Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Não se culpe por ler A Culpa é das Estrelas – Vale para redação vestibular e Enem.
- Engenharia de Produção – Notas de Corte no Enem. Confira os pontos no Sisu 2015.
- Redação – Veja um exemplo de nota máxima. Perceba que não é tão difícil assim!
- IF Sul-Rio-grandense – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
- Razão e Proporção + Regra de Três com 10 exercícios para você fazer!
- Desafio Fast Date: Acadêmicos da Universidade São Judas Tadeu são desafiados neste sábado (28)
- Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise!
Não se culpe por ler A Culpa é das Estrelas – Vale para redação vestibular e Enem. Posted: 27 Nov 2015 02:06 PM PST Você é daqueles estudantes dedicados que acha que está perdendo tempo quando reserva um momento do seu dia para ver um bom filme ou ler um livro que não está na lista do Enem ou aos vestibulares?Você se culpa por gastar tempo com leituras, e que parecem distrações quando está se preparando para provas do vestibular ou do Enem? A recomendação do Blog do Enem é para você parar agora de pensar desse jeito! A dica de hoje foi feita para acalmar o seu coração e para preparar o seu cérebro para a Redação Saber relacionar diferentes áreas do conhecimento e defender seu ponto de vista usando as mais diversas fontes de informação são competências cobradas dos candidatos do Enem na prova de redação. Para que você consiga garantir uma nota satisfatória nesses quesitos, é preciso ter uma boa bagagem cultural e histórica, adquirida, muitas vezes, pelo entretenimento. Por isso, atenção que a Dica Enem de hoje é importante! A professora Andrea Lanzara, do Cursinho da Poli de São Paulo, conversou com a equipe do Universia e deu a seguinte Dica Enem: as atividades que o aluno faz durante seu tempo livre podem ser importantes fontes de inspiração para construir a argumentação na hora da prova. Ou seja, vale super para a preparação da Redação. Por isso, se você é fã de A Culpa é das Estrelas, do autor John Green, por que não citá-lo numa redação do Enem ou dos vestibulares. Por exemplo, se o tema abordado envolver questões de solidariedade e amor? Muitas lições sobre esses aspectos podem ser extraídas da obra e aproveitadas na discussão de determinados tópicos. Porém, antes de você se empolgar com a nossa Dica Enem e começar a pensar em mil formas de usar seu filme ou livro preferido como argumento na hora da redação do exame, leia esse post até o final! Existem formas corretas de utilizar o entretenimento como fonte de argumentação e, se você não souber ao certo como fazer isso, o tiro pode sair pela culatra. Dica 1: Redação Enem. Aulas gratuitas e dicas para um texto nota 1000 – http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-aulas/ Dica 2: Dica Enem – 10 atitudes que desperdiçam tempo de estudo – http://blogdoenem.com.br/dica-enem-tempo-estudo/Mas, vamos combinar o seguinte: só vale abordar filmes ou livros na redação do Enem se a relação deles com o tema for clara! Por exemplo: se o tema da redação fizer referência ao patriotismo, por que não fazer referência ao Capitão América? O personagem Capitão América surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, na onda do patriotismo norte-americano, e, por isso, a história dos quadrinhos aborda justamente essa questão: o personagem Steve Rogers, embora muito magro e sem preparo físico, queria de qualquer maneira lutar na guerra pelos Estados Unidos. Seu patriotismo era tão forte que ele se sujeitou a experimentos científicos que tentariam criar um supersoldado, medidas que acabaram originando o Capitão América. Dica 3: Estude com apostilas gratuitas – http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/Para colocar nossa Dica Enem em prática e trabalhar os filmes na redação do Enem, é importante que o aluno procure contextualizá-los e saiba demonstrar conhecimento a respeito das obras. Por isso, antes de citar seu filme preferido como argumento na sua dissertação, tenha certeza que você sabe usá-lo eficientemente para provar o ponto de vista que você está defendendo! Citar um filme ou um livro apenas por que você quer citá-los não vai demostrar sua bagagem cultural para os avaliadores e pode até fazê-lo perder pontos valiosos na hora de conquistar uma vaga na universidade. A professora Andrea também explica: “escolher o momento de lazer e o tipo de lazer é bastante importante”. Citamos ao longo desse post filmes de grande audiência que podem ser usados como fonte de argumentação para temas específicos da redação do Enem, mas, diversificar os gêneros cinematográficos é essencial. Redação Enem Nota 1000Veja dez exemplos de Redação Enem Nota 1000. São textos aprovados com Nota Máxima no Enem 2014. Perceba que não é tão difícil assim, e que você também pode chegar lá. Leia com calma e compare com seus rascunhos. Dica do Blog do Enem – Não precisa deixar de lado o gênero de filme pelo qual você tem preferência, apenas aprenda a assistir obras diferentes para ampliar seu repertório. Afinal, a ideia é reunir o maior número de artifícios para discutir o tema de redação proposto pelos enunciados do vestibular ou do Enem.
O post Não se culpe por ler A Culpa é das Estrelas – Vale para redação vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Engenharia de Produção – Notas de Corte no Enem. Confira os pontos no Sisu 2015. Posted: 27 Nov 2015 01:49 PM PST O curso de graduação em Engenharia de Produção abre muitas portas para a vida profissional. Você aprende conceitos e aplicações fundamentais de administração, matemática, logística e soluções de engenharia aplicadas a diversos setores.No grupo das maiores e das menores notas de corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Engenharia da Produção você encontra as disputas mais apertadas e também oportunidades muito fáceis para entrar em boas universidades. As cinco maiores notas de corte Sisu 2015 para Engenharia de Produção foram estas: 1º lugar geral para os candidatos que procuraram as vagas para o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (no câmpus da capital do estado), com 792,67 pontos. 2º lugar para os candidatos na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com 771,97 pontos no Enem. Em seguida a Universidade Federal de São Carlos ficou com o terceiro e o quarto lugares de todo o país. Para as vagas no câmpus de Sorocaba a disputa alcançou 771,83 pontos, e para as vagas no câmpus sede, em São Carlos, chegou a 771,76 pontos pelo Enem a Nota de Corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Engenharia de Produção. Fechando o grupo das maiores notas de corte Sisu 2015 parta Engenharia de Produção ficaram os candidatos na Universidade Federal de Itajubá, com 772,75 pontos. Porém, os dados mostram que dá para entrar em universidades de boa reputação ou referência acadêmica com notas muito mais baixas. Em Sumé, na Universidade Federal de Campina Grande, deu para passar com apenas 574,16 pontos de notas de corte Sisu 2015 para Engenharia de Produção. Notas de Corte mais baixas. Veja universidades onde é fácil entrar!Outras verdadeiras barbadas que você encontra na tabela abaixo são as notas de corte na Região Norte, na Universidade Federal da Amazônia, com 584,60 pontos, e na Região Sul, na Universidade Federal do Pampa, com apenas 586,56 pontos no Enem nas notas de corte Sisu 2015 para o curso de graduação em Engenharia de Produção. É mesmo Engenharia de Produção que você quer? – Confira aqui como é o curso de graduação na faculdade, a profissão e o mercado de trabalho para quem tira o diploma de graduação em Engenharia de Produção. Veja a tabela completa – Notas de Corte do Enem para Engenharia de Produção
O post Engenharia de Produção – Notas de Corte no Enem. Confira os pontos no Sisu 2015. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Redação – Veja um exemplo de nota máxima. Perceba que não é tão difícil assim! Posted: 27 Nov 2015 12:58 PM PST Muitos dizem que a melhor forma de se aprender é através de exemplos. Ao se basear em uma outra redação, você pode ver onde está errando e acertando. Sua nota da Redação Enem pode dar ‘aquela subida’.
“A Necessidade das Diferenças De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis. Estas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo. Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seriamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as idéias seriam semelhantes. A maioria das pessoas está inserida em um contexto social. Contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes do sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente. Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la, necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos. Devemos nos conscientizar que somos todos iguais em espécie mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos”. E ai, o que achou dessa redação? Valeu a nota máxima? É analisar esse exemplo e fazer uma ótima Redação Enemou vestibular. Dica 1 – Confira todas as dicas que separamos para você mandar bem no Enem. Acesse nossa página sobre a Redação no Enem.Dica 2 – Confira todas as Notas de corte do Sisu.Dica 3 – As melhores apostilas para você se dar bem no Enem.Confira agora esta vídeo de Redação do canal Curso Online Gratuito com a prof. Letícia sobre Fatores de Textualidade. O post Redação – Veja um exemplo de nota máxima. Perceba que não é tão difícil assim! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IF Sul-Rio-grandense – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Posted: 27 Nov 2015 12:02 PM PST Quer morar no Rio Grande do Sul e estudar em instituto federal? Então confira as notas de corte Sisu 2015 para o IF Sul-Rio-Grandense e veja se a instituição oferece o curso de sua preferência.As maiores notas de corte Sisu 2015 no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense foram para os cursos de Engenharia Civil, Design e Engenharia Mecânica. Engenharia Civil cravou 714,43 pontos, para lotação no câmpus de Passo Fundo e Disputa de Ampla Concorrência. Design ficou com a segunda maior nota de corte: 703,08 pontos, para o câmpus de Pelotas e disputa de Ampla Concorrência. O curso de Engenharia Mecânica veio em seguida, com 692,92 pontos, para o câmpus de Sapucaia do Sul e disputa de Ampla Concorrência. Já os cursos menos disputados foram os de Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Análise e Desenvolvimentos de Sistemas. Gestão Ambiental obteve 527,87 pontos, para lotação no câmpus de Pelotas – Visconde da Graça e disputa de Cota racial com renda livre. O curso de Gestão de Cooperativas fez 536,68 pontos, para o câmpus de Pelotas – Visconde da Graça e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. Análise e Desenvolvimento de Sistemas ficou com a terceira menor nota de corte: 536,84 pontos, para o câmpus de Bagé e disputa de Cota racial com renda livre. A sede do IF Sul-Rio-Grandense fica localizada na cidade de Pelotas (RS), sendo que a instituição possui as seguintes unidades: câmpus Passo Fundo, câmpus Bagé, câmpus Charqueadas, câmpus Pelotas, câmpus Pelotas – Visconde da Graça e câmpus Sapucaia do Sul. Confira o seu gabarito e já tenha uma noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor! Veja a tabela completa com as notas de corte para o IF Sul-Rio-Grandense:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IF Sul-Rio-grandense – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Razão e Proporção + Regra de Três com 10 exercícios para você fazer! Posted: 27 Nov 2015 11:00 AM PST Todo ano caem questões de Razão e Proporção e de Regra de Três nas questões de Matemática no vestibular e do Enem. Não vale perder pontos em problemas simples de resolver.Veja! Regra de três simples – A regra de três simples é um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Esta teoria será discutida por meio dos exercícios a seguir apresentados: Exemplos de Regra de TrêsExemplo 01 – Uma máquina varredeira limpa uma área de 5.100 m2 em 3 horas de trabalho. Nas mesmas condições, em quanto tempo limpará uma área de 11.900 m2? Vamos ao raciocínio para a a resolução: Há aqui duas grandezas: a área e o tempo. Dobrando a área também se dobra o tempo; triplicando a área também se triplica o tempo, e assim por diante. Desse modo, são grandezas diretamente proporcionais e, assim, têm o quociente constante. Veja abaixo como representar com flechas as grandezas para facilitar o raciocínio de Razão e Proporção. Grandezas Diretamente ProporcionaisApenas como recurso didático, utilizam-se duas flechas de mesmo sentido para identificar que as grandezas são diretamente proporcionais. É um fundamento para você praticar bem Razão e Proporção. No exemplo deste exercício temos duas grandezas ( área e tempo) que são diretamente proporcionais. Veja como utilizar as flechas: Assim, Exemplo 02 de Razão e Proporção
Acompanhe a Resolução: Novamente estamos diante de duas grandezas: operários e dias. Mas, aqui, ao tempo em que uma aumenta (operários) a outra diminui (dias). Pensando em Razão e Proporção, você poderia escrever que elas têm uma relação inversa neste caso: inversamente proporcionais, e por isso as setas invertidas. Veja: Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Pode ser assim: Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário. A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra. Regra de Três CompostaAgora vamos mudar de patamar um pouco, e aprender (ou revisar) Regra de Três Composta. Uma regra de três é considerada composta quando envolver três ou mais grandezas para que se estabeleçam entre elas a Razão e a Proporção. Exemplos para você não esquecer Razão e Proporção Exemplo 01 – Uma casa é construída por 40 operários trabalhando 9 horas por dia durante 6 dias. Em quantos dias 24 operários poderiam construir a mesma casa, trabalhando 5 horas por dia? Resolução: Perceba que ao contrário do exemplo 01 agora nós temos 3 (tres) grandezas para trabalhar: operários, as horas trabalhadas por dia, e os dias (duração da obra) Inicia-se colocando uma flecha para baixo na grandeza que possui a incógnita (dias) e a seguir compara-se com as outras duas. Operários e dias são grandezas inversamente proporcionais e horas por dia e dias também são inversamente proporcionais. Portanto, as flechas nessas grandezas devem ter sentido contrário: Para finalizar esse dispositivo prático, iguala-se a fração que contém a incógnita ao produto das demais, respeitando o sentido das flechas: Aula Gratuita – Depois estão 10 exercícios para você fazer!Saiba mais sobre Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Regra de Três Composta nesta aula do canal do professor Edimar Lino dos Santos, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos 10 exercícios de aplicação e aos nossos desafios logo abaixo!
Exercício 01 (ENEM, 2001) Um engenheiro, para calcular a área de uma cidade, copiou sua planta numa folha de papel de boa qualidade, recortou e pesou numa balança de precisão, obtendo 40 g. Em seguida, recortou, do mesmo desenho, uma praça de dimensões reais 100 m × 100 m, pesou o recorte na mesma balança e obteve 0,08 g. Com esses dados foi possível dizer que a área da cidade, em metros quadrados, é de, aproximadamente, a) 800 b) 10.000 c) 320.000 d) 400.000 e) 5.000.000 Dica 1 – Você já sabe tudo sobre polinômios? Nesta aula de Matemática Enem vamos aprender Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão polinomial – http://blogdoenem.com.br/definicoes-propriedades-dos-polinomios-matematica-enem/Exercício 02 (ENEM, 2010) Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais (rios, córregos e outros) ocorre pelo hábito de jogar óleo utilizado em frituras nos encanamentos que estão interligados com o sistema de esgoto. Se isso ocorrer, cada 10 litros de óleo poderão contaminar 10 milhões (107) de litros de água potável. Suponha que todas as famílias de uma cidade descartem o óleo das frituras nos encanamentos e consumam 1.000 litros de óleo em frituras por semana. Qual seria, em litros, a quantidade de água potável contaminada por semana nessa cidade? a) 102 b) 103 c) 104 d) 105 e) 109 Dica 2 – Que tal revisar Funções Polinomiais? Confira exercícios resolvidos nesta aula de Matemática Enem para lhe ajudar a fixar o conteúdo – http://blogdoenem.com.br/funcoes-polinomiais-matematica-enem/Exercício 03 (FCC-SP,) Se 25 operários trabalhando 10 horas por dia abriram um canal com 238 m de comprimento em 17 dias, quantos operários serão necessários para abrir 686 m do mesmo canal em 25 dias de 7 horas de trabalho? Exercício 04 (UNIMEP) Se dois gatos comem dois ratos em dois minutos, para comer 60 ratos em 30 minutos serão necessários: a) 4 gatos b) 3 gatos c) 2 gatos d) 5 gatos e) 6 gatos Dica 3 – Estude para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Funções Polinomiais de 2º grau para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-2o-grau-matematica-enem/Exercício 05 (UFMG) No ano passado, uma equipe de 13 professores, com um ritmo de trabalho supostamente constante, corrigiu 3.000 provas em 6 dias. Este ano, o número de provas aumentou para 5.500 e a equipe foi ampliada para 15 professores. Para se obter uma estimativa do número n de dias necessários para totalizar a correção, suponha que, durante todo o período de correção, o ritmo de trabalho da equipe deste ano será o mesmo da equipe do ano passado. O número n satisfaz a condição: a) n ≤ 8 b) 8 < n ≤ 10 c) 10 < n ≤ 12 d) n > 12 Questão 06 (ENEM cancelado, 2009) Os calendários usados pelos diferentes povos da Terra são muito variados. O calendário islâmico, por exemplo, é lunar, e nele cada mês tem sincronia com a fase da Lua. O calendário maia segue o ciclo de Vênus, com cerca de 584 dias, e cada 5 ciclos de Vênus corresponde a 8 anos de 365 dias da Terra. Quantos ciclos teria, em Vênus, um período terrestre de 48 anos? a) 30 ciclos b) 40 ciclos c) 73 ciclos d) 240 ciclos e) 384 ciclos Questão 07 (ENEM cancelado, 2009) Pneus usados geralmente são descartados de forma inadequada, favorecendo a proliferação de insetos e roedores e provocando sérios problemas de saúde pública. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, sejam descartados 20 milhões de pneus usados. Como alternativa para dar uma destinação final a esses pneus, a Petrobras, em sua unidade de São Mateus do Sul, no Paraná, desenvolveu um processo de obtenção de combustível a partir da mistura dos pneus com xisto. Esse procedimento permite, a partir de uma tonelada de pneu, um rendimento de cerca de 530 kg de óleo. Considerando que uma tonelada corresponde, em média, a cerca de 200 pneus, se todos os pneus descartados anualmente fossem utilizados no processo de obtenção de combustível pela mistura com xisto, seriam então produzidas: a) 5,3 mil toneladas de óleo. b) 53 mil toneladas de óleo. c) 530 mil toneladas de óleo. d) 5,3 milhões de toneladas de óleo. e) 530 milhões de toneladas de óleo. Questão 08 (ENEM, 2009) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias, alimentos não perecíveis para doar a uma comunidade carente da região. Vinte alunos aceitaram a tarefa e nos primeiros 10 dias trabalharam 3 horas diárias, arrecadando 12 kg de alimentos por dia. Animados com os resultados, 30 novos alunos somaram-se ao grupo, e passaram a trabalhar 4 horas por dia nos dias seguintes até o término da campanha. Admitindo-se que o ritmo de coleta tenha se mantido constante, a quantidade de alimentos arrecadados ao final do prazo estipulado seria de: a) 920 kg b) 800 kg c) 720 kg d) 600 kg e) 570 kg Questão 09 (ENEM, 2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4.800 kWh consome 4,8 kW por hora. Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW? a) 0,8 b) 1,6 c) 5,6 d) 11,2 e) 33,6 Questão 10 (PUCAMP) Sabe-se que 5 máquinas, todas de igual eficiência, são capazes de produzir 500 peças em 5 dias, se operarem 5 horas por dia. Se 10 máquinas iguais as primeiras operassem 10 horas por dia durante 10 dias, o número de peças produzidas seria: a) 1.000 b) 2.000 c) 4.000 d) 5.000 e) 8.000 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Razão e Proporção + Regra de Três com 10 exercícios para você fazer! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desafio Fast Date: Acadêmicos da Universidade São Judas Tadeu são desafiados neste sábado (28) Posted: 27 Nov 2015 10:01 AM PST O sábado (28) será de Desafio Fast Date para os estudantes do curso de Administração da Universidade São Judas Tadeu (USJT), de São Paulo.O evento é uma parceria com a concessionária Suziki Moto Shopping, sendo esta a primeira edição do Desafio Fast Date. A proposta é desafiar 100 acadêmicos de ADM a solucionar um problema real que acontece dentro da organização. Com a ajuda de mentores, os alunos poderão mostrar soluções para o problema. As mentorias serão realizadas por profissionais das áreas de marketing, governança corporativa, finanças, além de um convidado externo que oferecerá consultoria em inovação e design thinking. O principal objetivo do evento é inserir o acadêmico na realidade do mercado, como afirmou Wellington Cruz, coordenador do projeto e professor da USJT. “Esse tipo de experiência viabiliza uma relação ganha-ganha tanto para a empresa, quanto para o estudante, pois a Suzuki ganhará uma consultoria e os universitários experimentarão na prática tudo o que aprendem em seus cursos”, afirmou Cruz. Seguindo o conceito de aprendizagem baseada em problemas, o desafio proporciona mútua troca de conhecimentos. O Desafio Fast Date acontece neste sábado, dia 28, das 9h às 17h, na rua Taquari, localizada no bairro Mooca, em São Paulo. Ao completar o desafio, a melhor solução apresentada será implementada na rotina da empresa. A seleção será realizada pelo proprietário da concessionária, juntamente com os executivos e professores que auxiliaram os participantes durante o evento. Os acadêmicos participantes recebem certificado de participação, reconhecimento da empresa e do mercado, além de premiação para a equipe vencedora. ServiçoO quê: Desafio Fast Date Quando: 28/11/15, das 9h às 17h Onde: rua Taquari, nº 546, bairro Mooca, em São Paulo
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Desafio Fast Date: Acadêmicos da Universidade São Judas Tadeu são desafiados neste sábado (28) apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise! Posted: 27 Nov 2015 01:05 AM PST Nossa circulação é dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração para a trajetória completa), fechada (o sangue só fica no interior dos vasos) e completa (não há mistura de sangue arterial com venoso). Veja nesta revisão que o sangue arterial é rico em oxigênio e venoso é pobre em oxigênio. O coração humano adulto pesa cerca de 500 gramas e fica situado atrás do osso esterno, na região conhecida como mediastino, entre os dois pulmões. O coração é envolvido por uma camada serosa, o pericárdio. As paredes do coração são formadas por músculo estriado cardíaco, o miocárdio. Este músculo realiza contrações involuntárias e rápidas, que são as ‘batidas do coração’, que ocorrem sob o comando do sistema nervoso autônomo. A contração do coração é a sístole e o relaxamento é a diástole. Quando se verifica a pressão arterial há a pressão sistólica (mais alta) e a diastólica (mais baixa). A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto, que num adulto normal em repouso é de cerca de 70 a 90 vezes por minuto. O coração tem dois átrios (AD e AE) e dois ventrículos (VD e VE). Separando o AD do VD há a valva tricúspide e entre o AE e VE há a valva bicúspide ou mitral. A válvula permite que o sangue passe do átrio ao ventrículo, fechando em seguida e impedindo o refluxo do sangue. O sangue passa no interior dos vasos sanguíneos, que são as artérias, veias e capilares.
O ritmo cardíaco é regulado através do nodo sinoatrial, apelidado de marca-passo cardíaco. Esse ritmo deve ser constante. Pessoas com hipertensão tem pressão alta no interior do vaso e é um mal às vezes silencioso. O vaso corre o risco de ruptura, conhecido como acidente vascular, popularmente AVC, que na realidade pode ser em qualquer local do corpo. É o derrame. Dica 1 – Revise sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a prova – http://blogdoenem.com.br/respiracao-humana-biologia-enem/ Dica 2 – Estude sobre a Digestão Humana nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem e fique preparado para tirar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/digestao-humana-biologia-enem/Para o sangue circular por todo o corpo há a pequena circulação (pulmonar) e a grande circulação (sistêmica). Na pulmonar o sangue sai venoso e retorna arterial e na sistêmica sai arterial e retorna venoso. A artéria coronária nutre o miocárdio e sua obstrução causa morte deste músculo ou parte dele. É o infarto do miocárdio. Aula GratuitaSaiba mais sobre Circulação Humana nesta aula do canal Anatomia Fácil com Rogério Gozzi, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios sobre circulação sanguínea Questão 01 (Curso Sinapse) Observe a figura ao lado e analise as afirmativas referentes à circulação humana:I-A artéria pulmonar leva sangue arterial do coração aos pulmões. II- A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo, levando sangue arterial para o corpo. III-A veia cava traz sangue venoso do corpo para o coração. IV-O átrio esquerdo recebe sangue venoso da veia pulmonar. V-O lado direito do nosso coração só tem sangue venoso. Estão corretas: a) I, II, III, V. b) II, III, V. c) I, II, IV, V. d) II, III, IV. e) I, III, IV. Dica 3 – Que tal dar uma revisada em Zoologia para garantir a sua nota na prova de Biologia Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/Questão 02 (UFV-MG)Com relação às artérias é correto afirmar que: a) na estrutura de sua parede não há camada de músculo liso. b) sua pressão sanguínea é menor que nas veias. c) são vasos que transportam somente sangue arterial. d) são pulsantes e eferentes em relação ao coração. e) são dotadas de válvulas que impedem o refluxo de sangue. Questão 03 (UERJ) Um contraste radiológico, substância opaca ao raio X, foi injetado, por via venosa, no braço de um paciente submetido a uma radiografia dos rins. Essa substância, logo após a injeção e antes de atingir os rins, passa pela seguinte sequência de estruturas anatômicas: a) pulmões, átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo. b) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo. c) pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito, ventrículo direito. d) átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, pulmões, átrio direito, ventrículo direito. e) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, ventrículo esquerdo, átrio esquerdo. Questão 04 (Mack-SP) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste: a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular. b) na substituição de parte da artéria aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração. c) no transplante de células retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco. d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração. e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo do sangue do ventrículo para o átrio. Comentário: O infarto é ocasionado porque a artéria coronária ou uma de suas ramificações, é interrompida, fazendo com que não haja passagem de sangue para irrigação do miocárdio. Aveia safena está na perna e é "sanfonada", podendo ter um pedaço retirado para fazer um desvio no local onde a coronária está entupida. Em alguns casos, se retira a parte entupida e se coloca esse pedaço da safena para substituir. Questão 05 (Curso Sinapse) No coração humano, notamos que as paredes dos ventrículos direito e esquerdo têm espessuras diferentes, o que nos sugere que exerçam pressões diferentes ao impulsionarem sangue. O ventrículo direito tem paredes mais finas que o esquerdo e: a) recebe sangue da aurícula esquerda e o bombeia para o pulmão. b) recebe sangue da aurícula direita e o bombeia para o corpo em geral. c) recebe sangue arterial e o bombeia para o corpo em geral, através das artérias. d) bombeia sangue venoso para os pulmões, a arterial para o corpo em geral. e) recebe sangue venoso e o bombeia para os pulmões. Comentário: O ventrículo direito tem as paredes menos espessas que o esquerdo porque precisa contrair com menos pressão o sangue para os pulmões (que estão próximos). Já o ventrículo esquerdo precisa mandar o sangue para todos os outros órgãos do corpo (grande circulação). Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário