quarta-feira, 25 de maio de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Linhas de força do campo elétrico – Eletricidade para Física Enem

Posted: 24 May 2016 05:41 PM PDT

Quando pensamos em linhas de campo elétrico é extremamente comum fazermos a ligação direta com as linhas de campo magnético pois existem muitos experimentos que nos mostram as linhas de campo magnético. Como o exemplo da figura abaixo.

1
Linhas de CAMPO MAGNÉTICO

Porém, as linhas mostradas na figura acima não representam as linhas de campo elétrico e sim as linhas de campo magnético. As linhas de campo elétrico, assim como as de campo magnético, não podem ser vistas, elas são representadas apenas geometricamente e este é o assunto desse post. Vem com a gente revisar eletricidade para gabaritar Física no Enem e nos Vestibulares!

No link do vídeo a seguir, do canal do YouTube da Maria Antonieta Almeida, você pode verificar um experimento para tentar ver as linhas de campo através de pequenas partículas carregadas.

https://www.youtube.com/watch?v=N3UVw_Yuu7Y

O campo elétrico também pode ser representado de maneira simplificada através do que podemos chamar de linhas de força. Estas linhas nos ajudam a perceber o vetor do campo elétrico, pois nos informa sua direção e sentido. Ao analisar uma carga pontual estas linhas encontram-se na direção radial em relação a carga geradora do campo.

  • Se a carga for positiva temos um campo de afastamento;
  • Se a carga dor negativa temos um campo de aproximação.

Veja nas imagens a seguir:

2
Linhas de campo em cargas positivas e negativas

Podemos também ter a interação das cargas como segue:

3

 

 

 

 

 

 

4

Cargas de mesmo sinal (dipolos iguais)

5

Cargas de sinais contrários (dipolos diferentes)

Neste vídeo do canal O Kuadro, do YouTube, você tem acesso gratuito a uma aula sobre Linhas de Força em Campo Elétrico. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=KQ54_fMQm0c

Dica: Em muitos livros didáticos também pode-se encontrar o termo: As linhas de campo divergem, quando analisamos uma carga positiva e; As linhas de campo convergem quando analisamos cargas negativas.

Exercícios

6

8

Gabarito 

1. [C]

2. [C]

3. [E]

4. [A]

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/

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HIV Aids: O vírus e a doença da Aids caem no Enem. Revise aqui.

Posted: 24 May 2016 03:33 PM PDT

Desde 1981 mais de 30 milhões de pessoas morreram em decorrência do HIV Aids. É considerada uma pandemia, que atinge mais de 34 milhões de pessoas e continua se espalhando ativamente. Ao contrário do que se considerava no período de sua descoberta, a  doença da Aids não escolhe pessoas de grupos de risco. Os programas de controle e de prevenção são chamados de HIV Aids.

O vírus HIV, que transmite e provoca os sintomas e as consequências advindas da Aids não tem ainda vacina desenvolvida, e a única garantia contra ele é uma proteção eficiente. E a doença da Aids não tem cura. Após a contaminação pelo vírus e com a manifestação dos primeiros sintomas da Aids a medicação para tentar controlar o vírus HIV e tentar reduzir ou retardar os efeitos da doença da Aids para prolongar a vida do paciente  é muito pesada, e com graves efeitos colaterais.

HIV Aids

O vírus HIV (imagem ao lado) que provoca a doença da Aids não faz escolhas e nem ter preconceito na hora de infectar pessoas e de atingir o sistema imunológico do organismo humano.

Tendo chance, ele se dissemina por qualquer classe social, gênero, idade ou preferências sexuais.

Portanto queridos candidatos e queridas candidatas, na aula deste post você vai conhecer bem a Aids e o funcionamento do  vírus HIV.

Além de ser importante para você se dar bem nas questões de Biologia no Enem e nos vestibulares, é também uma questão de saúde e cidadania para você não cair nesta fria.

Veja nesta aula da professora Juliana Evelyn Santos: O que é a Aids? – Como funciona o vírus HIV? – Como ‘pega’ e ‘como não pega’ o vírus HIV?  – Aids não tem cura e não tem vacina. – E, ainda, as formas de se proteger. Tudo isto cai no Enem e no Vestibular. Vamos lá?

Vamos revisar HIV Aids?

O que é a Aids? É a síndrome da Imunodeficiência Adquirida SIDA, denominação equivalente para AIDS nos países de língua portuguesa e espanhola, com exceção do Brasil,  que utiliza a sigla originada do inglês. A Aids  é provocada, basicamente, por dois tipos de vírus HIV (1 e 2).  Ambos os vírus HIV são formados por uma cápsula de proteínas esférica, revestida por dupla camada lipídica com glicoproteínas que envolvem o material genético (RNA) e enzimas.

Os vírus HIV são capazes de atacar células do sistema imunológico humano, deixando-o frágil e fazendo com que o organismo tenha pouca ou nenhuma defesa aos antígenos que o atacam constantemente. Assim, fica aberto o caminho para a ocorrência de doenças infecciosas constantes e recorrentes.

Como o vírus HIV Aids funciona?

Os vírus HIV atacam algumas células brancas do sangue – os linfócitos T4 ou CD4, umas das principais células de defesa do corpo, responsáveis por reconhecer os antígenos que estão nos causando algum problema e ativar outras células do sistema imunológico. Na sua superfície, os vírus apresentam receptores que se encaixam perfeitamente nos receptores dos linfócitos, fazendo com que a célula "permita" que o material genético viral penetre no citoplasma da célula.

O HIV é um retrovírus, pois possui RNA e precisa a partir dele produzir DNA (o contrário do que acontece nos seres vivos em geral). Sendo assim, com o auxílio da enzima transcriptase reversa, o RNA produz uma molécula de DNA complementar e, em seguida, é destruído. A molécula de DNA, por sua vez, produz outra molécula de DNA, formando uma dupla cadeia que migra para o núcleo da célula e se incorpora ao seu material genético.

O DNA viral pode ficar inativo por muito tempo, porém, quando por  algum motivo ele se ativa, o DNA viral irá produzir muitas novas moléculas de RNA que farão com que a célula passe a "montar" novos vírus. As partículas virais produzidas vão para a periferia da célula, são envolvidas por pequenas bolsas de membranas dos próprios linfócitos e liberadas da célula hospedeira. Esse processo vai destruindo os linfócitos, o que, com o tempo, compromete o sistema imunológico. Sendo assim, a pessoa infectada com o vírus, fica praticamente sem defesas e acaba suscetível a qualquer processo infeccioso. Está complicado? Então veja a figura a seguir:

Aids

Quais os sintomas da Aids?

Geralmente, após o contágio, podem se passar meses ou anos sem que a pessoa apresente sintomas. Isso dificulta os métodos de prevenção da Aids, uma vez que muitas vezes as pessoas contaminadas podem estar, inconscientemente, transmitindo o vírus em relações sexuais desprevenidas.

Após este período, o portador do vírus HIV pode começar a apresentar sintomas em decorrência da destruição de seus linfócitos: febre, inflamação nos linfonodos, feridas pela pele grande suscetibilidade a doenças causadas por germes oportunistas (como candidíase oral ou "sapinho", herpes, meningite, giardíase) e emagrecimento rápido.

"Portador de HIV" e "pessoa com Aids" é a mesma coisa?

Não. A pessoa pode ser portadora do vírus HIV e não apresentar os sintomas da Aids. Um paciente só é considerado com Aids quando começa a apresentar sintomas da síndrome.

Como a Aids é transmitida? O vírus HIV está presente em vários dos fluidos corporais, como o sangue, a lubrificação vaginal, o sêmen e o leite materno. Sendo assim, o HIV é transmitido quando estes líquidos contaminados entram em contato (durante a relação sexual ou ouras situações) com mucosas (pele úmida da boca, do ânus, da vagina, da uretra) ou com a pele danificada (com cortes, por exemplo).

Pode também ser transmitido através de transfusões de sangue contaminadas, instrumentos perfuro cortantes contaminados (como agulhas, seringas, alicates de unhas) e de mãe portadora para filho durante a gestação e amamentação.

Como podemos nos prevenir da Aids?

Basicamente, evitando o contato com os fluidos corporais de pessoas contaminadas: utilizando camisinha em qualquer relação sexual, esterilizando materiais perfuro cortantes que são utilizados várias vezes, não compartilhar seringas no uso de drogas, melhoramento de técnicas de investigações nos hemocentros, tratamento de mães portadoras do vírus durante toda a gestação.

Como se pega e previne a Aids

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Como a Aids é tratada?  – A Aids não tem cura e não tem vacina.

Porém, há tratamento eficiente que pode permitir ao portador do vírus HIV levar uma vida normal. Os medicamentos utilizados são antirretrovirais e agem interferindo no ciclo do vírus. A maior parte deles age como inibidores da transcriptase reversa, como o AZT.

Dica 1: Antes de continuar estudando sobre a Aids, que tal revisar a estrutura dos vírus? Para isso, veja este super post com vídeo-aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-revise-virus-khan-academy/

Para firmar bem este conteúdo, veja este vídeo do programa "Ligado em Saúde", com a apresentadora Juliana Espíndola que entrevista o Dr. Jorge Eurico Ribeiro do instituto Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz. É um vídeo super legal, que esclarece a forma de ação, transmissão e prevenção do vírus HIV:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Então, veja este outro, bem legal, com o Dr. Dráuzio Varella, um craque no assunto e que fala de maneira descomplicada. Ele mostra entrevistas com portadores do HIV e ainda explica de maneira bem didática como funciona o teste para detectar a presença do vírus HIV:

Dica 2: Gostaria de saber um pouquinho mais sobre a Aids e o HIV? Então dê uma olhadinha no site do Ministério da Saúde sobre DSTs: http://www.aids.gov.br/

Exercícios sobre HIV – Aids:

E aí, conseguiu aprender um pouquinho mais sobre a Aids e o HIV? Então, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (Enem-2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS),sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Resposta: A.

2)    (Enem/2010- 2ª aplicação) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.  Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 de maio 2009 (adaptado).

 A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

A) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus menos letal.
B) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.

C) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
D) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
E) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

Resposta: C

3)     (Enem – 2002) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:

“Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B”. (Adaptado do “Jornal do Brasil”, 02/10/2001.)

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I – O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.

II – Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

III – Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Resposta: C.

Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos .

Juliana Biologia Enem

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Interpretação de Texto: veja como fazer. É o que mais cai no Enem.

Posted: 24 May 2016 02:34 PM PDT

Saber ler e interpretar um texto é o primeiro passo na resolução de qualquer questão do Enem.  A compreensão do enunciado é uma chave essencial para iniciar a resolução dos problemas. Por isso mesmo o tema da Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem e nos Vestibulares. Aqui vão algumas dicas que podem facilitar a compreensão e tornar o entendimento do texto mais rápido e eficaz.

A primeira coisa que deve ser feita na Interpretação de texto é decompor o texto em suas "ideias básicas". Qual é o foco do texto e quais são os principais conceitos definidos pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto “salte aos olhos” do leitor. É assim que se estuda interpretação de texto para o Enempor-interpretacao-de-texto

Veja neste exemplo:

  • "Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana".
  • Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente. Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895).
  • Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais.
  • Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília.
  • "Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual." (Salvatore D’Onofrio). IDEIAS – NÚCLEO. Veja a seguir o Passo inicial da Interpretação de Texto

Primeiro Conceito do texto:

  • * "Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana. Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente”.
  • O autor do texto afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a ciência a compreender os níveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.

Segundo Conceito do Texto:

* "Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais”.

A segunda ideia – núcleo mostra que Freud deu início à sua pesquisa estudando os comportamentos humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse método criou o das “livres associações de ideias e de sentimentos”.

Terceiro Contexto do Texto:

* "Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da língua gemonírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília”.

Aqui, está explicitado que a descoberta das raízes de um trauma se faz por meio da compreensão dos sonhos, que seriam uma linguagem metafórica dos desejos não realizados ao longo da vida do dia a dia. É assim, passo a passo, que você faz a interpretação de texto.

Quarto Conceito do Texto:

* “Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi à apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual.".

Por fim, o texto afirma que Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o trauma psicológico é de origem sexual.

A finalidade deste exemplo foi de mostrar como captar o foco central na interpretação do texto e captar a ideia transmitida pelo autor de forma sagaz. O ideal, na hora de interpretar um texto, é fazer uma leitura dinâmica, a fim de captar sua ideia principal, para depois ler novamente para que possa ser feita uma análise mais a fundo do mesmo. Estes são os segredos simples da Interpretação de Texto.

Confira a seguir 10 exemplos de Redações Enem nota 1000. Depois tem um vídeo sobre Interpretação de Texto.

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Dica 1– O que mais cai em Português nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui o que mais cai e as melhores dicas de estudo.

Vídeo-aula gratuita sobre Interpretação de Texto

Quer saber mais sobre como interpretar um texto? Então assista a esta videoaula do TVestudantenota10 e fique fera.


Desafios! Agora é a sua vez! Resolva os exercícios sobre interpretação de texto.

Com base no tema de interpretação de textos, resolva as questões a seguir:

TEXTO I – "RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raul fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora."

(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

 

TEXTO II – O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade:

(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:

(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

4) A afirmação: "Essas são palavras de um renomado cientista americano." (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:

(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.


GABARITO
Texto I – 1) Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.
Texto II – 1. A; 2. C; 3. B; 4. D

 

Maria Júlia - Português Enem
Os textos e exemplos foram elaborados pela graduanda Maria Julia Goulart para o Blog do Enem. Maria Julia atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo na UFSC.https://www.facebook.com/mariajulia.goulart

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Acentuação Gráfica – Gramática Enem

Posted: 24 May 2016 11:54 AM PDT

As regras de acentuação, fixadas pela Gramática, visam, entre outras orientações, informar ao leitor a posição da sílaba mais forte de algumas palavras usadas, cuja pronúncia pode gerar dúvidas na leitura.

Antes de continuar estudando as regras de acentuação, você precisa lembra que nem todas as palavras recebem acento gráfico, mas todas elas, com exceção de alguns monossílabos, recebem acento tônico. O acento gráfico é um sinal auxiliar da escrita e aparece apenas em determinadas palavras. Seu uso obedece a algumas regras. O acento tônico identifica a sílaba pronunciada de forma mais intensa e pode ou não aparecer marcado na escrita.

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Leia o a reportagem a seguir sobre comidas típicas brasileiras que um jornalista escreveu para os seus leitores, e observe as palavras em que ele colocou acento gráfico.

  • Reportagem é um texto que obedece à estrutura narrativa, baseado em notícias e informações colhidas sobre determinado assunto. Pode ser veiculada por escrito, em jornais e revistas, filmada ou televisionada.

2

Ao ler o texto, você percebe que várias palavras, como, por exemplo, açúcar, água, clássicas e outras, receberam acento gráfico sobre uma de suas sílabas, marcando assim a pronúncia adequada, ajudando o leitor a evitar dúvidas na leitura.

Dentro da frase, fica clara a diferença de significado entre duplas palavras, por exemplo, mas a pronúncia delas só se esclarece com o acento gráfico. Observe, abaixo, alguns pares de palavras nas frases cujos significados são identificados com a ajuda do acento:

  • Maio (nome de mês) e maiô ( peça de vestuário);
  • Caqui (fruta) e cáqui (cor);
  • Esta (feminino de este) e está (verbo estar);
  • Cara (rosto) e cará (planta de raiz comestível).

Observação: o acento gráfico nas palavras destacadas desfaz a dúvida na pronúncia; sem ele, o leitor que não as conhece poderia ter dúvidas na leitura dessas frases.

No texto O tabuleiro do Brasil, além das palavras acentuadas graficamente, aparecem muitas outras sem o acento. Como saber quando coloca-lo ou não? Existem algumas regras que organizam esse uso. Para entendê-las, é preciso estudar antes uma questão relacionada às sílabas.

Leia em voz alta esta frase e preste atenção às sílabas destacadas nas palavras.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água (…)

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As palavras de acordo com a sílaba tônica

Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três posições diferentes quando a palavra tem mais de uma sílaba. Observe a sílaba tônica de cada uma das palavras destacadas no texto a seguir.

Carne seca com abóbora

Os acompanhamentos mais comuns para a carne seca são abora, fruta-pão, mamão verde, pirão de leite, inhame, batata doce, angu e cuscuz seco.

  • Quando a sílaba tônica é a penúltima (acompanhamentos), a palavra é classificada como paroxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona.
  • Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.

Quando a palavra tem somente uma sílaba, a classificação é diferente. Veja os exemplos neste texto, recortado a reportagem citada anteriormente.

Cozinha-se o jerimum sem casca e em pedaços com água e sal.

  • Na língua falada, estas palavras soam em um único grupo com outras palavras na enunciação da frase, pois não têm intensidade própria, ou seja, não têm sílaba tônica; apoiam-se na palavra vizinha. Recebem o nome de monossílabos átonos.
  • e sal – estas palavras têm intensidade própria e, na língua falada, soam sozinhas na enunciação da frase. Recebem o nome de monossílabos tônicos. Constituem-se de uma sílaba, que é tônica.

Veja o quadro das palavras classificadas de acordo com a posição d sílaba tônica.

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Palavras monossilábicas

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Normas de acentuação gráfica

A norma geral é que a grande maioria das palavras da língua portuguesa não são acentuadas graficamente. São acentuadas graficamente apenas aquelas que podem gerar dúvidas em relação à sua pronúncia, e que são em número menor na língua. Para elas foram criadas as normas a seguir.

  • Todas as proparoxítonas são acentuadas.
  • Acentuamos graficamente as oxítonas terminadas em: a, e, o, em, seguidas ou não de s.
  • Acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, como as terminadas em r. De acordo com as normas gramaticais, as palavras paroxítonas terminadas em i e ã também devem ser acentuadas.

Agora, fixe melhor o conteúdo com esta super videoaula!

https://www.youtube.com/watch?v=h9Jw_a_LE9w

Agora, para ver se você está fera neste conteúdo, resolva os exercícios abaixo:

1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

2. (IBGE) Assinale a opção que contém as três, dentre as cinco palavras sublinhadas, que devem receber acento gráfico: 
a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiçao.
b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde.
c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, não conseguimos a rubrica dos juizes.
d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido.
e) Eles não veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

3. (EPCAR) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico: 
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

4. (BB) Opção correta: 
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito

5. (BB) “Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões”. 
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento

6. (BB) Monossílabo tônico: 
a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

7. (BB) Leva acento: 
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo

8. (BB) Não leva acento: 
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite: 
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal

10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos: 
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

11. (ITA) Dadas as palavras: 
1. tung-stê-nio
2. bis-a-vô
3. du-e-lo
Constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na palavra nº 1
b) apenas na palavra nº 2
c) apenas na palavra nº 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

12. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente: 
a) têm, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem
c) têm, dêem, vêem
d) têem, dêem, vêm
e) têem, dêem, vêem

13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases: 
I – Cada qual faz como melhor lhe ……. .
II – O que ……. estes frascos?
III – Nestes momentos os teóricos ……. os conceitos.
IV – Eles ……. a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem

14. (CESCEM) Sob um ….. de nuvens, atracou no ….. o navio que trazia o ….. . 
a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, herói
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica: 
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém

16. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente: 
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona

17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: 
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus

18. (CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada – sinonímia
b) êxodo – aperfeiçoe
c) álbuns – atraí-lo
d) ritmo – itens
e) redimí-la – grátis

19. (PUCC) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado: 
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a

20. (ITA) Dadas as palavras: 
1. des-a-len-to
2. sub-es-ti-mar
3. trans-tor-no,
constatamos que a separação silábica está correta: 
a) apenas na número 1
b) apenas na número 2
c) apenas na número 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

Gabarito:

1 – A
2 – A
3 – B
4 – D
5 – A
6 – D
7 – B
8 – C
9 – B
10 – A
11 – C
12 – C
13 – A
14 – E
15 – B
16 – B
17 – B
18 – E
19 – A
20 – C

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática, Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

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