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Present Perfect – Revise Inglês para o Enem! Posted: 19 Jun 2016 04:39 PM PDT PRESENT PERFECT é um tempo verbal da língua inglesa. Usamos o PRESENT PERFECT para expressar as seguintes condições:
I have studied English for many years. (Estudo inglês há muitos anos.)
– I've been to China and Japan. (Estive na China e no Japão.)
–I've watched The GodFather many times. (Assisti o Poderoso Chefão muitas vezes.)
–I've just cleaned my bedroom. (Acabei de limpar o meu quarto.) A estrutura do Present Perfect é a que segue:Atenção! A forma reduzida do HAVE é 'VE e do HAS é 'S. Veja o exemplo:O HAVE é usado para I, you, we, they. Já a palavra HAS é usada com he, she, it.
Particípio Passado (Verbos Regulares):
(Eu nunca comi comida japonesa.) I've made several mistakes in the test. (Eu cometi muitos erros na minha vida.) I haven't seen Jurassic Park. (Eu nunca assisti Jurassic Park.) I have never drunk rice wine. (Eu nunca bebi vinho de arroz.) Para fazer a oração negativa, colocamos NOT após HAVE/HAS. Veja os exemplos: I have not seen this film = I haven't seen this film. Maria has not seen this film = Maria hasn't seen this film. E para fazer a oração interrogativa, colocamos HAVE/HAS antes do sujeito: Have you ever been to India? (Você já esteve na Índia?) Has she ever studied Latin? (Ela já estudou Latim na vida dela?) JUST/ALREADY/YET são advérbios comumente usados com o PRESENT PERFECT.
I've just cleaned my room (Acabei de limpar o meu quarto.)
I've already cleaned my room. (Eu já arrumei o meu quarto.)
Have you done your homework yet? (Vocè já fez o seu dever de casa?) I haven't emailed her yet. (Eu ainda não mandei o email para ela.) FOR e SINCE também são usados no PRESENT PERFECT para dizer há quanto tempo a ação vem acontecendo. FOR é usado com a quantidade de tempo. Veja: I have known Carol for a long time. (Eu conheço a Carol há muito tempo.) SINCE é usado com a data Mary has been married with Tom since 2000. (Mary está casado com Tom desde 2000.) O PRESENT PERFECT é um tempo do presente. Ele sempre tem relação com o AGORA. Mary has lost her purse. (Mary perdeu a bolsa). Ou seja, Mary perdeu sua bolsa, mas não a encontrou, a bolsa continua sumida. Então, tem uma relação com o presente. O PRESENT PERFECT NUNCA apresenta data especifica como YESTERDAY, LAST YEAR, LAST MONTH, TWO DAYS AGO. O PAST SIMPLE é um tempo do passado. Ele tem relação apenas com o PASSADO. Mary lost her purse. Mary perdeu a bolsa. Não sabemos se ela continua perdida ou não sabemos apenas que aconteceu no passado. Para finalizar sua revisão, assista agora essa vídeoaula sobre PRESENT PERFECT no site: https://www.youtube.com/watch?v=fK-wkdGxzP0 Abraços e Boa Sorte! Agora, vamos praticar com alguns exercícios: QUESTÃO 1 (UFRRJ 2000) The infinitive and past simple forms of the verbs KNOWN and BEEN are: a) know and be. b) knew and being. c) know – knew and be – was/were. d) known – knew and be – was/were. e) know – knew and be – were/was. QUESTÃO 2 (UEL 1994) Life is so dull! I __________ anything interesting happen to me in ages! a) had b) have not c) have had d) don’t have e) haven’t had QUESTÃO 3 (FUVEST 1977) Qual destas sentenças está correta? a) I don’t have never taken a course in Japanese. b) I have never taken a course in Japanese. c) I never didn’t take a course in Japanese still. d) I ever did not take a course in Japanese. e) I took not a course in Japanese ever. QUESTÃO 4 ( FUVEST 1977) Indique a resposta certa para “Has he heard the news?” utilizando “no”: a) No, I didn’t. b) No, I haven’t heard the news. c) No, he hasn’t. d) No, I haven’t. e) No, you haven’t. QUESTÃO 5 (FUVEST 1979) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Have you __________ the correct alternative? a) choose b) chase c) choosed d) chose e) chosen QUESTÃO 6 (UNESP 1991) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir: He __________ learning English five years ago but he __________ it yet. a) has started – does not learn b) started – has not learned c) has started – learn d) started – have not learned e) have started – did not learn GABARITO: QUESTÃO 1 – C QUESTÃO 2 – E QUESTÃO 3 – B QUESTÃO 4 – C QUESTÃO 5 – E QUESTÃO 6 – B Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca O post Present Perfect – Revise Inglês para o Enem! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Funções orgânicas oxigenadas – Química Enem Posted: 19 Jun 2016 03:54 PM PDT As funções orgânicas oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster.Que tal rever essas funções e mandar ver na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Estude com a gente! Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é o elemento químico de maior presença nos compostos orgânicos. Muitos compostos oxigenados tem importância biológica como, por exemplo: o açúcar comum (C12H22O11), o amido (C6H10O5)n, a glicerina (C3H8O3), o colesterol (C27H46O) etc. Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/Veja as principais funções orgânicas oxigenadas:Álcoois: São compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas (−OH) ligadas diretamente a átomos de carbono saturados. Exemplos: * Fenóis: São compostos orgânicos com uma ou mais hidroxilas (-OH) ligadas diretamente ao anel aromático. Exemplos: Fique ligado! O grupo funcional os fenóis é a hidroxila (OH). È o mesmo grupo funcional dos álcoois. A diferença é que, nos álcoois, o OH deve estar ligado a um átomo de carbono saturado, enquanto nos fenóis, o OH deve estar ligado a um átomo de carbono de um anel aromático, portanto, a um carbono insaturado. * Aldeídos: São compostos orgânicos que possuem o grupo funcional aldoxila, metanoíla ou formila (- CHO-) ligado à cadeia carbônica. Exemplos: Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html* Cetonas: Possuem o grupo carbonila (C=O) entre dois carbonos; Exemplos: * Ácidos carboxílicos: Possuem o grupo carboxila (-COOH) (carbonila+hidroxila) ligado à cadeia carbônica. Exemplos: * Ésteres: Ésteres orgânicos são compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar). Seus nomes são semelhantes aos dos sais, veja: Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Teoria do octeto. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/teoria-do-octeto-quimica-enem/* Éteres: são compostos orgânicos em que o oxigênio está diretamente ligado a duas cadeias carbônicas (ou seja, a dois grupos alquila ou arila, R-O-R). Veja alguns exemplos de éteres: Quer saber mais sobre as funções orgânicas oxigenadas? Então assista ao vídeo do Química mais 10 com Prof. Guilherme Vargas e tire de letra a prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil!Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! (FM Petrópolis RJ, 2016) O Propionato de Drostanolona é um esteroide, também conhecido pelo nome comercial Masteron, preferido entre os fisiculturistas, por apresentar uma série de vantagens sobre outras drogas sintéticas. Sua fórmula estrutural é e apresenta as seguintes funções orgânicas: a) aldeído e ácido carboxílico b) aldeído e éter c) éter e cetona d) éster e fenol e) éster e cetona Resposta: E Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias . O post Funções orgânicas oxigenadas – Química Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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