quarta-feira, 4 de maio de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Parnasianismo, seu contexto histórico e suas características – Literatura Enem

Posted: 03 May 2016 06:22 PM PDT

O Parnasianismo é uma manifestação poética da época do Realismo, ainda que, em questões ideológicas, não mantinham características em comum com os romancistas desse período.

Originado na França, esteticamente se considera a "arte pela arte", ou "a arte sobre a arte", com os poetas distantes das transformações do fim do século XIX e começo do século XX.

O novo jeito estético é manifestado a partir do fim da década de 1870, indo até a Semana de Arte Moderna (em certos casos foi além de 1922 e, inclusive hoje em dia, pode-se notar resquícios característicos do parnasianismo em muitos sonetos contemporâneos).

Templo de Nike
Templo de Nike

A poética parnasiana, posicionada contra o comportamento romântico, se baseava no binômio objetividade temática/oculto da forma: a primeira surge negando o sentimentalismo romântico, tentando alcançar a impassibilidade, assim como a impessoalidade.

A oposição ao subjetivismo decadente era resultado de uma poesia universalista, cheia de descrições objetivas e impessoais. Já o racionalismo, que foi retomado junto das formas perfeitas da Antiguidade Clássica, fez com que surgisse uma poesia voltada para a filosofia, porém bastante artificial.

Sobre a produção literária, são conhecidos escritores como Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac.

O culto da forma tem-se como característica mais marcada da poética parnasiana. Sua forma fixa representada pelos sonetos, a métrica dos versos chamados alexandrinos, ou seja, 12 sílabas poéticas, além dos decassílabos perfeitos.

A rima, empregada com perfeição, é rica e clara. Todas essas características se contrapõem aos versos livres e brancos. Resumindo, como afirma Olavo Bilac, é o endeusamento da Forma:

Quero que a estrofe cristalina.

Dobrado ao jeito

Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito..

Assim, procedo. Minha pena

Segue esta norma.

Por te servir, Deusa Serena.

Serena Forma.

Importante: o Parnasianismo é, na poesia, o que a prosa é no Realismo. Ou seja, se opõe ao estilo romântico, pois buscava a perfeição na forma e trabalhava temas universais.

Então, leve em conta que, o Parnasianismo, como poesia realista, tem as seguintes características:

  • Poesia aristocrática
  • A arte é luxo
  • Rigor formal
  • Panteísmo
  • O poeta descreve
  • Volta à cultura clássica
  • Poema frio
  • Positivismo
  • Impassividade
  • Afastamento
  • Preferência pelo soneto
  • Aniquilamento do eu
  • A beleza do poema está na forma
Assista ao vídeo no YouTube, sobre as características do Parnasianismo, do professor Diogo Mendes, do Descomplica:
Parte 1:
Parte 2:

Não deixe de exercitar o conteúdo! Abaixo seguem alguns exercícios para colocar em prática o tema desse post:

Exercícios

1- (CEFET-PA) Leia os versos:

Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
Já de  aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia.
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Todas de roxas pétalas colmada. 

(Alberto de Oliveira)

Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:

a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;

b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;

c) revalorização das ideias iluministas e descrição do passado.

d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga.

e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual

 

2- (UFPE) É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:

a) a natureza é apresentada objetivamente;

b) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica;

c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;

d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários;

e) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.

 

3- (FESP) Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:

a) É sentimentalista;

b) Assume uma visão crítica da sociedade;

c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;

d) O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;

e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.

 

Gabarito

  • D
  • C
  • D

 

O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino de Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade

O post Parnasianismo, seu contexto histórico e suas características – Literatura Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Intertexto e discurso – Gramática Enem

Posted: 03 May 2016 05:58 PM PDT

Intertexto e discurso: O uso da linguagem permeia todas as nossas atividades diárias. A linguagem é o alicerce da nossa comunicação e a utilizamos em nossas conversas diárias, em propagandas, em anotações, no registro de conhecimentos e fatos históricos, etc.

Essa linguagem pode se apresentar como texto e como discurso. Vem com a gente saber tudo sobre este assunto para gabaritar as questões de língua portuguesa no Enem e nos vestibulares!

1
Texto e discurso:

2

  • A charge retrata uma reunião internacional sobre aquecimento global em Copenhague (leia o boxe abaixo). Analise o texto e levante hipóteses:
  1. Quem são as três personagens sentadas à mesa? O que elas estão fazendo? Provavelmente são representantes de países que participam do encontro; elas discutem como solucionar o problema do aquecimento global.
  2. Quem está assistindo ao debate? Provavelmente são jornalistas de todo o mundo, que fazem a cobertura do evento.
  3. Por que todos estão com fones de ouvido? Explique. Como se trata de um encontro internacional, os fones de ouvido permitem a tradução simultânea do que é falado.

O que foi a Convenção de Copenhague?

A Convenção de Copenhague, ocorrida em dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca, foi o 15º encontro dos países signatários do acordo internacional que visa combater o aquecimento global.

Desde o início das atividades do acordo, firmado no Rio de Janeiro, em 1992, o mais frutífero encontro do grupo foi o de 1997, que elaborou o protocolo de Kyoto.

  • Servindo bebidas, o garçom diz: "Acabou o gelo". Considerando o contexto e os papéis sociais dos envolvidos no ato comunicativo, responda:
  1. Por que todos ficam desconcertados com a afirmação do garçom? Porque, no contexto – uma discussão sobre aquecimento global – , o que mais se teme é justamente o fim das regiões frias do planeta.
  2. Essa frase, dita em outro contexto comunicativo, causaria o mesmo mal-estar? Provavelmente não.
  • Segundo o teórico russo Mikhail Bakhtin, o sentido dos enunciados está diretamente vinculado à situação em que são produzidos. Jean, o autor da charge, levou em conta esse dado para criar humor? Por quê? Sim, pois o autor joga com os papéis sociais e com o contexto. As pessoas levam susto com a afirmação porque momentaneamente não percebem que é o garçom quem está falando a frase, e não algum representante do debate internacional.

A charge que você leu é um bom exemplo do uso que se pode fazer da linguagem verbal e dos efeitos de sentido criados em determinadas situações. Ela retrata uma situação comunicativa em que as personagens interagem por meio da linguagem. O garçom, que fala, é o locutor; as demais personagens são os locutários. Nessa situação comunicativa, a fala constitui o texto verbal.

Portanto, texto verbal é uma unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa.

Como você pôde notar na charge, o enunciado (a fala) não é o único elemento responsável pela produção de sentido na interação verbal. Além dos enunciados, há nas situações comunicativas outros elementos que também auxiliam na construção do sentido, tais como os papéis sociais que os interlocutores desempenham (no caso da charge, o papel de representantes dos países, o do garçom e o de repórteres), a intenção do locutor (no caso, a consciência do problema do aquecimento global), as circunstâncias históricas ou sociais em que se dá a comunicação (no caso, a convenção em Copenhague para propor soluções e medidas para frear o aquecimento global), etc. Por outro lado, se considerarmos que Jean, o autor, é o locutor do texto e que o texto pertence ao gênero charge, então percebemos que a intenção do locutor e a finalidade central do texto são criar humor e divertir.

A esse conjunto de fatores que formam a situação na qual o texto é produzido chamamos contexto discursivo. E ao conjunto da atividade comunicativa, ou seja, à reunião de texto e contexto discursivo, chamamos discurso.

Discurso é a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade, etc) – capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores.

Agora, para entender melhor, assista as dicas desta videoaula!

Fácil né? Então vamos aos exercícios para melhor fixação!

Questão 01 (ENEM 2010)

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

a) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

b) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

 

Questão 02 (ENEM 2010)

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma "desintoxicação". Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

a) vender um produto anunciado.

b) informar sobre astronomia.

c) ensinar os cuidados com a saúde.

d) expor a opinião de leitores em um jornal.

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

 

Questão 03

Leia o texto a seguir para responder à questão:

A outra noite

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:

– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

– Mas, que coisa…

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

– Ora, sim senhor…

E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Rubem Braga

Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:

a) Conto.

b) Poesia.

c) Prosa.

d) Crônica.

e) Diário.

 

Questão 04

Partindo do pressuposto de que um texto estrutura-se a partir de características gerais de um determinado gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:

I. Tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero;

II. Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens;

III. Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade;

IV. Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho;

V. Esse gênero é predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos, entre outros.

São, respectivamente:

a) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.

b) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.

c) entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.

d) entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.

e) texto instrucional, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.

 

Gabarito:

Resposta Questão 1

Alternativa "b". O texto publicitário é um gênero cuja linguagem é permeada, principalmente, pela função apelativa, ou seja, apresenta diversos recursos que têm como objetivo principal chamar a atenção do público-alvo para o produto anunciado.

Resposta Questão 2

Alternativa "e". Chamamos de gênero o modo como os diversos textos aparecem na sociedade, e o gênero horóscopo é muito comum. Esse gênero não apresenta intenção de informar ou apresentar conteúdos, mas sim de aconselhar, astrologicamente, um indivíduo.

Resposta Questão 3

Alternativa "d". Podemos observar na crônica de Rubem Braga todos os elementos característicos desse gênero, como o relato de uma situação corriqueira do cotidiano, permeado por uma linguagem dotada de certa dose de lirismo, além de características como a brevidade do texto e uso de uma linguagem coloquial.

Resposta Questão 4

Alternativa "c".

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

O post Intertexto e discurso – Gramática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online. Veja!

Posted: 03 May 2016 05:28 AM PDT

Curso Enem Gratuito 2016: Toda semana tem uma nova lista especial com aulas indicadas  de todas as matérias. Marque nos favoritos e veja todo dia aulas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura.

curso enem online red 600 x 90

Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. Aqui no Curso Enem Online Gratuito você pode estudar em casa, no transporte, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo.

Na prática, você faz um Curso Enem Gratuito e se prepara para as provas do Enem, de concursos, e do colégio também. A coordenação pedagógica é da professora Juliana Evelyn Santos.

Curso Enem Online Gratuito! Aproveite.

Agora é assim: Coloque o Curso Enem nos favoritos. Comece a estudar agora. Reserve uma hora por dia para revisar e aprender o que mais cai nas provas objetivas e na Redação do Enem. Veja a seguir todas as matérias:

Comece pelas Aulas de Redação:

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000
1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

1ª Semana:  Normas da gramática   Veja 10 Redações Nota 1000

2ª Semana:  Linguagem Oral x Linguagem Escrita

3ª Semana:   Os Gêneros Textuais na Redação   Como fazer um texto dissertativo argumentativo

4ª Semana:  Veja como fazer uma ‘Descrição’ 

5ª Semana:    Atualidades na Redação Enem – Veja como utilizar    Como Iniciar uma Redação. Veja as dicas 

6ª Semana:    Domine o verbo Haver na Redação    Sete Passos para Estruturar sua Redação    Como elaborar um texto dissertativo argumentativo

7ª Semana:    Como elaborar a Conclusão da Redação   Apostila Gratuita para Redação

8ª Semana:   As Cinco Competências cobradas na Redação     Veja os Adjetivos

9ª Semana:    As Diferenças entre a fala e a escrita   

10ª Semana:   Os Direitos Humanos na Redação   O uso da Vírgula na Redação   

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000
Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Simulado Enem Gratuito – Provas Online 24h

Aumente suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio com o Simulado Enem Gratuito. Você pode fazer provas online com testes de 10 questões de uma matéria de cada vez. É rápido, e você logo acessa o resultado no Gabarito Online, com aulas gratuitas para as questões que você errar. Veja e participe agora:

Faça agora o Simulado Enem Gratuito
Faça agora o Simulado Enem Gratuito

Aulas de Matemática

1ª Semana:     Introdução à Regra de Três Simples e Composta    Regra de Três – Exercícios Resolvidos    Ângulos     Triângulos – definições e propriedades    Escala, razão e proporção  Teorema de Pitágoras

2ª Semana:  Geometria Analítica     O Triângulo Retângulo     Progressão Geométrica

3ª Semana:    Ângulos e Bissetriz     Cálculo de Porcentagem     Análise Combinatória

4ª Semana:   Cálculo de Porcentagem e de Juros Simples    A Teoria dos Conjuntos

5ª Semana:    Cálculo de Perímetro e de Área em Figuras Planas

6ª Semana:    Progressão Aritimética   

 7ª Semana:    Conjunto e Operações entre Conjuntos   

8ª Semana:   Cálculo de Área e de Ângulos no Triângulo Retângulo    Conjuntos Numéricos    Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo    

9ª Semana:   Função Polinomial de 1º Grau   Triângulos: As Propriedades Gerais   Polígonos: Cálculos e propriedades  

10ª Semana:   Seno, Cosseno, e Tangente    Revisão de Estatística    Intervalos em ‘R’   Pirâmides – Veja os cálculos!

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Matemática no Enem
Veja o que mais cai de Matemática no Enem

Aulas de Biologia

1ª Semana:  Biologia e os métodos científicos     Características básicas dos seres vivos      Os termos da biologia     A origem da vida

2ª Semana:  A vida e a Água    Os Sais Minerais     Doenças e carência de Sais Minerais    Entenda as Vitaminas    Os Carboidratos 

3ª Semana:  Os 4 tipos de Lipídeos    Entenda as Proteínas    Introdução às Enzimas    Veja os tipos de Microscópios    Por que as Células são pequenas

4ª Semana:   A Membrana Plasmática    As Mitocôndrias e a Energia nas Células

5ª Semana:   Organelas Celulares    Osmose – Veja o Transporte Passivo    Fagocitose e Pinocitose – Digestão Intracelular    Os testes de DNA    Respiração Celular – Veja a Glicólise    O Ciclo de Krebs – Respiração Celular    Respiração Celular – A Cadeia Respiratória    A Fermanetação Alcoólica Láctica

6ª Semana:    Introdução à Fotossíntese     Os Cloroplastos na Fotossíntese    A Fase Clara da Fotossíntese     O Ciclo de Calvin: a Fase Escura da Fotossíntese       Veja os Fatores que Influenciam a Fotossíntese

7ª Semana:   DNA, Cromossomos e Cromatina   A Luz e a Velocidade da Fotossíntese    Fotossíntese Bacteriana e Quimiossíntese    Veja como são feitos os testes de DNA 

8ª Semana:    DNA e RNA    O Projeto Genoma Humano    Introdução a Meiose e Mitose   Avançado de Meiose e Mitose

9ª Semana:   A Reprodução Assexuada      A Reprodução Sexuada    Gametogênese       Características do Sistema Reprodutor    

10ª Semana:  O Aparelho Genital Masculino    O Aparelho Genital Feminino    Métodos Contraceptivos

 Semana que vem tem mais!

10 conteúdos top de biologia destacada
Veja o que mais cai de Biologia no Enem

Aulas de Química

1ª Semana:  Introdução ao átomo     A definição de matéria     Mol e o número de Avogadro     Histórico da química orgânica     Fórmula empírica e molecula

2ª Semana:   A História dos Modelos Atômicos    A Estrutura do Átomo    Cálculo  Estequiométrico     Propriedades Gerais da Matéria    As Cadeias de Carbono

3ª Semana:     Estado Físico da Matéria    Fórmula Empírica e Molecular    A Química do Carbono    As Funções Orgânicas

4ª Semana:    A Nomenclatura dos Compostos Orgânicos    Átomos Isótopos, Isótonos, e Isóbaros    Unidades de Medida na Química    A Lei de Lavoisier: A Conservação das Massas    Os Hidrocarbonetos    Número Atômico e Número de Massa

5ª Semana:    Escalas de Temperatura    As Constantes na Lei de Proust

6ª Semana:     A Classificação dos Compostos Orgânicos    Ânion e Cátion – Veja os Íons na química

7ª Semana:   Propriedades da Tabela Periódica   Veja a Diferença entre Massa e Peso    As Soluções Químicas    

8ª Semana:   Os Compostos Orgânicos e os Compostos Inorgânicos     As Propriedades dos Compostos Orgânicos    

9ª Semana:   Hidrocarbonetos: veja os Alcenos    Ponto de Fusão e de Ebulição de Compostos Orgânicos   

10ª Semana:   A Solubilidade dos Compostos Orgânicos    

Semana que vem tem mais!

Veja o que mais cai de Química no Enem
Veja o que mais cai de Química no Enem

Aulas de Física

1ª Semana:   Repouso e Movimento    Os princípios da luz    Carga e corrente elétrica    Os sistemas de medida

2ª Semana:  Introdução à Termodinâmica    Cálculos envolvendo Velocidade    Luz, Câmera… Óptica!     Conteúdos Frequentes de Física

3ª Semana:    Carga Elétrica    MRU – Movimento Retilíneo Uniforme    Os Princípios da Eletrostática    As Escalas Termométricas

4ª Semana:    A Propagação Retilínea da Luz    O Movimento de Queda Livre    A Força Elétrica e a Lei de Coulomb    Transmissão de Calor    O Jogo dos Espelhos: Veja as Leis da Reflexão

5ª Semana:   O Campo Elétrico e a Força Elétrica    Calor Sensível e Calor Latente

6ª Semana:    A Lei Zero da Termodinâmica   As cores e o comportamento da Luz

7ª Semana:    Galileu Galilei e o Princípio do Movimento      Vetores e Soma Vetorial    

8ª Semana:    Lançamento de Peso   A diferença entre Sentido e Direção nos vetores      Campo Elétrico e Força Elétrica   

9ª Semana:   As Lentes Esféricas     Cálculos com Vetores e Resultante     

10ª Semana:   O Jogo de Espelhos    Transmissão de Calor   Calor Sensível e Calor Latente

Semana que vem tem mais!

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Aulas de Geografia

1ª Semana:   Conceitos fundamentais da geografia – parte 1      Conceitos fundamentais da geografia 2    O movimento de translação da Terra

2ª Semana:   Localização e Posição Geográfica

3ª Semana:    Latitude – Posição Geográfica     Longitude – Posição Geográfica

4ª Semana:    A Posição Geográfica do Brasil

5ª Semana:     Translação da Terra – Aula 2

6ª Semana:    Fusos Horários – Entenda o Horário de Verão    Resolução de Problemas com Fusos Horários    Veja os Fusos Horários do Brasil

7ª Semana:   Os Mapas – As Representações Cartográficas da Terra     

8ª Semana:    A Composição do Planeta Terra    A Estrutura da Terra: Geologia Geral    Mapas Cartográficos: Projeções Cônicas

9ª Semana:  O Relevo Brasileiro    As Diferentes Formas de Relevo

10ª Semana:  Veja os tipos de Mapas    

Semana que vem tem mais! 

Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem
Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem

Aulas de História

1ª Semana:   Teorias da história e as linhas abordadas pelo Enem    A Pré-História no Enem

2ª Semana:   A Expansão Marítima

3ª Semana:    O Período Pré-Colonial

4ª Semana:   A Economia Açucareira no Brasil

5ª Semana:    Pré-História – A Evolução dos Hominídeos

6ª Semana:    Os Períodos da Pré-História      O Continente Americano na Pré-História    As Capitanias Hereditárias

7ª Semana:    As Civilizações da Mesopotâmia   

8ª Semana:   As Câmaras Municipais no Governo Geral    As Grandes Navegações  

9ª Semana:   Os Judeus – Veja a Cultura Hebraica    Os Fenícios 

10ª Semana:  Os Persas    A Civilização do Egito Antigo    Semana que vem tem mais Curso Enem Gratuito!

Os 10 Temas de História que mais caem no Enem
Os 10 Temas de História que mais caem no Enem

Aulas de Filosofia

1ª Semana:   O que é filosofia    2ª Semana:    Filosofia no Brasil e os filósofos brasileiros

3ª Semana:  Os Filósofos da Natureza    O Pensamento dos Sofistas

4ª Semana: Entenda o Pensamento de Sócrates

5ª Semana:    Os Mitos na Filosofia

6ª Semana:    A Filosofia de Platão: o Mundo das Ideias    O Mito da Caverna na teoria de Platão

7ª Semana:   Justiça e Liberdade em Platão    Aristóteles Revisão Enem    Sócrates e o Oráculo de Delfos   

8ª Semana:   Platão e as Formas de Governo   O Pensamento Essencial de Aristóteles    A Teoria do Ato e da Potência em Aristóteles   

9ª Semana:  A Lógica Aristotélica   A Felicidade em Aristóteles     

10ª Semana:  Entenda o pensamento Metafísico    O Analfabetismo Político   A Lógica Aristotélica   

Semana que vem tem mais!   

Veja o que é 'Filosofia' para o Enem
Veja o que é ‘Filosofia’ para o Enem

Aulas de Literatura

1ª Semana: Funções da linguagem comunicativa    Os tipos textuais

2ª Semana: A Função Poética da Literatura    Entenda o que é Intertextualidade

3ª Semana: A Estrutura do Texto Narrativo      Os Gêneros Literários

4ª Semana:  Intertextualidade: o Diálogo entre os textos   A Intertextualidade e a Literatura

5ª Semana:  A Função Poética na Literatura

6ª Semana:    Resumo Geral de Literatura: veja a Metalinguagem

7ª Semana:    O Barroco em Portugal e no Brasil 

8ª Semana:    O Arcadismo em Portugal   O Classicismo     O Barroco no Brasil   

9ª Semana:   O Romantismo na poesia brasileira   O Romantismo na Literatura em prosa    O Arcadismo no Brasil

10ª Semana:

Semana que vem tem mais!

 Gramática

1ª Semana:   Sentido figurado    Figuras de linguagem   Introdução à Morfologia

2ª Semana:   A Morfologia das Palavras  Os Substantivos

3ª Semana:    Os Adjetivos    Análise do Período Simples

4ª Semana:  O uso correto da partícula ‘se’    O sujeito Indeterminado    Classificação e uso correto dos Adjetivos

5ª Semana:  Os tipos de Sujeito – Veja a Sintaxe    Sujeito Indeterminado – Veja as características

6ª Semana:    Pronomes e Elementos de Coesão

7ª Semana:   Advérbio e Preposição     Locuções Adjetivas    

8ª Semana:   Interpretação de Texto de Rubem Braga    

9ª Semana:   Como fazer um texto Descritivo    As Locuções Adverbiais

10ª Semana:  Entenda o Realismo   O Naturalismo   Interpretação de Textos (Português)    

Semana que vem tem mais Curso Enem!

Veja o que mais cai de Português no Enem
Veja o que mais cai de Português no Enem

Inglês

1ª Semana:  O plural dos substantivos   Pronomes pessoais

2ª Semana:  Técnicas de Leitura e Interpretação de Inglês   Gêneros Textuais no idioma Inglês    MacDonald’s – Entenda o apóstrofo no Inglês

3ª Semana:    Simple Present    Questão 95 do Enem 2015 – Resolvida    Técnica de Leitura Skimming

4ª Semana:  Advérbios de Frequência (em Inglês)    Decifre os Gêneros Textuais (em Inglês)

5ª Semana:    Prepositons of Time

6ª Semana:    Scanning – Leitura e Interpretação de Textos (em Inglês)     Prepositions of Place

7ª Semana:    WH-Words – Advérbios Interrogativos

8ª Semana:  Present Continuous  

9ª Semana:  O Imperativo no Inglês 

10ª Semana:  O uso dos Sufixos no Inglês    Os verbos Irregulares no Inglês   

 Veja aqui o acervo completo do Curso Enem Online Gratuito!

Apostilas e Curso Enem grátis
Escolha o que você quer revisar agora

interpretação de texto destacada Revisão gratuita de Interpretação de Texto[/caption]

 

Nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio não existem segredos. As questões são elaboradas para buscar o raciocínio lógico do estudante. Você precisa exercitar Interpretação de Texto para entender as questões do Enem. É o primeiro passo. Veja aqui no Curso Enem uma aula completa sobre Interpretação de Texto para o Enem. Agora, é com você.

Martha Ramos

Post sobre o Curso Enem Gratuito escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Curso Enem Gratuito: Aulas e Exercícios Online. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!