Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Regra de Três Simples – Revisão de Matemática Enem e vestibular
- Curso Enem Gratuito – Toda semana aulas inéditas para você!
- Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online para o Enem 2016. Veja!
- Advérbios de Frequência – Inglês Enem
- Você quer pular de Paraquedas? Entenda sobre Queda Livre – Física Enem
Regra de Três Simples – Revisão de Matemática Enem e vestibular Posted: 18 Mar 2016 01:28 AM PDT É isso mesmo!. Vamos estudar e revisar sobre a Regra de Três Simples. Ela é uma base fundamental para você resolver inúmeros problemas na Matemática, Química, Física e Biologia também. Fique aqui com a gente no Curso Enem Gratuito!Regra de Três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si. Complicou para você esta definição?
Calma que você vai conseguir chegar lá sem problemas. Confira com mais esta aula do Curso Enem Gratuito. Vamos lá: Existem dois tipos de regra de três: a simples e a composta. Complicou ainda mais? Não se preocupe, veja nos exemplos abaixo como é simples de entender e de aprender: Regra de Três Simples:Para você compreender e dominar certinho a operação básica de Regra de Três Simples, acompanhe a explicação de um exercício resolvido, e depois faça novamente a resolução do problema a partir das seguintes situações: Situação 1 Quando colocamos um objeto de 10 kg na extremidade de uma mola, verificamos que ela passa a ter o comprimento de 42 cm. Ao colocarmos um objeto de 20 Kg na extremidade desta mesma mola, qual passará a ser seu comprimento? Note que estamos relacionando dois valores da grandeza massa (10 kg e 20 kg) com dois valores da grandeza comprimento (42 cm e "x" cm). Pela tabela abaixo temos:
Concluímos que, aumentando-se a massa do corpo, aumenta-se também o comprimento da mola, logo estas grandezas são diretamente proporcionais, assim 10 e 20 são diretamente proporcionais a 42 e "x". Ou seja,
Então: Exercício resolvido de Regra de Três SimplesSituação 2 – Um motorista leva 18s para completar determinado percurso andando a uma velocidade media de 200 km/h. Caso sua velocidade fosse 240 km/h quando tempo ele levaria para percorrer este mesmo percurso? Observe a tabela a seguir:
Note que quando aumentamos a velocidade o tempo gasto para fazer o percurso diminui logo estas grandezas são inversamente proporcionais, isto é, Confira Os 10 Temas que mais caem no Enem!– Veja aqui os 10 Temas que mais caem em Matemática nos Vestibulares e no Enem. Confira aqui uma seleção completa de aulas sobre estes 10 temas para você gabaritar nas provas.
Exercícios de Regra de Três para você resolver:Exercício (Enem – 2009) – O mapa abaixo representa um bairro de determinada cidade, no qual as setas indicam o sentido das mãos do tráfego, sabe-se que o bairro foi planejado e que cada quadra representada na figura é um terreno quadrado, de lado igual a 200 metros. Desconsiderando a largura das ruas, qual seria o tempo, em minutos, que um ônibus, em velocidade constante e igual a 40 km/h, partindo do ponto X, demoraria para chegar até o ponto Y. Seguindo as setas, para sair do ponto X e chegar ao ponto Y, o ônibus terá que passar pelos terrenos 1, 2 e 3, percorrendo e seguinte caminho: Percorrendo desta maneira metros. Desta forma como o ônibus percorre 40 km em uma hora, ou seja, 40.000 metros em 60 minutos, em x minutos andará 1.000 metros. Como as grandezas são diretamente proporcionais temos que: Dica 2 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.Aula GratuitaSaiba mais sobre a Regra de Três assistindo à videoaula gratuita de Marcos Aba e mande bem nas questões de matemática dos vestibulares e também do Enem. Veja mais uma coleção de aulas e apostilas para o Exame Nacional do Ensino Médio na página do Curso Enem Gratuito. Tudo Online 24 horas para você estudar no melhor local e horário. O texto acima foi preparado pelo professor Orlandino R. F. da Silva Junior para o Blog do Enem. Orlandino é formado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e dá aulas de matemática em escolas da grande Florianópolis desde 2002. Skype: orfajr. O post Regra de Três Simples – Revisão de Matemática Enem e vestibular apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||
Curso Enem Gratuito – Toda semana aulas inéditas para você! Posted: 17 Mar 2016 08:02 PM PDT Aproveite a chance de fazer um Curso Enem GratuitoAqui no Blog do Enem sempre destacamos a importância de se fazer um bom curso preparatório para o Enem. Existem muitas opções para esse tipo de curso, gratuitas e pagas. Por exemplo, os cursos pagos do QG do Enem são de alta qualidade e valem super a pena. As técnicas de elaboração de texto do Curso Enem Redação Online também fazem toda a diferença. Mas, se você está com a grana curta e quer mandar bem no próximo Enem, aqui mesmo no Blog você pode fazer um Curso Enem Gratuito, com todas as matérias do Enem. É a maior coleção de Apostilas Gratuitas com aulas do Enem. Curso Enem Gratuito Online – Os professores do Blog do Enem prepararam aulas sobre todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. É um sistema completo. Os autores são especializados em educação a distância, e estão sempre ligados para escrever de forma a tirar suas mais cabeludas dúvidas As aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito do Blog são o maior conjunto de Material didático exclusivo e gratuito personalizado para o sistema do Enem. Os professores e as aulas do Curso Enem são um caso a parte! Toda semana tem aulas novas no nosso Curso Enem Gratuito, canal aberto para todos conhecerem nosso método. Confira a seguir e escolha o que falta para você aprender. O post Curso Enem Gratuito – Toda semana aulas inéditas para você! apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||
Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online para o Enem 2016. Veja! Posted: 17 Mar 2016 06:58 PM PDT Curso Enem Gratuito 2016: Acompanhe a cada semana no Blog do Enem uma nova lista especial de aulas indicadas de todas as matérias: Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. Você faz aqui o seu Curso Enem Online Gratuito.Você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática, você faz um Curso Enem Online Gratuito e se prepara para as provas do colégio e do Enem. A coordenação pedagógica é da professora Juliana Evelyn Santos. Curso Enem Online Gratuito! Aproveite. Aulas novas toda semana.Aproveite para estudar e revisar o que você vê na escola ou no cursinho. Fique ligado que toda semana tem novidade. Coloque nos favoritos e comece agora! Aulas de Biologia1ª Semana: Biologia e os métodos científicos Características básicas dos seres vivos Os termos da biologia A origem da vida 2ª Semana: A vida e a Água Os Sais Minerais Doenças e carência de Sais Minerais Entenda as Vitaminas Os Carboidratos 3ª Semana: Os 4 tipos de Lipídeos Entenda as Proteínas Introdução às Enzimas Veja os tipos de Microscópios Por que as Células são pequenas Semana que vem tem mais! Aulas de Química1ª Semana: Introdução ao átomo A definição de matéria Mol e o número de Avogadro Histórico da química orgânica Fórmula empírica e molecula 2ª Semana: A História dos Modelos Atômicos A Estrutura do Átomo Cálculo Estequiométrico Propriedades Gerais da Matéria As Cadeias de Carbono 3ª Semana: Estado Físico da Matéria Fórmula Empírica e Molecular A Química do Carbono As Funções Orgânicas Semana que vem tem mais! Aulas de Física1ª Semana: Repouso e Movimento Os princípios da luz Carga e corrente elétrica Os sistemas de medida 2ª Semana: Introdução à Termodinâmica Cálculos envolvendo Velocidade Luz, Câmera… Óptica! Conteúdos Frequentes de Física 3ª Semana: Carga Elétrica MRU – Movimento Retilíneo Uniforme Os Princípios da Eletrostática As Escalas Termométricas Semana que vem tem mais! Aulas de Matemática1ª Semana: A Teoria dos Conjuntos Regra de Três Simples e Composta Ângulos Triângulos – definições e propriedades Escala, razão e proporção 2ª Semana: Geometria Analítica O Triângulo Retângulo Progressão Geométrica 3ª Semana: Ângulos e Bissetriz Cálculo de Porcentagem Análise Combinatória Semana que vem tem mais! Aulas de Geografia1ª Semana: Conceitos fundamentais da geografia – parte 1 Conceitos fundamentais da geografia 2 O movimento de translação da Terra 2ª Semana: Localização e Posição Geográfica Translação da Terra – Aula 2 3ª Semana: Latitude – Posição Geográfica Longitude – Posição Geográfica Semana que vem tem mais! Aulas de História1ª Semana: Teorias da história e as linhas abordadas pelo Enem A Pré-História no Enem 2ª Semana: A Expansão Marítima 3ª Semana: O Período Pré-Colonial Pré-História – A Evolução dos Hominídeos Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito! Aulas de FilosofiaO que é filosofia Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros Os Filósofos da Natureza O Pensamento dos Sofistas Semana que vem tem mais! Aulas de Literatura1ª Semana: Funções da linguagem comunicativa Os tipos textuais 2ª Semana: A Função Poética da Literatura Entenda o que é Intertextualidade A Estrutura do Texto Narrativo Os Gêneros Literários Semana que vem tem mais! Aulas de RedaçãoNormas da gramática Linguagem Oral x Linguagem Escrita Os Gêneros Textuais na Redação Gramática1ª Semana: Sentido figurado Figuras de linguagem Introdução à Morfologia 2ª Semana: A Morfologia das Palavras Os Substantivos 3ª Semana: Os Adjetivos Análise do Período Simples Semana que vem tem mais Curso Enem! Inglês1ª Semana: O plural dos substantivos Pronomes pessoais 2ª Semana: Técnicas de Leitura e Interpretação de Inglês Gêneros Textuais no idioma Inglês MacDonald’s – Entenda o apóstrofo no Inglês 3ª Semana: Simple Present Questão 95 do Enem 2015 – Resolvida Técnica de Leitura Skimming
Dica: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas! Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito para você!Agora é assim: Toda semana tem uma lista nova de aulas para você no Blog, e você monta o seu Curso Enem Gratuito. Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem
Nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio não existem segredos. As questões são elaboradas para buscar o raciocínio lógico do estudante. Você precisa exercitar Interpretação de Texto para entender as questões do Enem. É o primeiro passo. Veja aqui no Curso Enem uma aula completa sobre Interpretação de Texto para o Enem. Agora, é com você. Post sobre o Curso Enem Gratuito escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online para o Enem 2016. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||
Advérbios de Frequência – Inglês Enem Posted: 17 Mar 2016 02:53 PM PDT Inglês Enem: Aqui, vamos falar sobre alguns deles, o significado e como usá-los nas orações. Revise para o Enem!Como o próprio nome indica, advérbios de frequência são aqueles que indicam quantas vezes fazemos algo ou fizemos algo. Por exemplo, como quando falamos sobre estudar. Veja:
Observe a tabela a seguir, que mostra os advérbios do mais frequente utilizado para o menos frequente ou nunca: POSIÇÃO DOS ADVÉRBIOS: Os advérbios de frequência em inglês ocupam uma posição frequente na oração. Eles podem vir antes ou depois do verbo. Os advérbios always, usually, normally, often, frequently, sometimes, occasionaly, seldom, hardly ever, rarely, never vêm ANTES do verbo principal – entre o SUJEITO e o VERBO PRINCIPAL. Veja: My neighbour never speaks to me. (Meu vizinho nunca fala comigo.) I often go to the cinema. (Eu frequentemente vou ao cinema). I seldom go to the club in the morning. (Eu raramente vou ao clube de manhã). I always have breakfast in the morning. (Eu sempre tomo o café-da-manhã).
Porém, se o verbo principal for o verbo TO BE, o adverbio vem depois do verbo. I am always tired. (Eu estou sempre cansada). They are never at home on the weekends. (Eles nunca estão em casa nos finais-de-semana). It is ususally very hot here in the summer. (É usualmente muito quente aqui no verão). When I was a child, I was often late for school. (Quando eu era criança, estava sempre atrasada para a escola).
Quando eu falo de frequência, eu também posso falar de "vezes" que no inglês é "times". Porém, para "uma vez" e "duas vezes", eu não uso "times", o correto é once, uma vez e twice, duas vezes. Todavia, a partir de três vezes, usamos a palavra "times" depois do número. I take a shower once a day. (Eu tomo banho uma vez por dia). I brush my teeth three times a day. (Eu escovo meus dentes três vezes por dia). Mary goes on vacation four times a year. (Mary sai de férias quatro vezes ao ano).
Para aprender mais sobre advérbios de frequência em inglês, assista a vídeoaula: https://www.youtube.com/watch?v=-LJZMf2-ANY.Agora, que você aprendeu um pouco sobre advérbios de frequência em inglês, chegou a hora de testar os seus conhecimentos! A seguir, algumas questões antigas de vestibulares sobre os advérbios de frequência. Você verá que é muito fácil!
Questão 1. (ITA-1995) O termo seldom, entre aspas no trecho adiante, poderia ser substituído por:
As an American Express Card member, you will enjoy a relationship with us that goes beyond the ordinary. You will be treated as a MEMBER, not a number. And you will receive the respect and recognition ‘seldom’ found today.
a) occasionally. b) rarely. c) often. d) usually. e) always.
Questão 2. (UEL 1996) In the text bellow, the word nearly means:
After 20 years of scientific advances, ‘nearly’ three out of four infertile couples seeking medical assistance to have a child still go home to an empty crib.
a) almost. b) hardly. c) close. d) far. e) over.
Questão 3. (UNESP 1990) The sun __________ rises in the west.
a) always b) never c) often d) sometimes e) usually
GABARITO: Questão 1. A palavra "seldom" significa "raramente", portanto a opção correta é a letra "b". Questão 2. "Nearly" é um advérbio, significa quase, perto. Então "nearly three out of for" significa "quase três de um total de quatro". A opção correta é a letra "c", "close", sinônimo de "nearly" que significam "perto". Questão 3. A questão 3 é uma afirmativa. Rise significa "levantar". Bom, o sol sempre se levanta no leste nunca no oeste (West). Então a resposta correta é a letra "b", never
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca O post Advérbios de Frequência – Inglês Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||
Você quer pular de Paraquedas? Entenda sobre Queda Livre – Física Enem Posted: 17 Mar 2016 02:20 PM PDT Física Enem: Você já sentiu vontade de pular de paraquedas? Já imaginou a sensação de liberdade, aquele vento no rosto? Nada, absolutamente nada impedindo o seu deslocamento! E a vista? Baita visual, o mar, ou o campo, enfim, deve ser mesmo uma vibe incrível.Bem, mas o que você talvez não saiba é que existe muita física em tudo isto! Vamos revisar a queda livre? Vamos te ajudar a gabaritar Física no Enem! Paraquedistas em queda livre
Movimento de Queda Livre e Lançamento Vertical:Chama-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, onde um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar. A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional, popularmente também chamada de aceleração da gravidade.
Dica 1: Você sabe o que significa "Movimento Uniformemente Variado"? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-movimento-uniforme/
Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, ou seja, o movimento é acelerado. Portanto, o sinal da aceleração é positivo, como demonstra a figura abaixo: A seguir colocamos algumas fórmulas importantes para você entender matematicamente a queda livre.
Equação horária do espaço na queda livre: Descritivo da Fórmula onde: g é a aceleração da gravidade t é o tempo de queda. S é a altura
Equação horária da velocidade na queda livre: Descritivo da Fórmula onde: v é a velocidade
Equação de Torricelli para a queda livre.
Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical. Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade. É exatamente este o movimento que um paraquedista ao realizar o seu salto. Sua velocidade não é nula, e após o salto sua aceleração passa a ser a aceleração da gravidade.
Lançamento vertical para cimaÀ medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.
Lançamento vertical para baixoAo contrário do lançamento vertical para cima, estudado acima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois ele está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce. As funções horárias do lançamento vertical são:
Função horária do espaço
Equação de TorricelliV2 = V02 + 2a . ΔS
Para o lançamento vertical para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto que o lançamento vertical para cima, possui a aceleração negativa, ou seja, (g < 0).
Veja um pequeno vídeo no youtube, com o professor Francisco Medeiros para você fixar o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=zmMtCbw3-GQ&spfreload=10Agora abaixo você tem exercícios sobre Movimento Vertical e Queda Livre. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do ENEM.
EXERCÍCIOS:
1 – (PUC-RIO 2009) Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que no ponto mais alto de sua trajetória: a) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo. b) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima. c) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula. d) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo e) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.
2 – (PUC-RIO 2008) Um objeto é lançado verticalmente para cima de uma base com velocidade v = 30 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e desprezando-se a resistência do ar, determine o tempo que o objeto leva para voltar à base da qual foi lançado. A) 3 s B) 4 s C) 5 s D) 6 s E) 7 s
3 – (PUC-RIO 2009) Um objeto é lançado verticalmente para cima, de uma base, com velocidade v = 30 m/s. Indique a distância total percorrida pelo objeto desde sua saída da base até seu retorno, considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar. A) 30 m B) 55 m C) 70 m D) 90 m E) 100 m
4 – (PUC-RIO 2008) Em um campeonato recente de vôo de precisão, os pilotos de avião deveriam "atirar" um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h, e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do "tiro" a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que: (Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar) A) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 100 m do alvo; B) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 200 m do alvo; C) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 300 m do alvo; D) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 400 m do alvo; E) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 500 m do alvo.
5 – (PUC-RIO 2008) Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola são: A) 10 m/s e 1s B) 20 m/s e 2s C) 30 m/s e 3s D) 40 m/s e 4s E) 50 m/s e 5s
GABARITO 1 – D 2 – D 3 – D 4 – D 5 – B
Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321O post Você quer pular de Paraquedas? Entenda sobre Queda Livre – Física Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário