quarta-feira, 11 de maio de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Embriologia: Organogênese – Biologia Enem

Posted: 10 May 2016 05:25 PM PDT

Organogênese: Apesar de termos uma enorme quantidade de células formando nossos organismos, todas elas descendem de uma única célula – o zigoto. Para formar estas células, o zigoto passará por uma série de clivagens e transformações durante o desenvolvimento embrionário. Este processo inicia-se com a formação da mórula, estrutura maciça formada por células chamadas de blastômeros.

Em seguida, há a formação de uma cavidade no interior da mórula e ela passa a ser chamada de blástula. Por sua vez, as células que formam a blástula migram e alteram a forma do embrião formando a gástrula. Logo os folhetos embrionários que formam a gástrula começam a se diferenciar formando o tubo neural e a notocorda. Nesta fase o embrião se chama nêurula.

A partir dessa fase, cada folheto embrionário continuará sua diferenciação, formando os órgãos do nosso organismo em um processo que chamamos de organogênese. Você sabe quais órgãos derivam de cada folheto embrionário? Não? Então se liga neste super post, revise embriologia e gabarite as questões de biologia no Enem e nos vestibulares!

biologia

Embriogênese humana: É importante salientar que a organogênese discutida aqui é aquela que ocorre nos seres humanos. Em geral, os demais mamíferos terão desenvolvimento semelhante ao nosso. Cada folheto embrionário presente na gástrula dará origem aos diferentes tecidos e órgão do nosso organismo.

Veja a seguir: https://media.giphy.com/media/11A0NPFqXSgedy/giphy.gif

Ectoderme: O folheto embrionário mais externo do embrião é chamado de ectoderme. Esse folheto embrionário dará origem à epiderme e seus anexos (como unhas e pelos), assim como as mucosas, sistema nervoso (afinal este deriva da placa neural, formada a partir de um achatamento na ectoderme localizada no dorso do embrião), esmalte dos dentes, hipófise, olhos, entre outros.

Mesoderme: A mesoderme é o folheto embrionário intermediário da gástrula. A mesoderme dá origem à cavidade celomática. Sendo assim, formará três serosas 9tecidos que revestem e protegem órgãos e estruturas internas): peritônio (abdômen), pericárdio (coração) e pleura (pulmões). O folheto mesodérmico dá origem também aos músculos, tecidos conjuntivos (como o ósseo, o sanguíneo, a derme e as cartilagens), sistema cardiovascular e linfático, sistema urinário e genital, marfim dos dentes e região cortical das glândulas suprarrenais.

Endoderme: A endoderme é o folheto embrionário mais interno da gástrula. É este folheto que forma o arquêntero – cavidade embrionária primitiva que dará origem ao sistema digestório. Dessa maneira, a endoderme forma os órgãos do sistema digestório e o seu revestimento epitelial, o sistema respiratório, glândulas como o fígado, pâncreas, timo, tireoide e paratireoides, assim como o revestimento da bexiga urinária.

Nos seres humanos, a organogênese tem início por volta da quarta semana de gestação até o final da oitava semana. No final deste período, o embrião terá a aparência de um "mini ser humano", quando passa a ser chamado de feto. Este período de desenvolvimento é extremamente delicado e requer que a mãe tenha atenção redobrada ao que ingere, como medicamentos, álcool e outras drogas que devem ser evitadas. Algumas substâncias podem influenciar na diferenciação celular, acarretando em más-formações.

Para finalizar sua revisão sobre organogênese, que tal ver uma super videoaula? Veja este vídeo do professor Reccanello do canal Megaaluno, do Youtube:

Agora que você já sabe tudo sobre organogênese humana, que tal testar seus conhecimentos em embriologia?

01 – (ACAFE SC/2014)  

Durante o desenvolvimento embrionário da maioria das espécies animais, no estágio da gástrula, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma. Quanto a esses conjuntos celulares, também chamados de folhetos germinativos, analise as afirmações a seguir.

I      O ectoderma é o folheto mais externo que reveste o embrião. Origina a epiderme (camada externa da pele) e estruturas associadas a ela: pelos, unhas, glândulas sebáceas, etc. Está presente em todos os filos animais.

II     O mesoderma se localiza entre o ectoderma e o endoderma e origina, entre outros, os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Está presente em todos os filos animais, com exceção dos filos porífera e cnidária.

III    O Endoderma é o folheto germinativo mais interno e delimita a cavidade do arquêntero. Forma as estruturas glandulares associadas à digestão, como glândulas salivares, pâncreas e fígado. É encontrado em todos os filos animais, com exceção do porífera.

Está(ao) correta(s):

a) a afirmação III.

b) a afirmação II.

c) as afirmações I e III

d) as afirmações II e III

Gab: A

 

02 – (UFPB/2013)  

Recentemente, no Supremo Tribunal Federal (STF), houve uma grande discussão sobre a legalidade do aborto em casos em que se comprove que o feto não possui seu sistema nervoso central desenvolvido (anencefalia). A má formação do sistema nervoso central está relacionada com problemas durante o desenvolvimento dos tecidos embrionários e das estruturas que surgem a partir desses tecidos.

Com base nas informações apresentadas e na literatura sobre o tema, é correto afirmar que a má formação desse sistema ocorre devido ao desenvolvimento inadequado da

a) mesoderme, o que impede a formação da notocorda.

b) endoderme, o que resulta no posicionamento errado do tubo nervoso.

c) ectoderme, o que pode levar ao não desenvolvimento do sistema nervoso central.

d) mesoderme, o que resulta em falha durante o desenvolvimento dos somitos.

e) endoderme, o que faz com que não ocorra o desenvolvimento do sistema endócrino, o qual é necessário para o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Gab: C

 

03 – (Unicastelo SP/2013)  

Durante o desenvolvimento dos vertebrados, três diferentes folhetos embrionários darão origem a importantes estruturas do organismo adulto.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre a estrutura e o respectivo folheto embrionário.

a) Cabelo e unhas se desenvolvem a partir da epiderme, que por sua vez tem origem na mesoderme.

b) A notocorda, formada a partir da ectoderme, origina o sistema nervoso central.

c) O sistema cardiovascular origina-se a partir da endoderme, mas a membrana que reveste o coração origina-se da mesoderme.

d) A mesoderme origina a musculatura esquelética, assim como origina o tecido sanguíneo.

e) O tubo neural, formado a partir da ectoderme, origina a coluna vertebral.

Gab: D

 

04 – (FAVIP PE/2012)  

Considerando a formação dos tecidos e órgãos a partir do desenvolvimento dos folhetos germinativos, estabeleça a correlação entre os dados abaixo.

  1. mesoderma
  2. ectoderma
  3. endoderma

(   )  músculos.

(   )  esqueleto.

(   )  intestino.

(   )  sistema nervoso.

(   )  epiderme.

A sequência correta é:

a) 1, 1, 3, 2, 2.

b) 1, 3, 2, 2, 1.

c) 2, 3, 3, 1, 1.

d) 2, 2, 3, 1, 3.

e) 1, 1, 2, 3, 3.

Gab: A

 

05 – (UFT/2012)  

Durante a gastrulação dos vertebrados, formam-se três folhetos germinativos. Esses se diferenciam primeiramente em massas celulares primordiais e depois em órgãos e tecidos específicos. A tabela abaixo traz a relação dos folhetos germinativos e seus derivados.

1

Aponte abaixo a alternativa que substitui CORRETAMENTE os derivados dos folhetos germinativos representados por I, II e III, respectivamente:

a) Revestimento da uretra; rins e gônodas; hipófise.

b) Tecido ósseo; gânglios sensoriais; glândulas salivares.

c) Glândulas epiteliais; pelos e unhas; tireóide e paratireóide.

d) Revestimento da boca; sistema cardiovascular; glândulas mucosas.

e) Glândulas estomacais; gânglios simpáticos; revestimento interno do tubo digestório.

Gab: D

 

06 – (UDESC SC/2010)  

Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos órgãos derivados dos folhetos embrionários.

a) A epiderme e seus anexos se originam no ectoderma.

b) Os órgãos dos sistemas genital e urinário se originam do mesoderma.

c) Fígado e pâncreas se originam do endoderma.

d) Todas as estruturas do sistema nervoso se originam do ectoderma.

e) O sistema respiratório (exceto as cavidades nasais) se origina do mesoderma.

Gab: E

 

07 – (UEM PR/2010)  

Com relação à origem e à evolução dos animais, assinale o que for correto.

01. Umas das hipóteses filogenéticas é que os animais tenham derivado de um grupo ancestral formado por protistas flagelados heterótrofos.

02. Nos animais chamados eumetazoários, ocorre a gastrulação. Nesses animais, desde o surgimento da gastrulação, o ectoderma e o endoderma estão presentes.

04. Um dos caracteres evolutivos dos animais é o celoma, comum aos moluscos, anelídeos, artrópodes e deuterostômios. O celoma é uma cavidade delimitada pelo mesoderma.

08. A notocorda é uma característica evolutiva dos cordados e que persiste em todos os grupos desde a fase embrionária até a fase adulta.

16. A independência da água foi um marco na evolução dos animais e foi conquista das aves, que foram os primeiros a apresentar o ovo amniótico.

Gab: 07

 

08 – (UECE/2010)

Considerando a origem embrionária dos tipos de tecidos epiteliais que constituem a epiderme e o forramento das cavidades internas do tubo digestivo podemos afirmar que eles se originam, respectivamente, na:

a) endoderme e mesoderme

b) ectoderme e endoderme

c) ectoderme e mesoderme

d) endoderme e ectoderme

Gab: B

 

09 – (UESPI/2010)  

Observe os diferentes tecidos indicados pelas setas, numerados 1, 2, 3 e 4 e, em seguida, identifique suas origens embrionárias, respectivamente.

2

a) Ectoderma, mesoderma, mesoderma, ectoderma.

b) Ectoderma, mesoderma, endoderma, ectoderma.

c) Endoderma, ectoderma, mesoderma, endoderma.

d) Ectoderma, endoderma, mesoderma,mesoderma.

e) Mesoderma, endoderma, ectoderma, endoderma.

Gab: A

 

TEXTO: 1 – Comum à questão: 10

A fábrica de pele

As seguintes etapas são utilizadas pela "fábrica de pele" alemã para produzir 100 discos de pele reconstituída a partir de uma amostra, num processo que dura 6 semanas.

1a etapa: Com uma biópsia, extrai-se um pequeno pedaço de pele do voluntário.

2a etapa: Um braço robótico corta a pele em pedacinhos.

3a etapa: Com a ajuda de enzimas, uma máquina separa dois tipos de células: os queratinócitos, da superfície, e os fibroblastos, que compõem a parte interna da pele.

4a etapa: Os dois tipos são cultivados em biorreatores e se replicam. As células produzem colágeno, proteína que ajuda a unir e fortalecer os tecidos.

5a etapa: Os fibroblastos são despejados em frascos onde formam a derme. Nutrientes são adicionados para ajudar no processo.

6a etapa: Por cima da derme são acrescentados os queratinócitos, que ajudam a formar a epiderme.

7a etapa: Fica tudo numa incubadora a 37 ºC até a pele adquirir a forma final. O resultado tem as mesmas camadas que formam o tecido humano: derme, epiderme e subdivisões.

(Adaptado: Revista Galileu, julho de 2011, p. 47)

 

10 – (PUCCamp/SP/2012)  

Os queratinócitos são células da epiderme, um tecido derivado da ectoderme do embrião. Esse folheto embrionário também dá origem a

a) fibras musculares e células beta do pâncreas.

b) células-tronco sanguíneas e osteócitos.

c) fibroblastos e células secretoras do fígado.

d) células do sistema imunológico e adipócitos.

e) neurônios e células da mucosa bucal.

Gab: E

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Embriologia: Organogênese – Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Embriologia: Revise a neurulação! – Biologia Enem

Posted: 10 May 2016 04:59 PM PDT

Neurulação: O início do desenvolvimento embrionário corresponde a um aglomerado de células idênticas que chamamos de mórula. Mas, como estas células iguais são capazes de formar todos os diferentes tipos de células que possuímos em nosso organismo?

Acontece que essas células, que chamamos de blastômeros são totipotentes, ou seja, são indiferenciadas e capazes de se transformar em qualquer tipo de célula. Para isso, elas passarão por uma série de etapas do desenvolvimento embrionário, como a blastulação e a gastrulação, onde serão formados os folhetos embrionários – a ectoderme, a mesoderme e a endoderme.

Após isso, nos cordados como nós, ocorrerá a neurulação. Você sabe como esta etapa do desenvolvimento embrionário ocorre? Não? Então vem com a gente saber tudo sobre embriologia para arrebentar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

bio

O processo de neurulação consiste na transformação de uma gástrula em uma nêurula. A nêurula é uma espécie de gástrula mais desenvolvida e ocorre exclusivamente nos animais pertencentes ao filo dos Cordados, como os protocordados (anfioxos) e os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). É na fase da nêurula que ocorrerá o início da formação dos órgãos.

Durante a formação da nêurula, células localizadas no "teto" do arquêntero irão se diferenciar e se multiplicar, formando uma evaginação em forma de cordão que irá formar uma estrutura essencial para os cordados – a notocorda.

A notocorda é uma estrutura de sustentação que todos os cordados possuem em pelo menos uma das fases da sua vida. Nos vertebrados, a notocorda será substituída na fase embrionária pela coluna vertebral (a notocorda será de molde para células que migrarão da mesoderme para formar a coluna vertebral).

Ao mesmo tempo em que ocorre a formação da notocorda, a ectoderme começa a um processo de que possibilitará a formação do sistema nervoso. As células da ectoderme começam a se achatar, formando o que chamamos de placa neural.

Esta placa neural, que também se estende em forma de cordão no dorso do embrião, aos poucos vai sofrendo uma invaginação, formando um sulco que em seguida se fecha como um zíper, formando o tubo neural. O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao sistema nervoso. Nos seres humanos, a formação do tubo neural se dá nas primeiras semanas de gestação, quando o embrião possui aproximadamente 1cm.

1

Figura 1: Esquema demonstrando a neurulação.

2

Figura 2: Fotomicrografias de um corte da parte dorsal de um embrião na fase de nêurula. Esta sequência (de baixo para cima) de imagens mostra a placa neural sofrendo invaginação para formar o tubo neural.

Problemas durante a neurulação: A neurulação é uma fase delicada do desenvolvimento embrionário. Processos que não se completam nesta fase, podem dar origem à má formação dos órgãos. A anencefalia é um exemplo de má formação gerada pelo não fechamento do tubo neural. Quando isso acontece, o feto não desenvolverá completamente os órgãos do encéfalo e a caixa craniana.

Sem a caixa craniana, os órgãos do encéfalo ficam expostos ao líquido amniótico, agravando ainda mais os problemas do sistema nervoso do feto. Em geral, os fetos com anencefalia são abortados expontaneamente pelo corpo da mãe. Isso pode gerar sérios riscos de morte para a mãe. Tanto que, atualmente, o diagnóstico de anencefalia permite às mães interromperem a gestação.

Pouco são os fetos anencéfalos que vêm a nascer e a maioria é natimorto. Para os bebês que nascem vivos, a expectativa de vida é baixíssima, vindo a falecer geralmente nas primeiras horas ou primeiras semanas de vida por parada cardiorrespiratória. Há raríssimos casos de crianças anencéfalas que passaram dos dois anos de vida.

3

Figura 3: Vitória de Cristo, menina brasileira anencéfala que viveu mais de dois anos, superando a expectativa de vida para esta raríssima má formação.

4

Figura 4: Imagens de bebê e fetos anencéfalos abortados espontaneamente  pelo organismo materno.

Para finalizar sua revisão sobre neurulação, veja esta videoaula da professora Aldineia Buss:

Agora que você já sabe tudo sobre a neurulação, que tal testar seus conhecimentos em embriologia?

01 – (UECE/2013)   Quanto à neurulação, marque a opção que corretamente relaciona estrutura e função nesse processo de organização.

a) O tubo neural é originado das invaginações do mesoderma e dará origem aos elementos do sistema nervoso.

b) O notocorda surge da propagação de células do endoderma, localizadas no teto do intestino primitivo no embrião da maioria dos animais, tendo a função de sustentação para o corpo e, nos vertebrados, é a base para a formação da coluna vertebral.

c) O celoma é originado a partir do ectoderma e, nos animais ditos celomados, servirá como cavidade que alojará diversos órgãos.

d) O arquêntero surge ainda na fase de blástula e, nos animais, formará a cavidade digestiva.

Gab: D

 

02 – (UNIMONTES MG/2013)   O sistema nervoso central desenvolve-se a partir da placa neural, a qual se invagina ao longo de uma linha média, formando o sulco neural. As bordas do sulco, pregas neurais, fusionam-se dorsalmente formando o tubo neural, que dá origem ao encéfalo e à medula espinhal. As figuras abaixo mostram as etapas envolvidas nesse processo. Analise-as.

5

6

7

De acordo com o assunto abordado e as figuras apresentadas, analise as alternativas a seguir e assinale a sequência (placa neural, sulco neural, pregas neurais, tudo neural, encéfalo e medula espinhal) CORRETA desse desenvolvimento.

a) I, II, III, IV, V, VI.

b) I, VI, III, V, IV, II.

c) I, V, IV, VI, II, III.

d) I, III, VI, V, IV, II.

Gab: D

 

03 – (FMABC SP/2013)  

8

O esquema representa uma das fases do desenvolvimento embrionário do anfioxo. Essa fase é a

a) gástrula, e os folhetos indicados por 4 e 5 são, respectivamente, ectoderme e mesoderme.

b) gástrula, e as cavidades indicadas por 1 e 6 são, respectivamente, celoma e arquêntero.

c) gástrula, e as estruturas indicadas por 2 e 3 são, respectivamente, tubo neural e notocorda.

d) nêurula, e o folheto indicado por 5 e a estrutura indicada por 6 são, respectivamente, mesoderme e arquêntero.

e) nêurula, e a cavidade indicada por 1 e a estrutura indicada por 3 são, respectivamente, celoma e notocorda.

Gab: E

 

04 – (FCM MG/2013) ALFACE COM 15 VEZES MAIS ÁCIDO FÓLICO

"Outra aposta, dessa vez da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, está no cultivo de alface crespa transgênica que recebeu dois genes de uma planta modelo (…) e, com isso, ficou enriquecida com 15 vezes mais ácido fólico, quantidade de vitamina equivalente ao espinafre europeu, que tem o maior teor já visto e é encontrado no Sul do Brasil. O melhor é que apenas 29g da folha (duas alfaces pequenas) já tem 70% das 400 mcg diárias recomendadas para adultos (grávidas têm recomendação de 600 a 800 mcg), sem alteração de aspecto e sabor" (…)

(O Globo. Saúde. 28/8/2012, p. 50)

O fato de as gestantes terem uma recomendação maior, é porque o Ácido Fólico

a) é uma vitamina hidrossolúvel, sem forma de armazenamento específica, tornando sua ingestão mais elevada nas gestantes, para que tenham uma gravidez saudável.

b) atua na prevenção de anomalias congênitas no 1º trimestre da gestação, assim como na prevenção primária de ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural.

c) é uma vitamina do complexo B altamente importante para a produção de Hemoglobina Fetal nas primeiras semanas de gravidez.

d) tem uma ação importante no controle da hipertensão, evitando doenças cardíacas e derrame.

Gab: B

 

05 – (FCM MG/2013)  

9

Sobre o desenho acima, NÃO é correto afirmar:

a) Representa a origem do Sistema Nervoso num embrião jovem, a partir do 18º dia, aproximadamente.

b) Ao longo do dorso do embrião, há um espessamento do Ectoderma e a formação da Placa Neural.

c) A reentrância formada (Sulco Neural) evolui e se transforma em Tubo Neural e Notocorda.

d) A partir do Tubo Neural, serão formados o Cérebro e a Medula.

Gab: C

 

06 – (UEG GO/2012)   Pesquisas na área de genética têm demonstrado alternativas ao método de transplante de órgãos doados. Uma dessas alternativas é a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco. Para obtenção dessas células, é preciso retirá-las de embriões na fase de:

a) nêurula

b) mórula

c) gástrula

d) blástula

Gab: B

 

07 – (UEPB/2006)    A figura apresentada a seguir ilustra um corte transversal de um cordado. Analise as estruturas indicadas pelas setas, que indicam respectivamente:

10

a) I – Tubo Nervoso; II – Intestino; III – Notocorda; IV – Celoma

b) I – Notocorda; II – Celoma; III – Tubo Nervoso; IV – Intestino

c) I – Intestino; II – Tubo Nervoso; III – Celoma; IV – Notocorda

d) I – Tubo Nervoso; II – Notocorda; III – Intestino; IV – Celoma

e) I – Celoma; II – Notocorda; III – Tubo Nervoso; IV – Intestino

Gab: D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Embriologia: Revise a neurulação! – Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

UnB – Notas de Corte Sisu 2016 na Universidade de Brasília

Posted: 10 May 2016 04:19 PM PDT

Se você quer moleza, esqueça a Universidade de Brasília. Para entrar nos cursos de graduação do campus do Plano Piloto (Brasília, campus Darcy Ribeiro), ou nas unidades do Gama ou de Planaltina e Ceilândia, só mandando bem no Enem. Veja as Notas de Corte Sisu 2016 na UnB.

Os cinco cursos de graduação com as disputas mais apertadas jogaram os índices lá para as alturas. Veja: Medicina bateu o recorde geral, com incríveis 832,26 pontos nas Notas de Corte Sisu 2016 na UnB. 1º lugar disparado.  Notas de Corte Sisu 2016 na UnB

A segunda maior nota de corte por curso de graduação ocorreu na disputa das vagas para a formação de Engenharia Mecânica, com 777,42 pontos no Enem. Na mesma faixa de pontuação ficou em terceiro lugar o curso de graduação em Engenharia Civil, com 774,34 pontos.

Em seguida, com o quarto lugar, veio a disputa do curso de graduação em Mecatrônica, com 772,09 pontos nas Notas de Corte Sisu 2016 na UnB. Fechando o grupo líder, o curso de graduação em Engenharia Elétrica, com 771,65 pontos.

Curso Enem Gratuito

Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar.  Acesse o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino
Aulas, Dicas, Exercícios e Simulados gratuitos. Veja.

As Menores Notas de Corte na UnB

O limite inferior das Notas de Corte Sisu 2016 na UnB foi registrado na concorrência às vagas do curso de graduação em Geofísica, no campus central da UnB, em Brasília, com apenas 584,20 pontos. A segunda menor marca registrada foi para ingressar no curso de graduação em Ciências Naturais, no campus da Universidade de Brasília na cidade de Planaltina, com 589,88 pontos.

Veja aqui as Notas de Corte do Enem para todas as Universidades.

Tabela Completa das Notas de Corte Sisu 2016 na Universidade de Brasília

Notas de Corte Sisu 2016 na Universidade de Brasília
Campus Curso Turno Disputa – janeiro Notas
Brasília Ciências Biológicas Int. Escola Pública, renda livre 698,28
Brasília Ciências Biológicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 651,35
Brasília Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda livre 664,14
Brasília Ciências Biológicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 648,58
Brasília Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 724,91
Brasília Ciências Sociais Int. Cota racial, renda livre 644,78
Brasília Ciências Sociais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 635,51
Brasília Ciências Sociais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 615,25
Brasília Ciências Sociais Int. Ampla Concorrência 705,05
Brasília Ciências Sociais Int. Escola Pública, renda livre 656,45
Brasília Comunicação Social Int. Escola Pública, renda livre 691,71
Brasília Comunicação Social Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 651,75
Brasília Comunicação Social Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 658,72
Brasília Comunicação Social Int. Cota racial, renda livre 663,58
Brasília Comunicação Social Int. Ampla Concorrência 719,91
Brasília Filosofia Int. Ampla Concorrência 683,63
Brasília Filosofia Int. Escola Pública, renda livre 643,8
Brasília Filosofia Int. Cota racial, renda livre 622,54
Brasília Filosofia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,02
Brasília Filosofia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 627,11
Brasília Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 617
Brasília Física Int. Escola Pública, renda livre 700,88
Brasília Física Int. Ampla Concorrência 740,74
Brasília Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 620,92
Brasília Física Int. Cota racial, renda livre 618,26
Brasília Geografia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 620,63
Brasília Geografia Int. Cota racial, renda livre 631,45
Brasília Geografia Int. Escola Pública, renda livre 644,88
Brasília Geografia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 635,51
Brasília Geografia Int. Ampla Concorrência 688,09
Brasília História Int. Ampla Concorrência 703,88
Brasília História Int. Cota racial, renda livre 615,75
Brasília História Int. Escola Pública, renda livre 674,55
Brasília História Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 636,68
Brasília História Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 634,69
Brasília Letras – Português Int. Cota racial, renda livre 640,05
Brasília Letras – Português Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 623,89
Brasília Letras – Português Int. Escola Pública, renda livre 677,46
Brasília Letras – Português Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 636,62
Brasília Letras – Português Int. Ampla Concorrência 693,91
Brasília Letras – Francês Int. Cota racial, renda livre 634,28
Brasília Letras – Francês Int. Ampla Concorrência 686,6
Brasília Letras – Francês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 627,25
Brasília Letras – Francês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 623,06
Brasília Letras – Francês Int. Escola Pública, renda livre 667,68
Brasília Letras – Inglês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 639,37
Brasília Letras – Inglês Int. Ampla Concorrência 704,98
Brasília Letras – Inglês Int. Escola Pública, renda livre 677,4
Brasília Letras – Inglês Int. Cota racial, renda livre 634,45
Brasília Letras – Inglês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 675,92
Brasília Matemática Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,55
Brasília Matemática Int. Escola Pública, renda livre 725,72
Brasília Matemática Int. Ampla Concorrência 732,18
Brasília Matemática Int. Cota racial, renda livre 636,71
Brasília Matemática Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 646,05
Brasília Psicologia Int. Cota racial, renda livre 668,12
Brasília Psicologia Int. Escola Pública, renda livre 712,25
Brasília Psicologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 656,6
Brasília Psicologia Int. Ampla Concorrência 742,65
Brasília Psicologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 656,8
Brasília Administração Int. Cota racial, renda livre 651,98
Brasília Administração Int. Escola Pública, renda livre 680,86
Brasília Administração Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 637,89
Brasília Administração Int. Ampla Concorrência 709,45
Brasília Administração Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 656,11
Brasília Administração Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 638,8
Brasília Administração Not. Ampla Concorrência 702,83
Brasília Administração Not. Cota racial, renda livre 661,57
Brasília Administração Not. Escola Pública, renda livre 677,52
Brasília Administração Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 652,94
Brasília Agronomia Int. Cota racial, renda livre 629,38
Brasília Agronomia Int. Ampla Concorrência 693,05
Brasília Agronomia Int. Escola Pública, renda livre 672,55
Brasília Agronomia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,69
Brasília Agronomia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 619,05
Brasília Arquivologia Not. Escola Pública, renda livre 660,46
Brasília Arquivologia Not. Ampla Concorrência 674,38
Brasília Arquivologia Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 638,15
Brasília Arquivologia Not. Cota racial, renda livre 649,31
Brasília Arquivologia Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 628,86
Brasília Biblioteconomia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 632,49
Brasília Biblioteconomia Int. Cota racial, renda livre 634,57
Brasília Biblioteconomia Int. Ampla Concorrência 686,86
Brasília Biblioteconomia Int. Escola Pública, renda livre 652,88
Brasília Biblioteconomia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 627,52
Brasília Biotecnologia Int. Escola Pública, renda livre 702,14
Brasília Biotecnologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 643,71
Brasília Biotecnologia Int. Cota racial, renda livre 661,4
Brasília Biotecnologia Int. Ampla Concorrência 736,06
Brasília Biotecnologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 671,83
Brasília Ciência da Computação Int. Ampla Concorrência 746,58
Brasília Ciência da Computação Int. Escola Pública, renda livre 714,91
Brasília Ciência da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 657,8
Brasília Ciência da Computação Int. Cota racial, renda livre 686,74
Brasília Ciência da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 668,8
Brasília Ciência Política Int. Cota racial, renda livre 671,22
Brasília Ciência Política Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 643,03
Brasília Ciência Política Int. Ampla Concorrência 728,58
Brasília Ciência Política Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 644,58
Brasília Ciência Política Int. Escola Pública, renda livre 697,83
Brasília Ciências Ambientais Not. Ampla Concorrência 678,55
Brasília Ciências Ambientais Not. Cota racial, renda livre 634,43
Brasília Ciências Ambientais Not. Escola Pública, renda livre 670,03
Brasília Ciências Ambientais Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 638,57
Brasília Ciências Ambientais Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 611,95
Brasília Ciências Biológicas Not. Escola Pública, renda livre 686,65
Brasília Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 711,26
Brasília Ciências Biológicas Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 656,95
Brasília Ciências Biológicas Not. Cota racial, renda livre 640,06
Brasília Ciências Biológicas Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,77
Brasília Ciências Contábeis Int. Ampla Concorrência 697,05
Brasília Ciências Contábeis Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 628,77
Brasília Ciências Contábeis Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 651,05
Brasília Ciências Contábeis Int. Escola Pública, renda livre 664,54
Brasília Ciências Contábeis Int. Cota racial, renda livre 644,71
Brasília Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 699,31
Brasília Ciências Contábeis Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 639,85
Brasília Ciências Contábeis Not. Cota racial, renda livre 649,42
Brasília Ciências Contábeis Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 634,35
Brasília Ciências Contábeis Not. Escola Pública, renda livre 679,85
Brasília Ciências Econômicas Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 660,37
Brasília Ciências Econômicas Int. Cota racial, renda livre 684,55
Brasília Ciências Econômicas Int. Escola Pública, renda livre 730,83
Brasília Ciências Econômicas Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 644,28
Brasília Ciências Econômicas Int. Ampla Concorrência 733,54
Brasília Farmácia Int. Cota racial, renda livre 657,86
Brasília Farmácia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 650,12
Brasília Farmácia Int. Ampla Concorrência 709,14
Brasília Farmácia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 637,05
Brasília Farmácia Int. Escola Pública, renda livre 683,09
Brasília Farmácia Not. Escola Pública, renda livre 706,45
Brasília Farmácia Not. Ampla Concorrência 699,45
Brasília Farmácia Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 629,46
Brasília Farmácia Not. Cota racial, renda livre 648,18
Brasília Farmácia Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 636,31
Brasília Computação Not. Escola Pública, renda livre 687,25
Brasília Computação Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 634,14
Brasília Computação Not. Cota racial, renda livre 652,06
Brasília Computação Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 625,43
Brasília Computação Not. Ampla Concorrência 717,28
Brasília Comunicação Organizacional Not. Ampla Concorrência 695,05
Brasília Comunicação Organizacional Not. Cota racial, renda livre 650,78
Brasília Comunicação Organizacional Not. Escola Pública, renda livre 665,62
Brasília Comunicação Organizacional Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 618,28
Brasília Comunicação Organizacional Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 621,15
Brasília Direito Int. Cota racial, renda livre 706,83
Brasília Direito Int. Escola Pública, renda livre 740,98
Brasília Direito Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 695,49
Brasília Direito Int. Ampla Concorrência 759,45
Brasília Direito Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 688,88
Brasília Direito Not. Escola Pública, renda livre 733,45
Brasília Direito Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 672,74
Brasília Direito Not. Cota racial, renda livre 711,34
Brasília Direito Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 680,51
Brasília Direito Not. Ampla Concorrência 746,09
Brasília Educação Física Int. Cota racial, renda livre 641,94
Brasília Educação Física Int. Escola Pública, renda livre 649,15
Brasília Educação Física Int. Ampla Concorrência 696,71
Brasília Educação Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 626,35
Brasília Educação Física Int. Escola Pública, renda livre 652,43
Brasília Educação Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,4
Brasília Educação Física Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 609,35
Brasília Educação Física Int. Cota racial, renda livre 624,4
Brasília Educação Física Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 622,31
Brasília Educação Física Int. Ampla Concorrência 679,95
Brasília Enfermagem Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 668,26
Brasília Enfermagem Int. Cota racial, renda livre 679,68
Brasília Enfermagem Int. Escola Pública, renda livre 675,2
Brasília Enfermagem Int. Ampla Concorrência 720
Brasília Enfermagem Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,71
Brasília Engenharia Ambiental Int. Escola Pública, renda livre 723,75
Brasília Engenharia Ambiental Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,72
Brasília Engenharia Ambiental Int. Ampla Concorrência 736,31
Brasília Engenharia Ambiental Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 669,02
Brasília Engenharia Ambiental Int. Cota racial, renda livre 662,78
Brasília Engenharia Civil Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 702,75
Brasília Engenharia Civil Int. Cota racial, renda livre 710,32
Brasília Engenharia Civil Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 692,89
Brasília Engenharia Civil Int. Escola Pública, renda livre 755,88
Brasília Engenharia Civil Int. Ampla Concorrência 774,34
Brasília Engenharia de Computação Int. Ampla Concorrência 769,25
Brasília Engenharia de Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 672,05
Brasília Engenharia de Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 681,75
Brasília Engenharia de Computação Int. Cota racial, renda livre 695,85
Brasília Engenharia de Computação Int. Escola Pública, renda livre 750,77
Brasília Engenharia de Produção Not. Cota racial, renda livre 684,17
Brasília Engenharia de Produção Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 660,26
Brasília Engenharia de Produção Not. Ampla Concorrência 749,38
Brasília Engenharia de Produção Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 653,91
Brasília Engenharia de Produção Not. Escola Pública, renda livre 713,17
Brasília Engenharia de Redes de Comunicação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 674,49
Brasília Engenharia de Redes de Comunicação Int. Ampla Concorrência 744,37
Brasília Engenharia de Redes de Comunicação Int. Cota racial, renda livre 670,31
Brasília Engenharia de Redes de Comunicação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 638,42
Brasília Engenharia de Redes de Comunicação Int. Escola Pública, renda livre 707,2
Brasília Engenharia Elétrica Int. Cota racial, renda livre 719,77
Brasília Engenharia Elétrica Int. Ampla Concorrência 771,65
Brasília Engenharia Elétrica Int. Escola Pública, renda livre 676,69
Brasília Engenharia Elétrica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 677,68
Brasília Engenharia Elétrica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 696,05
Brasília Engenharia Florestal Int. Ampla Concorrência 714,48
Brasília Engenharia Florestal Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 643,91
Brasília Engenharia Florestal Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,46
Brasília Engenharia Florestal Int. Cota racial, renda livre 638,71
Brasília Engenharia Florestal Int. Escola Pública, renda livre 690,02
Brasília Engenharia Mecânica Int. Escola Pública, renda livre 746,69
Brasília Engenharia Mecânica Int. Ampla Concorrência 777,42
Brasília Engenharia Mecânica Int. Cota racial, renda livre 717,91
Brasília Engenharia Mecânica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 667,66
Brasília Engenharia Mecânica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 723,38
Brasília Mecatrônica Int. Escola Pública, renda livre 738,66
Brasília Mecatrônica Int. Ampla Concorrência 772,09
Brasília Mecatrônica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 689,92
Brasília Mecatrônica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 677,65
Brasília Mecatrônica Int. Cota racial, renda livre 705,05
Brasília Engenharia Química Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 662,85
Brasília Engenharia Química Int. Cota racial, renda livre 692,68
Brasília Engenharia Química Int. Ampla Concorrência 763,11
Brasília Engenharia Química Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 689,4
Brasília Engenharia Química Int. Escola Pública, renda livre 716,62
Brasília Estatística Int. Cota racial, renda livre 644,83
Brasília Estatística Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,45
Brasília Estatística Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 647,43
Brasília Estatística Int. Ampla Concorrência 721,68
Brasília Estatística Int. Escola Pública, renda livre 684,66
Brasília Filosofia Not. Ampla Concorrência 702,42
Brasília Filosofia Not. Escola Pública, renda livre 656,97
Brasília Filosofia Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,75
Brasília Filosofia Not. Cota racial, renda livre 645,82
Brasília Filosofia Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 627,03
Brasília Física Not. Ampla Concorrência 733,94
Brasília Física Not. Escola Pública, renda livre 704,78
Brasília Física Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 634,55
Brasília Física Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 632,68
Brasília Física Not. Cota racial, renda livre 683,54
Brasília Geofísica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 641,03
Brasília Geofísica Int. Ampla Concorrência 712,31
Brasília Geofísica Int. Cota racial, renda livre 642,75
Brasília Geofísica Int. Escola Pública, renda livre 676,14
Brasília Geofísica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 584,2
Brasília Geologia Int. Escola Pública, renda livre 687,72
Brasília Geologia Int. Ampla Concorrência 715,14
Brasília Geologia Int. Cota racial, renda livre 674,62
Brasília Geologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 654,98
Brasília Geologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 632,15
Brasília Gestão de Agronegócios Not. Ampla Concorrência 673,54
Brasília Gestão de Agronegócios Not. Escola Pública, renda livre 676,85
Brasília Gestão de Agronegócios Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 621,62
Brasília Gestão de Agronegócios Not. Cota racial, renda livre 635,77
Brasília Gestão de Agronegócios Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,98
Brasília Gestão de Políticas Públicas Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,85
Brasília Gestão de Políticas Públicas Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 642,57
Brasília Gestão de Políticas Públicas Not. Cota racial, renda livre 651,62
Brasília Gestão de Políticas Públicas Not. Ampla Concorrência 699,42
Brasília Gestão de Políticas Públicas Not. Escola Pública, renda livre 679,98
Brasília Gestão em Saúde Coletiva Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 615,52
Brasília Gestão em Saúde Coletiva Not. Ampla Concorrência 692,68
Brasília Gestão em Saúde Coletiva Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 626,18
Brasília Gestão em Saúde Coletiva Not. Cota racial, renda livre 616,28
Brasília Gestão em Saúde Coletiva Not. Escola Pública, renda livre 652,11
Brasília História Not. Escola Pública, renda livre 671,31
Brasília História Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 621,52
Brasília História Not. Ampla Concorrência 696,91
Brasília História Not. Cota racial, renda livre 652,97
Brasília História Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 643,65
Brasília Letras – Espanhol Not. Cota racial, renda livre 640,37
Brasília Letras – Espanhol Not. Escola Pública, renda livre 663,34
Brasília Letras – Espanhol Not. Ampla Concorrência 670,48
Brasília Letras – Espanhol Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 619,31
Brasília Letras – Espanhol Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 633,09
Brasília Letras – Japonês Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 624,85
Brasília Letras – Japonês Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 644,6
Brasília Letras – Japonês Not. Escola Pública, renda livre 637,91
Brasília Letras – Japonês Not. Cota racial, renda livre 627,63
Brasília Letras – Japonês Not. Ampla Concorrência 673,98
Brasília Letras – Português Not. Ampla Concorrência 689,71
Brasília Letras – Português Not. Escola Pública, renda livre 660,18
Brasília Letras – Português Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,51
Brasília Letras – Português Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 629,89
Brasília Letras – Português Not. Cota racial, renda livre 655,45
Brasília Letras – Português 2ª Língua Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,15
Brasília Letras – Português 2ª Língua Int. Ampla Concorrência 664,49
Brasília Letras – Português 2ª Língua Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 612,31
Brasília Letras – Português 2ª Língua Int. Escola Pública, renda livre 643,28
Brasília Letras – Português 2ª Língua Int. Cota racial, renda livre 621,88
Brasília Letras – Espanhol Not. Escola Pública, renda livre 648,38
Brasília Letras – Espanhol Not. Ampla Concorrência 671,4
Brasília Letras – Espanhol Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 638,29
Brasília Letras – Espanhol Not. Cota racial, renda livre 610,88
Brasília Letras – Espanhol Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 618,09
Brasília Letras – Francês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,91
Brasília Letras – Francês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 614,82
Brasília Letras – Francês Int. Ampla Concorrência 685,85
Brasília Letras – Francês Int. Cota racial, renda livre 616,29
Brasília Letras – Inglês Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 641,49
Brasília Letras – Inglês Int. Cota racial, renda livre 647,14
Brasília Letras – Inglês Int. Ampla Concorrência 695,88
Brasília Letras – Inglês Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 630,63
Brasília Letras – Inglês Int. Escola Pública, renda livre 688,35
Brasília Letras – Língua Estrangeira Int. Cota racial, renda livre 636,52
Brasília Letras – Língua Estrangeira Int. Ampla Concorrência 688,08
Brasília Letras – Língua Estrangeira Int. Escola Pública, renda livre 679,32
Brasília Letras – Língua Estrangeira Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 622,65
Brasília Letras – Língua Estrangeira Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 632,89
Brasília Matemática Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 643,51
Brasília Matemática Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 645,48
Brasília Matemática Not. Cota racial, renda livre 628,86
Brasília Matemática Not. Ampla Concorrência 713,46
Brasília Matemática Not. Escola Pública, renda livre 707,58
Brasília Medicina Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 754,08
Brasília Medicina Int. Escola Pública, renda livre 832,26
Brasília Medicina Int. Cota racial, renda livre 781,85
Brasília Medicina Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 764,38
Brasília Medicina Int. Ampla Concorrência 832,31
Brasília Medicina Veterinária Int. Escola Pública, renda livre 696,32
Brasília Medicina Veterinária Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 648,23
Brasília Medicina Veterinária Int. Cota racial, renda livre 679,05
Brasília Medicina Veterinária Int. Ampla Concorrência 733,94
Brasília Medicina Veterinária Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 669,2
Brasília Museologia Int. Cota racial, renda livre 626,66
Brasília Museologia Int. Ampla Concorrência 670,6
Brasília Museologia Int. Escola Pública, renda livre 626,28
Brasília Museologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 595,18
Brasília Museologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 622,35
Brasília Nutrição Int. Escola Pública, renda livre 707
Brasília Nutrição Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 660,78
Brasília Nutrição Int. Cota racial, renda livre 690,46
Brasília Nutrição Int. Ampla Concorrência 738,82
Brasília Nutrição Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 680,78
Brasília Odontologia Int. Escola Pública, renda livre 683,15
Brasília Odontologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 684,2
Brasília Odontologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 683,28
Brasília Odontologia Int. Ampla Concorrência 755,26
Brasília Odontologia Int. Cota racial, renda livre 709,95
Brasília Pedagogia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 624,03
Brasília Pedagogia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 620,8
Brasília Pedagogia Int. Escola Pública, renda livre 654,86
Brasília Pedagogia Int. Cota racial, renda livre 627,75
Brasília Pedagogia Int. Ampla Concorrência 672,28
Brasília Pedagogia Not. Escola Pública, renda livre 628,06
Brasília Pedagogia Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 634,91
Brasília Pedagogia Not. Cota racial, renda livre 628,75
Brasília Pedagogia Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 624,66
Brasília Pedagogia Not. Ampla Concorrência 673,28
Brasília Química Int. Escola Pública, renda livre 703,22
Brasília Química Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 652,97
Brasília Química Int. Ampla Concorrência 722,91
Brasília Química Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 616,88
Brasília Química Int. Cota racial, renda livre 650,65
Brasília Química Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 631,48
Brasília Química Not. Escola Pública, renda livre 681,38
Brasília Química Not. Ampla Concorrência 707,57
Brasília Química Not. Cota racial, renda livre 645,91
Brasília Química Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 625,82
Brasília Química Tecnológica Int. Escola Pública, renda livre 689,31
Brasília Química Tecnológica Int. Cota racial, renda livre 633,6
Brasília Química Tecnológica Int. Ampla Concorrência 716,03
Brasília Química Tecnológica Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 627,6
Brasília Química Tecnológica Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 670,57
Brasília Relações Internacionais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 674,46
Brasília Relações Internacionais Int. Ampla Concorrência 754,77
Brasília Relações Internacionais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 683,15
Brasília Relações Internacionais Int. Escola Pública, renda livre 724,86
Brasília Relações Internacionais Int. Cota racial, renda livre 680,25
Brasília Serviço Social Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 625,38
Brasília Serviço Social Int. Cota racial, renda livre 645,75
Brasília Serviço Social Int. Escola Pública, renda livre 655,51
Brasília Serviço Social Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 648,6
Brasília Serviço Social Int. Ampla Concorrência 684,75
Brasília Serviço Social Not. Escola Pública, renda livre 644,58
Brasília Serviço Social Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 625,28
Brasília Serviço Social Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 633,15
Brasília Serviço Social Not. Cota racial, renda livre 642,82
Brasília Serviço Social Not. Ampla Concorrência 676,17
Brasília Arte – Teoria, Crítica e História Not. Escola Pública, renda livre 669,65
Brasília Arte – Teoria, Crítica e História Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 616,89
Brasília Arte – Teoria, Crítica e História Not. Ampla Concorrência 689,38
Brasília Arte – Teoria, Crítica e História Not. Cota racial, renda livre 629,58
Brasília Arte – Teoria, Crítica e História Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 646,49
Brasília Turismo Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 614,6
Brasília Turismo Int. Escola Pública, renda livre 665,65
Brasília Turismo Int. Cota racial, renda livre 622,23
Brasília Turismo Int. Ampla Concorrência 675,12
Brasília Turismo Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 620,28
Gama Engenharia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,37
Gama Engenharia Int. Ampla Concorrência 722,89
Gama Engenharia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 657,28
Gama Engenharia Int. Escola Pública, renda livre 683,28
Gama Engenharia Int. Cota racial, renda livre 653,63
Planaltina Ciências Naturais Int. Cota racial, renda livre 589,88
Planaltina Ciências Naturais Int. Ampla Concorrência 649,45
Planaltina Ciências Naturais Int. Escola Pública, renda livre 622,17
Planaltina Ciências Naturais Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 609,85
Planaltina Ciências Naturais Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 591,85
Planaltina Ciências Naturais Not. Escola Pública, renda livre 629,2
Planaltina Ciências Naturais Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 611,26
Planaltina Ciências Naturais Not. Cota racial, renda livre 613,11
Planaltina Ciências Naturais Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 604,31
Planaltina Ciências Naturais Not. Ampla Concorrência 641,03
Planaltina Gestão Ambiental Not. Escola Pública, renda livre 643
Planaltina Gestão Ambiental Not. Cota racial, renda livre 613,54
Planaltina Gestão Ambiental Not. Ampla Concorrência 646,65
Planaltina Gestão Ambiental Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 612,75
Planaltina Gestão Ambiental Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 613,71
Planaltina Gestão do Agronegócio Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 605,62
Planaltina Gestão do Agronegócio Int. Cota racial, renda livre 605,28
Planaltina Gestão do Agronegócio Int. Escola Pública, renda livre 623,42
Planaltina Gestão do Agronegócio Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 607,28
Planaltina Gestão do Agronegócio Int. Ampla Concorrência 646,23
Ceilândia Enfermagem Int. Cota racial, renda livre 663,22
Ceilândia Enfermagem Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 649,75
Ceilândia Enfermagem Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 628,15
Ceilândia Enfermagem Int. Ampla Concorrência 701,71
Ceilândia Enfermagem Int. Escola Pública, renda livre 671,92
Ceilândia Farmácia Int. Ampla Concorrência 702,62
Ceilândia Farmácia Int. Escola Pública, renda livre 680,85
Ceilândia Farmácia Int. Cota racial, renda livre 645,82
Ceilândia Farmácia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 630,14
Ceilândia Farmácia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 646,52
Ceilândia Fisioterapia Int. Escola Pública, renda livre 671,86
Ceilândia Fisioterapia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,65
Ceilândia Fisioterapia Int. Cota racial, renda livre 628,14
Ceilândia Fisioterapia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 637,95
Ceilândia Fisioterapia Int. Ampla Concorrência 701,68
Ceilândia Fonoaudiologia Int. Cota racial, renda livre 638,26
Ceilândia Fonoaudiologia Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 627,82
Ceilândia Fonoaudiologia Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 630,42
Ceilândia Fonoaudiologia Int. Ampla Concorrência 679,32
Ceilândia Fonoaudiologia Int. Escola Pública, renda livre 646,46
Ceilândia Gestão em Saúde Int. Escola Pública, renda livre 635,42
Ceilândia Gestão em Saúde Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 605,03
Ceilândia Gestão em Saúde Int. Cota racial, renda livre 615,46
Ceilândia Gestão em Saúde Int. Ampla Concorrência 661,02
Ceilândia Gestão em Saúde Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 617,88
Ceilândia Terapia Ocupacional Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 610,28
Ceilândia Terapia Ocupacional Int. Ampla Concorrência 662,25
Ceilândia Terapia Ocupacional Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 600,11
Ceilândia Terapia Ocupacional Int. Escola Pública, renda livre 633,68
Ceilândia Terapia Ocupacional Int. Cota racial, renda livre 596,89

O post UnB – Notas de Corte Sisu 2016 na Universidade de Brasília apareceu primeiro em Blog do Enem.

10 temas de Geografia que mais caem no Enem e no Vestibular

Posted: 10 May 2016 01:23 PM PDT

Apesar de existirem muitos conteúdos para serem cobrados nas provas do Enem e dos Vestibulares, há sempre os preferidos pelas bancas: Globalização, Analfabetismo, Geografia Humana, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento, Fuso Horário, Alimentos Transgênicos, e Mudanças Climáticas.

São conteúdos de fundamentos de cada área ou disciplina e que podem ser articulados com assuntos mais atualizados. E, no caso do Enem, conseguem ser usados em questões multidisciplinares.

Os 10 temas que mais caem de Geografia no Enem

Estude na lista abaixo 10 tópicos de Geografia entre os mais prováveis de aparecerem em sua próxima prova. Em cada um deles você encontra uma aula completa com textos, vídeos, exercícios e dicas para melhorar o seu desempenho. É contigo!

 

01

Globalização, que fenômeno é esse? – Geografia Enem

Você já ouviu falar em globalização diversas vezes. Esse tema está presente em nosso dia-a-dia, nos jornais, TV, propagandas. Mas afinal será que sentimos os efeitos da globalização?

http://blogdoenem.com.br/globalizacao-que-fenomeno-e-esse-geografia-enem/

02

Vias de Transporte no Norte e a Transamazônica Brasileira

A região Norte ainda possui grandes áreas preservadas. Contudo rodovias foram construídas trazendo desenvolvimento! Confira os detalhes nesta aula.

http://blogdoenem.com.br/transamazonica-geografia/

03

Aspectos Populacionais do Continente Americano

Sabemos que devido à colonização europeia, houve uma grande miscigenação na América. Isso trouxe também uma diversidade cultural.Você já parou para pensar?

http://blogdoenem.com.br/aspectos-populacionais-geografia-enem/

compartilhe

04

O Analfabetismo e as dificuldades de aprendizagem

Um país que quer ser reconhecido, precisa investir em educação. Vamos relembrar e entender como o analfabetismo influencia na vida da população?

http://blogdoenem.com.br/analfabetismo-aprendizagem-geografia/

05

Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo

Vivemos em um mundo onde as propagandas nos bombardeiam a todo o momento. Será que percebemos? Que estamos preparados para essa enxurrada de produtos oferecidos?

http://blogdoenem.com.br/geografia-consumo-consumismo/

06

Os alimentos Transgênicos, que bicho é esse?

Você sabe o que são os transgênicos? Ultimamente ouvimos muito sobre, mas será que realmente estamos por dentro deste assunto? Então se prepare, essa aula ajudará você a entender melhor!

http://blogdoenem.com.br/alimentos-transgenicos-geografia-enem/

07

Os Fusos Horários Brasileiros – Geografia Enem

Os fusos horários determinam a hora em todos os lugares do planeta. Você sabia que o Brasil também possui um sistema de fusos? Vamos entender como o Brasil se organiza com os horários?

http://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

blogdoenem-apostilas

08

Geografia- Enem – O derretimento das Calotas Polares

Você sabia que as regiões mais extremas do planeta são motivos de preocupação na área de estudo da Geografia? Isso acontece, pois estão sendo ameaçadas.

http://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/

09

Vamos entender um pouco sobre o Aquecimento Global

Você sabe quais os efeitos e as consequências da temperatura no mundo hoje? O aquecimento global é uma temática muito abordada no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

http://blogdoenem.com.br/aquecimento-global/

10

Furacão, fúria da natureza – Geografia Enem

Sistemas com o poder destrutivo de uma bomba atômica. Esse é o furacão, capazes de dizimar uma cidade. Como ele se forma? Como lidar com um fenômeno desses?

http://blogdoenem.com.br/furacao-geografia-enem/

O post 10 temas de Geografia que mais caem no Enem e no Vestibular apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!