Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
- Função Polinomial do 2º Grau – Matemática vestibular e Enem.
- Nota do Enem – Entenda o uso da TRI no cálculo do resultado das provas
IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Posted: 24 Nov 2015 03:45 PM PST Quer morar em Minas Gerais e estudar em instituto federal? Então confira as notas de corte Sisu 2015 para o IFSEMG e veja se a instituição oferece o curso de sua preferência.Aproveite que as notas de corte no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais são baixas, se comparadas com as demais instituições brasileiras. Para se ter ideia de como está a concorrência para ingressar no IFSEMG, o curso mais disputado, com a maior nota de corte, foi o de Engenharia Mecatrônica, que cravou 717,28 pontos, para lotação no câmpus de Juiz de Fora e disputa de Ampla Concorrência. Já o curso menos concorrido, com a menor nota de corte, foi o de Alimentos, que obteve 558,24 pontos, para lotação no câmpus de Barbacena e disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. A sede Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais fica localizada em Juiz de Fora (MG), sendo que a instituição possui as seguintes unidades: câmpus Barbacena, câmpus Juiz de Fora, câmpus Muriaé e câmpus Rio Pomba. Os cursos oferecidos são os de Agronomia, Alimentos, Ciências Biológicas, Educação Física, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo, Nutrição, Química, Sistemas para Internet, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Física, Sistemas de Informação, Design de Moda, Agroecologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Laticínios, Matemática e Zootecnia. Confira o seu gabarito e já tenha uma noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor! Veja a tabela completa com as notas de corte no IFSEMG:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Função Polinomial do 2º Grau – Matemática vestibular e Enem. Posted: 24 Nov 2015 11:00 AM PST Revisão sobre Função Polinomial do 2º Grau. Você lembra de tudo, ou quer lembrar um pouco mais? Veja abaixo.O começo do começo é sempre pela definição. Depois vamos para as representações, operações, e exemplos do raciocínio para você compreender e, enfim, aprender e resolver sozinho os exercícios de Função Polinomial do 2º Grau. A representação gráfica dela é sempre uma parábola. Temos que uma função polinomial do 2º grau é toda função escrita na forma: Exemplos de Função de 2º Grau: a) b) Raiz da FunçãoSe você já esqueceu, é hora de recordar: Raiz da Função é o valor de x que zera a função. Vamos utilizar as fórmulas clássicas para fixar bem a resolução: Ponto que intercepta o eixo y: Temos como valor que intercepta o eixo y (eixo das ordenadas) o coeficiente c. Veja: Portanto o ponto que intercepta o eixo das ordenadas é o ponto (0;c) VérticePara você não esquecer: Vértice é o ponto que se encontra o valor máximo ou mínimo de uma função polinomial do 2º grau. E podemos encontrar o vértice utilizando as seguintes fórmulas: GráficoO gráfico de uma função polinomial do 2º grau será uma parábola, como você pode observar no exemplo abaixo: Analisando alguns gráficos podemos chegar a algumas conclusões gerais: Parábola concavidade para baixo: Parábola concavidade para cima: Valor mínimo para uma função Para , não teremos valor mínimo, pois a função tende a menos infinito. Para , o valor mínimo será o Para , teremos valor mínimo, pois a função tende a menos infinito. Dica 2 – Revise sobre Função Polinomial do 1º grau, suas Classificações, Gráficos e como extrair a Raiz da Função em mais esta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-matematica-enem/Exercício Resolvido (Uem 2012) O lucro de uma empresa em um período de 15 meses foi modelado matematicamente por meio da seguinte função f (x) = ax2 + bx + c, em que a variável x indica o mês e f (x) o lucro, em milhões de reais, obtido no mês x. Sabe-se que no início desse período, digamos mês zero, a empresa tinha um lucro de 2 milhões de reais; no primeiro mês, o lucro foi de 3 milhões de reais; e, no décimo quinto mês, o lucro foi de 7 milhões de reais. Com base nessas informações, assinale o que for correto. a) O lucro obtido no décimo quarto mês foi igual ao lucro obtido no oitavo mês. b) O lucro máximo foi obtido no décimo mês. c) O lucro máximo obtido foi superior a 7,5 milhões de reais. d) O lucro da empresa nesse período de 15 meses oscilou de 2 a 7 milhões de reais. e) O gráfico da função que modela o lucro é uma parábola com concavidade para baixo. Gabarito: [a , c , e] Dados Iniciais Resolvendo o sistema: Portanto, a função é dada por (a) Verdadeiro. (b) Falso. Portanto, décimo primeiro mês. (c) Verdadeiro. O lucro máximo obtido é dado por: Portanto, superior a 7,5 milhões de reais. (d) Falso. O lucro da empresa para x = 11 foi de 7,77 milhões de reais. (e) Verdadeiro. A função é uma parábola com concavidade para baixo, pois o coeficiente de x2 é negativo. Saiba mais sobre Função Polinomial do 2º grau nesta aula do canal Me Salva!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=lTWCZkJtSpw]Desafios Questão 1 Um estudo das condições ambientais na região central de uma grande cidade indicou que a taxa média diária (C) de monóxido de carbono presente no ar é de partes por milhão, para uma quantidade (p) milhares de habitantes. Estima-se que, daqui a t anos, a população nessa região será de milhares de habitantes. Nesse contexto, para que a taxa média diária de monóxido de carbono ultrapasse o valor de 61 pares por milhão, é necessário que tenham sido transcorridos no mínimo: a) 2 anos b) 2 anos e 6 meses c) 3 anos d) 3 anos e 6 meses e) 4 anos Dica 3 – Pronto para gabaritar na prova de matemática do Enem? Faça uma revisão com esta aula sobre Equações Polinomiais do 1º grau – http://blogdoenem.com.br/equacoes-polinomiais-1o-grau-matematica-enem/Questão 2 O menor valor inteiro do parâmetro m, para que a função assuma valores positivos real, é: a) -1 b) 0 c) 1 d) 2 Questão 3 Sabendo que a expressão , onde a, b são números reais, é positiva, para qualquer x real, é correto afirma-se que: a) b) c) d) e) Questão 4 Se o gráfico da função quadrática passa pelos pontos P(0;1), Q(-1;7) e R(2;7), então, o valor a+b-2c é igual a: a) -2 b) -1 c) 2 d) 4 Questão 5 5. (Enem 2009) Um posto de combustível vende 10.000 litros de álcool por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100 litros a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preço do álcool foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200 litros. Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preço de cada litro, e V o valor, em R$, arrecadado por dia com a venda do álcool, então a expressão que relaciona V e x é a) V = 10.000 + 50x – x2. b) V = 10.000 + 50x + x2. c) V = 15.000 – 50x – x2. d) V = 15.000 + 50x – x2. e) V = 15.000 – 50x + x2.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Função Polinomial do 2º Grau – Matemática vestibular e Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nota do Enem – Entenda o uso da TRI no cálculo do resultado das provas Posted: 24 Nov 2015 03:00 AM PST Se você fez uma prova com dez questões objetivas e acertou sete, quanto imagina que vai tirar? Esqueça a resposta ‘Sete’ se a prova em questão é a do Enem.No Enem o cálculo é feito a partir das premissas da TRI – Teoria da Resposta ao Item. Nesta formulação o que é mais difícil vale mais pontos, e o inverso também é verdadeiro: questões mais fáceis, valem menos no Enem. Então, é claro que importa acertar muitas questões, sempre. Mas, para ter uma boa nota de corte no Enem é importante que você acerte também as questões que estejam entre as mais complexas e que exigem mais dos candidatos. Este é o segredo para ficar entre os primeiros. Só tem um complicador nessa parada: Não estão indicadas nas provas do Enem quais são as questões que valem mais. É só durante a fase de resultados, quando o INEP processa os gabaritos para todos os alunos, que aparecem as questões mais valorizadas. Justamente aquelas que tiveram menor taxa de acerto. Estas valem muito mais no Enem. Há testes que são feitos antes das provas, para ‘calibrar’ a composição de questões objetivas nas quatro áreas. Porém, o cálculo final é dinâmico. Confusão na cabeça dos candidatosEsta lógica da Teoria da Resposta ao Item é reconhecida no mundo todo, e garante um equilíbrio entre os resultados de diferentes aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, na cabeça dos candidatos ainda gera muita confusão. “Eu acertei cem questões e meu colega acertou 95, mas a nota dele foi mais alta que a minha”. A resposta está na T.R.I. e no padrão de questões que cada um acertou. Além deste fator, com a Teoria da Resposta ao Item é possível desenvolver modelos matemáticos para identificar o padrão de respostas do candidato e, assim, reduzir a pontuação decorrente de eventuais chutes do aluno que o sistema vier a identificar. Achou a TRI 'tri complicada', ou achou 'tri legal?’ Não é mesmo fácil pegar de primeira. Tem que mastigar uma, duas, três vezes antes de engolir. Mas, não se estresse por não conseguir entender facilmente. O Blog do Enem separou para você uma explicação técnica do Ministério da Educação e do INEP sobre a Teoria da Resposta ao Item aplicada ao Enem. Entre, imprima, leve para a escola, e pede para os professores de matemática ou física explicarem a você e aos colegas como funciona a base estatística da TRI para o cálculo das notas no Enem. Veja a Nota Explicativa do INEP sobre a TRI: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/nota_tecnica/2011/nota_tecnica_tri_enem_18012012.pdf Dica 1 – Veja aqui as 10 profissões com mais chance de futuro, as 10 piores para conseguir emprego, e uma lista completa de cursos de graduação para você escolher o seu: http://blogdoenem.com.br/ |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário