Blog do Enem: simplificado como deve ser |
História geológica da terra – Geografia Enem Posted: 22 Jun 2016 02:04 PM PDT História geológica da terra: Vamos ver como tudo começou? Como assim? Bem, na verdade, há várias teorias de como aconteceu a formação da Terra, sendo que, as mais discutidas são duas: a teoria Criacionista e a Evolucionista, ou Científica.Pois bem, aqui, nos cabe falar apenas da Evolucionista, pois a Criacionista envolve a questão de crenças e o Enem não promove esse tipo de discussão. Além disso, as comprovações científicas apontam para a teoria Evolucionista, ok? O primeiro ponto é a questão do início de tudo, o chamado BIG BANG – a grande explosão, também conhecido como modelo da grande explosão térmica, Esta teoria parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria se esfriam. Com essa explosão, tivemos a formação do Universo, que é dividido em Galáxias, sendo a nossa chamada de Via Láctea. Nomenclatura recebida pela semelhança a um "caminho leitoso" quando visualizamos uma pequena parte da nossa galáxia em noites límpidas. Dentro da Via Láctea, temos os sistemas (quando objetos não estelares orbitam um sistema) e o nosso é o Sistema Solar, com uma estrela, o Sol e 8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Atenção: Plutão não é mais um planeta, ele foi "rebaixado" a planeta anão em 2006, quando a União Astronômica Internacional modificou os padrões para a classificação de planetas. Agora, olha que louco, se for considerado que a origem do Universo aconteceu em 1º de Janeiro, o sistema solar só apareceu em 9 de Setembro. A Terra se formou em 14 de Setembro. Logo em seguida, em 30 de Setembro começou a formação dos primeiros seres vivos. Contudo, até muito depois, não surgiram grupos de seres complexos: em 17 de Dezembro apareceriam os trilobites e os peixes; em 22, os Anfíbios; em 23, os répteis, e no dia 30, os mamíferos. Nessa escala, o ser humano apareceu sobre a Terra as 22h de 31 de Dezembro. Toda história documentada da humanidade ocuparia somente os 20 últimos segundos do ano. Os últimos 5 corresponderiam ao tempo que passou desde a Grécia clássica até os dias de hoje. ESTRUTURA DA TERRAContando com seu relevo irregular, o raio de média da Terra é de 6.371 km, no qual, feito um corte em seu perfil, observamos a divisão em três camadas:
Obs: As descontinuidades são as áreas de "transição" entre as camadas, digamos assim. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre no link abaixo e veja uma aula e depois não esqueça de fazer os exercícios, ok? Grande abraço e até mais! Para finalizar sua revisão, dê uma espiadinha nas excelentes videoaula a seguir:
EXERCÍCIOS1 – (UEL) Considere as frases a seguir. A "Afinal, o que é o homem dentro da natureza? […] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[…] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais". (Blaise Pascal) B "A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma". (Jacques Monod) C "[…] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior". (Francis Crick) a) A, B, C. b) A, C, B. c) B, A, C. d) B, C, A. e) C, A, B. 2 – Em relação ao Universo. Coloque verdadeiro ou falso e depois assinale a alternativa correta. ( ) Entre todas as galáxias, a Via-Láctea é a que mais nos interessa, pois nela está situado o Sistema Solar. ( ) A Terra não faz parte de nenhuma galáxia. ( ) A teoria do “Big Bang” procura explicar a origem do universo, como tendo sido resultante da explosão de um átomo primordial fortemente carregado de energia, ocorrida há aproximadamente 15 bilhões de anos. ( ) Satélites são astros sem luz e calor próprio , que giram em torno de um planeta.
3 – (UFPE) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo: I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente. II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas. III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas. IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas. V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto. GABARITO1 – B 2 – C 3 – I. (V) O manto é a maior das camadas da Terra, posicionando-se acima do núcleo e, consequentemente, envolvendo-o. Ele realiza pequenos movimentos que formam as células de convecção. II. (F) A crosta oceânica apresenta rochas basálticas, principalmente em áreas vulcânicas. III. (V) A Astenosfera é composta por magma e posiciona-se logo abaixo da camada rochosa do planeta. IV. (F) O Núcleo é basicamente formado por Níquel e Ferro (NIFE). V. (V) As correntes de convecção do manto propiciam o movimento das placas tectônicas, que são segmentações da crosta terrestre. Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post História geológica da terra – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Formas de Relevo – Geografia Enem Posted: 22 Jun 2016 01:39 PM PDT Salve querido(a) candidato(a), tudo tranquilo? Não? Então, acalme-se! Agora tudo vai ficar favorável, pois falaremos sobre as formas do relevo! Assunto que adora aparecer nos vestibulares.A formação do relevo é o resultado de ações antigas e recentes, causadas pela natureza (agentes endógenos e exógenos) e pelo homem, ou seja, o relevo é dinâmico, em constante transformação. A sua "história" é contada pelos seus desníveis, fisionomias, diferenças de altitudes e tudo que faça parte da sua composição e que dá a forma às paisagens. Vem com a gente revisar Geografia para o Enem! Para entendermos melhor, foi feita uma classificação, diferenciando cinco formas de relevo diferentes: planície, planalto, montanhas, depressão e serra. Essas formas nos fazem entender tanto o meio natural, quanto a influência sobre as sociedades.
As planícies, são as formações, em geral, mais planas, ou seja, um relevo pouco acidentado, resultando em áreas de baixas altitudes. Essas áreas são as mais propensas a receberam grande quantidade de sedimentos. Na verdade, sua formação é basicamente sedimentar. Essas áreas são suscetíveis à alagamentos, principalmente as áreas que tem cursos d`água mais intensos. Por serem mais planas, a ocupação humana fica facilitada. Quando se apresentam mais ao interior, acaba sendo ocupada por grandes plantações e/ou criações de gado. Geralmente são encontradas nas áreas litorâneas e fluviais. Lembrando que nem todo litoral é formado por planície e nem as áreas fluviais.
Como o próprio nome sugere, são áreas mais ou menos planas, mas no alto, com altitudes superiores a 200 metros. Seus limites são bem marcados, geralmente pelas escarpas (formações íngremes que ligam a planície ao planalto) e por serras. Apesar de apresentar essas áreas planas, elas são mais onduladas e até acidentadas do que as planícies. Visão de um planalto marcado pelas escarpas Por apresentarem altitudes maiores do que as planícies, eles apresentam maior desgaste, ou seja, o processo erosivo é mais acelerado, as vezes, deixando as formas mais arredondadas. Pela sua formação, podem ser de três tipos diferentes: formação Basáltica (vulcões), Cristalino (ígneas intrusivas e metamórficas) e os Sedimentares (rochas sedimentares).
Dá para se dizer, que são a parte negativa do relevo. Como assim? Como ela sempre fica pelo menos, 200 metros abaixo do local de referência, é tido como a parte negativa. As depressões podem ser Relativa, quando ela não chega ao nível do mar ou Absoluta, quando ela fica abaixo do nível do mar. Geralmente são formadas de duas maneiras diferentes. Uma é pelo desgaste natural da região, de forma bastante lenta e a outra é pelo movimento epirogenético, quando a área "afunda" graças as forças endógenas.
É um tipo de relevo com elevações acentuadas, apresentando grandes altitudes e declividades. Quando aparecem em conjunto, temos a formação das cadeias montanhosas ou cordilheiras. Sua formação é variada, podendo ser através de vulcões, as de dobramentos, as de falhas e as de erosão. As de formação dobradas são as mais recentes, datadas de Era Cenozóica do Período Terciário, ainda em formação pelos movimentos das placas tectônicas, como no caso dos Alpes (Europa), Cadeia de Atlas (África), Cordilheira do Himalaia (Ásia), Montanhas Rochosas (América do Norte) e a Cordilheira dos Andes (América do Sul).
As serras, de uma forma bastante generalizadas, são formadas através do desgaste das montanhas, ou seja, são conjuntos de montanhas muito erodidas, no entanto, como uma das principais características das serras é o formato bastante arredondado do seu topo, formando quase que uma meia laranja e entre as montanhas desgastadas, temos os vales. Então queridão, queridona, tudo assimilado? Ficou com alguma dúvida? Dá uma espiadinha na vídeo aula e depois responda as questões, ok? Para finalizar a sua revisão, veja esta videoaula da professora Duda sobre as formas de relevo:Exercícios1 – (UFRN) O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes. Observe a figura:
Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica. b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha. c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados. d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes. 2 – Observe a imagem a seguir: A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de: a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d’água, resultando na formação de meandros. b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio. c) regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo. d) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio. e) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens. 3 – Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa. c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo. d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas. GABARITO1 – C 2 – A 3 – C Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post Formas de Relevo – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário