terça-feira, 15 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Online – É gratuito, aproveite!

Posted: 14 Mar 2016 04:22 PM PDT

Curso Enem Online: Confira as aulas feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

Curso Enem Online

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Enem 2016. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – Terceira semana de revisão de conteúdo

Nesta terceira semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

 

Química

http://blogdoenem.com.br/quimica-estado-fisico-materia/

http://blogdoenem.com.br/quimica-vestibular/

http://blogdoenem.com.br/carbono-quimica/

http://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/

 

Matemática

http://blogdoenem.com.br/angulos-unidades-de-medida-e-bissetriz-matematica-enem/

http://blogdoenem.com.br/calculo-porcentagem-matematica-enem/

http://blogdoenem.com.br/analise-combinatoria-1-matematica-enem/

 

Física

http://blogdoenem.com.br/carga-eletrica-fisica-enem/

http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-movimento-uniforme/

http://blogdoenem.com.br/os-principios-da-eletrostatica-fisica-enem/

http://blogdoenem.com.br/enem-2013-fisica-escalas-termometricas/

 

Geografia

http://blogdoenem.com.br/posicao-geografica-posicao-latitudinal-geografia-enem/

http://blogdoenem.com.br/posicao-geografica-longitude-geografia-enem/

 

Inglês

http://blogdoenem.com.br/simple-present-ingles-enem/

http://blogdoenem.com.br/resolucao-ingles-enem-questao-94/

http://blogdoenem.com.br/skimming-ingles-enem/

 

Biologia

http://blogdoenem.com.br/?s=LIP%C3%8DDEOS

http://blogdoenem.com.br/proteinas-enem-biologia/

http://blogdoenem.com.br/enzimas-biologia-enem/

http://blogdoenem.com.br/tipos-de-microscopios-biologia-enem/

http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-celulas/

 

Filosofia

http://blogdoenem.com.br/filosofos-da-natureza-filosofia-enem/

http://blogdoenem.com.br/sofistas-filosofia-enem/

 

Gramática

http://blogdoenem.com.br/artigo-e-adjetivo-gramatica-enem/

http://blogdoenem.com.br/analise-do-periodo-simples-portugues-enem/

 

Literatura

http://blogdoenem.com.br/literatura-enem-figuras-linguagem/

http://blogdoenem.com.br/figuras-de-linguagens-literatura-enem/

 

Redação

http://blogdoenem.com.br/generos-textuais-redacao-enem/

 

História

http://blogdoenem.com.br/periodo-pre-colonial-historia-enem/

http://blogdoenem.com.br/pre-historia-e-evolucao-dos-hominideos-revisao-de-historia-enem/

 

Dica 1: Acesse aqui as aulas gratuitas de todas as disciplinas!  E veja mais novidades sobre o Enem: www.blogdoenem.com.br
Dica 2: Quer ter acompanhamento psicológico gratuito durante todo o ano? Saiba aqui como participar e otimizar a sua rotina de estudos!

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Posição Geográfica: Longitude – Geografia Enem

Posted: 14 Mar 2016 02:27 PM PDT

Geografia Enem: Como criar um sistema preciso de posicionamento global com apenas a Latitude conhecida?

Até um concurso internacional foi criado para estimular cientistas a criarem uma solução. Então, surgiu a Longitude.

 

Longitude

Se a latitude foi "descoberta" através do conhecimento científico comprovado que se tinha quanto a esfericidade do planeta Terra, para se obter a outra informação  para compor as coordenadas geográficas. Então, a longitude é uma invenção do ser humano? Acompanhe essa revisão para você as coordenadas para um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

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Fonte: http://cache3.asset-cache.net/xd/107249331.jpg?v=1&c=IWSAsset&k=2&d=62CA815BFB1CE480E5CB9A16C1A403A45145F92974FB5D863B1C977E876D6DD9A12722F8A35FE50A

 

 

A história que levou a "invenção" da Longitude é um misto de tragédia e boas ideias.

A parte da tragédia foi a gota d'água para os britânicos, donos da maior e mais poderosa marinha mercante do século XVIII. Uma frota de 4 navios da esquadra real britânica chocaram-se contra um recife de corais devido ao mau tempo. Morreram em torno de 1.500 marinheiros do referido episódio ocorrido nas ilhas Scily, a sudeste da Irlanda, próximo a costa britância. No entanto, logo chegou-se a conclusão que as condições atmosféricas adversas não foram a principal causa do acidente.

O que se sabe é que houve desorientação da frota causada principalmente pela imprecisão quanto a orientação no sentido Leste-Oeste. A repercussão na época foi bastante grande e reforçou definitivamente a necessidade de haver um sistema realmente preciso e confiável de orientação em águas oceânicas. Até então, houve várias iniciativas no sentido de se obter a Longitude, mas poucas foram além de boas e más ideias.

Como foi estimulado então para que os cientistas se empenhassem?

Diante da urgência de resolver isso, criou-se um prêmio para estimular os cientistas a bolarem uma forma eficiente para resolver o problema. Grandes cientistas da época se debruçaram sobre o caso. Afinal, não era todo dia que tinham a possibilidade de faturar 12 milhões de dólares, na cotação atual.

Mesmo com toda concorrência, o vencedor do prêmio foi o relojoeiro John Harrison que criou um relógio que indicava a longitude em alto mar. Ou seja, a distância em graus de qualquer ponto  da superfície terrestre em relação ao meridiano 0°. Cabe aqui salientar que o ponto de referência, o Meridiano de Greenwich (0° de Longitude) já estava traçado (desde 1675), embora, não fosse padronizado como marco divisor entre os hemisfério Ocidental (Oeste) e Oriental (Leste). Somente em 1884 que se convencionou como padrão internacional.

Portanto, com a Longitude determinada e o Meridiano de Greenwich confirmado como marco inicial, estava traçado o sistema de coordenadas geográficas, onde as Latitudes variam, de Norte a Sul, entre 180°, com 90° para cada hemisfério; para as Longitudes, a variação é de 360°, 180° para Leste, 180° para Oeste. O cruzamento entre os paralelos, linhas imaginárias que marcam a Latitude, e os meridianos, linhas imaginárias que marcam as longitudes, fornecem um ponto que possibilita saber a localização na Terra com elevado grau de precisão.

Mas a posição longitudinal influencia em mais alguma coisa?

Diferentemente da posição latitudinal, saber a longitude de uma localidade não ia muito além da informação necessária para se obter as Coordenadas Geográficas, até que, já no final do século XIX, resolveu-se padronizar o estabelecimento das horas em todo mundo, na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano. A ideia era estabelecer, a partir do Meridiano de Greenwich, um sistema mundial de horários que utilizariam os meridianos como parâmetro pra definição das horas em cada parte do planeta.

 

Meridiano de Greenwich

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo/meridiano-de-greenwich(1).jpg

 

Meridiano de Greenwich: Planisfério com destaque para o Meridiano de Greenwich.

 

Sistema de Coordenadas Geográficas

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Fonte: http://6.fotos.web.sapo.io/i/B1f11559e/17723615_ShCZi.jpeg

 

Sistema de Coordenadas Geográficas: Mapa Mundi com os paralelos e meridianos traçados e indicativo dos valores das linhas imaginárias que marcam as latitudes e longituides.

 

 

Então, agora já sabem como se deu a definição das longitudes… Ótimo! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja:
Coordenadas Geográficas (canal: Rodrigo Felix) –
https://www.youtube.com/watch?v=4naXR6xouXU
Coordenadas Geográficas (canal: Socorro Professor)
https://www.youtube.com/watch?v=0Lf7nj_O3pE

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

 

1 – (IFPE – 2016) A localização geográfica é uma necessidade do homem desde a Antiguidade. Desse modo, para facilitar e padronizar essa atividade, foram elaboradas as linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. A partir do cruzamento dessas linhas, foi criado um sistema de localização, utilizado até a atualidade, chamado (a) de

 

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Disponível em: <http://inct.florabrasil.net/>. Acesso em: 23 set. 2015.

 

a) cartografia.

b) curvas de nível.

c) fusos horários.

d) coordenadas geográficas.

e) linhas de mercator.

 

2 – (UNCISAL/AL – 2016) Antípodas são pessoas que se encontram em meridianos e paralelos opostos, ou seja, em relação à outra pessoa, vive do outro lado da Terra, em um ponto diametralmente oposto.

 

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Disponível em: <http://www.freewebs.com/manetsute/meridian.jpg>. Acesso em: 03 nov. 2015.

 

O antípoda de uma pessoa localizada no ponto A, mostrado no mapa, estará nas coordenadas

 

a) 20º N e 180º E.

b) 20º S e 140º W.

c) 70º N e 140º E.

d) 70º S e 180º E.

e) 90º S e 180º W.

 

3 – (ESPCEX) Em um exercício militar, ao planejar um deslocamento, o comandante responsável identificou dois pontos para os quais deverá deslocar sua tropa. Estes pontos apresentam as seguintes coordenadas geográficas:

 

Ponto "A" – Latitude: 29° 49′ 30″ S – Longitude: 54° 54′ 00″ W

Ponto "B" – Latitude: 29° 45′ 00″ S – Longitude: 54° 55′ 30″ W

 

Após a chegada ao ponto "A", um grupo de militares dessa tropa será deslocado para o  ponto "B", tendo que seguir em que direção?

 

a) leste

b) oeste

c) nordeste

d) sudeste

e) noroeste

 

GABARITO

 

1 – D

2 – B

3 – E

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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Sofistas – Revisão Filosofia Enem

Posted: 14 Mar 2016 02:08 PM PDT

Filosofia Enem: O séc. V a.C é também conhecido como o século de Péricles, auge da democracia ateniense (democracia direta, diferente da nossa que é representativa) e participação política de seus cidadãos.

Os cidadãos daquela época (lembrando que somente os homens livres eram considerados cidadãos, mulheres e escravos não poderiam participar das decisões políticas) reuniam-se na Ágora ( praça pública de Atenas) para deliberarem sobre os assuntos referentes à vida pública da comunidade. Essas deliberações aconteciam através de argumentos, quem oferecia os melhores argumentos tinha suas ideias aceitas, o que favoreceu o aparecimento dos Sofistas.

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Fonte: http://culturaclasicadetercero.wikispaces.com/file/view/%C3%A1gora.jpg/284773802/492×435/%C3%A1gora.jpg

A figura retrata as atividades que aconteciam dentro da Ágora.

 

Para começar é bom lembrar que os primeiros filósofos – Os Filósofos da Natureza– tinham como objeto de estudo descobrir a substância básica responsável por tudo que existe. Até aí tá tranquilo (tá favorável).

 
Dica 1: Saiba mais sobre os filósofos da natureza neste post: http://blogdoenem.com.br/filosofos-da-natureza-filosofia-enem/

 

O foco de estudo dos Sofistas (do grego sophós – sábio) era o homem e suas relações (individuais e sociais). Surgia então o período antropológico.

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Entre os sofistas mais conhecidos estão Górgias de Leôncio(483-376 a.C), Protágoras de Abdera ( 485-410 a.C) e Hípias de Élis( Séc. V a.C).

O que sabemos sobre os Sofistas e suas atividades é decorrente de fragmentos de suas obras, e na maioria das vezes, referências feitas por outros filósofos sobre esses e suas práticas.

Os sofistas de um modo geral foram considerados os primeiros professores. Eram itinerantes, cobravam por seus ensinamentos que consistiam na arte da retórica e da oratória. Seus principais clientes eram os filhos de políticos e comerciantes.

 

Górgias (483-376 a.C)

"Um bom orador, é capaz de convencer qualquer um sobre qualquer coisa".

Górgias sabia que não bastava apenas dizer o que se pensava ser verdadeiro e bom, era preciso, mais do que nunca, convencer o ouvinte com a demonstração de argumentos coerentes (não exatamente verdadeiros).

 

Protágoras ( 485-410 a.C)

"O homem é a medida de todas as coisas".

Com essa afirmação, Protágoras exalta a capacidade humana de criar seus valores, suas regras, suas verdades  acordo com suas vivências e necessidades, abandonando de vez toda e qualquer influência divina. Não há mais verdades absolutas. Surge então o que denominamos hoje de relativismo cultural.

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Para saber mais sobre quem foram esses grandes  mestres da retórica acesse: https://www.youtube.com/watch?v=SvotSs5AjM0

 

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre os Sofistas? Beleza! Então, vamos exercitar nossos conhecimentos?!

 

QUESTÃO 01. Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como "sábios", eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, CONSIDERE as afirmações sobre a importância que esta (arte) tinha em seu pensamento.

 

I – Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.

II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.

III – Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.

 

A – Apenas a III é verdadeira.

B – Apenas a I é verdadeira

C – Apenas a I é falsa.

D – Apenas a II é verdadeira.

E – Apenas a II é falsa.

 

QUESTÃO 02. "O homem é a medida de todas as coisas." Vimos em sala que um dos principais Sofistas que viveu em Atenas foi Protágoras de Abdera, a quem se atribui a afirmação acima. Sobre sua CORRETA interpretação, CONSIDERE:

 

I – Protágoras é considerado o "pai dos sofistas", uma vez que seus discípulos seguiam a sua frase citada acima.

II – Protágoras quis dizer que a verdade só é verdade na medida em que alguém a considera como tal.

III – Podemos dizer que Protágoras não acredita na verdade absoluta, pois para ele as coisas só são verdadeiras para um indivíduo, que a interpreta como tal, e não de maneira coletiva, por todos.

 

A – Todas são verdadeiras.

B – Apenas a I é falsa.

C – Apenas a II é falsa.

D – Apenas a III é falsa.

E – Apenas a II é verdadeira

 

CAIU no ENEM 2015

 

Questão 23."O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária proeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político." VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado)

Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função

 

a) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.

b) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.

c) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.

d) reunir os exercícios para decidir em assembléias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.

e) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.

 

Gabarito

Questão 1: B   Questão 2: A    Questão ENEM: C

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1

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Simple present (presente simples) – Revisão Inglês Enem

Posted: 14 Mar 2016 12:27 PM PDT

Inglês Enem: Por que temos que saber sobre tempos verbais para a prova do Enem? Simples! A importância de se conhecer  o verbo para interpretar o texto é que, além do seu significado, a estrutura sintática fica mais clara quando conseguimos identificar um verbo.

O inglês apresenta três formas básicas de verbo: infinitivo, passado e o particípio passado.

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Dessas três formas, originam-se outros tempos verbais, entre eles o Simple Present que é formado a partir do infinitivo sem a palavra "to".

  • O presente simples geralmete refere-se a:
  • Verdades gerais/universais:

Water boils at 100°C (A água ferve 100°C).

 

  • Ações/situações habituais.

I go to the cinema on Fridays. (Eu vou ao cinema às sextas-feiras)

  • Estados:

My brother studies engineering (Meu irmão estuda engenharia)

 

  • Opiniões e sentimentos.

I love ice-creams (Eu adoro sorvete).

 

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No presente simples, o verbo é acrescido de  -s ou –es para a terceira pessoa do SINGULAR (he, she, it)

Por exemplo:

I drink water every day. (Eu bebo água todos os dias.)

He drinks water every day. (Ele bebe água todos os dias.)

 

Como ocorre a formação do simple present?

É muito fácil! Veja:

Sujeito (I, YOU, WE, THEY) +  VERBO SEM "TO"

Sujeito (He, She, It) +  VERBO SEM "TO" + S

Exemplos:

I play the piano.  (Eu toco o piano.)

He plays the piano. (Ele toca o piano.)

We play the piano. (Nós tocamos o piano.)

 

Quando acrescentamos o –s ao final do verbo, temos que respeitar algumas regras de ortografia em inglês. As regras são:

  • No geral, colocamos –s no final do verbo.

Dance (dançar)  – dances

Write (escrever) – writes.

Em alguns verbos, acrescenta-se –es no final da palavra.

 

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Exemplos:

I do. (Eu faço.)

We watch. (Nós assistimos.)

He does. (Ele faz.)

She watches. (Ela assiste.)

 

Quando o verbo termina em –y precedido de consoante, tiramos o –y e acrescentamos –ies:

Try – tries

Study – studies

 

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Para fazer uma pergunta ou negar, usam-se os auxiliares DO/DOES. Esses auxiliares não tem tradução, eles apenas "auxiliam" o verbo.

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Estrutura da oração negativa no simple presente:

  • SUJEITO (I, WE, YOU, THEY) + DO + NOT (DONT') + VERBO

They don't study in this school. (Eles não estudam nessa escola.)

 

  • SUJEITO (HE,SHE, IT) + DOES + NOT (DOESN'T) + VERBO

She doesnt study in this school. (ela não estuda nessa escola.)

 

Estrutura da oração interrogativa no simple present:

  • Do + sujeito (I, WE, YOU, THEY) + VERBO + COMPLEMENTO + ?

Do they study in this school? (Eles estudam nesta escola?)

 

  • Does + sujeito (HE, SHE, IT) + VERBO + COMPLEMENTO + ?

Does your cat have a name? (O seu gato tem um nome?)

 

Sempre respondemos às perguntas do SIMPLE PRESENT com o auxiliar.  Veja os exemplos:

  • A: Does your cat have a name?

B: Yes, it does. Its name is Momo.

  • A: Do they study in this school?

B: No, they don't. They go to another school.

 

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Ficou tudo claro? Agora vamos resolver algumas questões de vestibulares para ver se está tudo entendido, se não há nenhuma dúvida!

Para uma revisão desta aula, nada como assistir uma videoaula! Uma boa escolha é esse endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1c1t19AQVJs.

 

E aí, curtiu a videoaula? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

 

Questão 1. Assinale a alternativa correta:

He doesn’t __________ anymore.

 

a) smoking

b) no smoking

c) smokes

d) smoked

e) smoke

 

Questão 2. In the sentence, “biological agents do not survive well”, the use of the Present Tense implies:

 

a) doubt.

b) condition.

c) probability.

d) objectivity.

e) certainty.

 

Questão 3. (UFPB) We _____________ go to school on Sundays.

 

a) aren't

b) weren't

c) wasn't

d) didn't

e) don't

 

Questão 4. (UFPB) ____________ Beatty usually ____________ what she wants?

 

a) Do / get

b) Does / gets

c) Does / get

d) was / got

e) is / got

 

RESPOSTAS:

QUESTÃO 1 – E

QUESTÃO 2 – E

QUESTÃO 3 – E

QUESTÃO 4 – C

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Resolução Inglês Enem – Questão 94 (prova cinza) do Enem 2015

Posted: 14 Mar 2016 11:53 AM PDT

Inglês Enem: A prova de inglês do Enem é em sua essência uma prova de interpretação de textos. Estes textos podem ser de vários tipos diferentes de gêneros textuais, como por exemplo, uma reportagem de jornal, uma carta, um conto, um poema, entre vários outros. Então, para tirar de letra as questões do Enem, veja este super resumo e fique fera em Inglês!

Como as questões de Inglês no Enem focam, principalmente, em interpretação, é essencial que você tenha um bom vocabulário deste idioma, um bom conhecimento de mundo,  além de muita atenção. Quanto mais você ler livros, revistas, blogs, melhor! Não apenas para sua bagagem de conhecimento de mundo, como também para ampliar o seu vocabulário – o que aumenta a sua chance de gabaritar as provas e conseguir uma vaga numa boa universidade!

Uma outra boa opção para aprender novas palavras é a música, pois ela ajuda a conhecer um monte de expressões da língua inglesa e também te ajuda a relaxar para a prova do Enem!

Neste post, temos uma questão cujo texto é um poema. Poemas geralmente exigem um vocabulário mais avançado por isso é necessário que você procure ler poetas famosos e tentar traduzi-los, comparando com uma tradução já realizada por alguém (é fácil de achar na Internet traduções feitas por autores renomados).

O exercício de hoje será traduzir esse pequeno poema que foi a Questão 94 da Prova Cinza-ENEM 2015, compará-lo com uma tradução do poema e resolver a questão da prova.

Vamos ao poema, então!

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Esse pequeno glossário irá te ajudar:

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Agora, que você já traduziu, eu vou te mostrar um exemplo deste poema em português:

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Agora fica fácil responder à questão! Leia o enunciado:

 

(ENEM-2015) Produções artístico-culturais revelam visões de mundo próprias de um grupo social. Esse poema demonstra a estreita relação entre a tradição oral da cultura indígena norte-americana e a

 

a. transmissão de hábitos alimentares entre gerações.

b. dependência da sabedoria de seus ancestrais.

c. representação do corpo em seus rituais

d. importância dos elementos da natureza.

e. preservação da estrutura familiar.

 

As opções têm várias "pegadinhas", com presença de palavras do poema que estão ali apenas para te confundir. Por isso que você tem que saber interpretar! Saber que apesar da palavra estar presente em uma das opções, ela não responde o que foi pedido. Por isso que você deve estar muito atento (a) na prova de interpretação!

A letra D é a correta. O texto apela para o irmão estrela, mãe a terra, pai o sol, e irmã a lua. Podemos notar claramente a importância dos elementos da natureza no poema. Os membros da família estão todos relacionados a elementos da natureza.

 

Para saber mais sobre interpretação de textos assista essa videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=g_G2VPFEjNc com a professora Andréa Paula!

Boa sorte!

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Skimming – Técnica para leitura/interpretação de textos – Inglês Enem

Posted: 14 Mar 2016 11:34 AM PDT

Inglês Enem: A maior parte das questões de Inglês do Enem envolvem leitura e interpretação de textos na língua inglesa. Isso permite que a avaliação investigue o quanto você sabe de vocabulário e a sua capacidade de entender e captar a mensagem geral de um texto.

Portanto, aprender técnicas que te ajudem a ler e interpretar textos em inglês é essencial! Por isso, preparamos este post com a técnica do skimming que vai te ajudar a gabaritar Inglês no Enem!

SKIMMING, como disse acima, é uma técnica para leitura de um texto. Técnica de leitura é uma estratégia para ajudar a ler um texto mais rapidamente. Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas).

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Por exemplo, quando folheamos "distraidamente" uma revista ou jornal estamos empregando a técnica do SKIMMING.

Vamos fazer agora exercícios para praticarmos um pouco a técnica do SKIMMING com esse texto da prova do Enem 2012 (Questão 92).

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a. Qual o título do texto? Conseguiu ter uma ideia do que trata o texto? Não? Então, leia as perguntas abaixo para direcionar seu olhar e sua atenção:

b. O texto possui figuras, tabelas ou números? Quais?

c. Você consegue identificar palavras parecidas em português no texto acima?

d. Reescreva a primeira linha do primeiro parágrafo.

e. O nome "Harry Porter" é familiar? Se sim, onde você teria ouvido esse nome antes?

f. Traduza para o português, a frase: "The freedom to explore new territory is a gift that Harry's sucess has brought me".

g. Pesquise na internet, a palavra Bloomsbury Publishing.

h. A declaração da autora, "I'm delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life" pode ser melhor entendida como:

 

1) Ela não está satisfeita em mudar de editora.

2) Ela está satisfeita em mudar de editora.

 

Fácil, não é mesmo? A partir dessas perguntas você conseguiu se localizar no texto? Não sabe? Então, dê uma conferida nas respostas e veja o que conseguiu acertar.

 

a. O título do texto é "J.K. Rowling to pen first novel for adults".

O nome J. K. Rowling é um nome conhecido na mídia, ela é a autora do livro "Harry Porter" que fez um sucesso no mundo inteiro tanto como livro como filmes. Você consegue deve ter ouvido falar dela. No título, vemos a expressão "to pen", ou seja, mostra que a autora vai escrever o romance. "First novel for adults", quer dizer, o primeiro romance para adultos, então o livro será uma novidade e o público alvo será os adultos.

 

b. O texto possui a foto da autora, J. K. Rowling.

Como os livros da autora fizeram muito sucesso, o rosto dela sempre é mostrado em entrevistas e artigos de jornais e revistas, quando falam sobre o filme. É um rosto familiar, se você costuma ler jornais ou revistas.

 

c. As palavras parecidas com o português, ou seja, os cognatos são: plans, publish, adults, famous, date, explore, territory, sucess, adult fiction, diferente, series, team, phase.

Ou seja, 15 palavras num texto de 151 palavras, 10% do texto com palavras conhecidas! Viu? Um texto em inglês não é um bicho de sete cabeças!

 

d. Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be "very different" from the Harry Potter books she is famous for.

A autora J.K. Rowling declarou seus planos para publicar seu primerio romance para adultos, que será muito diferente dos livros " Harry Potter" que a tornou famosa.

 

e. O nome Harry Potter é o nome de uma série de livros mais tarde transformado em filmes que foi grande sucesso no mundo inteiro. Talvez você já tenha ouvido falar dele.

 

f. A frase: "The freedom to explore new territory is a gift that Harry's sucess has brought me" pode ser traduzida como: A liberdade para explorar um novo território é um presente que o sucesso de Harry me deu."

 

g. Bloomsbury Publishing é o nome da editora de Harry Potter na Inglaterra.

 

3                  4

 

h. A resposta é a número 2. A palavra chave é "delighted" que significa satisfeito ou satisfeita.

 

Agora que você já fez o SKIMMING do texto, que tal gabaritar a resposta da prova. Vamos então à pergunta:

J.K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo:

 

a) informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.

b) divulgar a publicação do romance por J.K.Rowling inteiramente para adultos.

c) promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J.K.Rowling.

d) informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.

e) anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.

 

Se você escolheu a letra D você acertou!

 

Assista agora a essa vídeo-aula sobre SKIMMING: https://www.youtube.com/watch?v=2jdPRb8tijs e boa sorte!

 

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Efeitos das figuras de linguagens – Revisão de Literatura Enem

Posted: 14 Mar 2016 10:55 AM PDT

Literatura Enem: As figuras de linguagens nada mais são do que recursos que escritores usam para tornar suas produções mais expressivas ou, até mesmo, colocar uma pitada (da boa!) de persuasão, fazendo com que o leitor entenda tal mensagem com o máximo de sucesso e entendimento possível.

Tal recurso é muito utilizado nos textos literários, mas também podemos encontrá-los em anúncios publicitários e em outros momentos do nosso cotidiano. Pode-se reconhecer três tipos de figura de linguagem, que são: as de sintaxe, as de pensamento e as de palavras.

Nesse post, veremos as figuras mais comuns nos textos literários e também os seus efeitos.

1

 

Figuras de sintaxe

 

Zeugma – é a omissão de um termo que já foi expresso anteriormente dentro do texto.

"Que quero eu? Primeiramente, não ser derrotado. Depois, se possível, vencer." (José Saramago)

No exemplo acima, é possível perceber a omissão do verbo, já citado: Primeiramente, não [quero] ser derrotado. Depois, se possível, [quero] vencer.

 

Polissíndeto (do grego: poli "muito"; síndeto: "conjunção") – É a repetição de conjunções coordenativas na ligação de elementos da frase ou do período.

E sob as ondas ritmadas

e sob as nuvens e os ventos

e sob as pontes e sob o sarcasmos

e sob a gosma e sob o vômito

e sob o soluço, o cárcere, o esquecido

e sob os espetáculos e sob a morte de escarlate

e sob as bibliotecas, os asilos, as igrejas triunfantes

e sob tu mesmo e sob teus pés já duros

e sob os gonzos da família e da classe,

fica sempre um pouco de tudo.

Às vezes um botão. Às vezes um rato.

(Carlos Drummond de Andrade)

 

Assíndeto (do grego: a: "ausência", "falta"; síndeto: "conjunção") – é a ausência de conjunções coordenativas na ligação dos elementos da frase ou do período.

Clara passeava no jardim com a crianças.

O céu era verde sobre o gramado,

A água era dourada sob as pontes,

outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,

o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,

a menina pisou a relva para pegar um pássaro,

o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara."

(Carlos Drummond de Andrade)

 

Figura de pensamento

 

Gradação – é a apresentação de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax).

Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo teto e portas […]

(Marina Colasanti)

 

Ironia – é o uso de palavras, expressão ou frase em sentido diferente do literal, obtendo-se, dessa maneira, conotação depreciativa ou satírico.

A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças.

(Monteiro Lobato)

 

Antítese – é a aproximação de palavras que se opõem pelo sentido.

"Os jardins têm vida e morte."

(Cecília Meireles)

 

Figura de palavras

 

Metáfora – é a utilização de uma palavra, ou expressão, em lugar de outra, por haver entre elas relação de semelhança. Toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece. No exemplo abaixo, o autor quis comparar o pensamento com um rio subterrâneo, certamente pela sua profundidade, fluidez, etc.

Meu pensamento é um rio subterrâneo.

(Fernando Pessoa)

 

Catacrese – é um tipo de metáfora que já se cristalizou, perdendo a relação com o significado original (braço de cadeira, de café, embarcar no trem).

Vozes cantigas e risos

Ao das fogueiras acesas.

(Manuel Bandeira)

 

Considerando a importância e maior frequência de certas figuras de linguagens nos textos literários, selecionei pra você, para complementar o conteúdo dessa aula, um ótimo vídeo que aborda três figuras de linguagem, do canal Gran Cursos Online, em Língua Afiada: https://www.youtube.com/watch?v=Tyq8GEbwkKM

 

Para que você consolide ainda melhor essa aula e minhas dicas, não deixe de testar seus conhecimentos com os exercícios sobre figuras de linguagem:

 

1. (UFPI) Assinale a frase que contém uma metáfora:

 

a) Nas pedras do cais, via os sinais das amarras das velhas embarcações.  b) Era com saudade que o velho pescador olhava as pedras do cais.

c) Do cais da minha aldeia partiram as inesquecíveis caravelas.

d) As pedras do cais têm o limbo das águas do mar.

e) Todo cais é uma saudade de pedra.

 

2. (FUVEST)  A catacrese, figura  que se observa na frase "Montou  a  cavalo  no  burro bravo" ocorre também em:

 

a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.

b) Última flor do Lácio inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.  c) Apressadamente, todas embarcam no trem.

d) Ó mar salgado, quanto do teu sal!

e) Amanhecer, a luz tem cheiro.

 

3. (Mackenzie) Construções do tipo "dente de alho", "barriga da perna" e "pé da cama" são exemplos de:

 

a) metonímia;

b) catacrese;

c) antonomásia;

d) elipse;

e) perífrase.

 

Gabarito:

1 – E

2 – C

3 – B

O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade

 

 

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Morfologia – Derivação e composição das palavras – Português Enem e Vestibular

Posted: 14 Mar 2016 10:30 AM PDT

Toda palavra tem uma origem, uma raiz. Veja como é simples: para criar uma palavra, podemos utilizar como base elementos já existentes na língua, adotar um termo de origem estrangeira ou alterar o significado de uma palavra já existente.

As palavras criadas recebem o nome de neologismos.

Na língua portuguesa, existem muitos processos de formação de palavras. Os mais comuns são: derivação e composição.

Derivação é o processo que consiste em formar uma palavra, chamada derivada , a partir de outra chamada primitiva. A derivação pode ser de seis tipos:

Prefixal – ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical.

Ex.: incapaz ( in + capaz)

Sufixal – ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

Ex.: espaçoso (espaç + oso)

Parassintética – ocorre quando há acréscimo simultâneo, isto é, ao mesmo tempo, de um prefixo e de um sufixo a um radical.

Ex.: empalidecer (em + palid + ecer)

Prefixal e sufixal – ocorre quando há acréscimos não simultaneamente de um prefixo e de um sufixo a um radical.

Ex.: infelizmente (in + feliz + mente)

Morfologia - A formação de palavras

OBSERVAÇÂO:

Para verificar se a derivação é parassintética ou prefixal e sufixal, elimine o sufixo ou o prefixo e veja se a forma que sobra constitui uma palavra existente na língua. Assim:

(em)palidecer – "palidecer" – forma inexistente

Empalid(ecer) _ "empálido" – forma inexistente

Assim, você pode concluir que ao radical palid houve acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo.

Veja agora outro exemplo:

(in)felizmente – felizmente – forme existente

Infeliz(mente) – infeliz – forma existente

Espertinho(a) como és já sabes que junto ao radical feliz houve acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo! Fácil, não é mesmo?

quadrinho

Derivação regressiva – ocorre quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc.) no final da palavra:

Ex.: criticar – crítica             chorar – choro

Derivação imprópria – ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.

Ex.: Atualmente tornou-se comum a transmissão por satélite. (substantivo)

Morava numa das cidades-satélite de Brasília. (adjetivo)

Composição

Este processo consiste em formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais. Ela pode ser de dois tipos:

Justaposição ou aglutinação.

Na justaposição não se altera nenhuma das palavras componentes:

Ex.: beija-flor, pontapé, bem-me-quer, figo-da-índia.

Na aglutinação ocorre perda de alguns sons nas palavras componentes:

Outrora (outra + hora), planalto (plano + alto)

Existem ainda outros processos, como a onomatopeia e a redução.

A onomatopeia se dá através do uso de palavras que imitam aproximadamente sons e ruídos produzidos por armas de fogo, sinos, campainhas, veículos, instrumentos musicais, vozes de animais, etc.

Onomatopeia Morfologia

Já a redução consiste em apresentar palavras de modo resumido com o objetivo de economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita. São palavras formadas por esse processo:

As siglas: ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

As abreviações: moto (motocicleta), foto (fotografia)

As abreviaturas: h (hora (s)), min (minuto(s))

Derivação

E como nossa língua é viva, muda e se molda todos os dias, o tempo inteiro acrescentamos algumas palavras estrangeiras no nosso dia-a-dia. Chamamos isto de estrangeirismo.

Estrangeirismo

Ufa! Agora, para ter certeza que você aprendeu, assista ao vídeo sobre composição de palavra. Copia aí o link:

Para fixar melhor, vamos aos exercícios?

1- Os elementos mórficos sublinhados estão corretamente classificados nos parênteses, exceto em:
a)  aluna (desinência de gênero);
b)  estudássemos (desinência modo-temporal);
c)  reanimava (desinência número-pessoal);
d)  deslealdade (sufixo);
e)  agitar (vogal temática).

2- Tendo em vista o processo de formação de palavras, não é exemplo de hibridismo:
a)  automóvel;
b)  sociologia;
c)  alcoômetro;
d)  burocracia;
e)  biblioteca.

3-(AL) Tendo em vista a estrutura das palavras, o elemento sublinhado está incorretamente classificado nos parênteses em:
a) velha (desinência de gênero);
b)  legalidade (vogal de ligação);
c)  perdeu (tema);
d)  organizara (desinência modo-temporal);
e) testemunhei (desinência número-pessoal).

4- O processo de formação da palavra sublinhada está incorretamente indicado nos parênteses em:
a)  Só não foi necessário o ataque porque a vitória estava garantida. (derivação parassintética);
b)  O castigo veio tão logo se receberam as notícias. (derivação regressiva);
c)  Foram muito infelizes as observações feitas durante o comício. (derivação prefixal);
d)  Diziam que o vendedor seria capaz de fugir. (derivação sufixal);
e)  O homem ficou boquiaberto com as nossas respostas. (composição por aglutinação).

5- Tendo em vista o processo de formação de palavra, todos os vocábulos abaixo são parassintéticos, exceto:
a)  entardecer;
b)  despedaçar;
c)  emudecer;
d)  esfarelar;
e)  negociar.

6-  É exemplo de palavra formada por derivação parassintética:
a)  pernalta;
b)  passatempo;
c)  pontiagudo;
d) vidraceiro;
e)  anoitecer.

7- Todas as palavras abaixo são formadas por derivação, exceto:
a)  esburacar;
b)  pontiagudo;
c)  rouparia;
d)  ilegível;
e)  dissílabo.

8-  "Achava natural que as gentilezas da esposa chegassem a cativar um homem". Os elementos constitutivos da forma verbal grifada estão analisados corretamente, exceto:
a)  CHEG – radical;
b) A – vogal temática;
c)  CHEGA – tema;
d)  SSE – sufixo formador de verbo;
e)  M – desinência número-pessoal.

9- O elemento mórfico sublinhado não é desinência de gênero, que marca o feminino, em:
a) tristonha;
b)  mestra;
c) telefonema;
d)  perdedoras;
e)  loba.

10- A afirmativa a respeito do processo de formação de palavras não está correta em:
a)  Choro e castigo originaram-se de chorar e castigar, através de derivação regressiva;
b)  Esvoaçar é formada por derivação sufixal com sufixo verbal frequentativo;
c)  O amanhã não pode ver ninguém bem. – a palavra sublinhada surgiu por derivação imprópria;
d)  Petróleo e hidrelétrico são formadas através de composição por aglutinação;
e)  Pólio, extra e moto são obtidas por redução.

11-O processo de formação de palavras é o mesmo em:
a)  desfazer, remexer, a desocupação;
b)  dureza, carpinteiro, o trabalho;
c)  enterrado, desalmado, entortada;
d)  machado, arredondado, estragado;
e)  estragar, o olho, o sustento.

12- O processo de formação da palavra amaciar está corretamente indicado em:
a)  parassíntese;
b)  sufixação;
c)  prefixação;
d)  aglutinação;
e) justaposição.

 

Gabarito:

  • C, 2- E, 3- C, 4- A, 5- E, 6- E, 7- B, 8- D, 9- C, 10- B, 11-C, 12-A
 Gisele Português

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook.

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Nomenclatura oficial dos compostos orgânicos – Química Enem

Posted: 14 Mar 2016 10:24 AM PDT

Química Enem: Você sabe pra que os compostos são nomeados?

A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas.

 

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

 

A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry – União Internacional de Química pura e aplicada) tem como função entre outra, determinar a cada composto orgânico um único nome, a partir do qual possamos obter sua fórmula estrutural e vice e versa.

Vamos ver agora qual a regra geral de nomenclatura para os compostos orgânicos?

 

Raiz + meio + terminação

 

A raiz indica o número de átomos de carbono da cadeia principal.

Número de carbonos  

Raiz

 

1 Met
2 Et
3 Prop
4 But
5 Pent
6 Hex
7 Hept
8 Oct
9 Nom
10 Dec

 

O meio indica o tipo de ligação entre os carbonos da cadeia principal.

 

Tipo de ligação meio
Ligação simples an
1 dupla – ligação en
1 tripla ligação in
2 duplas ligações dien

 

E a terminação indica a função orgânica à qual a cadeia carbônica pertence.

 

Relembrou?  Veja tudo isso agora resumido:

 

1

 

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou: http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

 

Também temos os radicais orgânicos, que são um conjunto ou uma espécie, de átomos ligados entre si que possuem uma ou mais valências livres (elétrons desemparelhados – sozinhos em um orbital). Os radicais são estruturas neutras, porém muito reativas e, portanto, instáveis na natureza, formando facilmente compostos orgânicos, buscando sua estabilização.

Cada radical possui sua nomenclatura específica, veja abaixo os principais radicais orgânicos:

 

2

 

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a história do modelo atômico.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-modelos-atomicos/

 

Gostou do nosso resumo? Que tal agora assistir a uma vídeo aula com o professor Gilzinho e mandar ver?  Vamos lá! Não perca essa chance! https://www.youtube.com/watch?v=JI4rwbXnxlc

 

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

1. (UNISC RS ) O nome mais adequado para o composto a seguir é

3

 

a) 2-hidróxi hept-4-en-4-ona.

b) 6-hidróxi hepta-3-en-2-ona.

c) 2-ceto hept-3-en-6-ol.

d) 6- ceto hept-4-en-2-ol.

e) 2- hidróxi hept-4-en-6-ona.

 

Resposta:B

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique

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Propagação retilínea da luz: Entenda o Eclipse Lunar e Solar – Física Enem e Vestibular

Posted: 14 Mar 2016 09:53 AM PDT

Você já parou para observar um Eclipse? Aquele momento de escuridão total, onde nem o sol nem a lua podem ser vistos. Alguns até acreditam em presságios ou em outras crenças, mas a grande verdade é que este fenômeno é explicado pelo conceito físico da Propagação da Luz.

Vamos descobrir o que é?  Fique ligado(a) neste post de Física Enem!

Eclipse Lunar e a Propagação da Luz

Para compreendermos os princípios da propagação retilínea da luz, precisamos levar em consideração a óptica geométrica. A óptica geométrica é o estudo da propagação da luz que considera somente a trajetória do feixe.

A óptica geométrica é fundamentada em três pontos:

1 • Independência dos Raios de Luz: Isto acontece quando dois ou mais raios de luz se atravessam, sem interferência de um no outro. Esta situação por ser vista, por exemplo, em apresentações teatrais ou qualquer festa com holofotes voltados para o palco, ou até mesmo em fachadas com holofotes de iluminação. Ainda que as pessoas saiam do local onde estão, estes feixes continuarão a iluminá-las do mesmo jeito, um cruzando o outro. No caso de iluminação de fachadas, os raios cruzam-se sem interferir um no outro.

 

Luzes de um show

princípios da propagação da luz - óptica enem

2 • Propagação Retilínea da Luz: Isto ocorre num espaço transparente, homogêneo e isotrópico, onde o feixe de luz pode se reproduzir de maneira reta, os denominados raios de luz. Este conceito pode ser observado ao visualizarmos um objeto de forma circular em uma superfície plana. Este, ao ser projetado, produzirá uma sombra no mesmo formato. Você mesmo pode reproduzir este conceito, com o seu próprio corpo. Observe a imagem abaixo:

Sombra da mão

3 • Reversibilidade dos Raios de Luz: Este fenômeno acontece quando conseguimos reverter à trajetória da propagação de um feixe de luz. Seu percurso não será alterado, apenas tomará o sentido inverso.

Este último aspecto é exemplificado se imaginarmos uma conversa entre passageiros dentro de um carro. Alguns no banco da frente, outros atrás; porém todos olhando através do retrovisor interno do automóvel.

Galera, procurei muito uma imagem de 2 papagaios dentro de um carro, olhando um para o outro pelo retrovisor interno, mas, pasmem: não encontrei! Hehehe. Sendo assim, segue a imagem abaixo. Nela, as pessoas que você vê refletidas no espelho podem ver o observador que está tirando a foto de dentro do carro.

espelho do carro

Muitos eventos podem ser decodificados se nos embasarmos na direção em que a energia de uma onde cresce. O estudo da Óptica Geométrica é até hoje a maneira mais eficiente que possibilita a explicação do modo como estas imagens são geradas por esses fenômenos.

Os Feixes de Luz são o sentido da energia, ou seja, significa dizer que eles são o crescimento de uma onda eletromagnética, sobre um corpo transparente.

  • O Feixe de Luz é um instrumento que só existe na teoria, ele não tem têm um corpo físico. Ele é usado como um protótipo a outros feixes, fazendo alusão a um grande conjunto de raios de luz. Algumas considerações são importantes:
  • Se a onda analisada for plana, todos os feixes de luz dela serão paralelos uns aos outros.
  • Se a onda analisada for esférica, todos os feixes se movem em direção a certo meio, ou são de origem deste próprio meio. Nesta situação, não existe um raio que seja divergente a um ou qualquer outro ponto.
  • Quando a extensão da onda é convexa ou côncava, esse raio de luz será divergente ou convergente. Raios convergentes preenchem uma área delimitada pela zona de convergência. Se considerarmos um raio convergente como divergente, este se propagará no sentido contrário, conforme o terceiro aspecto da óptica geométrica (reversibilidade da luz). Lembre-se seu percurso será apenas invertido, sua trajetória não muda.

Agora que entendemos, que os feixes de luz são constituídos por matérias denominadas de fótons e que estes crescem de forma retilínea, com início na fonte que emitiu a luz, existem vários exemplos que solidificam esse conceito. Veja por exemplo, a análise da trajetória feita pela luz que tem origem de uma câmara escura ou de um projetor.

como funciona a câmara escura

A câmara escura nada mais é do que uma caixa com faces negras e um pequeno furo em uma destas paredes, é por este pequeno furo que a luz atravessa. A face paralelamente oposta serve como anteparo a face que foi furada.

A atividade mais comum que propõe uma aplicação prática desta afirmação, e que possui um custo pequeno, portanto a mais utilizada, promove efetivamente a transparência da luz crescendo de maneira linear, é a chamada técnica da caixa escura.

Para exemplificar e realizarmos este trajeto, precisamos de alguns objetos:

– uma vela

– papel vegetal

– um prego

– uma lata de leite em pó.

A primeira ação para construção é fazer um furo no centro da parte de baixo da lata. Depois, a parte superior da lata precisa ser coberta com o papel vegetal (é bom utilizar uma fita adesiva para prendê-lo bem na lata).

Após isto, acenda um fósforo ou uma vela em frente ao local onde foi feito o furo, assim você conseguirá observar a projeção da imagem da vela no papel vegetal. Isso é possível porque a luz oriunda da vela adentra a lata e atingindo o fundo.

Logo, em uma análise dos raios de luz que ingressam por um pequeno furo de um objeto escuro, observamos eles se propagarem de forma linear. A sombra formada pela luz assemelha-se a forma do corpo cuja sombra é oriunda. Assim, em locais transparentes e homogêneos, a luz cresce em linha reta. Esta condição, chamada de propagação retilínea da luz é ratificada e embasada com o surgimento da sombra.

Esta definição também ajuda a explicar a ocorrência dos eclipses. O sol, considerado a nascente de luz sobre a Terra, ocasiona uma sombra. No eclipse lunar, a lua ultrapassa a sombra que foi formada, emergindo. Porém no eclipse solar, a lua fica exatamente posicionada entre a Terra e o Sol. Caso alguém observe da Terra, justamente no local onde a sombra se instalou, então esta pessoa verá o sol totalmente encoberto, no caso, o sol não será mais visto. Veja a imagem dos dois exemplos abaixo:

ECLIPSE LUNAR

 

O eclipse lunar

Lua bloqueando a luz do sol e formando o eclipse

Segue um pequeno vídeo no youtube, com o professor Alfredo Sotto, para você fixar o assunto.

A seguir coloquei alguns exercícios para você treinar sobre o assunto. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem.

EXERCÍCIOS

1 – Enem retirada da prova de 2012 (questão 62, caderno amarelo)

Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições, realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.

Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz

  1. refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água. 
  2. emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água. 
  3. espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.
  4. emitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água.
  5. refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar. 

2 – Enem de 2011, mas que considera o comportamento ondulatório da luz (questão 84 – caderno amarelo):

Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.

Questão 2 - Ondas da luz
Ilustração do comportamento da luz ao passar por orifícios de diferentes larguras

Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto? 

a) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.
b) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.
c) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.
d) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.
e) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.

3 – (Fatec-SP) Na figura adiante, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2,0. (Dados: sen. 37° = 0,60 sen. 53° = 0,80)

q3

Devemos concluir que o índice de refração do meio B é:

  1. a) 0,5      b) 1,0        c) 1,2       d) 1,5          e) 2,0

4 – (PUC-MG) Suponha que não houvesse atmosfera na Terra. Nesse caso, é correto afirmar que veríamos:

a) o Sol nascer mais cedo no horizonte
b) o Sol se pôr mais cedo no horizonte.
c) o nascer e o pôr do sol mais tarde.
d) o nascer e o pôr do sol no mesmo horário como se houvesse atmosfera.
e) n.d.a

GABARITO

1 – E              2 – A               3 – D               4 – B

 Wesley Física

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook.

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