domingo, 4 de janeiro de 2015

Climatologia Geográfica


Hoje: Chuva de meteoros Quadrântidas

Posted: 03 Jan 2015 02:32 PM PST

O ano começa com evento astronômico incrível, a chuva de meteoros Quadrântidas ou Quadrantídeas. Ela recebe este nome porque em 1922 existia uma constelação, chamada de Quadrans Muralis, que hoje conhecemos como Bootes.

O radiante deste chuveiro está na constelação de Boieiro. O melhor horário de observação é por volta das 4 horas, entre os dias 3 e 4 de Janeiro.

Essa chuva é ocasionada pelo cometa Machholz, quando ele passa pela órbita terrestre é deixado pequenos fragmentos que entram na atmosfera e se desintegram.

Fuja para um lugar onde não tenha poluição luminosa, isso é essencial para uma boa observação. Deite-se e não desgrude seu olho, pois os meteoros são rápidos.

The post Hoje: Chuva de meteoros Quadrântidas appeared first on Climatologia Geográfica.

Google e NASA se unem para criar computador quântico

Posted: 03 Jan 2015 11:09 AM PST

Um computador quântico pode resolver problemas milhares de vezes mais rápido do que os computadores tradicionais, atraindo a atenção de algumas das maiores e mais poderosas instituições do mundo.

A gigante Google anunciou uma parceria com a NASA para criar o Quantum Artificial Intelligence Lab (Laboratório de Inteligência Quântica Artificial), a ser instalado ainda este ano no Vale do Silício, na Califórnia.

As duas empresas esperam que o novo computador quântico esteja pronto até o final do ano, com uma capacidade de até 3.600 vezes maior do que os melhores supercomputadores atuais.

O segredo do enorme poder de processamento de um computador quântico está no fato que, diferentemente dos computadores convencionais (que trabalham com bits 0 e 1), ele pode trabalhar com bits quânticos (ou qubits), que se aproveitam das bizarras leis da mecânica quântica para estar em dois estados ao mesmo tempo (0 e 1).

A mecânica quântica descreve o caótico funcionamento do mundo microscópico onde uma partícula pode existir em dois lugares diferentes ao mesmo tempo ou girar em direções opostas simultaneamente.

A Google está interessada em utilizar computadores quânticos para resolver problemas que envolvem a aprendizagem de máquina, no qual os computadores analisam padrões de informação para fazer previsões precisas de resultados em sistemas altamente complexos, como os modelos climáticos globais.

“Nós acreditamos que a computação quântica pode ajudar a resolver alguns dos problemas mais desafiadores da ciência, principalmente em aprendizado de máquina. Aprendizagem de máquina diz respeito à construção de melhores modelos do mundo a fim de fazer previsões mais precisas”, informou o Google em seu blog. “Se queremos curar doenças, precisamos de melhores modelos de como elas se desenvolvem. Se queremos criar políticas ambientais eficazes, precisamos de modelos melhores do que está acontecendo com o nosso clima. E se queremos construir uma ferramenta de busca mais útil, nós precisamos entender melhor as questões e o que está na web para obter a melhor resposta”.

Fonte

Jeanna Bryner. Live Science. Google and NASA Team Up to Study Artificial Intelligence.

The post Google e NASA se unem para criar computador quântico appeared first on Climatologia Geográfica.

USP anuncia curso de astrobiologia pelo Coursera

Posted: 03 Jan 2015 07:27 AM PST

Após o anúncio oficial de parceria entre o Coursera e as duas universidades tradicionais brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a USP disponibilizou a lista de cursos online que serão oferecidos em 2015, entre eles um curso inédito de astrobiologia ministrado pelos professores Augusto Damineli, Elysandra Figueredo Cypriano e Rodrigo de Souza. Para se inscrever no curso, clique aqui.

Breve Introdução do Curso – Origens da Vida no Contexto Cósmico

Para conhecer a vida é necessário conhecer outras ocorrências da vida. O avanço da tecnologia possibilitou, nas últimas décadas, a descoberta de inúmeros planetas orbitando outras estrelas da nossa galáxia. Hoje sabemos que o universo está infestado de planetas. Essas descobertas deram um novo fôlego à busca da vida em um contexto mais amplo, em um contexto cósmico. Hoje em dia podemos nos perguntar se a vida é um milagre, ou um tipo de química comum em outros planetas e tentar buscar, através da astronomia, peças desse grande quebra-cabeças na tentativa de entender se a origem da vida ocorreu antes, durante ou depois da formação de nosso planeta.

Este curso apresenta um panorama geral sobre as hipóteses relacionadas à origem da vida na Terra bem como sobre os blocos fundamentais para a formação da vida simples e complexa. A compreensão da vida no contexto cósmico e as estratégias desenvolvidas para a busca da vida em outros planetas. A cada semana iremos abordar aspectos relacionados a origem da vida, combinando conceitos chaves de astronomia, tecnologia e a visão de diversos especialistas da área.

Programa do Curso

  • 1º Semana: Nosso universo é extraordinariamente grande. Nessa imensidão cósmica podemos encontrar sistemas planetários de uma diversidade muito mais ampla do que até então podíamos imaginar. A busca da vida é então uma questão a ser tratada em um contexto mais amplo. Por outro lado, a vida tal como a conhecemos hoje na Terra é muito complexa para ser entendida. Nessa semana faremos um panorama geral sobre o espetáculo da vida e das espécies. Iremos explorar os dois grandes cenários da origem da vida que se contrapõem: o criacionismo e o evolucionismo. Falaremos da árvore filogenética da vida e o ancestral comum e por fim, os problemas para a formação de uma teoria geral da vida.
  • 2º Semana: Nessa semana iremos explorar as teorias e hipóteses da origem da vida. A abiogênese da escola socrática difundida por Aristóteles. A síntese de aminoácidos na Terra primitiva. Desenvolveremos os experimentos de Urey e Miller e discutiremos os problemas para a ocorrência dessas reações na Terra primitiva. O processo de formação do nosso sistema planetário e a formação dos planetas rochosos e gasosos nos ajudará a entender as principais características do sistema solar hoje em dia e em sua origem, e com isso a origem extraplanetária de aminoácidos.
  • 3º Semana: Exploraremos um pouco mais o processo de formação planetária, retrocedendo no tempo até o momento em que a vida surgiu na Terra. Nessa semana discutiremos sobre a origem da vida em nosso planeta, reconstruindo a história da vida e da Terra primitive e os fatores ambientais (internos e externos) que propiciaram seu surgimento. O surgimento da auto-organização molecular num "mundo RNA", onde essa molécula exercia ao mesmo tempo, o papel de código replicador e de função metabólica.
  • 4º Semana: Na última semana falaremos sobre a procura da vida fora da Terra. Falaremos sobre a origem dos elementos químicos biogênicos, a energia estelar e sua importância. Os métodos de detecção de exoplanetas e as condições físico-quimicas da atmosfera de exoplanetas até agora descobertos. O conceito de habitabilidade planetária e os fatores condicionantes da possibilidade de formação de vida em outros planetas: a zona de água líquida em torno das estrelas e a zona de habitabilidade Galáctica. Para finalizar apresentaremos os telescópios da próxima geração e as perspectivas concretas de detecção de sinais de atividade biológica em exoplanetas.

Conhecimentos Prévios Recomendados

Não é necessário ter conhecimentos prévios. O curso está aberto a todos os interessados.

Formato do Curso

Este curso tem duração de 4 semanas e é composto por uma série de vídeos com duração entre 10 a 15 minutos, textos para leitura e discussões no fórum, sendo necessário uma dedicação de 4 a 6 horas de estudo semanais.

Fonte

Origens da Vida no Contexto Cósmico.

The post USP anuncia curso de astrobiologia pelo Coursera appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!