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- Charles Darwin e a Teoria da Origem das Espécies. É Biologia Vestibular e Enem. Veja!
- IFRO – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Rondônia
- Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Vestibular e Enem.
- Os ecossistemas aquáticos – Revisão de Biologia Enem
- IFPE – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Pernambuco
- Ciências Contábeis – Notas de Corte no Enem – Veja os pontos para passar no Sisu 2015
Charles Darwin e a Teoria da Origem das Espécies. É Biologia Vestibular e Enem. Veja! Posted: 04 Nov 2015 04:34 PM PST Charles Darwin, naturalista inglês, publicou em 1859 seu famoso e reverenciado livro "A origem das espécies". O livro revolucionou as ciências biológicas e assombrou a religiosa sociedade da época.O cientista Charles Darwin viveu na Inglaterra (1809 – 1882), num tempo em que conseguir explicar em uma "simples ideia" o mecanismo que move as mudanças que ocorrem nos seres vivos desde o início da vida era um desafio científico e religioso, pois até então os humanos mais ‘acreditavam numa ordem divina’ do que organizavam os fatos da natureza a partir de evidências científicas. A evolução por seleção natural ou darwinismo, descrita magistralmente pelo cientista, serve até hoje de base para grande parte dos estudos de ecologia, zoologia, genética e outras tantas áreas da biologia. Vamos revisá-la? Seleção natural – Ao voltar da famosa viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, Darwin começou a compilar os conhecimentos adquiridos na viagem e continuou a observar os seres vivos, principalmente os selecionados pelos seres humanos para a produção agrícola e agropecuária. Ao estudá-los, Darwin observou que os seres humanos selecionavam para reprodução espécies animais e vegetais com características desejáveis, desprezando as demais, em um processo de seleção artificial. Um dos pontos mais importantes de sua observação era a variação que indivíduos de uma mesma espécie apresentavam. Em 1838, Darwin lê o livro do economista Thomas Malthus, sobre a população humana. Neste livro, Malthus dizia que a população humana crescia mais rápido que a produção de alimentos e que, ao longo do tempo, isto se tornaria um fator limitante para o crescimento da população. Dessa maneira, os humanos teriam que lutar por suas vidas, em uma competição entre si, onde somente os mais fortes sobreviveriam. A sobrevivência determina a condição de reproduçãoA partir disso e de suas observações, Darwin concluiu que esse mecanismo também funcionaria na natureza: os indivíduos com mais chances de sobrevivência seriam aqueles cujas características fossem mais apropriadas para enfrentar as condições ambientais, levando assim a um maior sucesso reprodutivo. Desse modo, nascia o conceito de seleção natural, sobre o qual Darwin afirmou: "A essa preservação de variações favoráveis e rejeição de variações prejudiciais eu chamo de seleção natural". Como funciona a evolução por seleção natural?O mecanismo evolutivo conhecido por ‘seleção natural’ proposto por Darwin segue alguns pontos: 1 – Primeiramente, é importante saber que os indivíduos de uma espécie podem ter muitas variações tanto no funcionamento de seus organismos, quanto na forma de seus corpos. 2 – Muitas das características de um indivíduo são transmitidas para seus descendentes. 3 – Caso todos os indivíduos de uma população sejam capazes de se reproduzirem, a população cresceria muito rápido, em progressão geométrica. 4 – Os recursos do ambiente são limitados. Há um limite de espaço, de alimento, de água. Sendo assim, os indivíduos de uma população competem por esses recursos em uma lua pela vida e pela sobrevivência de seus filhotes. Segundo Darwin, nesta luta pela vida, apenas os seres mais adaptados ou aptos conseguiriam sobreviver e produzir descendentes (seleção natural). Essas características aumentariam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo e seriam transmitidas para os descendentes do indivíduo. Para completar a introdução a este assunto, veja esta super vídeo-aula da Khan Academy, e depois siga no post para conhecer mais sobre a Teoria da Evolução das Espécies. E aí, gostou do vídeo? Legal! Agora, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, veja o texto que preparamos com super dicas para você arrasar nas questões de biologia! Dica 1: Quer saber um pouco mais sobre a vida de Darwin e o contexto social em que o livro "A origem das espécies" foi publicado? Então veja o post a seguir com curiosidades super legais sobre o naturalista: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwin-selecao-natural/Dica 2: Antes de continuar a estudar sobre o Darwinismo, que tal dar uma revisada nas ideias de outros evolucionista importante? Então veja o post a seguir sobre Jean Baptiste Lamarck com vídeo-aula bacaninha do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-lamarck/ Seleção Natural x Alterações e Novas EspéciesAs diversas alterações sofridas em diferentes populações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o aparecimento de novas espécies. Isso quer dizer que as modificações sofridas por duas populações submetidas à condições ambientais diferentes podem produzir duas novas espécies. Para comprovar isso, podemos cruzar indivíduos de cada uma dessas populações diferentes e, caso os indivíduos desse cruzamento sejam estéreis, podemos ter duas novas espécies. Agora, para entender melhor o mecanismo da seleção natural, veja o vídeo a seguir da Khan Academy, ele traz uma aula super didática que explica a seleção natural através do exemplo da borboleta-coruja: Ainda está com um pouquinho de dificuldades para entender a seleção natural? Então, veja esse vídeo bacaninha que explica de maneira simples e lúdica o mecanismo da seleção natural: É importante lembrar, que apesar de a teoria da seleção natural ser comprovadamente verdadeira, Darwin não conseguiu explicar a origem e a transmissão das variações que surgiam nos seres vivos. Na época de Darwin as mutações e as leis de Mendel não eram conhecidas. Hoje sabemos também que a seleção natural não é o único mecanismo que rege a evolução. A mutação, a deriva genética e a migração de indivíduos também agem para a modificação dos seres vivos ao longo do tempo. Todos estes fatores juntos compõem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo. Dica 3: Antes de continuar a estudar as teorias da evolução, que tal relembrar as teorias de origem da vida? Então veja o post a seguir com super vídeo aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Santos:http://blogdoenem.com.br/biologia-origem-vida.ExercíciosAgora que você já está ligado na seleção natural, que tal fazer alguns exercícios para testar seus conhecimentos? 1) (UFCE-CE) Leia o trecho a seguir: … a natureza fornece as variações sucessivas, o homem as acumula em certos sentidos que lhes são úteis. Assim sendo, pode-se dizer que o homem criou, para seu proveito, raças úteis. Sobre o trecho apresentado, retirado do livro A origem das espécies, de Charles Darwin, pode-se dizer que: a) caracteriza a seleção artificial; Resposta: A. 2) (UNIFESP-2007) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria, a) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes. b) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente. c) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação. d) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores. e) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas. Resposta: A. 3) (PASUSP-2009) Pela Teoria da Evolução, proposta por Charles Darwin, as populações podem, ao longo do tempo, sofrer adaptações ao meio em que vivem. Essas adaptações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o surgimento de novas espécies. De acordo com tal informação, imagine duas populações de insetos da mesma espécie ancestral, que se mantiveram separadas geograficamente durante milhares de anos. Considere que, por uma alteração ambiental, as duas populações voltem a ter contato. A ocorrência de especiação será confirmada na hipótese de que os insetos das duas populações a) consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes férteis. b) consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes estéreis. c) acumulem diferenças genéticas e gerem descendência fértil. d) manifestem diferenças comportamentais, mas gerem descendência fértil. e) gerem descendentes férteis com características híbridas. Resposta: B Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosDica 5: Quer saber mais sobre a vida de Darwin e o contexto histórico e social em que sua teoria foi apresentada? Então veja o filme "A criação". No post a seguir há uma breve resenha sobre o filme: http://blogdoenem.com.br/biologia-filmes-vestibular/Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Charles Darwin e a Teoria da Origem das Espécies. É Biologia Vestibular e Enem. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IFRO – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Rondônia Posted: 04 Nov 2015 11:28 AM PST As notas de corte Sisu 2015 para o Instituto Federal de Rondônia estão baixas, se comparadas às demais instituições de ensino superior brasileiras. Por isso, você, estudante do Exame Nacional do Ensino Médio, fique atento às maiores e menores de corte para o IFRO e aproveite que a concorrência não é das maiores!Você fez o Enem e ainda não sabe em qual instituição estudar? Tem a disponibilidade de residir em Rondônia, na região Norte brasileira? Então o Instituto Federal de Rondônia pode ser uma boa opção. Veja como foi a sua pontuação no exame e se o curso de sua preferência é oferecido no instituto. Para se ter noção de como está a concorrência para ingressar no IFRO, a maior nota de corte foi de 636,86 pontos, para o curso de Gestão Pública e lotação no câmpus de Porto Velho e disputa de Ampla Concorrência. Matemática foi o curso menos disputado e ficou com a nota de corte de 563 pontos, para lotação no câmpus de Vilhena e disputa de Cota racial com renda livre. O Instituto Federal de Rondônia fica sediado em Vilhena e possui os seguintes câmpus: de Cacoal, de Porto Velho, de Ariquemes, de Colorado do Oeste, de Ji-Paraná e de Vilhena. Os cursos oferecidos na instituição são os de Matemática, Gestão Pública, Ciências Biológicas, Agronomia, Química e Física. Confira a tabela completa com as notas de corte no IFRO:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IFRO – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Rondônia apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Vestibular e Enem. Posted: 04 Nov 2015 11:00 AM PST Revisão de Trigonometria para você mandar bem no Vestibular e no Enem. Confira. Para entendermos a trigonometria, temos que entender o ciclo trigonométrico. Então quando formamos qualquer ângulo a partir da origem, surgem dois vetores, um no eixo das abscissas, e outro no das ordenadas, assim formando no eixo X os cossenos, e no eixo Y o seno, os quais possuem um valor entre 0 e 1, e a tangente é um valor formado prolongando o vetor do ângulo até uma reta tangente à circunferência, assim formando um terceiro vetor chamado de tangente, de varia de 0 até tendendo a +/- infinito. Os sinais de seno, cosseno e tangente são respectivamente: Relações Exercício Resolvido O valor de y = cos 150° + sen 300° – tg 225° – cos 90° é Sendo sen x = – 4/5 e 3π/2 < x < 2π, então a tg x é igual a Saiba mais sobre Trigonometria nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=dqGzpYzVMVQ]Desafios Questão 1 (G1 – cftmg 2007) Sabendo-se que cos a = 3/5 e 0 < a < π/2, pode-se afirmar que tg a vale a) 4/3 b) 1 c) 5/6 d) 3/4 Dica 1 – Revise sobre Logaritmos: Equação e Função em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique pronto para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-equacao-e-funcao-matematica-enem/Questão 2 (G1 – cftmg 2005) O número N = (3 cos180° – 4 sen210° + 2 tg135°) / (6 sen245°) pertence ao intervalo a) ] -4 , -3 [ b) [ -3 , -2 [ c) [ -2 , -1 ] d) ] -1 , 0 ] Dica 2 – Confira a aula sobre Logaritmos que preparamos para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-revisao-matematica-enem/Questão 3 (Unesp 2003) Um farol localizado a 36 m acima do nível do mar é avistado por um barco a uma distância x da base do farol, a partir de um ângulo á, conforme a figura: a) Admitindo-se que sen(a) = , calcule a distância x. b) Assumindo-se que o barco se aproximou do farol e que uma nova observação foi realizada, na qual o ângulo á passou exatamente para 2a, calcule a nova distância x’ a que o barco se encontrará da base do farol. Dica 3 – Dica 2 – Revise sobre as equações exponenciais e tire suas dúvidas em exercícios resolvidos em mais esta aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/exponenciais-revisao-matematica-enem/Questão 4 (Fatec 2000) Se x é um arco do 30. quadrante e cosx = -4/5, então cossecx é igual a a) -5/3 b) -3/5 c) 3/5 d) 4/5 e) 5/3 Questão 5 (Fatec 1995) O conjunto solução da equação 2cos2x + cosx – 1 = 0, no universo U = [0, 2π], é a) {π/3, π, 5π/3} b) {π/6, π, 5π/6} c) {π/3, π/6, π} d) {π/6, π/3, π, 2π/3, 5π/3} e) {π/3, 2π/3, π, 4π/3, 5π/3, 2π} Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Trigonometria – Aula de revisão para Matemática Vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Os ecossistemas aquáticos – Revisão de Biologia Enem Posted: 04 Nov 2015 10:55 AM PST Rios, lagos e oceanos são ecossistemas aquáticos. Estes ecossistemas aquáticos são de extrema importância para a vida na Terra, pois, além de fornecerem água (composto inorgânico essencial à todas as formas de vida), são também parte importante dos ciclos do oxigênio e do carbono. Podemos dividir os ecossistemas aquáticos em dois grandes grupos: marinhos (oceanos e mares) e dulcícolas (água doce de rios e lagos). Você conhece as características dos ecossistemas aquáticos? Não? Então, vem com a gente! Saiba tudo sobre os ecossistemas aquáticos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! Os seres vivos presentes em um ecossistema aquático podem ser divididos de acordo com a região do ambiente onde habitam e com a maneira com que se movimentam. Assim, temos três grupos: o plâncton, o bento e o nécton. Plâncton: Fazem parte do plâncton todos os seres vivos que vivem em suspensão na coluna de água (zona pelágica) e são passivamente carregados pelas correntezas. Em geral, os organismos do plâncton são microscópicos e representados por larvas de animais, bactérias, fungos e algas unicelulares. Os organismos clorofilados (autótrofos produtores) presentes no plâncton são chamados de fitoplânton e são base de muitas das cadeias alimentares aquáticas. Além disso, boa parte do oxigênio atmosférico é liberado pela fotossíntese realizada pelo fitoplâncton. Já os organismos não-clorofilados (em geral heterótrofos consumidores) presentes no plâncton, como larvas de animais e protozoários, são chamado de zooplâncton. Nécton: Fazem parte do nécton os animais nadadores ativos que se deslocam livremente na coluna de água (zona pelágica) de acordo com sua vontade. Podemos considerar como nécton a grande maioria dos peixes, muitos crustáceos (como algumas espécies de camarão), moluscos (como as lulas e polvos) e vários mamíferos aquáticos (como as baleias e golfinhos). Dica 1: Estude também os ecossitemas terrestres. Bento: Os seres vivos que fazem parte do bento são todos aqueles que vivem sobre o substrato, diretamente associados ao sedimento. Podem ser livres (demersais – podem nadar, mas preferem ficar próximos ao substrato), deslocando-se sobre o sedimento, como estrelas-do-mar e siris. Ou podem ainda serem fixos, como as anêmonas e corais. Classificação dos ecossistemas aquáticos:Ecossistemas marinhos (Talassociclo): São os ecossistemas que se desenvolvem em água salgada (onde há aproximadamente 35 gramas de sais dissolvidos para cada litro de água). Além da salinidade, outro fator que define os seres vivos que habitam o talassociclo é a presença ou ausência de luz. Quanto a esta característica podemos classificar um ecossistema marinho em duas regiões: região fótica (onde há a presença de luz, até aproximadamente 200 metros de profundidade) e região afótica (onde a luz não consegue chegar). Os ecossistemas marinhos são extremamente importantes para o equilíbrio da vida em nosso planeta. Aproximadamente 32% de toda a produtividade líquida do planeta vem dos oceanos. Dica 2: Estude também os ecossistemas brasileiros! Para saber um pouco mais sobre os ecossistemas marinhos, veja esta videoaula do canal "O Kuadro" do Youtube: Ecossistemas dulcícolas (Liminociclo): São os ecossistemas que se desenvolvem na água doce, como rios e lagos. Podemos dividir os ecossistemas dulcícolas em três tipos: zonas úmidas (áreas onde o solo está saturado com água ou inundado em determinadas épocas do ano), lênticos (ambientes onde a água doce encontra-se "parada", como em lagos e lagoas) e lóticos (ambientes onde a água flui constantemente e unidirecionalmente, como córregos e rios). Para saber um pouco mais sobre o liminociclo, veja esta videoaula do canal "O Kuadro", do Youtube: E aí, curtiu os vídeos e os resumos? Agora que você já sabe tudo sobre os ecossistemas aquáticos, que tal testar seus conhecimentos? 01 – (UEPG PR/2013) Com relação a cadeias alimentares e aos níveis tróficos em ecossistemas aquáticos e terrestres, assinale o que for correto. 01. No ecossistema aquático, os produtores são seres microscópicos, principalmente bactérias e algas, que flutuam próximo à superfície, constituindo o fitoplâncton. Gab: 03 02 – (FUVEST SP/2011) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos últimos 100 anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta a) os níveis de carbono na atmosfera. Gab: a) Se as emissões de gás carbônico para a atmosfera continuarem aumentando, então a redução do fitoplâncton deverá resultar em aumento dos níveis desse gás no ambiente. Isso ocorre porque o fitoplâncton é um dos responsáveis pela absorção do gás carbônico no processo da fotossíntese. b) A redução do fitoplâncton deve acarretar a diminuição da biomassa total, afetando também a de decompositores. 03 – (UEPB/2007) Analise as seguintes afirmações: I. Plâncton é o conjunto de organismos com deslocamento predominante ativo, na superfície de ecossistemas aquáticos, ou cuja capacidade de locomoção é suficiente para vencer o deslocamento das massas de água (correntes e marés). Das afirmações acima, a) apenas I,II e IV estão corretas. Gab: D 04 – (UFG/2004) Em açudes de pequeno porte, na região do polígono da seca no Nordeste brasileiro, houve curto período de estiagem seguido de longo período chuvoso e forte luminosidade. Espera-se que, nessas circunstâncias, a) ocorra aumento de fitoplâncton, deposição de matéria orgânica, morte de algas, baixo teor de oxigênio e mortandade de animais aquáticos. Gab: A Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. 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IFPE – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Pernambuco Posted: 04 Nov 2015 10:25 AM PST Você, candidato do Exame Nacional do Ensino Médio e que deseja ingressar em uma instituição pública de nível superior e residir em Pernambuco, fique atento às notas de corte Sisu 2015 no IFPE e veja quantos você precisa fazer na prova.Engenharia de Produção Civil foi o curso com a maior nota de corte para o Instituto Federal de Pernambuco, com 693,52 pontos, para lotação no câmpus de Recife e disputa de Ampla Concorrência. Por isso, aproveite a baixa concorrência em relação aos demais institutos e universidades e veja se algum dos cursos oferecidos pelo o IFPE, é o que você deseja cursar. Já a menor nota de corte foi para o curso de Agroecologia, com 554,64 pontos, para lotação no câmpus de Barreiros e disputa de Cota racial com renda livre. O IFPE fica sediado em Recife e possui as seguintes unidades: de Barreiros, de Recife e de Pesqueira. Os cursos oferecidos são os de Agroecologia, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia de Produção Civil, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo, Radiologia, Enfermagem e Matemática. Confira a tabela completa com as notas de corte para o IFPE:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IFPE – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal de Pernambuco apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ciências Contábeis – Notas de Corte no Enem – Veja os pontos para passar no Sisu 2015 Posted: 04 Nov 2015 09:56 AM PST A profissão é segura para quem consegue apresentar um bom desempenho. As regras tributárias no Brasil são tantas e tão complexas que as empresas e os governos demandam pessoas especializadas em Contabilidade.As Notas de Corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Contabilidade têm a frieza dos números: Nas universidades mais puxadas é mesmo muito difícil entrar. Mas, há excelentes oportunidades com notas de corte do Enem muito baixas, onde só não estuda mesmo quem não faz força nenhuma. Confira: Nos cinco primeiros lugares em notas de corte Sisu 205 para Contabilidade ficaram as seguintes disputas: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de São Paulo, e Universidade Federal do Ceará. O primeiro lugar geral ficou para os candidatos na cidade do Rio de Janeiro, para a UFRJ, com 735,05 pontos nas Notas de Corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Em seguida os candidatos de Belo Horizonte da UFMG marcaram 722,16 pontos, com o segundo lugar. Completando os cinco primeiros colocados vieram as disputas em Niterói, na UFF, com 710,71 pontos; em Osasco, na UNIFESP, com 702,70 pontos; e para as vagas da UFC em Fortaleza, com 689,86 pontos de notas de corte no Sisu 2015 para Ciências Contábeis. Mas, estas cinco disputas não são a regra. No geral deu para entrar com notas de corte do Enem bem mais baixas. Com 600 pontos já se conseguem vagas em boas universidades para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Veja aqui como é o curso de Graduação em Ciências Contábeis, o que se aprende na Faculdade, a profissão e o Mercado de Trabalho. Veja a tabela completa, com as menores notas de corte do Enem para Contábeis também.
As notas de corte da UFPA, da UnB, e da UFRN não foram consideradas para efeito de ranking, pois estas instituições colocaram apenas uma parte das vagas na disputa pelo Sisu. O post Ciências Contábeis – Notas de Corte no Enem – Veja os pontos para passar no Sisu 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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