segunda-feira, 27 de junho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Estrutura da Redação Enem: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão

Posted: 26 Jun 2016 05:11 PM PDT

Você já deve saber que a estrutura da redação do Enem é composta por três partes principais: a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão. Mas você domina a estrutura de cada parte? Sabe quais informações apresentar e qual é a melhor forma de encadear suas ideias?

A partir de agora, vou apresentar um passo a passo de como estruturar sua redação e conquistar os avaliadores, vamos lá? Nunca se esqueça destas três palavras mágicas numa Redação: Introdução; Desenvolvimento; e, Conclusão.

Conquiste a banca da primeira à última linha na redação do Enem

Você já leu uma redação sem introdução e conclusão, apenas com parágrafos de desenvolvimento? Colocando assim pode parecer estranho, mas esse é um erro bastante comum. Para que você não perca pontos valiosos, é importante dominar a estrutura de uma dissertação argumentativa – o modelo de redação cobrado no Enem. Se essa ordem não é respeitada, o leitor fica confuso e não entende qual a tese o autor está defendendo.  redação estrutura destacada

A seguir, veja as características de cada parágrafo que o seu texto deve ter para garantir a nota 1000.

Introdução

Não é sem razão que este parágrafo é chamado de introdução. É nessa parte do texto que você vai expor (apresentar) as principais questões a serem abordadas no restante do texto.  No primeiro parágrafo, o leitor terá uma dimensão geral do assunto e vai entender as razões pelas quais a discussão do problema é relevante.

E nessa hora que você deve envolver o leitor e ser criativo o bastante para instigá-lo a continuar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é relacionar o tema a aspectos pessoais e/ou sociais. Mostre como essa questão pode afetar a vida do leitor ou como ele está relacionado a ela.

Uma boa maneira de treinar a introdução dos seus textos é ler, pelo menos uma vez por semana, artigos de jornais e revistas. Analise como autor utiliza as características desse gênero textual para chamar a atenção do leitor e instigar a curiosidade para o conteúdo que vem a seguir.

redação enem
Veja 10 exemplos de Redação Nota 1000

Veja um exemplo de um modelo de introdução:

"No último ano, o Brasil foi palco de inúmeros protestos populares. O País vinha enfrentando uma série de problemas políticos, econômicos e sociais que culminaram com o aumento das passagens de ônibus em diversas capitais. Embora tenham sido alvo de críticas no início, os manifestantes continuaram nas ruas e fizeram com o que o mês de junho de 2013 se tornasse um marco histórico".  

Alerta vermelho: O que você não deve fazer na Introdução

O principal cuidado que você deve ter ao escrever a introdução do seu texto é não misturar os assuntos. A pluralidade de ideias deixa o texto poluído e o leitor confuso. E ainda: não mencione nenhum fato na introdução que não será explorado ao longo do texto. Foque na sua tese principal.

É recomendável evitar períodos longos no primeiro parágrafo. O espaço para produzir orações mais longas é o desenvolvimento. E mesmo assim, esse recurso deve ser usado com bastante critério.

Veja agora o Desenvolvimento da Redação

Essa parte da sua redação pode ser resumida em uma única palavra: argumentação. É aqui que as informações mais polêmicas devem aparecer. Nesse espaço, você também pode dar voz a visões opostas sobre o assunto.

Tudo o que foi levantado na introdução deve ser discutido aqui. Meu conselho é que você reserve ao menos dois parágrafos para que todos os dados e referências fiquem claras para o leitor.  Desenvolva uma ideia diferente para cada parágrafo.

Veja um exemplo de um parágrafo de desenvolvimento. O trecho abaixo é uma continuação da introdução apresentada no item anterior.

“A violência e a depredação do patrimônio público eram as principais críticas em relação aos manifestantes. Diversas agências bancárias e bens públicos foram depredados, o que, para muitas pessoas, legitimou as ações repressivas da polícia. Mas a postura dos policiais foi amplamente condenada na mídia internacional e pelos setores considerados de esquerda. A partir daí, o número de manifestantes cresceu ainda mais. Dentre as inúmeras reivindicações estava o próprio direito à manifestação. As marchas deram propulsão a uma série de protestos nacionais que reverberam até os dias de hoje".

Alerta vermelho: O que não fazer no desenvolvimento

Como os parágrafos de desenvolvimento são mais longos, se você não estiver atento, corre o risco de repetir informações – o que acarreta na perda de pontos. O mesmo erro pode ocorrer na ânsia em convencer o leitor sobre os seus argumentos.

Outro cuidado importante é em relação aos exemplos. Eles devem ser bastante representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação. Imagine que seus exemplos são uma espécie de pontos luminosos do seu texto. Eles devem ser claros o bastante para dar ainda mais legitimidade aos seus argumentos.

Agora chegou a vez da Conclusão

Se a palavra-chave do desenvolvimento é argumentação, no último parágrafo o termo que você deve ter em mente é solução. Você levantou uma determinada questão ao longo do texto, certo? Agora é a hora de apresentar as possíveis saídas para o problema.

Nos parágrafos que utilizei como exemplo de introdução e desenvolvimento, optei por abordar a problemática das manifestações. Agora, acompanhe uma possível conclusão para o que foi apresentado anteriormente:

“Ao que tudo indica, os brasileiros vão seguir com as manifestações até que suas exigências sejam atendidas. Trata-se de um momento político delicado. A melhor forma de o governo lidar com essa situação é através do diálogo. As revoltas que surgiram em função da repressão sofrida pelos manifestantes mostram que a diplomacia é sempre a melhor forma de estabelecer uma conversa coerente e que gere resultado. Ao mesmo tempo, é imprescindível prestar contas e apontar melhorias para a situação atual".

Dicas do Blog do Enem – Depois continue com o Desenvolvimento da Redação.

1: quer conquistar a banca de avaliadores? Conheça quais são os cinco passos para sua redação agradar os professores http://blogdoenem.com.br/redacao-conquistar-avaliadores/

2: está com dúvidas na hora de decidir o sinal gráfico da vírgula? Acompanhe nossas dicas:http://blogdoenem.com.br/redacao-utilizar-virgula-corretamente/
 3: você tem alguma dúvida sobre os conceitos de coesão e coerência? Entenda mais sobre o assunto aqui: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/ 

Aula Gratuita sobre a Estrutura da Redação

Gostou das dicas? Ainda não acabou! A professora de Redação Rafaela Lôbo tem mais informações sobre a estrutura do modelo de redação cobrado no Enem. A videoaula tem 5min34 e está disponível no canal aberto do Youtube:

Dica 4: descubra quais as melhores formas de expor suas ideias em um texto dissertativo-argumentativo http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/
Este post foi escrito por Victor Barreto. Ele  é jornalista e já atuou como professor de inglês em diversas escolas, também trabalhou como assistente editorial. Atualmente, vive em São Paulo. Realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

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Desvende os mistérios da Tabela Periódica – Química Enem

Posted: 26 Jun 2016 07:03 AM PDT

Desvende os Mistérios da Tabela Periódica. Veja as Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos: abaixo.

Como critérios para a classificação dos elementos químicos dentro da Tabela Periódica de Mendeleev, utilizam-se as semelhanças entre as suas propriedades físicas e químicas, que estão associadas ao número de elétrons na camada de valência. Esta é a formulação que gera os padrões da Tabela Periódica. Achou complicado? Vamos traduzir para você mandar bem no Enem e no Vestibular.

Desde o início do século XIX, várias tentativas, sem grande sucesso, foram feitas para organizar os elementos. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869, na cidade de São Petersburgo, pelo químico russo Dmitri Mendeleev (1934 – 1907). Este químico classificou os elementos em ordem crescente de massa atômica, respeitando as propriedades químicas.  Veja a imagem atual da Tabela Periódica:6783.png

Com o conhecimento da estrutura atômica, ficou demonstrado que a identidade de um elemento químico está relacionada com o seu número de prótons. Isso implicou numa reformulação da Tabela Periódica.

A Tabela Periódica atual

Dentre os 109 elementos conhecidos, temos os naturais, que constituem a matéria do nosso mundo físico, e os artificiais, que foram obtidos em laboratórios de pesquisa nuclear. Existem cerca de 1730 elementos atualmente. Esse número compreende os isótopos de todos os átomos.

Períodos

Denomina-se período cada uma das linhas da tabela. O número do período corresponde ao número de camadas ocupadas pelos elétrons. Daí termos sete períodos. Veja:

  • 4Be: 1s2 2s2 2 camadas = 2º período
  • 11Na: 1s2 2s2 2p6 3s1 3 camadas = 3º período

Famílias

As dezoito colunas da tabela são denominadas famílias ou grupos. Os elementos que pertencem a uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes, pois possuem a mesma quantidade de elétrons na ultima camada.

Modernamente, as famílias são numeradas de 1 a 18, eliminando-se o uso das letras. Observamos na tabela que as famílias são designadas pelas letras A e B. aquelas indicadas pela letra A e a família zero recebem denominações especificas.

Família 1 (1A): metais alcalinos
Família 2 (2A): metais alcalinos terrosos
Família 13 (3A): família do Boro
Família 14 (4A): família do carbono
Família 15 (5A): família do nitrogênio
Família 16 (6A): calcogênios
Família 17 (7A): halogênios
Família 18 (0): gases nobres

O hidrogênio é diferente de todos os outros elementos e deveria ser colocado isoladamente na tabela periódica, portanto deveria ser colocado isoladamente na tabela; contudo, ele aparece na família 1A por apresentar um elétron no subnível s na sua única camada.

Em certas tabelas o elemento hidrogênio está colocado na família 7A pois ele é um não-metal.  A família 8B corresponde a três colunas: famílias 8, 9, 10. Depois temos a 3 (3B), 4 (4B), 5 (5B), 6 (6B), 7 (7B), 11 (11B) e 12 (12B).

Dica do Blog – Para gabaritar em Química no próximo Enem, relembre nesta aula os modelos atômicos e as partículas fundamentais, como o Átomo. modelos atômicos

Subdivisão da Tabela Periódica

Uma outra classificação que pode ser atribuída aos elementos químicos é quanto as suas propriedades.

Metais: Apresentam brilho, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis, apresentam dureza e tenacidade, possuem densidade e pontos de fusão e ebulição altos.
Semimetais: São elementos que apresentam propriedades intermediárias entre os metais e os não-metais (possuem pouca tendência a perder elétrons e formar cristais como os metais, não são bons condutores de eletricidade e calor).
Não-metais: Não apresentam brilho, dão origem a substâncias moleculares, não apresentam maleabilidade e possuem na sua maioria pontos de fusão e ebulição baixos.

Configuração eletrônica da Tabela Periódica

 Se o subnível mais energético é o s ou o p da ultima camada, dizemos que o elemento é representativo; famílias do grupo A. Neste grupo podemos localizar os elementos na tabela partindo do número de elétrons que o elemento possui na última camada.

Ex: 11Na = 1s2 2s2 2p6 3s1 3 elétrons na última camada = família 3A

Se o subnível mais energético é o d da penúltima camada, dizemos que o elemento é de transição externa. Entretanto, se o subnível mais energético é o f da antepenúltima camada, dizemos que o elemento é de transição interna.

Como conseqüência da distribuição dos elementos na tabela periódica segundo o número atômico, as propriedades químicas e a configuração eletrônica, podemos caracterizá-los sob um novo aspecto.

Localização de um elemento na tabela periódica

figura_23.jpg

Conhecendo um pouco sobre distribuição eletrônica e organização da tabela periódica, é possível você localizar a maioria dos elementos químicos.

Exemplo: Um elemento X com número atômico 12:  1s2 2s2 2p6 3s2

a sua última camada de energia é a 3ª, então esse elemento está no 3º período.
possui 2 elétrons na última camada, então está na família 2A.
nos elementos de transição, o número de elétrons deverá ser visto nos subníveis d caso seja transição externa e f transição interna.

Dica 2 – Sabe tudo sobre os tipos de matéria, fenômenos físicos e químicos? Relembre com esta aula de Química sobre as Propriedades da Matéria  e garanta sua nota no próximo Enem!  propriedades da matéria destacada

Aula Gratuita sobre Tabela Periódica

Antes de fazer os exercícios abaixo complete a sua revisão sobre as Propriedades dos Elementos Químicos e a organização da Tabela Periódica com este vídeo do professor Salman Khan. É uma excelente síntese. É conferir e nunca mais esquecer:

 

Desafios para você responder e compartilhar

Questão 01

(PEIES – UFSM – 2009).

figura_24.jpg

CARVALHO, Geraldo Camargo de; SOUZA, Celso Lopes de. Química de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2003, p.53.

Na representação da Tabela Periódica, as letras A, B e C equivalem, respectivamente, aos

a) elementos representativos, metais de transição interna, metais de transição externa.

b) elementos representativos, metais de transição externa, metais de transição interna.

c) metais de transição interna, elementos representativos, metais de transição externa.

d) metais de transição externa, elementos representativos, metais de transição interna.

e) metais de transição externa, metais de transição interna, elementos representativos.

Questão 02

(UFF 2010- adaptado) Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Com base na tabela periódica, é incorreto afirmar:

a) a energia de ionização de um elemento é a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo desse elemento no estado gasoso

b) os elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia da distribuição eletrônica de seus átomos é f.

c) a afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a energia associada ao ganho de um elétron num átomo do elemento no estado gasoso.

d) a família 1 da tabela periódica refere-se aos metais alcalinos.

e) as propriedades dos elementos são funções aperiódicas de seus números atômicos.

Questão 03

(PUC-MG) Referente a tabela periódica

Os elementos que apresentam maiores energias de ionização são da família dos:

a) metais alcalino-terrosos.

b) gases nobres.

c) halogênios.

d) metais alcalinos.

e) halogênios

Dica 3 – Você sabe quais os tipos de ligações químicas estabelecidas entre os átomos para formar as moléculas? Que tal relembrar? O Enem está próximo, então estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/enem-ligacoes-quimicas/

Questão 04

(UNIMEP-SP adaptado) Um determinado elemento químico está situado no quarto período da tabela periódica e pertence à família dos halogênios. Qual o seu número atômico?

a)19

b)20

c)34

d)35

e)36

Questão 05

(Enem adaptado) O ferro pode ser obtido a partir da hematita, minério rico em óxido de ferro, pela reação com carvão e oxigênio.

Quanto ao elemento ferro é correto afirmar.

a) é um semimental.

b) é um metal da família dos metais alcalinos terrosos.

c) é um metal de transição interna.

d) é um metal de transição externa.

e) é um metal representativo.

6783.png

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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