Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Arquitetura – Veja as Notas de Corte do Enem na disputa do Sisu 2015
- IFPI – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Piauí
- Porto Velho – Veja melhores e piores escolas no Resultado Enem. Lista completa.
- IFPR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Paraná
- 10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima.
- 10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação
- Termodinâmica – Revisão para Física Enem e vestibular.
- Biologia – Minhocas, sanguessugas e poliquetas: Revise os Anelídeos!
Arquitetura – Veja as Notas de Corte do Enem na disputa do Sisu 2015 Posted: 18 Nov 2015 04:06 PM PST Está nos seus planos e nos seus sonhos conquistar um diploma no curso de graduação de Arquitetura? Não tem moleza não para conseguir uma vaga em universidade pública federal ou estadual. Veja as notas de corte Sisu 2015.As disputas que ficaram com as cinco maiores notas de corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo ultrapassaram a barreira dos 700 pontos na média pelo Enem. O primeiro lugar nacional ficou para os candidatos que tentaram uma vaga em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais, para o curso do turno matutino, com 767,17 pontos no Enem como a nota de corte Sisu 2015 para Arquitetura e Urbanismo. O segundo Lugar foi conquistado pelos candidatos que concorreram na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, com 760,30 pontos. A UFMG ficou também com o 3º lugar geral, com 757,50 pontos nas notas de corte Sisu 2015 para Arquitetura no curso noturno. Fechando o grupo de elite nas notas de corte do Enem para Arquitetura vieram as disputas do Instituto Federal de São Paulo, na capital do Estado de São Paulo, com 756,32 pontos, e a Universidade Federal de Viçosa, no interior de Minas Gerais, com 740,20 pontos. Veja as notas de corte Sisu 2015 mais baixas também para Arquitetura e Urbanismo Só passou mesmo 'cabeção' nas disputas mais apertadas. Porém, em diversas universidades com excelente qualidade de ensino foi possível entrar com notas bem menores. Confira na tabela abaixo as oportunidades com notas mais baixas. São muitas!
O post Arquitetura – Veja as Notas de Corte do Enem na disputa do Sisu 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IFPI – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Piauí Posted: 18 Nov 2015 11:24 AM PST Candidato do Exame Nacional do Ensino Médio, fique atento às notas de corte Sisu 2015 para o Instituto Federal do Piauí. Para se ter uma ideia de como está a concorrência, o curso com a maior nota de corte cravou 696,97 pontos, já a menor nota de corte foi de 518,22 pontos.Engenharia Mecânica ficou com a maior nota de corte para o Instituto Federal do Piauí. O curso cravou 696,97 pontos, para lotação no câmpus de Teresina Central e disputa de Ampla Concorrência. Gastronomia veio em seguida, com 661,07 pontos, para o câmpus de Teresina Zona Sul, para disputa de Ampla Concorrência. Radiologia obteve 652,76 pontos, para o câmpus de Teresina Central e também para disputa de Ampla Concorrência. As menores notas de corte ficaram com os cursos de Matemática, Física e Gestão Ambiental. Matemática ficou com 518,57 pontos, para lotação no câmpus de Angical e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. Física fez 536,22 pontos, também para o câmpus de Angical e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. Em seguida veio o curso de Gestão Ambiental, que ficou com a terceira menor nota de corte: 539,33 pontos, para o câmpus de Corrente e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. A reitoria do Instituto Federal do Piauí fica localizada no município de Teresina (PI), e possui as seguintes unidades: câmpus Angical, câmpus Corrente, câmpus Floriano, câmpus Parnaíba, câmpus Picos, câmpus Piripiri, câmpus São Raimundo Nonato, câmpus Teresina Central, câmpus Teresina Zona Sul e câmpus Uruçuí. Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor! Veja a tabela completa com as notas de corte no IFPI:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IFPI – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Piauí apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Porto Velho – Veja melhores e piores escolas no Resultado Enem. Lista completa. Posted: 18 Nov 2015 11:13 AM PST A Capital de Rondônia teve apenas duas escolas classificadas entre as mil primeiras colocadas no Resultado Enem 2014 de acordo com o ranking pelas notas médias nas provas objetivas. E, no final da fila, ficou ainda com três colégios abaixo de 460 pontos no Enem. Tem que melhorar muito. Veja os resultados na tabela. As duas escolas melhor colocadas em Porto Velho foram o Centro de Ensino Classe A, com 618,41 pontos de média nas provas objetivas, e o Colégio Objetivo Mais, que chegou a 603,23 pontos de média. Na Redação estas duas escolas também ficaram com os dois primeiros lugares (veja os pontos na tabela). Numa faixa intermediária de pontuação, entre 550 e até 599 pontos, Porto Velho colocou três colégios de Ensino Médio: A sub-sede do Colégio Classe A, o Centro Educacional Objetivo, e o Ensino Médio do IFRO (antiga escola técnica federal) conseguiram esta faixa do Resultado Enem. Veja a tabela completa com o Resultado Enem 2014 para as escolas de Porto Velho.
O post Porto Velho – Veja melhores e piores escolas no Resultado Enem. Lista completa. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IFPR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Paraná Posted: 18 Nov 2015 10:13 AM PST Quer morar no Paraná e estudar em um instituto federal? Então confira como estão as disputas pelas vagas no Instituto Federal do Paraná. Veja quais foram as maiores e as menores notas de corte.Os cursos mais concorridos para o Instituto Federal do Paraná, com as maiores notas de corte Sisu 2015 foram os de Direito, Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Direito cravou 740,74 pontos, para lotação no câmpus de Palmas e disputa de Ampla Concorrência. O curso de Ciências Biológicas ficou com a segunda maior nota de corte: 710,38 pontos, para o câmpus de Londrina e disputa de Ampla Concorrência. Análise e Desenvolvimento de Sistemas obteve 706,5 pontos, para o câmpus de Londrina e também para disputa de Ampla Concorrência. Já os cursos menos procurados, com as menores notas de corte foram os de Ciências: Biologia, Física e Química, Pedagogia e Letras/ Português e Inglês. O curso de Ciências: Biologia, Física e Química obteve 538,1 pontos, para o câmpus de Ivaiporã e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. Pedagogia veio em seguida, com 543,54 pontos, para o câmpus de Palmas e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. Letras/ Portuguêse Inglês ficou com a terceira menor nota de corte: 553,6 pontos, para o câmpus de Palmas e disputa de Cota racil com renda de até 1,5 salário mínimo. A sede do Instituto Federal do Paraná fica localizada no município de Foz do Iguaçu (PR), sendo que a instituição possui as seguintes unidades: câmpus Assis Chateaubriand, câmpus Curitiba – João Negrão, câmpus Foz do Iguaçu, câmpus Irati, câmpus Ivaiporã, câmpus Jacarezinho, câmpus Londrina, câmpus Palmas, câmpus Paranaguá, câmpus Paranavaí, câmpus Telêmaco Borba e câmpus Umuarama. Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor! Veja a tabela com as notas de corte no IFPR:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IFPR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Paraná apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Textos nota máxima. Posted: 18 Nov 2015 08:09 AM PST 10 Exemplos de Redação Nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio em 2014, no Enem 2013, e também no Enem 2012.Conhecer o que já foi avaliado como uma Redação Enem nota 1000 pode ajudar você na elaboração de suas redações ao longo da preparação para o Enem e o Vestibular. Copiar não vale, e nem adianta. O fundamental é você ler o enunciado com atenção e capacidade para entender o tema e a proposição, e fazer o texto dissertativo argumentativo observando bem a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Fazer redações é fundamental para exercitar! Ler é o melhor remédioA melhor vacina para fazer uma boa redação é ler, compreender o que se lê, saber reelaborar argumentar e contra argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da língua portuguesa como é corrente no Brasil. Parece piada, mas não é. Na real uma grande parte dos estudantes brasileiros termina a Educação Básica sem saber "ler" e "escrever". E, vivendo assim, na ilusão de ter alcançado o conhecimento, fica mesmo difícil fazer uma redação Enem nota 1000. Veja a seguir exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Exame 2014, no Enem 2013, e no Enem 2012. Leia uma, duas, três, mil vezes se for preciso. Uma boa dica é levar os textos para seu Colégio de Ensino Médio e pedir para o seu (ou a sua) professor(a) de redação explicar para a turma por que fatores o texto mereceu Nota 1000. Redação Enem nota 1000 – Ano 2014 – Veja os exemplos:1 – Candidato: Carlos Eduardo Lopes Marciano, 19 anos (RJ). O verdadeiro preço de um brinquedo É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam? Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada. O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão.Tal manobra de "marketing" acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil. Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil. Quer mandar bem no próximo Enem?Aumente suas chances para uma Redação Enem nota 1000 e para os pontos nas Provas Objetivas com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Dicas de Redação e de todas as matérias. Aulas gratuitas, exercícios e vídeos selecionados para o Enem e os vestibulares. Confira aqui. Veja mais uma Redação Enem Nota 1000 no Exame 20142 – Candidato: João Pedro Maciel Schlaepfer, 19 anos (RJ). Quem Sabe o que é Melhor Para Ela? Desde o final de 1991, com a extinção da antiga União Soviética, o capitalismo predomina como sistema econômico. Diante disso, os variados ramos industriais pesquisam e desenvolvem novas formas e produtos que atinjam os mais variados nichos de mercado. Esse alcance, contudo, preocupa as famílias e o Estado quando se analisa a publicidade voltada às crianças em contraponto à capacidade de absorção crítica das propagandas por parte desse público-alvo. Por ser na infância que se apreende maior quantidade de informações, a eficiência da divulgação de um bem é maior. O interesse infantil a determinados produtos é aumentado pela afirmação do desejo em meios de comunicação, sobretudo ao se articular ao anúncio algum personagem conhecido. Assim, a ânsia consumista dos mais jovens é expandida. Além disso, o nível de criticidade em relação à propaganda é extremamente baixo. Isso se deve ao fato de estarem em fase de composição da personalidade, que é pautada nas experiências vividas e, geralmente, espelhada em um grupo de adultos-exemplo. Dessa forma, o jovem fica suscetível a aceitar como positivo quase tudo o que lhe é oferecido, sem necessariamente avaliar se é algo realmente imprescindível. Com base nisso, o governo federal pode determinar um limite, desassociando personagens e figuras conhecidas aos comerciais, sejam televisivos, radiofônicos, por meios impressos ou quaisquer outras possibilidades. A família, por outro lado, tem o dever de acompanhar e instruir os mais novos em como administrar seus desejos, viabilizando alguns e proibindo outros. Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância do acessoria parental e organização do Estado frente a essa questão. Não se pode atuar com descaso, tampouco ser extremista. A criança sabe o que é melhor para ela? Talvez saiba, talvez não. Até que se descubra (com sua criticidade amadurecida), cabe às entidades superiores auxiliá-la nesse trajeto. Temas para Redação Enem. Confira aqui as sugestões para A Crise da Água, e para O Casamento Gay. Os dois temas estão cotados para a Redação Enem.
Veja mais exemplos de Redação Enem nota 1000 no Exame 2014. Redação 3 – Candidato: José Querino de Macêdo Neto, 17 anos (AL). Se o conceito censitário de publicidade entende o uso de recursos estilísticos da linguagem, a exemplo da metáfora e das frases de efeito, como atrativo na vendagem de produtos, a manipulação de instrumentos a serviço da propaganda infantil produz efeitos que dão margem mais visível ao consumo desnecessário. Com base nisso, estabelecem-se propostas de debate social acerca do limite de conteúdos designados a comerciais televisivos que se dirigem a tal público. Faz-se preciso, no entanto, que se ressaltem as intenções das grandes empresas de comércio: o lucro é, sobretudo, ditador das regras morais e decisivo na escolha das técnicas publicitárias. Para Marx, por exemplo, o capital influencia, através do acúmulo de riquezas, os padrões que decidem a integração de um indivíduo no meio em que ele se insere — nesse caso, possuir determinados produtos é chave de aceitação social, principalmente entre crianças de cuja inocência se aproveita ao inferir importâncias na aquisição. Em contraposição a esses avanços econômicos e aos interesses dos grandes setores nacionais de mercado infanto-juvenil, os órgãos de ativismo em proteção à criança utilizam-se do Estatuto da Criança e do Adolescente para defender os direitos legítimos da não-ludibriação, detidos por indivíduos em processo de formação ética. Não obstante, a regulamentação da propaganda tende a equilibrar os ganhos das empresas com o crescente índice de consumo desenfreado. Cabe, portanto, ao governo, à família e aos demais segmentos sociais estimular o senso crítico a partir do debate em escolas e creches, de forma a instruir que as necessidades individuais devem se sobrepor às vontades que se possuem, a fim de coibir o abuso comercial e o superconsumo. Notas de Corte Sisu e ProuniConfira quantos pontos você precisa para ‘passar no Enem’ e conquistar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada – Sisu, ou no Programa Universidade Para Todos, o Prouni. Você têm disputa pelas cotas ou pela Ampla Concorrência. O que define mesmo que passa e quem fica pelo caminho é a nota do Enem. Veja aqui as notas de corte no Sisu e no Prouni para calcular suas chances. Mais uma Redação Enem nota 1000. Veja. Esta é do Enem 20144 – Candidato: Juan Costa da Costa, 16 anos (PA). Muito se discute acerca dos limites que devem ser impostos à publicidade e propaganda no Brasil – sobretudo em relação ao público infantil. Com o advento do meio técnico-científico informacional, as crianças são inseridas de maneira cada vez mais precoce ao consumismo imposto por uma economia capitalista globalizada – a qual preconiza flexibilidade de produção, adequando-se às mais diversas demandas. Faz-se necessário, portanto, uma preparação específica voltada para esse jovem público, a fim de tornar tal transição saudável e gerar futuros consumidores conscientes. Um aspecto a ser considerado remete à evolução tecnológica vivenciada nas últimas décadas. Os carrinhos e bonecas deram lugar aos “smartphones”, videogames e outros aparatos que revolucionaram a infância das atuais gerações. Logo, tornou-se essencial a produção de um marketing voltado especialmente para esse consumidor mirim – objetivando cativá-lo por meio de músicas, personagens e outras estratégias persuasivas. Tal fator é corroborado com a criação de programas e até mesmo canais voltados para crianças (como Disney, Cartoon Network e Discovery Kids), expandindo o conceito de Indústria Cultural (defendido por filósofos como Theodor Adorno) – o qual aborda o uso dos meios de comunicação de massa com fins propagandísticos. Somado a isso, o impasse entre organizações protetoras dos direitos das crianças e os grandes núcleos empresariais fomenta ainda mais essa pertinente discussão. No Brasil, vigoram os acordos isolados com o Poder Público – sem a existência de leis específicas. Recentemente, a Conanda (Comissão Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) emitiu resolução condenando a publicidade direcionada ao público infantil, provocando o repúdio de empresários e propagandistas – que não reconhecem autoridade dessa instituição para atuar sobre o mercado. Diante desses posicionamentos antagônicos, o debate persiste. Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação.
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação Posted: 18 Nov 2015 08:00 AM PST 10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação. Fuja da nota Zero. O melhor caminho é buscar a melhor pontuação dentro das regras de cada vestibular ou do Enem. Confira as dicas do professor Wilson Rochenbach.01. Não fale com o leitor com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: "Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte." Percebeu a importância da dica? Nunca escreva “ditando regras” para a pessoa que vai ler ou corrigir a sua redação Enem ou vestibular. 02. Não use ditados populares,. eles empobrecem seu texto. Seja criativo e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo ‘lugar comum’. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas 03. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. Veja o limite mínimo e o limite máximo de linhas a serem escritas w trabalhe dentro das regras. 04. Não generalize: "Ninguém respeita o trânsito", "Todos os políticos são corruptos". Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos. 05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como "tipo assim", "né", "tá ligado", nem tente escrever "difícil". Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta. 06. Não confunda o significado das conjunções. Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação. Dica do Blog– Veja os principais erros que provocam o Zero na Redação Enem ou de vestibular. 07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: "A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…". 08. Deixe o "internetês" para a internet. Não use "vc", "tbm", ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação. 09. Jamais "encha linguiça". Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade. 10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos. Dica do Blog: Confira 10 exemplos de Redação Enem nota 1000 Dica 1 – Agora, veja também a outra lista do professor Wilson. Confira aqui as 10 perguntas e respostas para você fazer uma Redação de vestibular, da FUVEST ou do Enem com nota máxima: http://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/Agora, para você marcar bem o que fazer e o que não fazer numa Redação, assista e preste atenção a este vídeo de 4,5 minutos do Projeto Educação. A professora Fernanda Bergamo tira dúvidas e dá dicas sobre Redação. Quem sabe não tem no vídeo uma resposta que você precisa!
Dica 2 – As melhores dicas de Redação para vestibulares, FUVEST ou Enem estão aqui na seção de Redação do Blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/Dica 3 – Não caia no conto do Internetês na Redação. Só vale nas Redes Sociais. Na Redação, se estiver fora de contexto, é nota zero. Confira aqui: http://blogdoenem.com.br/portugues-internetes-dicas-redacao/Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002. O post 10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Termodinâmica – Revisão para Física Enem e vestibular. Posted: 18 Nov 2015 07:26 AM PST Revisão das Leis da Termodinâmica – Conteúdo de Física para o Enem e o Vestibular. Confira.Nesta aula iniciaremos o estudo da termodinâmica. A termodinâmica, palavra de origem grega que significa "movimento de calor", é a área da Física em que investigamos os processos pelos quais calor pode ser convertido em trabalho mecânico ou vice-versa por meio de um gás. Na Termodinâmica relacionaremos as propriedades macroscópicas de um gás (pressão, volume e temperatura) com a energia trocada entre esse gás e outros sistemas. As leis da termodinâmica, elaboradas no século XIX depois de exaustivas experimentações, explicam a natureza dos processos termodinâmicos, reconhecem a existência de limites e são de fundamental importância em todos os ramos da física e da engenharia. A energia interna de um gás e a lei de JouleAs moléculas de um gás, como já sabemos, estão em um constante estado de movimentação caótica e desordenada. Sabemos ainda que essa movimentação depende da temperatura do gás; quanto mais alta for a temperatura do gás, maior será o estado de agitação de suas moléculas, maior será a velocidade e, consequentemente, a energia cinética dessas moléculas. Dica 1 – O conceito de Gás Ideal é meramente teórico, pois gases deste tipo não existem na prática, não deixe de estuda-lo. Estude Gás Ideal nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/o-modelo-gas-ideal-fisica-enem/A energia interna de uma dada massa de gás, que passaremos a representar por U, corresponde à soma de várias parcelas, entre as quais podemos citar a energia cinética média das moléculas, a energia potencial de configuração, relacionada às forças intramoleculares, e a energia cinética de rotação das moléculas e das partículas elementares presentes nos átomos. Com o auxílio das leis da mecânica e da equação de Clapeyron, pode-se demonstrar que a energia interna U de uma dada massa de gás perfeito monoatômico pode ser calculada por: Nessa expressão, U é a energia interna do gás, n é o número de mols do gás, T sua temperatura absoluta (em kelvins) e R a constante universal dos gases perfeitos. A partir da expressão anterior, podemos enunciar uma lei, conhecida como lei de Joule, para os gases perfeitos. A energia interna de uma dada massa de gás perfeito depende exclusivamente de sua temperatura absoluta T. Portanto, a energia interna U é diretamente proporcional à temperatura absoluta T do gás. Entretanto, na termodinâmica não se costuma fazer a quantificação direta da energia interna do gás, mas sim de sua variação ΔU. Assim, podemos ter: • se a temperatura do gás aumentar, então U aumentará e ΔU > 0; • se a temperatura do gás diminuir, então U diminuirá e ΔU < 0; • se a temperatura do gás não variar (transformação isotérmica), então U não variará e ΔU = 0. Variação da Energia – Importante!Note que a variação da energia interna depende apenas do estado inicial e do estado final do gás. Ou seja, a variação da energia interna de um gás não depende das transformações sofridas pelo gás ao passar do estado inicial para o estado final. Trabalho numa transformação gasosa A grandeza física trabalho (de uma força) é uma medida da quantidade de energia transferida de um corpo para outro por meio de uma força. De maneira simplificada, podemos dizer que uma força realiza trabalho sobre um corpo quando ela consegue provocar um deslocamento no corpo. Dica 2 – A troca de calor pode acontecer de três maneiras: por condução; convecção ou por irradiação. Revise sobre Transmissão de Calor nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/transmissao-de-calor-fisica-enem/Quando, durante uma transformação termodinâmica, o volume V de um gás sofrer uma variação ΔV, haverá a realização de um trabalho τ e, consequentemente, troca de energia mecânica com o meio externo. A realização de trabalho durante a transformação gasosa pode, então, ser interpretada como uma medida da energia trocada pelo sistema gasoso com o meio externo, sem a necessidade de uma diferença de temperatura. Consideremos uma determinada quantidade de gás contida em um cilindro provido de êmbolo que pode deslizar sem atrito, como mostrado na figura a, abaixo. Os choques das moléculas do gás contra o êmbolo resultam numa força e, se o gás sofrer uma expansão, essa força e o êmbolo se deslocarão no mesmo sentido, como mostrado na figura b. Portanto, o trabalho τ é positivo e dizemos que o gás realizou trabalho. Se o gás sofrer uma contração de volume, então, a força e o êmbolo se deslocarão em sentidos opostos, como mostrado na figura c. Nesse caso, o trabalho τ é negativo e dizemos que o gás recebeu trabalho. Vamos agora obter uma expressão para calcular o trabalho τ em uma transformação gasosa. Para simplificar, consideraremos uma expansão isobárica do gás, ou seja, um aumento de volume sob pressão constante. Nesse caso, a força é constante, pois e, portanto, F = p • S, em que S é a área do êmbolo. Para uma força constante, o trabalho τ é dado por: τ = F • d. Então: τ = F • d τ = p • S • d. Entretanto, o produto S • d na expressão acima corresponde à variação de volume ΔV sofrida pelo gás. Dica 3 – Se você não sabe que a trajetória dos planetas é elíptica, então estude sobre as Leis de Gravitação e fique preparado para gabaritar na prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/leis-de-gravitacao-de-kepler-fisica-enem/Portanto, numa transformação isobárica de um gás perfeito: (válida apenas quando p permanece constante) Observe que o sinal do trabalho τ depende do sinal da variação de volume ΔV do gás: • se ΔV > 0, então V aumenta e τ > 0 (o gás realiza trabalho); • se ΔV < 0, então V diminui e τ < 0 (o gás recebe trabalho); • se ΔV = 0, então V não varia e τ = 0 (o gás não realiza e nem recebe trabalho e a transformação é isocórica). A representação de uma transformação gasosa em um diagrama Pressão p × Volume V recebe o nome de diagrama de Clapeyron ou diagrama de trabalho. No caso de uma transformação isobárica, o diagrama de Clapeyron é uma reta paralela ao eixo dos volumes e o trabalho na transformação, τ = p • ΔV, corresponde, numericamente, à área do retângulo destacado na figura a seguir. Essa propriedade pode ser generalizada e é válida mesmo que a pressão p exercida pelo gás durante a transformação varie. Então, em qualquer transformação gasosa: Na expansão, τ > 0 e o gás realiza trabalho. Na contração, τ < 0 e o gás recebe trabalho. Saiba mais sobre Termodinâmica nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=t-nSunH8_LE]Desafios Questão 1 (Udesc–SC) O gráfico abaixo apresenta dois processos termodinâmicos distintos, utilizados para levar uma massa gasosa de gás ideal de uma temperatura inicial T0 até uma temperatura Tx. O primeiro (A) é um processo isobárico e o segundo (B) é um processo isocórico. Analise as afirmativas abaixo, relacionadas aos processos termodinâmicos descritos no gráfico: I. A variação de energia interna do gás foi a mesma nos dois processos. II. A quantidade de calor fornecida ao gás foi a mesma nos dois processos. III. A temperatura Tx é maior do que a temperatura T0. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa III é verdadeira. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. d) Somente a afirmativa II é verdadeira. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Questão 2 (UFPE) A figura ilustra duas câmaras, A e B, de volumes constantes, VA = V/3 e VB = 2V/3. Os gases no interior das câmaras encontram-se inicialmente a temperaturas distintas. As câmaras encontram-se separadas uma da outra por uma parede fixa, que permite a troca de calor entre os seus respectivos gases. Um isolante térmico impede a troca de calor dos gases com o meio exterior. Ao se atingir o equilíbrio térmico, os gases das câmaras sofreram variações de energia interna denotadas por ΔEA e ΔEB. A razão ΔEA/ΔEB vale: a) zero b) –1 c) –1/3 d) –2/3 e) –2 Questão 3 (UFPR) Uma amostra de um gás considerado perfeito é levada do estado A ao estado C, segundo a transformação ABC indicada na figura a seguir. Sabendo-se que 1 cal = 4,18 J, o trabalho realizado pelo gás durante a transformação será aproximadamente de: a) 86,1 kcal. b) 8,61 kcal. c) 0,861 kcal. d) 0,861 cal. e) 0,00861 cal. Questão 4 (UFPA) Ao encher o pneu de uma bicicleta o borracheiro comprime rapidamente o ar para o interior do pneu, ocorrendo assim um processo adiabático. O gráfico abaixo representa esse fenômeno, em um diagrama de pressão-volume. Considerando o fenômeno referido e o gráfico acima, julgue as afirmações: I – A área destacada sob a curva mede numericamente o trabalho realizado na transformação adiabática. II – A pressão P e o volume V, em um processo adiabático, relacionam-se pela Lei de Boyle. III – Sendo um processo de compressão adiabática, então, o volume e a temperatura diminuem. IV – Se TA e TB são, respectivamente, as isotermas das temperaturas inicial e final do processo, então TB > TA. Estão corretas apenas, a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) I e IV. Questão 5 (UFJF–MG) Aumenta-se a pressão de certa quantidade de gás ideal, inicialmente à pressão P1, volume V1 e temperatura T1, através de dois processos diferentes. No primeiro processo, o gás é aquecido com o volume do gás mantido constante até a pressão dobrar de valor. No segundo processo, o gás, partindo das mesmas condições iniciais (P1, V1, T1) é resfriado à pressão constante até o volume ser reduzido à metade e depois, mantendo constante o volume reduzido, é aquecido até que a pressão dobre de valor. Sobre esses dois processos, podemos afirmar que: a) a temperatura final atingida em ambos os processos é a mesma. b) a variação da energia interna do gás em ambos os processos é a mesma. c) o trabalho realizado sobre o gás em ambos os processos é o mesmo. d) a temperatura final atingida no primeiro processo é maior que a temperatura final atingida no segundo processo. e) o trabalho realizado sobre o gás, no primeiro processo, é diferente de zero. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Termodinâmica – Revisão para Física Enem e vestibular. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Biologia – Minhocas, sanguessugas e poliquetas: Revise os Anelídeos! Posted: 18 Nov 2015 12:00 AM PST O Filo dos Anelídeos ou Filo Annelida é composto por animais com o corpo cilíndrico e alongado, dividido em vários anéis – o que dá nome ao grupo.Alguns representantes desse grupo são bastante conhecidos da população em geral, como as minhocas e sanguessugas. Outros, como os poliquetas, não tão conhecidos, vivem em ambiente aquático e exibem grande variedade de cores e formas. Há neste filo mais de 200.000 espécies, habitando praticamente todos os ecossistemas. A maioria das espécies possui de milímetros a poucos centímetros. Porém, há espécies que podem chegar a ter alguns metros de comprimento, como os minhocuçus e habitam o solo da Amazônia. Ficou curioso(a)? Então se liga neste post sobre as características gerais dos anelídeos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! Anatomia geral dos anelídeos: Os anelídeos possuem simetria bilateral. São animais triblásticos, celomados e protostômios. Possuem o corpo alongado e cilíndrico. O corpo é segmentado em anéis também chamados de metâmeros, dispostos em fila. Cada segmento é recoberto externamente por uma cutícula secretada pela epiderme e internamente possui um conjunto de músculos longitudinais. Em cada anel, os anelídeos podem possuir um par de cerdas (parecidos com pelos mais duros) externamente. A presença e a quantidade dessas cerdas são as principais características utilizadas para classificar as principais classes de anelídeos: os poliquetas (muitas cerdas), os oligoquetas (poucas cerdas, como as minhocas) e os hirudíneos ou aquetas (que praticamente não possuem cerdas, como as sanguessugas). Alguns anelídeos podem ainda ter um par de apêndices além das cerdas – os parapódios ou falsos pés, utilizados na locomoção dos poliquetas. No primeiro segmento do corpo geralmente apresentam órgãos dos sentidos, como pequenos olhos, e a boca. No último segmento encontra-se o ânus. Dica do Blog: Antes de continuar estudando o Filo dos Anelídeos, que tal revisar os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/ Dica 2: Revise também o Filo dos Poríferos! Veja este super post com aula divertida do professor Paulo Jubilut e dicas da Professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais-poriferos/Hábitos dos anelídeos:Os anelídeos são bastante biodiversos, podendo habitar ambientes terrestres úmidos ou aquáticos (tanto dulcícolas quanto marinhos). Podem ser detritívoros, como as minhocas; ectoparasitas, como as sanguessugas; ou ainda predadores ou filtradores, como os poliquetas. Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático. Sistema circulatório dos anelídeos: Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado, ou seja, o sangue (hemolinfa) circula apenas dentro de vasos sanguíneos interligados. Há dois grandes vasos principais: um dorsal e outro ventral. Além disso, em cada segmento, um par de vasos laterais ligam o vaso dorsal o ventral. Esses vasos possuem capacidade contrátil, bombeando a hemolinfa. A hemolinfa é um líquido com hemoglobina dissolvida. Dica 3: Você conhece o Filo dos Cnidários? Não? Então se liga e revise esses animais também, pois eles também podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Veja este post com vídeo-aul divertida do professor Paulo Jubilut: http://blogdoenem.com.br/cnidarios-aguas-vivas-corais/Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal. Sistema digestório dos anelídeos: Como dito anteriormente, os anelídeos possuem sistema digestório completo. A boca localiza-se no primeiro segmento e o ânus no último. Possuem digestão extracelular. O tubo digestivo será bastante especializado em cada grupo, uma vez que há uma grande variedade de dietas. Geralmente é composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, papo, moela, intestino e ânus. A boca das diferentes espécies será bastante especializada: muitos poliquetas são predadores, possuindo fortes mandíbulas; outros como as sanguessugas terão uma ventosa oral para se fixar na pele de seus hospedeiro; outras espécies ainda são filtradoras, possuindo estruturas especializadas para isso. Dica 4: Que tal revisar também o Filo dos Platelmintos? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/Sistema nervoso dos anelídeos: O sistema nervoso dos anelídeos é ganglionar. Logo abaixo da faringe há dois gânglios dos quais partem dois espessos cordões ventrais. Ao longo dos cordões há um par de gânglios pequenos em cada metâmero. Alguns anelídeos, como várias espécies de poliquetas, possuem órgão sensoriais (como olhos e papilas sensitivas) bastante desenvolvidos. Reprodução dos anelídeos: A reprodução dos anelídeos varia de grupo para grupo. As minhocas e sanguessugas, em geral, são animais monoicos, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Já os poliquetas geralmente são dioicos, realizando fecundação cruzada, porém com desenvolvimento indireto. Aula GratuitaPara continuar sua revisão, veja esta super vídeo-aula do professor Arthur do canal Kinapse do Youtube: E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para saber tudo sobre as principais característica do Filo dos Anelídeos, veja os exercícios que separamos para você: 1) (FUVEST) Um animal com tubo digestório completo, sistema circulatório fechado, sangue com hemoglobina e hermafrodita pode ser: a) uma minhoca b) uma planária c) uma barata d) um caramujo e) uma lombriga Resposta: A. 2) (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence? a) lesma, do filo Molusca; b) minhoca, do filo Anelida; c) lesma, do filo Artropoda; d) sanguessuga, do filo Anelida; e) amarelão, do filo Asquielminte. Resposta: D. 3) (Unesp) Ausência de órgão respiratório, epiderme delgada, úmida e densamente vascularizada para facilitar as trocas gasosas são características de: a) caracol b) hidra c) inseto d) minhoca e) ouriço-do-mar Resposta: D. 4) (CesgranRio) Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e Conseqüentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas. Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários: a) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema. b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos. d) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários. e) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários. Resposta: E. Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosDica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia – Minhocas, sanguessugas e poliquetas: Revise os Anelídeos! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário