) circula apenas dentro de vasos sanguíneos interligados. Há dois grandes vasos principais: um dorsal e outro ventral. Além disso, em cada segmento, um par de vasos laterais ligam o vaso dorsal o ventral. Esses vasos possuem capacidade contrátil, bombeando a hemolinfa. A hemolinfa é um líquido com hemoglobina dissolvida.

Dica 3: Você conhece o Filo dos Cnidários? Não? Então se liga e revise esses animais também, pois eles também podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Veja este post com vídeo-aul divertida do professor Paulo Jubilut: http://blogdoenem.com.br/cnidarios-aguas-vivas-corais/

Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.

Sistema digestório dos anelídeos: Como dito anteriormente, os anelídeos possuem sistema digestório completo. A boca localiza-se no primeiro segmento e o ânus no último. Possuem digestão extracelular. O tubo digestivo será bastante especializado em cada grupo, uma vez que há uma grande variedade de dietas. Geralmente é composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus. A boca das diferentes espécies será bastante especializada: muitos poliquetas são predadores, possuindo fortes mandíbulas; outros como as sanguessugas terão uma ventosa oral para se fixar na pele de seus hospedeiro; outras espécies ainda são filtradoras, possuindo estruturas especializadas para isso.

Dica 4: Que tal revisar também o Filo dos Platelmintos? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/

Sistema nervoso dos anelídeos: O sistema nervoso dos anelídeos é ganglionar. Logo abaixo da faringe há dois gânglios dos quais partem dois espessos cordões ventrais. Ao longo dos cordões há um par de gânglios pequenos em cada metâmero. Alguns anelídeos, como várias espécies de poliquetas, possuem órgão sensoriais (como olhos e papilas sensitivas) bastante desenvolvidos.

Reprodução dos anelídeos: A reprodução dos anelídeos varia de grupo para grupo. As minhocas e sanguessugas, em geral, são animais monoicos, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Já os poliquetas geralmente são dioicos, realizando fecundação cruzada, porém com desenvolvimento indireto.

Aula Gratuita

Para continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Arthur do canal Kinapse do Youtube:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para saber tudo sobre as principais característica do Filo dos Anelídeos, veja os exercícios que separamos para você:

1)    (FUVEST) Um animal com tubo digestório completo, sistema circulatório fechado, sangue com hemoglobina e hermafrodita pode ser:

a) uma minhoca

b) uma planária

c) uma barata

d) um caramujo

e) uma lombriga

Resposta: A.

2)  (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence?

a) lesma, do filo Molusca;

b) minhoca, do filo Anelida;

c) lesma, do filo Artropoda;

d) sanguessuga, do filo Anelida;

e) amarelão, do filo Asquielminte.

Resposta: D.

3) (Unesp) Ausência de órgão respiratório, epiderme delgada, úmida e densamente vascularizada para facilitar as trocas gasosas são características de:

a) caracol

b) hidra

c) inseto

d) minhoca

e) ouriço-do-mar

Resposta: D.

4) (CesgranRio) Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e Conseqüentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas.

Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários:

a) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema.

b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu

e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão.

c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.

d) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários.

e) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários.

Resposta: E.

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Biologia – Minhocas, sanguessugas e poliquetas: Revise os Anelídeos! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!