Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem
- Grécia Antiga: Período Clássico – História Enem
- Solubilidade dos compostos orgânicos – Química Enem
- Inscrição no Sisu: veja o passo a passo para conseguir sua vaga!
Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem Posted: 27 May 2016 05:35 PM PDT Este post visa revisar a influencia cultural da Grécia Antiga, haja vista que conceitos como democracia, filosofia, teatro e artes em geral, arquitetura, olimpíadas, sobremaneira na dita sociedade ocidental, receberam contribuições significativas desta importante civilização. Vamos Lá?O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental. O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações. Na imagem encontramos uma fotografia do famoso Teatro de Heródes, situado na acrópole de Atenas. Desta forma, nesta oportunidade iremos relembrar algumas das principais contribuições gregas para a cultura geral dos povos, analisando tais contribuições a partir de tópicos específicos: História:São gregos alguns dos principais estudiosos a tratar a história, independente da tradição mitológica e religiosa, como um campo do conhecimento específico. Ao grande Heródoto de Halicarnasso coube a alcunha de "Pai da História" quando se dedicou a relatar os acontecimentos das Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas pelo domínio de áreas comerciais do Mar Egeu. Autores como Xenofonte, soldado e discípulo de Sócrates e Tucídides, general das hostes atenienses, por sua vez relataram o que presenciaram durante a Guerra do Peloponeso. Tucídides, por sua conta, buscou imprimir imparcialidade, confrontando informações e cruzando dados distintos em seus escritos e ainda hoje é considerado um clássico entre os historiadores mais antigos. Filosofia:Em se tratando de filosofia é impossível conceber o conceito acerca do tema sem considerar a primazia grega para o desenvolvimento deste campo do conhecimento. O forte espírito crítico grego os levou a questionar absolutamente tudo, desde a transformação do caos em cosmo até a conduta humana dentro da sociedade. Suas correntes filosóficas e personalidades influenciam até os dias atuais as concepções filosóficas em geral. Os primeiros filósofos gregos teriam surgido por volta do século VI a.C e buscaram compreender como e porque os fenômenos naturais ocorriam. Desta maneira passaram pela história como filósofos da natureza ou pré-socráticos, e de certa maneira buscavam compreender a origem de tudo e todos a partir de uma substância material específica. Nomes como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaximandro, Pitágoras, Filolau, Xenófanes, Parmênides, Zenão, Leucipo, Demócrito, entre outros, tornaram-se bastante famosos e são classificados em escolas filosóficas específicas, a exemplo: Escola Jônica, Pitagórica, Eleata e Atomista. Posteriormente, Sócrates de Atenas inauguraria uma nova forma de conhecimento filosófico, destinada a compreender e inserir o homem no contexto social e político das póleis gregas fazendo frente a chamada escola sofista, que em suma negava a existência de qualquer verdade absoluta e centrava-se na capacidade de buscar conhecimentos práticos para a vida, utilizando-se de muita retórica. Sócrates, assim como seus discípulos e sucessores era partidário do desenvolvimento da virtude e reflexão, e ao longo de sua vida buscou transformar a sociedade a partir da atuação ética dos seus respectivos cidadãos. Seu método baseava-se no diálogo constante com os indivíduos, buscando mostrar o quanto somos ignorantes a respeito dos mais variados temas a partir de nossas próprias contradições. Foi condenado a morte por ingestão de cicuta por perverter a juventude ateniense. Seu discípulo mais famoso foi Platão, também ateniense e fundador da Academia, uma instituição de ensino para formação de filósofos. Haja vista que Sócrates não tenha deixado nada escrito, coube a Platão registrar os ensinamentos do mestre. Todavia, Platão possuía um entendimento de mundo próprio e dividia o conhecimento em duas áreas distintas, o mundo das ideias e o mundo dos sentidos, dando ênfase e importância muito maior ao mundo das ideias, uma vez que segundo seus argumentos o mundo dos sentidos tende a nos enganar. Suas obras mais conhecidas são: A República, Apologia de Sócrates, O Banquete, Mênon, e o Mito da Caverna. Último dos três grandes clássicos gregos da filosofia pós Sócrates, Aristóteles de Estagira foi discípulo de Platão e é considerado o "Pai da Lógica". Ao contrário do mestre, deu maior importância ao mundo dos sentidos e a partir de seu conhecimento podemos conceber o método científico baseado no empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo). Todavia, ao longo de toda a sua história a Grécia concebeu estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento, especialmente na medicina, matemática e ciências da natureza. Afinal, devido a gregos como Pitágoras todos nós sabemos que "em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos", ou Hipócrates, famoso pelo juramento proferido por todo médico, que por sua vez foi um dos primeiros estudiosos a buscar compreender a natureza das doenças a partir de seus sintomas, evitando o misticismo marcante dos primeiros tempos ao se tratar enfermidades em geral. Por sua vez, durante o período helenístico, novas concepções filosóficas surgiriam, haja vista a decadência das grandes póleis e o domínio estrangeiro. Neste período, correntes como o Ceticismo, Cinismo, Epicurismo e Estoicismo inauguraram um período onde filósofos destinavam-se a compreender a busca da felicidade a partir de valores individualistas. O quadro acima é um afresco conhecido como A Escola de Atenas. Mede 5,77m x 8,14m e foi pintado pelo grande pintor renascentista Rafael Sanzio . Encontra-se no Vaticano e celebra o auge do Renascimento, ao expor vários sábios do ocidente (de diversas épocas) contrapondo suas idéias e sistemas. As personagens do centro da imagem representam Platão e Aristóteles. Arte:A concepção grega de teatro baseou-se em duas ideias: tragédia e comédia e as peças em geral surgiram como homenagem ao deus Dionísio. Seu apogeu ocorreu por volta de 550 a.C, com destaque para Atenas, mas terminou espalhando-se por toda a Hélade. Entre os principais dramaturgos e obras figuram os nomes de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), Sófocles (Édipo Rei), Eurípedes (As Troianas) e Aristófanes, considerado o maior autor do gênero comédia. Pode-se dizer que a tragédia surgiu antes da comédia, mas em si, todas as peças serviam tanto como forma de entretenimento como forma de critica a sociedade, abordando temáticas variadas. Em verdade, podemos dizer que os gregos obtiveram desenvolvimento bastante eficiente nas mais variadas formas de arte, caracterizada por valores humanistas e voltadas para suas crenças, desejos e paixões, buscando ordem e harmonia. Escultores buscavam retratar o corpo humano a perfeição, característica que mais tarde será resgatada pelos renascentistas. A música, a pintura e a literatura legaram valores igualmente humanos e harmoniosos, sempre embasadas em equilíbrio. Seu conhecimento arquitetônico foi impar e podem ainda hoje ser visto de perto a partir das ruínas de seus grandes templos, erigidos em homenagem aos seus Deuses. Ainda hoje suas colunas e ordens (Jônica, Dórica e Corintia) são admiradas e estudadas, além de refletirem as grandes transformações pelas quais sua sociedade passou ao longo de séculos de história. Sua mitologia é encontrada nas mais diversas obras, o que mostra a importância de seus valores religiosos para a sua cultura em si. Além disso, o desenvolvimento da democracia é herança direta da cultura grega. Este sistema de representação política que consiste em transferir ao cidadão o papel de decidir os rumos políticos, sociais e econômicos dos locais onde vivem é criação Ateniense. Atenas viveu ao longo de sua história reformas e sucessivas formas de poder que por fim resultariam na transferência do poder ao próprio povo. É preciso que levemos em conta que muitos habitantes das cidades gregas não eram considerados cidadãos, ao contrário de hoje em dia. Todavia, se a democracia ateniense não era perfeita, atualmente, com uma diferença de pelo menos dois milênios de história, nós homens ainda não conseguimos encontrar formas de garantir representatividade para todos os cidadãos e minorias. Entretanto, não fossem os gregos, quem sabe onde estaríamos hoje? Nos links abaixo você encontrará dois vídeos bastante interessantes a cerca da herança cultural grega para mundo ocidental:https://www.youtube.com/watch?v=8whvidEEdlQ https://www.youtube.com/watch?v=qdwqVEsqQQs Bons estudos! Exercícios:1- Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga? A – As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas. B – A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos. C – O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas. D – No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais. Resposta: C
2- Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense? A – Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra. B – Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças. C – Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia. D – Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda. Resposta: C Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter. O post Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Grécia Antiga: Período Clássico – História Enem Posted: 27 May 2016 04:16 PM PDT Este post tem por objetivo revisar o conteúdo Período Helenístico da civilização grega, que consiste no período em que toda a Grécia, ou Hélade, estará sob hegemonia dos macedônios.Destacaremos as conquistas de Alexandre O Grande e a expansão da cultura grega pelo império Persa. Vamos Lá? A imagem consiste em uma moeda de prata produzida no período em que Alexandre O Grande reinou sobre grande parte do mundo conhecido (século IV). O objeto é de prata e foi encontrado em uma caverna israelense juntamente com outros objetos de valor. Se durante o período clássico ocorreu na Grécia o apogeu das Cidades-Estados, bem como tudo aquilo que representa esta forma de organização política, durante o período helenístico, ou apenas helenismo, a própria cultura grega viverá um momento de grande expansão e influência sobre grande parte do mundo conhecido na época. Este período tem duração de aproximadamente trezentos anos, tendo início durante as conquistas de Alexandre e seu fim no momento em que os romanos passam a exercer maior influência no mundo antigo. Desta maneira, é impossível compreender o helenismo sem analisarmos a figura do próprio Alexandre e sua terra natal, a Macedônia. Todavia, o domínio macedônio sobre a Hélade é fruto da atuação de Filipe II, rei da Macedônia e pai de Alexandre. Muitos gregos não consideravam a Macedônia parte de seu mundo. Este estado, situado na região mais ao norte do território Heleno, região conhecida como Tessália, foi inserido no contexto grego por intermédio de Tebas, maior cidade da região. Em verdade, os Macedônios expressavam tanto tradições culturais gregas quanto bárbaras. Filipe II foi feito refém pelos tebanos e na ocasião estudou a fundo as táticas militares dos hoplitas. Regressando a Macedônia, desenvolveu uma tática militar capaz de superar os demais chamada de falange. Em resumo, a falange agregava dez fileiras de infantaria com lanças de tamanho maior, aumentando a distância entre os próprios soldados e as fileiras inimigas durante o choque. Confira na imagem abaixo: Ao analisar a imagem podemos verificar que as lanças macedônicas eram maiores, aumentando a distância entre os soldados macedônicos durante a carga. As lanças poderiam variar de tamanho, dos menores para maiores de acordo com o posicionamento do soldado dentro da formação. Aumentando o número de pontas e reduzindo o espaço de luta do exército inimigo. Em 359 a.C Filipe II assumiu o controle da Macedônia e me breve seria aclamado rei, após dar um golpe de estado sobre o sobrinho, Amintas IV, o verdadeiro herdeiro do trono. Todavia, tendo sido capaz de aumentar o poderio militar e econômico do reino, os nobres terminaram por legitimar a posição de Filipe II enquanto rei. Após assegurar sua posição diante do próprio reino, Filipe lançou-se ao desafio de submeter toda a Grécia aos seus desígnios ao dominar a Liga de Corinto. Cabe relembrar que tudo isso foi facilitado pelas conseqüências da Guerra do Peloponeso que enfraqueceu toda a Grécia durante o fim do período clássico. Enfraquecidos e desunidos os gregos sucumbiram ao poderio macedônico. Para aprender mais sobre o Período Helenístico, veja o documentário a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=PBvZj5Qj3Qs Alexandre assumiu o reino em 336 a.C após a morte do pai, e lançou-se ao desafio de conquistar o Império Persa. O grande filósofo Aristóteles figura entre as pessoas que o influenciaram, tendo aquele sido preceptor do último. Pode-se se dizer que o desejo de conquista dos Persas seja fruto desta influência, visto que o próprio Aristóteles nutria ódio profundo em relação aos bárbaros. Desta forma, após assegurar sua posição enquanto Rei da Macedônia e líder supremo da Liga de Corinto, por volta de 333 a.C Alexandre marchou sobre a Ásia, derrotando o imperador Persa Dario III em menos de quatro anos. As principais batalhas disputadas entre gregos e persas foram Grânico, Isso e Gaugamela. Educado e treinado nas artes da guerra, Alexandre conquistaria um vasto território, tornando-se senhor de grande parte do mundo antigo antes dos 30 anos de vida. Entretanto, o gênio de Alexandre iniciou um projeto muito maior, de verdadeira expansão da cultura grega por todo este vasto território. Assim sendo, o filho de Filipe II empreenderia o maior sincretismo cultural do mundo antigo. Por toda a Ásia, Oriente Médio e Egito cidades foram fundadas, recebendo o nome de Alexandria. A egípcia viria seria em breve transformada em capital do milenar reino egípcio. O grego passou ser falado por todos os cantos do império macedônico e casamentos entre gregos e bárbaros foram incentivados, com o intuito de reduzir as diferenças culturais através da formação de laços familiares. O próprio Alexandre casou-se com a filha de Dario III e com uma princesa do interior do império persa. O mapa aponta toda a extensão do império macedônico, indicando os itinerários feitos pelas tropas de Alexandre além de sinalizar a localização das diversas cidades (Alexandrias) fundadas por este ao longo de suas campanhas militares. Em 323 a.C Alexandre O Grande morreu na Babilônia sem deixar herdeiros consolidados e seu império sucumbiu a luta de seus generais. Em pouco tempo a civilização romana anexaria boa parte desses territórios ao longo de sua própria história, mas o legado cultural grego já havia criado raízes. O período helenístico representa um momento de ascensão da ciência e cultura nos mais diversos campos do conhecimento. Na medicina podemos citar Herófilo, considerado pai da anatomia e Erasístrato, precursor dos estudos de fisiologia. Na matemática citamos a atuação de Apolônio de Perga, Euclídes e Arquimedes de Siracusa. Por sua vez, a arquitetura foi marcada pela influência oriental. Na filosofia, correntes como o cinismo, ceticismo, epicurismo e estoicismo, marcadas pelo individualismo e busca da felicidade prosperaram. Exercícios1- (UFRN) Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho, Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o império em direção à Ásia, chegando até a Índia. Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque: a) substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo reconhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico. b) favoreceu a difusão do modelo político das cidades-Estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia. c) suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina. d) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiram-se para o Ocidente. Resposta: D
2- "Lá fica a casa de Afrodite. Pois tudo que existe pode ser encontrado no Egito: riquezas, esportes, poder, clima agradável, glória, espetáculos, filósofos, joias de ouro, belos jovens, templo dos deuses irmão e irmã, excelente rei, museu, vinho, todos os prazeres que desejais, mulheres em tão grande número que […] o céu não pode se vangloriar de um igual número de estrelas: e são as mulheres tão bonitas quanto as deusas que, no passado, pediram a Páris para julgar quem era a mais bela." Herondas, Mimo I, A alcoviteira, v. 26-35. In: SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 42. O texto acima é um dos mimos de Herondas, comédias que retratavam com detalhes a vida urbana, e refere-se à cidade de Alexandria no Egito. Há uma clara referência à mescla cultural entre o Ocidente e o Oriente, ao mostrar a presença da cultura grega em uma cidade localizada no Egito. O texto apresenta os elementos que caracterizaram na Grécia Antiga o período conhecido como: a) Homérico. b) Clássico. c) Minoico. d) Helenístico. Reposta: D
3- Quais das correntes filosóficas abaixo podem ser consideradas do período helenístico: a) modismo, marxismo e capitalismo b) estoicismo, epicurismo e modismo c) epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo) d) platonismo e neoplatonismo e) epicurismo, platonismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo) Resposta: C
4- (UFPB 2008) O filme Alexandre representou a vida do famoso imperador da Macedônia que constituiu um grande império, incluindo a Grécia, o Egito, a Síria, a Pérsia, indo até as fronteiras com a Índia. Alexandre foi educado pelo filósofo Aristóteles e o seu registro memorável na História deve-se, além de seus feitos militares, à difusão da cultura grega nas regiões do Oriente por ele conquistadas. Esse processo histórico-cultural, conhecido como helenismo, caracterizou-se pelo(a): a) formação de uma nova cultura, sem elementos culturais gregos nem orientais. b) desaparecimento das culturas orientais diante da cultura grega ou helênica. c) conflito cultural irreconciliável entre a cultura grega e as culturas orientais. d) desaparecimento da cultura grega diante das culturas orientais (persa e egípcia). e) constituição de uma cultura diferenciada, com elementos gregos e orientais. Resposta: E Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter. O post Grécia Antiga: Período Clássico – História Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Solubilidade dos compostos orgânicos – Química Enem Posted: 27 May 2016 03:53 PM PDT Primeiramente vamos relembrar o que é solubilidade? É a quantidade máxima de soluto que se dissolve em determinada quantidade de solvente a uma dada temperatura.Agora vamos retornar esse conceito dando mais destaque às substâncias orgânicas: A solubilidade de um sólido em um líquido ou miscibilidade entre os líquidos depende principalmente das forças intermoleculares existentes, daí a afirmação de que: substâncias polares se dissolvem em líquidos polares; substâncias apolares se dissolvem em líquidos apolares. Ou como você já deve ter ouvido falar: "SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE". A principal força intermolecular que atua entre as moléculas apolares é a do tipo dipolo induzido – dipolo induzido. Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/Assim, como boa parte dos compostos orgânicos tem baixa polaridade, eles são solúveis em solventes apolares ou mesmo nos solventes pouco polares. Hidrocarbonetos, éteres, cetonas, e haletos orgânicos são exemplos de função orgânica cujos compostos constituem solventes muito utilizados para solubilizar substâncias orgânicas de baixa polaridade. O iodo (I2) e tetracloreto de carbono (CCl4), são miscíveis por serem, ambos, apolares. Veja na imagem um tubo de ensaio acima uma mistura de água (fase superior do tubo de ensaio) e tetracloreto de carbono. Como consequência, podemos verificar que a maioria das substâncias orgânicas (que são apolares) não se dissolve na água (que é um líquido polar). Um caso interessante a considerar é o dos álcoois. Os monoálcoois mais simples são totalmente miscíveis com água, como podemos observar na tabela abaixo. Tabela de SolubilidadeA solubilidade é devida, neste caso, as pontes de hidrogênio formadas entre as moléculas do álcool e da água. Pontes de hidrogênio entre a água e o etanol Dica 2 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Cálculos estequiométricos. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/fuvest-quimica-calculo-estequiometrico/Você observou que à medida que aumenta a cadeia carbônica, a miscibilidade em água diminui? Vamos ver porque isso acontece? – Para entender esse fato, vamos tomar como exemplo o etanol. Basta você lembrar que o álcool é formado por um grupo orgânico ( hidrofóbico) apolar, insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos, e pelo grupo OH (hidrofílico), altamente polar, solúvel em água. Assim, quanto maior o predomínio do grupo R, mais insolúvel em solventes polares o composto será, assim como, com o predomínio do grupo OH, maior será a solubilidade em solventes polares. Curso Enem GratuitoAumente suas chances no próximo Enem com as aulas gratuitas do Curso Pré-Enem Online: aulas de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira para mandar bem no Enem! Aula Gratuita Veja mais sobre a solubilidade dos compostos orgânicos, assistindo a vídeo aula da Khan Academy em Português e entenda tudo sobre esse assunto. Não deixe de conferir! Exercícios Você consegue resolver este exercício abaixo? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! (UERJ, 2016) Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis. Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas. Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a: a) b) c) d) Resposta: C
(UERJ,2016) A temperatura e a pressão afetam a solubilidade do oxigênio no sangue dos organismos. Alguns animais marinhos sem pigmentos respiratórios realizam o transporte de oxigênio por meio da dissolução desse gás diretamente no plasma sanguíneo. Observe a variação da solubilidade do oxigênio no plasma, em função da temperatura e da profundidade a que o animal esteja submetido, representada nos gráficos abaixo. Um estudo realizado sob quatro diferentes condições experimentais, para avaliar a dissolução de oxigênio no plasma desses animais, apresentou os seguintes resultados: O transporte de oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo foi mais favorecido na condição experimental representada pela seguinte letra: a) W b) X c) Y d) Z Resposta : A Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . O post Solubilidade dos compostos orgânicos – Química Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Inscrição no Sisu: veja o passo a passo para conseguir sua vaga! Posted: 27 May 2016 08:16 AM PDT Vem aí a nova edição do Sisu. Veja o passo a passo para fazer a sua inscrição. Vagas para todos os cursos de graduação nas melhores universidades públicas do Brasil.O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, funciona como se fosse um leilão de vagas de cursos de graduação em universidades públicas. Todos os candidatos que tiveram notas válidas na última edição do Enem podem concorrer. A nota alcançada no Enem vale como o dinheiro do lance que os candidatos dão para ficar com as vagas. Quem dá os lances mais altos fica com a vaga. Mas, o leilão é dinâmico, e todo dia você pode dar novos lances e mesmo mudar de opção de curso ou de universidade. Veja como funciona a Inscrição Sisu Passo 1 – O primeiro passo é acessar o site oficial do Sisu. É lá, e SOMENTE lá, que você fará sua Inscrição no Sisu. Confira na imagem abaixo o botão de cor laranja para iniciar a sua inscrição: Passo 2 – Agora é colocar seus dados do último Enem e acessar o painel de controle para colocar os seus dados do último Enem. Insira a sua inscrição, a senha atualizada, e confirme os caracteres do campo de validação do usuário. Passo 3 – Chegou a hora de escolher sua primeira opção de curso de graduação no Sisu Lembrando que você pode escolher até duas opções de cursos, na mesma instituição ou cursos iguais em instituições diferentes. E pode trocar de opção quantas vezes quiser, até no último minuto do último dia de inscrições! Passo 4 – Você pode filtrar a escolha da sua opção por um curso de graduação selecionando para ver as vagas disponíveis por Municípios em cada cidade, pode ver as vagas por Instituição, ou também escolher marcando primeiro o nome do curso, que logo em seguida aparecem as vagas. No exemplo a seguir o(a) nosso(a) candidato(a) escolheu como primeira opção “Engenharia Mecânica”.
Passo 5 – Escolhido o curso, você deve agora selecionar sua instituição. Se atente às notas de corte, elas variam por curso e também por instituição (cada uma pode adotar diferentes pesos para as área do conhecimento do Enem). Vai aparecer para você uma tabela como esta a seguir. E você escolhe onde concorrer observando as notas de corte nas diversas opções, e ver onde você tem maiores chances de concorrer. Passo 6 – Com o curso de graduação já escolhido, você deve selecionar a modalidade de inscrição: Você pode disputar na categoria de Ampla Concorrência, que é a mais concorrida e que termina com as notas de corte mais altas, ou pode optar pela disputa nas cotas raciais ou cotas sociais. Veja:
Passo 7 – Confirme agora a leitura da documentação exigida para o curso na categoria de disputa que você escolheu. Afinal, se você passar pelas Cotas, terá que comprovar as condições exigidas para não perder a vaga indicada na Inscrição Sisu. Passo 8 – Parabéns, sua Inscrição Sisu para a primeira opção de curso de graduação foi realizada com sucesso! Veja como incluir a 2ª Opção na Inscrição SisuPasso 9 – Vamos partir agora para sua segunda opção de curso. Basta você repetir ali neste campo as mesmas operações que fez para selecionar o curso de graduação da primeira opção.
Passo 10 – Parabéns, agora, com a 2ª opção preenchida, a sua inscrição Sisu está completa!. Mas, não se esqueça. Toda noite o MEC recalcula as notas de corte, e você mudar as opções em busca de uma chance melhor na aprovação pelas Notas de Corte. A sua Nota do Enem vale ouro! Veja abaixo o Curso Enem Gratuito, com aulas, exercícios e simulados para você melhorar o seu desempenho. Agora você completou a Inscrição Sisu. É só esperar pelo resultado. E, se tudo der certo, correr para o abraço!!! Lembrando que você pode mudar suas escolhas até o final do dia. Mas, para aumentar suas chances, veja a seguir o Curso Enem Gratuito: Curso Enem Gratuito Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar. Acesse o Curso Enem Gratuito. O post Inscrição no Sisu: veja o passo a passo para conseguir sua vaga! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário