quinta-feira, 17 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Análise do sujeito usando a partícula “-SE” – Revisão de Gramática Enem

Posted: 16 Mar 2016 02:19 PM PDT

Gramática Enem: Matéria constantemente pedida em vestibulares, Enem, provas de conhecimentos gerais ou concursos, a partícula "-se", também conhecida como partícula apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito, é muito utilizada no dia a dia sem que os falantes se deem conta.

Portanto, é um equívoco achar que o "se" encontra-se apenas depois do verbo, como em "procura-se", "vende-se" ou "queixaram-se". Vem com a gente aprender mais sobre Gramática para gabaritar o Enem e os vestibulares!

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1) Índice de Indeterminação do Sujeito: o caso mais cobrado em provas é a diferença entre SE partícula apassivadora e SE índice de indeterminação do sujeito. Para fazer tal distinção, a regrinha é fácil, basta olhar o verbo: se ele estiver no singular e for Verbo Transitivo Indireto (VTI), Verbo Intransitivo (VI), Verbo de Ligação (VL), haverá o sujeito indeterminado. Ou seja, o sujeito existe, mas não é conhecido, por isso o SE é chamado de ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO, como se vê a seguir, no exemplo:

 

"Precisa-se de atendentes."

 

Note que alguém precisa, mas não sabemos quem é essa pessoa. O verbo é VTI, tem o objeto indireto (de atendentes).

 

"Vive-se de ilusões na sociedade contemporânea."

 

O verbo é VI, há adjuntos adverbiais de modo e de lugar (de ilusões – na sociedade contemporânea), mas o sujeito é indeterminado, desconhecido.

 

"Fica-se amedrontado com as notícias sobre a dengue."

 

O verbo é VL (fica), há o predicativo (amedrontado), mas o sujeito é desconhecido, indeterminado.

 

2) Partícula apassivadora: o pronome apassivador ou partícula apassivadora ocorre quando o verbo é transitivo direto (VTD) ou transitivo direto e indireto (VTDI ). O verbo concorda com o sujeito paciente e pode ficar, assim, no singular ou no plural. Veja os exemplos:
"Não se viam antigamente tantos universitários estudiosos."

"Tantos universitários estudiosos não eram vistos antigamente."

 

Note que o sujeito "tantos universitários estudiosos" está no plural, portanto, o verbo " viam " deve ficar no plural.

 

"Pede-se silêncio durante o discurso do professor de Português."

 

Veja outro caso de partícula apassivadora, pois o verbo é VTD, o sujeito "silêncio" é singular (Silêncio é pedido durante o discurso do professor de Português).

 

Outras funções que o pronome SE apresenta e são igualmente importantes para o sucesso nos concursos e para a correção de linguagem. Note os exemplos seguintes:

 

a) Como conjunção subordinativa integrante; a conjunção introduz orações subordinadas substantivas.
Ex: Quero saberse ela virá à festa.

b) Como conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais.
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

2- Como pronome:

a) Pronome reflexivo: funciona como objeto direto, objeto indireto e sujeito do infinitivo.
Ex: A criança machucou-se. (objeto direto)

b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los.
Ex: Contaram-se histórias estranhas.

c) Índice de indeterminação do sujeito: quando se liga a verbos preposicionados com o papel de indeterminar o sujeito.
Ex: Discorda-se do fato.

d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos.
Ex: Ele acabou de sentar-se.

e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.
Ex: Ela não cansa de queixar-se.

 

Para melhorar ainda mais a explicação sobre a partícula SE, assista esta videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=IftFAF2DE0k

 

Agora, para fixar bem melhor os conteúdos, segue uma lista de exercícios. Bom trabalho!

 

1. Leia, analise e reflita alguns instantes acerca do enunciado linguístico que segue e responda às questões propostas abaixo:

Aluga-se quitinetes, todas situadas à beira-mar.

a) Tendo em vista que tal enunciado se encontra demarcado na voz passiva sintética, seria possível mudá-lo para a voz passiva analítica?  Se sim, opere essa transformação.

b) Ao realizar esse procedimento, o que você pôde perceber que mudou?

c) Partindo desse pressuposto, como se dá a classificação do pronome "se"?

 

2. (Fuvest) Indique a alternativa correta:

a – (  ) Tratavam-se de questões fundamentais.
b – (  ) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c – (   ) Precisam-se de datilógrafas.
d – (   ) Reformam-se ternos.
e – (    ) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

 

3) (PUCCamp-SP) Assinale a concordância errada:

a) Ali se vendia pão e outras provisões.
b) Era meio-dia e meia.
c) Na exposição vendeu-se oito cavalos árabes.
d) Crime de leso-patriotismo.
e) Os soldados ficaram alerta.

 

4) Acerca dos dois enunciados linguísticos que seguem, sua tarefa será de analisá-los, tendo em vista a concordância verbal neles manifestada, e, a seguir, registrar suas opiniões sobre a percepção que obteve.

Aluga-se apartamento recém-construído.

Alugam-se casas para temporada.

 

Gabarito:

 

Resposta Questão 1

a) Sim, haja vista que o enunciado, uma vez passado para a voz passiva analítica, resultaria em: Quitinetes são alugadas, todas situadas à beira-mar.

b) Tornou-se perceptível a mudança da forma verbal, pois, para concordar com o sujeito "quitinetes", o verbo, antes expresso no singular, flexionou-se para o plural (alugadas).

c) Após os procedimentos realizados, a constatação a que devemos chegar se define, em primeira instância, pelo fato de que o verbo (aluga) se classifica como transitivo direto, e assim se classificando, torna-se passível de ser transformado na voz passiva analítica (como ocorreu). Nesse sentido, observa-se que o enunciado necessita de uma retificação, haja vista a necessidade de o verbo concordar com o sujeito, ou seja: Alugam-se quitinetes à beira-mar, no qual o pronome "se" se classifica como partícula apassivadora.

 

Resposta Questão 2

Temos que a alternativa que se adéqua ao enunciado do exercício se demarca pela letra "D", visto que por se tratar de um verbo transitivo direto (reformar), este permite que a oração seja transformada na voz passiva analítica (ternos são reformados), fato esse que justifica a concordância entre o verbo e o sujeito, expressa no próprio enunciado.

 

Resposta Questão 3

Afirma-se ser a alternativa condizente com o que postula o enunciado da questão a demarcada pela letra "C", haja vista ser necessária a concordância do verbo com o sujeito, pois se trata de uma partícula apassivadora, ou seja: na exposição venderam-se oito cavalos árabes.

 

Resposta Questão 4

Ao analisá-los, constatamos que a concordância verbal se manifesta de acordo com o que postula o padrão formal da linguagem, haja vista que no primeiro enunciado o sujeito se apresenta no singular, razão pela qual o verbo também assim se demarca. Já no segundo, o verbo se manifesta no plural, razão pela qual o verbo com ele concorda. Nesse sentido, em se tratando de tais aspectos, cabe ressaltar que o verbo em questão se classifica como transitivo direto – o que permite que ambos os enunciados sejam transformados na voz passiva analítica: apartamento recém-construído é alugado/ casas são alugadas para temporada.

 

Os textos, exemplos e exercícios acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

 

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Adjetivos – Gramática Enem

Posted: 16 Mar 2016 01:42 PM PDT

Gramática Enem: Você sabia que com simples adjetivos você pode criar uma excelente história? São eles que trazem todos os detalhes, às vezes, de forma espetacular sobre algo ou alguém.

Veja neste post de Gramática Enem a classificação dos adjetivos e suas funções em uma frase.

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Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.

Os adjetivos podem ser classificados em:

– primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.
Ex.: escuro, alegre, pequeno, rosa.

– derivados: são formados a partir de outros radicais.
Ex.: pequenino, rosado.

– simples: apresentam um único radical em sua estrutura.
Ex.: apavorado, feliz.

– compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
Ex.: luso-brasileiro, socioeconômico.

Adjetivos pátrios 

São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Ex.: brasileiro, catarinense, carioca, acreano, capixaba.

Flexões dos adjetivos

Os adjetivos apresentam flexões de gênero, número e grau.

Flexão de gênero

Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.
Ex.: Uma menina formosa – um menino formoso
Uma professora ativa – um professor ativo 

Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.

Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.
As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:
Ex.: o homem injusto – a mulher injusta, o produtor inglês – a produtora inglesa.

Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:
Ex.: caixa frágil – pássaro frágil, professor ruim – professora ruim.

Flexão de número

Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.
Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.

Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:

– Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:
Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.

– Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:
Ex.: recipiente verde-mar – recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.

Flexão de grau 

Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.
Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.

Grau comparativo

Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.

a) Grau comparativo de igualdade: Gica é tão exigente quanto justa.
Gica é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.

b) Grau comparativo de superioridade: Seu amigo é mais desonesto (do) que o meu.

c) Grau comparativo de inferioridade: Somo menos ativos (do) que eles.

Grau superlativo

A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.

a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.
Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)
Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)

b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.

– analítico: é formado com a presença de um advérbio:
Você é muito crítico.
A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.

– sintético: é expresso com a participação de sufixos.
A prova de matemática estava dificílima.
Este piloto é velocíssimo.

Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.
Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.

 

Assista agora esta videoaula para fixar ainda mais este conteúdo: https://www.youtube.com/watch?v=gf6XBsZ4-Xg

 

Para encerrarmos o uso correto dos adjetivos, faça os exercícios que seguem:

 

1) Assinale a sequência correta em relação aos tipos de adjetivos e suas definições:

I. Adjetivos formados por apenas um radical.
II. Adjetivos formados por dois ou mais radicais.
III. Adjetivos que não são derivados de outra palavra em língua portuguesa.
IV. Adjetivos formados a partir de outros substantivos ou verbos.
V. Adjetivos que se referem à origem ou nacionalidade do substantivo.

( ) pátrios
( ) primitivos
( ) compostos
( ) derivados
( ) simples

a) II, III, V, IV e I
b) V, IV, III, III e I
c) I, III, IV, II e V
d) V, III, II, IV e I.

 

2) Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos adjetivos destacados nas frases:

 

I. Carolina comprou para a mãe um vestido amarelo-claro.

II. Ele estava feliz porque foi aprovado no vestibular.

III. A torcida transbordou felicidade pela conquista do título.

IV. O mineiro Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros.

V. A menina bonita colocou um laço de fita no cabelo e foi para a escola.

a) biforme, pátrio, derivado, primitivo e composto.
b) primitivo, composto, biforme, pátrio e derivado.
c) composto, primitivo, derivado, pátrio e biforme.
d) composto, derivado, primitivo, pátrio e biforme.

 

3) Sobre os adjetivos, é correto afirmar:

 

a) Classe de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe qualidades, estados, aparência etc.

b) Classe de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do advérbio.

c) Classe de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.

d) Classe de palavra invariável que exprime estados emocionais.

e) Conjuntos de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um único verbo.

 

4) (MPE-PR/UFPA) Há situações em que o adjetivo muda de sentido, caso seja colocado antes ou depois do substantivo. Observe:

 

Lá se vão os pobres meninos

Pelas ruas da cidade.

Meninos pobres,

pelas ruas da cidade rica.

 

Qual é o significado da primeira e da segunda ocorrência da palavra "pobres" no trecho acima?

 

a) humildes/modestos

b) mendigos/sem recursos

c) dignos de pena/improdutivos

d) dignos de compaixão/desprovidos de recursos

e) ingênuos/sem posses

 

5) (UPM-SP) Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.

 

a) elemento motor, tratamento médico-dentário

b) esforço vão, passeio matinal

c) juiz arrogante, sentimento fraterno

d) cientista hindu, homem célebre

e) costume andaluz, manual lúdico-instrutivo

 

6) Mediante análise dos compostos em evidência, explicite seus conhecimentos acerca da flexão que neles se evidencia:

 

a) cidadão luso-brasileiro/ cidadã luso-brasileira

b) consultório médico-dentário/ clínica médico-dentária

c) casaco verde-escuro/ saia verde-escura

d) papel verde-mar / tinta verde-mar

e) tecido amarelo-ouro/ roupa amarelo-ouro

 

7) O termo grifado é locução adjetiva em:

 

a) “Os meninos gritavam na rua atrás das tanajuras…”

b) “Aquela cai dentro de vinte minutos.”

c) “Gostava… de tomar banho de chuva nas biqueiras…”

d) “Os passarinhos trocavam de lugar…”

e) “Escureceu o mundo de repente.”

 

8) Nas expressões abaixo foram destacadas locuções adjetivas, exceto:

 

a) excursões sem veículo

b) animais do zodíaco

c) merecedores de amor

d) luz do sol

e) lagos de duas cores.

 

9) (UCMG) Em todas as alternativas, há correlação entre os termos destacados, exceto em:

 

a) A situação foi considerada gravíssima.

b) Todos procederam educados.

c) Estas casas devem ter custado caro.

d) Alegre e comunicativo, o menino

e) Meu tio foi nomeado embaixador.

 

10) Relacione a primeira coluna à segunda.

 

(1) água                      ( ) pluvial

(2) chuva                    ( ) ebúrneo

(3) gato                       ( ) felino

(4) marfim                   ( ) aquilino

(5) prata                      ( ) argênteo

(6) rio

(7) não consta da lista

 

A sequência correta é:

 

a) 7, 7, 3, 1,;7.      b) 6, 3, 7, 1,4.       c) 2, 4, 3, 7, 5.         d) 2, 4, 7, 1, 7.

 

11) Os adjetivos Iígneo, gípseo, níveo, braquial significam, respectivamente:

 

a) lenhoso, feito de gesso, alvo, relativo ao braço.

b) lenhoso, feito de gesso, nivelado, relativo ao crânio.

c) lenhoso, rotativo, abalizado, relativo ao crânio.

d) associado, rotativo, nivelado, relativo ao braço.

e) associado, feito de gesso, abalizado, relativo ao crânio.

 

12) Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade, assinale-a.

 

a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.

b) Guardei as melhores recordações daquele dia,

c) A Lua é menor do que a Terra.

d) Ele é o maior aluno de sua turma.

e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.

 

13) Relativamente à concordância dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes alternativas, está errada. Qual?

 

a) saia amarelo-ouro        b) papel amarelo-ouro      c) caixa vermelho-sangue

d) caixa vermelha-sangue                e) caixas vermelho-sangue.

 

14) Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.

 

a) elemento motor, tratamento médico-dentário

b) esforço vão, pasçeio matinal

c) juiz arrogante, sentimento fraterno

d) cientista hindu, homem célebre

e) costume andaluz, manual Iúdico-instrutivo.

 

15) Dadas as afirmações de que os adjetivos correspondentes aos substantivos:

 

1. enxofre

2. chumbo

3. prata

 

São, respectivamente, 1. sulfúreo 2. plúmbeo 3. argênteo Verificamos que está (estão) correta(s):

 

a) apenas a afirmação 1 .

b) apenas a afirmação 2. c) apenas a afirmação 3.

d) apenas as afirmações 1 e 2.

e) todas as afirmações.

 

16) Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo.

 

a) glacial (de gelo); ósseo (de osso)

b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata)

c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)

d) viperino (de vespa); ocular (de olho)

e) ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor)

 

17) Os superlativos absolutos sintéticos de comum, soberbo, fiel, miúdo são, respectivamente:

 

a) comuníssimo, super, fielísimo, minúsculo.

b) comuníssimo, sobérrimo, fidelíssimo, minúsculo.

c) comuníssimo, superbíssimo, fidelíssimo, minutíssimo.

d) comunérrimo, sobérrimo, fidelíssimo, miudérrimo.

e) comunérrimo, sobérrimo, fielíssimo, minutissimo.

 

18) O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:

 

a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares.

b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares.

c) ternos azul-claro, ternos verde-mar.

d) ternos azul-claros, ternos verde-mar.

e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar.

 

19) Assinale a alternativa em que o termo cego(s) é um adjetivo.

 

a) “Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem aonde ir…”

b) “O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…”

c) “Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.”

d) “Naquele instante era só um pobre cego.”

e) “… da Terra que é um globo cego girando no caos.”

 

20) Observe as proposições abaixo:

 

01. Poucos autores escrevem poemas herói-cômicos.

02. Os cabelos castanhos-escuros emolduravam-lhe o semblante juvenil.

04. Vestidos vermelhos e amarelo-laranja foram os mais vendidos na exposição.

08. As crianças surdo-mudas foram encaminhadas à clinica para tratamento.

16. Discutiu-se muito a respeito de ciências político-sociais na última assembléia dos professores.

32. As sociedades luso-brasileira adquiriram novos livros de autores portugueses.

 

Gabarito:

1) D

2) C

3) A

4) D

5) D

6) No que tange aos três primeiros exemplos, a flexão que neles se evidencia parte da premissa de que quando os compostos são formados por dois adjetivos, apenas o último elemento recebe flexão. Quanto aos dois últimos exemplos, tal aspecto é demarcado tendo em vista que o segundo elemento do composto é representado por um substantivo (mar/ouro). Nesse caso, não há possiblidade de variação.

7) C

8) C

9) C

10) C

11) A

12) C

13) D

14) D

15) E

16) D

17) C

18) D

19) E

20) 01+04+16= 21

 

Estude bastante! Lá na frente você usufruirá destes estudos!

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

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