sexta-feira, 4 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Movimento de Translação – Geografia Enem

Posted: 03 Mar 2016 05:29 PM PST

Geografia Enem: Movimento de Translação – Apesar do aparente caráter estático do planeta Terra, há diversos movimentos que incidem diretamente nas condições que afetam a vida por aqui. O movimento de translação é um deles.

Mas por que não é sentido por nós? É muito rápido? Pode mudar? Calma… Essa revisão está aqui para esclarecer suas dúvidas sobre a translação da Terra e levá-lo(a) a um ótimo desempenho no Enem!

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Fonte: https://picofisicos.wikispaces.com/file/view/movimento_de_transla%C3%A7ao.jpeg/188805375/495×371/movimento_de_transla%C3%A7ao.jpeg

 

Quando há alguns bilhões de anos foi formado o Universo, alguns astros parecem ter ficado com "a melhor parte" do que havia antes do 'Big Bang'. Dotados de luz própria e de uma gigantesca massa, as estrelas são capazes de atrair milhões de corpos celestes que giram no seu entorno. A esse movimento chamamos de translação.

Para se ter uma ideia do que influencia a duração da translação, há uma certa lógica nisso. Quanto mais afastado do Sol for o planeta, maior será o tempo que levará para completar a trajetória completa em torno do Astro-Rei. Mercúrio, planeta mais próximo ao Sol, leva aproximadamente 88 dias para completar o trajeto; Plutão, o mais afastado, leva 248 anos!!!

E a Terra? Demora?

Bom, na verdade, o tempo que a Terra leva pra completar 360° ao redor do Sol coincide com um ano. Portanto, precisamente, o movimento de translação da Terra dura 365 dias e 6 horas aproximadamente. Como se sabe, em nosso calendário, temos 365 dias, exceção feita aos anos bissextos que ocorrem a cada 4 anos e compensam as 6 horas por dia que são "desprezadas" nos demais anos. Sempre no dia 29 de fevereiro.

Outros dados importantes quanto ao movimento de translação da Terra: a velocidade média orbital é de 29,78 Km/s; a trajetória percorrida é elíptica, ou seja, não se trata de um círculo perfeito. Portanto, há momentos do ano em que literalmente estamos mais próximos do Sol e outros mais afastados.

E isso nos afeta de algum modo?

O ponto do ano que a Terra mais se aproxima do Sol chama-se periélio e o que a Terra está mais afastada é o afélio. Na realidade, estar mais próximo do Sol não estabelece uma relação direta com o clima, o que o raciocínio lógico poderia conduzir.

No entanto, há uma relação entre o movimento elíptico (em forma de elipse) que a Terra descreve em torno do sol e as estações do ano. Devido a essa trajetória, em quatro momentos durante a translação, as estações do ano mudam de acordo com a posição da Terra em relação ao Sol. Saliento mais uma vez: não necessariamente em relação à distância Terra-Sol.

Outro fenômeno relacionado à translação é a ocorrência dos eclipses solares e lunares. Isso ocorre quando a alinhamento entre a órbita da Terra e da Lua. Se a Lua se interpuser entre o sol e a Terra, fará uma sombra sobre o nosso planeta, impedindo, por alguns segundos, que a luz solar ilumine a superfície terrestre. Tem-se, então, o eclipse solar.

O alinhamento Sol – Terra – Lua provoca o eclipse lunar em que a Terra impede que os raios solares iluminem a superfície lunar. Esse fenômeno é mais frequente e um pouco mais duradouro que o eclipse solar.

Portanto, na prática, a principal consequência para a Humanidade do movimento de translação é a duração do ano que é diretamente relacionado ao tempo que a Terra demora pra percorrer 360° em torno do Sol.

Movimento de Translação

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Movimento de Translação : Ilustração do movimento de translação com destaque pros marcos iniciais de cada estação do ano (solstícios e equinócios). Fonte: http://redes.moderna.com.br/wp-content/uploads/2011/06/solst%C3%ADcio1.jpg

 

Eclipse

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Eclipse: Ilustração explicativa dos eclipses solar e lunar. Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ8ShqpkLU4omAza4w9HgfJLn4cWBX5lXmJKo2y3ts9CLU9Xj8cyTy3x5rLU4EkBFjhhPP0rvzw91Jmno6pcQ56J_jbKcLqGUjRnWiLn-Bg6Epih5DZukJ9VHnX_wBhAhXFk9eKIzNufw/s1600/diferen%C3%A7a+eclipse+lunar+e+solar.jpg

 

Entendido o movimento de translação da Terra e suas consequências? Ótimo! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

 

Geografia Geral Aula 02 – Movimento de Translação (canal: gratis videoaulas) – https://www.youtube.com/watch?v=slWrFEoDxyE

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

 

1. (UDESC) Sobre o movimento de translação da Terra, pode-se afirmar que:

 

I. é o movimento responsável pelas estações do ano;

II. é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol;

III. as datas que marcam o início das estações do ano são chamadas de solstícios (verão e

IV. inverno) e equinócios (primavera e outono);

V. sua rota é elíptica;

VI. periélio é a denominação dada à menor distância entre a Terra e o Sol;

VII. afélio é o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol.

 

Assinale a alternativa correta.

 

A) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas I, II, III, V e VI são verdadeiras.

E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

2. (Enem – 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

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As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:

A) III, V e II.

B) II, III e V.

C) II, IV e III.

D) I, II e III.

E) I, II e V.

 

GABARITO

 

1 – E

2 – A

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira, professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

O post Movimento de Translação – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Técnicas de leitura – Inglês Enem e Vestibular – Resolva a questão 92 do Enem 2015

Posted: 03 Mar 2016 01:03 PM PST

A maior parte das questões de Inglês do Enem consiste na leitura e interpretação de textos. Por isso, é essencial que você saiba fazer uma rápida e eficiente leitura desses textos e, assim, "tirar de letra" a interpretação deles!

Por isso, o Blog do Enem preparou este super post cheio de dicas para você se dar bem nas questões de Inglês do Enem e dos vestibulares!

Para começar, veja o texto apresentado na questão 92 da prova cinza do Enem 2015:

HOW FAKE IMAGES CHANGE OUR MEMORY AND BEHAVIOUR

For decades, researchers have been exploring just how unreliable our own memories are. Not only is memory fickle when we access it, but it's also quite easily subverted and rewritten. Combine this susceptibility with modern image-editing software at our fingertips like PHOTOSHOP, and it's a recipe for disaster. In a world where we can witness news and world events as they unfold, fake image surround us, and our minds accept these pictures as real and our minds remember them later. These fake memories don't just distort how we see our past, they affect our current and future behavior too – from what we eat to how we protest and vote the problem is there's virtually nothing we can do to stop it.

Old memories seem to the easiest to manipulate. In one study, subjects were showed images from their childhood. Along with real images, researches snuck in manipulated photographs of the subject taking a hot-air balloon ride with his or her family. After seeing those images, 50% of subjects recalled some part of that hot-air balloon ride – though the event was entirely made up.

EVELETH, R. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 jan.2013 (adaptado)

A reportagem apresenta consequências do uso de novas tecnologias para a mente humana. Nesse contexto, a memória das pessoas é influenciada pelo(a)

a)    alteração de imagens.
b)    exposição ao mundo virtual.
c)    acesso a novas informações.
d)    fascínio por softwares inovadores.
e)    interferência dos meios de comunicação.

Os passos que você tem que seguir para conseguir gabaritar essa questão são:

  • Compreensão geral do texto, o famosos SKIMMING. Você vai ler o texto, sem interrupções, mesmo não entendo certas palavras, apenas para obter uma ideia geral do texto.
  • Ler a pergunta da questão e fazer uma segunda leitura para uma compreensão das ideias principais (SCANNING).
  • Ler novamente para uma compreensão mais detalhada, para que então você consiga se decidir qual é a melhor resposta para a questão.

Leitura em inglês - skimming e scanning

Entendeu os passos? Então, vamos lá!

A compreensão geral do texto foi dada pela própria pergunta. O texto fala sobre "consequências do uso de novas tecnologias para a mente humana". Esse foi o skimming.

Depois, quando você lê a pergunta: "a memória das pessoas é influenciada pelo(a)": Aí, você volta ao texto, faz a segunda leitura já procurando pela a resposta.

Então você lê no segundo parágrafo:

"These fake memories don't just distort how we see our past, they affect our current and future behavior too – from what we eat to how we protest and vote the problem is there's virtually nothing we can do to stop it".

fake = falsa

to distort = distorcer

to affect = afetar

behavior = comportamento

E reconhece algumas palavras como "memories" e "affect." O texto diz que essas "fake memories", ou seja, "memórias falsas" afetam nosso comportamento atual e futuro.

No segundo parágrafo, nos deparamos com a palavra "memory". Ela é um cognato, ou seja, palavras similares. "Memory" é bem parecida com a palavra "memória" e tem o mesmo significado, memória, lembranças.

Opa! MEMÓRIA na pergunta e MEMÓRIA no texto. Estamos nos aproximando da resposta! Depois disso, lemos a palavra "manipulate", outro cognato que significa "manipular".

Fácil, não é?! "Estou entendo o texto!", você deve estar pensando.

E também a  palavra "images", outro cognato! Manipulate images, quer dizer, manipular imagens.

Chegamos a resposta Letra A: alteração de imagens.

Essa foi fácil!

Se você ficou em dúvida com algumas palavras presentes no texto, segue um glossário, para você aumentar seu vocabulário!

GLOSSÁRIO 1º. Parágrafo

 

Behavior –

Fake –

Fickle –

Fingertips –

Mind(s) –

Nothing –

Picture(s) –

Quite –

Recipe –

Remember –

Researcher(s) –

Rewritten –

Stop –

Surround –

Unreliable –

Unfold –

Witness –

(substantivo) comportamento

(adjetivo) falso(a)

(adjetivo) inconstante

Fingertips – (substantivo) ponta dos dedos (ao alcance)

(substantivo) mente

(pronome) nada

quadro, pintura

(advérbio) bastante

(substantivo) receita

(verbo) lembrar

(substantivo) pesquisador

(adjetivo) reescrita

(verbo) parar

(verbo) rodear

(adjetivo) duvidoso

(verbo) desdobrar, revelar

(verbo) testemunhar

 

GLOSSÁRIO 2º parágrafo
After

Along with

Balloon

Childhood

Entirely

Easiest

Hot-air

Made up

Recalled

See

Subject(s)

Snuck in

Take a hot-air ballon ride

Though

(advérbio) depois

(preposição) juntamente com

(substantivo) balão

(substantivo) infância

(advérbio) totalmente

(adjetivo) easy= fácil; the easiest = o mais fácil

(adjetivo) ar quente

(adjetivo) inventado

(verbo; passado) lembraram

(verbo) ver

(substantivo) indivíduo

(verbo) Colocar secretamente

(verbo)Dar uma volta de balão de ar-quente

(conjunção) embora

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula e saiba mais sobre como se preparar melhor para a prova de inglês do Enem.

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Sobre o texto poético – A função poética. Revise Literatura Enem!

Posted: 03 Mar 2016 07:05 AM PST

Literatura Enem: O artista literário trabalha com a palavra buscando construir novos sentidos e significados. O poeta procura e encontra as melhores palavras para conseguir o máximo possível de efeitos sonoros, em busca do encontro com o ritmo poético. Nesse post você vai entender melhor a linguagem poética e sua função, para não ter dúvidas diante das questões do Enem e do Vestibular!

Quando o escritor produz um texto e sua intenção está totalmente voltada para essa mensagem, para uma especial colocação das palavras, sendo na escolha delas, em suas combinações e organizações, deparamo-nos com a função poética de uma linguagem. No momento em que se seleciona e se combina de maneira especial as palavras, quem está produzindo o texto procura usar alguns elementos fundamentais, como o ritmo e a sonoridade, o belo e o inusitado das imagens, valores de sentido conotativos (aquele que não está em seu sentido literal) e as figuras de palavras.

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Em um texto poético você pode se deparar também com as outras funções de linguagem: função referencial, que está centrado no referente, naquilo que se fala; função conativa, que tem como objetivo persuadir o leitor; função emotiva, quando o produtor do texto tem a intenção de posicionar-se em relação ao tema no qual escreve; a função metalinguística, quando a preocupação está voltada para a própria escrita, para seu próprio código utilizado; função fática, quando o emissor tem a preocupação em manter contato com o destinatário. Porém, o valor da poesia está especificamente no trabalho realizado com a própria mensagem em construção.

Importante é saber que a função poética não está presente, por incrível que pareça até mesmo pelo nome da sua função, somente na poesia. Você encontrará em textos escritos em prosas, em anúncios publicitários, em slogans, em ditados e provérbios e, até mesmo, em diálogos de nossa comunicação diária. Atente-se de que, nesses casos, a função poética nunca será a função dominante.

Geralmente, os provérbios são frases bem arrumadas e, principalmente, ritmadas. Dessa maneira, são frases de fácil memorização, que constitui em bons exemplos da função poética da linguagem:

 

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."

"Aos trancos e barrancos."

"Deus ajuda quem cedo madruga."

"Em briga de marido e mulher, não se deve meter a colher."

"Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão."

"Quem casa, quer casa."

 

Observe, agora, a construção do anúncio do medicamento Doril:

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Assim como os provérbios que você viu ali em cima, a propaganda do Doril também é construída em rima, característica da função poética.

O canal Focus Enem, do YouTube, nos traz um videoaula com questões e exemplos sobre a função poética, inclusive diferenciando-a da função emotiva. A aula é da professora Janaína Arruda e vai complementar o texto que você acabou de ler: https://www.youtube.com/watch?v=mRt7IcvcFMA

Conseguiu entender um pouco mais sobre a linguagem poética e suas funções em um texto? Legal! Agora, para fixar o conteúdo, teste seus conhecimentos com os exercícios que escolhi para você:

 

1 – ENEM – 2012

 

Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

 CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).

 

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.

b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.

c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.

d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.

e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

 

2 – (Ufscar) Leia o poema e responda:

 

Soneto de fidelidade

 

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

 

Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

 

3 – (UERJ)

 

SOBRE A ORIGEM DA POESIA

A origem da poesia se confunde com a origem da própria linguagem.

Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual a origem do discurso não poético, já que, restituindo laços mais íntimos entre os signos e as coisas por eles designadas, a poesia aponta para um uso muito primário da linguagem, que parece anterior ao perfil de sua ocorrência nas conversas, nos jornais, nas aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas […]

 No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam nossa relação com as coisas, impedindo nosso contato direto com elas. A linguagem poética inverte essa relação, pois, vindo a se tornar, ela em si, coisa, oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo […]

 Já perdemos a inocência de uma linguagem plena assim. As palavras se desapegaram das coisas, assim como os olhos se desapegaram dos ouvidos, ou como a criação se desapegou da vida. Mas temos esses pequenos oásis – os poemas – contaminando o deserto de referencialidade.

 

ARNALDO ANTUNES

 

No último parágrafo, o autor se refere à plenitude da linguagem poética, fazendo, em seguida, uma descrição que corresponde à linguagem não poética, ou seja, à linguagem referencial. Pela descrição apresentada, a linguagem referencial teria, em sua origem, o seguinte traço fundamental:

a) O desgaste da intuição

b) A dissolução da memória

c) A fragmentação da experiência

d) O enfraquecimento da percepção

 

Gabarito:

1 – B

2 – D

3 – C

O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino da Grande Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade

 

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