Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Key words (palavras-chave): ache a ideia central do texto!
- Predicação verbal – Gramática Enem
- Pirâmides – revisão de Poliedros: Matemática no Enem. Veja!
- Algas Protistas unicelulares: a maior fonte de oxigênio da Terra. Veja!
Key words (palavras-chave): ache a ideia central do texto! Posted: 24 Jun 2016 06:36 PM PDT Key words (palavras-chave) são aquelas que têm uma forte ligação com o texto. São fáceis de serem identificadas porque uma de suas peculiaridades é a repetição ao longo da matéria.É importante lembrar que palavras-chave são substantivos em sua maioria. Uma dica válida que vai te ajudar a localizá-las em menos tempo! A importância da sua identificação é que ela é essencial para entender o assunto abordado e elaborar o significado do texto. Para praticar, vamos tentar identificar no texto abaixo as palavras-chave:
Após uma leitura rápida e sem interrupções, apenas para se ter uma ideia geral do assunto (SKIMMING), vemos que as palavras do título PRISON, BLAZE e KILLS se repetem por todo o texto. A palavra PRISON e seus derivados, por exemplo, aparecem CINCO vezes no texto: PRISON (linha 2); PRISIONERS (linha 4); PRISON (linha 4); PRISON SYSTEM (linha 10); PRISONS (linha 12). BLAZE que aparece no título significa CHAMA e se repete no texto (linha 4) além de FIRE (linha 3) que significa incêndio KILLS (no título) significa MATAR e aparece novamente no texto, além de palavras relacionadas a ela, que são: DIED (passado do verbo die, que significa morrer); DEAD (mortos), DEATH (morte). Agora, responder a pergunta fica muito mais fácil, não é mesmo? Então, vamos a ela: Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é a : A. ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras. B. questão da superlotação nos presídios em Honduras e na América Latina. C. investigação da morte de um oficial das Nações Unidas em visita a um presídio. D. conclusão do relatório sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras. E. causa da morte de doze detentos em um presídio superlotado ao norte de Honduras. Se você respondeu a letra A, você entendeu tudo sobre palavras-chave! Como dito anteriormente, a repetição das palavras no texto ajudam a identificar o assunto, que é, nesse texto, o incêndio ocorrido numa prisão em Honduras. Tente agora sozinho(a) essa questão do Enem 2013! Só deixe para usar o dicionário em último caso! Siga as dicas das palavras-chave e tente gabaritar: GABARITO: B Para uma revisão desta aula, nada como assistir uma vídeo-aula! Uma boa escolha é esse endereço:Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca O post Key words (palavras-chave): ache a ideia central do texto! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Predicação verbal – Gramática Enem Posted: 24 Jun 2016 05:14 PM PDT Predicação verbal: Você sabia que o predicado simplesmente se "declara" a respeito do sujeito? Isso mesmo! Sabe por quê? Porque o predicado é de fato a declaração feita a respeito do sujeito, desde que existente.O resultado dessa conexão entre sujeito e verbo e entre verbo e complementos é a predicação verbal. Quando essa conexão se faz sem necessidade de complementos, diz-se que o verbo é de predicação completa. Se, pelo contrário, é indispensável o complemento, tem-se um verbo de predicação incompleta. Observe os seguintes exemplos: O último ônibus já partiu. A noiva partiu o bolo. Na primeira frase, o verbo partir é de predicação completa, ou seja, não necessita de complemento para esclarecer o seu sentido. Já na segunda frase, o verbo partir é de predicação incompleta, pois exige que o termo o bolo lhe esclareça sentido. Quanto à predicação, o verbo classifica-se em:
Geralmente o predicativo é representado por adjetivo. Outras classes de palavras, podem exercer essa função. Veja: Minha boca é um cadeado. (substantivo) Eu não sou você! (pronome) O verdadeiro amor é um dar constante .(verbo substantivado) Os verbos de ligação mais frequentes são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar e continuar. É importante observar as seguintes características dos verbos de ligação:
Os verbos de ligação podem exprimir as seguintes características do sujeito:
OBSERVAÇÕES:
Exemplos: O jogo será difícil. (verbo de ligação) O jogo será difícil às dezesseis horas. (adj. adverbial de tempo) O jogo será no Estádio Orlando Scarpelli. (adj. adverbial de lugar)
Exemplos: O aluno está nervoso.(verbo de ligação) O aluno está na sala do diretor. (adjunto adverbial de lugar) A garota permanece triste. (verbo de ligação) A garota permanece em seu quarto. (adjunto adverbial de lugar) A torcida ficou calada. (verbo de ligação) A torcida ficou atrás do gol. (adj. adv. de lugar) O cão continua faminto. (verbo de ligação) O cão continua no canil. (adj. adv. de lugar)
O vento virou o barco. (VTD) O pescador virou uma fera. (VL) O pedreiro caiu do andaime. (VI) O pedreiro caiu doente. (VL)
O mendigo caminhava pelas ruas triste. (VI) O mendigo caminhava, triste, pelas ruas. (VI) O mendigo, triste, caminhava pelas ruas. (VI) Triste, o mendigo caminhava pelas ruas. (VI) Os foliões invadiram o salão suados. (VTD) Suados, os foliões invadiram o salão. (VTD) Os foliões, suados, invadiram o salão. (VTD) Os foliões invadiram, suados, o salão. (VTD)
Julgamos incorreta a sua atitude. (VTD – OD) Não gosto de vocês tristonhos. (VTI – OI)
A torcida chamava o técnico de burro. (VTD – OD) Consideraram o bombeiro como um herói. (VTD – OD) Ufa! Quanta informação, não é mesmo? Mas fique tranquilo(a), que com esta videoaula o assunto ficará mais suave!"Suavizou"? Que bom, porque agora você fará os exercícios de fixação. Mãos a obra!1- Leia com atenção as frases abaixo para assinalar a resposta correta. 1. O ser que é ser transforma tudo em flores. 2. Fica sereno, num sorriso justo. 3. Enquanto tudo em derredor oscila. 4. Quando rimos, rimos com o corpo. Quanto à predicação dos verbos em destaque podemos dizer que: a) ( ) os verbos transformar e ficar são transitivos. b) ( ) os verbos ser, ficar e rir são de ligação. c) ( ) os verbos oscilar e rir são intransitivos. d) ( )transformar e rir são bi-transitivos ou transitivos diretos e indiretos.
2- Identifique a predicação dos verbos destacados nas frases, de acordo com a classificação abaixo: a. Intransitivo b. Transitivo direto c. Transitivo indireto d. Bi-transitivo e. De ligação I. ( ) O animal obedece a seus instintos. II. ( ) Os metais são úteis. III. ( ) As crianças gritavam. IV. ( ) Chamei um técnico. V. ( ) Daremos o prêmio ao vencedor. VI. ( ) Abri a caixa com cuidado. VII. ( ) O egoísmo cerra o coração. VIII. ( ) O paraquedas não abriu. IX. ( ) O eco repercutiu ao longe. X. ( ) Passavam mulheres e crianças em direção ao rio. XI. ( ) Dentro das gaiolas, macaquinhos salientes provocavam risos. XII. ( ) Poucos resistem à pressão da publicidade comercial. XIII. ( ) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes. XIV. ( ) Crianças morenas de olhos sonhadores brincavam na calçada. XV. ( ) O desfile das escolas de samba foi um espetáculo deslumbrante. XVI. ( ) A televisão deve às crianças programações mais ricas e educativas. XVII. ( ) No centro da praça, um fabuloso baobá atraiu nossa atenção.
3- No período: "Ivone andava depressa, parecia preocupada e não respondia às minhas perguntas" os verbos em destaque são, pela ordem: a) ( ) transitivo direto – de ligação – transitivo indireto b) ( ) intransitivo – de ligação – transitivo indireto c) ( ) de ligação – intransitivo – bi-transitivo
4- Identifique a única alternativa cuja classificação da transitividade do verbo está incorreta: a) ( ) Ela participou de uma série de festivais. ( transitivo indireto ) b) ( ) Neide apresentou-me a seus pais. ( bi-transitivo ) c) ( ) A costureira pagou a conta? ( transitivo direto ) d) ( ) Pagou a conta à costureira? ( bi-transitivo) e) ( ) As feras rugiam em suas jaulas. ( transitivo indireto ) f) ( ) Estrondavam trovões a cada instante. ( intransitivo ) g) ( ) Meus prognósticos estariam certos? ( de ligação )
GABARITO1- alternativa C 2- I. (c) II. (e) III. (a) IV. (b) V. (d) VI. (b) VII. (b) VIII. (a) IX. (a) X. (a) (b) XII. (c) XIII. (c) XIV. (a) XV. (e) XVI. (d) XVII. (b) 3- alternativa B 4- alternativa E Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook: https://www.facebook.com/gisele.garcez.3O post Predicação verbal – Gramática Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Pirâmides – revisão de Poliedros: Matemática no Enem. Veja! Posted: 24 Jun 2016 11:30 AM PDT Se você ainda não sabia, e hora de aprender: Toda Pirâmide é um Poliedro. A tradução de poliedro é ‘muitas faces’, onde apenas uma delas está função de base de apoio.Veja aqui, escrito de outra forma, para você nunca mais esquecer: A exemplo dos prismas, as pirâmides são poliadros ("muitas faces") onde apenas uma das faces representa a sua base (ao contrário dos prismas que possuem duas bases iguais e paralelas). Os triângulos não tem ‘lados’ ou ‘bases’ paralelas. Observe na figura abaixo e identifique onde está a ‘Base’, e quais são as ‘Faces Laterais’ desta pirâmide. Conseguiu aprender? Então, esta Pirâmide tem uma base ‘Quadrangular’. agora feche os olhos e faça um exercício de representação mental de pirâmides de bases triangulares ou de bases quadrangulares, identificando a base e as faces. A exemplo do que estudamos nos prismas, é o polígono da base da pirâmide quem determina o nome dado às pirâmides. Veja agora uma Pirâmide de base triangular Os Elementos da Pirâmide: Com uma boa dose de observação, anotações, e muita atenção você poderá perceber os diversos elementos de uma Pirâmide e que são utilizados para fazer diversos cálculos. Você encontra no topo das pirâmides o Vértice. a partir dele diversas medidas podem ser obtidas, tais como as Arestas Laterais, a Areta da Base, a Altura (do vértice descendo na perpendicular da Base), o Apótema da Pirâmide, e ainda pode calcular a Área da Base, da Pirâmide, e também o Volume. Os elementos da Pirâmide:V = vértice VA = aresta lateral ( aℓ ) AB = aresta da base ( ℓ ). AH = altura ( h ) HE = apótema da base ( ab ) VE = apótema da pirâmide ( ap ) A pirâmide será do tipo regular quando o polígono da base for regular.
Áreas e volume (Pirâmide regular)Área da base (AB) Calculada de acordo com o nome da pirâmide. Considere ℓ como a aresta da base.
Área lateral (AL) As faces são triangulares, assim basta calcular a área de uma face e multiplicar o valor pelo número de faces (sempre igual ao número de lados da base ).
Área total (AT) Corresponde à soma da área lateral com as duas bases do prisma. Volume (V) É o resultado da multiplicação da área da base pela altura do prisma. Relação auxiliar Observe que o triângulo VHE é retângulo; assim podemos aplicar o teorema de Pitágoras: Aula GratuitaSaiba mais sobre as Pirâmides nesta aula do canal Matemática em Exercícios, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!
Desafios para você resolver e compartilharQuestão 01 Uma pirâmide hexagonal tem: a) 6 vértices. b) 7 faces triangulares. c) 7 arestas. d) 12 arestas. e) 12 vértices. Dica 1 – Nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem você vai estudar a classificação, as nomenclaturas e os cálculos de volume e áreas dos Prismas – http://blogdoenem.com.br/estudo-dos-prismas-matematica-enem/Questão 02 Talvez não seja inútil conhecer as dimensões de pirâmides do antigo Egito. A maior delas, Quéops, é uma pirâmide regular de base quadrada, com 138m de altura e 23m na aresta da base. Esses dados permitiram que fosse calculado o volume de uma pirâmide, semelhante à de Quéops, para ser usada como um peso para papel. Se a área da base dessa pequena pirâmide é 100cm2, o seu volume, em centímetros cúbicos, é: a) 200 b) 250 c) 300 d) 360 e) 400 Dica 2 – Você sabe tudo sobre os Polígonos Regulares? Revise as suas definições e classificações em mais uma aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/poligonos-regulares-matematica-enem/Questão 03 A sociedade feudal pode ser representada por uma pirâmide regular de volume 500cm3 e altura igual a 10cm. Se o "clero e a nobreza" correspondem a uma outra pirâmide regular de altura 1cm, como mostra a figura, então o volume, em centímetros cúbicos, dessa outra pirâmide é: a) 0,02 b) 0,50 c) 2 d) 1 e) 10 Questão 04 Um telhado tem a forma da superfície lateral de uma pirâmide regular, de base quadrada. O lado da base mede 8m e a altura da pirâmide 3m. As telhas para cobrir esse telhado são vendidas em lotes que cobrem 1m2. Supondo que possa haver 10 lotes de telhas desperdiçadas (quebras e emendas), o número mínimo de lotes de telhas a ser comprado é: a) 90 b) 100 c) 110 d) 120 e) 130 Dica 3 – Relembre tudo sobre Ângulos na Circunferência em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando! – http://blogdoenem.com.br/angulos-na-circunferencia-matematica-enem/Questão 05 Uma fábrica produz velas de parafina em forma de pirâmide quadrangular regular com 19cm de altura e 6cm de aresta da base. Essas velas são formadas por 4 blocos de mesma altura — 3 troncos de pirâmide de bases paralelas e 1 pirâmide na parte superior , espaçados de 1cm entre eles, sendo que a base superior de cada bloco é igual à base inferior do bloco sobreposto, com uma haste de ferro passando pelo centro de cada bloco, unindo-os, conforme a figura. Se o dono da fábrica resolver diversificar o modelo, retirando a pirâmide da parte superior, que tem 1,5cm de aresta na base, mas mantendo o mesmo molde, quanto ele passará a gastar com parafina para fabricar uma vela? a) 156cm3. b) 189cm3. c) 192cm3. d) 216cm3. e) 540cm3.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Pirâmides – revisão de Poliedros: Matemática no Enem. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Algas Protistas unicelulares: a maior fonte de oxigênio da Terra. Veja! Posted: 24 Jun 2016 09:20 AM PDT Mito ou Verdade? – Você deve ter ouvido várias vezes falarem que a floresta Amazônica é o "pulmão do mundo". Você concorda ( ) ou Discorda ( )?Sinto destruir sua infância, querido (a) candidato (a), mas isto não é verdade! A floresta Amazônica, assim como outras grandes florestas, ajuda sim a produzir grande quantidade de oxigênio, além de contribuir para a manutenção do clima. Porém, as florestas não são as principais produtoras de oxigênio do planeta, mas sim as algas unicelulares. Isto mesmo! As microscópicas e delicadas algas unicelulares do ReinoProtista fazem parte do plâncton e produzem muito oxigênio através da fotossíntese. Então, para se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, vamos revisar estes importantes protistas? Dica 1: Antes de continuar estudando as algas unicelulares, que tal dar uma revisada nas características gerais do Reino Protista / Protoctista? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-reino-protista-protoctista/As algas unicelulares pertencem ao Reino Protista / Protoctista. São seres unicelulares, eucariontes, autótrofos ou mixotróficos (que podem ser auto/heterótrofos dependendo das condições do meio). Realizam fotossíntese e possuem cloroplastos contendo clorofila e outros pigmentos. Na maior parte dos casos reproduzem-se assexuadamente através de fissão binária. Fazem parte do plâncton, mais especificamente do fitoplâncton (parte do plâncton composta por organismos fotossintéticos), vivendo na coluna superior de água de ambientes dulcícolas ou marinhos. Para o Enem e os vestibulares é importante que você saiba sobre três filos de algas unicelulares: Euglenófitas: São algas flageladas que podem se deslocar na coluna d'água. A grande maioria é de água doce. Ao observá-las ao microscópio é possível ver que possuem uma mancha avermelhada – o estigma. O estigma é uma organela fotossensível, capaz de perceber a presença de luz. Na presença de luminosidade, as euglenas realizam fotossíntese através da clorofila dos tipos a e c. Quando não há luz, elas podem ter comportamento heterotrófico, predando outros componentes do plâncton (por isso são consideradas mixotróficas). Veja a imagem acima uma Euglena sp.: Aula Gratuita Veja também esse vídeo super legal que mostra uma euglena em movimento: Dica 2: Que tal revisar também as principais características dos protozoários e suas classificações? Então, veja este super post com dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-protozoarios/Bacilariófitas: São representadas principalmente pelas algas diatomáceas, que apresentam uma carapaça silicosa formada de duas partes (valvas) que se encaixam. Realizam fotossíntese através do pigmento clorofila dos tipos a e b. Em locais de grande abundância dessas algas, suas carapaças podem se acumular no solo ao longo do tempo, formando a chamada "terra de diatomáceas" ou diatomito. O diatomito é utilizado industrialmente como polidor de metais e abrasivos em pastas de dente (aquela parte brilhosa de seu creme dental), assim como em explosivos, como a dinamite. Veja a imagem acima uma grande variedade de diatomáceas.
Aula Gratuita Veja também este vídeo que mostra as principais características das diatomáceas e imagens interessantes desse grupo: Dica 3: Unicelular, pluricelular, eucarionte, procarionte, autótrofo, heterótrofo… Isso é "grego"? Não! São termos da biologia essenciais para se dar bem no Enem e nos vestibulares! Que tal revisar? Então veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-termos/Pirrófitas, dinófitas ou dinoflagelados: Possuem paredes celulares que podem ter celulose em sua composição. Possuem flagelos e clorofila a e c para a realização da fotossíntese. Algumas espécies podem ter bioluminescência. Podem ser encontradas livres no plâncton ou associadas a corais, anêmonas e esponjas. Alguns dinoflagelados podem produzir toxinas que fazem mal a animais aquáticos e também aos humanos. Muitas vezes essas algas podem se reproduzir em excesso, em um desequilíbrio ecológico chamado de "maré vermelha" ou de "floração de algas nocivas". Esse fenômeno pode ser provocado por alterações de salinidade, variações de temperatura ou excesso de matéria orgânica (como o que ocorre com o despejo de esgoto doméstico). A grande população libera toxinas que pode matar organismo aquáticos e, caso o ser humano ingira esses animais, pode ter diarreia, problemas respiratórios e cardiovasculares. Veja a imagem a seguir que apresenta um dinoflagelado com bioluminescência: Veja também esta vídeo-aula bacaninha do professor Maurício Carvalho sobre a maré vermelha: Agora que você já conhece os principais grupos de algas unicelulares protistas, que tal testar seus conhecimentos? 1) (UFSCar-2000) Pode-se afirmar que fitoplâncton a) é constituído por organismos heterótrofos. b) representa a comunidade dos produtores do plâncton. c) não depende da presença de luz para se desenvolver. d) representa a comunidade dos consumidores do plâncton. e) é representado por organismos que se deslocam ativamente na água. Resposta: B 2) (Vunesp) "Maré vermelha deixa litoral em alerta. Uma mancha escura formada pelo fenômeno conhecido como maré vermelha cobriu ontem parte do canal de São Sebastião (…) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados." (Jornal Vale Paraibano, 1/2/2003) A maré vermelha é causada por: a) Proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem e animais aquáticos. b) Proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. c) Crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material esse proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas. d) Proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo. e) Explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação das toxinas afeta a fauna circunvizinha. Resposta: E. Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videosDica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Algas Protistas unicelulares: a maior fonte de oxigênio da Terra. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário