domingo, 22 de novembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


A Revolução Industrial – Aula de História e Geografia: vestibular e Enem.

Posted: 21 Nov 2015 06:00 PM PST

A Revolução Industrial é um divisor de águas na história da humanidade. Ao mesmo tempo em que passamos a dominar a maquinaria e a produção de diversas formas de energia aumentamos o poder de intervenção (e destruição) no meio ambiente. Confira nesta revisão de Hitória e Geografia para o vestibular e o Enem.

inglaterra berço da revolução industrial

A Inglaterra foi o berço da Primeira Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII, a qual se expandiu para outros países no século XIX. Com a Revolução, ondas de concussão industrial viajaram pelo mundo inteiro até os dias de hoje, quando ainda inquietas e ávidas por inovações, repousam no Vale do Silício norte-americano (região da Califórnia que liga as cidades de São Francisco e San Jose) ou em Bangalore, na Índia.

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Considerada por muitos como o grande divisor de águas na história da sociedade, o historiador inglês Eric Hobsbawm assim a descreveu:  "A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por isso ascendeu temporariamente a uma posição de influência e poder mundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suas dimensões (…)". In: HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2003. p. 13.

A Evolução na forma de produção – Antes, o artesanato.

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Durante a Idade Média predominou o artesanato, uma forma de produzir coisas, ainda comum em muitos lugares do Brasil. Na produção artesanal, todas as tarefas são desenvolvidas (quase sempre) pela mesma pessoa, ou seja, o Artesão participa de todo o processo produtivo.

A manufatura

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A manufatura surgiu quando os comerciantes europeus perceberam que deviam produzir mercadorias, pois a população da Europa cresceu consideravelmente e também os seus produtos poderiam ser enviados para a América, África e Ásia (continentes que os europeus haviam colonizado).

Aqueles comerciantes que tinham mais posses – isto é, dinheiro – reuniram homens, mulheres, jovens e crianças para trabalhar nas oficinas e fabricar produtos. Os donos dessas oficinas forneciam a matéria-prima e pagavam aos trabalhadores uma certa quantia pelo trabalho realizado.

Na manufatura, o trabalhador não é dono dos meios de produção (oficina, ferramentas, etc.) e existe uma divisão do trabalho (cada pessoa desempenha uma tarefa na produção). Todos os equipamentos são manuais, ou seja, devem ser manejados pelos trabalhadores para funcionar.

É com a invenção e utilização das máquinas nas primeiras fábricas que se iniciaram as mudanças que caracterizam a Revolução Industrial: cada máquina substitui várias ferramentas e realiza o trabalho de diversas pessoas.

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Mas as fábricas, mesmo equipadas de máquinas, precisam de trabalhadores para "auxiliá-las" na produção das mercadorias. Assim surge o trabalhador assalariado, ou seja, as pessoas que foram trabalhar nas fábricas em troca de um salário. Assim surgem, portanto, patrões (donos das fábricas) e empregados (trabalhadores das fábricas).

Dica do Blog – – Estude sobre a Evolução da Economia agroexportadora brasileira em mais uma aula de Geografia Enem e vestibular, e fique preparado para o dia das provas. Ainda que o Brasil tenha expandido a sua indústria desde a década de 1930 para cá, os fundamentos que mantém o equilíbrio da balança comercial brasileira ainda são os da produção agrícola e da agropecuária.

A Máquina a Vapor

A máquina a vapor, aperfeiçoada na década de 1760, foi um invento dos mais importantes para o desenvolvimento da Revolução Industrial. Isto porque o uso do vapor como fonte de energia possibilitava substituir as energias muscular, do vento e a força da água por uma energia mecânica.

Dica do Blog – Estude sobre os Modos Produtivos em mais esta aula de Geografia Enem. Entenda a evolução da cadeia produtiva ao longo da história da humanidade 

Fatores que determinaram o pioneirismo inglês no processo de industrialização:

O acúmulo de capitais (riquezas, dinheiro), conseguido através da expansão marítima (lucros do tráfico de escravos, pirataria e exploração de colônias);

– A Revolução Inglesa do século XVII, que eliminou os entraves feudais e permitiu o avanço capitalista no campo (cercamentos, isto é, expulsão dos camponeses das terras para usá-las como pastagens, para criação de animais, como cavalos e/ou ovelhas);

– Os avanços tecnológicos experimentados pelos ingleses, como a mencionada invenção da máquina a vapor e, posteriormente, o desenvolvimento dos meios de transporte (ferrovias);

– O desenvolvimento da metalurgia, indispensável à fabricação de máquinas, trilhos de ferro, etc.;

– A existência de reservas de carvão e ferro, tão necessários para o funcionamento das fábricas;

– A mão de obra farta e também barata, uma vez que milhares de camponeses tiveram que deixar o campo e partir para as cidades, devido aos cercamentos.

Expansão industrial

A segunda fase da revolução (de 1860 a 1900) é caracterizada pela difusão dos princípios de industrialização na França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Japão. Cresce a concorrência e a indústria de bens de produção. Nessa fase, as principais mudanças no processo produtivo são a utilização de novas formas de energia (elétrica e derivada de petróleo), o aparecimento de novos produtos químicos e a substituição do ferro pelo aço.

França

A grande Revolução de 1789 destruiu os remanescentes da velha ordem feudal e criou condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno. O processo de industrialização foi, entretanto, afetado pela ausência de jazidas de carvão no país e prejudicado pela derrota na guerra França-Prussiana, em que a França foi obrigada a ceder à Alemanha a região da Alsácia Lorena, rica em jazida de ferro.

Alemanha

Como o resultado da Guerra franco-prussiana, em 1870, houve unificação alemã, que, liderada por Bismarck, impulsionou a Revolução Industrial no país.

O Vale do Ruhr (em alemão, Ruhrgebiet, coloquialmente, Ruhrpott) é a região metropolitana mais populosa da Alemanha e também a maior região industrial da Europa. Está situada no centro do estado da Renânia do Norte-Vestfália, ao longo do leito do rio Ruhr.

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Trata-se de uma conurbação de onze cidades e vários municípios dos distritos administrativos (Kreise) em seus arredores, cujos crescimentos ocasionaram a ligação direta entre um e outro, quase sem espaços rurais entre eles. Os limites urbanos da região são difíceis de serem delimitados, principalmente ao sul, uma vez que a área de municípios mais povoados seguem continuamente e se misturam com os da região metropolitana de Düsseldorf. Esta conurbação forma parte da megalópole conhecida como região do Reno-Ruhr.

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Itália

A unificação política realizada em 1870, à semelhança do que ocorreu na Alemanha, impulsionou, embora tardiamente, a industrialização do país. O setor secundário da Itália é responsável por 25% do PIB italiano, empregando aproximadamente 5 milhões de pessoas. A Itália é um país altamente industrializado. Porém, esta industrialização não é uniforme no país. A maior parte – mais de 82% – dos produtos industrializados na Itália são fabricados no noroeste do país, em um triângulo formado pelas cidades de Milão, Gênova e Turim. O governo italiano tem tentado, desde o final da década de 1950, estimular a industrialização da região sul do país, tendo obtido, porém, pouco sucesso.

Desdobramentos Sociais da Revolução Industrial

A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas.

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Londres – Revolução Industrial

A cidade de Londres durante a Revolução Industrial. Mostra as péssimas condições de vida da população. É possível ver a superpopulação, comum no período, bem como a insalubridade a que eram submetidas as pessoas. Os porões, comuns na época, podem ser vistos à direita. Fonte: BENÉVOLO, 1999.

A produção em larga escala e dividida em etapas irá distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores irá dominar apenas uma etapa da produção. Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado urbano (classe operária), como classe social definida. Vivendo em condições deploráveis, tendo o cortiço como moradia e submetido a salários irrisórios com longas jornadas de trabalho, o operariado nascente era facilmente explorado, devido, também, à inexistência de leis trabalhistas.

Dica do Blog – Revise tudo sobre a Urbanização no Brasil e fique pronto para as questões de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! 

O desenvolvimento das ferrovias irá absorver grande parte da mão de obra masculina adulta, provocando em escala crescente a utilização de mulheres e crianças como trabalhadores nas fábricas têxteis e nas minas. O agravamento dos problemas socioeconômicos, com o desemprego e a fome, foi acompanhado de outros problemas, como a prostituição e o alcoolismo.

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Os trabalhadores reagiam das mais diferentes formas, destacando-se o movimento “ludista” (o nome vem de Ned Ludlan), caracterizado pela destruição das máquinas por operários, e o movimento “cartista”, organizado pela “Associação dos Operários”, que exigia melhores condições de trabalho e o fim do voto censitário. Destaca-se ainda a formação de associações denominadas “trade-unions”, que evoluíram lentamente em suas reivindicações, originando os primeiros sindicatos modernos.

O divórcio entre capital e trabalho resultante da Revolução Industrial, é representado socialmente pela polarização entre burguesia e proletariado. Esse antagonismo define a luta de classes típica do capitalismo, consolidando esse sistema no contexto da crise do Antigo Regime.

Saiba mais sobre A Revolução Industrial nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar

Questão 1

(…)"a forma de produção industrial característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havia divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto".

O texto acima conceitua corretamente:

a) Fordismo
b) Artesanato
c) Manufatura
d) Cartismo
e) Volvismo

Questão 2

(ENEM 199): A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.

Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com

a) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
b) a expressiva diminuição da oferta de mão de obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
c) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
d) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
e) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias

Questão 3

"A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos. Durante um breve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por isso ascendeu temporariamente a uma posição de influência e poder mundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suas dimensões (…)". In: HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2003. p. 13.

O texto acima retrata a Grã-Bretanha como sendo o berço da Revolução Industrial. Fatos que garantiram esse pioneirismo estão retratados em todas as afirmativas abaixo, EXCETO:

a) acumulação de capital da expansão comercial
b) recursos minerais (carvão)
c) mão de obra fruto do cercamento
d) movimento "ludista"
e) máquina de tear

Questão 4

Observe as afirmativas abaixo sobre a cronologia das etapas da Revolução Industrial e depois assinale a alternativa correta:

I – 1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a “oficina do mundo”. Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.

II – 1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.

III – 1900 até hoje – Surgem conglomerados industriais e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.

a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas

Questão 5

Podemos citar como principais características da Segunda Revolução Industrial todas abaixo, EXCETO:

a) Forte desenvolvimento tecnológico, aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes;
b) Época de importantes invenções tecnológicas que melhoraram muito a qualidade de vida das pessoas e ajudaram a aumentar a produção das indústrias;
c) Estados Unidos e Alemanha despontam como grandes potências industriais e econômicas, juntos com Inglaterra e França;
d) A população urbana passa a ser maior do que a rural na Europa. O êxodo rural é motivado pelos empregos gerados nas indústrias das cidades;
e) Utilização em larga escala do carvão como combustível e fonte importante de geração de energia.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Equações Matemáticas: perca o medo de resolver – Veja nestas dicas vestibular e Enem.

Posted: 21 Nov 2015 05:13 PM PST

As equações são sentenças matemáticas que contém pelo menos uma incógnita, representada por uma letra, e uma igualdade. Ficou fácil ou difícil? Se você não ‘matou de primeira’ é porque precisa revisar. Vamos lá. É simples de aprender.

Um exemplo bem simples  de equações matemáticas seria este:  x + 5 = 12

Na verdade trata-se de uma proposição. O que queremos saber é qual p número que somado a cinco resulta em doze. É um cálculo facilmente realizado mentalmente, mas vamos realizá-lo passo-a-passo, pois é essencial para você aprender quais são os passos para poder resolver as equações mais difíceis.

Que tal aprofundar mais no assunto com a coluna da Khan Academy em parceria com o Blog do Enem? Vamos lá, você vai sair mais forte em Equações Matemáticas depois desta aula.

equações perca o medo

Resolução de equações de uma etapa – As equações de uma etapa podem estar na forma a.x = bou talvezx/a=bsendo a e b números quaisquer e x a incógnita. O número que está multiplicando ou dividindo x passa para o lado direito da igualdade invertendo o sinal de multiplicação ou divisão.

equações - Matemática Enem

Outra forma possível de equações de uma etapa é a + x = b. Neste caso, a forma de resolver tem o mesmo raciocínio, o número representado por a passa para o lado direito da igualdade invertendo o sinal, se ele for positivo, passa negativo ou vice-versa.

equações - Matemática Enem

Vídeo-aula: Equações simples:

Exercícios:

Resolução de equações de duas etapas

É claro que nem todas as equações podem ser tão facilmente resolvidas nos vestibulares e no ENEM. As equações de duas etapas são bem mais comuns, elas estão na forma ax + b = c ou x/a +b=c sendo a, b e c números e x a variável. Neste caso, devemos seguir passando para o lado direito primeiro os números que estão somando ou subtraindo, lembre-se que eles invertem o sinal neste processo, depois você passa para o lado direito os números que estão multiplicando ou dividindo a incógnita também não esquecendo de inverter o sinal também.

equações - Matemática Enem

Vídeo-aula: Equações 2:

Exercícios: Aprenda mais com vários exercícios e vídeos aqui na Khan Academy do khanacademy.org

Dica do Blog para resolver Equações do 2º Grau: Revise o método de resolução de equações do segundo grau

Desafios

1) (ENEM 2011) O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.

Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.

Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

A)  y = 4 300x
B) y = 884 905x
C) y = 872 005 + 4 300x
D) y = 876 305 + 4 300x
E) y = 880 605 + 4 300x

2) (ENEM 2011) O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas.

A primeira cobrou R$ 100 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 350 000,00, enquanto a segunda cobrou R$ 120 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 150 000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada.

Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?

A) 100n + 350 = 120n + 150
B) 100n + 150 = 120n + 350
C) 100(n + 350) = 120(n + 150)
D) 100(n + 350 000) = 120(n + 150 000)
E) 350(n + 100 000) = 150(n + 120 000)

Gabarito

1) C; 2)A

Post escrito pelo professor  Alexsandro Sunaga https://www.facebook.com/alexsandro.sunaga
Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem –
www.fundacaolemann.org.br

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Clarice Lispector: Conheça a ‘autora das Redes Sociais’ – Literatura vestibular e Enem.

Posted: 21 Nov 2015 04:02 PM PST

Quem estuda para o Enem e para os vestibulares om certeza já deve ter lido alguma obra da autora ou teve aula sobre Clarice Lispector. O livro dela mais citado por todos os professores e que teve maior número de exemplares vendidos é 'A hora da estrela', que narra o modo muito particular e de viver a vida de Macabéia, e personagem central do romance. Veja!

Macabéia é uma retirante nordestina que tem a vida contada por um personagem masculino, Rodrigo, que faz o papel de narrador. O livro é genial, uma obra-prima da literatura brasileira. Quer uma dica? Depois desta aula veja um um resumo do UOL Vestibular sobre A Hora da Estrela e Clarice Lispector.

Clarice Lispector fez parte da Terceira fase do Modernismo no Brasil (1945 – +/- 1960). Clarice imprimiu em suas obras uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva. Outra característica que chama atenção é que Clarice deixa em segundo plano a trama de suas histórias e detém-se no registro de incidentes do cotidiano ou no mergulho para dentro dos personagens. Guimarães Rosa também se destacou nessa fase da Literatura Brasileira.

O contexto em que viveu Clarice Lispector

A Terceira fase do Modernismo é marcada por transformações sócio-políticas. Em 1945 foi o final da Segunda Guerra Mundial e início da Era Atômica (Hiroxima e Nagasaki). Surge a ONU, Organização das Nações Unidas, ocorre a Guerra Fria. No Brasil, temos o fim da ditadura Vargas, redemocratização brasileira, retomada de perseguições políticas, ilegalidades e exílios.

Clarice Lispector morou na Itália durante a Segunda Guerra. O marido era diplomata e trabalhava na embaixada brasileira. Ela foi voluntária e trabalhou no apoio aos soldados brasileiros que serviram na Força Expedicionária Brasileira. Era de poucas palavras e quase nunca dava entrevistas. Uma rara aparição de Clarice na Televisão, em 1977, pouco antes de morrer, tornou-se um fenômeno pela autenticidade da entrevistada. Veja a seguir:

Para mergulhar no que foi a Terceira fase do Modernismo, onde surge Clarice Lispector, assista a esta aula da Professora Greice da Cunha, do portal Aula Livre. A professora Greice situa a obra do pernambucano João Cabral de Melo Neto na primeira parte da aula.

Logo em seguida trabalha sobre Clarice Lispector na metade da aula. No final, aborda a obra original de Guimarães Rosa que pesquisou e retrata o linguajar típico do sertanejo do interior do Brasil:

Dica 1 – Livros Gratuitos de Clarice Lispector: Neste link você encontra três livros da Clarice Lispector para baixar gratuitamente: A hora da estrela, A paixão segundo G.H., e, A maçã no escuro: http://canaldoensino.com.br/blog/3-livros-de-clarice-lispector-gratis

A ‘Autora das Redes Sociais’

Agora que você já sabe um pouquinho do contexto em que as obras de Clarice Lispector ganharam vida, vamos falar sobre a sua popularidade nas redes sociais.

No blog sobre Clarice Lispector mantido pelo Instituto Moreira Salles há um post da autora Elizama Almeida que traz informações surpreendentes sobre a popularidade de Clarice Lispector nas Redes Sociais: "Segundo pesquisa feita pelo youpix em junho de 2012, Clarice é a escritora mais citada no Twitter.

São postadas diariamente no microblog mais de 3,5 mil frases de sua autoria – ou atribuídas a ela. Com o pequeno limite de 140 toques para cada publicação, não sobram caracteres para se incluir uma básica referência bibliográfica. Isso quando há intenção de quem posta as frases. E se quem conta um conto aumenta um ponto, quem cita uma frase aumenta pontos, vírgulas, palavras e enredos bastante equivocados." Veja o post completo aqui: http://claricelispectorims.com.br/Posts/index/14

Dica 3 – Para conhecer mais detalhes da vida e obra de Clarice Lispector acesse o site oficial da autora: http://www.claricelispector.com.br/

O que acaba acontecendo é que os usuários das redes sociais nem sempre tomam cuidado para saber se a fase referenciada como de Clarice Lispector é mesmo da autora.  Assim, vários equívocos são feitos. No Facebook alguns internautas começaram um tipo de protesto ao uso indiscriminado dessas citações. Um dos motivos é o fato de que muitos que postam as frases da autora nunca terem lido sequer uma obra dela. Por isso, volta e meia aparece em nossas time lines brincadeiras, como um trecho de música popular com a foto e assinatura da autora. Abaixo um exemplo com uma das frases mais citadas da autora:

Literatura Clarice Lispector

Veja uma das montagens que brinca com o fato da autora ser tão citada nas redes sociais, a ideia é "agora, tudo é frase de Clarice Lispector". Na imagem um verso da música da dupla João Lucas e Marcelo, "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", é referenciado como da autora.

Literatura Clarice Lispector

Brincadeiras a parte, não podemos deixar de conhecer a obra incrível autora. Atualmente, a atriz Beth Goulart encena Clarice Lispector nos palcos como o monólogo "Simplesmente Eu, Clarice Lispector". O release de apresentação nos fala o que nos aguarda o espetáculo: "Beth faz reflexões sobre temas como criação, vida e morte, Deus, cotidiano, solidão, arte, loucura, aceitação e entendimento e trabalha pontos característicos da obra de Lispector, como o vazio, o silêncio e o instante-já, "aquele momento único, que é como um flash, um insight", explica a atriz. Para o monólogo, que ela também dirige, passou dois anos mergulhada em longa pesquisa.

A narrativa se constrói a partir de trechos de entrevistas, depoimentos e correspondências. Segundo Beth, toda essa ligação se dá por uma única linha: o amor. "Ela falava sobre o amor maternal, o do relacionamento, o amor a Deus, à natureza, ao próximo. Escolhi esse viés para apresentá-la ao público." P

ara a atriz, representar Clarice Lispector é realizar um antigo desejo. "Eu sempre acalentei essa vontade de um dia poder dar meu corpo, minha voz, minhas emoções para colocá-la viva em cena."

Abaixo separamos dois vídeos com trechos da peça. Caso ela entre em cartaz na sua cidade, vale a pena conferir!

Dica 3: Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis: http://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/
Dica 4: Literatura – Quais os Livros mais requisitados nos vestibulares? http://blogdoenem.com.br/literatura-livros-vestibulares/
Dica 5: Literatura: Revisão sobre o Simbolismo – Aula Grátis: http://blogdoenem.com.br/literatura-simbolismo/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

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