sábado, 12 de março de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Realismo – Revisão de Literatura Enem e Vestibular

Posted: 11 Mar 2016 05:32 PM PST

Ron Mueck – Hiperrealismo – Realismo é a denominação genérica da reação aos ideais românticos que caracterizou a segunda metade do século XIX. De fato, as profundas transformações vividas pela sociedade europeia exigiam uma nova postura diante da realidade; não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas.

A obra que marca o início do Realismo no Brasil é Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Foi publicada em março de 1880, como um folhetim, em capítulos na Revista Brasileira. No ano seguinte saiu na forma de livro. Veja aqui uma aula completa sobre vida e a obra de Machado de Assis. Cai também no Enem! O autor retratou com ironia e sarcasmo como eram os costumes (e a corrupção) nos tempos do Império no Brasil.

Literatura Enem

Naturalismo é a corrente literária decorrente do Realismo. Segundo Afrânio Coutinho "é o Realismo fortalecido por uma teoria peculiar, de cunho científico, uma visão materialista do homem, da vida e da sociedade. É a teoria de que a arte conforma-se com a natureza, utilizando-se dos métodos científicos de observação e experimentação no tratamento dos fatos e das personagens". A obra que marca o início do Naturalismo no Brasil é O mulato, de Aluisio de Azevedo.

Contexto histórico do Realismo na Europa e no Brasil

Na Europa, que estava vivendo a segunda fase da Revolução Industrial, há uma mudança radical na cultura: o cientificismo, ou seja, a análise científica, para ser o ponto de partida para o desenvolvimento e o progresso. Há o desenvolvimento de importantes teorias para o mundo moderno, entre elas o Positivismo de Augusto Comte, a Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o Socialismo, de Karl Marx e o Determinismo de Hypolito Taine.

No Brasil, as mudanças sociais e políticas também serão avassaladoras. A Abolição da Escravatura (1888) marca o fim de séculos de opressão. A Proclamação da República (1889) concede ao povo a soberania por meio de representantes eleitos, marcando o fim da Monarquia. Veja aqui uma aula completa sobre A República Velha no Brasil. É conteúdo de História para o Enem.

Características do Realismo

  • Objetivismo: aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele.
  • A lei da causalidade: pouco importa que os fatos sejam físicos ou morais, eles sempre têm as suas causas. Existem causas para a ambição, a coragem, a veracidade; o vício e a virtude são produtos químicos, como o açúcar.
  • Interpretação da vida através da análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento; só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.
  • Linguagem próxima da realidade: fácil, respeitando o ambiente em que está inserida a personagem.
  • Retratação do presente: importando o momento e a verdade em torno daquele momento.
  • Personagens semelhantes ao homem comum: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das personagens, refletindo melhor a verdade.
  • Detalhismo real: preocupação em "fotografar" a realidade.
  • Dica 1 – Relembre as principais características do Romantismo nesta aula de Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/romantismo-literatura-enem/
Dica 2 – Revise sobre as principais características do Arcadismo nesta aula de Literatura Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/arcadismo-literatura-enem/

Características do Naturalismo

  • Todas do Realismo
  • Teorias cientificistas norteiam a criação literária: o romance experimental, diferente, variado e original, que não respeita tempo, espaço ou qualquer esquema.
  • Denúncia social: a procura da literatura como veículo de conscientização.
  • Instinto: o homem reduzido a aspectos animais, os problemas físicos, as doenças, as comparações.

Autores e Obras do Realismo no Brasil

  • Machado de Assis: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, frequentou apenas a escola primária. Do cargo de tipógrafo passou a revisor, redator e colaborador de jornais e revistas.
  • lit-machado-de-assis
    Revisão gratuita sobre Machado de Assis. Veja!
  • Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi-se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (com destaque para Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro) que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa. A morte de Carolina, sua esposa, em 1904, assinala o início de um período de profunda melancolia na vida de Machado de Assis.
  • Segundo a crítica, seu último romance – Memorial de Aires – tem caráter autobiográfico. Dentre as características machadianas destacam-se o pessimismo e o humor. Leia a seguir, fragmentos que, respectivamente, tratam disso.
  • Tédio por dentro e por fora. Nada que espraiasse a vista e descansasse a alma. (Quincas Borba)
  • Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. (Memórias Póstumas de Brás Cubas)
  • Aluísio Azevedo: nasceu no Maranhão (1857) e morreu na Argentina (1913). Foi caricaturista de jornais de jornais políticos e humorísticos. Seu romance O mulato (1881) é considerado como o primeiro romance naturalista brasileiro. Transitando entre o Romantismo e o Naturalismo, escreveu diversas obras, de qualidade desigual, até 1895, quando trocou a carreira literária pela diplomacia. Sua obra mais famosa é O cortiço (1890).
  • Raul Pompéia: nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1863-1895). Foi professor e jornalista político, participando da campanha abolicionista e engajando-se na causa republicana. Possui algumas obras, porém ficou famoso devido a O Ateneu. Neste livro, a personagem Sérgio, já adulto, narra seu tempo de aluno interno no Ateneu. O romance se inicia com a significativa frase do pai:
  • Vai encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.
Dica 3 – Revise sobre os principais autores e obras do Barroco em mais esta aula de Literatura Enem. Estude coma gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/barroco-autores-e-obras-literatura-enem/

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Realismo nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Exercícios sobre o Realismo – Resolva os desafios e compartilhe a solução no Blog do Enem

Questão 01

Leia a passagem abaixo de Dom Casmurro:

"Se eu não olhasse para Ezequiel, é provável que não estivesse aqui escrevendo este livro, porque o meu primeiro ímpeto foi correr ao café e bebê-lo. Cheguei a pegar na xícara, mas o pequeno beijava-me a mão, como de costume, e a vista dele, como o gesto, deu-me outro impulso que me custa dizer aqui; mas vá lá, diga-se tudo. Chamem-me embora assassino; não serei eu que os desdiga ou contradiga; o meu segundo impulso foi criminoso. Inclinei-me e perguntei a Ezequiel se já tomara café."

(Machado de Assis, Dom Casmurro, em Obra Completa. Vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979, p.936.)

Por que o narrador admite que seu "segundo impulso" foi criminoso?

Questão 02

(UERJ) No último capítulo, diz o narrador do romance ao seu leitor:

"… se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca."

Das frases acerca da Capitu menina, expressas a seguir, assinale a alternativa que, de acordo com o ponto de vista do narrador, poderia servir para confirmar a afirmação citada.

a) "Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos."

b) "Capitu chamava-me às vezes bonito, mocetão, uma flor; outras pegava-me nas mãos para contar-me os dedos."

c) “Capitu foi ao muro, e, com o prego, disfarçadamente, apagou os nossos nomes escritos.”

d) "Lia os nossos romances, folheava os nossos livros de gravuras, querendo saber das ruínas, das pessoas, das campanhas, o nome, a história, o lugar."

e) "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."

Texto para questões 03 e 04.

Capítulo CXXIII / Olhos de ressaca

 Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas…

As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.

(Machado de Assis. Dom Casmurro)

Questão 03

(FAAP-SP) Capitu revela um sentimento inconfessável pelo defunto, diverso da piedade e do amor ao próximo. O marido narrador, obcecado pela esposa, observa-lhe todos os gestos e desvenda nelas:

a) o assassinato;

b) o desespero de Sancha;

c) o adultério;

d) o ciúme patológico de Capitu;

e) o amor entre Sanha e Capitu.

Questão 04

(FAAP-SP) Os olhos de Capitu fitaram o defunto, grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também:

a) Sancha;

b) muitos homens;

c) as mulheres todas;

d) Bentinho;

e) Escobar.

Texto para questão 05.

Há dessas lutas terríveis na alma de um homem. Não, ninguém sabe o que se passa no interior de um sobrinho, tendo de chorar a morte de um tio e receber-lhe a herança. Oh, contraste maldito! Aparentemente tudo se recomporia, desistindo o sobrinho do dinheiro herdado; ah! Mas então seria chorar duas coisas: o tio e o dinheiro.

(Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Questão 05

Qual característica machadiana pode ser encontrada no fragmento?

a) Humor.

b) Metalinguagem.

c) Conversa com o leitor.

d) Maniqueísmo.

e) Otimismo.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! 

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Período Pré-Colonial (1500-1530) e o “Ciclo do Pau-Brasil” – Revisão História Enem

Posted: 11 Mar 2016 03:56 PM PST

História Enem: A expedição de Cabral em 1500 teve seu início em 9 de março, quando partiu de Portugal. Após 44 dias de viagem pelo Atlântico, Cabral chegou no dia 22 de abril à Bahia, onde só desembarcou no dia seguinte. Sua estada durou apenas 9 dias. Em 1º de maio, já partia rumo à Índia, onde permaneceu por mais de três meses. Trata-se de um roteiro um tanto quanto curioso: por que Cabral, depois de uma longa viagem, teria ficado tão pouco tempo no Brasil? Por que sua estada no Oriente foi muito mais longa?

A primeira viagem portuguesa à Índia (Vasco da Gama – 1498/1499) teve um caráter marcadamente militar, garantindo a Portugal algumas conquistas. Cabia a Cabral, portanto, realizar a primeira viagem comercial ao Oriente, devendo fazer escala a oeste do Atlântico para o reconhecimento das terras atribuídas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas (1494). A estada curta no Brasil nos permite entender que o principal objetivo de Cabral era mesmo chegar ao Oriente, onde os vultosos lucros com as especiarias colocariam o Brasil em segundo plano.

Mesmo a possibilidade de se encontrar ouro no território não despertou em Cabral o interesse em permanecer mais tempo no novo mundo. É o que permite entender a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, escrivão oficial, ao rei Manuel: "Quando eles vieram, o Capitão estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro muito grande no pescoço (…). Eles entraram. Um deles (…) reparou no colar do Capitão e começou a acenar para a terra e depois para o colar, como se nos quisesse dizer que na terra também havia ouro".

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Fonte: www.memorialdodescobrimento.com.br

Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Manuel.

 

Mesmo diante de tal revelação, Caminha logo concluiu: "Esta terra, senhor, é muito chã e muito formosa. Nela até agora não podemos saber se haja ouro, nem prata, nem nenhuma coisa de metal… porém, a terra em si é de muito bons ares; as águas são muitas, infindas; em tal maneira é graciosa, que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela de tudo; porém, o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente…”. Como os portugueses não estavam dispostos a cultivar a terra naquele momento, muito menos catequizar os índios, a certeza de lucro no Oriente foi certamente o que apressou conclusões práticas e a despedida rápida do Brasil.

Foi somente em 1501, com a expedição exploratória de Gaspar Lemos e Américo Vespúcio, que Portugal descobriu a ocorrência de pau-brasil na Mata Atlântica, o que não foi suficiente para desbancar a importância do Oriente nem motivar uma colonização efetiva. Por isso, os primeiros trinta anos de ocupação ficaram conhecidos como Período Pré-Colonial, também chamado de "Ciclo do Pau-Brasil".

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Fonte: www.clickescolar.com.br

Produção de tinta vermelha a partir do pau-brasil

 

O pau-brasil tinha esse nome por se extrair dele uma tinta com cor de brasa, avermelhada, usada na Europa para tingir tecidos. A extração da madeira funcionava sob o sistema de estanco, isto é, monopólio real, mas já em 1502 o rei Manuel arrendou o monopólio a um grupo de cristãos novos liderado por Fernão de Noronha.

A mão-de-obra era indígena e livre, sendo amistosa a relação inicial entre índios e portugueses, marcada pelo escambo. Os índios cortavam e transportavam a madeira até o litoral em troca de machados, facões, espelhos, enfeites etc. Sem grande valor comercial na Europa, os objetos de metais ofertados aos índios significavam aos mesmos uma revolução tecnológica, já que os índios brasileiros desconheciam a metalurgia.

 

Dica 1: O Brasil, em 1500, tinha entre 3 e 5 milhões de índios e hoje tem apenas cerca de 350 mil. Sabemos que essa diferença numérica se deveu ao genocídio causado pelo contágio de doenças e pelas guerras de ocupação territorial e escravização indígena realizadas pelos portuguesas. Não devemos esquecer, contudo, que essa situação é posterior a 1530, quando se inicia a colonização efetiva através da produção açucareira, sendo o Período Pré-Colonial (1500-1530) marcado por uma relação amistosa entre os dois grupos.

 

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Fonte: detetivesdeclio.blogspot.com

Mapa do Brasil feito por Giácomo Gastaldi em 1550, mostrando o trabalho indígena na extração de pau-brasil e o escambo com os portugueses.

 

Nesse período, a ocupação do território se limitou à construção de fortificações provisórias para o armazenamento e o comércio de pau-brasil no litoral: as feitorias. Além dos portugueses, os franceses também construíram feitorias e praticaram escambo com os índios para obter e comercializar pau-brasil, além de saquearem feitorias e navios portugueses. A pirataria francesa tinha o apoio do rei francês, que não reconhecia o Tratado de Tordesilhas (1494). Para combater a presença francesa, Portugal organizou as chamadas expedições guarda-costas, lideradas por Cristóvão Jacques. Mesmo alcançando algumas vitórias, essas expedições não foram suficientes para que Portugal garantisse a posse do território, o que dependia de uma colonização efetiva.

 

Dica 2: Repare que a ocupação do território por meio das feitorias tinha um caráter provisório. Existem para isso duas importantes explicações. Os portugueses que vinham para o Brasil explorar pau-brasil visavam o lucro rápido, o que coincide com uma permanência curta que dificilmente excedia os cinco anos. Além disso, a extração da madeira era de caráter predatório, sem prever qualquer forma de reflorestamento, o que tem relação com a curta permanência no Brasil dos "brasileiros", como eram chamados os exploradores de pau-brasil.

 

Para concluir sua revisão sobre os primeiros anos da ocupação do Brasil pelos portugueses, assista ao vídeo-aula do professor Pedro Gonzaga do "Instantâneo", aprofundando a narrativa de Caminha sobre o "descobrimento": https://www.youtube.com/watch?v=TtGMWDcaXFw

 

Agora chegou a hora de testar seus conhecimentos. Vamos ver como esse conteúdo é abordado em questões de vestibular e do Enem!

 

EXERCÍCIOS

 

Questão 1 (Cesgranrio)

 

O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período “pré-colonial” (1500-1530), foi marcado pelo(a):

 

a) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;

b) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.

c) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;

d) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;

e) implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra "a".

 

Questão 2 (ENEM 2011)

 

Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: "Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?"

LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido

 

a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.

b) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.

c) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.

d) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.

e) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra "a".

 

Questão 3 (DO AUTOR)

 

"Quando eles vieram, o Capitão estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro muito grande no pescoço (…). Eles entraram. Um deles (…) reparou no colar do Capitão e começou a acenar para a terra e depois para o colar, como se nos quisesse dizer que na terra também havia ouro." (Carta de Pero Vaz de Caminha)

 

O relato de Caminha exposto acima nos permite concluir:

 

a) Que a descoberta de ouro no Brasil em 1500 tornou o comércio de especiarias orientais uma atividade secundária em Portugal.

b) Que mesmo com a descoberta de ouro no Brasil em 1500, o interesse português pelo novo território não diminuiu a importância do comércio de especiarias orientais na economia portuguesa.

c) Que a estada de Cabral no Brasil tinha como um de seus objetivos averiguar o potencial econômico das terras atribuídas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.

d) Que o interesse de Portugal pelo Brasil foi muito menor que o interesse português pelo Oriente, não ocorrendo até 1530 uma colonização efetiva dessas terras.

e) Que o pau-brasil não foi a primeira riqueza explorada em nosso território, como sustenta a historiografia tradicional.

 

Resposta: a alternativa correta é a letra "c".

 

Questão 4 (UFSC – 2002)

 

A primeira atividade econômica  praticada no Brasil Colônia foi a extração do pau-brasil. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) em relação a essa atividade.

 

01. A extração do pau-brasil exigiu  capitais e técnicas para a montagem de um complexo agro-manufatureiro, capaz de atender a demanda dos mercados europeus.

02. A mão-de-obra empregada na extração e transporte da madeira, tanto pelos franceses como pelos portugueses, foi a indígena.

04. A extração do pau-brasil teve como consequência o surgimento de um fluxo de renda interno e de dezenas de povoações, notadamente no extremo Sul e no Nordeste.

08. A extração do pau-brasil, que conseguia alto preço na Europa, por sua utilização como pau-de-tinta,  foi uma das principais causas do declínio da lavoura de cana-de-açúcar.

16. O comércio do pau-brasil com os indígenas era feito na base do escambo. Eles recebiam utensílios e enfeites pelo trabalho de cortar a madeira e transportá-la até os navios.

32. A exploração do pau-brasil era monopólio do Estado, mas, em 1502, o privilégio foi arrendado a um grupo de comerciantes liderados por Fernão de Noronha.

 

Resposta: o somatório das alternativas corretas é 50 (02 + 16 +32).

 

O texto desta aula foi preparado pelo professor Felipe Carlos de Oliveira para o Blog do Enem. Felipe é formado em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC, especializado em Interdisciplinaridade pelo IBPEX e mestre em História pela UFSC. É professor de colégios e cursinhos da Grande Florianópolis desde 2001.

 

 

 

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Ângulos: Unidades de medida e bissetriz – Matemática Enem

Posted: 11 Mar 2016 03:23 PM PST

Matemática Enem: Preparamos um super-resumo para você ficar fera no assunto. Não deixe de estudar!

Você ainda lembra o que é um ângulo? Então veja… Chamamos de ângulo a reunião de duas semirretas de mesma origem.

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No ângulo aÔb (ou AÔB), o ponto O é chamado de vértice, e as semiretas AO e OB são chamadas lados do ângulo.

 

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

 

Mas qual a unidades de medida de um ângulo?

A unidade usual de medida de ângulo, de acordo com o sistema internacional de medidas, é o grau, representado pelo símbolo º.

O grau corresponde a 1/360 da circunferência

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Temos que 1º (grau) equivale a 60' (minutos) e 1' equivale a 60"(segundos).

Outra unidade de medida de ângulo é o radiano

Ele é um arco cujo comprimento é igual à medida do raio da circunferência que contêm.

Ficou difícil? Veja a figura abaixo:

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Medida (AB) = R           medida (AB) = 1 π rad

 

Dica 2 – Pronto para gabaritar na prova de matemática do Enem? Faça uma revisão com esta aula sobre Razão, proporção e grandezas – http://blogdoenem.com.br/razoes-escalas-proporcoes-matematica/

 

Agora que você já sabe sobre graus e radianos, que tal estudar a relação entre essas duas unidades de ângulos?

Veja a relação entre graus e radianos de alguns ângulos:

4

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O grado também é uma unidade de medida do ângulo, porém pouco utilizada, corresponde a 1/400 da circunferência.

Note que:

 6

 

Quer saber mais sobre as unidades de medida de ângulo? Então assista esta vídeo aula do professor Warlisson Miranda e mande ver na prova do Enem e vestibulares do Brasil!
https://www.youtube.com/watch?v=-YnmHc2HI8k

 

Bissetriz de um ângulo

A bissetriz de um ângulo é uma semi-reta com origem no vértice e que divide o ângulo em dois outros ângulos congruentes, ou seja, ângulos iguais.

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E não esqueça: a bissetriz é uma semi-reta!

 

Dica 4 – Relembre outros assuntos de matemática acessando: www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

1. (Fuvest – SP) Quantos graus mede aproximadamente um ângulo de 0,105 radianos?

a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

e) 10

Resposta: C

 

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique

 

 

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