sexta-feira, 18 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Regra de Três Simples – Revisão de Matemática Enem e vestibular

Posted: 18 Mar 2016 01:28 AM PDT

É isso mesmo!. Vamos estudar e revisar sobre a Regra de Três Simples. Ela é uma base fundamental para você resolver inúmeros problemas na Matemática, Química, Física e Biologia também. Fique aqui com a gente no Curso Enem Gratuito!

Regra de Três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si. Complicou para você esta definição?

regra de três

Calma que você vai conseguir chegar lá sem problemas. Confira com mais esta aula do Curso Enem Gratuito. Vamos lá: Existem dois tipos de regra de três: a simples e a composta.

Complicou ainda mais?

Não se preocupe, veja nos exemplos abaixo como é simples de entender e de aprender: 

Regra de Três Simples:

Para você compreender e dominar certinho a operação básica de Regra de Três Simples, acompanhe a explicação de um exercício resolvido, e depois faça novamente a resolução do problema a partir das seguintes situações:

Situação 1

Regra de três

Quando colocamos um objeto de 10 kg na extremidade de uma mola, verificamos que ela passa a ter o comprimento de 42 cm. Ao colocarmos um objeto de 20 Kg na extremidade desta mesma mola, qual passará a ser seu comprimento?

Note que estamos relacionando dois valores da grandeza massa (10 kg e 20 kg) com dois valores da grandeza comprimento (42 cm e "x" cm). Pela tabela abaixo temos:

MASSA

COMPRIMENTO

10Kg

42 cm

20Kg

x

Concluímos que, aumentando-se a massa do corpo, aumenta-se também o comprimento da mola, logo estas grandezas são diretamente proporcionais, assim 10 e 20 são diretamente proporcionais a 42 e "x". Ou seja,

 

Regra de três

Então:

Regra de três

Exercício resolvido de Regra de Três Simples

Situação 2 – Um motorista leva 18s para completar determinado percurso andando a uma velocidade media de 200 km/h. Caso sua velocidade fosse 240 km/h quando tempo ele levaria para percorrer este mesmo percurso?

Observe a tabela a seguir:

VELOCIDADE

TEMPO GASTO PARA FAZER O PERCURSO

200 km/h

18 s

240 km/h

x

Note que quando aumentamos a velocidade o tempo gasto para fazer o percurso diminui logo estas grandezas são inversamente proporcionais, isto é,

Regra de três

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Revise aqui

 Confira Os 10 Temas que mais caem no Enem!

 – Veja aqui os 10 Temas que mais caem em Matemática nos Vestibulares e no Enem. Confira aqui uma seleção completa de aulas sobre estes 10 temas para você gabaritar nas provas.

 

regra de três simpes destacada

Exercícios de Regra de Três para você resolver:

Exercício (Enem – 2009) – O mapa abaixo representa um bairro de determinada cidade, no qual as setas indicam o sentido das mãos do tráfego, sabe-se que o bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Desconsiderando a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto Y.

Regra de três

Seguindo as setas, para sair do ponto X e chegar ao ponto Y, o ônibus terá que passar pelos terrenos 1, 2 e 3, percorrendo e seguinte caminho:

Regra de três

Percorrendo desta maneira metros. Desta forma como o ônibus percorre 40 km em uma hora, ou seja, 40.000 metros em 60 minutos, em x minutos andará 1.000 metros.

Regra de 3

Como as grandezas são diretamente proporcionais temos que:

Regra de 3

Dica 2 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Aula Gratuita

Saiba mais sobre a Regra de Três assistindo à videoaula gratuita de Marcos Aba e mande bem nas questões de matemática dos vestibulares e também do Enem.

Veja mais uma coleção de aulas e apostilas para o Exame Nacional do Ensino Médio na página do Curso Enem Gratuito. Tudo Online 24 horas para você estudar no melhor local e horário.
Orlandino R. F. da Silva Junior - Matemática
  O texto acima foi preparado pelo professor Orlandino R. F. da Silva Junior para o Blog do Enem.   Orlandino é formado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e dá aulas de matemática em escolas da grande Florianópolis desde 2002. Skype: orfajr.

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Curso Enem Gratuito – Toda semana aulas inéditas para você!

Posted: 17 Mar 2016 08:02 PM PDT

Aproveite a chance de fazer um Curso Enem Gratuito

Aqui no Blog do Enem sempre destacamos a importância de se fazer um bom curso preparatório para o Enem. Existem muitas opções para esse tipo de curso, gratuitas e pagas.

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Por exemplo, os cursos pagos do QG do Enem são de alta qualidade e valem super a pena. As técnicas de elaboração de texto do Curso Enem Redação Online também fazem toda a diferença.

Mas, se você está com a grana curta e quer mandar bem no próximo Enem, aqui mesmo no Blog você pode fazer um Curso Enem Gratuito, com todas as matérias do Enem. É a maior coleção de Apostilas Gratuitas com aulas do Enem.

Curso Enem Gratuito Online – Os professores do Blog do Enem prepararam aulas sobre todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. É um sistema completo. Os autores são especializados em educação a distância,  e estão sempre ligados para escrever de forma a tirar suas  mais cabeludas dúvidas

As aulas gratuitas do  Curso Enem Gratuito do Blog são o maior conjunto de Material didático exclusivo e gratuito personalizado para o sistema do Enem.

Os professores e as aulas do Curso Enem são um caso a parte! Toda semana tem aulas novas no nosso Curso Enem Gratuito, canal aberto para todos conhecerem nosso método.   Confira a seguir e  escolha o que falta para você aprender.

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Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online para o Enem 2016. Veja!

Posted: 17 Mar 2016 06:58 PM PDT

Curso Enem Gratuito 2016: Acompanhe a cada semana no Blog do Enem uma nova lista especial de aulas indicadas  de todas as matérias: Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura.

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Aulas gratuitas toda semana!

Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. Você faz aqui o seu Curso Enem Online Gratuito.Você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo.

Na prática, você faz um Curso Enem Online Gratuito e se prepara para as provas do colégio e do Enem. A coordenação pedagógica é da professora Juliana Evelyn Santos.

Curso Enem Online Gratuito! Aproveite. Aulas novas toda semana.

Aproveite para estudar e revisar o que você vê na escola ou no cursinho. Fique ligado que toda semana tem novidade. Coloque nos favoritos e comece agora!

Aulas de Biologia

1ª Semana:  Biologia e os métodos científicos     Características básicas dos seres vivos      Os termos da biologia     A origem da vida

2ª Semana:  A vida e a Água    Os Sais Minerais     Doenças e carência de Sais Minerais    Entenda as Vitaminas    Os Carboidratos 

3ª Semana:  Os 4 tipos de Lipídeos    Entenda as Proteínas    Introdução às Enzimas    Veja os tipos de Microscópios    Por que as Células são pequenas

 Semana que vem tem mais!

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Veja o que mais cai de Biologia no Enem

Aulas de Química

1ª Semana:  Introdução ao átomo     A definição de matéria     Mol e o número de Avogadro     Histórico da química orgânica     Fórmula empírica e molecula

2ª Semana:   A História dos Modelos Atômicos    A Estrutura do Átomo    Cálculo  Estequiométrico     Propriedades Gerais da Matéria    As Cadeias de Carbono

3ª Semana:     Estado Físico da Matéria    Fórmula Empírica e Molecular    A Química do Carbono    As Funções Orgânicas

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Química no Enem
Veja o que mais cai de Química no Enem

Aulas de Física

1ª Semana:   Repouso e Movimento    Os princípios da luz    Carga e corrente elétrica    Os sistemas de medida

2ª Semana:  Introdução à Termodinâmica    Cálculos envolvendo Velocidade    Luz, Câmera… Óptica!     Conteúdos Frequentes de Física

3ª Semana:    Carga Elétrica    MRU – Movimento Retilíneo Uniforme    Os Princípios da Eletrostática    As Escalas Termométricas

Semana que vem tem mais!

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Aulas de Matemática

1ª Semana:  A Teoria dos Conjuntos   Regra de Três Simples e Composta    Ângulos     Triângulos – definições e propriedades    Escala, razão e proporção

2ª Semana:  Geometria Analítica     O Triângulo Retângulo     Progressão Geométrica

3ª Semana:    Ângulos e Bissetriz     Cálculo de Porcentagem     Análise Combinatória

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Matemática no Enem
Veja o que mais cai de Matemática no Enem

Aulas de Geografia

1ª Semana:   Conceitos fundamentais da geografia – parte 1      Conceitos fundamentais da geografia 2    O movimento de translação da Terra

2ª Semana:   Localização e Posição Geográfica   Translação da Terra – Aula 2

3ª Semana:    Latitude – Posição Geográfica     Longitude – Posição Geográfica

Semana que vem tem mais! 

Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem
Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem

Aulas de História

1ª Semana:   Teorias da história e as linhas abordadas pelo Enem    A Pré-História no Enem

2ª Semana:   A Expansão Marítima

3ª Semana:    O Período Pré-Colonial    Pré-História – A Evolução dos Hominídeos

Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito!

Os 10 Temas de História que mais caem no Enem
Os 10 Temas de História que mais caem no Enem

Aulas de Filosofia

O que é filosofia    Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros     Os Filósofos da Natureza    O Pensamento dos Sofistas

Semana que vem tem mais!

Veja o que é 'Filosofia' para o Enem
Veja o que é ‘Filosofia’ para o Enem

Aulas de Literatura

1ª Semana: Funções da linguagem comunicativa    Os tipos textuais

2ª Semana: A Função Poética da Literatura    Entenda o que é Intertextualidade    A Estrutura do Texto Narrativo      Os Gêneros Literários

Semana que vem tem mais!

Aulas de Redação

Normas da gramática   Linguagem Oral x Linguagem Escrita

Os Gêneros Textuais na Redação

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Gramática

1ª Semana:   Sentido figurado    Figuras de linguagem   Introdução à Morfologia

2ª Semana:   A Morfologia das Palavras  Os Substantivos

3ª Semana:    Os Adjetivos    Análise do Período Simples

Semana que vem tem mais Curso Enem!

Veja o que mais cai de Português no Enem
Veja o que mais cai de Português no Enem

Inglês

1ª Semana:  O plural dos substantivos   Pronomes pessoais

2ª Semana:  Técnicas de Leitura e Interpretação de Inglês   Gêneros Textuais no idioma Inglês    MacDonald’s – Entenda o apóstrofo no Inglês

3ª Semana:    Simple Present    Questão 95 do Enem 2015 – Resolvida    Técnica de Leitura Skimming

 

Dica: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas! 

Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito para você!

Agora é assim: Toda semana tem uma lista nova de aulas para você no Blog, e você monta o seu Curso Enem Gratuito.

Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem

interpretação de texto destacada
Revisão gratuita de Interpretação de Texto

 

Nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio não existem segredos. As questões são elaboradas para buscar o raciocínio lógico do estudante. Você precisa exercitar Interpretação de Texto para entender as questões do Enem. É o primeiro passo. Veja aqui no Curso Enem uma aula completa sobre Interpretação de Texto para o Enem. Agora, é com você.

Martha Ramos

Post sobre o Curso Enem Gratuito escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Advérbios de Frequência – Inglês Enem

Posted: 17 Mar 2016 02:53 PM PDT

Inglês Enem: Aqui, vamos falar sobre alguns deles, o significado e como usá-los nas orações. Revise para o Enem!

Como o próprio nome indica, advérbios de frequência são aqueles que indicam quantas vezes fazemos algo ou fizemos algo. Por exemplo, como quando falamos sobre estudar. Veja:

1
Os principais advérbios de frequência em inglês são: Always, usually, frequently, often, sometimes, ocasional, rarely, seldom, hardly ever, never.

Observe a tabela a seguir, que mostra os advérbios do mais frequente utilizado para o menos frequente ou nunca:
2

POSIÇÃO DOS ADVÉRBIOS:

Os advérbios de frequência em inglês ocupam uma posição frequente na oração.  Eles podem vir antes ou depois do verbo.

Os advérbios  always, usually, normally, often, frequently, sometimes, occasionaly, seldom, hardly ever, rarely, never  vêm ANTES do verbo principal – entre o SUJEITO e o VERBO PRINCIPAL. Veja:

My neighbour never speaks to me. (Meu vizinho nunca fala comigo.)

I often go to the cinema. (Eu frequentemente vou ao cinema).

I seldom go to the club in the morning. (Eu raramente vou ao clube de manhã).

I always have breakfast in the morning. (Eu sempre tomo o café-da-manhã).

 

Porém, se o verbo principal for o verbo TO BE, o adverbio vem depois do verbo.

I am always tired. (Eu estou sempre cansada).

They are never at home on the weekends. (Eles nunca estão em casa nos finais-de-semana).

It is ususally very hot here in the summer. (É usualmente muito quente aqui no verão).

When I was a child, I was often late for school. (Quando eu era criança, estava sempre atrasada para a escola).

 

Quando eu falo de frequência, eu também posso falar de "vezes" que no inglês é "times". Porém, para "uma vez" e "duas vezes", eu não uso "times", o correto é once, uma vez e twice, duas vezes. Todavia, a partir de três vezes, usamos a palavra "times" depois do número.

I take a shower once a day. (Eu tomo banho uma vez por dia).

I brush my teeth three times a day. (Eu escovo meus dentes três vezes por dia).

Mary goes on vacation four times a year. (Mary sai de férias quatro vezes ao ano).

 

Para aprender mais sobre advérbios de frequência em inglês, assista a vídeoaula: https://www.youtube.com/watch?v=-LJZMf2-ANY.

Agora, que você aprendeu um pouco sobre advérbios de frequência em inglês, chegou a hora de testar os seus conhecimentos! A seguir, algumas questões antigas de vestibulares sobre os advérbios de frequência. Você verá que é muito fácil!

 

Questão 1. (ITA-1995) O termo seldom, entre aspas no trecho adiante, poderia ser substituído por:

 

As an American Express Card member, you will enjoy a relationship with us that goes beyond the ordinary. You will be treated as a MEMBER, not a number. And you will receive the respect and recognition ‘seldom’ found today.

 

a) occasionally.

b) rarely.

c) often.

d) usually.

e) always.

 

Questão 2. (UEL 1996) In the text bellow, the word nearly means:

 

After 20 years of scientific advances, ‘nearly’ three out of four infertile couples seeking medical assistance to have a child still go home to an empty crib.

 

a) almost.

b) hardly.

c) close.

d) far.

e) over.

 

Questão 3. (UNESP 1990) The sun __________ rises in the west.

 

a) always

b) never

c) often

d) sometimes

e) usually

 

GABARITO:

Questão 1. A palavra "seldom" significa "raramente", portanto a opção correta é a letra "b".

Questão 2. "Nearly" é um advérbio, significa quase, perto. Então "nearly three out of for" significa "quase três de um total de quatro". A opção correta é a letra "c", "close", sinônimo de "nearly" que significam "perto".

Questão 3. A questão 3 é uma afirmativa. Rise significa "levantar". Bom, o sol sempre se levanta no leste nunca no oeste (West). Então a resposta correta é a letra "b", never

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Você quer pular de Paraquedas? Entenda sobre Queda Livre – Física Enem

Posted: 17 Mar 2016 02:20 PM PDT

Física Enem: Você já sentiu vontade de pular de paraquedas? Já imaginou a sensação de liberdade, aquele vento no rosto? Nada, absolutamente nada impedindo o seu deslocamento! E a vista? Baita visual, o mar, ou o campo, enfim, deve ser mesmo uma vibe incrível.

Bem, mas o que você talvez não saiba é que existe muita física em tudo isto! Vamos revisar a queda livre? Vamos te ajudar a gabaritar Física no Enem!

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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=Queda+Livre&oq=Queda+Livre&gs_l=img.3..0l10.1978.4327.0.4648.11.5.0.6.6.0.280.805.0j4j1.5.0….0…1ac.1.64.img..0.11.857.KJFUhHaHi0M#imgrc=kOrijqFlVM-GzM%3A

Paraquedistas em queda livre

 

Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical:

Chama-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, onde um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.

A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional, popularmente também chamada de aceleração da gravidade.

 

Dica 1:  Você sabe o que significa "Movimento Uniformemente Variado"? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-movimento-uniforme/

 

Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, ou seja, o movimento é acelerado. Portanto, o sinal da aceleração é positivo, como demonstra a figura abaixo:

2

A seguir colocamos algumas fórmulas importantes para você entender matematicamente a queda livre.

 

Equação horária do espaço na queda livre:

3

Descritivo da Fórmula onde: g é a aceleração da gravidade

t  é o tempo de queda.

S  é a altura

 

Equação horária da velocidade na queda livre:

4

Descritivo da Fórmula onde: v é a velocidade

 

Equação de Torricelli para a queda livre.

5

 

Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade. É exatamente este o movimento que um paraquedista ao realizar o seu salto. Sua velocidade não é nula, e após o salto sua aceleração passa a ser a aceleração da gravidade.

 

Lançamento vertical para cima

À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.

6

 

Lançamento vertical para baixo

Ao contrário do lançamento vertical para cima, estudado acima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois ele está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce.

As funções horárias do lançamento vertical são:

 

Função horária do espaço

7

 

Equação de Torricelli

V2 = V02 + 2a . ΔS

 

Para o lançamento vertical para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto que o lançamento vertical para cima, possui a aceleração negativa, ou seja, (g < 0).

 

Veja um pequeno vídeo no youtube, com o professor Francisco Medeiros para você fixar o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=zmMtCbw3-GQ&spfreload=10

Agora abaixo você tem exercícios sobre Movimento Vertical e Queda Livre. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do ENEM.

 

EXERCÍCIOS:

 

1 – (PUC-RIO 2009) Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que no ponto mais alto de sua trajetória:

a) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.

b) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

c) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.

d) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo

e) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.

 

2 – (PUC-RIO 2008) Um objeto é lançado verticalmente para cima de uma base com velocidade v = 30 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e desprezando-se a resistência do ar, determine o tempo que o objeto leva para voltar à base da qual foi lançado.

A) 3 s

B) 4 s

C) 5 s

D) 6 s

E) 7 s

 

3 – (PUC-RIO 2009) Um objeto é lançado verticalmente para cima, de uma base, com velocidade v = 30 m/s. Indique a distância total percorrida pelo objeto desde sua saída da base até seu retorno, considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar.

A) 30 m

B) 55 m

C) 70 m

D) 90 m

E) 100 m

 

4 – (PUC-RIO 2008) Em um campeonato recente de vôo de precisão, os pilotos de avião deveriam "atirar" um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h, e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do "tiro" a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que: (Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar)

A) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 100 m do alvo;

B) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 200 m do alvo;

C) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 300 m do alvo;

D) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 400 m do alvo;

E) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 500 m do alvo.

 

5 – (PUC-RIO 2008) Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola são:

A) 10 m/s e 1s

B) 20 m/s e 2s

C) 30 m/s e 3s

D) 40 m/s e 4s

E) 50 m/s e 5s

 

GABARITO

1 – D              2 – D              3 – D              4 – D              5 – B

 

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

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