Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- UFSCar – Notas de Corte Sisu 2016 na Federal de São Carlos. Veja!
- Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 13ª Semana
- Binômio de Newton: Desenvolvendo a potência de um binômio – Matemática Enem
- Medidas de Tendência Central 2 – Moda e Mediana: Matemática Estatística no Enem!
- Geometria Espacial – Aulas e apostilas grátis de Matemática.
- Espelhos esféricos: Existe um espelho específico para maquiagem. Você sabe por quê? – Física Enem
- Moral – Revisão de Filosofia para o Enem
- UFRGS: notas de corte Sisu 2016 na Federal do Rio Grande do Sul
UFSCar – Notas de Corte Sisu 2016 na Federal de São Carlos. Veja! Posted: 23 May 2016 07:40 PM PDT Moleza não tem. Para entrar nas carreiras mais disputadas da Universidade Federal de São Carlos é preciso ralar bastante. Na Engenharia de Computação, por exemplo, as notas de corte Sisu 2016 na UFSCar passaram de 800 pontos, batendo Medicina na instituição e na maioria das demais universidades. No ranking dos cursos campeões nas disputas das notas de corte Sisu 2016 na UFSCar ficaram cinco cursos de graduação em Engenharia e também o curso de Medicina. Veja a lista dos top 5 da Universidade Federal de São Carlos. O primeiro lugar do pódium ficou mesmo para os candidatos às vagas de Engenharia de Computação, com incríveis 802,44 pontos. Um recorde nacional para esta carreira. Medalha de ouro para os candidatos da UFSCar. A segunda posição nas disputas mais apertadas ficou para o curso de graduação em Medicina, com 786,46 pontos. A partir dai o ranking só deu para as engenharias: Foram necessários 784,97 pontos para Engenharia Mecânica, 775,34 para Engenharia Elétrica, e 774,34 pontos pelo Enem para vencer as notas de corte Sisu 2016 na UFSCar. Quer mandar bem no próximo Enem? Veja as Dicas do Curso Enem Gratuito Curso Enem Gratuito Quer mandar bem no próximo Enem? – Então, a dica é você estudar todas as matérias das provas objetivas e também de Redação Nota 100 com as aulas do Curso Enem Online e Gratuito. Confira: As menores Notas de Corte do Enem na UFSCarAté mesmo para entrar nos cursos com menor interesse na Universidade Federal de São Carlos foi preciso mandar bem no Enem. Sem chances para quem não estuda. Veja só: As duas únicas notas de corte Sisu 2016 na UFSCar abaixo de 600 pontos foram para as disputas dos cursos de Graduação em Libras (Campus São Carlos), com 595,10 pontos, e o curso de graduação em Agroecologia (Campus Araras), com 599,10 pontos.
A partir daí, só mesmo com mais de 600 pontos pelo Enem para poder entrar na lista de primeira chamada do Sisu. Foi assim no resultado geral das Notas de Corte Sisu 2016 na UFSCar. Confira a tabela completa: Lista Geral das Notas de Corte do Enem na Universidade Federal de São Carlos
O post UFSCar – Notas de Corte Sisu 2016 na Federal de São Carlos. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 13ª Semana Posted: 23 May 2016 06:37 PM PDT Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. O detalhe deste ano é que a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito! Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016. Curso Enem Online Gratuito – 13ª semana de revisão de conteúdoNesta 13ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude: Biologia:
Química:
Literatura:Matemática:
Inglês:Gramática:Física:
Geografia:
História:
Redação:
Filosofia:Curso Enem GratuitoQuer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online. Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 13ª Semana apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Binômio de Newton: Desenvolvendo a potência de um binômio – Matemática Enem Posted: 23 May 2016 06:08 PM PDT Binômio de Newton: A teoria da probabilidade é um campo da Matemática onde se estuda fenômenos aleatórios, que sempre atraiu o interesse das pessoas devido a sua aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.Dentre vários conceitos formulados a essa teoria temos o uso do Binômio de Newton, que dá uma forte contribuição ao tema, demonstrando seu uso de forma descomplicada e usual.
Além dos exercícios resolvidos, para uma melhor compreensão dos conceitos, assista à aula selecionada abaixo:https://www.youtube.com/watch?v=C5Vw00yWWzc
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Caratina. Facebook: https://www.facebook.com/JacelieccherO post Binômio de Newton: Desenvolvendo a potência de um binômio – Matemática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Medidas de Tendência Central 2 – Moda e Mediana: Matemática Estatística no Enem! Posted: 23 May 2016 05:26 PM PDT As medidas de tendência central são valores que, de certa forma, e de maneira condensada, trazem consigo informações contidas nos dados estatísticos – sejam eles, populacionais ou amostrais. Elas funcionam como uma espécie de "medidas-resumo", pois nos passam a ideia, digamos, do comportamento geral das observações estudadas.Podemos dizer ainda que elas são como valores de referência, em torno dos quais, os outros se distribuem. Quando estão associadas aos dados populacionais, são chamadas de parâmetros; quando são calculadas a partir de amostras, são denominadas estatísticas. Essa diferença ocorre porque os parâmetros são valores constantes (fixos), pois são calculados a partir de todos os dados de certo conjunto, isto é, a população de interesse. Porém, se trabalhamos com amostras, as medidas estatísticas obtidas variarão de acordo com as observações que foram selecionadas. Por isso, elas não são valores fixos, pois dependem dos elementos da amostra particular que foi escolhida. Veremos, agora, os conceitos e os cálculos de cada uma delas. Mediana e Moda: conceitos e cálculos. MedianaConsidere a seguinte situação: Os salários de 5 pessoas que trabalham em uma empresa são: $700,00 ; $800,00 ; $900,00 ; $1.000,00 e $5.600,00. O salário médio dessas 5 pessoas é: Parece lógico que, neste caso, a média aritmética não é a melhor medida de centralização para representar esse conjunto de dados, pois a maioria dos salários é bem menor que $1.800,00. Em algumas situações a mediana é um número mais representativo. A mediana é o termo central do rol. Logo, escrevendo o rol dos dados numéricos dessa situação, temos: (700; 800; 900; 1000; 5600) Logo, o termo central desse rol é "900". Então a mediana é igual a 900. Se acrescentarmos à lista o salário de $1.000,00de outro funcionário, ficaríamos com um número par de dados numéricos. Nesse caso, a mediana seria a média aritmética dos termos centrais: (700; 800; 900; 1000; 1000; 5600) Logo a mediana é dada por: Interpretação do resultado: Podemos interpretar esse resultado da seguinte maneira: Metade dos funcionários ganha menos de $950,00 e a outra metade mais de $950,00. Generalizando o cálculo da Mediana: Se n é ímpar, a mediana é o termo central do rol. Se n é par, a mediana é a média aritmética dos termos centrais do rol. Importante: Frequência absoluta É o número de vezes que um determinado valor é observado na amostra (a quantidade de vezes que um dado aparece no Rol) Dessa forma, podemos resumir o cálculo da mediana da seguinte forma: – os valores da amostra devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente; ModaNuma turma foram registradas as idades de todos os 25 alunos. Definição
Na coluna da esquerda temos as notas na disciplina de matemática e na coluna da direita, quantos alunos obtiveram a respectiva nota. Dessa forma, podemos observar que a nota que mais aparece nesse conjunto de dados é 7. Portanto, Obs.: amostra bimodal (Pois dois dados aparecem a mesma quantidade de vezes no Rol) Exemplo A amostra (1; 3; 5; 7; 9) não apresenta moda, pois todos os elementos tem a mesma frequência. Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula sobre média, moda e mediana do canal "Clube do Enem" do Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=PgILSJiLyAg Agora que você já sabe tudo sobre estatística para arrasar no Enem, que tal testar seus conhecimentos?Exercício – 1 (Enem)
Exercício – 2 (Enem) Alternativa D
Exercício – 3 (Enem) A) 6 B) 6,5 C) 7 D) 7,3 E) 8,5 Alternativa B Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Caratina. Facebook: https://www.facebook.com/JacelieccherO post Medidas de Tendência Central 2 – Moda e Mediana: Matemática Estatística no Enem! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Geometria Espacial – Aulas e apostilas grátis de Matemática. Posted: 23 May 2016 03:59 PM PDT Geometria Espacial… Geometria Espacial… ou seria Geometria ‘Especial’? Hum…– Será que Geometria Espacial seria a distância entre uma planeta e outro no Espaço? – Seriam desenhos geométricos que surgem quando ligamos pontinhos feitos de estrelas no céu? Vixe, tá difícil hein?! – Mas, calma, que tudo tem solução aqui no Blog do Enem. vamos dar uma revisada legal em Geometria Espacial para não pagar mico na prova de Matemática do Enem, dos Vestibulares ou da Fuvest. Comece por aqui: Geometria Espacial nada mais é que o ramo da Matemática que estuda objetos que possuem mais de uma dimensão e que ocupam lugar no espaço.Pense num cubo, pense num cone, pense num cilindro, numa esfera, e você está visualizando na sua mente a Geometria Espacial. É, portanto, diferente da Geometria Plana, que lida com Figuras Planas como o círculo, o triângulo ou o quadrado. A Geometria Espacial ajuda você a fazer os cálculos para determinar o volume destes elementos. O volume nada mais é que ‘o espaço ocupado’ por estes elementos. Os conceitos fundamentais, os conceitos básicos da Geometria Espacial estão a seguir. Conceitos básicos de Geometria Espacial:
Apostilas e aulas gratuitas de Geometria EspacialPara começar, você pode acessar esta apostila sobre Geometria Espacial. Você pode ler online ou baixar e salvar o arquivo em Pdf no seu computador. Clique ao lado para acessar: Apostila Geometria Espacial 1* Temos também uma apostila sobre Geometria Espacial que você pode baixar também. Clique ao lado para baixar: Apostila Geometria Espacial 2** Disponíveis em: * http://www.slideshare.net/isreynaud e ** http://jonasportal.blogspot.com.br Agora, veja estas videoaulas gratuitas que separamos para você tirar todas as suas dúvidas sobre Geometria Espacial! Começamos com o Professor Sisko, do Canal Caep Interativo, no Youtube.Agora, quem vai dar aquela revisada com você sobre Geometria Espacial é o Professor Jairo, do Canal Aulalivre.net, no Youtube.Para encerrar, se liga na aula do Professor Gláucio, no Canal do site Descomplica, no Youtube. Para assistir a segunda aula do Professor sobre Geometria Espacial. E aí, tudo certo pra encarar Enem, os Vestibulares, ou a FUVEST? Aproveite as nossas dicas para revisar todos os conteúdos e conseguir uma super nota nas suas provas! Veja a página de Apostilas Enem Gratuitas, na home do Blog do Enem.
O post Geometria Espacial – Aulas e apostilas grátis de Matemática. apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Espelhos esféricos: Existe um espelho específico para maquiagem. Você sabe por quê? – Física Enem Posted: 23 May 2016 12:12 PM PDT Nos dias atuais sair sem maquiagem para algumas pessoas é quase impossível. A maquiagem se tornou quase que indispensável para realçar nossa beleza natural e, quando bem utilizada, realmente nos deixa mais bonitos e nos faz muito bem, além de podermos nos transformar através das maquiagens para compor uma fantasia, por exemplo.Mas, você pode melhorar ainda mais sua arte de maquiador(a) através de um espelho específico que aumenta a sua imagem deixando a região a ser maquiada mais visível – um espelho esférico. Vamos entender o porquê? Espelhos planos esféricos e parabólicos fazem parte do nosso dia a dia de diversas maneiras. Seja para observar nosso corpo, acessar uma imagem de um lugar que é difícil ver sem o espelho, refletir a luz para determinado lugar, enfim, inúmeras aplicações. Porém os espelhos esféricos tratam de assuntos específicos que trataremos neste texto e veremos qual seu funcionamento físico. Os espelhos esféricos são assim chamados porque são analisados a partir de uma esfera, ou seja, é como se o espelho fosse formado cortando-se uma esfera. A calota cortada pode ser superfície refletora por seu interior ou pela parte exterior. Quando a luz é refletida pela parte interior dizemos que o espelho é côncavo e, quando refletida pela parte exterior, dizemos que o espelho é convexo. Os espelhos côncavos convergem as imagens para o foco do espelho enquanto os espelhos convexos divergem. Quando um objeto chega muito próximo do espelho côncavo, para ser mais exato entre o foco e o vértice do espelho, gera uma imagem direita e maior. Sendo assim, existe uma linha de espelhos côncavos vendidos especialmente para se fazer maquiagem. Os dentistas e barbeiros também utilizam deste fenômeno físico. Você pode notar nas figuras abaixo. Existem também os espelhos convexos, estes divergem os raios de luz aumentando o campo de visão, porém, quando o objeto forma neste espelho uma imagem que é sempre direita e menor. Os espelhos esféricos possuem pontos específicos para análise de imagem onde há um cruzamento dos raios para formação da imagem. C | centro de curvatura do espelho F | foco do espelho V | vértice do espelho Confira no vídeo abaixo, do canal Física Interativa, a teoria completa sobre espelhos esféricos:https://www.youtube.com/watch?v=pbwwrrTv1QA Agora então podemos entender o por que de se usar um espelho côncavo para se maquiar. Além das imagens citadas podemos formar mais outros 5 tipos de imagens no espelho côncavo, são elas: 1) Objeto antes do centro de curvatura forma imagem real, invertida e menor. 2) Objeto exatamente no centro de curvatura forma imagem real, invertida e igual. 3) Objeto entre o centro e o foco forma imagem real, invertida e maior. 4) Objeto exatamente no foco não forma imagem, dizemos então que a imagem é imprópria. Exercícios1- (UNESP) Quando entrou em uma ótica para comprar novos óculos, um rapaz deparou-se com três espelhos sobre o balcão: um plano, um esférico côncavo e um esférico convexo, todos capazes de formar imagens nítidas de objetos reais colocados à sua frente. Notou ainda que, ao se posicionar sempre a mesma distância desses espelhos, via três diferentes imagens de seu rosto, representadas na figura a seguir. Em seguida, associou cada imagem vista por ele a um tipo de espelho e classificou-as quanto às suas naturezas. Uma associação correta feita pelo rapaz está indicada na alternativa: a) o espelho é o côncavo e a imagem conjugada por ele é real. b) o espelho é o plano e a imagem conjugada por ele é real. c) o espelho é o côncavo e a imagem conjugada por ele é virtual. d) o espelho é o plano e a imagem conjugada por ele é virtual. e) o espelho é o convexo e a imagem conjugada por ele é virtual.
2- (IFSUL) Um objeto linear é colocado diante de um espelho côncavo, perpendicularmente ao eixo principal. Sabe-se que a distância do objeto ao espelho é quatro vezes maior que a distância focal do espelho. A imagem conjugada por este espelho é a) virtual, invertida e maior que o objeto. b) virtual, direita, e menor que o objeto. c) real, invertida, menor que o objeto. d) real, direita e maior que o objeto.
3- (UEMG) "Tentando se equilibrar sobre a dor e o susto, Salinda contemplou-se no espelho. Sabia que ali encontraria a sua igual, bastava o gesto contemplativo de si mesma". EVARISTO, 2014, p. 57. Um espelho, mais do que refletir imagens, leva-nos a refletir. Imagens reais, imagens virtuais. Imagens. Do nosso exterior e do nosso interior. Salinda contemplou-se diante de um espelho e não se viu igual, mas menor. Era a única alteração vista na sua imagem. Uma imagem menor. Diante disso, podemos afirmar que o espelho onde Salinda viu sua imagem refletida poderia ser: a) Convexo. b) Plano. c) Convexo ou plano, dependendo da distância. d) Côncavo, que pode formar todo tipo de imagem.
4- (PUCRS) Um salão de beleza projeta instalar um espelho que aumenta vezes o tamanho de uma pessoa posicionada em frente a ele. Para o aumento ser possível e a imagem se apresentar direita (direta), a pessoa deve se posicionar, em relação ao espelho, a) antes do centro de curvatura. b) no centro de curvatura. c) entre o centro de curvatura e o foco. d) no foco. e) entre o foco e o vértice do espelho.
GABARITO1. [C] 2. [C] 3. [A] 4. [E] Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/O post Espelhos esféricos: Existe um espelho específico para maquiagem. Você sabe por quê? – Física Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Moral – Revisão de Filosofia para o Enem Posted: 23 May 2016 11:04 AM PDT Moral e ética ou Moral ou ética? Esse é um assunto complexo e por isso mesmo polêmico. Para entendermos melhor como o processo de construção da moral acontece, comecemos pelas definições de algumas palavras essenciais para entendermos este processo:Sociedade: sf (lat societate) 1 Sociol Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam. 2 Sociol Organização dinâmica de indivíduos autoconscientes e que compartilham objetivos comuns e são, assim, capazes de ação conjugada. Indivíduos: sm 1 Pessoa considerada isoladamente em relação a uma coletividade. Biol Organismo singular ou simples, capaz de existência independente. Ser particular de cada espécie.
Moral: Do latim mos ou mores e significa Costumes. "sf 1 Parte da Filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. 2 Conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural" Cultura: 3 Sociol Sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. 14 Antrop Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social. Consciência moral: sf (lat conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. Relativismo cultural: 2 Filos Doutrina segundo a qual todo conhecimento é relativo. 3 Filos Doutrina segundo a qual a ideia de bem e de mal é variável conforme o tempo e a sociedade. Apresentadas as definições, vamos à prática: Como elas são aplicadas na construção da Moral? Além das sociedades possuírem uma organização e costumes diferentes entre si, que é o que chamamos de relativismo cultural– elas também podem possuir códigos morais diferentes entre si, que é o que chamamos de relativismo moral. Conforme vimos na imagem acima, a sociedade e a família (primeira grupo social que a criança conhece e faz parte) tem responsabilidade na construção da consciência moral do indivíduo. A primeira (sociedade) pela criação e manutenção das normas morais e a segunda(família) pela transmissão e reforço das mesmas, havendo assim uma interação com o meio, ou seja, o ser humano é um ser histórico-social. Em outras palavras o desenvolvimento da consciência moral nos indivíduos passa pelas seguintes fases: 1ª fase – ANOMIA: ausência de conhecimento sobre as regras. 2ª fase – HETERONOMIA :sujeição ás regras externas. 3ª fase – AUTONOMIA: capacidade de criar suas próprias regras e auto gerenciar-se. A moral e a consciência dessa moral estão relacionadas ao coletivo, ou seja, à existência de um código moral concreto. Mesmo que os itens dos códigos morais possam variar entre si (e variam) é possível identificá-los como elementos morais. O ser humano é o único entre os demais seres vivos que é provido de juízo moral, ou seja, que possui a capacidade de julgar sua ação, ou possível ação, como certa ou errada, a partir do código moral vigente em sua sociedade. É importante lembrar que assim como as sociedades modificaram-se e modificam-se ao longo da história, a moral, como parte da sociedade também sofrerá modificações, pois é resultado do contexto histórico. Entre os filósofos há várias concepções quanto a moral e seu desenvolvimento. Nos próximos posts veremos um pouco sobre a teoria de alguns filósofos que se destacaram nesse assunto e também a relação entre moral e ética. Para saber mais sobre a moral, a consciência moral assista:https://www.youtube.com/watch?v=-pAQS5Aqo88 Que tal testar seus conhecimentos agora? Vamos!Questão 1. (Leopoldino Rocha) O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos: a) Ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. b) Saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. c) Não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente. d) Dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato. e) Ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros.
Questão 2. (ENEM – 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto) FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado). O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são: a) Decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. b) Parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. c) Amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. d) Criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. e) Cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
Questão 3. Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado). O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta: a) Os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias. b) O valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos. c) A sistematização de valores desassociados da cultura. d) O sentido coletivo e político das ações humanas individuais. e) O julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente.
GABARITO:Questão 1: B Questão 2: D Questão 3: D Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog do Enem. Paula Pille é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1. O post Moral – Revisão de Filosofia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UFRGS: notas de corte Sisu 2016 na Federal do Rio Grande do Sul Posted: 23 May 2016 03:30 AM PDT Mandar bem no Enem é o ponto de partida para você dar conta das concorrências mais puxadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos cursos mais disputados, só mesmo acima de 700 pontos no Enem para vencer as Notas de Corte Sisu 2016 na UFRGS. Confira os destaques e a tabela completa.Os cinco cursos de graduação que tiveram os alunos disputando os primeiros lugares na Federal do Rio Grande do Sul foram, pela ordem, Medicina, Relações Internacionais, Engenharia Química, Engenharia de Produção, e Engenharia Elétrica. Veja na tabela as maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UFRGS.
No final da fila, com as menores notas de corte Sisu 2016 na UFRGS ficaram cursos de graduação de baixa procura, com pouca demanda. Com isso, a necessidade para entrar ficou abaixo da linha dos 600 pontos no Enem. A nota mais baixa registrada foi para conquistar uma vaga no curso de graduação em Ciência e Tecnologia, no campus Litoral Norte, com apenas 533,41 pontos nas Notas de Corte Sisu 2016 na UFRGS. Em seguida, também com notas muito baixas, vieram o curso de graduação em Geografia, com 534,75, e o curso de graduação em Engenharia Hídrica, com 564,02 pontos nas notas de corte Sisu 2016 na UFRGS. Ambos no campus do Vale. Aumente suas chances no próximo Enem com as aulas gratuitas do Curso Enem Online. Veja: Curso Enem GratuitoO Blog do Enem preparou para você um Curso Pré-Enem Completo, com todas as matérias das provas objetivas e também com as orientações para uma Redação Enem Nota 1000. Todas as aulas têm exercícios, e você ainda pode fazer Simulado Enem, gratuitos e descomplicados, com Gabarito na mesma hora e aulas de revisão. Tabela completa: Notas de Corte Sisu 2016 na UFRGS
O post UFRGS: notas de corte Sisu 2016 na Federal do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário