terça-feira, 17 de novembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Poesia Concreta – Revisão de Literatura Enem e Vestibular. Confira!

Posted: 16 Nov 2015 02:00 PM PST

O movimento denominado como ‘Poesia Concreta’ faz parte da história literária do Brasil. Confira nesta aula gratuita para o vestibular e o Enem.

figura_20.jpg

Décio Pignatari e os irmãos Campos (na foto) são expoentes deste movimento da Poesia concreta.  Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo*.

Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial.

Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético (planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios:

  • Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos;
  • Uma linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial ("A importância do olho na comunicação mais rápida (…) os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento (...)");
  • Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página;
  • O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto.

Um exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:

figura_21.jpg

Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:

de sol a sol

soldado

de sal a sal

salgado

de sova a sova

sovado

de suco a suco

sugado

de sono a sono

sonado

sangrado

de sangue a sangue

Literatura Enem

Décio Pignatari

figura_23.jpg

Augusto de Campos – 1965

Saiba mais sobre Poesia Concreta neste vídeo do canal itaucultural, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Transcreve-se um poema de José Lino Grünewald:

Forma

Reforma

Disforma

Transforma

Conforma

Informa

Forma

Este é um poema escrito dentro dos princípios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 50 (século XX). Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:

I – a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.

II – à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.

III – o apelo à comunicação não verbal exerce papel fundamental.

Escreveu-se corretamente em:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

e) nenhuma das frases.

Dica 1 – Saiba tudo sobre João Cabral de Melo Neto em mais esta aula de revisão para Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/joao-cabral-de-melo-neto-literatura-enem/

Questão 02

Sobre a poesia concreta no Brasil, é correto afirmar que:

a) apresenta rigidez no nível prosódico e impassibilidade diante dos problemas nacionais.

b) dá continuidade à corrente intimista e estetizante dos anos 40.

c) apresenta descaso pelos aspectos formais do poema e preferência pela linguagem correta.

d) visa a atingir e a explorar as camadas materiais do significante (som, letra impressa, linha, superfície da folha).

e) se preocupa com a correção sintática, com a renovação dos temas relacionados com os estados psíquicos do poeta.

Dica 2 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/

Texto para questão 03

Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, esse movimento usa as ideias do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.

Questão 03

O conceito se refere ao:

a) Tropicalismo.

b) Modernismo.

c) Concretismo.

d) Surrealismo.

e) Evolucionismo.

Dica 3 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/

Textos para questão 04

Texto 1

Destes penhascos fez a natureza

O berço, em que nasci! oh queima cuidara,

Que entre penhas tão duras se criara

Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor , que vence os tigres, por empresa

Tomou logo render-me; ele declara

Contra o meu coração guerra tão rara,

Que não me foi bastante a fortaleza.

Pois mais que eu mesmo conhecesse o dano,

A que dava ocasião minha brandura,

Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura,

Temei, penhas, temei; que Amor tirano,

Onde há mais resistência, mas se apura.

(Cláudio Manuel da Costa)

Texto 2

ruaruaruasol

ruaruasolrua

ruasolruarua

solruaruarua

ruaruaruas

(Ronaldo Azeredo)

Questão 04

Considerando as obras supracitadas como ilustrativas da poesia árcade e da poesia concreta, assinale a opção cuja ordem preenche CORRETAMENTE as afirmativas seguintes:

1 – "O __________ é, pois, consciência de integração: de ajustamento a uma ordem natural, social e literária, decorrendo disso a estética da imitação, por meio da qual o espírito reproduz as formas naturais, não apenas como elas aparecem à razão, mas como as conceberam e recriaram os bons autores da Antigüidade."

2 – "Os elementos de composição característicos da poesia _________ são a organização geométrica do espaço e o jogo de semelhanças de significantes."

3 – "Os ___________ se recusavam a uma exploração mais completa da psicologia humana, assim como se tinham negado a uma concepção mais imaginativa da linguagem."

4 – "Talvez se pudesse concluir que um poema __________ seja definido mais ou menos assim: um tipo de composição poética centrada na utilização de poucos elementos dispostos no papel de modo a valorizar a distribuição espacial, o tamanho e a forma dos caracteres tipográficos e as semelhanças fônicas entre as palavras."

5 – A poesia __________ significou o reconhecimento do poema como objeto também espacial, e da necessidade de procedimentos composicionais compatíveis com essa realidade."

a) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-concreto; 5-árcade.

b) 1-Concretismo; 2-concreta; 3-concretistas; 4-árcade; 5-concreta.

c) 1-Arcadismo; 2-concreta; 3-árcades; 4-concreto; 5-concreta.

d) 1-Concretismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-árcade; 5-concreta.

e) 1-Arcadismo; 2-árcade; 3-árcades; 4-concreto; 5-árcade.

Questão 05

Quem não passou pela experiência de estar lendo um texto e defrontar-se com passagens já lidas em outros? Os textos conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de intertextualidade. Leia os seguintes textos:

I. Quando nasci, um anjo torto

Desses que vivem na sombra

Disse: Vai Carlos! Ser "gauche" na vida

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)

II. Quando nasci veio um anjo safado

O chato dum querubim

E decretou que eu tava predestinado

A ser errado assim

Já de saída a minha estrada entortou

Mas vou até o fim.

(BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Cia das Letras, 1989)

III. Quando nasci um anjo esbelto

Desses que tocam trombeta, anunciou:

Vai carregar bandeira.

Carga muito pesada pra mulher

Esta espécie ainda envergonhada.

(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)

Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem intertextualidade, em relação a Carlos Drummond de Andrade, por:

a) reiteração de imagens.

b) oposição de ideias.

c) falta de criatividade.

d) negação dos versos.

e) ausência de recursos.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe imagem Enem

O post Poesia Concreta – Revisão de Literatura Enem e Vestibular. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Biologia – Caramujos, lulas e ostras: Revise o Filo dos Moluscos!

Posted: 16 Nov 2015 01:09 PM PST

Os moluscos fazem parte da nossa vida, seja nos causando certo "nojinho" ao observarmos uma lesma e seu rastro ou nos dando água na boca quando sentimos o cheirinho de ostras gratinadas.

Os moluscos são seres de corpo mole, que vivem em ambientes terrestres úmidos, mas principalmente em ambientes aquáticos (tanto marinhos quanto dulcícolas). Sua principal característica é o corpo mole, daí o seu nome Mollusca, que deriva do latim mollis = mole.  Estes animais podem aparecer na sua casa e no seu prato, assim como nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Então, vamos revisar o Filo dos Moluscos ou Mollusca?

Dica do Blog do Enem:  Antes de continuar estudando o Filo dos Moluscos, que tal revisar os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja aqui aula completa da professora Juliana Evelyn e vídeo do professor Rubens Oda com as dicas sobre as Características Básicas dos Animais.  Mas, se você está pronta (ou pronto) para continuar, vamos em frente com a aula dos Moluscos!

Hábitos dos moluscos: A maior parte das espécies de moluscos vive em ambientes aquáticos, tanto marinhos quanto dulcícolas. Porém, há também representantes terrestres, como algumas espécies de lesmas e caracóis. São todos animais de vida livre, podendo ser natantes, rastejantes ou fixos, como muitas espécies de ostras e mariscos.

Anatomia geral dos moluscos: Os indivíduos do Filo Mollusca são animais de simetria bilateral, triblásticos e celomados. Neste filo, a biodiversidade é bastante grande, porém, há, na maioria das espécies, um padrão anatômico: o corpo é geralmente dividido em pé, cabeça e massa visceral. Além disso, embora o corpo dos moluscos seja mole, muitos secretam um exoesqueleto calcário, que chamamos popularmente de concha.

A concha é secretada por um tecido especial que recobre o animal dorsalmente: o manto ou pálio. As conchas servem essencialmente para a proteção do animal e, geralmente, é uma estrutura externa. Porém, em algumas espécies essa concha é bastante reduzida e está posicionada internamente no corpo do animal, como é o caso das lulas.  Veja na imagem a seguir as principais partes do corpo de um caramujo:

Filo dos Moluscos

Sistema respiratório dos moluscos

Os moluscos de ambientes aquáticos possuem brânquias que podem estar localizadas na superfície do corpo em pares ou entre a concha e manto. Nos moluscos que possuem duas conchas, como as ostras e mariscos, as brânquias possuem cílios que batem na cavidade entre o manto e a concha para gerarem um fluxo de água que sempre se renova.

Nos polvos e lulas, as brânquias não são ciliadas, uma vez que o fluxo de água é produzido pela musculatura do manto que é bastante desenvolvida. Já as espécies terrestres, como os caracóis, possuem pulmões para realizar a sua respiração. Algumas espécies de lesma podem ainda não ter estruturas especializadas na respiração e trocam gases através da superfície do corpo.

 

Circulação nos moluscos: Os moluscos possuem sistema circulatório. Na maioria das espécies esse sistema circulatório é do tipo aberto, uma vez que o sangue não circula apenas dentro dos vasos. Nesse tipo de sistema circulatório, os vasos terminam em lacunas entre os tecidos e o sangue extravasa e circula por entre as células. Depois, o sangue volta para os vasos e vai ser oxigenado nos pulmões ou brânquias. Já nos cefalópodes (lulas e polvos), o sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue circula apenas dentro dos vasos sanguíneos.

Sistema excretor dos moluscos: A excreção nos moluscos é realizada por metanefrídeos. Os metanefrídeos são formados por ductos que possuem duas aberturas: uma delas na forma de funil com cílios filtra os líquidos da cavidade celomática, a outra desemboca para fora do animal ou na cavidade entre a concha e o manto (cavidade palial).

Dicas do Blog do Enem

1 – Revise também o Filo dos Poríferos! Veja este super post com aula divertida do professor Paulo Jubilut e dicas da Professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais-poriferos/

2 – Você conhece o Filo dos Cnidários? Não? Então se liga e revise esses animais também, pois eles também podem aparecer no Enem e nos vestibulares! Veja este post com vídeo-aul divertida do professor Paulo Jubilut: http://blogdoenem.com.br/cnidarios-aguas-vivas-corais/
3 – 4: Que tal revisar também o Filo dos Platelmintos? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-filo-platelmintos/

Veja o Sistema Digestório dos moluscos

O sistema digestório dos moluscos é completo, tendo boca e ânus. A digestão ocorre tanto de maneira extracelular, quanto intracelular na maioria dos moluscos, com exceção dos cefalópodes, onde a digestão é exclusivamente extracelular.  Na boca da maioria dos moluscos (com exceção dos bivalves) há um estrutura chamada de rádula, semelhante à uma língua, só que coberta de pequenos dentes que servem para raspar o substrato para a obtenção de alimento.

Nos moluscos filtradores, como os bivalves, as brânquias exercem um papel fundamental na alimentação do animal: elas estão dispostas de modo a formar uma rede que, além de realizar trocas gasosas, ajuda a capturar partículas na água que são levadas à boca do animal e servem de alimento.

Filo dos Moluscos

Sistema nervoso dos moluscos: O sistema nervoso dos moluscos é ganglionar, composto por gânglios unidos por cordões nervosos ventrais.

Reprodução dos moluscos:

Muitos moluscos são dioicos, ou seja, possuem sexos separados. Porém há também representantes hermafroditas. Neste filo, há uma grande diversidade reprodutiva, podendo haver espécies que realizam fecundação interna ou externa (a grosso modo, as espécies fixas realizam fecundação externa, enquanto as natantes realizam fecundação interna).

Algumas possuem desenvolvimento indireto, com a formação de larvas. Outras, possuem desenvolvimento direto, na qual os filhotes saem dos ovos bastante semelhantes aos adultos.

Aula Gratuita

– Veja esta super vídeo-aula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica:

Exercícios

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é? Beleza! Agora, para fixar o conteúdo e mostrar que você já sabe as principais características do Filo dos Moluscos, que tal testar seus conhecimentos?

1) (FGV) Os moluscos bivalvos (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados “organismos filtradores”, mas, em conseqüência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta.

a) Os moluscos não possuem sistema digestivo.

b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.

c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.

d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.

e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

Resposta: D.

2) (Makenzie) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos moluscos.

a) São animais diploblásticos acelomados.

b) Têm respiração braquial ou “pulmonar”.

c) Possuem o corpo constituído, basicamente, por cabeça, pé e massa visceral.

d) Têm excreção através de metanefrídeos.

e) São de sexos separados ou hermafroditas.

Resposta: D.

3) (UFPE) Na figura a seguir é ilustrada a organização geral de um molusco gastrópodo, em que se observa um corpo constituído por cabeça, massa visceral (onde se concentram os órgãos) e pé. Com relação ao filo Mollusca, é correto afirmar que:

Filo dos Moluscos

a) não apresenta sistema digestivo completo, de forma que a digestão é processada através de uma bolsa enzimática.

b) apresenta respiração exclusivamente branquial.

c) o sistema nervoso consiste de um anel situado em torno da boca.

d) a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi e de glândulas localizadas na base dos pés.

e) lesmas, ostras, mexilhões, lulas e polvos são moluscos.

Resposta: E.

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Biologia – Caramujos, lulas e ostras: Revise o Filo dos Moluscos! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona.

Posted: 16 Nov 2015 12:51 PM PST

Com a sua Nota do Enem você pode conquistar uma vaga em Universidades Pública. Vale para todos os cursos, Veja como funciona o SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Já fique de olho no calendário. Todo ano acontecem duas rodadas de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Em janeiro as universidades federais, institutos federais, e universidades estaduais que adotaram o Sisu em substituição ao vestibular colocam as vagas em disputa. São 200 mil vagas em janeiro e 50 mil e julho.

Sisu aprenda destacada

Você só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu se tiver uma nota válida no Enem do ano anterior. Ou seha, em 2016 você concorre com a nota do Enem 2015. Em 2017, com a nota do Enem 2016, e assim sucessivamente.  E, nao vale ter tirado zero na redação. Só pode concorrer quem tiver uma nota válida tanto nas Objetivas quanto na Redação.

Chance em dobro – você concorre em dois cursos diferentes. Muita gente não entende este critério, mas é real. Na inscrição do Sisu você pode se inscrever em até 2 (duas) opções de vaga. Ao se inscrever deve especificar em ordem de preferência: suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência.

Vamos traduzir para descomplicar: Você pode concorrer para Medicina na UFRJ e concorrer para Arquitetura na UFRGS. As suas notas do Enem entram no sistema e participam do leilão de vagas nas duas instituições, em cursos diferentes. Você confere a cada dia da corrida do Sisu onde você está com mais chances, e vai ‘jogando’ com a sua nota. E, é claro, se quiser trocar de curso ou de instituição você também pode fazer isso de maneira bem simples.

Dicas do Blog do Enem:

Veja como fazer a Inscrição no Sisu:

sisu passo a passo pequeno

Aprenda tudo sobre o Sisu

Confira o Passo a Passo completo do Sisu.

Aprenda a fazer desde a inscrição, como alimentar os dados no sistema, e como jogar com a sua noa do Enem para vencer as Notas de Corte do Sisul As dicas ajudam você a não errar e perder a vaga.

Veja as Notas de Corte do Enem e calcule suas chances

Confira quantos pontos você precisa para passar em Administração, Engenharias, Medicina, Pedagogia e todos os cursos de graduação. Tabelas completas com o resultado oficial do Ministério da Educação. Veja aqui as Notas de Corte do Enem.

notas de corte funil

Veja o site oficial do Sisu no Ministério da Educação

Sisu

site oficial do Sisul Veja.

A sua Nota do Enem vale também para disputar as Bolsas de Estudo do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Vale também para concorrer às vagas de Cursos Técnicos no Pronatec, e funcionam como critério classificatório para os financiamentos através do Fies.

O post Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona. apareceu primeiro em Blog do Enem.

IFMA – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Maranhão

Posted: 16 Nov 2015 11:49 AM PST

Quer estudar em um Instituto Federal e ingressar em um curso de referência? Então veja quantos pontos você precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio para entrar no IFMA. Veja as notas de corte.

Aproveite que a concorrência é baixa para ingressar no Instituto Federal do Maranhão. Os cursos com as maiores notas de corte foram os de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial Elétrica.

Engenharia Civil cravou a maior nota de corte Sisu 2015 para o IFMA: 700,04 pontos, para lotação no câmpus São Luís – Monte Castelo, para disputa de Escola Pública com renda livre. O curso de Engenharia Elétrica veio em seguida, com 679,14 pontos, para o câmpus Imperatriz e disputa de Ampla Concorrência. Engenharia Industrial Elétrica ficou com a terceira maior nota de corte: 679 pontos, para o câmpus São Luís – Monte Castelo e disputa de Ampla Concorrência.

Notas de corte

Já os cursos menos disputados, com as menores notas de corte foram os de Alimentos, Gestão de Turismo e Física. Alimentos obteve 541,32 pontos, para lotação no câmpus Codó e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. Gestão de Turismo ficou a segunda menor nota de corte: 547,96 pontos, para o câmpus Alcântara e disputa de Escola Pública com renda de até 1,5 salário mínimo. O curso de Física fez 549,42 pontos, para o câmpus São João dos Patos e disputa de Escola Pública com renda livre.

A sede do IFMA fica localizada no município de Pinheiro (MA) e possui os seguintes câmpus: de Açailândia, de Alcântara, de Bacabal, de Barreirinhas, de Buriticupu, de Caxias, de Codó, de Imperatriz, de Santa Inês, de São João dos Patos, de São Luís – Centro Histórico, de São Luís – Maracanã, de São Luís – Monte Castelo, de São Raimundo da Mangabeiras e de Zé Doca.

Confira o seu gabarito e já tenha uma boa noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela completa com as notas de corte para o IFMA:

Notas de Corte Sisu 2015 no IFMA

Instituto Federal do Maranhão

 

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
CAMPUS ACAILANDIAQuímicaNotAmpla Concorrência596,12
CAMPUS ACAILANDIAQuímicaNotCota racial até 1,5 SM575,38
CAMPUS ACAILANDIAQuímicaNotCota racial renda livre581,12
CAMPUS ACAILANDIAQuímicaNotEsc. Pública até 1,5 SM576,02
CAMPUS ACAILANDIAQuímicaNotEsc. Pública renda livre589,08
CAMPUS ALCANTARAGestão de TurismoNotAmpla Concorrência574,76
CAMPUS ALCANTARAGestão de TurismoNotCota racial até 1,5 SM558,56
CAMPUS ALCANTARAGestão de TurismoNotCota racial renda livre569,54
CAMPUS ALCANTARAGestão de TurismoNotEsc. Pública até 1,5 SM547,96
CAMPUS ALCANTARAGestão de TurismoNotEsc. Pública renda livre579,2
CAMPUS BACABALAlimentosIntAmpla Concorrência589,16
CAMPUS BACABALAlimentosIntCota racial até 1,5 SM563,18
CAMPUS BACABALAlimentosIntCota racial renda livre562,18
CAMPUS BACABALAlimentosIntEsc. Pública até 1,5 SM572,94
CAMPUS BACABALAlimentosIntEsc. Pública renda livre570,28
CAMPUS BACABALQuímicaIntAmpla Concorrência592,72
CAMPUS BACABALQuímicaIntCota racial até 1,5 SM575,52
CAMPUS BACABALQuímicaIntCota racial renda livre573,62
CAMPUS BACABALQuímicaIntEsc. Pública até 1,5 SM580,32
CAMPUS BACABALQuímicaIntEsc. Pública renda livre585,54
CAMPUS BARREIRINHASCiências BiológicasNotAmpla Concorrência585,08
CAMPUS BARREIRINHASCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM566,7
CAMPUS BARREIRINHASCiências BiológicasNotCota racial renda livre564,98
CAMPUS BARREIRINHASCiências BiológicasNotEsc. Pública até 1,5 SM556,58
CAMPUS BARREIRINHASCiências BiológicasNotEsc. Pública renda livre566,66
CAMPUS BURITICUPUBiologiaNotAmpla Concorrência613,18
CAMPUS BURITICUPUBiologiaNotCota racial até 1,5 SM561,38
CAMPUS BURITICUPUBiologiaNotCota racial renda livre564,56
CAMPUS BURITICUPUBiologiaNotEsc. Pública até 1,5 SM585,2
CAMPUS BURITICUPUBiologiaNotEsc. Pública renda livre594,02
CAMPUS BURITICUPUGestão PúblicaNotAmpla Concorrência575,4
CAMPUS BURITICUPUGestão PúblicaNotCota racial até 1,5 SM558,04
CAMPUS BURITICUPUGestão PúblicaNotCota racial renda livre567
CAMPUS BURITICUPUGestão PúblicaNotEsc. Pública até 1,5 SM562,64
CAMPUS BURITICUPUGestão PúblicaNotEsc. Pública renda livre568,56
CAMPUS BURITICUPUMatemáticaNotAmpla Concorrência579,4
CAMPUS BURITICUPUMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM553,16
CAMPUS BURITICUPUMatemáticaNotCota racial renda livre562,46
CAMPUS BURITICUPUMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM565,24
CAMPUS BURITICUPUMatemáticaNotEsc. Pública renda livre575,16
CAMPUS CAXIASCiência da ComputaçãoIntAmpla Concorrência636,94
CAMPUS CAXIASCiência da ComputaçãoIntCota racial até 1,5 SM605,56
CAMPUS CAXIASCiência da ComputaçãoIntCota racial renda livre610,7
CAMPUS CAXIASCiência da ComputaçãoIntEsc. Pública até 1,5 SM613,98
CAMPUS CAXIASCiência da ComputaçãoIntEsc. Pública renda livre616,9
CAMPUS CAXIASCiências BiológicasIntAmpla Concorrência594
CAMPUS CAXIASCiências BiológicasIntCota racial até 1,5 SM568,3
CAMPUS CAXIASCiências BiológicasIntCota racial renda livre575,54
CAMPUS CAXIASCiências BiológicasIntEsc. Pública até 1,5 SM574,96
CAMPUS CAXIASCiências BiológicasIntEsc. Pública renda livre586,56
CAMPUS CAXIASQuímicaNotAmpla Concorrência590,3
CAMPUS CAXIASQuímicaNotCota racial até 1,5 SM579,68
CAMPUS CAXIASQuímicaNotCota racial renda livre575,66
CAMPUS CAXIASQuímicaNotEsc. Pública até 1,5 SM576,78
CAMPUS CAXIASQuímicaNotEsc. Pública renda livre592,74
CAMPUS CODÓAgronomiaIntAmpla Concorrência599,96
CAMPUS CODÓAgronomiaIntCota racial até 1,5 SM580,28
CAMPUS CODÓAgronomiaIntCota racial renda livre576,72
CAMPUS CODÓAgronomiaIntEsc. Pública até 1,5 SM594,9
CAMPUS CODÓAgronomiaIntEsc. Pública renda livre582,68
CAMPUS CODÓAlimentosIntAmpla Concorrência567,8
CAMPUS CODÓAlimentosIntCota racial até 1,5 SM556,84
CAMPUS CODÓAlimentosIntCota racial renda livre547,72
CAMPUS CODÓAlimentosIntEsc. Pública até 1,5 SM541,32
CAMPUS CODÓAlimentosIntEsc. Pública renda livre552,24
CAMPUS CODÓCiências AgráriasIntAmpla Concorrência572,48
CAMPUS CODÓCiências AgráriasIntCota racial até 1,5 SM558,38
CAMPUS CODÓCiências AgráriasIntCota racial renda livre558,88
CAMPUS CODÓCiências AgráriasIntEsc. Pública até 1,5 SM564,82
CAMPUS CODÓCiências AgráriasIntEsc. Pública renda livre559,74
CAMPUS CODÓMatemáticaNotAmpla Concorrência580,38
CAMPUS CODÓMatemáticaNotCota racial até 1,5 SM570,26
CAMPUS CODÓMatemáticaNotCota racial renda livre566,7
CAMPUS CODÓMatemáticaNotEsc. Pública até 1,5 SM556,04
CAMPUS CODÓMatemáticaNotEsc. Pública renda livre566,68
CAMPUS CODÓQuímicaIntAmpla Concorrência577
CAMPUS CODÓQuímicaIntCota racial até 1,5 SM557,22
CAMPUS CODÓQuímicaIntCota racial renda livre560,24
CAMPUS CODÓQuímicaIntEsc. Pública até 1,5 SM550,72
CAMPUS CODÓQuímicaIntEsc. Pública renda livre570,08
Campus IMPERATRIZCiência da ComputaçãoIntAmpla Concorrência644,7
Campus IMPERATRIZCiência da ComputaçãoIntCota racial até 1,5 SM627,94
Campus IMPERATRIZCiência da ComputaçãoIntCota racial renda livre634,86
Campus IMPERATRIZCiência da ComputaçãoIntEsc. Pública até 1,5 SM626,94
Campus IMPERATRIZCiência da ComputaçãoIntEsc. Pública renda livre656,04
Campus IMPERATRIZEngenharia ElétricaIntAmpla Concorrência679,14
Campus IMPERATRIZEngenharia ElétricaIntCota racial até 1,5 SM644,64
Campus IMPERATRIZEngenharia ElétricaIntCota racial renda livre647,22
Campus IMPERATRIZEngenharia ElétricaIntEsc. Pública até 1,5 SM645,2
Campus IMPERATRIZEngenharia ElétricaIntEsc. Pública renda livre666,2
Campus IMPERATRIZFísicaNotAmpla Concorrência634,48
Campus IMPERATRIZFísicaNotCota racial até 1,5 SM605,02
Campus IMPERATRIZFísicaNotCota racial renda livre614,8
Campus IMPERATRIZFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM593,42
Campus IMPERATRIZFísicaNotEsc. Pública renda livre622,36
CAMPUS SANTA INESFísicaNotAmpla Concorrência596,08
CAMPUS SANTA INESFísicaNotCota racial até 1,5 SM576,22
CAMPUS SANTA INESFísicaNotCota racial renda livre580,04
CAMPUS SANTA INESFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM589,28
CAMPUS SANTA INESFísicaNotEsc. Pública renda livre594,56
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSAdministraçãoNotAmpla Concorrência613,4
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSAdministraçãoNotCota racial até 1,5 SM578,44
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSAdministraçãoNotCota racial renda livre590,4
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSAdministraçãoNotEsc. Pública até 1,5 SM589,9
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSAdministraçãoNotEsc. Pública renda livre588,76
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSFísicaNotAmpla Concorrência577,96
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSFísicaNotCota racial até 1,5 SM552,36
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSFísicaNotCota racial renda livre553,94
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSFísicaNotEsc. Pública até 1,5 SM555,78
CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOSFísicaNotEsc. Pública renda livre549,42
CAMPUS SÃO LUÍS-CENTRO HISTÓRICOArtes VisuaisVespAmpla Concorrência614,24
CAMPUS SÃO LUÍS-CENTRO HISTÓRICOArtes VisuaisVespCota racial até 1,5 SM591,34
CAMPUS SÃO LUÍS-CENTRO HISTÓRICOArtes VisuaisVespCota racial renda livre597,12
CAMPUS SÃO LUÍS-CENTRO HISTÓRICOArtes VisuaisVespEsc. Pública até 1,5 SM602,94
CAMPUS SÃO LUÍS-CENTRO HISTÓRICOArtes VisuaisVespEsc. Pública renda livre594,6
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃAlimentosVespAmpla Concorrência609,8
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃAlimentosVespCota racial até 1,5 SM589,42
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃAlimentosVespCota racial renda livre585
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃAlimentosVespEsc. Pública até 1,5 SM584,88
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃAlimentosVespEsc. Pública renda livre595,38
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃCiências AgráriasMatAmpla Concorrência605,84
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃCiências AgráriasMatCota racial até 1,5 SM587,82
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃCiências AgráriasMatCota racial renda livre593,76
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃCiências AgráriasMatEsc. Pública até 1,5 SM587,44
CAMPUS SÃO LUÍS-MARACANÃCiências AgráriasMatEsc. Pública renda livre594,36
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOBiologiaNotAmpla Concorrência642,72
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOBiologiaNotCota racial até 1,5 SM607,92
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOBiologiaNotCota racial renda livre610,68
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOBiologiaNotEsc. Pública até 1,5 SM624,18
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOBiologiaNotEsc. Pública renda livre638,14
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia CivilIntAmpla Concorrência723,12
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia CivilIntCota racial até 1,5 SM668,72
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia CivilIntCota racial renda livre685,02
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia CivilIntEsc. Pública até 1,5 SM677,26
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia CivilIntEsc. Pública renda livre700,04
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia INDUSTRIAL ELÉTRICAIntAmpla Concorrência679
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia INDUSTRIAL ELÉTRICAIntCota racial até 1,5 SM645,7
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia INDUSTRIAL ELÉTRICAIntCota racial renda livre651,68
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia INDUSTRIAL ELÉTRICAIntEsc. Pública até 1,5 SM660,3
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOEngenharia INDUSTRIAL ELÉTRICAIntEsc. Pública renda livre670,3
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOFísicaIntAmpla Concorrência628,04
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOFísicaIntCota racial até 1,5 SM595,3
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOFísicaIntCota racial renda livre605,5
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOFísicaIntEsc. Pública até 1,5 SM603,52
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOFísicaIntEsc. Pública renda livre615,44
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOMatemáticaVespAmpla Concorrência622,44
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOMatemáticaVespCota racial até 1,5 SM597,68
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOMatemáticaVespCota racial renda livre610,1
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOMatemáticaVespEsc. Pública até 1,5 SM602,94
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOMatemáticaVespEsc. Pública renda livre613,72
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOQuímicaIntAmpla Concorrência613,14
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOQuímicaIntCota racial até 1,5 SM589,68
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOQuímicaIntCota racial renda livre602,88
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOQuímicaIntEsc. Pública até 1,5 SM591,84
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOQuímicaIntEsc. Pública renda livre590,28
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOSistemas de InformaçãoIntAmpla Concorrência655,62
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOSistemas de InformaçãoIntCota racial até 1,5 SM615,28
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOSistemas de InformaçãoIntCota racial renda livre630,82
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOSistemas de InformaçãoIntEsc. Pública até 1,5 SM622,88
CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELOSistemas de InformaçãoIntEsc. Pública renda livre649,96
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASCiências BiológicasNotAmpla Concorrência582,48
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASCiências BiológicasNotCota racial até 1,5 SM553,94
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASCiências BiológicasNotCota racial renda livre559,54
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASCiências BiológicasNotEsc. Pública até 1,5 SM557,56
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRASCiências BiológicasNotEsc. Pública renda livre562,16
CAMPUS ZE DOCAAlimentosNotAmpla Concorrência569,96
CAMPUS ZE DOCAAlimentosNotCota racial até 1,5 SM554,38
CAMPUS ZE DOCAAlimentosNotCota racial renda livre553,48
CAMPUS ZE DOCAAlimentosNotEsc. Pública até 1,5 SM564,6
CAMPUS ZE DOCAAlimentosNotEsc. Pública renda livre555,94
CAMPUS ZE DOCAQuímicaNotAmpla Concorrência577,56
CAMPUS ZE DOCAQuímicaNotCota racial até 1,5 SM556,22
CAMPUS ZE DOCAQuímicaNotCota racial renda livre558,74
CAMPUS ZE DOCAQuímicaNotEsc. Pública até 1,5 SM549,76
CAMPUS ZE DOCAQuímicaNotEsc. Pública renda livre575,76
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post IFMA – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Maranhão apareceu primeiro em Blog do Enem.

Novidade boa: Instituto de Portugal abre vagas no exterior para brasileiros

Posted: 16 Nov 2015 08:46 AM PST

Seu sonho é estudar no exterior? Então ele pode se tornar realidade de uma forma razoavelmente fácil, basta de se dar bem no Enem, garantindo uma boa pontuação. Veja as novas vagas no exterior disponíveis.

VAGAS-NO-EXTERIOR

Agora o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), de Portugal, oferece vagas no exterior para estudantes brasileiros que obtiveram uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio, ingressarem em um curso de nível superior. Isso graças ao convênio firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o IPCA no último dia 9, em Brasília.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o convênio prevê adoção de dos resultados do exame na seleção de estudantes interessados nos cursos oferecidos pela instituição lusa.

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave reúne cursos que vão desde gestão de atividades turísticas à licenciatura em engenharia em desenvolvimento de jogos digitais. Em Portugal, esta é a sétima instituição a firmar parceria com o Inep, para que as notas do Enem sejam usadas como critério para o ingresso do acadêmico.

Para Chico Soares, presidente do Inep, a iniciativa é mais uma oportunidade de os estudantes brasileiros usufruírem dos acordos educacionais entre as instituições da União Europeia.

O investimento anual é de 1.750 euros (R$ 7.120), que podem ser divididos em até dez vezes. A hospedagem em alojamento do IPCA sai por cem euros (R$ 407) ao mês e o valor da refeição oferecida pelo instituto é 2,4 euros (R$ 9,76).

Desde 2014, o Inep tem acordo firmado com as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve para aproveitamento dos resultados do exame. Também já fecharam acordos com o Inep os institutos politécnicos de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL) e de Beja (IPBeja).

Mais informações sobre o processo seletivo para o IPCA podem ser obtidas no site do instituto.

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Novidade boa: Instituto de Portugal abre vagas no exterior para brasileiros apareceu primeiro em Blog do Enem.

Florianópolis – Veja escolas com as piores e melhores notas no Resultado Enem.

Posted: 16 Nov 2015 07:31 AM PST

Colégio Autonomia conquistou o 1º lugar no Resultado Enem 2014 nas escolas da capital de Santa Catarina. Energia veio logo em 2º. Apenas cinco colégios ficaram acima de 600 pontos de média. Confira a lista.

Colégio bom é colégio puxado, que leva os alunos a alcançarem os resultados de aprendizagem necessários. Não tem desculpa de ser 'escola pública', 'escola de bairro', ou de 'cidade do interior' para ficar abaixo da média no Resultado Enem. Há exemplos de excelência que derrubam estas desculpas que não colam.

Em Florianópolis quatro escolas privadas e um colégio público ficaram com os cinco primeiros lugares no Resultado Enem 2014. O primeiro lugar geral da cidade foi para o Colégio Autonomia, com 647,12 pontos nas provas objetivas. Ficou entre os 200 melhores do Brasil. É muito bom estar entre os líderes.

Confira a lista dos melhores e dos mais fracos nas notas do Enem

Quem também fez bonito foi o Curso e Colégio Energia, que ficou no 433º lugar nacional, entre os 500 melhores do Brasil no Resultado Enem de 2014, ao marcar 626,82 pontos de média nas provas objetivas.

florianópolis resultado enem destacada

resultado Enem Florianópolis

Fechando o grupo dos top five de Florianópolis vieram o Educandário Imaculada Conceição, a Escola da Ilha, e o Ensino Médio da Escola Técnica Federal em Florianópolis (IFSC). Todos acima de 600 pontos.

Veja a lista completa das notas no Resultado Enem em Florianópolis.

No final do ranking pelas notas médias nas provas objetivas no Resultado Enem de 2014 ficaram as seguintes escolas (que precisam rever seus processos e métodos de ensino para melhorar o desempenho dos alunos): Colégios Estaduais Henrique Stodieck; Anísio Teixeira; Jacó Anderle; Leonor de Barros; e Paulo Fontes. Veja na tabela as notas.

Florianópolis – Resultado Enem 2014 por Escolas
RankingColégioRedeObjetivasRedação
180ESCOLA AUTONOMIAPrivada647,12683,11
433COLEGIO ENERGIAPrivada626,82653,36
959EDUCANDARIO IMACULADA CONCEICAOPrivada604,47689,6
1010ESCOLA DA ILHAPrivada602,77624,1
1080IFSC – CAMPUS FLORIANOPOLISFederal600,3584,68
1125COLEGIO DA LAGOAPrivada598,93611,33
1217COLEGIO CATARINENSEPrivada596,76652,82
1462COC-COLEGIO OSVALDO CARVALHOPrivada590,86660
1519COLEGIO BOM JESUS CORACAO DE JESUSPrivada589,53618,92
1712COLEGIO TENDENCIAPrivada585,03613,96
1851ESCOLA DINAMICAPrivada582,07592,94
2074CENTRO DE ENSINO GUROOPrivada577,72603,26
2118COLEGIO SANTA CATARINAPrivada576,61564,44
2260COLEGIO GERACAOPrivada573,85596,86
2322EEB FELICIANO NUNES PIRESEstadual572,85581,14
2636COLEGIO DE APLICACAO UFSCFederal567,67611,65
2662COLEGIO ADVENTISTA DE FLORIANOPOLIS – CENTROPrivada567,31584,24
2858COLEGIO SALVATORIANO NOSSA SENHORA DE FATIMAPrivada564,09588,18
3343COLEGIO ADVENTISTA DE FLORIANOPOLIS – ESTREITOPrivada556,21592,56
3540COLEGIO ESTIMOARTEPrivada553,66554,04
4350COLEGIO ANTONIO PEIXOTOPrivada541,73511,58
4728COLEGIO CRUZ E SOUSAPrivada536,41514,58
4775EPI ESCOLA DA PRAIA DOS INGLESESPrivada535,55550
6173INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCACAOEstadual519,07534,72
6344EEB DOM JAIME DE BARROS CAMARAEstadual517,41517,5
7019EEB ADERBAL RAMOS DA SILVAEstadual511,63494,37
7079EEB Prof. HENRIQUE STODIECKEstadual511,17494,29
7159EEB Prof. ANISIO TEIXEIRAEstadual510,53460
9211EEM JACO ANDERLEEstadual497,09458,39
10794EEB LEONOR DE BARROSEstadual487,57407,5
13018EEB DR PAULO FONTESEstadual473,51446,15

 

O post Florianópolis – Veja escolas com as piores e melhores notas no Resultado Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!