terça-feira, 14 de junho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 16ª Semana

Posted: 13 Jun 2016 05:29 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

Curso Enem Gratuito

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – 16ª semana de revisão de conteúdo

Nesta 16ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

Literatura:

O pós-modernismo – Revisão de Literatura para o Enem!

Pós-modernismo: as vanguardas poéticas – revise Literatura para o Enem!

Gramática:

Acentuação diferencial – Revisão de Gramática para o Enem

Regência Nominal – Revisão de Gramática para o Enem

Inglês:

Antonyms (Antônimos) – Revisão de Inglês para o Enem

Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles

Geografia:

Recursos minerais e a exploração no Brasil

As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia

Matemática:

Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências

Física:

Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica

História:

Roma Antiga: Cultura e Legado – História Enem

Roma Antiga: Período Imperial

Revoltas Coloniais Nativistas (Séc. XVII) – Revisão História Enem

Revoltas Coloniais Nativistas do Século XVIII – Revisão História Enem

Biologia:

Briófitas – Revisão do reino das plantas- Biologia Enem e Vestibular

Pteridófitas: samambaias e avencas – Revisão de Biologia

Gimnospermas: pinheiros e cicas! Revise Biologia com o Blog do Enem!

Angiospermas – Revisão sobre plantas – Biologia Enem

Meristemas e Tecidos de Revestimento – Biologia para o Enem

Redação:

Entenda a diferença entre Tema e Assunto da Redação Enem

Entenda a conjugação de alguns verbos – Redação Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/
Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/
Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!
Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 16ª Semana apareceu primeiro em Blog do Enem.

Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências

Posted: 13 Jun 2016 04:17 PM PDT

Conceito de Probabilidade: Neste post serão contempladas situações que envolvem experimentos aleatórios, cuja teoria probabilística estabelece e estuda as possibilidades de ocorrência.

Faça parte desta aula e seja capaz de responder a perguntas como: qual é a probabilidade de, em uma sala de aula com 30 alunos, pelo menos dois fazerem aniversário no mesmo dia?

mtm

Estudando probabilidade

Considere os seguintes experimentos:

– Aquecimento de água contida em uma panela.

– Queda livre de um corpo.

Conhecidas certas condições, podemos prever a temperatura em que a água entrará em ebulição e à velocidade com que o corpo atingirá o solo.

Os experimentos cujos resultados podem ser previstos, são denominados experimentos determinísticos.

Consideremos também os experimentos:

Lançamento de uma moeda e leitura da figura da face voltada para cima.

– Lançamento de um dado e leitura do número voltado para cima.

– Nascimento de uma criança.

– Sorteio de uma carta de baralho.

Mesmo que estes experimentos fossem repetidos várias vezes, nas mesmas condições, não seria possível prever o seu resultado. Estes experimentos são denominados experimentos aleatórios. A teoria das probabilidades estuda a forma de estabelecer as possibilidades de ocorrência destes experimentos.

Em nosso cotidiano, é frequente ouvirmos frases como "a probabilidade de chover amanhã é de mais 25%", "a probabilidade de que ocorram acidentes nas rodovias seria menos se as leis de trânsito fossem respeitadas" ou "a probabilidade de que haja reduções de preço é remota". Além dessas, existem muitas outras situações em que são utilizados cálculos para determinar as chances de que certo acontecimento ocorra.

Um meteorologista, por exemplo, a partir de algumas informações, pode calcular a probabilidade de que ocorram chuvas em determinada região nas próximas horas. Outra situação é a determinação do valor do seguro de um bem, que é calculado levando em consideração a probabilidade de perda ou avaria desse bem.

A partir dos conteúdos que estudaremos nesta aula, você poderá responder questões como:

  • Qual é a probabilidade de que, no lançamento de um dado sejam obtidos dois pontos?
  • Qual é a probabilidade de que, em uma ninhada de cinco cães, somente dois sejam fêmeas?

Probabilidade

Experimento Aleatório

São fenômenos que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis. O resultado final depende do acaso.

Exemplo:

Da afirmação “é provável que o meu time ganhe a partida hoje” pode resultar:

– que ele ganhe                – que ele perca                – que ele empate

Este resultado final pode ter três possibilidades.

Espaço Amostral

É o conjunto universo ou o conjunto de resultados possíveis de um experimento aleatório.

No experimento aleatório “lançamento de uma moeda” temos o espaço amostral  {cara, coroa}.

No experimento aleatório “lançamento de um dado” temos o espaço amostral  {1, 2, 3, 4, 5, 6}.

No experimento aleatório “dois lançamentos sucessivos de uma moeda” temos o espaço amostral :

{(ca,ca) , (co,co) , (ca,co) , (co,ca)}

Obs: cada elemento do espaço amostral que corresponde a um resultado recebe o nome de ponto amostral. No primeiro exemplo: cara pertence ao espaço amostral {cara, coroa}.

Eventos

É qualquer subconjunto do espaço amostral de um experimento aleatório.

Se considerarmos S como espaço amostral e E como evento: Assim, qualquer que seja E, se E c S (E está contido em S), então E é um evento de S.

Se E = S , E é chamado de evento certo.

Se E 22 S e E é um conjunto unitário, E é chamado de evento elementar.

Se E = Ø , E é chamado de evento impossível.

Conceito de Probabilidade

Chamamos de probabilidade de um evento A (sendo que A está contido no Espaço amostral) o número real P(A) , tal que : número de casos favoráveis de A / número total de casos

OBS: Quando todos os elementos do Espaço amostral tem a mesma chance de acontecer, o espaço amostral é chamado de conjunto equiprovável.

Exemplos:

1- No lançamento de uma moeda qual a probabilidade de obter cara em um evento A ?

S = { ca, co } = 2            A = {ca} = 1            P(A) = 1/2 = 0,5 = 50%

2- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número par em um evento A ?

S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6            A = { 2,4,6 } = 3            P(A) = 3/6 = 0,5 = 50%

3- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número menor ou igual a 6 em um evento A ?

S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6            A = { 1,2,3,4,5,6 } = 6            P(A) = 6/6 = 1,0 = 100%

Obs: a probabilidade de todo evento certo = 1 ou 100%.

4- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número maior que 6 em um evento A ?

S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6            A = {  } = 0            P(A) = 0/6 = 0 = 0%

Obs: a probabilidade de todo evento impossível = 0 ou 0%

Eventos Complementares

Sabemos que um evento pode ocorrer ou não. Sendo p a probabilidade de que ele ocorra (sucesso) e q a probabilidade de que ele não ocorra (insucesso), para um mesmo evento existe sempre a relação:

 p + q = 1

Obs: Numa distribuição de probabilidades o somatório das probabilidades atribuídas a cada evento elementar é igual a 1 onde p1 + p2 + p3 + … + pn = 1 .

Eventos Independentes

Quando a realização ou não realização de um dos eventos não afeta a probabilidade da realização do outro e vice-versa.

Exemplo: Quando lançamos dois dados, o resultado obtido em um deles independe do resultado obtido no outro. Então qual seria a probabilidade de obtermos, simultaneamente, o nº 4 no primeiro dado e o nº 3 no segundo dado ?

Assim, sendo P1 a probabilidade de realização do primeiro evento e P2 a probabilidade de realização do segundo evento, a probabilidade de que tais eventos se realizem simultaneamente é dada pela fórmula:

  P(1 n 2) = P(1 e 2) = P(1) x P(2)

P1 = P(4 dado1) = 1/6      P2 = P(3 dado2) = 1/6

P total = P (4 dado1) x P (3 dado2) = 1/6 x 1/6 = 1/36

Eventos Mutuamente Exclusivos

Dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos quando a realização de um exclui a realização do(s) outro(s). Assim, no lançamento de uma moeda, o evento “tirar cara” e o evento “tirar coroa” são mutuamente exclusivos, já que, ao se realizar um deles, o outro não se realiza.

Se dois eventos são mutuamente exclusivos , a probabilidade de que um ou outro se realize é igual à soma das probabilidades de que cada um deles se realize:

  P(1 U 2) = P(1 ou 2) = P(1) + P(2)

Exemplo: No lançamento de um dado qual a probabilidade de se tirar o nº 3 ou o nº 4 ?

Os dois eventos são mutuamente exclusivos então:   P = 1/6 + 1/6 = 2/6 = 1/3

Obs: Na probabilidade da união de dois eventos A e B, quando há elementos comuns, devemos excluir as probabilidades dos elementos comuns a A e B (elementos de A n B ) para não serem computadas duas vezes. Assim P(A U B) = P(A) + P(B) – P(A n B)

Exemplo: Retirando-se uma carta de um baralho de 52 cartas, qual a probabilidade da carta retirada ser ou um ÁS ou uma carta de COPAS?

P(ÁS U Copas) = P(ÁS) + P(Copas) – P(ÁS n Copas) = 4/52 + 13/52 – 1/52 = 16/52

Probabilidade Condicional

Se  A  e  B são dois eventos, a probabilidade de B ocorrer , depois de A ter acontecido é definida por : P (B/A), ou seja, é chamada probabilidade condicional de B. Neste caso os eventos são dependentes e definidos pela fórmula:

 P (A e B ) = P (A) x P(B/A)

Exemplo: Duas cartas são retiradas de um baralho sem haver reposição. Qual a probabilidade de ambas serem COPAS ?

P (Copas1 e Copas2) = P(Copas1) x P(Copas2/Copas1) = 13/52 x 12/51 = 0,0588 = 5,88 %

P(Copas1) = 13/52

P(Copas2/Copas1) = 12/51

Assista a vídeo aula selecionada que apresenta um resumo para o Enem!!!
https://www.youtube.com/watch?v=cbQtq_iJ8_Y

Exercícios

1- (Mack – SP) Escolhido ao acaso um elemento do conjunto dos divisores positivos do número 30, a   probabilidade de que ele seja par, ou primo é?

a) 1/8

b) 3/4

c) 1/2

d) 3/8

e) 7/8

Alternativa b

2-(BNB 2014 – FGV) Pedro pergunta a Paulo se ele pode trocar uma nota de R$ 100,00 por duas notas de R$ 50,00. Paulo responde que tem exatamente R$ 200,00 na carteira em notas de R$ 50,00, R$ 20,00 e R$ 10,00, mas não sabe quantas notas tem de cada valor. Sabe apenas que tem pelo menos uma de cada valor. Considere que todas as distribuições possíveis de notas de R$50,00, R$20,00 e R$10,00 que podem ocorrer na carteira de Paulo sejam igualmente prováveis. A probabilidade de que Paulo possa fazer a troca pedida por Pedro é de:

a) 2/13

b) 4/13

c) 5/13

d) 6/13

e) 7/13

Alternativa d

3- (2012 – Cesgranrio)  Uma moeda não tendenciosa é lançada até que sejam obtidos dois resultados consecutivos iguais. Qual a probabilidade de a moeda ser lançada exatamente três vezes?

a)  1/8

b) 1/4

c) 1/3

d) 1/2

e) 3/4

Alternativa b

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

O post Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências apareceu primeiro em Blog do Enem.

A Correção da Redação Enem 2015 foi liberada, confira a sua!

Posted: 13 Jun 2016 02:40 PM PDT

Alguns meses após o Resultado do Enem 2015… Enfim está liberada a correção da Redação Enem para que você possa ver como foi a análise do seu texto pelos membros da banca!  A Redação do ano de 2015 teve o tema A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira, um dos assuntos que teve grande relevância no ano passado.

No Enem de 2015 foram produzidas 5.631.606 redações, onde 104 alcançaram  a nota mil e 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Veja a seguir quais foram os critérios utilizados para a correção do seu texto, e logo abaixo o link para você acessar o seu texto com a correção.

Quer mandar bem na Redação do próximo Enem? Veja os 10 passos da Redação nota 1000, recomendados pela professora Fabiana De Lazzari, que dá aulas de Redação no Colégio Bandeirantes, de São Paulo. 10 passos redação Enem

Veja os critérios da correção da Redação Enem 2015

Cada um dos textos produzidos foram corrigidos por duas pessoas, que dão notas de 0 a 200 para cada um dos critérios abaixo. A média aritmética destas correções geram uma nota.

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, pelo qual o participante deve expor um aspecto relacionado ao tema, em defesa de uma posição.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Como é corrigida a redação enem 2015

Caso haja uma diferença muito grande (maior que 100 pontos) nas somas das correções, uma terceira pessoa irá avaliar essa redação. Caso persista a diferença, a redação será encaminhada a uma banca especial, formada por três novos membros que atribuirão a nota final. Todas essas informações são tiradas do próprio INEP, e você pode ter isso bem fixo como referência para escrever a sua Redação Enem.

Veja o link para acessar sua correção

Para verificar como foi corrigido o seu texto, você precisar do seu login e senha do Enem 2015. Então busque já no seu e-mail a senha, acesse o link site do Enem 2015 e veja como foi a sua correção!

Convidamos também os 104 alunos que conseguiram a nota 1000, que compartilhem suas redações conosco, para mostrar aos estudantes de 2016 como foi feita uma redação de desempenho máximo!   É só enviar em anexo para o e-mail redeenem@gmail.com, e teremos o prazer de parabenizar e publicar a sua redação!

Confira 10 textos com nota 1000 no Enem

Compare o texto dissertativo argumentativo da sua Redação do Enem com 10 textos aprovados com a nota máxima. Veja as dimensões em que você teve menor avaliação na correção, e compare com os textos nota 1000 para ver como você pode avançar na próxima Edição do Enem:  redação enem nota 1000 teaser horizontal

As dicas para uma boa redação começam sempre pelo exercício da leitura. Todos os professores recomendam este passo inicial. Ler, ler, e ler. E, depois, escrever, escrever, e escrever. Veja aqui como elaborar a estrutura da Redação do Enem: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

O post A Correção da Redação Enem 2015 foi liberada, confira a sua! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles

Posted: 13 Jun 2016 02:24 PM PDT

Inglês americano X Inglês britânico: Você sabia que, assim como o português falado no Brasil apresenta diferenças com o português falado em Portugal, o mesmo acontece com o inglês?

Não apenas com a pronúncia, mas também com palavras diferentes significando a mesma coisa e também com a ortografia de algumas palavras. Neste post você vai conhecer as principais diferenças entre o inglês falado nos dois países.

1

1- Vocabulário: Veja algumas termos que são utilizados e que têm o mesmo significado em português:

 11

2- As diferenças não terminam aí. Algumas expressões também podem ser diferentes:

3

3- Have got x have

Os britânicos usam "have got" quando querem dizer que possuem algo. Veja:

I have got a computer. (Eu tenho um computador.)

Os americanos, por sua vez, usam apenas "have":

I have a computer. (Eu tenho um computador.)

4- VERBOS REGULARES E IRREGULARES:

4

5- Muitos verbos que terminam em –ISE no inglês britânico são escritos com –IZE no inglês americano:

5
Boa sorte! Agora, para finalizar sua revisão, veja esta videoaula:
https://www.youtube.com/watch?v=Xr8KMWGvPPI

Agora, vamos resolver alguns exercícios para ver se você realmente entendeu! Decida se as palavras abaixo foram ditas por um americano ou por um britânico:

6

GABARITO:

a) Americano

b) Britânico

c) Americano

d) Americano

e) Britânico

f) Americano

g) Britânico

h) Britânico

i) Americano

j) Britânico

Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

O post Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles apareceu primeiro em Blog do Enem.

As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia

Posted: 13 Jun 2016 12:07 PM PDT

Salve, salve, candidato(a)! Vamos revisar Geologia? Com certeza, você sabe que a Terra tem entre 4,5 ou 5 bilhões de anos. Mas você sabia que este período todo é dividido em Eras?

Pois é, as Eras servem como referência de "estágios" pelos quais a Terra passou. Nós, seres humanos, não temos isso também? Sim! A infância, adolescência, juventude, a fase adulta e a idosa. Pois bem, a terra apresenta essas fases também! Saiba disso e muito mais com este post de geografia para o Enem!

geologia

Para começar sua revisão, veja a tabela a seguir:

1

A tabela de Eras Geológicas acaba explicando muita coisa dentro da Biologia e da Geografia. Focando nossa atenção para os fatos geológicos, podemos observar as formações das três estruturas terrestres.

As Eras estão divididas da mais antiga para a mais recente:

  • Azóica – seria o marco inicial, com a Terra recém formada, apenas sendo uma bola incandescente, com magma em toda sua superfície. Como a temperatura era muito elevada, tudo o que poderia evaporar, assim fazia, formando chuvas ininterruptas, porém, essa chuva não tocava a superfície, por ser muito quente, ela evaporava antes, formando mais nuvens, resultando em mais chuvas, até que a Terra foi se resfriando ao ponto das primeiras gotículas de água tocar a superfície, iniciando o processo de solidificação, a formação da Crosta Terrestre. Esse período de chuvas durou milhões de anos.
  • Arqueozóica – com a solidificação da superfície da Terra, tivemos a formação da primeira estrutura geológica, os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos. Essa acaba sendo a formação mais antiga, por isso, também a mais desgastada pelos processos erosivos. Durou até 2,5 bilhões de anos.
  • Proterozóica – a Era que antecedeu a vida animal na Terra e que continuava a formação dos Escudos Cristalinos, mas com a erosão, começou a formação das Bacias Sedimentares, formadas, geralmente em áreas mais baixas do relevo, pois eram as áreas que se depositavam os sedimentos. Mas encontramos vez ou outra, Bacias Sedimentares em regiões de planaltos, como isso é possível? Simples, com certeza havia uma montanha ou um vulcão inativo que sofreu erosão, deixando seus sedimentos no alto do planalto. Foi a Era mais longa, ocorreu entre 2,5 bilhões até 542 milhões de anos. Ficou dividida em 3 períodos: Paleoproterozóico, Mesoproterozóico e Neoproterozóico.

Obs: essas três Eras juntas, são chamadas de Pré-Cambriano.

  • Paleozóica – é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente:Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Nesta Era tivemos intensa formação das Bacias Sedimentares, no entanto, no Período Carbonífero ou Carbônico, tivemos a formação do Carvão Mineral. Ocorreu entre 542 milhões e 250 milhões de anos atrás.
  • Mesozóica – dividida em três Períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nesta Era temos a separação da Pangeia, ou seja, deu-se o início para a formação dos continentes. Esse processo, resultou na formação da terceira estrutura geológica, os Dobramentos Modernos, pois com os deslocamentos das Placas Tectônicas, as regiões de convergência deram origem a formação de montanhas, com os Alpes, a Cordilheira dos Andes, entre outras. Aconteceu entre 250 e 65 milhões de anos atrás.
  • Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário. Não há formação de novas estruturas geológicas, porém, há ainda a formação das três existentes, pois não deixamos de ter vulcões expelindo lavas, o processo erosivo é intenso e o deslocamento das placas tectônicas continuam, desenvolvendo os Dobramentos Modernos.

DERIVA CONTINENTAL

A Deriva Continental é uma teoria bastante antiga, porém, inicialmente, era considerado apenas o deslocamento dos continentes. Mas, posteriormente, foi descoberto que eram as placas tectônicas que estavam em movimento.

Francis Bacon, em 1620, apontou a possibilidade dos continentes terem sido unidos, pois ele afirmou que a costa oeste da África e a costa leste da América se encaixavam perfeitamente. Mas em 1912, Alfred Wegener construiu sua teoria de Deriva Continental com base nos fósseis e vegetação semelhantes nas duas costas. Para Wegener, tínhamos apenas um continente, a Pangeia, que se fragmentou e aos poucos foi se separando, como mostra a imagem a seguir:

2
Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2013/02/deriva-continental.html

Mas seus estudos só foram reconhecidos e confiados na década de 1960, quando foram feitos mapeamentos das águas mais profundas dos oceanos e puderam observar as falhas entre as placas. Hoje, sabe-se que a África e a América se afastam entre 2 e 3 cm ao ano, mas a América fica "presa" a oeste por conta do encontro com a placa de Nazca, dando origem a Cordilheira dos Andes.

44
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3753083/
Então, tudo entendido? Caso não, dá uma olhadinha na videoaula a seguir e depois faça os exercícios. Bons estudos! Abraço!
Vídeo aula
https://www.youtube.com/watch?v=wlKLMhyMiA0

Exercícios

1- Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.

A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

a) Cenozoica, Terciário e Quaternário

b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano

c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário

d) Paleozoica, Terciário e Quaternário

e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

 

2– Leia o texto abaixo e assinale o que for correto.

Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.)

O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste:

a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos.

b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado "Pangeia".

c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato.

d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos.

e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.

 

3- (Enem 2008) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico -, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23h59min 59,99s.

A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

4
Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

GABARITO

1- A

2- B

3- E

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

O post As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia apareceu primeiro em Blog do Enem.

Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica

Posted: 13 Jun 2016 11:16 AM PDT

Fibra óptica talvez não seja um termo estranho, pois ouvimos muito falar nela. Mas será que seria um tema comum mesmo? Você sabe por que utilizar as fibras ópticas e para que servem?

Entenda como funcionam as fibras ópticas e a sua relação com o fenômeno da reflexão total. Aprenda Física com o Blog do Enem para gabaritar o Enem e os vestibulares.

1

Atualmente consegue-se acessar a internet banda larga a uma velocidade altíssima devido ao aumento da capacidade dos sistemas de telecomunicações. E, isso de deve especificamente ao uso da fibra óptica – que melhora a taxa de transmissão de dados.

Para que estes dados sejam transmitidos é acoplado um laser que transmite nas fibras ópticas fazendo com que a luz viaje através das fibras. Para entender como a luz viaja através delas precisamos entender o que é a reflexão total.

Para começar, precisamos lembrar que quando a luz troca de meio (do ar para a água, por exemplo) ao se propagar temos o fenômeno da refração, onde ocorre uma mudança na velocidade com a qual a luz se propaga.

Isso faz com que tenhamos certa distorção na imagem que visualizamos. Dependendo do material, a luz sofrerá maior ou menor alteração da sua velocidade de propagação. Assim, concluímos que cada material possui seu índice de refração – que seria a maneira como determinado corpo deixa passar a luz através dele.

Para saber um pouquinho mais sobre a refração da luz, dê uma conferida no vídeo do canal O Kuadro:

https://www.youtube.com/watch?v=S4y41sykpxM

Agora que já recapitulamos a refração, veja a seguir o desenho de uma fibra óptica e de como a luz interage com ela:

2

Como você já deve ter ouvido falar, nos cabos de fibra óptica os sinais luminosos são transmitidos ao longo de determinadas distâncias com informações (a serem transmitidas e recebidas) por um receptor óptico que decodifica estes sinais.

A viagem destes sinais luminosos é feita através da reflexão total que acontece dentro da fibra. O índice de refração dentro da fibra é maior do que o índice de refração da sua casca e quando isso acontece podem ocorrer dois fenômenos físicos: refração de uma parte dos raios e reflexão.

Quando atinge um determinado ângulo limite estes raios não mais se refratam e passam a fazer uma reflexão total no interior desta fibra. Veja no esquema a seguir:

3

As condições que se seguem para a figura são as seguintes:

  • O índice de refração do meio 1 é maior que o do meio 2.
  • O ângulo limite é de 90º.
  • Para que haja reflexão total o ângulo de incidência deve ser maior que o ângulo limite.
Revise sobre ângulo limite e reflexão total neste curto vídeo do canal O Kuadro do YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=d5oBSqVWS7g

Existem ainda outras aplicações para a fibra óptica – como a sua utilização em endoscópios, telescópios, artigos de decoração, brinquedos e outras mais.

4
Imagem de um Endoscópio

As fibras ópticas também apresentam muitas vantagens em relação aos cabos condutores de eletricidade como:

  • Alta taxa de transmissão de dados;
  • É bastante leve;
  • Imunidade a interferências magnéticas.

Por fim podemos afirmar que a fibra óptica é um dos avanços da tecnologia indispensáveis hoje perante a necessidade atual de acesso a internet com qualidade. Fique atento para os próximos posts e bons estudos.

Exercícios

1- (UECE) Uma escova de dentes tem seu cabo feito de plástico azul, no qual estão presas cerdas de nylon incolor. As pontas das cerdas parecem azuis quando a escova é iluminada com a luz do dia. O fenômeno ótico responsável principal por essa coloração azul nas pontas das cerdas é denominado

a) interferência construtiva.

b) reflexão total.

c) difração.

d) interferência destrutiva.

2- (ENEM) Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do

Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado).

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a

a) ressonância.

b) refração.

c) difração.

d) reflexão.

e) difusão.

3- (UFSM) Antes do seu emprego nas comunicações, as fibras óticas já vinham sendo usadas para a iluminação e inspeção das cavidades do corpo humano, o que possibilitou o desenvolvimento de técnicas diagnósticas como a endoscopia. O fenômeno físico que permite guiar a luz, através de um feixe de fibras flexíveis, por um caminho curvo é a reflexão interna total. Para que esse fenômeno ocorra,

I. A luz deve incidir a partir de um meio de índice de refração mais alto sobre a interface com um meio de índice de refração mais baixo.

II. O ângulo de incidência da luz sobre a interface de separação entre dois meios deve ser tal que o ângulo de refração seja de, no mínimo,

III. A interface de separação entre os meios interno e externo deve ser revestida com um filme refletor.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas III.

c) apenas I e II.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

4- (COL.NAVAL) Observe a figura a seguir.

55

Uma das maiores revoluções ocorridas nas últimas décadas foi o uso de cabos de fibra óptica para o tráfego de dados (voz, imagem, som, …) através das redes de telecomunicação.

O maior desses cabos, atualmente, é o SeaMewe 3 que sai da Alemanha e chega até a Coreia do Sul, passando por 32 países, num total de  de comprimento. Considerando a trajetória da luz pela fibra óptica (ver figura) e que o tempo médio de transmissão de dados entre a Alemanha e a Coreia do Sul seja de, aproximadamente,  pode-se afirmar que na fibra óptica ocorre o fenômeno da

a) dispersão e a luz tem velocidade de

b) reflexão e a luz tem velocidade de

c) refração e a luz tem velocidade de

d) reflexão e a luz tem velocidade de

e) refração e a luz tem velocidade de

Gabarito 

1. [B] 2. [D] 3. [C] 4. [B]

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/

O post Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!