sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Feel The Music – App free para você aprender Inglês para o Vestibular e o Enem. É divertido. Veja!

Posted: 05 Nov 2015 03:09 PM PST

Com os aplicativos você pode aprender inglês num jogo online que simula uma viagem para Nova Iorque, por exemplo. Mas, agora a novidade propõe desenvolver o aprendizado da língua inglesa através de músicas. Você ouve e canta, treinando a compreensão e o vocabulário. Veja o Feel The Music para o Vestibular e o Enem.

O Feel The Music disponibiliza as opções de jogar sozinho e de desafiar uma pessoa online, contando com sistema de recorde e ranking das músicas. Ao finalizar cada rodada, você recebe pontos de experiência e moedas para adquirir novas músicas, além de mostrar seu status de aprendizado, com a quantidade de acertos e palavras praticadas.

 

Feel The Music

Acesse aqui o Feel The Music

O jogo conta com mais de 30 artistas de diferentes gêneros, com canções de diferentes graus de dificuldade, para players que estão começando e para os que preferem um maior desafio. Para quem está procurando uma maneira de quebrar um pouco a maratona de estudos, mas sem perder o ritmo de aprendizado, o Feel The Music é uma boa saída. Ainda mais para aqueles que optaram pelo inglês como língua estrangeira ao fazer sua inscrição no Vestibular ou no Enem.

Dica 1 – You understand, pero no mucho? Aproveite as dicas do Blog do Enem para arrasar nas provas de Inglês Enem e Espanhol Enem – http://blogdoenem.com.br/revisao-enem-ingles-espanhol/.
Dica 2 – Relembre tudo sobre os Personal Pronouns nesta aula de revisão para a prova de Inglês. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/personal-pronouns-texts-ingles-enem/.

Língua estrangeira no Vestibular ou no Enem – Veja o que é cobrado!

Tanto nos vestibulares quanto no Enem as provas de Língua Estrangeira caminham muito mais para leitura e compreensão do quepara questões de gramática (e memorização). A pontuação na língua estrangeira, portanto, dependerá da capacidade de tradução nas leituras dos enunciados e da interpretação do próprio aluno. As habilidades  cobradas são estas:

– Leitura e capacidade de obter informações diretas a partir dela;

– Confrontar o vocabulário que aparecer no texto ao tema a que se refere;

– Relacionar um texto, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social;

– Reconhecer a importância da diversidade cultural.

Dica 3 – Que tal uma pausa nos estudos para jogar um pouco, então? Acesse o game Feel The Music pelo site http://www.backpacker.net.br/FTM e prepare-se para a prova de inglês do Enem enquanto se diverte!

O post Feel The Music – App free para você aprender Inglês para o Vestibular e o Enem. É divertido. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Golpe Militar de 1964 – Aula de revisão História para Vestibular e Enem

Posted: 05 Nov 2015 12:39 PM PST

Veja este resumo sobre o Golpe Militar de 1964. Já se vão muitas décadas, mas as consequências ainda estão muito presentes. Confira nesta revisão para o Vestibular e o Enem.

31 de março de 1964 ficou marcado na História do Brasil. Um golpe militar com apoio politico civil e empresarial colocou fim ao conturbado governo do então presidente João Goulart. Conhecido como ‘Jango’, ele era vice-presidente eleito junto com o presidente da república Jânio Quadros, em outubro de 1960.golpe militar de 1964 destacada

Após a renúncia de Jânio, com apenas sete meses de governo em 1961, Jânio assumiu sob regras de transição de um regime parlamentarista. No entanto, em 1963 um plebiscito restaurou o presidencialismo, com 80% dos votos.

Jânio, já com poderes presidencialistas, realizou uma gestão marcada por diversos conflitos políticos, sociais e econômicos. Filiado ao então PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, e associado à imagem do ex-presidente Getúlio Vargas e do ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, Jango apresentou ao país uma pauta de reformas que enfrentou resistências conservadoras.

Isolamento e queda

Jango caminhou para um isolamento político no Congresso Nacional e tentou se manter no poder com alianças diretas a setores vinculados aos sindicatos de trabalhadores e associações de militares suboficiais. A tensão se radicalizou quando passeatas de civis repudiaram o governo de Jango, e culminou quando o então presidente não puniu soldados e praças que se rebelaram contra oficiais superiores.

As forças de apoio a Jânio não conseguiram se impor perante a sociedade e ele foi deposto por um golpe militar ao final de março de 1964, sob o argumento de repor a hierarquia nas Forças Armadas, combater a inflação e a corrupção. Logo depois, com a tomada de poder pelos militares, um acordo no Congresso Nacional deu posse e poderes transitórios ao general Castelo Branco, que editou decretos com o nome de Atos Institucionais para exercer o governo.

Governo por Decretos Presidenciais

Logo em seguida foi editado o Ato Institucional Número 1, o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a Constituição de 1946, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública, além de determinar eleições indiretas para a presidência da República.

História Enem

Presidentes militares, incluindo os da Junta Militar de 1969.

Repressão e Censura – Bloqueio à Liberdade

Durante o período ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção, pois o Executivo se atribuiu a função de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituição de 1946. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional.

A liberdade de expressão e de organização era quase pequena. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou, também, um período de grandes transformações na economia do Brasil,  de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.

Dica 1 – Saiba tudo sobre as principais características do Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/tenentismo-historia-enem/

Governo Castello Branco (1964-1967)

Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém, ao começar seu governo, assume uma posição autoritária.

Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.

Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estava autorizado o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.

O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova Constituição para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.

Governo Costa e Silva (1967-1969)

Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva, após ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE (União Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.

Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operários paralisam fábricas em protesto ao regime militar.

Dica 2 – Que tal revisar sobre As Fronteiras do Brasil com mais esta aula de História Enem e ficar preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – http://blogdoenem.com.br/fronteiras-do-brasil-historia-enem/

A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de esquerda, assaltam bancos e sequestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposição armada.

No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Número 5 (AI-5). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

Governo da Junta Militar (31/8/1969-30/10/1969)

Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).

Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN sequestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém, em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva".

No final de 1969, o líder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto pelas forças de repressão em São Paulo.

Governo Médici (1969-1974)

Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Médici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como "anos de chumbo". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país. O DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) atua como centro de investigação e repressão do governo militar.

Ganha força no campo a guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia é fortemente reprimida pelas forças militares.

Dica 3 – Saber tudo sobre a Guerra Fria é importante para ter um bom desempenho na prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/guerra-fria-historia-enem/

Na área econômica, o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido "milagre econômico". O PIB crescia a uma taxa de 10 a 12% ao ano, enquanto a inflação anual beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infraestrutura.

Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas grandes obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói. Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.

Governo Geisel (1974-1979)

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel, que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular com as altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.

Geisel anuncia a abertura política lenta, gradual e segura. A oposição política começa a ganhar espaço. Nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.

Os militares de linha dura, não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam a promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog á assassinado nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo. Em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante.

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

Governo Figueiredo (1979-1985)

A vitória do MDB nas eleições em 1978 começa a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia em 1979, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos, exceto a quem pegou em armas e lutou contra o governo militar. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). No dia 30 de abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.

Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB vira PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A Redemocratização e a Campanha pelas 'Diretas Já!" são responsáveis pelos últimos suspiros dos últimos anos do governo militar. O Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.

Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.

Era o fim do regime militar. Porém, Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.

Saiba mais sobre Golpe Militar de 1964 nesta aula do canal MundoEdu, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Hwd0BL6yrUg&w=560&h=315]

Desafios

Questão 1

Qual o motivo alegado para a eclosão do Golpe Militar de 1964?

a) O medo de uma 'cubanização' do Brasil.
b) A perseguição feita pela burguesia nacional aos militares.
c) O crescimento econômico dos conservadores.
d) A divisão territorial brasileira que estava a passos largos.
e) A crescente influência das direitas na população brasileira.

Questão 2

O crescimento econômico durante os governos militares ficou conhecido como?

a) Abertura dos Portos.
b) Plano Real.
c) "Um passo ao futuro".
d) "Milagre econômico".
e) Encilhamento.

Questão 3

O lado positivo dos governos militares foi:

a) O aumento da renda dos trabalhadores.
b) O crescimento do PIB.
c) O crescimento do ensino universitário.
d) O aumento do sentimento democrático.
e) O fim do poder na mão dos militares.

Questão 4

O lado negativo do governo militar foi:

a) O uso da tortura em opositores.
b) O aumento da renda da população.
c) O fim do comércio externo.
d) A volta da democracia.
e) O fim das instituições militares.

Questão 5

(UEL 08) "O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência 'do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções'".

(FAUSTO, B. "História do Brasil". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. A partir da sua instituição, vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.
b) O Ato Institucional n¡. 1, instituído pelos comandantes do Exército, atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira.
c) Logo após o golpe militar de 1964, as eleições para Presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas.
d) A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos, afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.
e) Os grupos de luta armada, de orientação socialista, nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

O post Golpe Militar de 1964 – Aula de revisão História para Vestibular e Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

IFRR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Roraima

Posted: 05 Nov 2015 09:32 AM PST

Você, candidato do Exame Nacional do Ensino Médio e que deseja morar no Estado de Roraima, fique atento às notas de corte Sisu 2015 para o Instituto Federal de Roraima. Saiba quais pontos você precisa para garantir uma vaga no curso de sua preferência.

Localizada no bairro Mecejana, em Boa Vista (RR), o Instituto Federal de Roraima é pouco disputado, com notas de corte baixas. Para se ter noção de como está a concorrência, o curso com a maior nota de corte foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 638,28 pontos, para lotação na Unidade Sede e disputa de Ampla Concorrência.

Os cursos oferecidos no instituto são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Educação Física, Gestão Hospitalar, Letras Espanhol e Literatura Hispânica, e Matemática. Portanto, se você deseja seguir algumas dessas carreiras e tem a disponibilidade de residir, pelo menos durante o período do curso em Roraima, aproveite esta oportunidade!

Já o curso menos disputado, com a menor nota de corte foi o de Matemática, com 563,24 pontos, para lotação no câmpus Unidade Sede e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo.

Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela completa com as notas de corte para o IFRR:

IFRR

Notas de Corte Sisu 2015 no IFRR

Instituto Federal de Roraima

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
Unidade SedeAnálise e Des. de SistemasNotAmpla Concorrência638,28
Unidade SedeAnálise e Des. de SistemasNotCota racial até 1,5 SM613,06
Unidade SedeAnálise e Des. de SistemasNotCota racial renda livre634,38
Unidade SedeAnálise e Des. de SistemasNotEsc. Pública até 1,5 SM598,98
Unidade SedeCiências BiológicasNotAmpla Concorrência604,9
Unidade SedeCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM577,96
Unidade SedeCiências BiológicasNotCota racial renda livre579,76
Unidade SedeCiências BiológicasNotEsc. Pública até 1,5 SM589,78
Unidade SedeEducação FísicaMatAmpla Concorrência608,28
Unidade SedeEducação FísicaMatCota racial até 1,5 SM578,9
Unidade SedeEducação FísicaMatCota racial renda livre590,7
Unidade SedeEducação FísicaMatEsc. Pública até 1,5 SM596
Unidade SedeGestão HospitalarNotAmpla Concorrência603,6
Unidade SedeGestão HospitalarNotCota racial até 1,5 SM576,44
Unidade SedeGestão HospitalarNotCota racial renda livre587,34
Unidade SedeGestão HospitalarNotEsc. Pública até 1,5 SM586,14
Unidade SedeLetras – Espanhol E LITERATURA HISPÂNICAMatAmpla Concorrência581,28
Unidade SedeLetras – Espanhol E LITERATURA HISPÂNICAMatCota racial até 1,5 SM563,62
Unidade SedeLetras – Espanhol E LITERATURA HISPÂNICAMatCota racial renda livre576,56
Unidade SedeLetras – Espanhol E LITERATURA HISPÂNICAMatEsc. Pública até 1,5 SM574,14
Unidade SedeMatemáticaVespAmpla Concorrência590,88
Unidade SedeMatemáticaVespCota racial até 1,5 SM563,24
Unidade SedeMatemáticaVespCota racial renda livre567,2
Unidade SedeMatemáticaVespEsc. Pública até 1,5 SM565,3

 

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post IFRR – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Roraima apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!