terça-feira, 8 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Os Filósofos da Natureza – Revisão de Filosofia Enem

Posted: 07 Mar 2016 04:09 PM PST

Filosofia Enem: A filosofia em si nasceu dos questionamentos de alguns pensadores sobre as explicações míticas até então apresentadas para explicar a natureza.

Questionamentos estes influenciados pelas grandes e importantes transformações que a Grécia do século VI a.C. estava sofrendo em sua vida político-econômica e cultural.

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Fonte: eletroeletronicaeautomacao.blogspot.com

 

A filosofia em si nasceu dos questionamentos de alguns pensadores sobre as explicações míticas até então apresentadas para explicar a natureza. Questionamentos estes influenciados pelas grandes e importantes transformações que a Grécia  do século VI a.C. estava sofrendo em sua vida político-econômica e cultural.

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Fonte: http://www.umsabadoqualquer.com/category/eisntein/

 

Esses primeiros pensadores, mais tarde denominados filósofos, são conhecidos também por filósofos da natureza. Vem com a gente revisar estes filósofos para detonar as questões de Filosofia do Enem e dos vestibulares!

 

Você deve estar se perguntando: E como ficamos sabendo disso tudo?

A resposta para essa questão é fácil! 

Através dos escritos de Aristóteles (384- 322 a.C.) no Livro I da obra "Física".

 

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Fonte: www.http://consciencia.ano-zero.com

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Contexto histórico dos filósofos da natureza:

Para entender essa virada no modo de pensar (do mitológico para o racional) é importante compreender o contexto histórico, fatores que contribuíram para tal transformação.

1º As invasões Dóricas no século VI a.C., que favoreceram a instalação de muitos aqueus em ilhas e em costas da Ásia Menor; como os jônicos que fundaram cidades como Mileto e Éfeso, expandindo assim seus territórios para além das águas (expansão marítima).

2º As condições geográficas, levaram-nos a desenvolverem atividades econômicas voltadas para a navegação, comércio e artesanato.

3º A invenção da moeda, necessária para as atividades econômicas que estavam se desenvolvendo.

4º Com o crescente comércio entre os povos, favorecidos pelas fronteiras que se estendiam, a crença nos deuses e seus poderes também começaram a sofrer influências. Assim no século VII a.C nasce a FILOSOFIA!

O principal objetivo desses primeiros filósofos era encontrar o elemento, a substância básica, aquela que fosse responsável por tudo que existe, em grego a arché. Esses filósofos ficaram conhecidos por Filósofos da Natureza, justamente por a terem como seu objeto de estudo.

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Fonte: http://cultura.culturamix.com/filosofia/filosofos-pre-socraticos

 

Estes filósofos foram divididos em escolas, devido a localização em que se encontravam. Depois principalmente pelo modo como conduziam suas observações e pelos resultados que encontraram.

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Fonte: www.filex.es

 

 A Escola jônica ou de mileto, como podemos observar no mapa conceitual acima, é composta por três filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes ambos de Mileto.

É em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega para "natureza"

Tales de Mileto( 623 -546 a.C.)

Você sabe da importância da água em nossas vidas, não é? E que senão cuidarmos adequadamente dela poderemos ficar sem? Pois então, Tales de Mileto, interessou-se muito pela água e sua presença em nossas vidas, observando atentamente suas fases e sua presença em tudo que existe e precisa existir. Chegando então a conclusão que "tudo é água"!

Dica 1: Para saber mais sobre a composição da água e sua importância para os seres vivos, clique neste post da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/agua-revisao-biologia-enem/

Anaximandro (610-547 a.C)

Para Anaximandro, discípulo de Tales, o princípio originário não poderia ser definido, não tinha forma e exatidão, mas apesar disso tudo, concordava com seu mestre sobre tal substância geradora, o que o levou a afirmar que "apeíron", que pode ser traduzida por infinito, tinha essa responsabilidade.

Anaxímenes (588-524 a.C.)

Para Anaxímenes, o universo e tudo que nele existe  teria se originado a partir do processo de rarefação e condensação do ar, o sopro necessário. Tudo é ar!

Escola de Éfeso

Heráclito de Éfeso- O Obscuro (435-475 a.C)

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Fonte: obviousmag.org

 

"Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente

Viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo

No mundo"

( Como uma onda, Lulu Santos)

 

Heráclito, ao contrário dos filósofos de Mileto, não é conhecido por postular que o mundo é originário de uma única substância, mas, por afirmar que o mundo, a vida e tudo que existe nele não é estático, ou seja, está em constante transformação, "tudo flui"!

Os contrários, os opostos são necessários para entendermos a vida e seus sentidos.

"Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, porque tanto o rio quanto nós já não somos mais os mesmos."

 

Escola Pitagórica

Pitágoras de Samos-(580-500 a.C)

Sua teoria foi desenvolvida ao perceber que o som produzido quando uma corda era esticada variava segundo uma proporção exata. Partindo daí a idéia de que assim como há uma relação intima entre a música e a matemática, tudo no universo também deveria seguir a mesma lógica. Acreditava que em cada número, de 1 a 9 se realiza a expressão da vida humana. Por isso sua afirmação é "tudo são números"

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Fonte: http://www.institutolongtao.com.br/blog/numerologia-e-autoconhecimento-por-denise-darin/

 

Saiba mais sobre Pitágoras e sua aplicação para os números em: http://blogdoenem.com.br/seno-cosseno-tangente-enem-vestibular/

Escola Eleata

Os eleatas, ao contrário dos jônios, refletiram sobre como essas substâncias básicas( apeíron, ar e água) se transformavam em outras distintas. O maior representante dessa escola foi Parmênides de Eléia (510-470 a.C.)

 

"O que é, é- e não pode deixar de ser"

Parmênides

 

A essência, a identidade de algo não se altera, mesmo que sua aparência se altere. Os sentidos, segundo Parmênides, nos impossibilitam de conhecer a verdade sobre o que nos é apresentado.

Formulou também os princípios lógicos da identidade e da não-contradição

 

Escola Pluralista

Empédocles de Agrigento (490-430 a.C)

Afirmava que tudo que existe é resultado da mistura dos quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Destacou-se também na política por defender a democracia.

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Fonte: www.http://educonsfut.blogspot.com

 

Demócrito de Abdera (460-370 a.C) 

Eis que surge o Átomo!!!

 

"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida…" Clarice Lispector

 

Afirmava, junto com Leucipo, que tudo que existe de matéria é formado por átomos (grego a=não, tomo=divisão, aquilo que não pode ser dividido). Os famosos átomos das aulas de química, foram descobertos por esses dois filósofos ao observarem a divisão da matéria. Demócrito acreditava que os  átomo eram parecidos com “bolinhas” microscópicas maciças,essa idéia seguiu quase inalterada por 2 mil anos.

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Fonte: www1.educacao.pe.gov.br

 

Dica 2: Saiba mais sobre a história do átomo neste post da professora Munique Dias: http://blogdoenem.com.br/modelos-atomicos-particulas-quimica-enem/

 

Importante: Os problemas filosóficos que vivenciamos hoje, muito se diferenciam daqueles vividos pelos primeiros seres humanos, isso, contudo não quer dizer que nossos problemas são mais importantes, mas sim que os problemas filosóficos dependem, sobretudo do período em que são formulados. Por exemplo, antigamente os seres humanos não tinham um método para averiguar respostas para perguntas como "como água cai do céu?", "o que é um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?", "como as plantas saem da terra?", etc. E como podemos perceber eles queriam explicações mais plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não  bastando mais as explicações mitológicas.

Você sabia que na Antiguidade o território grego se estendia até a Itália e a Turquia?

Confira no mapa abaixo

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Fonte: javiercomellas.wordpress.com

 

Dica 3: Para saber mais sobre o que é filosofia, dê uma espiada neste super post: http://blogdoenem.com.br/filosofia-enem-o-que-e-filosofia/

 

Vamos exercitar o que aprendemos hoje?!

 

1. (ENEM – 2012)

TEXTO I

Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- se em pedras.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

 

TEXTO II

Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: "Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha."

GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que

A) eram baseadas nas ciências da natureza.

B) refutavam as teorias de filósofos da religião.

C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.

D) postulavam um princípio originário para o mundo.

E) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

 

2. (UEM-2008)

Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto.

01) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado “tudo é água”, indicando, assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade.

02) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas.

04) Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que “o ser é” e “o não-ser não é”, elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição.

08) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores.

16) Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos.

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o  Blog do Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille

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Curso Enem Online Gratuito: Aulas e Exercícios para o Enem 2016. Veja!

Posted: 07 Mar 2016 10:04 AM PST

Curso Enem Gratuito 2016: Acompanhe a cada semana no Blog do Enem uma nova lista especial de aulas indicadas para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. Você monta o seu Curso Enem Online Gratuito.

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Aulas novas toda semana no Curso Enem Online

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Enem 2016. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra um Curso Enem Online Gratuito por aí!

Você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz um Curso Enem Online Gratuito e se prepara para as provas do colégio e do Enem. A coordenação pedagógica é da professora Juliana Evelyn Santos.

Curso Enem Online Gratuito! Aproveite. Aulas novas toda semana.

Na primeira semana os professores prepararam  aulas e apostilas gratuitas para você começar sua revisão ou o seu Curso Enem Online gratuito com a introdução básica de cada matéria. Nesta segunda semana tem conteúdo novo, com a continuidade das matérias. Aproveite para estudar e revisar o que você vê na escola ou no cursinho. Fique ligado que toda semana tem novos posts!

Biologia

1ª Semana:  Biologia e os métodos científicos     Características básicas dos seres vivos     Os termos da biologia     A origem da vida

2ª Semana:  A vida e a Água    Os Sais Minerais     Doenças e carência de Sais Minerais    Entenda as Vitaminas    Os Carboidratos 

 Semana que vem tem mais!

10 conteúdos top de biologia destacada
Veja o que mais cai de Biologia no Enem

Química

1ª Semana:  Introdução ao átomo    A definição de matéria    Mol e o número de Avogadro    Histórico da química orgânica    Fórmula empírica e molecula

2ª Semana:   A História dos Modelos Atômicos    A Estrutura do Átomo    Cálculo  Estequiométrico     Propriedades Gerais da Matéria    As Cadeias de Carbono

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Química no Enem
Veja o que mais cai de Química no Enem

Física

1ª Semana:   Repouso e Movimento    Os princípios da luz    Carga e corrente elétrica    Os sistemas de medida

2ª Semana: Introdução à Termodinâmica   Cálculos envolvendo Velocidade   Luz, Câmera… Óptica!     Conteúdos Frequentes de Física

Semana que vem tem mais!

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Matemática

1ª Semana:  A Teoria dos Conjuntos  Regra de Três Simples e Composta   Ângulos    Triângulos – definições e propriedades    Escala, razão e proporção

2ª Semana:  Geometria Analítica     O Triângulo Retângulo     Progressão Geométrica

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Matemática no Enem
Veja o que mais cai de Matemática no Enem

Geografia

1ª SemanaConceitos fundamentais da geografia – parte 1      Conceitos fundamentais da geografia – parte 2    O movimento de translação da Terra

2ª Semana: Localização e Posição Geográfica   Translação da Terra – Aula 2

Semana que vem tem mais! 

Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem
Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem

História

1ª SemanaTeorias da história e as linhas abordadas pelo Enem    A Pré-História no Enem

2ª Semana: A Expansão Marítima

Os 10 Temas de História que mais caem no Enem
Os 10 Temas de História que mais caem no Enem

Filosofia

O que é filosofia

Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros   Semana que vem tem mais!

Veja o que é 'Filosofia' para o Enem
Veja o que é ‘Filosofia’ para o Enem

Literatura

1ª Semana: Funções da linguagem comunicativa    Os tipos textuais

2ª Semana: A Função Poética da Literatura    Entenda o que é Intertextualidade    A Estrutura do Texto Narrativo      Os Gêneros Literários

Semana que vem tem mais!

Redação

Normas da gramática   Linguagem Oral x Linguagem Escrita

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Gramática

1ª SemanaSentido figurado    Figuras de linguagem   Introdução à Morfologia

2ª Semana: A Morfologia das Palavras  Os Substantivos

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Português no Enem
Veja o que mais cai de Português no Enem

Inglês

1ª SemanaO plural dos substantivos   Pronomes pessoais

2ª Semana: Técnicas de Leitura e Interpretação de Inglês   Gêneros Textuais no idioma Inglês    MacDonald’s – Entenda o apóstrofo no Inglês

Dica: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas! 

Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito para você!

Agora é assim: Toda semana tem uma lista nova de aulas para você no Blog, e você monta o seu Curso Enem Gratuito.

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Expansão Marítima e o “Achamento” do Brasil – Revisão História Enem

Posted: 07 Mar 2016 07:29 AM PST

História Enem: A expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI foi um desdobramento do renascimento comercial e urbano iniciado no contexto das Cruzadas (1096-1270), quando a nascente burguesia européia descobriu as especiarias orientais comercializadas nas cidades do leste do Mediterrâneo (Constantinopla, Damasco e Antioquia, entre outras). Houve, contudo, um momento no qual as águas do velho mar já não correspondiam mais às expectativas e aos interesses dessa burguesia, motivada a navegar por novos mares para explorar novos mercados. Vamos então entender os motivos dessa mudança de rumo!

Causas da Expansão Marítima e Comercial

1) Crise do século XIV: as mortes decorrentes da Peste Negra (1347-1351) e da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) foram acompanhadas de uma grave crise de consumo na Europa Ocidental, provocando um forte recuo das relações comerciais e motivando a exploração de novos mercados.

2) O domínio italiano e árabe sobre o Mediterrâneo: desde as Cruzadas, as especiarias passaram a ser comercializadas na Europa através do Mediterrâneo. Os principais entrepostos estavam sob o domínio dos árabes e dos italianos, dificultando o acesso de outros mercadores às especiarias e motivando a navegação para o Oriente através do Atlântico, onde a África também acenava com riquezas como ouro, marfim e pimenta.

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Figura 1: As rotas comerciais do Mediterrâneo dominadas pelas cidades italianas e pelos árabes (norte da África)

Fonte: pt.slideshare.net

 

3) O espírito cruzadístico: mais uma vez a fé e a fortuna estavam juntos como motivação de uma grande empreitada. Isto porque, assim como nas Cruzadas, a conquista de novos territórios e mercados era também uma oportunidade de expansão do Catolicismo. Era uma ideia que dominava a literatura ainda voga na Europa do século XV: os romances de cavalaria.

4) A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453: o domínio otomano sobre o principal entreposto das especiarias no Mediterrâneo marcou o acirramento das relações entre cristãos e muçulmanos, comprometendo o fluxo comercial das especiarias no Mediterrâneo e os lucros da burguesia europeia.

5) A formação das monarquias nacionais modernas: a empresa da navegação exigia recursos que iam além da capacidade econômica da nascente burguesia. Foi então que os estados modernos apareceram com a capacidade e o interesse de financiar a expansão marítimo-comercial, buscando aí um forte incremento à arrecadação tributária.

 

Dica 1: Não foi por acaso que a Igreja apoiou e se envolveu nas grandes navegações, marcadas por fortes motivações religiosas. Se a Guerra de Reconquista, no contexto das Cruzadas, permitiu a retomada católica da Península Ibérica, a expansão marítima permitiria a expansão católica sobre a África Muçulmana, já que as primeiras expedições tinham como roteiro o chamado "Périplo Africano", visando o marfim e o ouro já comercializados pelas caravanas do Saara. A grandes navegações não estão situadas apenas no processo evolutivo do capitalismo, mas também no processo de expansão do Cristianismo iniciado no Império Romano. Fique atento, o Enem adora explorar os fatos inseridos na "longa duração".

Causas do pioneirismo português

 

Portugal foi o primeiro país a reunir condições para dar início às grandes navegações. Isto ocorreu pelos seguintes motivos:

1) A formação da monarquia portuguesa: em 1139, a Dinastia de Borgonha deu início ao Reino de Portugal, quando o Condado Portucalense se libertou da influência dos reinos hispânicos de Leão e Castela. Em poucas décadas, os portugueses expulsaram os mouros do sul na Guerra de Reconquista, alcançando uma estabilidade política que os espanhóis só alcançariam em 1492;

2) A Revolução de Avis: a ascensão da Dinastia de Avis ao poder, em 1385, ocorreu mediante uma aliança entre rei e a burguesia. 30 anos depois, o apoio político burguês seria retribuído com a criação da Escola de Sagres pelo rei Dom Henrique, atraindo cartógrafos e navegadores que desenvolveram e combinaram técnicas navais compatíveis com as grandes navegações: caravela, canhões de guerra, bússola, astrolábio, quadrante etc.

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Figura 2: Rosa dos ventos na Fortaleza de Sagres em Algarves, ao sul de Portugal.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Sagres#/media/File:Portugal_Sagres.jpg

 

 

3) A posição geográfica e a experiência naval pelo Atlântico: enquanto a Europa Ocidental consolidava no século IX (fragmentação do Império Carolíngio) seu processo de feudalização, Portugal, dominado pelos mouros, já experimentava desde o século VIII a navegação curta pelo Atlântico, praticando a pesca e o comércio com o norte africano.

 

Os Passos da Expansão Ultramarina

 

1) As primeiras grandes conquistas portuguesas:

  • Ceuta (1415): Dom Henrique;
  • Cabo Bojador (1434): Gil Eanes;
  • Cabo das Tormentas ou Cabo da Boa Esperança (1488): Bartolomeu Dias;
  • Calicute/Índia (1498): Vasco da Gama.

 

2) O início das navegações espanholas: com a expulsão dos mouros de Granada em 1492, a Espanha concluía seu processo de unificação, reunindo condições para dar início às navegações pelo Atlântico. Foi então que a rainha Isabel de Castela patrocinou a viagem de Colombo ao Oriente. Acreditando na esfericidade da Terra, Colombo tentou chegar ao Oriente pelo Ocidente, deparando-se com terras a oeste do Atlântico: a América.

 

3) Os tratados territoriais: em 1493, o papa espanhol Alexandre VI, aliado de Isabel, assinou a Bula Intercoetera, dividindo o Atlântico entre Portugal e Espanha a partir de um meridiano situado 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde (Portugal), ficando a Espanha com toda a América. Diante da contestação portuguesa, o Papa mediou em 1494 o Tratado de Tordesilhas, situando a linha divisória a 370 léguas de Cabo Verde, ficando Portugal com parte do Brasil atual.

 

4) A expedição de Cabral: após as conquistas militares de Vasco da Gama na Índia, o rei Dom Manuel organizou a primeira viagem comercial ao Oriente, liderada por Cabral, que deveria antes fazer escala no Brasil para o reconhecimento do território. Após 10 dias no Brasil (Bahia), Cabral seguiu para a Índia, onde permaneceu cerca de 4 meses para depois retornar a Portugal.

 

Dica 2: Repare que a curta permanência de Cabral na Bahia já é um indicativo do pouco interesse português pelo Brasil entre 1500 e 1530 (Período Pré-Colonial), contrastando com o forte interesse pelo Oriente.

 

5) Entre 1519 e 1522, a Espanha realizou a primeira viagem de circunavegação com Fernão de Magalhães (morto em 1519) e Sebastião El Cano.

 

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Figura 3: A expedição de Cabral em 1500

Fonte: veja.abril.com.br

 

Dica 3: Para aprofundar seus conhecimentos e concluir sua revisão sobre a expansão marítima e o achamento do Brasil, assista ao interessante vídeo-aula do professor Renato Pellizzari do "Descomplica"! – https://www.youtube.com/watch?v=c7b_kAl7OIo

 

Agora vamos ver como esse conteúdo já foi abordado pelos vestibulares e pelo Enem!

 

EXERCÍCIOS

 

QUESTÃO 1

(ENEM/2007)  A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

 

K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
B) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
C) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna.
E) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra D.

 

QUESTÃO 2

(Mackenzie)

 

“Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu”.

(Fernando Pessoa)

 

O significado de “passar além do Bojador”, nas primeiras décadas do século XV, é:

a) ultrapassar a “barreira” que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.

b) Conquistar Ceuta e encontrar o “Eldorado”, lendária terra repleta de prazeres e riquezas, superando os mitos vinculados ao longo da Idade Média.

c) Conquistar a cidade africana de Calicute, importante feitoria espanhola responsável por abastecer o mercado oriental de produtos de luxo.

d) Suportar o escaldante sol equatorial, as constantes tempestades  marítimas e o “mar tenebroso” das ilhas da América Central.

e) “Dobrar” o Cabo da Boa Esperança, por Vasco da Gama, aventura marítima coberta de mitos e lendas sobre a existência do “Paraíso” ou “Éden”.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra A.

 

QUESTÃO 3

(Unesp) “A conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península Ibérica.”

(João Lúcio de Azevedo. “Época de Portugal econômico: esboços históricos”.)

 

De acordo com o texto, é correto interpretar que:

a) a expansão marítima portuguesa teve como objetivo expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.

b) a influência do poder econômico marroquino foi decisiva para o desenvolvimento das navegações portuguesas.

c) o domínio dos portugueses sobre Ceuta era parte de um vasto plano para expulsar os muçulmanos do comércio africano e indiano.

d) a expansão marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as rotas comerciais africanas.

e) o domínio de territórios ao norte da África foi uma etapa fundamental para a expansão comercial e religiosa de Portugal.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra E.

 

QUESTÃO 4

(ENEM/2013)

 

TEXTO I

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.

CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).

 

TEXTO II

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PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela, 199 x 169 cm Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 jun. 2013. (Foto: Reprodução)

 

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que

A) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.

B) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.

C) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.

D) as duas produções, embora usem linguagens diferentes – verbal e não verbal –, cumprem a mesma função social e artística.

E) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos histórico, retratando a colonização.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra C.

 

O texto desta aula foi preparado pelo professor Felipe Carlos de Oliveira para o Blog do Enem. Felipe é formado em História pela UFSC, especializado em Interdisciplinaridade pelo IBPEX e mestre em História pela UFSC. É professor de colégios e cursinhos da Grande Florianópolis desde 2001.

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Localização e Posição Geográfica – Revisão de Geografia Enem

Posted: 07 Mar 2016 07:07 AM PST

Geografia Enem: Apesar de o planeta Terra estar longe de ser o maior astro do Universo, a superfície terrestre é suficientemente grande para haver necessidade de existir algo que ajude a precisar a localização e a posição geográfica. Como isso é possível? Essa revisão é pra você encontrar o caminho para um ótimo desempenho nas provas do Enem!

Desde que os seres humanos primitivos utilizaram seus instintos de sobrevivência para estimular os seus deslocamentos, lançou-se mão de uma série de artifícios a fim de ter noção do local em que se encontrava. Com o passar do tempo, várias técnicas foram criadas no sentido de orientar a humanidade no espaço. Apesar de ter-se chegado ao ponto de haver grande precisão quanto à localização, muitas vezes ainda nos deparamos em situações em que a tecnologia não é suficiente pra nos levar onde queremos. Aliás, mesmo instrumentos modernos e precisos de localização e orientação espacial, têm por base conhecimentos desenvolvidos há muitos anos.

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Fonte: http://www.verdevaleam.com.br/uploads/20130707103633.png

 

O princípio básico da localização na superfície são os pontos de referência. No cotidiano, utiliza-se diversas referências para precisar os locais a serem frequentados. Um exemplo prático disso é quando se quer saber onde é determinado local. O nome do logradouro (rua, avenida, servidão) é uma referência padrão para localização. No entanto, nem sempre isso é suficiente. Pode-se indicar pontos de referências para facilitar a chegada das pessoas ao local desejado. "Fica ao lado da casa de muro verde."; "Na esquina tem uma padaria."; enfim, são dicas que fazem com que seja mais nos localizarmos.

Mas isso sempre funciona? E quando não há elementos visuais como referência?

Diante disso, houve necessidade de se ter uma forma de orientação espacial sem que seja imprescindível os pontos de referência visuais. Surgem então os pontos cardeais que indicam a direção a ser tomada pra se chegar a um local. São os famosos Norte, Sul, Leste e Oeste que até hoje são utilizados em instrumentos moderníssimo de posição geográfica, como o GPS. Existem ainda os pontos colaterais e subcolaterias que dão maior precisão a essa forma de localização.

O instrumento mais famoso que utiliza os pontos cardeais para fornecer a localização relativa é a bússola que consiste numa agulha imantada que, em meio aquoso, indica o Polo Norte magnético da Terra que é bastante próximo do Polo Norte geográfico. Assim, indicando o Norte, pode-se facilmente encontrar os demais pontos.

Desde então, várias formas de localização que utilizam tecnologia de ponta, ainda obedecem ao princípio dos pontos de referência como base para fornecer localização precisa em qualquer parte da superfície terrestre.

Rosa dos Ventos

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Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoGgYHWYTiByGb3HlUGG9n7fcaI1U3Us_5azNlDXJ2LFDbOdZ7i-PWrfZl4LtrvVGxvV2Mz6qP-eQEQKwqTZh2wsjzkOvPKWboudg4FSk1MxNbpN-jpsKcyF7Q2mutuIhHxLsjzJS5oPgK/s1600/Rosa+dos+ventos.JPEG

 

Rosa dos Ventos: Representação gráfica dos pontos cardeias, colaterais e subcolaterais

 

Polo Norte Magnético/ Polo Norte Geográfico

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Fonte: http://www.poseidon.pt/images/navegacao/magnetismo/Declina%C3%A7%C3%A3o%20Magn%C3%A9tica0.png

 

Polo Norte Magnético/ Polo Norte Geográfico: Ilustração representativa da diferença de localização dos polos magnético e geográfico.

 

Compreenderam as noções de localização e posicionamento geográfico? Muito bem! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

 

Localização e orientação – BORA APRENDER – Geografia Aula 01 (canal: Bora Aprender) – https://www.youtube.com/watch?v=PrG5MLgIQfo

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1. (UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

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Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

a) Leste – Norte – Oeste

b) Oeste – Norte – Leste

c) Leste – Noroeste – Leste

d) Oeste – Noroeste – Oeste

 

2. (UFAM) A novela da Rede Globo "Caminho das Índias", mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: "Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude 'bondosa' e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite".

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html – Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

 

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV.O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

 

a) Apenas I e IV são corretas.

b) Apenas II e V são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) Apenas IV e V são corretas.

 

GABARITO

 

1 – A

2 – A

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira, professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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