terça-feira, 31 de maio de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 14ª Semana

Posted: 30 May 2016 07:08 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

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O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – 14ª semana de revisão de conteúdo

Nesta 14ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

Biologia:

Biologia – Revise o Reino das Bactérias com a Khan Academy

Doenças causadas por Bactérias – Biologia Enem e Vestibular

Biologia – Saiba mais sobre o Reino Protista ou Protoctista

Biologia – Revise as principais características dos protozoários

Biologia – Revise as doenças causadas por protozoários!

Química:

Solubilidade dos compostos orgânicos – Química Enem

Teoria do octeto – Revisão de Química para o Enem

Literatura:

Pré-Modernismo – Revisão de Literatura Enem

Matemática:

Trigonometria: Circunferência trigonométrica, seno e cosseno de um arco

Geometria Plana: Cálculo do lado e do apótema de alguns polígonos regulares

Gramática:

Verbos de ligação – Revisão de Gramática para o Enem

Acentuação Gráfica – Gramática Enem

Física:

Linhas de força do campo elétrico – Eletricidade para Física Enem

Geografia:

Tipos de rochas e suas características – Geografia Enem

História:

Revisão Enem – Mineração: Transformações Políticas e Culturais

Grécia Antiga: Período Clássico – Revisão de História para o Enem

Grécia Antiga: Período Clássico – História Enem

Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem

Redação:

Como são corrigidas as Redações no Enem e no vestibular. Cuidados para não tirar zero!

Dominar a "gramática" ajuda a produzir uma boa Redação Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

 

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Geometria Plana: Cálculo do lado e do apótema de alguns polígonos regulares

Posted: 30 May 2016 06:03 PM PDT

Geometria Plana: Inscrever e circunscrever figuras numa circunferência não é para qualquer polígono. Nesta aula, serão trabalhadas as generalidades dos polígonos regulares e os cálculos destas figuras planas incluindo o cálculo do apótema.

Polígonos Regulares

  • Um polígono é regular quando tem os lados congruentes e os ângulos congruentes.
  • Os Polígonos Regulares são bastante aplicados em várias situações práticas, como por exemplo, no revestimento de pisos ou paredes, em calçamento de ruas etc.

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VEJA:

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Polígono regular inscrito e circunscrito:

  • Já vimos que o polígono regular tem os lados iguais e os ângulos também iguais.
  • Polígono inscrito no círculo é o polígono cujos vértices ficam na circunferência. Os lados são cordas. O círculo diz-se circunscrito ao polígono.

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  • Polígono circunscrito ao círculo é o polígono, cujos lados são tangentes à circunferência. Os lados são cordas. O círculo diz-se inscrito ao polígono.

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Generalidades

  • A inscrição de polígonos regulares baseia-se no teorema, onde arcos iguais subtendem cordas iguais;  
  • Centro de um polígono regular é o centro da circunferência circunscrita;
  • Raio de um polígono regular é o raio da circunferência circunscrita;
  • Apótema de um polígono regular é a distância do centro a qualquer lado.

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Analogamente:

O apótema é o segmento de reta que se origina do centro do polígono regular e tem sua extremidade em um dos lados do mesmo, ou seja, o apótema pode formar um ângulo reto de 90 graus em um dos lados do polígono, logo, ele é perpendicular a esse lado.
Pense na circunferência e pense sobre o seu raio. O raio é a medida do centro da circunferência até um ponto qualquer na mesma, pois bem, com o apótema podemos pensar quase o mesmo, com a diferença de que ele não é a medida de um ponto qualquer do polígono, mas sim a medida de seu centro até um de seus lados, assim:

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Veja acima que o segmento em vermelho nesse quadrado é o apótema do mesmo, onde ele se origina a partir do centro do quadrado, e termina tocando um de seus lados.
Mas pra quê serve o apótema?
O apótema é muito útil na geometria plana e na geometria especial também, com ele você pode calcular o raio de uma circunferência inscrita num polígono regular, calcular a distância de um dos lados do polígono até seu centro, e saber a distância entre um ponto médio de uma corda, até o centro de sua circunferência.

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS REGULARES E SEUS CÁLCULOS (ÁREA, ALTURA, APÓTEMA, RAIO inscrito e circunscrito)

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Para melhor compreensão dos conceitos abordados, foram selecionadas duas aulas para você. Clique e aprofunde seus conhecimentos!
https://www.youtube.com/watch?v=N0pMTfKoF-o
https://www.youtube.com/watch?v=F-AKlUghjIA

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Caratina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

 

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Verbos de ligação – Revisão de Gramática para o Enem

Posted: 30 May 2016 05:22 PM PDT

Para termos uma oração, é necessário que haja um verbo. Um dos tipos de verbos que podemos utilizar para compor uma frase é o verbo de ligação. Em geral, este tipo de verbo liga o sujeito a suas características, chamadas de predicativos do sujeito.

A identificação destes verbos é recorrentemente cobrada no Enem e nos vestibulares do país. Quer saber mais sobre os verbos de ligação? Então, vem com a gente e revise gramática para conquistar sua tão sonhada vaga na universidade!

Verbos de ligação

Tipos de verbo na oração

Leia esta história em quadrinhos:

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Nessa narrativa de humor, a fala do personagem, que se diverte "controlando" o humano é formada por duas orações, cada uma delas construída em torno de um verbo. Observe:

1ª oração: "Tou pouco ligando para 'aplicações na medicina'".

(Verbo principal da locução verbal "(es)tou ligando" e que funciona como núcleo sintático da oração 1).

2ª oração: Esse implante de chip é o maior barato!

(Verbo – núcleo sintático da oração 2.)

O verbo, palavra indispensável à constituição da oração, sempre ocorre no predicado e, dependendo das relações sintático-semânticas que se estabelecem entre ele e os demais termos, pode ser verbo significativo, como na oração 1, ou verbo de ligação, como na oração 2.

Vamos, então, conhecer melhor esse tipo de verbo.

Verbo de ligação:

Releia esta oração da tirinha anterior:

Esse implante de chip é o maior barato!

Nessa oração, atribui-se ao sujeito "esse implante de chip" uma característica: "o maior barato". Essa característica é associada ao sujeito por intermédio da forma verbal é (verbo ser).

A esse tipo de verbo, cuja única função é estabelecer um vínculo entre o sujeito e uma característica do sujeito, damos o nome de verbo de ligação; a característica que, nesse tipo de oração, atribui-se ao sujeito exerce a função sintática de predicativo do sujeito.

O verbo de ligação não tem conteúdo semântico próprio; ele apenas funciona como um vínculo relacional entre o sujeito e o predicativo. Então, a oração em estudo tem a seguinte estrutura sintática:

Esse implante de chip (sujeito) é o maior barato (predicativo do sujeito).

Então, podemos concluir que: verbo de ligação – é o verbo que, por si mesmo, nada informa a respeito do sujeito; ele apenas liga o sujeito ao predicativo.

Relações sintático-semânticas estabelecidas pelos verbos de ligação

O verbo de ligação, embora não tenha, por si mesmo, um significado próprio, pode estabelecer diferentes relações de sentido entre o sujeito e o predicativo. O quadro a seguir apresenta os verbos que mais comumente funcionam como verbos de ligação e as relações semânticas que eles podem expressar.

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Lembre-se de que a função do verbo de ligação é relacionar o predicativo ao sujeito; isso, no entanto, não impede que, em determinadas frases, esse verbo fique subentendido. Considere, por exemplo, estas duas orações:

  • Ao final do jogo, o técnico concedeu uma entrevista. Ele estava

Essas duas orações poderiam ser reunidas em uma só. Assim:

  • Ao final do jogo, o técnico concedeu uma entrevista e estava

Agora, para finalizar sua revisão e ficar fera no assunto, assista a videoaula a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=h7MLa5n_gPk

Viu como é fácil? Agora vamos aos exercícios de fixação sobre os verbos de ligação.

Questão 01

Em se tratando da predicação, um mesmo verbo pode ora se classificar como transitivo, ora como de ligação. Em face dessa realidade linguística, explicite seus conhecimentos acerca do porquê de tal aspecto, levando em conta, sobretudo, o contexto em que o verbo se encontra inserido.

Questão 02

Considere estes versos de Olavo Bilac:

1- "Longe do turbilhão estéril da rua,/Beneditino, escreve!":

2- "De tal modo, que a imagem fique nua […]"

3-  "E, natural, o efeito agrade,/Sem lembrar os andaimes do edifício".

Os verbos em destaque classificam-se, respectivamente, como:

a) intransitivo – de ligação – transitivo direto.
b) transitivo direto – intransitivo – intransitivo
c) transitivo – intransitivo – transitivo
d) transitivo – de ligação – intransitivo
e) transitivo direto – de ligação – transitivo direto e indireto

Questão 03

Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:

a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.

Questão 04

Analise os pares de orações que seguem e aponte as diferenças demarcadas pela predicação verbal, tendo em vista o contexto em que se encontram inseridos os verbos que os constituem:

a – Maria anda depressa.

b – Ando meio tristonho nos últimos dias.

c – A professora virou uma fera ao presenciar tal ato.

d – A cadeira virou, de tão pesada que estava.

e – Ao saber da notícia, ele caiu numa profunda tristeza.

f – A plateia caiu da arquibancada, que não oferecia nenhuma segurança.

 

GABARITO

Questão 01

Acerca da afirmativa demarcada no enunciado da questão, cabe ressaltar que tal ocorrência se manifesta quando um mesmo verbo – a depender da situação comunicativa em questão –, pode se apresentar como nocional (transitivo/intransitivo) – retratando a ideia voltada para uma ação; e como não nocional (de ligação) – indicando um estado de ser do sujeito.

Questão 02

Alternativa A

Questão 03

Alternativa D

Questão 04

Par A/B, respectivamente:

anda depressa – verbo intransitivo (ação)

ando tristonho – verbo de ligação

Par C/D –

virou uma fera – verbo de ligação, visto que confere a ele uma ideia de tornar-se

a cadeira virou – verbo intransitivo

Par E/F –

caiu numa profunda tristeza – verbo de ligação

a plateia caiu – verbo intransitivo (ação)

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

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Tipos de rochas e suas características – Geografia Enem

Posted: 30 May 2016 12:36 PM PDT

Tipos de rochas: Bem, para início de conversa, rocha nada mais é do que o agregado de um ou mais minerais em forma sólida. Toda a camada externa da Terra, a Litosfera, é formada por rochas dos mais diversos tamanhos.

As rochas podem ser classificadas pela sua composição química, sua textura ou até sua forma. Mas, a classificação mais utilizada é conforme sua formação, ou seja, sua origem. Você sabe como podemos classifica-las? Não? Então, veja este super post de geografia para gabaritar o Enem e os vestibulares!

Tipos de rochas

– Rochas Ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas são formadas através da solidificação do magma, porém, essa solidificação pode ocorrer de duas formas diferentes:

  • Intrusiva – ela tem a solidificação na parte interna da crosta terrestre, sendo mais lento o processo e ocorrendo de dentro pra fora. Isso faz com que os cristais e agrupamentos de minerais fiquem visíveis a olho nu. Um exemplo fácil, que você pode ter em casa, inclusive, é o granito.
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Granito utilizado em pia
  • Extrusiva – ela solidifica na parte externa da Terra, num processo mais rápido, solidificando de fora para dentro (tipo quando você faz brigadeiro de panela e deixa esfriar, sabe?). Esse processo não deixa os cristais visíveis a olho nu, fazendo com que a rocha fique escura e opaca. O basalto é um exemplar dessa formação.
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Fonte: https://pixabay.com/pt/lava-fluxo-de-lava-basalto-375902/

Lava solidificada

– Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares, como diz o próprio nome, se formam através da compactação de sedimentos, mas também se formam de maneiras diferentes.

  • Detríticas – formadas através da compactação de sedimentos apenas. Você percebe pelas camadas que se formam. Exemplo, o arenito.
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Fonte: https://pixabay.com/pt/arenito-a-onda-pedra-natureza-467714/

Arenito

  • Químicas – além dos fragmentos de rochas, contamos com a presença da água, infiltrando e transportando os sedimentos, dando origem a uma nova rocha. A sal-gema é um exemplo. Outros exemplos comuns são as estalactites e estalagmites.
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Fonte: https://pixabay.com/pt/caverna-covil-do-drag%C3%A3o-mallorca-374728/

Caverna Covil do Dragão – Mallorca – Espanha

  • Orgânicas – são formadas com os sedimentos e matéria orgânica, como por exemplo, o carvão mineral.
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Fonte: https://pixabay.com/pt/black-btu-carv%C3%A3o-combust%C3%ADvel-88320/

Carvão Mineral

– Rochas Metamórficas

A nomenclatura já diz muito: metamorfose, transformação. Estas rochas se formam de uma rocha pré-existente que sofreu elevação de temperatura e pressão, misturando-se, ou não, a outra rocha. O exemplo mais clássico é o mármore.

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Tampo de Mármore

Dica: Quando for utilizar mármore, ou rochas sedimentares, principalmente as porosas, não coloque em contato com água (em grande quantidade), pois ela infiltrará e vai desgastando a peça que você colocou, como um pia. Sim, é bonito, mas a durabilidade pode ser reduzida por conta do contato com a água.

Para entender melhor como se formam as rochas, há um esquema que mostra que o início de toda rocha é o magma e o fim delas também.

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Fonte: http://portefolio-geologia-biologia.webnode.pt/ciclo-das-rochas/

Ciclo das Rochas

Notou que estamos falando de um sistema cíclico, ok? Então sempre teremos a formação de rochas.

Para saber mais sobre os tipo de rocha, veja a videoaula a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KnMc6XIySmE

Grande abraço e bons estudos aí xuxada!

Exercícios

1. (UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.

b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.

d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.

e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

 

2. (UFV) Observe a figura abaixo:

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No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

GABARITO

1 – B

2 – B

O textos e exemplos acima foram escritos pelo professor Leandro, formada em Geografia pela Udesc. Leandro leciona Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Teoria do octeto – Revisão de Química para o Enem

Posted: 30 May 2016 11:22 AM PDT

Teoria do octeto: Na natureza, poucos elementos aparecem como átomos isolados, de forma estável. Esses elementos fazem parte do grupo dos gases nobres (família 18, ou 8A). Isto ocorre, pois apresentam sua última camada completa: o elemento He com 2 elétrons e os demais elementos com 8 elétrons.

Os demais, para permanecerem estáveis, realizam ligações químicas. Uma ligação química se estabelece quando dois átomos se combinam. Para saber mais sobre o assunto, veja este super post e arrase nas questões de química do Enem e dos vestibulares!

Teoria do octeto

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

TEORIA DO OCTETO

Embora existam muitas exceções à teoria (ou regra) do octeto, ela ainda é bastante utilizada para explicar a ocorrência da maioria das substâncias encontradas na natureza, e é aplicada principalmente para os elementos representativos. De acordo com a teoria do octeto, um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa. Ao adquirir oito elétrons, o átomo assemelha-se à configuração estável de um gás nobre.

Quer entender mais sobre o que é a teoria do octeto? Então assista ao vídeo do Descomplica e fique fera!

https://www.youtube.com/watch?v=sLjJLHrHzdU

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Para você entender melhor, observe o exemplo no Cloreto de Sódio (NaCl) na figura abaixo:

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Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

Ligação química entre o Sódio (Na) e o Cloro (Cl). A figura nos mostra como ocorre a ligação química entre o Na e o Cl:

1- O átomo de Sódio doa um elétron para o átomo de Cloro;
2- Forma-se o íon Na+com oito elétrons na camada de valência (última camada da eletrosfera);
3- O íon de cloro aparece com uma carga negativa (Cl), indicando que recebeu um elétron e atingiu a estabilidade.

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Ligações químicas.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/quimica-enem-ligacoes-quimicas/

Mas como toda regra tem exceções… com a teoria do octeto não é diferente!

Hoje são conhecidos alguns compostos que não obedecem à regra do octeto:

  • Em alguns casos, as ligações se completam com menos de 8 elétrons. Isso acontece com o berílio (Be) e o boro (B), que, em certas moléculas, não completam o octeto.

Exemplo:

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/

Exceção à regra do octeto dos elementos Berílio (a) e Boro (b)

No primeiro caso temos o difluoreto de berílio. Veja que apenas com duas ligações, isto é, com 4 elétrons na camada de valência, o berílio já atinge a estabilidade eletrônica.

Já no segundo caso, no trifluoreto de boro, o boro adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com três átomos de flúor, assim ele fica estável com apenas 6 elétrons na camada de valência.

  • Em outros casos, as ligações perfazem mais do que 8 elétrons. Ocorre geralmente com o fósforo (P) e o enxofre (S), que, em certas moléculas, aparecem com 10 e 12 elétrons na camada de valência.

Exemplo:

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/

Exceção à regra do octeto dos elementos Fosforo (a) e Enxofre (b)

No primeiro caso, o fósforo ficou estável com 10 elétrons em sua camada de valência; já no segundo exemplo, o enxofre ficou com 12 elétrons.

Quer saber mais sobre as exceções a regra do octeto? Então assista ao vídeo do O Kuadro e tire de letra a prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil!
https://www.youtube.com/watch?v=UDXWUKy7Ww0
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Considerando-se a ligação química entre o oxigênio e o alumínio, sob a luz da teoria do octeto, para a formação do óxido de alumínio, é CORRETO afirmar:

01. Cada átomo de alumínio perderá três elétrons.

02. O oxigênio será o ânion, com carga negativa igual a três para cada átomo.

04. Serão envolvidos dois átomos de alumínio na ligação.

08. Cada átomo de oxigênio receberá dois elétrons.

16. O número total de cargas positivas, por fórmula, será 6.

32. A configuração eletrônica do Al+3 será 1s² 2s² 2p6.

64. A fórmula mínima do óxido de alumínio conterá quatro átomos no total.

 

Resposta: V-F-V-V-F-V-F

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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