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- Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 16ª Semana
- Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências
- A Correção da Redação Enem 2015 foi liberada, confira a sua!
- Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles
- As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia
- Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica
Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 16ª Semana Posted: 13 Jun 2016 05:29 PM PDT Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem. O detalhe deste ano é que a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito! Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016. Curso Enem Online Gratuito – 16ª semana de revisão de conteúdoNesta 16ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude: Literatura:
Gramática:Inglês:
Geografia:
Matemática:
Física:História:
Biologia:
Redação:Curso Enem GratuitoQuer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online. Dica 1: Aproveite e teste os seus conhecimentos com o Simulado Enem: http://blogdoenem.com.br/simulado_enem/Dica 2: Estude com as listas de exercícios que o Blog do Enem preparou para você: http://blogdoenem.com.br/exercicios-resolvidos-enem-vestibular/Dica 3: Veja aqui todo o conteúdo do Curso Enem Gratuito: http://blogdoenem.com.br/apostilas-enem/. É gratuito, aproveite para revisar todo o conteúdo do Enem com as nossas apostilas!Dica 4: Saiba tudo para o Enem no blog: http://blogdoenem.com.br/Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Curso Enem Gratuito – Veja as aulas da 16ª Semana apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||
Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências Posted: 13 Jun 2016 04:17 PM PDT Conceito de Probabilidade: Neste post serão contempladas situações que envolvem experimentos aleatórios, cuja teoria probabilística estabelece e estuda as possibilidades de ocorrência.Faça parte desta aula e seja capaz de responder a perguntas como: qual é a probabilidade de, em uma sala de aula com 30 alunos, pelo menos dois fazerem aniversário no mesmo dia? Estudando probabilidadeConsidere os seguintes experimentos: – Aquecimento de água contida em uma panela. – Queda livre de um corpo. Conhecidas certas condições, podemos prever a temperatura em que a água entrará em ebulição e à velocidade com que o corpo atingirá o solo. Os experimentos cujos resultados podem ser previstos, são denominados experimentos determinísticos. Consideremos também os experimentos: –Lançamento de uma moeda e leitura da figura da face voltada para cima. – Lançamento de um dado e leitura do número voltado para cima. – Nascimento de uma criança. – Sorteio de uma carta de baralho. Mesmo que estes experimentos fossem repetidos várias vezes, nas mesmas condições, não seria possível prever o seu resultado. Estes experimentos são denominados experimentos aleatórios. A teoria das probabilidades estuda a forma de estabelecer as possibilidades de ocorrência destes experimentos. Em nosso cotidiano, é frequente ouvirmos frases como "a probabilidade de chover amanhã é de mais 25%", "a probabilidade de que ocorram acidentes nas rodovias seria menos se as leis de trânsito fossem respeitadas" ou "a probabilidade de que haja reduções de preço é remota". Além dessas, existem muitas outras situações em que são utilizados cálculos para determinar as chances de que certo acontecimento ocorra. Um meteorologista, por exemplo, a partir de algumas informações, pode calcular a probabilidade de que ocorram chuvas em determinada região nas próximas horas. Outra situação é a determinação do valor do seguro de um bem, que é calculado levando em consideração a probabilidade de perda ou avaria desse bem. A partir dos conteúdos que estudaremos nesta aula, você poderá responder questões como:
ProbabilidadeExperimento Aleatório São fenômenos que, mesmo repetidos várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis. O resultado final depende do acaso. Exemplo: Da afirmação “é provável que o meu time ganhe a partida hoje” pode resultar: – que ele ganhe – que ele perca – que ele empate Este resultado final pode ter três possibilidades. Espaço Amostral É o conjunto universo ou o conjunto de resultados possíveis de um experimento aleatório. No experimento aleatório “lançamento de uma moeda” temos o espaço amostral {cara, coroa}. No experimento aleatório “lançamento de um dado” temos o espaço amostral {1, 2, 3, 4, 5, 6}. No experimento aleatório “dois lançamentos sucessivos de uma moeda” temos o espaço amostral : {(ca,ca) , (co,co) , (ca,co) , (co,ca)} Obs: cada elemento do espaço amostral que corresponde a um resultado recebe o nome de ponto amostral. No primeiro exemplo: cara pertence ao espaço amostral {cara, coroa}. Eventos É qualquer subconjunto do espaço amostral de um experimento aleatório. Se considerarmos S como espaço amostral e E como evento: Assim, qualquer que seja E, se E c S (E está contido em S), então E é um evento de S. Se E = S , E é chamado de evento certo. Se E S e E é um conjunto unitário, E é chamado de evento elementar. Se E = Ø , E é chamado de evento impossível. Conceito de ProbabilidadeChamamos de probabilidade de um evento A (sendo que A está contido no Espaço amostral) o número real P(A) , tal que : número de casos favoráveis de A / número total de casos OBS: Quando todos os elementos do Espaço amostral tem a mesma chance de acontecer, o espaço amostral é chamado de conjunto equiprovável. Exemplos: 1- No lançamento de uma moeda qual a probabilidade de obter cara em um evento A ? S = { ca, co } = 2 A = {ca} = 1 P(A) = 1/2 = 0,5 = 50% 2- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número par em um evento A ? S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6 A = { 2,4,6 } = 3 P(A) = 3/6 = 0,5 = 50% 3- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número menor ou igual a 6 em um evento A ? S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6 A = { 1,2,3,4,5,6 } = 6 P(A) = 6/6 = 1,0 = 100% Obs: a probabilidade de todo evento certo = 1 ou 100%. 4- No lançamento de um dado qual a probabilidade de obter um número maior que 6 em um evento A ? S = { 1,2,3,4,5,6 } = 6 A = { } = 0 P(A) = 0/6 = 0 = 0% Obs: a probabilidade de todo evento impossível = 0 ou 0% Eventos ComplementaresSabemos que um evento pode ocorrer ou não. Sendo p a probabilidade de que ele ocorra (sucesso) e q a probabilidade de que ele não ocorra (insucesso), para um mesmo evento existe sempre a relação:
Obs: Numa distribuição de probabilidades o somatório das probabilidades atribuídas a cada evento elementar é igual a 1 onde p1 + p2 + p3 + … + pn = 1 . Eventos IndependentesQuando a realização ou não realização de um dos eventos não afeta a probabilidade da realização do outro e vice-versa. Exemplo: Quando lançamos dois dados, o resultado obtido em um deles independe do resultado obtido no outro. Então qual seria a probabilidade de obtermos, simultaneamente, o nº 4 no primeiro dado e o nº 3 no segundo dado ? Assim, sendo P1 a probabilidade de realização do primeiro evento e P2 a probabilidade de realização do segundo evento, a probabilidade de que tais eventos se realizem simultaneamente é dada pela fórmula:
P1 = P(4 dado1) = 1/6 P2 = P(3 dado2) = 1/6 P total = P (4 dado1) x P (3 dado2) = 1/6 x 1/6 = 1/36 Eventos Mutuamente ExclusivosDois ou mais eventos são mutuamente exclusivos quando a realização de um exclui a realização do(s) outro(s). Assim, no lançamento de uma moeda, o evento “tirar cara” e o evento “tirar coroa” são mutuamente exclusivos, já que, ao se realizar um deles, o outro não se realiza. Se dois eventos são mutuamente exclusivos , a probabilidade de que um ou outro se realize é igual à soma das probabilidades de que cada um deles se realize:
Exemplo: No lançamento de um dado qual a probabilidade de se tirar o nº 3 ou o nº 4 ? Os dois eventos são mutuamente exclusivos então: P = 1/6 + 1/6 = 2/6 = 1/3 Obs: Na probabilidade da união de dois eventos A e B, quando há elementos comuns, devemos excluir as probabilidades dos elementos comuns a A e B (elementos de A n B ) para não serem computadas duas vezes. Assim P(A U B) = P(A) + P(B) – P(A n B) Exemplo: Retirando-se uma carta de um baralho de 52 cartas, qual a probabilidade da carta retirada ser ou um ÁS ou uma carta de COPAS? P(ÁS U Copas) = P(ÁS) + P(Copas) – P(ÁS n Copas) = 4/52 + 13/52 – 1/52 = 16/52 Probabilidade CondicionalSe A e B são dois eventos, a probabilidade de B ocorrer , depois de A ter acontecido é definida por : P (B/A), ou seja, é chamada probabilidade condicional de B. Neste caso os eventos são dependentes e definidos pela fórmula:
Exemplo: Duas cartas são retiradas de um baralho sem haver reposição. Qual a probabilidade de ambas serem COPAS ? P (Copas1 e Copas2) = P(Copas1) x P(Copas2/Copas1) = 13/52 x 12/51 = 0,0588 = 5,88 % P(Copas1) = 13/52 P(Copas2/Copas1) = 12/51 Assista a vídeo aula selecionada que apresenta um resumo para o Enem!!!https://www.youtube.com/watch?v=cbQtq_iJ8_YExercícios1- (Mack – SP) Escolhido ao acaso um elemento do conjunto dos divisores positivos do número 30, a probabilidade de que ele seja par, ou primo é? a) 1/8 b) 3/4 c) 1/2 d) 3/8 e) 7/8 Alternativa b 2-(BNB 2014 – FGV) Pedro pergunta a Paulo se ele pode trocar uma nota de R$ 100,00 por duas notas de R$ 50,00. Paulo responde que tem exatamente R$ 200,00 na carteira em notas de R$ 50,00, R$ 20,00 e R$ 10,00, mas não sabe quantas notas tem de cada valor. Sabe apenas que tem pelo menos uma de cada valor. Considere que todas as distribuições possíveis de notas de R$50,00, R$20,00 e R$10,00 que podem ocorrer na carteira de Paulo sejam igualmente prováveis. A probabilidade de que Paulo possa fazer a troca pedida por Pedro é de: a) 2/13 b) 4/13 c) 5/13 d) 6/13 e) 7/13 Alternativa d 3- (2012 – Cesgranrio) Uma moeda não tendenciosa é lançada até que sejam obtidos dois resultados consecutivos iguais. Qual a probabilidade de a moeda ser lançada exatamente três vezes? a) 1/8 b) 1/4 c) 1/3 d) 1/2 e) 3/4 Alternativa b Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/JacelieccherO post Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||
A Correção da Redação Enem 2015 foi liberada, confira a sua! Posted: 13 Jun 2016 02:40 PM PDT Alguns meses após o Resultado do Enem 2015… Enfim está liberada a correção da Redação Enem para que você possa ver como foi a análise do seu texto pelos membros da banca! A Redação do ano de 2015 teve o tema A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira, um dos assuntos que teve grande relevância no ano passado.No Enem de 2015 foram produzidas 5.631.606 redações, onde 104 alcançaram a nota mil e 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Veja a seguir quais foram os critérios utilizados para a correção do seu texto, e logo abaixo o link para você acessar o seu texto com a correção. Quer mandar bem na Redação do próximo Enem? Veja os 10 passos da Redação nota 1000, recomendados pela professora Fabiana De Lazzari, que dá aulas de Redação no Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja os critérios da correção da Redação Enem 2015Cada um dos textos produzidos foram corrigidos por duas pessoas, que dão notas de 0 a 200 para cada um dos critérios abaixo. A média aritmética destas correções geram uma nota.
Caso haja uma diferença muito grande (maior que 100 pontos) nas somas das correções, uma terceira pessoa irá avaliar essa redação. Caso persista a diferença, a redação será encaminhada a uma banca especial, formada por três novos membros que atribuirão a nota final. Todas essas informações são tiradas do próprio INEP, e você pode ter isso bem fixo como referência para escrever a sua Redação Enem. Veja o link para acessar sua correçãoPara verificar como foi corrigido o seu texto, você precisar do seu login e senha do Enem 2015. Então busque já no seu e-mail a senha, acesse o link site do Enem 2015 e veja como foi a sua correção! Convidamos também os 104 alunos que conseguiram a nota 1000, que compartilhem suas redações conosco, para mostrar aos estudantes de 2016 como foi feita uma redação de desempenho máximo! É só enviar em anexo para o e-mail redeenem@gmail.com, e teremos o prazer de parabenizar e publicar a sua redação! Confira 10 textos com nota 1000 no EnemCompare o texto dissertativo argumentativo da sua Redação do Enem com 10 textos aprovados com a nota máxima. Veja as dimensões em que você teve menor avaliação na correção, e compare com os textos nota 1000 para ver como você pode avançar na próxima Edição do Enem: As dicas para uma boa redação começam sempre pelo exercício da leitura. Todos os professores recomendam este passo inicial. Ler, ler, e ler. E, depois, escrever, escrever, e escrever. Veja aqui como elaborar a estrutura da Redação do Enem: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. O post A Correção da Redação Enem 2015 foi liberada, confira a sua! apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||
Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles Posted: 13 Jun 2016 02:24 PM PDT Inglês americano X Inglês britânico: Você sabia que, assim como o português falado no Brasil apresenta diferenças com o português falado em Portugal, o mesmo acontece com o inglês?Não apenas com a pronúncia, mas também com palavras diferentes significando a mesma coisa e também com a ortografia de algumas palavras. Neste post você vai conhecer as principais diferenças entre o inglês falado nos dois países. 1- Vocabulário: Veja algumas termos que são utilizados e que têm o mesmo significado em português:
2- As diferenças não terminam aí. Algumas expressões também podem ser diferentes:
3- Have got x haveOs britânicos usam "have got" quando querem dizer que possuem algo. Veja: I have got a computer. (Eu tenho um computador.) Os americanos, por sua vez, usam apenas "have": I have a computer. (Eu tenho um computador.) 4- VERBOS REGULARES E IRREGULARES:
5- Muitos verbos que terminam em –ISE no inglês britânico são escritos com –IZE no inglês americano: | ||||
As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia Posted: 13 Jun 2016 12:07 PM PDT Salve, salve, candidato(a)! Vamos revisar Geologia? Com certeza, você sabe que a Terra tem entre 4,5 ou 5 bilhões de anos. Mas você sabia que este período todo é dividido em Eras?Pois é, as Eras servem como referência de "estágios" pelos quais a Terra passou. Nós, seres humanos, não temos isso também? Sim! A infância, adolescência, juventude, a fase adulta e a idosa. Pois bem, a terra apresenta essas fases também! Saiba disso e muito mais com este post de geografia para o Enem! Para começar sua revisão, veja a tabela a seguir: A tabela de Eras Geológicas acaba explicando muita coisa dentro da Biologia e da Geografia. Focando nossa atenção para os fatos geológicos, podemos observar as formações das três estruturas terrestres. As Eras estão divididas da mais antiga para a mais recente:
Obs: essas três Eras juntas, são chamadas de Pré-Cambriano.
DERIVA CONTINENTALA Deriva Continental é uma teoria bastante antiga, porém, inicialmente, era considerado apenas o deslocamento dos continentes. Mas, posteriormente, foi descoberto que eram as placas tectônicas que estavam em movimento. Francis Bacon, em 1620, apontou a possibilidade dos continentes terem sido unidos, pois ele afirmou que a costa oeste da África e a costa leste da América se encaixavam perfeitamente. Mas em 1912, Alfred Wegener construiu sua teoria de Deriva Continental com base nos fósseis e vegetação semelhantes nas duas costas. Para Wegener, tínhamos apenas um continente, a Pangeia, que se fragmentou e aos poucos foi se separando, como mostra a imagem a seguir: Mas seus estudos só foram reconhecidos e confiados na década de 1960, quando foram feitos mapeamentos das águas mais profundas dos oceanos e puderam observar as falhas entre as placas. Hoje, sabe-se que a África e a América se afastam entre 2 e 3 cm ao ano, mas a América fica "presa" a oeste por conta do encontro com a placa de Nazca, dando origem a Cordilheira dos Andes. Então, tudo entendido? Caso não, dá uma olhadinha na videoaula a seguir e depois faça os exercícios. Bons estudos! Abraço!Vídeo aulahttps://www.youtube.com/watch?v=wlKLMhyMiA0Exercícios1- Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos. A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é: a) Cenozoica, Terciário e Quaternário b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário d) Paleozoica, Terciário e Quaternário e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.
2– Leia o texto abaixo e assinale o que for correto. Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo. (MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.) O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste: a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos. b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado "Pangeia". c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato. d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos. e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.
3- (Enem 2008) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico -, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23h59min 59,99s. A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.
a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. GABARITO1- A 2- B 3- E Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||
Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica Posted: 13 Jun 2016 11:16 AM PDT Fibra óptica talvez não seja um termo estranho, pois ouvimos muito falar nela. Mas será que seria um tema comum mesmo? Você sabe por que utilizar as fibras ópticas e para que servem?Entenda como funcionam as fibras ópticas e a sua relação com o fenômeno da reflexão total. Aprenda Física com o Blog do Enem para gabaritar o Enem e os vestibulares. Atualmente consegue-se acessar a internet banda larga a uma velocidade altíssima devido ao aumento da capacidade dos sistemas de telecomunicações. E, isso de deve especificamente ao uso da fibra óptica – que melhora a taxa de transmissão de dados. Para que estes dados sejam transmitidos é acoplado um laser que transmite nas fibras ópticas fazendo com que a luz viaje através das fibras. Para entender como a luz viaja através delas precisamos entender o que é a reflexão total. Para começar, precisamos lembrar que quando a luz troca de meio (do ar para a água, por exemplo) ao se propagar temos o fenômeno da refração, onde ocorre uma mudança na velocidade com a qual a luz se propaga. Isso faz com que tenhamos certa distorção na imagem que visualizamos. Dependendo do material, a luz sofrerá maior ou menor alteração da sua velocidade de propagação. Assim, concluímos que cada material possui seu índice de refração – que seria a maneira como determinado corpo deixa passar a luz através dele. Para saber um pouquinho mais sobre a refração da luz, dê uma conferida no vídeo do canal O Kuadro:https://www.youtube.com/watch?v=S4y41sykpxMAgora que já recapitulamos a refração, veja a seguir o desenho de uma fibra óptica e de como a luz interage com ela: Como você já deve ter ouvido falar, nos cabos de fibra óptica os sinais luminosos são transmitidos ao longo de determinadas distâncias com informações (a serem transmitidas e recebidas) por um receptor óptico que decodifica estes sinais. A viagem destes sinais luminosos é feita através da reflexão total que acontece dentro da fibra. O índice de refração dentro da fibra é maior do que o índice de refração da sua casca e quando isso acontece podem ocorrer dois fenômenos físicos: refração de uma parte dos raios e reflexão. Quando atinge um determinado ângulo limite estes raios não mais se refratam e passam a fazer uma reflexão total no interior desta fibra. Veja no esquema a seguir: As condições que se seguem para a figura são as seguintes:
Revise sobre ângulo limite e reflexão total neste curto vídeo do canal O Kuadro do YouTube.https://www.youtube.com/watch?v=d5oBSqVWS7gExistem ainda outras aplicações para a fibra óptica – como a sua utilização em endoscópios, telescópios, artigos de decoração, brinquedos e outras mais. As fibras ópticas também apresentam muitas vantagens em relação aos cabos condutores de eletricidade como:
Por fim podemos afirmar que a fibra óptica é um dos avanços da tecnologia indispensáveis hoje perante a necessidade atual de acesso a internet com qualidade. Fique atento para os próximos posts e bons estudos. Exercícios1- (UECE) Uma escova de dentes tem seu cabo feito de plástico azul, no qual estão presas cerdas de nylon incolor. As pontas das cerdas parecem azuis quando a escova é iluminada com a luz do dia. O fenômeno ótico responsável principal por essa coloração azul nas pontas das cerdas é denominado a) interferência construtiva. b) reflexão total. c) difração. d) interferência destrutiva. 2- (ENEM) Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro. Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado). O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a a) ressonância. b) refração. c) difração. d) reflexão. e) difusão. 3- (UFSM) Antes do seu emprego nas comunicações, as fibras óticas já vinham sendo usadas para a iluminação e inspeção das cavidades do corpo humano, o que possibilitou o desenvolvimento de técnicas diagnósticas como a endoscopia. O fenômeno físico que permite guiar a luz, através de um feixe de fibras flexíveis, por um caminho curvo é a reflexão interna total. Para que esse fenômeno ocorra, I. A luz deve incidir a partir de um meio de índice de refração mais alto sobre a interface com um meio de índice de refração mais baixo. II. O ângulo de incidência da luz sobre a interface de separação entre dois meios deve ser tal que o ângulo de refração seja de, no mínimo, III. A interface de separação entre os meios interno e externo deve ser revestida com um filme refletor. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas III. c) apenas I e II. d) apenas II e III. e) I, II e III. 4- (COL.NAVAL) Observe a figura a seguir. Uma das maiores revoluções ocorridas nas últimas décadas foi o uso de cabos de fibra óptica para o tráfego de dados (voz, imagem, som, …) através das redes de telecomunicação. O maior desses cabos, atualmente, é o SeaMewe 3 que sai da Alemanha e chega até a Coreia do Sul, passando por 32 países, num total de de comprimento. Considerando a trajetória da luz pela fibra óptica (ver figura) e que o tempo médio de transmissão de dados entre a Alemanha e a Coreia do Sul seja de, aproximadamente, pode-se afirmar que na fibra óptica ocorre o fenômeno da a) dispersão e a luz tem velocidade de b) reflexão e a luz tem velocidade de c) refração e a luz tem velocidade de d) reflexão e a luz tem velocidade de e) refração e a luz tem velocidade de Gabarito1. [B] 2. [D] 3. [C] 4. [B]Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor John Rodnei para o Blog do Enem. John é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Física em escolas e cursos pré-vestibulares da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/john.rodnei/O post Reflexão total da luz e refração – Fibra óptica apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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