sexta-feira, 25 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Mitos – Filosofia Enem

Posted: 24 Mar 2016 08:29 PM PDT

Filosofia Enem: Os gregos, assim como muitos outros povos (romanos, egípcios, indígenas, africanos…) usavam das narrativas míticas como forma de explicar o universo e seus acontecimentos (as estações do ano, o amanhecer e o entardecer, a vida e a morte etc.). Assim, podemos perceber que os mitos fazem parte da história do mundo, fazem parte do que chamamos de herança cultural.

"A herança cultural de um povo é um conjunto de valores transmitidos, através do processo de socialização entre gerações, e que são característicos da identidade de um povo que de um modo dinâmico vai sendo criada por uma interação de diferentes elementos geográficos, ambientais, sociais e outros fatores externos e que, de uma perspectiva antropológica, irá afetar os modos de ser, pensar e agir de uma pessoa."  http://heranculturais.blogspot.com.br/

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Fonte: www.soniamoura.com.b

 

Mas, você deve estar se perguntando: O que os mitos têm a ver com a filosofia? A resposta é TUDO!

Já explico o por que.

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Que o ser humano é curioso por natureza já sabemos. Em outras palavras essa vontade de conhecer/entender é inato a ele, faz parte da sua natureza.

Hoje se temos alguma dúvida, qualquer dúvida, temos vários meios de informação (internet, livros, mídia, escola, as próprias pessoas e por aí vai) para encontrar a resposta/explicação de que precisamos, porém na antiguidade não era assim, ou melhor, não era totalmente assim.

 

Então, quando o homem tinha dúvidas, essas dúvidas eram respondidas através das religiões existentes naquela época, e o meio pelo qual se dava essa explicação eram os mitos (do grego MYTHÓS: "discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário") as famosas histórias fantasiosas acerca das ações dos deuses. Que fique claro, os mitos foram criados com um único objetivo: explicar algo ou alguma coisa que estivesse tirando a paz desses homens.

Quanta responsabilidade, você deve estar pensando!

Um exemplo do que estou falando:

"Na certa você já ouviu falar de Thor e de seu martelo. Antes de o cristianismo chegar a Noruega, acreditava-se aqui no Norte que Thor cruzava os céus em uma carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo, produziam-se raios e trovões. A palavra "Trovão" — Thor-don em Norueguês — significa originariamente "O rugido de Thor". Em sueco, a palavra para trovão é aska, na verdade as-aka — que significa a jornada dos deuses no céu.

Quando troveja e relampeja, geralmente também chove. E a chuva era vital para os camponeses da era dos vikings. Assim, Thor era adorado como o deus da fertilidade.
A resposta mitológica à questão de saber porque chovia era, portanto, a de que Thor agitava seu martelo. E quando caía a chuva, as sementes germinavam e as plantas floresciam nos campos." (O MUNDO DE SOFIA – A visão mitológica do Mundo ( 1991 )

 

O link abaixo é uma parte do filme "O Mundo de Sofia"(1999) sobre a mitologia
http://cattai.mat.br/site/images/stories/UNEB/pfreire/docs/filosofia/O_MUNDO_DE_SOFIA_mitos.pdf
Para entender mesmo a relação dos mitos com a filosofia, dê uma olhadinha no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=ZJ5CJndiwRQ

 

Vale lembrar que os mitos são considerados a primeira forma de explicação criada pelo ser humano!

Em determinada época da história da humanidade, a escrita ainda não havia sido inventada, logo os mitos eram repassados e contados de forma oral, o que possibilitou o aparecimento de várias versões sobre um mesmo mito.

“Mito quer dizer história ou conjunto de histórias que fazem parte da cultura de um povo e tentam explicar fenômenos incompreendidos ou sem resposta comprovada, como a criação do mundo, o sentido da vida humana e morte” (História ilustrada da Grécia antiga, p.58)

 

As civilizações como as que citamos no início do post, que acreditavam em vários deuses eram consideradas politeístas (do grego: polis, muitos, Théos, deus: muitos deuses). Estas civilizações que descreviam seus deuses com características semelhantes aos humanos, eram chamadas de antropomórficas*.

*Antropomórfico: Forma de pensamento ou conceito que atribui a Deus, a deuses ou a seres sobrenaturais, maneiras de agir, sentimentos e pensamentos característicos dos seres humanos.
Conceito, ponto de vista, doutrina filosófica que busca compreender a realidade através da atribuição de qualidades e comportamentos humanos aos seres inanimados ou irracionais. (http://www.dicio.com.br/antropomorfismo/)

 

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Fonte: https://www.appannie.com/apps/windows-store/app/deuses-nordicos

Deuses Nórdicos

 

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Fonte: https://www.fenixdefogo.wordpress.com

Deuses Gregos

 

Já as civilizações que descreviam seus deuses com  alguma parte de outro animal, eram consideradas zoomórficas*.

*Zoomórfico: Que se pode referir à zoomorfia ou ao zoormofismo.
Que contém ou expressa figuras de animais: desenho zoomórfico.
(Etm. zoomorf/ia/ + ico)).

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Fonte: https://www.universal.globo.com

Deuses egípcios

 

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Fonte: https://www.blogdolucascoisas.blogspot.com

Deuses hindus

 

A indústria cultural, já produziu alguns filmes e livros sobre o fantasioso mundo dos deuses. Algumas dicas para você assistir ou ler.

Alguns filmes:

  1. A Odisséia,
  2. Tróia,
  3. Guerra de Titãs,
  4. Thor,
  5. Percy Jackson
  6. Deuses do Egito
  7. Entre outros…

 

Alguns livros:

  1. Série Os Heróis do Olimpo
  2.  Percy Jackson e Os Olimpianos
  3. As Crônicas dos Kane
  4. Série Olimpo em Guerra
  5.  A Odisséia

Da mitologia também herdamos algumas palavras expressões e mitológicas que usamos ainda hoje, tais como:

Voto de Minerva, Calcanhar de Aquiles, Flecha do Cupido, Olimpíadas, Caos, Presente de Grego, Odisséia

 Você deve estar se perguntando…E a filosofia nisso tudo?

Os primeiros gregos a registrarem por escrito os mitos gregos foram Homero (800 a.C- 701 a.C) e Hesíodo (750 a.C- 650 a.C). Hesíodo é autor da obra Teogonia, já Homero escreveu os dois poemas épicos mais conhecidos, Ilíada e Odisséia Até aí tudo bem, só que esse simples ato de registrar a herança do seu povo abriu espaço para discussões e questionamentos sobre a real semelhança entre homens e deuses. Homero, foi quem mais sofreu as críticas feitas pelos primeiros filósofos, esses criticavam a forma como os deuses eram descritos em seus poemas, como sendo " a imagem e semelhança dos homens". Nada mais propício para o surgimento da filosofia, certo? Nessa época, com a fundação de muitas cidades-Estado, os cidadãos livres tinham muito tempo para pensar/refletir/indagar, já que os serviços pesados ficavam com os escravos ( na sua maioria prisioneiros de guerra), o que fomentou ainda mais as discussões acerca da veracidade das narrações mitológicas.

Com essa crítica deu-se início a uma "evolução" na forma de pensar o mundo e o que existia a sua volta, a filosofia ganhou vida.

Sendo assim, podemos dizer que a filosofia surgiu a partir da mitologia. Eis aí o porquê da mitologia ser importante para a filosofia.

Afinal, nada surge do nada! 😉

 

Então, para finalizar sua revisão, que tal exercitar seus conhecimentos sobre filosofia?

 

1. (Enem 2ª aplicação 2010) "Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que,insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar em Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia". Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28/08/2010 (adaptado). No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina.

 A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:

 

a) "Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo." (Jean Paul Sartre)

b) "Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." (Santo Agostinho)

c) "Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte." (Arthur Schopenhauer)

d) "Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo." (Michel Foucault)

e) "O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança." (Friedrich Nietzsche)

 

Para responder a questão é importante saber que o Mito de Édipo que explicar que não podemos fugir do nosso destino, uma vez que os gregos acreditavam que o mesmo nasce traçado quando nascemos.

 

2. (UEL-2003) "Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?" (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)

 

O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

 

a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.

b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.

c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.

d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

 

3. (UNIFOR/98.1) A religião na Grécia antiga apresentou como características o:

 

a) zoomorfismo, o monoteísmo e o totemismo;

b) salvacionismo, o antroporfismo e o messianismo;

c) ascenticismo, a mitologia e o animismo;

d) antroporfismo, o politeísmo e a mitologia;

e) animismo, o salvacionismo e o miscitismo

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o  Blog do Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis   desde   2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille

 

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Fagocitose, pinocitose e digestão intracelular – Biologia Enem

Posted: 24 Mar 2016 07:45 PM PDT

Biologia Enem: A membrana plasmática possui várias maneiras de absorver as substâncias de que a célula necessita e para eliminar resíduos. Quando estas substâncias são bastante diminutas, elas podem passar através da bicamada lipídica da membrana por difusão ou osmose. Já moléculas um pouco maiores, precisarão da ajuda de proteínas presentes na membrana para realizar o transporte que chamamos de difusão facilitada.

Porém, moléculas muito grandes não conseguem passar nem pela bicamada, nem pelas proteínas que permeiam a membrana. Assim, os processos citados não são úteis nestes casos. Por isso, é preciso que a membrana dobre-se sobre si mesma, produzindo reentrâncias que ajudarão na absorção dessas moléculas ou junte-se a vesículas produzidas no interior das células para eliminar os resíduos.

Quando a célula absorve estas substâncias ou partículas grandes, dizemos que ela está realizando um processo de endocitose. Já quando ela elimina uma substância grande que não pode passar através da membrana, o processo será chamado exocitose. Você conhece o funcionamento destes processos? Não? Então revise a fagocitose, a pinocitose e a digestão intracelular para gabaritar as questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

 

Existem dois tipos de endocitoses:

– Fagocitose: Durante a fagocitose a célula irá "ingerir" substâncias ou partículas grandes, que podem ser vistas ao microscópio óptico. O citoplasma com a ajuda do citoesqueleto irá empurrar a membrana formando proeminências semelhantes a braços – os pseudópodes.  Essas estruturas envolverão a partícula como em um abraço. As membranas de cada pseudópode se fundirão e formarão uma cavidade no interior da célula – o fagossomo.  No fagossomo ocorrerá a digestão da partícula e a absorção de seus constituintes em um processo que chamamos de "digestão intracelular". Para que isto ocorra, os lisossomos (organelas citoplasmáticas constituídas por uma bolsa de membrana cheia de enzimas digestivas) se fundem ao fagossomo liberando para esta cavidade todas as suas enzimas.  Esta nova vesícula, preenchida de partículas que estão sendo digeridas pelas enzimas, chama-se vacúolo digestivo (também chamado lisossomo secundário, pois o lisossomo primário seria aquele que ainda não se fundiu ao fagossomo).  Após a digestão, os nutrientes são absorvidos pela célula e o que sobra forma um corpo residual (bolsa de membrana cheia de restos que a célula não aproveitou). O corpo residual irá permanecer na célula ou sofrerá exocitose. Lembre-se que a fagocitose para alguns seres vivos, como os protozoários, é um meio de alimentação. Porém, no caso dos pluricelulares, como os seres humanos, a fagocitose geralmente será um método de defesa do organismo. Ou seja, existirem células de defesa, como os macrófagos, que capturam e ingerem bactérias que tenham invadido nosso organismo.

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Figura 1: Nesta fotomicrografia obtida a partir de um microscópio óptico você pode observar uma ameba realizando uma fagocitose. Note a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida.

 

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Figura 2: Esquema demonstrando a fagocitose e posteriormente a exocitose.

 

Agora, veja este interessante vídeo mostrando uma ameba realizando fagocitose. Note a formação de pseudópodes e posteriormente a fusão da membrana, formando um fagossomo: https://www.youtube.com/watch?v=YHBi55o2gyo

– Pinocitose:  Durante a pinocitose a célula irá capturar líquidos e moléculas grandes dissolvidas em água. Para isso, ela irá formar invaginações na membrana (reentrâncias para dentro da célula) que, após capturar o líquido, terão suas extremidades fundidas e assim irão formar cavidades no interior da célula. Estas cavidades são chamadas de pinossomos. Da mesma maneira que na fagocitose, o lisossomo se fundirá ao pinossomo formando um vacúolo digestivo e, assim, as partículas pinocitadas serão digeridas.  A maioria das células dos vertebrados não consegue realizar fagocitose, pois estão no meio dos tecidos fixas às outras células ou às fibras da matriz extracelular, impedindo a formação de pseudópodes. Nestes casos, a pinocitose é uma alternativa, muito utilizada, por exemplo, pelas células do epitélio intestinal para absorver substâncias como gorduras.

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Figura 3: Célula realizando pinocitose. As setas indicam as invaginações que a membrana produz para capturar as substâncias em meio aquoso.

 

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Figura 4: Esquema demonstrando a pinocitose.

 

Exocitose:

Durante a exocitose, as substâncias que precisam ser enviadas para fora da célula estão em vesículas que, quando são empurradas em direção à membrana plasmática fundem-se a ela e se desfazem. Dessa maneira, as substâncias que estão no interior das vesículas, saem da célula. Este processo é utilizado, por exemplo, pelas células das glândulas. Estas células secretam diversos produtos que para serem exocitados são empacotados pelo complexo de Golgi e encaminhados para a membrana.

 

Para resumir o assunto, observe o esquema abaixo:

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Além dos processos digestivos que descrevi até agora, veja outras coisas importantes que você deve lembrar sobre digestão intracelular:

– A digestão de substâncias vindas de fora da célula pelos lisossomos é conhecida como função heterofágica.

– Além da função heterofágica, os lisossomos também podem ajudar a célula a remover e renovar organelas e outras estruturas celulares que já estão desgastadas ou que já não são mais necessárias. Para isso, os lisossomos realizam a autofagia ou função autofágica, em que eles digerem estas organelas para que seus constituintes possam ser reutilizados pelas células.

– Os lisossomos também vão atuar no "suicídio celular", também chamado de autólise ou apoptose. Grosso modo, esse processo consiste basicamente no rompimento de vários lisossomos ao mesmo tempo para destruir por completo a célula. Este processo é utilizado, por exemplo, na regressão da cauda dos girinos ou na destruição de grupos de células durante o nosso desenvolvimento.

 

Agora, para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do professor Paulo Jubilut do Canal Biologia Total que fala sobre as endocitoses, exocitoses e digestão intracelular:

http://www.youtube.com/watch?v=tePrgaPCIko

 

E então, conseguiu aprender um pouco mais sobre a pinocitose, fagocitose e digestão intracelular? Beleza! Então, vamos testar seus conhecimentos?

 

01 – (FCM MG/2014)  

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NÃO está representado no desenho acima

a) Eliminação de vesículas secretoras por exocitose.

b) Eliminação residual por clasmocitose.

c) Digestão intracelular heterofágica.

d) Digestão intracelular autofágica.

 

Gab: A

 

02 – (ESCS DF/2009)   Alguns organismos unicelulares como as amebas e alguns invertebrados, capturam seres microscópicos e, depois, fazem a digestão das moléculas orgânicas complexas que formam esses seres.

No processo da digestão heterofágica, pode-se destacar:

a) fenômenos semelhantes aos peroxissomos, mas atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares.

b) estruturas membranosas de contorno arredondado e com função principal de decompor o peróxido de hidrogênio.

c) transformações de um tipo celular em outro − é o que ocorre no processo de formação das hemácias.

d) efeitos que envolvem uma série de alterações e provocam a morte das células.

e) partículas alimentares que penetram na célula e ficam no interior de bolsas alimentares, formando o vacúolo digestivo.

 

Gab: E

 

03 – (UFU MG/2008)   São poucas as células que realizam o transporte de substâncias por meio da fagocitose. As amebas (protozoários), por exemplo, utilizam esse processo em sua alimentação.

Considerando esse tipo de transporte, analise as afirmativas abaixo.

 

I. Pela emissão de pseudópodes, a ameba captura o alimento, que é digerido no seu interior por meio de enzimas específicas.

II. A fagocitose é um transporte ativo, pois o alimento atravessa a membrana com a ajuda de proteínas que carregam o alimento para o interior da ameba.

III.  Nos vertebrados, o processo de fagocitose é utilizado por algumas células de defesa, como por exemplo, alguns glóbulos brancos.

 

Marque a alternativa correta.

a) apenas I e III são corretas.

b) apenas I e II são corretas.

c) apenas II e III são corretas.

d) I, II e III são corretas.

 

Gab: A

 

04 – (UFTM MG/2008)   As figuras 1 e 2 representam dois importantes processos celulares, relacionados à troca de material com o meio.

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Figura 1

 

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Figura 2

(figuras in Bio, Sônia Lopes, Editora Saraiva)

 

a) Que processos celulares estão representados, respectivamente, nas figuras 1 e 2?

b) Qual das figuras poderia representar a participação das células do pâncreas na metabolização de açúcares e qual delas poderia representar a ação de macrófagos em um ferimento infeccionado? Justifique.

 

Gab:

a) O processo representado na figura 1 é uma exocitase (clasmocitose) e na figura 2 é uma endocitose (fagocitose ou pinocitose).

b) A figura 1 representaria a participação das células do pâncreas porque liberaria hormônios na corrente sanguínea através da clasmocitose. Já a figura 2 representaria a ação do macrófago fazendo um fagocitase em um agente estranho.

 

05 – (UFPE/UFRPE/2007)    Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, analise as proposições seguintes.

00. Fagocitose é um tipo de endocitose onde ocorre o englobamento de partículas sólidas. Nos protozoários, serve para obtenção de alimentos; em nosso organismo, está envolvida nos mecanismos de defesa.

01. Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas que agem como transportadoras de moléculas, tais como a glicose.

02. Osmose é a passagem de moléculas de água através da membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado, garantindo, assim, o equilíbrio osmótico entre diferentes compartimentos do organismo.

03. Difusão facilitada envolve um sistema enzimático complexo que necessita de gasto de energia, pois atua contra um gradiente de concentração.

04. Exocitose permite que substâncias inúteis à célula sejam eliminadas com o auxílio dos centríolos.

 

Gab: VFFFF

 

06 – (UFPR/2007)    A fagocitose de agentes invasores é um processo fundamental nas respostas de defesa dos organismos multicelulares. Escolha a alternativa que apresenta a ordem de eventos, desde o encontro entre um macrófago e o patógeno até a apresentação deste ao sistema imunológico.

 

1. Digestão e degradação do patógeno.

2. Formação dos fagossomas.

3. Fusão dos lisossomas ao fagossoma.

4. Adesão e internalização.

5. Exocitose dos produtos.

 

a) 4, 2, 3, 1, 5.

b) 5, 3, 2, 1, 4.

c) 1, 4, 2, 3, 5.

d) 5, 2, 3, 4, 1.

e) 4, 2, 5, 3, 1.

 

Gab: A

07 – (VUNESP-2005) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

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As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

 

a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.

b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão (exocitose) de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.

c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.

d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.

e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

 

Resposta: b.

 

Dica 1: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
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Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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