sábado, 11 de junho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Antonyms (Antônimos) – Revisão de Inglês para o Enem

Posted: 10 Jun 2016 05:15 PM PDT

Antônimos são palavras com significados opostos. Antônimos podem ser substantivos, adjetivos, advérbios e verbos.

Conhecer algumas dessas palavras ajuda e muito na interpretação de textos, como também resolução de algumas questões.  1

Para começar a sua revisão, veja no quadro a seguir alguns exemplos de adjetivos e seus antônimos na língua inglesa:

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Agora veja algumas preposições de movimento importantes e seus antônimos:

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Alguns sufixos ou prefixos podem indicar negação e formar antônimos: 

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Agora, veja alguns exemplos de utilização dessas palavras: 

I approve what you said but I disapprove your actions.

(Eu aprovo o que você disse mas eu desaprovo as suas ações).

Growing pet animals is legal but  wild animals is illegal.

(Criar animais de estimação é legal mas animais selvagens é ilegal).

It is possible to study in the library but it is impossible with the noise from outside.

(É possível estudar na biblioteca mas é impossível com o barulho do lado de fora).

English has regular and irregular verbs.

(Inglês tem verbos regulares e irregulares).

Your personal information is secure. NO need to be insecure about that.

(Sua informação pessoal é segura. Não tem necessidade de ficar inseguro sobre isso).

Pilots saw many unidentified flying objects in the identified space.

(Pilotos viram muitos objetos voadores não identificados no espaço identificado).

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Para uma revisão desta aula, nada como assistir uma videoaula! Uma boa escolha é esse endereço:

Agora, que tal resolver alguns exercícios e arrasar na prova do Enem? Use um dicionário inglês-português-inglês e boa sorte!!

Questão 1. (JFS 2010)

The revolutionary war hero and outstanding silversmith made the Sons of Liberty silver bowl in the case.

– The word outstanding cannot be defined as:

a) impressive.

b) remarkable.

c) stunning.

d) feeble.

e) striking.

Questão 2. (JFS 2009)

In the sentences "The police, firefighters and other emergency personnel joined about 150 volunteers" and "Most of the injured passengers were able to walk out of the station, but about 20 were carried out on red stretchers",

The word about cannot be replaced by:

a) some.

b) within.

c) approximately.

d) almost.

e) roughly.

GABARITO:

QUESTÃO 1 – D

QUESTÃO 2 – C

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Regência Nominal – Revisão de Gramática para o Enem

Posted: 10 Jun 2016 04:35 PM PDT

Regência Nominal: Você sabia que existe relação de dependência entre alguns nomes? Isso mesmo. Além de serem dependentes, alguns ainda exigem preposição? Não sabia? Sem problema, é só você seguir lendo estas super dicas para desvendar estes mistérios!

Mas, por que estudar regência nominal? Para que serve? Dentre muitas coisas, serve para você se sair bem no Enem!

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Fique ligado(a) no conceito:

Regência nominal é a relação que se estabelece entre um nome (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido).

Considere a frase a seguir e observe que nela há uma inadequação:

NOVAS TECNOLOGIAS ALIMENTAM NOSSA CONFIANÇA UM FUTURO MELHOR.

Como se pode notar facilmente, nela foi omitida a preposição, que nesse caso é exigida pelo nome "confiança" (confiança em algo/alguém) que vincula essa palavra à expressão "um futuro melhor" e estabelece adequadamente a regência nominal. A frase estaria corretamente escrita da seguinte maneira:

Novas tecnologias alimentam confiança em um futuro melhor.

(confiança – termo regente; um futuro melhor – termo regido)

Veja outro exemplo:

Os novos funcionários ainda não estão aptos para o cargo.

(aptos – termo regido; para – preposição; o cargo – termo regido)

Quando o termo regente é um substantivo, adjetivo ou advérbio, chamamos de regência nominal ao modo como o complemento se liga a ele.

Observe nos exemplos seguintes que as palavras "alheio" e "preferível"l (termos regentes) exigem complemento regido ou preposição. Veja os exemplos:

Carlos está alheio a tudo.

Calar é preferível a falar sem pensar.

A relação entre um nome regente e seu termo regido se estabelece sempre por meio de uma preposição. A lista abaixo apresenta, como exemplos, alguns nomes e as preposições que mais comumente estabelecem o vínculo entre esses nomes e seus complementos.

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Da mesma forma que q regência verbal, a regência nominal segue as indicações da gramática normativa apoiada em usos mais formais da língua, baseada em exemplos de autores clássicos. 

Assim, para saber qual é a regência de uma palavra para uso mais formal da língua, deve-se consultar o dicionário ou a gramática.

Os pronomes relativos e a regência nominal

Os pronomes relativos ( que ,o/a qual, quem, cujo etc.) podem exercer, em determinadas construções sintáticas, o papel de termo regido por um nome. Nesses casos, é necessário introduzir, antes do relativo, a preposição exigida pelo nome. Veja estes exemplos:

  • Entre as poucas pessoas em quem tenho plena confiança está você. (Quem tem confiança, tem confiança em alguém/alguma coisa)
  • Os livros aos quais o professor fez referência não estão na biblioteca.( Quem faz referência, faz referência a alguém/alguma coisa)
Relembrou? Ficou mais fácil assim, não é mesmo? Então, agora, aumente o volume do seu computador para ouvir bem direitinho a explicação deste conteúdo através desta fantástica videoaula!

Agora, para fixar mais ainda, resolva os exercícios abaixo:

QUESTÃO 01

Tendo em vista  a relação de dependência manifestada entre um nome (termo regente) e seu respectivo complemento (termo regido), reescreva as orações a seguir, atribuindo-lhes a devida preposição.

a) O fumo é prejudicial * saúde.
b) Financiamentos imobiliários tornaram-se acessíveis * população.
c) Seu projeto é passível * reformulações.
d) Esteja atento * tudo que acontece por aqui.
e) Suas ideias são compatíveis * as minhas.

QUESTÃO 02

As palavras ansioso, contemporâneo e misericordioso regem, respectivamente, as preposições:
a) a – em – de – para.
b) de – a – de.
c) por – de – com.
d) de – com – para com.
e) com – a – a.

QUESTÃO 03

Exercite seus conhecimentos e construa orações aplicando corretamente a regência nominal.

QUESTÃO 04

Indique onde há erro de regência nominal:

a) Ele é muito apegado em bens materiais.
b) Estamos fartos de tantas promessas.
c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja.
d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável.

QUESTÃO 05

Diante das orações que seguem, analise-as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição "a":

a) Estou ávido * boas notícias.
b) Esta canção é agradável * alma.
c) O respeito é essencial * boa convivência.
d) Mostraram-se indiferentes * tudo.
e) O filme é proibido * menores de dezoito anos.

GABARITO:

Questão 1

a) O fumo é prejudicial à saúde.
b) Financiamentos imobiliários tornaram-se acessíveis à população.
c) Seu projeto é passível de reformulações.
d) Esteja atento a tudo que acontece por aqui.
e) Suas ideias são compatíveis com as minhas.

Questão 2 – C

Questão 3

a) Estamos ansiosos por notícias.
b) O amor é uma virtude comum a todos.
c) Este rapaz é bacharel em direito.
d) A aluna era alheia a todas as informações.
e) Tenha obediência às leis de trânsito.

Questão 4 – A

Questão 5 – A

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

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Acentuação diferencial – Revisão de Gramática para o Enem

Posted: 10 Jun 2016 01:42 PM PDT

Acentuação diferencial: Você sabia que em 2009, começaram a vigorar no Brasil as novas regras de ortografia definidas pelo acordo aprovado em 1990 pelos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa?

Até 2008, escrevia-se, por exemplo, "pêlo" (substantivo) com acento, para que essa palavra ficasse, na grafia, diferente de "pelo" (preposição). Esse acento, chamado de diferencial, foi eliminado de praticamente todos os vocábulos em que, até aquela época, era empregado.

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Atualmente, o acento diferencial é de uso obrigatório em apenas duas das palavras e de uso opcional em outras duas. Observe, a seguir, esses casos:

ACENTO DIFERENCIAL OBRIGATÓRIO

O quadro abaixo apresenta as duas únicas palavras em que o acento diferencial deve, OBRIGATORIAMENTE, ser empregado. Compare as palavras de cada par:

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Agora, observe estes dois exemplos:

  • Vou pôr o livro na estante. (acento obrigatório; significa "colocar")
  • O ônibus passa por essa rua? (preposição; sem acento)

Agora, observe estes outros dois exemplos:

  • Ontem ela não pôde vir aqui. (acento obrigatório; indica tempo passado)
  • Por favor, quem pode me ajudar? (sem acento; indica tempo presente)

ACENTO DIFERENCIAL OPCIONAL

O acento diferencial é opcional, facultativo, somente em duas palavras:

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Veja estes exemplos:

  • Você exige que nós dêmos/demos apoio à sua proposta?

OBSERVAÇÃO: Existe também a forma demos, que indica tempo passado e que é SEMPRE escrita SEM ACENTO. Exemplo:

  • Ontem à noite, demos um passeio pela praia.

Outro exemplo:

  • O pedreiro encheu a fôrma/forma com concreto.

OBSERVAÇÃO: Existe também a palavra forma (pronunciada com ó), que pode significar "formato" ou pode funcionar como verbo (formar) e é SEMPRE escrita SEM ACENTO. Exemplos:

  • A escultura tem a forma de um disco voador.
  • O rio forma uma grande curva quando chega ao mar.
Conteúdo fácil e simples, não é mesmo? Mas mesmo assim para você realmente não errar mais, reforce com esta videoaula!

Agora mostre que você é capaz e resolva todos os exercícios propostos:

Questão 01

Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:

a) O menino nervoso pára de repente.

b) Toda manhã, ela côa o café.

c) Gosto de pêra madura.

d) Preciso pôr as coisas em ordem.

e) n.d.a.

Questão 02

"À luz de seu magnífico ______ -de-sol ______ parece uma cidade ______ .

a) por, Itaguaí, tranquila
b) por, Itaguai, tranqila
c) por, Itaguaí, tranqüila
d) pôr, Itaguaí, tranqüila
e) pôr, Itaguai, tranquila

GABARITO

Questão 01 – D

Questão 02 – D

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook:  https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

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Barroco no Brasil – Literatura Enem

Posted: 10 Jun 2016 05:22 AM PDT

Literatura Enem: O Barroco, que se iniciou em Portugal, aproximadamente em 1580, também teve uma passagem importante na Literatura Brasileira. Vamos conferir nessa aula como isso aconteceu e, sem dúvidas, este post fará com que você arrase no seu Vestibular ou no Enem!

O período Barroco  na literatura se caracterizou por ser a junção de duas vertentes literárias: o Renascimento e a Idade Média. Ou seja, a produção literária barroca deixou de lado, em partes, o Classicismo renascentista e focou-se para o espiritualismo medieval. Veja na imagem o Padre Antônio Vieira, uma das figuras mais importantes do Barroco, tanto na literatura portuguesa quanto na literatura brasileira.

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No Brasil, o marco inicial do Barroco foi no ano de 1601, quando o poema Prosopopeia (poema épico, sobre a influência da poesia de Camões na literatura que vinha sendo publicada no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII), de Bento Teixeira, foi publicado. E, assim, também é observada a ascensão do movimento árcade.

O Brasil, enquanto ainda colônia, pede uma observação quanto ao movimento literário em questão, geográfica e cronologicamente diferentes: o Barroco literário e arquitetônico da Bahia do século XVII, e o Barroco mineiro do século XVIII. É importante saber que este último se manifestou tardiamente, fazendo contemporaneidade com a escola literária do Arcadismo.

Mas, o Barroco abriu no Brasil também uma vertente de fina ironia, com o baiano Gregório de Matos Guerra, também conhecido como ‘O Boca do Inferno’. Veja abaixo sobre Gregório, e logo depois sobre o Padre Antônio Vieira.

Exemplos da Produção literária no Barroco no Brasil

Gregório de Matos Guerra – o Boca do Inferno (1623 – 1696) – Baiano, Gregório de Matos é o primeiro poeta brasileiro. Logo depois de seus estudos no colégio dos Jesuítas, vai para Portugal, em Coimbra, graduar-se em direito. Depois de formado, vive alguns anos em Lisboa, onde se casa e atua como advogado. Mais tarde, com a crise de seu casamento e certa perseguição por suas sátiras, retorna à Bahia.

Conhecido por ser um poeta satírico (daí então o apelido Boca do Inferno), Gregório também fez, com capricho, poesia religiosa e poesia lírica. Sua obra é marcada por jogos de palavras e uso de figuras de linguagem, como, por exemplo, de maneira notória, a metáfora e a antítese.

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Em suas sátiras, o poeta ridiculariza o povo brasileiro, sujeito que trabalha para sustentar o colonizador "Que os brasileiros são bestas,/ e estarão a trabalhar/ toda a vida por manter/ maganos de Portugal", o clero e, em uma posição moralista, os costumes da sociedade baiana daquele século "O demo a viver se exponha,/ Por mais que a fama a exalta,/ Numa cidade onde falta/ Verdade, honra, vergonha.".

Nas poesias líricas e religiosas, é manifestada certa ideologia renascentista, juntamente com o conflito dado pela necessidade de viver a vida mundana enquanto se busca a pureza da fé ao mesmo tempo em que se espera o abrir da porta para a vida eterna:

Mui grande é vosso amor e o meu delito;

Porém pode ter fim todo o pecar,

E não o vosso amor, que é infinito.

 

Esta razão me obriga a confiar,

Que por mais que pequei, neste conflito

Espero em vosso amor de me salvar.

 Veja agora sobre o Padre Antônio Vieira:

 Antônio Vieira Nasceu em Lisboa, em 1608,  em morreu em Salvador, no Brasil, em 1697. Com sete anos de idade veio para o Brasil, ingressando mais tarde na Companhia de Jesus, tornando-se padre Jesuíta. Quando Portugal libertou-se do domínio espanhol (1640),  ele voltou para a terra natal, tornando-se confessor do rei.

Atacado pela Inquisição por defender os judeus, voltou ao Brasil em 1652. Foi expulso do Maranhão por combater a escravidão dos indígenas. Em Portugal, a Inquisição cassou-lhe o direito de pregar. Ele eternizou-se por suas ações e obras, e, também e com destaque, pela produção literária no estilo e na qualidade de suas pregações. Algumas são obras primas da literatura brasileira, como o Sermão da Sexagésima. Veja outra imagem do padre Antônio Vieira.

Literatura Enem

O Padre Antônio Vieira voltou definitivamente para o Brasil, onde continuou sua defesa dos negros e índios. Procurava adaptar textos da Bíblia para a realidade na qual estava pregando. Sua obra pode ser dividida em obras de profecia, cartas e sermões (parte mais importante de seus escritos).

Um dos sermões mais famosos de Vieira é o Sermão da Sexagésima (1655), que abre sua obra, como um prefácio ou uma declaração de princípios, em que apresenta uma teorização sobre a arte de pregar, uma aula de oratória sacra. Nele, Vieira defende o Conceptismo e ataca os exageros do Cultismo.

Veja um trecho do Sermão da Sexagésima, onde Vieira critica a corrupção:

Vós, diz Cristo Senhor Nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, por que quer que façam na terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta quanto está a nossa, havendo tantos nela que tem ofício de sal , qual será ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.

Ou é porque o sal não salga, e os Pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os Ouvintes, sendo verdadeira a doutrina, que lhes dão, e não querem receber; ou é porque o sal não salga, e os Pregadores dizem uma cousa e fazem outra, ou porque a terra se não deixa salgar, e os Ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem: ou é porque o sal não salga, e os Pregadores se pregam a si, e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os Ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites.

Não é tudo isto verdade? Ainda mal.

Legal saber um pouco sobre os primeiros poetas da Literatura Brasileira, não é mesmo? Para você ficar craque nos vestibulares e no Enem, no quesito Literatura, não deixe de assistir a vídeo aula do professor Lucas, do canal Hexag, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=lRprcMStE1c

Agora, não se esqueça de exercitar um pouco o conteúdo lido por você, estudante. Essa parte é muito importante! Vamos aos exercícios:

1- Enem (2014)

Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.

 

Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

 

Pois mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.

 

Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.

(DAMASCENO,  D. Melhores  poemas: Gregório de  Matos. São Paulo: 2006)

Com uma  elaboração de   linguagem e uma visão  de  mundo  que  apresentam  princípios barrocos, o   soneto de  Gregório de  Matos apresenta  temática expressa  por

a) visão cética  sobre as relações  sociais.

b) preocupação com  a identidade  brasileira.

c) crítica  velada à forma de governo  vigente.

d) reflexão sobre dogmas do  Cristianismo.

e) questionamento das  práticas  pagãs  na Bahia.

 

2- (VUNESP)

Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.

 

O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das sínteses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

 

Gabarito

1 – C

2 – C

Analice Literatura
O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook.

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