Transitividade verbal: Você sabia que os verbos são significativos e que alguns "exigem" que os complementos o acompanhem?
Mas eles são tão significativos que alguns são absolutos e não precisam ser acompanhados por nenhum objeto!
Sabe do que estou falando? Isso mesmo! Estou falando sobre verbos transitivos e intransitivos. Acompanhe este super post de gramática para arrasar no Enem e os vestibulares!
Para começar seus estudos sobre a transitividade dos verbos, leia esta tira de Fernando Gonsales:
1- Identifique o sujeito e o predicado destas duas orações da tira:"No frio, o meu tornozelo incha"."Abaixe a meia!"
1ª oração – sujeito: o meu tornozelo; predicado: No frio
2ª oração – sujeito: você (desinencial); predicado: Abaixe a meia!
2- Em qual das orações o verbo precisa de um termo para complementá-lo?
Na 2ª oração, o verbo "abaixar" é complementado pelo termo a meia.
Na primeira oração a forma verbal incha concorda com o sujeito, o meu tornozelo, e, por isso, está na 3ª pessoa do singular. A ação de inchar refere-se apenas ao sujeito, não se estende a outros seres.
Na segunda oração, a forma verbal abaixe também concorda com o sujeito (você) e indica uma ação praticada por ele, mas a ação de abaixar recai sobre outro ser (a meia). Nessa oração, o termo a meia completa o sentido do verbo (quem abaixa, abaixa alguma coisa), tornando precisa a informação. Quando ocorre isso, isto é, quando em uma oração o verbo é acompanhado por um complemento, dizemos que se trata de um verbo transitivo.
Quando em uma oração o verbo não é acompanhado de complementos, pois a ação indicada por ele diz respeito apenas ao sujeito, não se estendendo a outros seres, dizemos que se trata de um verbo intransitivo.
Assim, concluímos: Transitividade verbal é a necessidade de ter complemento apresentada por alguns verbos. A esses verbos que exigem complemento chamamos de transitivos e aos que não exigem complemento chamamos de intransitivos.
Compare agora estas duas orações:
O ratinho ama meias de lã.
O ratinho gosta de meias de lã.
Em ambas as orações, o verbo é transitivo, pois é acompanhado de complemento. Na primeira oração, o complemento meias de lã se liga diretamente ao verbo, sem preposição. Nesse caso, dizemos que o verbo é transitivo direto, e o seu complemento se chama objetodireto. Veja:
O ratinho ama (verbo transitivo direto) meias de lã (objeto direto).
Assim concluímos: Objeto direto é o termo que se liga diretamente, isto é, sem preposição, a um verbo transitivo.
Na segunda oração, o complemento meias de lã se liga ao verbo por meio de uma preposição (de). Nesse caso, dizemos que o verbo é transitivo indireto, e o seu complemento se chama objeto indireto. Veja:
O ratinho gosta (verbo transitivo indireto) de meias de lã (de preposição; objeto indireto).
Objeto indireto é o termo que se liga indiretamente, isto é, por meio de uma preposição, a um verbo transitivo.
Às vezes, um verbo pode estar acompanhado dos dois tipos de complementos. Nesse caso, dizemos que ele é transitivo direto e indireto. Observe:
A avó sempre compra(V.T.D e V.T.I.) meias de lã(O.D.) para os netos(O.I.).
Lembre-se: para identificar a predicação de um verbo, é preciso observar o contexto em que ele está empregado, e nunca considera-lo isoladamente. Observe nos exemplos a seguir como o mesmo verbo pode apresentar diferentes sentidos e predicações.
Com apenas 13 anos, Miguel virou (verbo de ligação) homem(predicativo do sujeito).
Esse ventilador vira (verbo intransitivo) rápido demais.
Migue virou (verbo transitivo direto) o copo de água (objeto direto) sobre a mesa.
Função sintática dos pronomes oblíquos átonos:
Os pronomes oblíquos átonos podem desempenhar as funções sintáticas de objeto direto e de objeto indireto. Os de 3ª pessoa têm funções fixas: o(s), a(s) de objeto direto e lhe(s) de objeto indireto. Já os pronomes me, te, se, nos e vos podem ter funções de objeto direto e de objeto indireto, dependendo do verbo que complementam. Na frase abaixo, por exemplo, o pronome oblíquo átono te é objeto indireto do verbo contar e objeto direto do verbo amar.
Preciso te contar um segredo: eu te amo.
Morfossintaxe dos objetos
Os objetos diretos e indiretos podem ser representados por substantivos, por pronomes substantivos ou por qualquer palavra, expressão ou oração substantivada.
Exemplo: Meu amigo enviou um livro de aventuras (substantivo) para mim (pron.substantivo).
Agora, para você ficar fera em transitividade verbal e seus complementos, assista ao vídeo pra lá de explicativo!
Ficou fácil, né? Mãos na "massa"? Sim! Faremos exercícios para não esquecer mais…
QUESTÃO 01
Tendo em vista a transitividade verbal e seus respectivos complementos, analise os termos em evidência de acordo com o código (OD) e/ou (OI):
a – Entregamos o livro ao professor. ( ) b – Necessitamos de sua ajuda. ( ) c – Não concordo com suas ideias. ( ) d – Gostamos muito do passeio. ( ) e – Aprecio a brisa da manhã. ( )
QUESTÃO 02
Ornemos nossas testas com as flores, e façamos de feno um brando leito; prendamo-nos, Marília, em laço estreito, gozemos do prazer de sãos amores (…) (…) aproveite-se o tempo, antes que faça o estrago de roubar ao corpo as forças e ao semblante a graça. (Tomás Antônio Gonzaga)
No poema, "roubar" exigiu objeto direto e indireto. Assinale a alternativa que contém verbo empregado do mesmo modo.
a) Ele insistiu comigo sobre a questão da assinatura da revista. b) Emendou as peças para formar o desenho de uma casa. c) Encontrou ao fim do dia o endereço desejado. d) Eles alinharam aos troncos a ferragem da bicicleta. e) Só ontem me avisou de sua viagem.
QUESTÃO 03
Analise sintaticamente os termos em destaque, atribuindo-lhes a devida classificação: a – Ontem, pedi-lhe um favor. b – Entregamos as encomendasaos clientes. c – Não o cumprimentamos, pois saímos mais cedo. d – Devemos respeitar aos mais velhos. e – Recusaram os pedidos dos clientes.
QUESTÃO 04
E agora, José? A festa acabou A luz apagou O povo sumiu A noite esfriou… (Carlos Drummond de Andrade)
Em relação aos verbos destacados, pode-se afirmar que:
a) Os verbos são todos transitivos diretos e estão no pretérito imperfeito.
b) Os verbos são todos transitivos diretos, embora o objeto direto não esteja expresso; e os verbos estão no pretérito perfeito.
c) O primeiro e o segundo verbo são transitivos diretos e os dois últimos são transitivos indiretos e estão no pretérito mais-que-perfeito.
d) Todos os verbos destacados são intransitivos e estão no pretérito perfeito.
QUESTÃO 05
Partindo do pressuposto de que os pronomes oblíquos, sintaticamente, exercem a função de objeto direto e indireto, atenha-se aos termos destacados substituindo-os pelos pronomes correspondentes, com vistas a representarem a referida ocorrência.
a- Ofereceram a eles os novos projetos. b – Diga a ela a verdade. c – Eles nomearam a menina como representante da turma. d – Devemos analisar o caso com muita cautela. e – Queremos entregar os pedidos em tempo hábil.
GABARITO:
Questão 01
a) O.D e O.I. b) O.I. c) O.I. d) O.I. e) O.D.
Questão 02
Alternativa "d".
Questão 03
a) Objeto indireto b) Objeto direto/objeto indireto c) Objeto direto d) Objeto indireto e) Objeto direto
Questão 04
Alternativa "d".
Questão 05
a) Ofereceram-lhes os novos projetos. b) Diga-lhe a verdade. c) Eles nomearam-na como representante da turma. d) Devemos analisá-lo com muita cautela. e) Queremos entregá-los em tempo hábil.
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook: https://www.facebook.com/gisele.garcez.3
Quer passar na Universidade Federal de Goiás pelo Enem? Tem que ralar para deixar a concorrência para trás. Confira na Tabela as maiores e as menores notas de corte Sisu 2016 na UFG.
As cinco disputas mais apertadas colocaras a UFG em destaque no cenário nacional. No primeiro lugar geral na instituição ficaram os candidatos às vagas do curso de graduação em Medicina no campus de Goiânia, com 775,10 pontos no Enem. No segundo lugar, novamente Medicina, mas na cidade de Jataí, com 766,88 pontos nas notas de Corte do Sisu 2016 na UFG.
O curso de graduação em Direito emplacou o terceiro lugar com os candidatos às vagas do turno da manhã, com 742,61 pontos em Goiânia. Para o turno da noite a nota foi também muito alta, com 735,36 pontos, ficando com o quarto lugar nas notas e corte Sisu 2016 na UFG.
No final da fila ficaram os cursos menos concorridos, onde foi bem mais fácil de entrar. A menor disputa foi registrada para as vagas do curso de graduação em Química, na cidade de Jataí, com 526,64 pontos nas notas de corte Sisu 2016 na UFG. Veja a seguir o Curso Enem Gratuito, e depois a tabela completa.
Curso Enem Gratuito
Agora você pode se preparar de graça para o próximo Enem. Confira as aulas, dicas, exercícios e simulados Enem para todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.
Lista geral das Notas de Corte Sisu 2016 na UFG – Confira quantos pontos você precisa!
Enem 2016: Cuidado para não perder o prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (Enem 2016)! Você pode se inscrever até o dia 20 de maio (sexta-feira), mas o pagamento da taxa poderá ser efetuado até o dia 25 de maio.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), até as 18 horas desta quinta-feira (19), havia 6.818.563 inscritos, sendo que, o esperado é um total de 8 milhões. Para participar do exame, basta se inscrever pelo site: http://enem.inep.gov.br/. Veja o passo a passo aqui.
O MEC Alerta: "No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal".
Neste ano, a taxa cobrada é de R$ 68, sendo que o pagamento pode ser realizado até as 21h59 (de Brasília) do dia 25 de maio. Podem receber a isenção deste valor, os candidatos que se declararem como carentes e, também, os estudantes concluintes do Ensino Médio no ano de 2016 e que estejam matriculados em colégios da rede pública de ensino.
Provas do Enem 2016
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Os candidatos terão quatro horas e meia para realizar as questões do primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia, para as provas do segundo dia (domingo).
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Grécia Antiga: Você certamente sabe a importância da antiga civilização grega para nossa sociedade. Palavras como democracia, filosofia, olimpíadas, o teatro e sua rica mitologia são legados dos gregos originais.
Mas, toda essa riqueza cultural é fruto de séculos de história e interação humana capaz de gerar cultura com tamanho potencial expansivo. Hoje vamos relembrar de que forma os gregos organizaram-se desde o momento em que passaram a ocupar a região do Mar Egeu. Revise história para gabaritar o Enem e os vestibulares!
A civilização Grega ou Hélade, como era conhecida pelos próprios gregos ocupou inicialmente o sul da península balcânica e as ilhas do Mar Egeu, posteriormente, ao longo de sua história ocupariam também a costa da Ásia Menor e partes da península itálica e Sicília.
Ruínas do Partenon, templo de Atenas, localizado na cidade de mesmo nome. Foi construído a partir de 447 a.C.
Os gregos originam de povos indo-europeus que ali chegaram a partir de 2.000 a.C. Etnicamente descendem de quatro povos diferentes. Os Aqueus, primeiros a chegar, mesclaram-se com os cretenses e fundaram o que chamamos de civilização creto-micênica, mas foram seguidos por Jônios (fundadores de Atenas) e Eólios, que estabeleceram-se a partir de 1500 a.C nas regiões da Ática e Ásia Menor.
Por volta de 1200 a.C. foi a vez dos dórios, de cultura fortemente belicosa, ocuparam a principalmente a região do Peloponeso (fundaram Esparta) e foram os responsáveis pela primeira diáspora grega.
Na imagem encontramos um mapa do território grego antigo com a indicação das regiões ocupadas pelos quatro povos fundadores da civilização grega.
Periodização da História Grega:
A história dos helenos (outra forma de nos referirmos aos gregos) costuma ser dividida em quatro períodos distintos. Nesta postagem abordaremos os dois primeiros, sendo o período Homérico e o Período Arcaico. O primeiro compreende os anos entre 1100 a.C e 800 a.C, supostamente quando se originam as obras literárias do poeta Homero, Ilíada e Odisseia, poemas épicos marcados pela influência mitológica e a famosa guerra entre troianos e gregos.
Por sua vez, o período arcaico, caracterizado pela formação das chamadas cidades-estados, as Pólis, entre 800 a.C e 500 a.C. Para fins de conhecimento, os dois períodos posteriores foram o Clássico e o Helenístico, mas sobre eles falaremos em outra oportunidade.
Período Homérico:
As principais fontes históricas sobre a Grécia em seu Período mais antigo são as obras atribuídas a Homero, poeta épico que teria supostamente vivido durante o século VIII a.C. Todavia, tanto a Ilíada quanto a Odisseia consistem em registros de uma longa tradição oral dos gregos, períodos sobre os quais não encontramos muitos outros registros históricos, e, consequentemente, a importância dos dois poemas épicos que abordam a suposta guerra contra os troianos e o retorno de Ulisses (Odisseu) para sua terra após a guerra, torna-se única e extremamente rica.
Foi durante o período homérico que formaram-se os clãs, ou gens, de origem patriarcal, são a origem de uma aristocracia que dominaria as melhores terras, substituindo o período em que gregos dividiam a terra, bem como a produção, de maneira coletiva. A partir deste momento o poder passou a ser exercido por um Basileu, este um patriarca com poderes de caráter político e religioso.
O crescimento e transformação do genos resultaria no conhecemos como Cidades-Estados. Este processo foi resultado do aumento populacional e unificação das várias tribos e ocorreu praticamente ao mesmo tempo em toda a Grécia, tendo estrita relação com a chegada dos dórios.
Para saber mais sobre o período homérico, veja esta excelente videoaula:
Período Arcaico e o Conceito de Pólis:
A partir da chegada dos dórios as cidades gregas sofreram grandes transformações, no ponto mais alto de cada cidade surgiriam as chamadas acrópoles, local onde estavam situados os principais templos, fortificações militares e a residência das famílias mais aristocráticas. Por sua vez, nas "cidade baixa" a paisagem urbana era definida pela presença do mercado e nas suas adjacências viviam comerciantes, artesãos e demais trabalhadores.
Socialmente falando, o aumento populacional somado a escassez que terras férteis e o monopólio das melhores terras pelos mais ricos acentuou as desigualdades sociais. O pequeno camponês era facilmente submetido a condição de escravidão quando não consegui pagar pelo arrendamento da terra ou insumos, "emprestados" pelos chamados Eupátridas (grandes proprietários de terra). Neste período grande parte da população grega terminou por migrar para áreas como a Sicília e Península itálica.
No mapa acima podemos verificar onde situavam-se as dezenas de cidades-estado fundadas pelos gregos.
Para aprender mais sobre o período Arcaico Grego, veja a videoaula a seguir:
É importante frisar que os gregos não consideravam-se membros de uma mesma nação. Cada cidade-estado era independente politicamente da outra, o que os tornavam comuns eram sua cultura e seus valores. Todavia, em muitas póleis o poder político era exercido pelos cidadãos que participavam de assembleias realizadas nas ágoras (praças centrais), todavia, poucos eram aqueles que eram considerados cidadãos e possuíam direitos políticos.
Apenas homens livres eram possuíam direitos políticos, mulheres, estrangeiros e escravos não tinham qualquer representatividade. Entretanto, aos poucos o poder concentrou-se nas mãos dos mais nobres, que passaram a exercer a autoridade militar, religiosa e judicial, enquanto a situação dos pequenos camponeses, comerciantes e trabalhadores em geral continuava desprovida de privilégios.
Buscando dirimir o problema da falta de alimento constante, colônias gregas foram fundadas em regiões do mar Negro e os gregos passaram a desenvolver o comércio por áreas do mediterrâneo que resultaria em disputas territoriais com povos asiáticos.
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.
Não basta apenas ler a teoria. Você precisa colocar o seu conhecimento à prova. Só desta forma você saberá se está fixando de verdade o conteúdo e ter um feedback verdadeiro do seu desempenho.
Além disto, você também percebe como são estruturadas as perguntas do Enem e dos vestibulares, ficando mais familiarizado com eles. Desta forma você não se assusta quando ler uma questão cheia de dados, ou de enunciado longo, pois está acostumado e já sabe como estas funcionam.
Como acessar as listas de exercícios com gabarito
A nossa oferta de exercícios é totalmente gratuita, pensada em apenas colaborar com o estudos dos leitores do blog. Mas a única coisa que pedimos é um cadastro simples, para sabermos quem está acessando.
O cadastro pode ser feito manualmente, ou apenas conectar as informações do deu facebook.
Assim que você realizar o cadastro, será redirecionado para a página onde estão as listas de exercícios com gabarito. Ela fica dentro de uma pasta pública do Google Drive, veja abaixo como usar.
Utilizando as listas
Depois do cadastro, você vai acessar uma página onde serão apresentadas várias pastas, separadas por matéria. Semelhante a imagem a seguir (dependendo da forma que você escolher, pode aparecer diferente, mas o conteúdo é o mesmo):
Você pode acessar a pasta da matéria, e dependendo de qual acessar, vai encontrar subpastas ou mesmo as listas já em PDF prontas para acessar. Veja como ficou dentro da pasta de Biologia:
Viu? Tem pastas por área de conhecimento específico, ou então você pode acessar um dos PDFs e fazer download, confira como é fácil de achar o ícone de download bem no topo do documento:
Curtiu? Fácil, né?
Então compartilhe com os colegas, e fique de olho que estamos sempre colocando novos exercícios lá!
Vencer as notas de corte do Sisu 2016 na UFPR significou entrar no cenário da Qualidade de Ensino, de instalações modernas, e ter professores com excelente formação. Vai encarar? – Tem que ralar e muito, pois só quem manda bem no Enem consegue entrar!
As cinco disputas de vagas com as maiores notas de corte Sisu 2016 na UFPR foram todas na categoria de Ampla Concorrência, nos câmpus da cidade de Curitiba. Loucura total para entrar em Medicina, Engenharia Mecânica, e Engenharia Civil, exigindo mais de 800 pontos dos candidatos. Veja:
O primeiro lugar geral foi para os candidatos ao curso de graduação em Medicina, com 823,46 pontos nas notas de corte do Sisu 2016 na UFPR. Incrível esta Medalha de Ouro. Em seguida, com a medalha de Prata, o curso de graduação em Engenharia Mecânica, com 807,48 pontos, e o curso de graduação em Engenharia Civil, com 802,39 pontos. Só cabeção!
Fechando o grupo das maiores notas de corte do Enem na UFPR vieram as disputas para o curso de graduação em Direito, com 799,43 pontos (raspando na trave dos 800 pontos), e o curso de graduação em Engenharia Química, com 799,43 pontos. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito.
Curso Enem Gratuito
Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem!
Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.
E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar.
As Menores Notas de Corte do Enem na UFPR
Na ponta de baixo da tabela aparecem as disputas que ficaram com as menores notas de corte Sisu 2016 na UFPR. A disputa mais fácil para entrar na Universidade Federal do Paraná foi no curso de graduação de Ciências Exatas, no campus de Palotina, com apenas 523,05 pontos.
Em seguida, no câmpus do Litoral, os candidatos ao curso de graduação em Gestão Pública precisaram de apenas 526,78 pontos para vencer as Notas de Corte do Sisu 2016 na UFPR. Veja na tabela a lista completa.
Tabela completa: Notas de Corte Sisu 2016 na UFPR.
0 comentários:
Postar um comentário